Ver Versão Completa : Sportage...
Maverickturbo
24/03/2006, 02:08
MarcSport e comenale,
Esse fds realmente ñ vou poder ir ao off-trac. Vou pra caragua, o maximo de trilha que eu posso fazer vai ser a trilha dos castelhanos em ilha-bela. Quem sabe ela ñ fique interessante com essa chuva toda!
comenale
24/03/2006, 07:42
Valeu pelas dicas, pessoal.
Realmente está difícil de achar. Já falei com o pessoal da Castro Auto Peças e da Power Parts Auto Peças e ambos estão aguardando chegar, mas.... sem previsão.
O problema com a Kia é o preço :oops: , praticamente o dobro :discordo: .
Pretendo continuar a perigrinação....
Amostardeiro
24/03/2006, 14:38
Comenale
Aqui, eu encontrei o jogo por R$ 90,00 , se não me engano existem pastilhas nacionais para os modelos 98 em diante.
Tenta em lojas e oficinas especializadas em freios eles devem ter; caso seja do teu interresse posso conseguir o fone da auto peças daqui.
Abraço
Fernando Costa
24/03/2006, 15:29
Realmente está difícil de achar. Já falei com o pessoal da Castro Auto Peças e da Power Parts Auto Peças e ambos estão aguardando chegar, mas.... sem previsão.
Comenale,
Na autorizada daqui custa R$ 96,00 e ainda dão 10% à vista!!! Acho que a Kia daí está querendo meter a mão :parede: Mesmo em grandes lojas de autopeças daqui é fácil achar, e por R$ 100,00, tendo várias em estoque. Se aqui em Fortal tem, imagine em São Paulo... Procure mais :concordo:
Abraço.
Fernando Costa
24/03/2006, 15:41
Pessoal,
Aqui estão as fotos com o resultado final do "upgrade" da Sportage. Ontem coloquei os calços na dianteira, e posso dizer que o resultado ficou show de bola :dance: Parece que fui para a oficina com um carro e saí com outro eheheheh! :D
Fernando Costa
24/03/2006, 16:01
Apenas uma retificação,
A colocação de um calço na dianteira eleva a altura da Sportage mais do que a simples altura do calço, efeito gerado pela geometria da suspensão. No meu caso, calços de 3cm elevaram a frente em 5cm reais. Desta forma, os ganhos de altura, medidos da aba inferior do para-lamas ao chão foram:
Dianteira: 2,25cm (pneus 235/75 R15) + 5,00cm (calços 3cm) = +5,25cm
Traseira: 2,25cm (pneus 235/75 R15) + 9,00cm (mola diant. ômega 4cc) = +11,25cm
Ficou bom, não penso mais em diminuir a traseira em 3cm, fica como está. :concordo:
Fernando Costa
24/03/2006, 16:18
Quanto aos calços, não usei os de nylon Tecnil; mandei confeccionar uns de borracha lonada resistente, os mesmos usados em suspensão de ônibus e caminhões, custo R$ 45,00 o par... Seria muito fácil tornear uns de Tecnil, achei um torneiro que os faz a R$ 100,00 o par, mas penso que embora resistentes, são muito duros. A borracha lonada cede alguma coisa, acho que não mais que 10% da altura original (fiz com 33mm), e depois não cede mais, além do que tal borracha, sob pressão, amolda-se assumindo a forma da peça contra a qual é pressionada, o que, penso, garante melhor apoio sobre o prato da mola. Se não servir, troco pelos de Tecnil.
O único porém é que calços de borracha não suportam óleos, mas para mim não há problema, nunca lubrifico o carro por baixo, apenas lavo com jato de lata pressão toda vez que uso o carro fora-de-estrada.
Fernando Costa
24/03/2006, 16:24
Apenas uma retificação,
Dianteira: 2,25cm (pneus 235/75 R15) + 5,00cm (calços 3cm) = +5,25cm
Errei na conta, é 7,25cm.
