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Maverickturbo
24/03/2006, 02:08
MarcSport e comenale,

Esse fds realmente ñ vou poder ir ao off-trac. Vou pra caragua, o maximo de trilha que eu posso fazer vai ser a trilha dos castelhanos em ilha-bela. Quem sabe ela ñ fique interessante com essa chuva toda!

comenale
24/03/2006, 07:42
Valeu pelas dicas, pessoal.

Realmente está difícil de achar. Já falei com o pessoal da Castro Auto Peças e da Power Parts Auto Peças e ambos estão aguardando chegar, mas.... sem previsão.
O problema com a Kia é o preço :oops: , praticamente o dobro :discordo: .

Pretendo continuar a perigrinação....

Amostardeiro
24/03/2006, 14:38
Comenale

Aqui, eu encontrei o jogo por R$ 90,00 , se não me engano existem pastilhas nacionais para os modelos 98 em diante.

Tenta em lojas e oficinas especializadas em freios eles devem ter; caso seja do teu interresse posso conseguir o fone da auto peças daqui.

Abraço

Fernando Costa
24/03/2006, 15:29
Valeu pelas dicas, pessoal.

Realmente está difícil de achar. Já falei com o pessoal da Castro Auto Peças e da Power Parts Auto Peças e ambos estão aguardando chegar, mas.... sem previsão.
O problema com a Kia é o preço :oops: , praticamente o dobro :discordo: .

Pretendo continuar a perigrinação....

Comenale,

Na autorizada daqui custa R$ 96,00 e ainda dão 10% à vista!!! Acho que a Kia daí está querendo meter a mão :parede: Mesmo em grandes lojas de autopeças daqui é fácil achar, e por R$ 100,00, tendo várias em estoque. Se aqui em Fortal tem, imagine em São Paulo... Procure mais :concordo:

Abraço.

Fernando Costa
24/03/2006, 15:41
Pessoal,

Aqui estão as fotos com o resultado final do "upgrade" da Sportage. Ontem coloquei os calços na dianteira, e posso dizer que o resultado ficou show de bola :dance: Parece que fui para a oficina com um carro e saí com outro eheheheh! :D

Fernando Costa
24/03/2006, 16:01
Apenas uma retificação,

A colocação de um calço na dianteira eleva a altura da Sportage mais do que a simples altura do calço, efeito gerado pela geometria da suspensão. No meu caso, calços de 3cm elevaram a frente em 5cm reais. Desta forma, os ganhos de altura, medidos da aba inferior do para-lamas ao chão foram:

Dianteira: 2,25cm (pneus 235/75 R15) + 5,00cm (calços 3cm) = +5,25cm

Traseira: 2,25cm (pneus 235/75 R15) + 9,00cm (mola diant. ômega 4cc) = +11,25cm

Ficou bom, não penso mais em diminuir a traseira em 3cm, fica como está. :concordo:

Fernando Costa
24/03/2006, 16:18
Quanto aos calços, não usei os de nylon Tecnil; mandei confeccionar uns de borracha lonada resistente, os mesmos usados em suspensão de ônibus e caminhões, custo R$ 45,00 o par... Seria muito fácil tornear uns de Tecnil, achei um torneiro que os faz a R$ 100,00 o par, mas penso que embora resistentes, são muito duros. A borracha lonada cede alguma coisa, acho que não mais que 10% da altura original (fiz com 33mm), e depois não cede mais, além do que tal borracha, sob pressão, amolda-se assumindo a forma da peça contra a qual é pressionada, o que, penso, garante melhor apoio sobre o prato da mola. Se não servir, troco pelos de Tecnil.

O único porém é que calços de borracha não suportam óleos, mas para mim não há problema, nunca lubrifico o carro por baixo, apenas lavo com jato de lata pressão toda vez que uso o carro fora-de-estrada.

Fernando Costa
24/03/2006, 16:24
Apenas uma retificação,

Dianteira: 2,25cm (pneus 235/75 R15) + 5,00cm (calços 3cm) = +5,25cm



Errei na conta, é 7,25cm.

Cervelin
24/03/2006, 19:10
Pessoal,

Estou com dificuldade em encontrar a Pastilha de Freio.

Alguém sabe me indicar algum lugar que tenha? :cry:

Comenale,

Boas !

Comprei minhas pastilhas de freio semana retrasada no Koga, Pq São Lucas/SP... paguei cerca de R$ 50,00 ....

Abraços,

Cervelin

bioranieri
24/03/2006, 20:23
Pessoal,

Estou com dificuldade em encontrar a Pastilha de Freio.

Alguém sabe me indicar algum lugar que tenha? :cry:

Comenale,

Boas !

Comprei minhas pastilhas de freio semana retrasada no Koga, Pq São Lucas/SP... paguei cerca de R$ 50,00 ....

Abraços,

CervelinPessoal,

Alguem sabe que parachoque de impulsao cabe no sportage 99?

zanötto
24/03/2006, 22:44
Valeu pelas dicas, pessoal.

Realmente está difícil de achar. Já falei com o pessoal da Castro Auto Peças e da Power Parts Auto Peças e ambos estão aguardando chegar, mas.... sem previsão.
O problema com a Kia é o preço :oops: , praticamente o dobro :discordo: .

Pretendo continuar a perigrinação....

