Conectar

Ver Versão Completa : Bloqueio ou Autoblocante para o NIVA

Natal4x4
19/04/2006, 11:02
Vamos utilizar este tópico para idealizar um sistema autoblocante para o diferencial traseiro do Niva !!!

Natal4x4
19/04/2006, 11:48
Segue abaixo o modelo do painel do sistema de bloqueio seletivo.

ele é composto de 6 led's bicolores sendo 4 retangulates, 1 quadrado e um triangular e são facilmente encontrados nas lojas de material eletrônico.

Com este painel eu posso monitorar todo o sistema da seguinte forma:

Os leds retangulares (rodas) acionam a cor verde através de um sistema de interruptores magnéticos e é possível monitorar as rodas de forma independente.

Os mesmos leds (rodas) acionam a cor vermelha através de sensores (cebôlas) instalados nos cabos do freio de mão.

O led quadrado (bloqueio central) fica permanentemente verde e, quando se aciona o bloqueio, o sencor (cebôla) acende também a cor vermelha o que resulta na cor laranja.

O led Triangular (Bloqueio traseiro) acende na cor vermelha e fica piscando acionada pelo sensor (cebôla) do bloqueio do diferencial traseiro (ainda não instalado).

matiasm
19/04/2006, 17:25
No caso terá o controle da movimentação de cada roda?

Natal4x4
21/04/2006, 21:34
A K&S fabrica este sistema de bloqueio que é acionado por vácuo !!!

Natal4x4
21/04/2006, 21:38
Nesta foto dá para ver como fica o painel de comando instalado no console onde antes ficava o conzeiro !!!

Natal4x4
21/04/2006, 22:06
Existe um sistema para o Samurai que é acionado por cabos !!!

Natal4x4
21/04/2006, 22:09
Mais um sistema de acionamento por cabo !!

matiasm
24/04/2006, 11:00
Pelo que entendi o bloqueio é para ambos diferenciais (traseiro e dianteiro)?

Muito bem bolado esse negócio.

Natal4x4
24/04/2006, 18:09
Ó ideal seria colocar um sistema de bloqueio completo que englobasse os dois diferenciais !!!!

Porêm a realidade é que se conseguir colocar o sistema no diferencial traseiro já será um grande negócio !!!

No momento eu conto apenas com o Sistema de Bloqueio Seletivo que é feito com um par de alavancas de freio de mão conjugados à um freio de Hylux.

Com o par de alavancas de freio de mão, eu consigo bloquear temporáriamente uma ou outra roda dependendo da necessidade.

Já a alavanca que fica em baixo do painel bloqueia as duas rodas simltâneamente e agora tem a funcão de freio de estacionamento.

matiasm
24/04/2006, 18:44
No momento eu conto apenas com o Sistema de Bloqueio Seletivo que é feito com um par de alavancas de freio de mão conjugados à um freio de Hylux.

Com o par de alavancas de freio de mão, eu consigo bloquear temporáriamente uma ou outra roda dependendo da necessidade.

tens fotos desse sistema?
é simples?

Turtle
01/05/2006, 18:54
Fala meu bom povo !!

Alguem ja tentou , ou sabe de alguem que tentou, e se dá pra colocar o Eixo Traseiro com POSITRACTION que equipava as picapes GM (D20, S-10 97 ) ??

Se sim, seria uma boa não? Pois eu sei que o Troller tem o eixo traseiro com positraction, ou tração positiva , como queiram..

Será que é dificil de achar ??

Grande abraço, e vamos juntos achar um jeito de deixar o niva com todos os sistemas de bloqueio possíveis, para que, um dia, seja possível andar com uma roda só ! :mrgreen:

Natal4x4
02/05/2006, 17:52
Existe a possibilidade de se colocar o eixo traseiro do Opala no Niva !!!

Porêm não tenho certeza de o diferencial autoblocante é compatível entre os veículos da GM !!!

Seria necessário encontrar a relação coroa/pião que seja compatível com a relação do diferencial dianteiro !!!

Giovani Avila
02/05/2006, 20:16
O quê você destacaria como vantagem do eixo do opala Casiano :?:
O Opala é um carro reconhecidamente mais confortável que o nosso, mas o entreeixos é um pouco maior. Ou será que ele herdaria algum conforto :?:

Tenho uma dúvida e aí eu busco a experiência dos colegas mais véios, é que a linha GM segundo alguns relatos de colegas que tiveram chevette e deram uma pancadinha no diferencial em manobras de estacionamento, chegaram a perder a roda pelas esquinas. Segundo eles e por experiências dos motoristas de veraneio e GMs diversos, parece que o semi eixo é preso apenas por uma chaveta ou clipe no meio do diferencial e não tem nenhum limitador perto do cubo da roda. Me dá um frio na barriga pensar em perder uma roda a 100Km/h. Já passei algo semelhante com meu niva só que devagar por isso advirto :stop: :stop: :stop: muito cuidado com os braços do eixo e com a barra transversal(Acho muitíssimo frágil), no meu caso partiu na BR a uns 40 por hora e quase dei de frente com um caminhão. soldei uns reforços num borracheiro e logo após fui num torneiro, fiz 10 porta bucha decentes e soldei eu mesmo em tubos de aço mais decentes ainda. Agora durmo tranquilo.

christian govastki
04/05/2006, 14:32
Prezado Giovani e demais.

O "entre-eixos" não implica em nada para se utilizar o eixo do opala/chevette. O que altera sim é a bitola, ao que parece, o eixo do opala tem uma bitola um pouco maior que a do niva, talvez a do chevette seja mais próxima.

O Niva do Rocha (Gyn) usava o eixo do Opala na traseira, sem grandes problemas exceto a mudança da fixação.

Quase todos os eixos que eu conheço, em caso de rompimento da fixação do semi-eixo ou quebra do mesmo há a perda da roda, isto eu já vi acontecer com F1000, D20, Jeep e qualquer outro veículo que não tenha o eixo traseiro flutuante, mas também não ocorre a toda hora, em geral acontece em carros com excesso de peso ou utilizações muitíssimo severas...

Pode ficar despreocupado. :concordo:

renepeter
07/07/2006, 22:30
Cassiano,
Eu boto fé nesse sistema que vc fez, com os dois registros, na linha hidráulica acionando os discos traseiros.
Mata dois coelhos numa cajadada só, freio eficiente na traseira e bloqueio das rodas.
O custo beneficio dessa adpatação nao deve ser alto.

santiagoniva
27/08/2006, 20:31
O Roberto França, ja me comentou o asunto do diferencial do chevette ser autoblocante... acho que seria o melhor para o niva. mas como cnseguer a mesma relação para o diferencial dianteiro???

dollis
31/08/2006, 19:46
Os diferenciais de Chevette não são autoblocantes, assim como quase todos so diferenciais de carros de passeio.
Mas são compativeis com os diferenciais do Niva 10:41

Existe muitos diferenciais de Chevette com 100% de bloqueio, mas isso é feito com uma solda mesmo.
Tem uns caras q fazem um limitador de deslise com um parafuso, mas o sistema é fragil e sugeito a falhas.

Depois do sucesso do Niva com mecanica do Chevette, a novidade aqui agora é a montagem do motor GM151, com diferenciais do Opala 10:38 e cambio Clark do Chevete 5M. Este mesmo Niva tinha um AP 1.8, com cambio original Lada.
O diferencial dianteiro tem apenas a bola, com os semieixos compostos por conjuntos homocinéticos da linha VW.

Wallace
01/09/2006, 12:14
Se o eixo de chevette fou um dana 30 por exemplo tem muita opção de bloqueio para ele, mas importado.