Cervelin
24/03/2006, 19:10
Pessoal,
Estou com dificuldade em encontrar a Pastilha de Freio.
Alguém sabe me indicar algum lugar que tenha? :cry:
Comenale,
Boas !
Comprei minhas pastilhas de freio semana retrasada no Koga, Pq São Lucas/SP... paguei cerca de R$ 50,00 ....
Abraços,
Cervelin
bioranieri
24/03/2006, 20:23
Pessoal,
Estou com dificuldade em encontrar a Pastilha de Freio.
Alguém sabe me indicar algum lugar que tenha? :cry:
Comenale,
Boas !
Comprei minhas pastilhas de freio semana retrasada no Koga, Pq São Lucas/SP... paguei cerca de R$ 50,00 ....
Abraços,
CervelinPessoal,
Alguem sabe que parachoque de impulsao cabe no sportage 99?
Comenale
Se te interessar: Fortrac em Piracicaba. Mandam por SEDEX em 24 hs e sem custo adicional, e quase tudo que precisei foi mais barato ou igual ao paralelo. É uma concessionária Kia/New Holland.
Fone (19) 3417-9999
mail: pecas@fortrac.com.br
Fale com o Marcos (gente boa)
T +
CZ
Quanto aos calços, não usei os de nylon Tecnil; mandei confeccionar uns de borracha lonada resistente, os mesmos usados em suspensão de ônibus e caminhões, custo R$ 45,00 o par... Seria muito fácil tornear uns de Tecnil, achei um torneiro que os faz a R$ 100,00 o par, mas penso que embora resistentes, são muito duros. A borracha lonada cede alguma coisa, acho que não mais que 10% da altura original (fiz com 33mm), e depois não cede mais, além do que tal borracha, sob pressão, amolda-se assumindo a forma da peça contra a qual é pressionada, o que, penso, garante melhor apoio sobre o prato da mola. Se não servir, troco pelos de Tecnil.
O único porém é que calços de borracha não suportam óleos, mas para mim não há problema, nunca lubrifico o carro por baixo, apenas lavo com jato de lata pressão toda vez que uso o carro fora-de-estrada.
Fernando
Caso resolva trocar os calços, também acho que nylon não rola, mas tente fazer calços de poliuretano (plastiprene), são bons de se usinar e você pode escolher a dureza mais conveniente para seu caso. Trabalho muito com esses materiais e são muito resistentes e amortecem mesmo não deixando passar vibrações. A dureza é especificada pela cor do material. Bem talvez vc já saiba isso, mas é só pra opinar!!
[ ]'s
CZ.
comenale
24/03/2006, 23:02
Acabei encontrando as pastilhas na concessionária Kivel, na Freguesia do Ó e vejam só, pela bagatela de R$ 70,00.
Mas fiquei impressionado com a disparidade de preços entre concessionárias. Chegaram a me pedir R$ 189,00 na Divel :discordo: .
Fernando, parabens pelas alterações, ficou "10" :palmas:
Fernando Costa
24/03/2006, 23:31
Fernando
Caso resolva trocar os calços, também acho que nylon não rola, mas tente fazer calços de poliuretano (plastiprene), são bons de se usinar e você pode escolher a dureza mais conveniente para seu caso. Trabalho muito com esses materiais e são muito resistentes e amortecem mesmo não deixando passar vibrações. A dureza é especificada pela cor do material. Bem talvez vc já saiba isso, mas é só pra opinar!!
[ ]'s
CZ.
Zanotto,
Meu conhecimento sobre o poliuretano é superficial, ontem vi no torneiro um bloco de cor laranja pronto para tornear e achei interessante.
Vc. poderia especificar as cores e respectivas densidades? Acho que o mais utilizado para calços é o de densidade 90, estou certo?