Comenale

Se te interessar: Fortrac em Piracicaba. Mandam por SEDEX em 24 hs e sem custo adicional, e quase tudo que precisei foi mais barato ou igual ao paralelo. É uma concessionária Kia/New Holland.

Fone (19) 3417-9999
mail: pecas@fortrac.com.br
Fale com o Marcos (gente boa)


T +
CZ

zanötto
24/03/2006, 22:57
Quanto aos calços, não usei os de nylon Tecnil; mandei confeccionar uns de borracha lonada resistente, os mesmos usados em suspensão de ônibus e caminhões, custo R$ 45,00 o par... Seria muito fácil tornear uns de Tecnil, achei um torneiro que os faz a R$ 100,00 o par, mas penso que embora resistentes, são muito duros. A borracha lonada cede alguma coisa, acho que não mais que 10% da altura original (fiz com 33mm), e depois não cede mais, além do que tal borracha, sob pressão, amolda-se assumindo a forma da peça contra a qual é pressionada, o que, penso, garante melhor apoio sobre o prato da mola. Se não servir, troco pelos de Tecnil.

O único porém é que calços de borracha não suportam óleos, mas para mim não há problema, nunca lubrifico o carro por baixo, apenas lavo com jato de lata pressão toda vez que uso o carro fora-de-estrada.

Fernando

Caso resolva trocar os calços, também acho que nylon não rola, mas tente fazer calços de poliuretano (plastiprene), são bons de se usinar e você pode escolher a dureza mais conveniente para seu caso. Trabalho muito com esses materiais e são muito resistentes e amortecem mesmo não deixando passar vibrações. A dureza é especificada pela cor do material. Bem talvez vc já saiba isso, mas é só pra opinar!!

[ ]'s
CZ.

comenale
24/03/2006, 23:02
Valeu pelas dicas, pessoal.

Acabei encontrando as pastilhas na concessionária Kivel, na Freguesia do Ó e vejam só, pela bagatela de R$ 70,00.

Mas fiquei impressionado com a disparidade de preços entre concessionárias. Chegaram a me pedir R$ 189,00 na Divel :discordo: .

Fernando, parabens pelas alterações, ficou "10" :palmas:

Fernando Costa
24/03/2006, 23:31
Fernando

Caso resolva trocar os calços, também acho que nylon não rola, mas tente fazer calços de poliuretano (plastiprene), são bons de se usinar e você pode escolher a dureza mais conveniente para seu caso. Trabalho muito com esses materiais e são muito resistentes e amortecem mesmo não deixando passar vibrações. A dureza é especificada pela cor do material. Bem talvez vc já saiba isso, mas é só pra opinar!!

[ ]'s
CZ.

Zanotto,

Meu conhecimento sobre o poliuretano é superficial, ontem vi no torneiro um bloco de cor laranja pronto para tornear e achei interessante.
Vc. poderia especificar as cores e respectivas densidades? Acho que o mais utilizado para calços é o de densidade 90, estou certo?

Vai ser muito útil se precisar trocar os calços. Só é um pouco caro (aqui R$ 150,00 o par) ,mas é um material excelente, bem mais adequado que o Tecnil.

Abraço.

Amostardeiro
25/03/2006, 14:12
Fernando

Apesar de não parecer o Nylon tecnil tem uma certa flexibilidade, concordo com o Zanötto a melhor opção é o Poliuretano, só que é mais caro; se deres uma olhada por aí tem gente que usa calço de aço, deve fazer barulho, etc , mas funciona, já que fica preso pela suspensão.

Olha a foto do calço de aço.

Abraço

Amostardeiro
25/03/2006, 14:21
Pessoal

Sobre os calços de aço , se não me engano são de uma Explorer gringa, achei na web quando procurava uma maneira boa e barata para levantar a antiga 97.

Abraço

Cesar Boschetti
25/03/2006, 16:49
Boa tarde pessoal,

Acabo de receber a mensagem abaixo. Acho que logo logo nosso grupo estará de casa nova e com melhor visibilidade. Isso vai facilitar a entrada de novos membros e portanto ampliar a troca de informações e dicas.





Boa noite Giovani e Nero,

Por acaso a equipe de 4x4Brasil desistiu de colocar o grupo do Sportage junto do grupo SUV com descrição explícita após o Cherokee?

fiquei curioso, pois me pareceu que estava tudo certo?

Obrigado pela atenção e me perdoem pela insistência.
César,

Já está tudo certo sim, só estamos aguardando os administradores providênciarem a mudança pois infelizmente, nós moderadores, não temos acesso pra fazer isso.

[]'s...

Amostardeiro
25/03/2006, 20:57
César

Ótimo assim teremos mais visibilidade para as nossas viaturas, com certeza teremos várias adesões.

Estou anexando umas fotos de uma Sportage gringa com a suspensão completamente modificada, vejam que nos apenas fazemos pequenas modificações em nossas viaturas.

Abraço

zanötto
25/03/2006, 22:36
César

Ótimo assim teremos mais visibilidade para as nossas viaturas, com certeza teremos várias adesões.

Estou anexando umas fotos de uma Sportage gringa com a suspensão completamente modificada, vejam que nos apenas fazemos pequenas modificações em nossas viaturas.

