Conectar

Ver Versão Completa : Montagem do 1º Jeep... e de Shopping

Jeep de Shopping
07/04/2006, 14:52
Olá !!!
Não quero aqui voltar a colocar "n" discussões, que pesquisei no 4x4brasil e foram todas muito esclarecedoras, principalmente, para mim como um total inexperiente e bem "ignorante" em relação a mecãnica.
Contudo, gostaria que os mais experientes e expert's, pudessem me ajudar e sugerir algumas modificações para meu Jeep, que é ano 59 (CJ5), motor BF 161, 4M, tudo ooriginal , cx. dir. Gol e alguns acessórios (sto. ant., parachoque, rodas de F-1000).
Mecanicamente, o motor me parece mto cansado e com vários vazamantos de óleo, já troquei bb de gasolina. Portanto quero refazê-lo.
Idéia luminosa :idea: , depois de várias pesquisas nos tópicos daqui...
1. Motor: AP 2000 - Injetado - sem esquecer NF, baixa ou espelho.
2. Câmbio: Chevette 5M + c. seca + flanges
3. Suspensão: Kit Toyota (compl. c/ feixes, jumelos, etc)
4. Amortecedores: Chevy 500 ou Ranger 96/97.
5. Pedaleira suspensa: Opala
6. Capota: Fibra

Alguém pode me dar uma opinião e também outras sugestões, lembrando de se tratar de uma "Viatura" exclusiva para asfalto ???
Valeu moçadinha !!!
Abraços fraternais:.

Beto Lacerda
07/04/2006, 15:06
Jeep de Shopping, p/ uso exclusivo urbano só adicionaria freio a disco e direção hidraulica pelo conforto
[]'s

Sergio Rocha
07/04/2006, 18:55
Eu colocaria tb hidro vácuo.

[]'

edwint
08/04/2006, 08:54
coloca nele, suspençao dianteira completa, facinho de instalar, macia, inclusivel c/ a direção hidraulca , motor 6 canecos, cambio e differencial do opala 6cil, coluna de direção, pedaleiras suspenças, hidrovacuo, ect... mecanica é barata, muito forte chama muita atenção pelo roncado do 6 canecos. vc compra um opalao velho e transplanta toda a mecanica dele, daí vc tem origem das peças, p/ se mais tarde precisar mudar alguma documentação.

edwint
08/04/2006, 08:59
se for p/ uso exclusivo p/ asfalto, esquece os feiches de molas duros e sem estabilidade em curvas, cambio c/ reduzida dificil de engatar, diferenciais, caixa de direção...anuncia ae no forum q vc ainda faz uma boa grana, num esquece usa a mecanica e parte eletrica, completa do opalao 6 CILINDROS, vc vai ficar muito satisfeiro, macio, e prazeroso de andar....

Nelson Maia
08/04/2006, 18:12
O ed tem toda a razão. Compra um opala, que dele vc vai tirar quase tudo, direção hidráulica, pedaleira suspensa, hidrovácuo, freio a disco, motor, radiador, caixa de marcha e diferencial.
Só vai precisar adquirir praticamente as molas e amortecedores traseiros e um cano pra transmissão. A desvantagem é que perde o 4x4, mas vc já disse que não precisa. Fica 10, já andei num, é potente macio e freia pra caramba.
Só faria uma correção. Compraria um Opala 4 cilindros. Já resolve e é mais econômico, afinal vc não quer um hot-rod.
Um conselho. Quando for acoplar a travessa do Opala no Chassi do Jeep, não aceite que soldem, mas mande que fixem aparafusando e usando as borrachas originais que fixam-na no Monobloco do Opala, dá mais trabalho mais compensa.
Dizem que as rodas da Ranger casam perfeitamente no conjunto do Opala.
Procure um Opala bom de mecânica, pra não ficar gastando com consertos desnecessários.
O pessoal malha muito com Jeep 4x2 mas não liga não. Se não precisa de tração nas quatro, não se deve gastar para tê-la.

Boa Sorte e um abraço,

Nelson

fernandão
08/04/2006, 19:15
vc doi sestão falando serio :shock: :shock: :pensativo:
isso é conselho do que se fazer com verdadeiro 4x4 :evil: :parede:
anda logo de opala intão :twisted: tambem é velho e tem lá seu charme :twisted:

[]´indignados

Sergio Rocha
08/04/2006, 19:54
:shock: :shock: :shock: :shock:
:putz: :putz: :putz: :putz: :putz:
:discordo: :discordo: :discordo: :discordo:

COMPRA UM BUGRE MAS NÃO COMETA ESSE CRIME COM O POBRE DO CJ

][ ' cada uma

SmootH_
08/04/2006, 22:41
tem um lado bom po!
vão sobra peças de cj pra nos!!! :lol:
abraços

Nelson Maia
09/04/2006, 11:55
Olha aí a confirmação do que eu disse no texto anterior!