Vai ser muito útil se precisar trocar os calços. Só é um pouco caro (aqui R$ 150,00 o par) ,mas é um material excelente, bem mais adequado que o Tecnil.
Abraço.
Amostardeiro
25/03/2006, 14:12
Fernando
Apesar de não parecer o Nylon tecnil tem uma certa flexibilidade, concordo com o Zanötto a melhor opção é o Poliuretano, só que é mais caro; se deres uma olhada por aí tem gente que usa calço de aço, deve fazer barulho, etc , mas funciona, já que fica preso pela suspensão.
Olha a foto do calço de aço.
Abraço
Amostardeiro
25/03/2006, 14:21
Pessoal
Sobre os calços de aço , se não me engano são de uma Explorer gringa, achei na web quando procurava uma maneira boa e barata para levantar a antiga 97.
Abraço
Cesar Boschetti
25/03/2006, 16:49
Boa tarde pessoal,
Acabo de receber a mensagem abaixo. Acho que logo logo nosso grupo estará de casa nova e com melhor visibilidade. Isso vai facilitar a entrada de novos membros e portanto ampliar a troca de informações e dicas.
Boa noite Giovani e Nero,
Por acaso a equipe de 4x4Brasil desistiu de colocar o grupo do Sportage junto do grupo SUV com descrição explícita após o Cherokee?
fiquei curioso, pois me pareceu que estava tudo certo?
Obrigado pela atenção e me perdoem pela insistência.
César,
Já está tudo certo sim, só estamos aguardando os administradores providênciarem a mudança pois infelizmente, nós moderadores, não temos acesso pra fazer isso.
[]'s...
Amostardeiro
25/03/2006, 20:57
César
Ótimo assim teremos mais visibilidade para as nossas viaturas, com certeza teremos várias adesões.
Estou anexando umas fotos de uma Sportage gringa com a suspensão completamente modificada, vejam que nos apenas fazemos pequenas modificações em nossas viaturas.
Abraço
César
Ótimo assim teremos mais visibilidade para as nossas viaturas, com certeza teremos várias adesões.
Estou anexando umas fotos de uma Sportage gringa com a suspensão completamente modificada, vejam que nos apenas fazemos pequenas modificações em nossas viaturas.
Abraço
Amostardeiro, as daqui do forum estão show :palmas: , mas essa daí é o que há hein?! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Sabe o porquê da fixação mais próximo ao centro da carrroceria?
[ ]"s t+
CZ
Fernando Costa
26/03/2006, 00:51
Amostardeiro,
No mundo 4x4 o limite é a vontade do aficcionado e sua conta bancária :D :D Querendo, como na Sportage da foto, dá para fazer até rock crawling... :palmas: reparem como o grinco mexeu na suspensão mas manteve o eixo original, sinal de que ele aguenta o tranco, eheheheh... :concordo:
Quanto aos calços de aço, nunca tinha visto algo tão robusto!! Só imagino o tamanho da pancada quando bater naquele batente de baixo :D
Cesar Boschetti
26/03/2006, 10:12
Bom dia pessoal,
Sem dúvida, as modificações que fazem por ai no Sportage é uma prova de sua robustez.
Vejam só o modelo da foto1. Acho que esse não veio para o Brasil.
Agora, não sei não! Mas na foto3 eu acho que o cara abusou. Eu acho que ele tá enroscado!
Será que ele conseguiu passar a frente ou será que ele tentou entrar no buraco de ré? Ou caiu na marcha ré?
O que vocês acham?
Amostardeiro
26/03/2006, 10:15
César
Abraço
Amostardeiro, as daqui do forum estão show :palmas: , mas essa daí é o que há hein?! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Sabe o porquê da fixação mais próximo ao centro da carrroceria?
Pessoal
Certamente deve ter aumentado o curso da suspensão em vários cm.
Já tinha visto algo parecido em uma de competição do pessoal da Sun Motors de Porto Alegre, era diferente a posição dos amortecedores, mas a função a mesma.