Abraço


Amostardeiro, as daqui do forum estão show :palmas: , mas essa daí é o que há hein?! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Sabe o porquê da fixação mais próximo ao centro da carrroceria?

[ ]"s t+
CZ

Fernando Costa
26/03/2006, 00:51
Amostardeiro,

No mundo 4x4 o limite é a vontade do aficcionado e sua conta bancária :D :D Querendo, como na Sportage da foto, dá para fazer até rock crawling... :palmas: reparem como o grinco mexeu na suspensão mas manteve o eixo original, sinal de que ele aguenta o tranco, eheheheh... :concordo:

Quanto aos calços de aço, nunca tinha visto algo tão robusto!! Só imagino o tamanho da pancada quando bater naquele batente de baixo :D

Cesar Boschetti
26/03/2006, 10:12
Bom dia pessoal,

Sem dúvida, as modificações que fazem por ai no Sportage é uma prova de sua robustez.

Vejam só o modelo da foto1. Acho que esse não veio para o Brasil.

Agora, não sei não! Mas na foto3 eu acho que o cara abusou. Eu acho que ele tá enroscado!

Será que ele conseguiu passar a frente ou será que ele tentou entrar no buraco de ré? Ou caiu na marcha ré?

O que vocês acham?

Amostardeiro
26/03/2006, 10:15
César

Ótimo assim teremos mais visibilidade para as nossas viaturas, com certeza teremos várias adesões.

Estou anexando umas fotos de uma Sportage gringa com a suspensão completamente modificada, vejam que nos apenas fazemos pequenas modificações em nossas viaturas.

Abraço


Amostardeiro, as daqui do forum estão show :palmas: , mas essa daí é o que há hein?! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Sabe o porquê da fixação mais próximo ao centro da carrroceria?

Pessoal

Certamente deve ter aumentado o curso da suspensão em vários cm.
Já tinha visto algo parecido em uma de competição do pessoal da Sun Motors de Porto Alegre, era diferente a posição dos amortecedores, mas a função a mesma.

Fernando

Quando vi primeira Sportage alta em Porto Alegre, foi amor a primeira vista, falei com o dono e descobri que ele tinha trocado as molas e amortecedores, o custo na epóca era em torno de4 R$ 900,00, por isso decidi pelos calços muito mais em conta.

Uma pergunta para todos alguém lembra em que ano o Cacá Clausset foi campeão dos sertões com uma Sportage gasolina???

Abraço



[ ]"s t+
CZ

Amostardeiro
26/03/2006, 10:34
César

A última foto é da mesma Sportage das fotos que postei.

Abraço

Cesar Boschetti
26/03/2006, 12:59
César

A última foto é da mesma Sportage das fotos que postei.

Abraço

Amostardeiro,

Acho que não. Veja as rodas e os acabamentos dos para-lamas. São diferentes.

Bianor
26/03/2006, 14:27
Pessoal alguem já tentou melhorar a performance do turbo-diesel?
Aumentar a pressão do turbo ou outra ocisa assim ?
Sds

Amostardeiro
26/03/2006, 17:15
César

Tenho certeza pois tirei as fotos do grupo yahoo "extreme sportages", onde na sequencia tem a mesma foto que tu postaste.

Bianor

Nunca tentei, nem pensei, estou satisfeito com a performance da minha TDI.

Abraço

Cervelin
26/03/2006, 19:12
Olá Pessoal !

Saudações.

Essa semana, ao abastecer minha Sportage TD, o frentista completou o tanque com gasolina ( é o único posto que conheço que tem bomba geminada gasolina e diesel ). Por sorte percebi antes de ligar o carro ( pelo preço ). Daí, esgotamos o tanque.
Agora pergunto aos Srs. : Só esgotar o tanque e dar aquela ' lavadinha básica', colocando um pouco de diesel e esgotando novamente é suficiente ? e se eu tivesse ligado o carro e saído com ele o que poderia acontecer ? qual seria o efeito da gasolina no motor à diesel ?
Obrigado,


Cervelin

Amostardeiro
26/03/2006, 21:17
Cervelin

Não é bom nem pensar no que aconteceria, muito provavelmente terias que juntar os pedaços do motor pelo chão, o ciclo Diesel é diferente do Otto, gasolina, e, esta com a taxa de compressão do motor Diesel explodiria, literalmente, portanto foi muito bom teres notado a tempo e limpado o tanque.
Agora, por incrível que pareça, eu já vi vários postos com as bombas de diesel e gasolina geminadas.

Abraço

Cesar Boschetti
27/03/2006, 09:13
Bom dia Pessoal,

Hoje de manhã ao sair com o carro notei um ruido estranho ao esterçar para a direita acima de 50km/h.
Passei na oficina que conheço e que já me trocou a correia dentada. O mecânico me disse que era o rolamento. Disse que devido ao sistema de tração pode entrar água no rolamento. As vezes só a desmontagem e engraxe resolve o problema, mas precisa desmontar para ver. Se precisar trocar ele me disse que o original é cerca de R$ 280,00 cada um (são 2 por roda), mas ele consegue no mercado paralelo por R$ 120,00 cada. Precisa desmontar e levar o rolamento para medir e comprar um igual, pois segundo ele a Kia apaga a numeração do rolamento.
Alguém já precisou fazer essa manutenção e confirma esses dados?