Ia passando em uma sucata aqui da cidade e encontrei duas rurais que o dono ia "matar".
Observei as duas e vi que uma delas ainda dava pra recuperar. Fomos à preço e comprei a danada. Comecei a ver algumas revistas de carros antigos, e calhou de ler um artigo na coluna do Nasser que dizia mais ou menos assim: "Quando se adquire um carro antigo, a primeira tentação é reformá-lo e tentar melhorar sua performance em geral, geralmente agregando a suspensão e mecânica de um Opala. Todavia este tipo de veiculo reformado encontra-se num limbo, onde não é carro antigo e não é carro novo. Não tem pois cotação de mercado. Já o veículo restaurado, com peças e características originais, além de preservar a memória do país, tem um preço de cotação, NO MERCADO INTERNACIONAL. E finaliza pedindo a todos que se superem, não busquem as soluções fáceis, pesquisem, procurem as peças onde for preciso, MAS RESTAUREM".
Com este tipo de pensamento, todos os que de alguma maneira mexem nas viaturas, buscando melhor desempenho, mesmo que seja colocando um freio à disco e pedaleiras suspensas "ESTÃO COMETENDO UM CRIME COM O CJ". Entendeu a questão Sérgio Rocha ?
Li o artigo do Nasser, compreendi seu ponto de vista, mas como eu queria a Rural pra viajar com a família, comprei também um Opala e estou terminando as adaptações.
Com isto creio não estar assassinando a Rural, ou muito menos acredito estar preservando a memória nacional, mas apenas adaptando um veículo que curto e acho bonito para as minhas necessidades, que necessariamente não devem ser as mesmas que as da maioria.
Quanto a preservação da memória, creio que a minha viatura, se não preservou-a totalmente, pelo menos já fornece uma pequena lembrança daquela época, talvez mais que uma foto ou uma carcaça velha apodrecendo em uma sucata.
Pois então meu amigo, curta seu Jeep da forma que achar melhor, no shopping, fazendo rachas, namorando, curtindo, APROVEITANDO A VIDA, sem se importar com a opinião dos outros (nem com a minha).
Seja feliz com seu Jeep de shoping,

Nelson

proença
09/04/2006, 12:31
vc doi sestão falando serio :shock: :shock: :pensativo:
isso é conselho do que se fazer com verdadeiro 4x4 :evil: :parede:
anda logo de opala intão :twisted: tambem é velho e tem lá seu charme :twisted:

[]´indignados

concordo
não mate o cjtão :stop:
siga a sua lista que tá bom pra k7 :concordo:
não se esqueça de manter sempre em dia o estoque de "pretinho" pra passar nos pneus
pra tirar uma com os donos dos golzinhos rebaixados

[ ]´s

lucciano amaral
10/04/2006, 09:06
Amigo Edwint, mandar desmontar um cj 4x4 é um crime, quem nao tem 4x4 quer colocar e vc manda tirar para usar no aasfalto. :discordo: :parede: Manda ele comprar um bugue, ou andar de opala mesmo, jeep tem quer na trilha, na lama :dance: onde realmente é o seu lugar. ah nte pergunto vc faria isso no seu cj3b? braços edwint :concordo:

lucciano amaral
10/04/2006, 09:08
Amigo Nelson, posta ai foitos da sua rural, para nos darmos uma olhadinha, abraços

edwint
10/04/2006, 09:18
Amigo Edwint, mandar desmontar um cj 4x4 é um crime, quem nao tem 4x4 quer colocar e vc manda tirar para usar no aasfalto. :discordo: :parede: Manda ele comprar um bugue, ou andar de opala mesmo, jeep tem quer na trilha, na lama :dance: onde realmente é o seu lugar. ah nte pergunto vc faria isso no seu cj3b? braços edwint :concordo:

depende IRMAO, o companheiro, nao tem a mecanica, entretanto nao é crime e sim o renascimento de um jeep. vc lembra do cj3 q vc vendeu? vc lembra que vc tava querendo remontalo c/ mecanica opala? justamente pq vc nao tinha nenhuma mecanica???? entao vc é um criminoso :twisted: :twisted: :mrgreen: :mrgreen:

lucciano amaral
10/04/2006, 09:28
Amigo edwint, eu me redimi e nao cometi esse crime, ainda bem que deu tempo, :dance:

Jeep de Shopping
10/04/2006, 09:28
Pessoal:
Agradeço muito à todos que opinaram até aqui... apesar de todas as divergências. Assim, ainda não convencido de mudar a minha idéia inicial, por enquanto vou seguir o "menu" que pesquisei aqui no forum e que estou convencido de ser a melhor adaptação.
Caso alguém ainda tenha alguma idéia, sempre será bem-vinda, afinal a gente nunca é dono da verdade e cada um tem uma experiência diferente da do outro. É bom sempre estar ouvindo as experiência para que a gente possa tirar as próprias conclusões.
Muito obrigado e abraços à todos.

Jeep de Shopping
10/04/2006, 09:39
Proença...
Ouvi falar de uma oficina aí em Regis... do Pena !!! É isso ??? O cara é bom prá fazer esse tipo de adaptação que estou pensando ???

edwint
10/04/2006, 10:29
Amigo edwint, eu me redimi e nao cometi esse crime, ainda bem que deu tempo, :dance:

redimil mesmo c/ L$3000,00 pela carcaça mais documentos :dance: :dance:

edwint
10/04/2006, 10:37
jeep de shopping,
seja lá qual mudança vc optar, faça como eu (sou tambem antigomobilista, facinado por hot rods), quarde bem quardadinho as peças originais, caso vc queira retornar o jeep as origens fica facil.
de fato um veiculo antigo (mais de 30anos) original tem o valor histórico, contribui p/ a memória histórica dos veículos brasileiros.

Nelson Maia
10/04/2006, 17:56
Luciano,

Ainda não terminei o serviço, e as fotos que tenho já estão defasadas, pois a viatura já está na parte elétrica, vá curtindo esta que depois posto algumas mais atuais.

Abraços,

Nelson

Sergio Rocha
10/04/2006, 18:21
Olha aí a confirmação do que eu disse no texto anterior!

Ia passando em uma sucata aqui da cidade e encontrei duas rurais que o dono ia "matar".
Observei as duas e vi que uma delas ainda dava pra recuperar. Fomos à preço e comprei a danada. Comecei a ver algumas revistas de carros antigos, e calhou de ler um artigo na coluna do Nasser que dizia mais ou menos assim: "Quando se adquire um carro antigo, a primeira tentação é reformá-lo e tentar melhorar sua performance em geral, geralmente agregando a suspensão e mecânica de um Opala. Todavia este tipo de veiculo reformado encontra-se num limbo, onde não é carro antigo e não é carro novo. Não tem pois cotação de mercado. Já o veículo restaurado, com peças e características originais, além de preservar a memória do país, tem um preço de cotação, NO MERCADO INTERNACIONAL. E finaliza pedindo a todos que se superem, não busquem as soluções fáceis, pesquisem, procurem as peças onde for preciso, MAS RESTAUREM".
Com este tipo de pensamento, todos os que de alguma maneira mexem nas viaturas, buscando melhor desempenho, mesmo que seja colocando um freio à disco e pedaleiras suspensas "ESTÃO COMETENDO UM CRIME COM O CJ". Entendeu a questão Sérgio Rocha ?
Li o artigo do Nasser, compreendi seu ponto de vista, mas como eu queria a Rural pra viajar com a família, comprei também um Opala e estou terminando as adaptações.
Com isto creio não estar assassinando a Rural, ou muito menos acredito estar preservando a memória nacional, mas apenas adaptando um veículo que curto e acho bonito para as minhas necessidades, que necessariamente não devem ser as mesmas que as da maioria.
Quanto a preservação da memória, creio que a minha viatura, se não preservou-a totalmente, pelo menos já fornece uma pequena lembrança daquela época, talvez mais que uma foto ou uma carcaça velha apodrecendo em uma sucata.
Pois então meu amigo, curta seu Jeep da forma que achar melhor, no shopping, fazendo rachas, namorando, curtindo, APROVEITANDO A VIDA, sem se importar com a opinião dos outros (nem com a minha).
Seja feliz com seu Jeep de shoping,