Fernando
Quando vi primeira Sportage alta em Porto Alegre, foi amor a primeira vista, falei com o dono e descobri que ele tinha trocado as molas e amortecedores, o custo na epóca era em torno de4 R$ 900,00, por isso decidi pelos calços muito mais em conta.
Uma pergunta para todos alguém lembra em que ano o Cacá Clausset foi campeão dos sertões com uma Sportage gasolina???
Abraço
[ ]"s t+
CZ
Amostardeiro
26/03/2006, 10:34
César
A última foto é da mesma Sportage das fotos que postei.
Abraço
Cesar Boschetti
26/03/2006, 12:59
César
A última foto é da mesma Sportage das fotos que postei.
Abraço
Amostardeiro,
Acho que não. Veja as rodas e os acabamentos dos para-lamas. São diferentes.
Pessoal alguem já tentou melhorar a performance do turbo-diesel?
Aumentar a pressão do turbo ou outra ocisa assim ?
Sds
Amostardeiro
26/03/2006, 17:15
César
Tenho certeza pois tirei as fotos do grupo yahoo "extreme sportages", onde na sequencia tem a mesma foto que tu postaste.
Bianor
Nunca tentei, nem pensei, estou satisfeito com a performance da minha TDI.
Abraço
Cervelin
26/03/2006, 19:12
Olá Pessoal !
Saudações.
Essa semana, ao abastecer minha Sportage TD, o frentista completou o tanque com gasolina ( é o único posto que conheço que tem bomba geminada gasolina e diesel ). Por sorte percebi antes de ligar o carro ( pelo preço ). Daí, esgotamos o tanque.
Agora pergunto aos Srs. : Só esgotar o tanque e dar aquela ' lavadinha básica', colocando um pouco de diesel e esgotando novamente é suficiente ? e se eu tivesse ligado o carro e saído com ele o que poderia acontecer ? qual seria o efeito da gasolina no motor à diesel ?
Obrigado,
Cervelin
Amostardeiro
26/03/2006, 21:17
Cervelin
Não é bom nem pensar no que aconteceria, muito provavelmente terias que juntar os pedaços do motor pelo chão, o ciclo Diesel é diferente do Otto, gasolina, e, esta com a taxa de compressão do motor Diesel explodiria, literalmente, portanto foi muito bom teres notado a tempo e limpado o tanque.
Agora, por incrível que pareça, eu já vi vários postos com as bombas de diesel e gasolina geminadas.
Abraço
Cesar Boschetti
27/03/2006, 09:13
Bom dia Pessoal,
Hoje de manhã ao sair com o carro notei um ruido estranho ao esterçar para a direita acima de 50km/h.
Passei na oficina que conheço e que já me trocou a correia dentada. O mecânico me disse que era o rolamento. Disse que devido ao sistema de tração pode entrar água no rolamento. As vezes só a desmontagem e engraxe resolve o problema, mas precisa desmontar para ver. Se precisar trocar ele me disse que o original é cerca de R$ 280,00 cada um (são 2 por roda), mas ele consegue no mercado paralelo por R$ 120,00 cada. Precisa desmontar e levar o rolamento para medir e comprar um igual, pois segundo ele a Kia apaga a numeração do rolamento.
Alguém já precisou fazer essa manutenção e confirma esses dados?
Abraços,
Amostardeiro
27/03/2006, 10:32
César
Se não mudou na 98/99, um dos rolamentos é o da ponta de eixo da Toyota Bandeirantes e, outro do eixo traseiro do Omega, quando troquei da 97 me custaram, os dois, algo em torno de R$ 180,00 , além deles deves trocar o retentor, é de linha da Sabó, não é caro.
Procurando em auto peças ou casas de rolamentos tu encontra todas as peças, acho que até mais barato do que paguei.
O ideal é desmontar e verificar para ter certeza.