Abraços,

Amostardeiro
27/03/2006, 10:32
César

Se não mudou na 98/99, um dos rolamentos é o da ponta de eixo da Toyota Bandeirantes e, outro do eixo traseiro do Omega, quando troquei da 97 me custaram, os dois, algo em torno de R$ 180,00 , além deles deves trocar o retentor, é de linha da Sabó, não é caro.
Procurando em auto peças ou casas de rolamentos tu encontra todas as peças, acho que até mais barato do que paguei.
O ideal é desmontar e verificar para ter certeza.

Abraço

panzer
27/03/2006, 10:48
Oi galera, finalmente comprei minha sportage TD 00/01, diga-se de passagem que adiquiri-a graças a este forum. Ela está muito inteira,era utilizada por um coroa só no asfalto. Ela esta com pneus 0Km, mas são 205 70 15! Me informou que colocou-os por serem mais macios que os originais. Vale a informação que o carro durante a semana é utilizado por minha esposa e tirei dela um scenic automatico!!!( vamos ver se ela me ama mesmo,rsrsr) Minha intenção é utiliza-la na cidade e nos finais de semana poder andar em estradas de terra e em areia ( cabo frio). Quando vcs colocam estes pneus 225 70 15, o carro endurece muito?
será que consigo andar na areia com ele com os pneus que estão nele? em relação ao freio trazeiro será que entra areia? soube que é um item caro.
desculpem-me o excesso de perguntas,mas não tenho a que faze-las
Obrigado
Panzer.

Amostardeiro
27/03/2006, 11:34
Cervelin

Não é bom nem pensar no que aconteceria, muito provavelmente terias que juntar os pedaços do motor pelo chão, o ciclo Diesel é diferente do Otto, gasolina, e, esta com a taxa de compressão do motor Diesel explodiria, literalmente, portanto foi muito bom teres notado a tempo e limpado o tanque.
Agora, por incrível que pareça, eu já vi vários postos com as bombas de diesel e gasolina geminadas.

Abraço

Acho que exagerei :oops: um pouco nas consequencias de ligar o motor com gasolina, mas de qualquer modo ia fazer um estrago no teu motor.

Abraço

Fernando Costa
27/03/2006, 11:37
Panzer,

Parabéns pela aquisição. Minha esposa gosta tanto da Sportage que nem quer mais saber do nosso outro carro, um santana com GNV, o qual ela adorava.

Quanto à areia, aos pneus 205 faltam um pouco de flutuação, o que pode ser resolvido baixando a pressão toda vez que for enfrentar trechos de areia fofa. Utilize 18-20 libras, recalibrando quando voltar para estrada, sem passar de 80 Km/h antes disso. Se vc. pretende enfrentar areias com frequencia, seria melhor pensar num 225/75 ou até 235/75.

Em areia fofa, use sempre a reduzida, geralmente é melhor sair de 2a. reduzida, mas se for muito fofa a areia agarra o carro mesmo, saia de 1a. reduzida. Procure subir para 3a. e até 4a. reduzida, rotação 2500 - 2800 rpm. Caso dê para entrar uma 5a. reduzida, e o terreno seja uniforme, já dá para usar 4x4 high.

Quanto ao freio traseiro, no meu nunca entrou areia, o mais comum é entrar lama em trechos alagados.

Abraço.

Amostardeiro
27/03/2006, 11:42
Oi galera, finalmente comprei minha sportage TD 00/01, diga-se de passagem que adiquiri-a graças a este forum. Ela está muito inteira,era utilizada por um coroa só no asfalto. Ela esta com pneus 0Km, mas são 205 70 15! Me informou que colocou-os por serem mais macios que os originais. Vale a informação que o carro durante a semana é utilizado por minha esposa e tirei dela um scenic automatico!!!( vamos ver se ela me ama mesmo,rsrsr) Minha intenção é utiliza-la na cidade e nos finais de semana poder andar em estradas de terra e em areia ( cabo frio). Quando vcs colocam estes pneus 225 70 15, o carro endurece muito?
será que consigo andar na areia com ele com os pneus que estão nele? em relação ao freio trazeiro será que entra areia? soube que é um item caro.
desculpem-me o excesso de perguntas,mas não tenho a que faze-las
Obrigado
Panzer.

Panzer

Os pneus 205x75/15, em geral não tem um desenho muito agressivo,por isso mesmo vão +- bem na areia, já que não cavam muito, o ideal para areia é um pneu largo e "liso", lembra dos Dune Bugy, outra coisa diminuir a pressão do pneu melhora muito o desempenho na areia.
Por último, se fores trocar os pneus coloca um um pouco mais alto, 215 ou 225 x 75/15, qualquer aumento de altura do solo é bom no uso off-road.

Abraço

Cervelin
27/03/2006, 17:22
Cervelin

Não é bom nem pensar no que aconteceria, muito provavelmente terias que juntar os pedaços do motor pelo chão, o ciclo Diesel é diferente do Otto, gasolina, e, esta com a taxa de compressão do motor Diesel explodiria, literalmente, portanto foi muito bom teres notado a tempo e limpado o tanque.
Agora, por incrível que pareça, eu já vi vários postos com as bombas de diesel e gasolina geminadas.