Nelson

Meu prezado

Melhorar a performance de um veículo é uma coisa totalmente diferente do que foi sugerido. Comprar um 4x4, duro, desconfortável, feito para trilhas e querer substituir a mecanica toda por outra de um carro de rua é muito mais do que melhorar a performance. É mudar o CONCEITO do veículo.Que tal comprar uma Ferrari e adapta-la pra trilha ? Teria lógica ?
Vc pode perfeitamente melhorar o desempenho de um CJ sem mudar as suas características.
E além do mais isso aki é um forum 4x4 então não espere que ideias como essa tenham boa repercursão por aki.
Complementado, eu tenho um fusquinha 1963 quase todo original.Nunca pretendi altera-lo para fazer trilha. :mrgreen: Como tenho um cj3 (Kaiser) ano 1966, com diversas modificações, especialmente para trilhas. :wink:

[]'cada mania com seu louco :dance:

rafaelsouza
10/04/2006, 19:02
Apesar de não ser "expert" vou deixar aqui minha opinião:
Meu amigo dono do futuro "jeep de shopping" posso te dizer que existem Muuuuiitoossss jeeps com 4x4 que são de shopping tbm, e que gastando um pouco a mais vc pode ter muito conforto sem tirar a tração do teu carro, é claro que cada um tem sua opinião e todo mundo aqui já é grandinho e não vai brigar por causa disso, mas NÃO TIRE O 4X4 DO TEU JEEP :!: :!: :!: :!: :discordo: :discordo:
alem de desvalorizar muuuuuuuiitttttooo o seu jeep ele vai perder a identidade, jeep (principalmente o CJ) é sinonimo de 4x4 e .
boa sorte na decisão
[],s :concordo:

Nelson Maia
10/04/2006, 19:08
Calma Serjão,

Esse fórum é para troca de idéias, bastante prolíficas por sinal.
É claro e evidente que não estamos discutindo se o jeep deve ou não ser 4x4, isto está fora de questão, mas apenas buscando adequar o veiculo de um companheiro para a utilização que vai ter.

Um abração fraternal,

Do louco amigo Nelson

Beto Lacerda
10/04/2006, 21:19
NÃO TIRE A TRAÇÃO DE SEU JEEP ...
ou vc gostaria que lhe arrancassem os bagos ??(é isso que merece o fdp que arranca o eixo do jeep e solda aquele monte de merd@ do opala )
da p/ fazer muita coisa bacana e manter o 4x4 que é a alma do jeep
PELO AMOR DE DEUS NÃO SEJA MAIS UM DOS CRETINOS QUE MATARAM UM JEEP lhe arrancando a tração , eixo rigio dianteiro e fizeram dele mais um dos tenebrosos ,imperdoaveis e RIDICULOS jeepalas ...

[]'s

Beto Lacerda
10/04/2006, 21:24
Nelson Maia, quer conforto na rural ?? ja experimentou uma rural 4x2 original de fabrica ?? cara opala é duro perto da barca ...
[]`s

Sergio Rocha
11/04/2006, 10:21
Calma Serjão,

Esse fórum é para troca de idéias, bastante prolíficas por sinal.
É claro e evidente que não estamos discutindo se o jeep deve ou não ser 4x4, isto está fora de questão, mas apenas buscando adequar o veiculo de um companheiro para a utilização que vai ter.

Um abração fraternal,

Do louco amigo Nelson

Eu estou calmo. Claro que forum é pra trocas de ideias, mesmo que sejam as mais loucas possíveis :mrgreen: .Adequar um veículo para a utilização que vai ter. Sábias palavras.Mas me parece que talvez seja melhor indicar o veículo mais adequado para o uso que se pretende.

E pelo que se pode ver ele pretende deixa-lo bem original.Essa ideia de montar uma carroceria de um Cj numa mecanica de Opala, não foi dele.

[]' OlllllO

Beto Lacerda :concordo: to contigo e não abro.

[]'

Jeep de Shopping
11/04/2006, 11:15
Caros colegas:

Não era bem essa discussão que gostaria de ter levantado.
Se devo comprar uma Ferrari ou um Fusca 63, desculpem... é problema único e exclusivamente meu. Se querem me ajudar, dando opiniões e sugestões sobre aquilo a que o tópico se refere, é outra totalmente diferente, afinal não sou nenhuma criançinha prá ficar tomando bronca de marmanjo sobre o que faço ou deixo de fazer... quem poderia fazer isso, já não está mais nesse mundo. Portanto faço do MEU Jeep aquilo que bem entender. Se alguém puder ajudar, ÓTIMO, agradeço muito todas as dicas e SUGESTÕES CONSTRUTIVAS, como por exemplo não tirar a tração, (assim meu "bagos" ficam inteiros... :lol: ) , descaracteruzando o "off road" e ainda desvalorizando meu Jeep, apesar de tanta sutileza usada pelo Beto Lacerda.
No mais...