Abraço
Oi galera, finalmente comprei minha sportage TD 00/01, diga-se de passagem que adiquiri-a graças a este forum. Ela está muito inteira,era utilizada por um coroa só no asfalto. Ela esta com pneus 0Km, mas são 205 70 15! Me informou que colocou-os por serem mais macios que os originais. Vale a informação que o carro durante a semana é utilizado por minha esposa e tirei dela um scenic automatico!!!( vamos ver se ela me ama mesmo,rsrsr) Minha intenção é utiliza-la na cidade e nos finais de semana poder andar em estradas de terra e em areia ( cabo frio). Quando vcs colocam estes pneus 225 70 15, o carro endurece muito?
será que consigo andar na areia com ele com os pneus que estão nele? em relação ao freio trazeiro será que entra areia? soube que é um item caro.
desculpem-me o excesso de perguntas,mas não tenho a que faze-las
Obrigado
Panzer.
Amostardeiro
27/03/2006, 11:34
Cervelin
Não é bom nem pensar no que aconteceria, muito provavelmente terias que juntar os pedaços do motor pelo chão, o ciclo Diesel é diferente do Otto, gasolina, e, esta com a taxa de compressão do motor Diesel explodiria, literalmente, portanto foi muito bom teres notado a tempo e limpado o tanque.
Agora, por incrível que pareça, eu já vi vários postos com as bombas de diesel e gasolina geminadas.
Abraço
Acho que exagerei :oops: um pouco nas consequencias de ligar o motor com gasolina, mas de qualquer modo ia fazer um estrago no teu motor.
Abraço
Fernando Costa
27/03/2006, 11:37
Panzer,
Parabéns pela aquisição. Minha esposa gosta tanto da Sportage que nem quer mais saber do nosso outro carro, um santana com GNV, o qual ela adorava.
Quanto à areia, aos pneus 205 faltam um pouco de flutuação, o que pode ser resolvido baixando a pressão toda vez que for enfrentar trechos de areia fofa. Utilize 18-20 libras, recalibrando quando voltar para estrada, sem passar de 80 Km/h antes disso. Se vc. pretende enfrentar areias com frequencia, seria melhor pensar num 225/75 ou até 235/75.
Em areia fofa, use sempre a reduzida, geralmente é melhor sair de 2a. reduzida, mas se for muito fofa a areia agarra o carro mesmo, saia de 1a. reduzida. Procure subir para 3a. e até 4a. reduzida, rotação 2500 - 2800 rpm. Caso dê para entrar uma 5a. reduzida, e o terreno seja uniforme, já dá para usar 4x4 high.
Quanto ao freio traseiro, no meu nunca entrou areia, o mais comum é entrar lama em trechos alagados.
Abraço.
Amostardeiro
27/03/2006, 11:42
Oi galera, finalmente comprei minha sportage TD 00/01, diga-se de passagem que adiquiri-a graças a este forum. Ela está muito inteira,era utilizada por um coroa só no asfalto. Ela esta com pneus 0Km, mas são 205 70 15! Me informou que colocou-os por serem mais macios que os originais. Vale a informação que o carro durante a semana é utilizado por minha esposa e tirei dela um scenic automatico!!!( vamos ver se ela me ama mesmo,rsrsr) Minha intenção é utiliza-la na cidade e nos finais de semana poder andar em estradas de terra e em areia ( cabo frio). Quando vcs colocam estes pneus 225 70 15, o carro endurece muito?
será que consigo andar na areia com ele com os pneus que estão nele? em relação ao freio trazeiro será que entra areia? soube que é um item caro.
desculpem-me o excesso de perguntas,mas não tenho a que faze-las
Obrigado
Panzer.
Panzer
Os pneus 205x75/15, em geral não tem um desenho muito agressivo,por isso mesmo vão +- bem na areia, já que não cavam muito, o ideal para areia é um pneu largo e "liso", lembra dos Dune Bugy, outra coisa diminuir a pressão do pneu melhora muito o desempenho na areia.