Abraço


Acho que exagerei um pouco nas consequencias de ligar o motor com gasolina, mas de qualquer modo ia fazer um estrago no teu motor.

Abraço
_________________
Antonio
Sportage curta, TD 2001




Antonio,

Vc me colocou em pânico... rs
Mas valeu pela dica...
Depois desse susto, tal fato não se repetirá...

Abraço,

Cervelin

zanötto
27/03/2006, 18:36
[quote=Amostardeiro]César



Fernando

Quando vi primeira Sportage alta em Porto Alegre, foi amor a primeira vista, falei com o dono e descobri que ele tinha trocado as molas e amortecedores, o custo na epóca era em torno de4 R$ 900,00, por isso decidi pelos calços muito mais em conta.

Uma pergunta para todos alguém lembra em que ano o Cacá Clausset foi campeão dos sertões com uma Sportage gasolina???

Abraço



Sr's, o Clausset foi campeão em 1999 na categoria Marathon (veículos originais/sem preparação), foi qdo o Fadigatti e o Varella ficaram em 2º na geral. Bons tempos em que a Kia bancava legal!
Aquelas fotos feias que postei são da Sportage deles.

[]'s a todos.
CZ



[ ]"s t+
CZ

panzer
27/03/2006, 18:40
Obrigado ,antonio e fernando pelas dicas! Meu filho (4 anos) está "doido" para andar na areia e não posso "pagar mico"!!
Mas em relação ao conforto e estabilidade no asfalto, muda muito usar um 225 70 15,por exemplo?
abraço
Panzer.

zanötto
27/03/2006, 19:20
Fernando

Caso resolva trocar os calços, também acho que nylon não rola, mas tente fazer calços de poliuretano (plastiprene), são bons de se usinar e você pode escolher a dureza mais conveniente para seu caso. Trabalho muito com esses materiais e são muito resistentes e amortecem mesmo não deixando passar vibrações. A dureza é especificada pela cor do material. Bem talvez vc já saiba isso, mas é só pra opinar!!

[ ]'s
CZ.

Zanotto,

Meu conhecimento sobre o poliuretano é superficial, ontem vi no torneiro um bloco de cor laranja pronto para tornear e achei interessante.
Vc. poderia especificar as cores e respectivas densidades? Acho que o mais utilizado para calços é o de densidade 90, estou certo?

Vai ser muito útil se precisar trocar os calços. Só é um pouco caro (aqui R$ 150,00 o par) ,mas é um material excelente, bem mais adequado que o Tecnil.

Abraço.

Ô Fernando, desculpe a demora, mas não consegui juntar dados teóricos sobre o plastiprene. A escala de dureza é SHORE, porém não sei te dizer certo qual é a de cada cor. Mas o verde (mais duro que o laranja), vai dar certo e ser bem resistente. Quanto ao preço, deve ficar caro a usinagem. Faça o seguinte: procure um diametro bruto bem próximo (o mais possível) da medida do prato da mola e peça para o revendedor fatiar na espessura desejada (aqui eles fazem isso), daí é só marcar a furação e faze-la na bancada. Acredito que o preço deve cair pela metade.

[ ]'s do Magaiver :lol: :lol: :lol:

Té +

Cesar Boschetti
27/03/2006, 19:53
Boa noite pessoal

Só para descontrair um pouco, ai vão algumas dicas para uma trilha bem sucedida...... :lol: :dance:

Amostardeiro
27/03/2006, 21:58
Obrigado ,antonio e fernando pelas dicas! Meu filho (4 anos) está "doido" para andar na areia e não posso "pagar mico"!!
Mas em relação ao conforto e estabilidade no asfalto, muda muito usar um 225 70 15,por exemplo?
abraço
Panzer.

Panzer

Quando comprei a 97 ela veio com pneus 225x 70/15 da Yokohama, aliás muito bons na areia e lama, comparando com a atual que está com 205x 75/15 da Goodyear, não vejo diferença no aspecto conforto, mesmo com os 215x 75/ 15 FSR da Firestone que usei na 97 não houve alteração.

Abraço

Amostardeiro
27/03/2006, 22:26
Panzer

Micão :oops:,paguei eu por causa das malditas rodas livres automáticas originais, quando funcionam são +-, estava em SC entre a praia da Pinheira e a Ponta do Papagaio ao atravessar um trecho de uns 20 m de areia fofa a tração dianteira virou uma catraca, estavamos eu, minha esposa e, meu filho, então com 4 anos, até hoje a minha mulher brinca que até o Classe A dela passava por ali e a minha 4x4 ficou :parede: .

Tudo isso é para te alertar cuidado com as rodas livres originais.

Abraço e boa sorte na areia.

panzer
28/03/2006, 09:00
Por falar em catraca, ontem resolvi testar a L4 na subida da minha garagem, quando cheguei lá em cima, parecia que o carro estava com o freio de mão puxado!! depois tive dificuldade de desengrenar a 4x4 ( apagar a luz verde). depois percebi que quando andando reto minimisava este efeito "travado", vcs reconhecem este comportamento? Para evitar este transtorno que vc passou em SC estou fazendo estes testes.
O que me preocupa é que o antigo dono não usava a 4x4 e ñ sei se isto pode ter prejudicado.
alguma dica?
abs
Panzer.