Ra
11/04/2006, 15:11
Aê pessoal, vou dar a minha opinião (tô sem nada pra fazer mermo 8) . Bom, se o cara vai usar o jipe só na cidade ou não é problema dele, se ele prefere um jipe de rua tunado ao invés de um gol bola rebaixado, pra mim ele ganha ponto só por ter optado pelo jipe. Eu também adoro o jipe pelo visual, é um design que realmente conquista corações. É conversível, tem apelo, e por aí vai. Agora segue o conselho do pessoal em não descaracteriza-lo como jipe no fundamental. Vc. pode andar com ele só na tração trazeira a maior parte do tempo sem problema. Conheço um cidadão que têm um puta jipe, lindão, tunado, que vê no máximo uma prainha no verão. Ele usa diariamente e justifica dizendo que é só ele entrar no jipe que toda tensão e extress acaba e aí ele trabalha melhor e vive melhor. Porra, deixa o cara ser feliz e usar o jipe no shoping ou na garagem do prédio, quem sabe algum dia ele se anima e resolve fazer uma trilhinha e acaba se perdendo :twisted: (no bom sentido :wink: ). Outra coisa que me chamou a atenção foi a defesa hardcore pela originalidade dos jipes. Embora eu admire até o osso que tem um desses, não vai encontar muito eco aqui nesse forum não, valeu. :concordo:

Polvora
11/04/2006, 16:27
Pessoal,

Não gosto de fazer isso, mas esse tópico não é para estar aqui. Dessa forma estou enviando ele para a área Geral e quem quiser dar sugestões para o Jeep de Shopping fiquema a vontate.

:concordo:

Sergio Rocha
11/04/2006, 18:34
Caros colegas:

Não era bem essa discussão que gostaria de ter levantado.
Se devo comprar uma Ferrari ou um Fusca 63, desculpem... é problema único e exclusivamente meu. Se querem me ajudar, dando opiniões e sugestões sobre aquilo a que o tópico se refere, é outra totalmente diferente, afinal não sou nenhuma criançinha prá ficar tomando bronca de marmanjo sobre o que faço ou deixo de fazer... quem poderia fazer isso, já não está mais nesse mundo. Portanto faço do MEU Jeep aquilo que bem entender. Se alguém puder ajudar, ÓTIMO, agradeço muito todas as dicas e SUGESTÕES CONSTRUTIVAS, como por exemplo não tirar a tração, (assim meu "bagos" ficam inteiros... :lol: ) , descaracteruzando o "off road" e ainda desvalorizando meu Jeep, apesar de tanta sutileza usada pelo Beto Lacerda.
No mais...

Claro que vc faz o que bem entender com o seu dinheiro, ou com seu jipe.
E tb é claro que se vc pediu opiniões vai ouvir algumas que não vai gostar. :concordo:

Releia o topico desde o início que recebeu dicas interessantes.

É bom lembrar que eu só respondi a vc UMA VEZ.As outras participações foram respostas a outras pessoas que te aconselharam a descaracterizar o Jeep.

[]'to fora

Gasoso
20/05/2006, 15:58
Se vc quer um jeep de shopping venda sua viatura e compra um carro de passeio...
Jeep não foi feito para passeio, vai ficar devendo em todos os aspectos até para um chevette...
Se vc quer carro de passeio com cara de off road, compre um eco sport.... a ford tá fazendo qualquer negócio... acho que até ticket restaurante tão aceitando...

[]s

proença
20/05/2006, 18:37
Proença...
Ouvi falar de uma oficina aí em Regis... do Pena !!! É isso ??? O cara é bom prá fazer esse tipo de adaptação que estou pensando ???

salve

a oficina do peninha é em registro mesmo
onde tb é o ponto de encontro dos jipeiros da cidade e da região
ele faz adaptação de motor AP, pedaleira suspensa e direção (opala, vw simples ou hidráulica), além de consertos em geral na linha willys (trabalhou 23 anos na Ford mexendo em jipes)
tel: 13-3821-0275
aparece num sábado, lá pelas 11 horas, leva $10ão que vc já entra na "vaquinha" do churras & cerv

[ ]´s