Fernando Costa
28/03/2006, 09:28
Por falar em catraca, ontem resolvi testar a L4 na subida da minha garagem, quando cheguei lá em cima, parecia que o carro estava com o freio de mão puxado!! depois tive dificuldade de desengrenar a 4x4 ( apagar a luz verde). depois percebi que quando andando reto minimisava este efeito "travado", vcs reconhecem este comportamento? Para evitar este transtorno que vc passou em SC estou fazendo estes testes.
O que me preocupa é que o antigo dono não usava a 4x4 e ñ sei se isto pode ter prejudicado.
alguma dica?
abs
Panzer.

Panzer,

A tração da Sportage é comandada por alavanca, desta forma não há como ficar engatada se a posição é 2H. Acontece algumas vezes, depois de desengatar a tração, da luz verde indicadora do painel ficar ligada, mas basta deslocar-se um pouco para a frente que ela apaga.

A tração 4x4 não deve ser utilizada em pisos duros e aderentes, que não permitam alguma possibilidade de escorregamento. A Sport não possui diferencial central como as Land Rover e Niva, pois sua tração é part-time, e não integral como naquelas. A caixa de transferência divide o torque entre eixos dianteiro e traseiro a 50% - 50%, o que em curvas poderá causar dificuldades, devido à diferença de solicitação dos dois eixos.

Penso que a primeira utilização da 4x4 seja em estradas de terra batida e até em pistas escorregadias, como em dias de chuva. Fora disso, força-se o sistema desnecessariamente. Quanto à utilização, recomenda-se usar a 4x4H e 4x4L ao menos uma vez por mês.

Quanto à roda-livre, garantida mesmo só a da AVM, nunca te dixa na mão.

Abraço.

Cesar Boschetti
28/03/2006, 09:28
Olá Panzer,

Se voce estava com a alavanca em 4L você estava em reduzida e isso reduz a velocidade do carro pela metade dobrando sua força. A tração 4x4 normal é 4H.

Quanto às rodas livres originais, um dos problemas frequentes é o sistema de acionamento a vácuo. Qualquer pequena fuga no sistema de mangueiras, o sistema não engrena. Além disso, realmente se as rodas livres não forem usadas durante muito tempo (muitos meses inativas) podem também travar.
Foi o que houve comigo. Troquei pelas rodas AVM manuais, modelo 460, que são muito mais resistentes e confiáveis.

Acho que quando se compra um Sportage usado e se passa por esse problema com a roda livre é até um bom sinal. Significa que o carro passou sua vida longe das trilhas, rodando basicamente no asfalto e, portanto, na média, se acha melhor conservado.

comenale
28/03/2006, 20:01
Panzer,

Só prá completar a informação dos colegas:

- Para você engatar ou desengatar a tração 4X4h não é necessário pisar na embreagem ou estar com o carro parado (contanto que não esteja acima de 60 km/h). O engate e o desengate deve ser tranquilo.

- Já para engatar a tração REDUZIDA (4X4L) é justamente o contrário, carro parado e pisar na embreagem.

E, ainda, há a posição "N" na alavanca, ou seja, sem qualquer tração, as 4 rodas totalmente livres.

Bica
29/03/2006, 17:28
Olá pessoal, tive uns dias não muito agradáveis.
Estava realizando uma campanha de campo, entre PI, BA, MG, RN e PE, quando tive problemas com a roda livre, vocês sabem que ela não estava desacionando, é isto mesmo, o problema é que não queria ficar livre.
Quando andava fazia um puta dum barulho e trancava as rodas, achei que agora fudeu tudo, diferencial, caixa, tudo.
Parei um posto com rampa e observei que o eixo cardã dianteiro estava rodando, mesmo na posição 2L.
Lembrei que o acionamento é a vácuo, então desconectei as mangueiras das rodas, show, pé na estrada, chegando em Vitória-ES, fui até a autorizada e fiquei sabendo que atrás da bateria tem um solenoide que quando aciona a alavanca para 4x4 ela ativa a passagem do ar (vácuo).
O melhor de tudo foi que não teve nem um defeito na catraca das rodas.
Revisem este solenóide, pois a minha tá com 250.000 KM e foi estourar agora.

Bica
29/03/2006, 17:32
O sistema a vácuo é o mesmo das Pajero, L200 e toyota hilux, é super eficiente, mas tem que tomar atenção na manutenção.

Amostardeiro
29/03/2006, 19:29
Bica

Com certeza o sistema a vácuo é mais confiável do que o automático :parede: , quanto a solenoide as vezes encrenca e aciona sózinha, outra coisa que pode acontecer é o entupimento do sistema.
Não sei se sabes, mas a Cherokee Sport, que é 4x4 part time, tem um sistema parecido no eixo dianteiro e é considerada um JEEP :palmas: .

Abraço

bioranieri
29/03/2006, 20:18
Galera,

Novo Sportage no grupo... finalmente comprei o meu:
Sportage 99 - 70 mil Km - Único dono - Todas as revisões feitas na KIA.

Agora é jogar na lama!!!

Vou precisar apenas comprar 2 pneus 225/75 r 15... ninguem quer vender não?


Abs, Fabio.

caloca
29/03/2006, 21:13
Tenho um Sportage 98 nunca foi na terra e estou querendo colocá-lo na trilha. O que devo mudar nele para melhorá-lo?

caloca
29/03/2006, 21:24
sportagecbp, Cara gostei de seu comentário. Me dê algumas dicas, pois tenho uma 98 que só andou no asfalto e quero colocá-la na lama.

caloca
29/03/2006, 22:26
rossetto13, Caro amigo, a minha tambem parecia uma escola de samba na roda dianteira esquerda e o defeito é que os calços da pastilhas de freio desgastaram e elas ficam bambas, tanto que ao freiar o barulho pára. è so colocar novos calços(são umas chapinhas nas partes superiores e inferiores das pastilhas)

grmoraes
29/03/2006, 22:34
boa noite galera, sou novo no pedaço, comprei minha sportage ano 2001, com 48.000km estou satisfeito com ela, faço média de 11 a 12km/l na cidade, estou contente.
Fico feliz de ter um meio de contato com outros proprietários e apaixonados por este veículo, tenho muito o que aprender com vocês, com certeza tenho muitas dúvidas pra discutir, e vou precisar dos conselhos e dicas dos senhores colegas.
Sou de cuiabá, onde a temperatura média chega a 38ºC, fiquei sabendo que a falta de cuidado pode causar um estrago no bolso, caso o cabeçote venha a quebrar, ouvi dizer em torno de 6mil, alguém tem alguma dica para se ter mais cuidado, até por sinal uma peça no ventilador do radiador foi retirada esta direto a ventilação, a chamada embreagem viscosa, é certo ficar sem...
Um grande abraço a todos e um prazer fazer parte desta turma.

Gilson Roberto - Cuiabá-MT

caloca
29/03/2006, 22:44
comenale, A minha o vidro subia com dificuldade a ponto do motor não aguentar. Levei num cara que me cobrou R100,00 e ficou a mesma merda. Decidi eu mesmo consertar e achei o problema. As borrachas interna e externas que vedam as bases dos vidros, para não entrar água na porta ressecam e acumulam sujeira agarrando o vidro. Basta limpá-las e entortar um pouquinho o supote das mesmas. Os vidros funcionam que é uma beleza.

MarcSport
29/03/2006, 22:56
grmoraes
Intalei um reservatório de água junto ao radiador e vedei a tampa original. Agora é fácil ver se a água está baixando e tenho mais alguns litros para refrigerar o motor. Coloquei no local onde ficava o reservatório de água para lavagem do parabrisa e este foi colocado próximo ao filtro de ar.
Verifique também o sensor de temperatura que costuma apresentar problema

grmoraes
30/03/2006, 09:24
caro marc sport,

fico agradecido da dica e com certeza vou analisar, no entanto há um reservatório de liquido de arrefecimento ao lado do radiador, onde faço complementação de líquido a base de radcool, de cor azul.
não tem vazamento em mangueiras e sempre verifico o nível, por enquanto esta ok.
comentei da embreagem viscosa que é acoplada no ventilador no meu carro não está, ficando o sistema de ventilação direto com o funcionamento do motor.
Dizem que neste caso ajuda a manter uma temperatura mais baixa do motor, porque na minha região a temperatura externa varia entre 40 e 38ºC.
Obrigado, pela dica.

Gilson Roberto

Fernando Costa
30/03/2006, 18:32
boa noite galera, sou novo no pedaço, comprei minha sportage ano 2001, com 48.000km estou satisfeito com ela, faço média de 11 a 12km/l na cidade, estou contente.
Fico feliz de ter um meio de contato com outros proprietários e apaixonados por este veículo, tenho muito o que aprender com vocês, com certeza tenho muitas dúvidas pra discutir, e vou precisar dos conselhos e dicas dos senhores colegas.
Sou de cuiabá, onde a temperatura média chega a 38ºC, fiquei sabendo que a falta de cuidado pode causar um estrago no bolso, caso o cabeçote venha a quebrar, ouvi dizer em torno de 6mil, alguém tem alguma dica para se ter mais cuidado, até por sinal uma peça no ventilador do radiador foi retirada esta direto a ventilação, a chamada embreagem viscosa, é certo ficar sem...
Um grande abraço a todos e um prazer fazer parte desta turma.

Gilson Roberto - Cuiabá-MT


Gilson,

Se o seu carro tem mesmo 48.000Km, então vc. tem até os 60.000Km para trocar a correia dentada e o rolamento tensor. Fazendo isso, e usando no sistema de arrefecimento líquido composto por aditivo (à base de etilenoglicol + anticorrosivo) e água destilada, proporção 40%-60%, vc. terá mais uns 60.000Km de tranquilidade :concordo:

Quanto ao acoplamento viscoso, não saia de casa sem ele por muito tempo. :D Ligado direto não é a mesma coisa, o motor tem uma faixa ideal de temperatura de trabalho, abaixo disso aumentam os desgastes.

Até mais.

Fernando Costa
30/03/2006, 18:41
Gr moraes,

A propósito, a embreagem viscosa foi retirada com 48.000Km?? É esquisito, em geral aguenta mais de 70.000Km... Seria bom mandar olhar o estado da correia dentada urgente, muitas vezes não se pode confiar na kilometragem mostrada no odômetro se o carro é comprado usado... não me interprete mal, é só uma possibilidade...

Abraço.

Amostardeiro
30/03/2006, 21:58
Gilson

Dá uma geral na viatura pra dormir descansado, a minha tinha 55.000 km rodados quando comprei, mas posso te garantir que na real era no minimo 110.000 km.

Abraço

Fernando Costa
30/03/2006, 23:23
Amostardeiro,

Aqui em Fortal mudar a marcação do odômetro já virou moda entre as revendas de carros desonestas :evil: Mesmo o painel digital é facílimo de ser alterado, alguns chaveiros têm equipamento para o "serviço", o cara chega com o carro com 150.000Km e sai com 50.000Km na hora... :parede:

Como a Sportage é carro grande e tem bom acabamento, é difícil de perceber, só mesmo olhando a quilometragem de revisões no manual (dá para estimar a média real de km anual) ou observando o estado geral do carro.

O problema fica por conta da troca da correia dentada, a ser feita a cada 60.000Km no máximo. Imagina pegar um carro com 120.000Km com a correia original, pensando que tem 40.000... se partir as válvulas vão para o espaço e haja prejuízo (maior ainda se o motor for diesel). Alguém aqui do tópico falou que a dele partiu com 95.000Km, mas parece que a culpa foi do rolamento...

Fica o alerta aos novos donos de Sportage: comprou um usado, troque correia dentada e rolamento tensor.

Maverickturbo
30/03/2006, 23:56
Agora uma duvida, estou pensando em envenenar um pouco o motor da sportage, ja tenho filtro de ar esportivo da K&N, escapamento menos restritivo, queria saber quais outras coisas poderia fazer antes de patir pra uma preparação turbo, pretendo manter ela aspirada. Estou pensando em mandar trabalhar a borboleta, quem sabe taxar mais o motor (taxa original 9,2), talvez mandar fazer um chip; mas ñ sei se vai adiantar muita coisa.

grmoraes
31/03/2006, 00:07
Caro Amostardeiro,

Valeu pela orientação e dica, obrigado mas acredito que estou tranquilo, o arrefecimento não esta baixando, não tem vazemento de óleo no motor, apesar dele vibrar um pouco deve ser normal.
Só troco filtros e óleos e é claro abasteço diesel, só para seu conhecimento aqui em cuiabá o diesel é R$2,01 e a gasolina é R$3,06
É MOLE!!!

Um abraço e valeu, estou na turma.....

grmoraes
31/03/2006, 00:15
Caro Fernando Costa,

Claro que não vou lhe interpretar mal, toda dica e comentários serve com alerta, basta conhecê-los um pouco e tomar providencias, fiz sim uma revisão nas correias, agora a viatura esta com 63.600km, faz média em todo abastecimento, sempre consigo 11 a 12km/litro.
Estou satisfeito, e agora mais ainda com esta meio de contato, com os apaixonados pela SPORTAGE, fico mais convencido de que o investimento foi bom, e o retorno esta sendo satisfatório.
Uso minha viatura para o trabalho e passeios, ainda ela não viu a lama nas minhas mãos, porém não sou o primeiro dono, porém vou me aventurar quaquer dia desses.
Obrigado pelo recado, e com certeza vou fazer algumas modificações nela, pois tem alguns colegas no forum que me incentiva e fico maravilhado com tanta criatividade e paixão.

Um abraço.

Gilson

grmoraes
31/03/2006, 00:19
Boa noite pessoal,

Estou lendo todas as paginas já registradas, e estou copiando todas as dicas dos colegas, estou montando um relatório geral, claro pra mim, pois quando for a um mecânico terei argumentos e fotos.
Ainda vou conhecer a galera toda, e trocar muitas idéias.

Um abraço e boa noite....

Gilson

Maverickturbo
31/03/2006, 00:47
grmoraes,
cara a gasolina por ai, aki em SP, nos postos que eu abasteço, a gasolina adivitava da BR da uns 2,60 e a gasolina adivitada da shell 2,70. Qualquer duvida so perguntar.

comenale
31/03/2006, 07:48
Pessoal,

Como todos estamos acompanhando o desenvolvimento de nosso tópico (que a cada dia que passa ganha mais participantes e abordagens bastante variados), creio que seria interessante se todos dessem sua opinião/sugestão sobre a nova estrutura a ser modificada pelos Administradores. Assim o processo de desmembramento do tópico ganha mais consistência.


grmoraes,

Que coisa absurda esse valor do diesel e gasolina por aí :twisted:
Aki em SP abasteço sempre nos postos BR com diesel aditivado e pago $ 1,84/l.
É uma diferença respeitável! :oops:

grmoraes
31/03/2006, 10:04
Bom dia Comenale,

aqui no mato grosso o combustível além de ser ruím, é caro, vc precisa saber o custo no interior norte do estado, chega a custar R$3,25 a gasolina!!!
No meu carro tento abastecer no local mais barato, porém correndo o risco, nestes dias tive que fazer a drenagem do filtro de combustível, acusou água no sistema e ascendeu uma lampada no painel.
Tem um posto na cidade que é confiável, o do Makro, o restante é uma caixa de surpresa.

Pessoal, sobre a porta traseira do Sportage Curto, a minha bate muito, parece que não foi fechada corretamente, já andei com o carro sem o estepe no suporte e o barulho parou, acredito que seja a vibração do suporte empurrando a porta, alguém tem uma sugestão pra dar.....???