Por último, se fores trocar os pneus coloca um um pouco mais alto, 215 ou 225 x 75/15, qualquer aumento de altura do solo é bom no uso off-road.
Abraço
Cervelin
27/03/2006, 17:22
Cervelin
Abraço
Acho que exagerei um pouco nas consequencias de ligar o motor com gasolina, mas de qualquer modo ia fazer um estrago no teu motor.
Abraço
Vc me colocou em pânico... rs
Mas valeu pela dica...
Depois desse susto, tal fato não se repetirá...
Abraço,
Cervelin
[quote=Amostardeiro]César
Fernando
Quando vi primeira Sportage alta em Porto Alegre, foi amor a primeira vista, falei com o dono e descobri que ele tinha trocado as molas e amortecedores, o custo na epóca era em torno de4 R$ 900,00, por isso decidi pelos calços muito mais em conta.
Uma pergunta para todos alguém lembra em que ano o Cacá Clausset foi campeão dos sertões com uma Sportage gasolina???
Abraço
Sr's, o Clausset foi campeão em 1999 na categoria Marathon (veículos originais/sem preparação), foi qdo o Fadigatti e o Varella ficaram em 2º na geral. Bons tempos em que a Kia bancava legal!
Aquelas fotos feias que postei são da Sportage deles.
[]'s a todos.
CZ
[ ]"s t+
CZ
Obrigado ,antonio e fernando pelas dicas! Meu filho (4 anos) está "doido" para andar na areia e não posso "pagar mico"!!
Mas em relação ao conforto e estabilidade no asfalto, muda muito usar um 225 70 15,por exemplo?
abraço
Panzer.
Fernando
[ ]'s
CZ.
Zanotto,
Meu conhecimento sobre o poliuretano é superficial, ontem vi no torneiro um bloco de cor laranja pronto para tornear e achei interessante.
Vc. poderia especificar as cores e respectivas densidades? Acho que o mais utilizado para calços é o de densidade 90, estou certo?
Vai ser muito útil se precisar trocar os calços. Só é um pouco caro (aqui R$ 150,00 o par) ,mas é um material excelente, bem mais adequado que o Tecnil.
Abraço.
Ô Fernando, desculpe a demora, mas não consegui juntar dados teóricos sobre o plastiprene. A escala de dureza é SHORE, porém não sei te dizer certo qual é a de cada cor. Mas o verde (mais duro que o laranja), vai dar certo e ser bem resistente. Quanto ao preço, deve ficar caro a usinagem. Faça o seguinte: procure um diametro bruto bem próximo (o mais possível) da medida do prato da mola e peça para o revendedor fatiar na espessura desejada (aqui eles fazem isso), daí é só marcar a furação e faze-la na bancada. Acredito que o preço deve cair pela metade.
[ ]'s do Magaiver :lol: :lol: :lol:
Té +
Cesar Boschetti
27/03/2006, 19:53
Boa noite pessoal
Só para descontrair um pouco, ai vão algumas dicas para uma trilha bem sucedida...... :lol: :dance:
Amostardeiro
27/03/2006, 21:58
Obrigado ,antonio e fernando pelas dicas! Meu filho (4 anos) está "doido" para andar na areia e não posso "pagar mico"!!
Mas em relação ao conforto e estabilidade no asfalto, muda muito usar um 225 70 15,por exemplo?
abraço
Panzer.
Panzer
Quando comprei a 97 ela veio com pneus 225x 70/15 da Yokohama, aliás muito bons na areia e lama, comparando com a atual que está com 205x 75/15 da Goodyear, não vejo diferença no aspecto conforto, mesmo com os 215x 75/ 15 FSR da Firestone que usei na 97 não houve alteração.
Abraço
Amostardeiro
27/03/2006, 22:26
Panzer
Micão :oops:,paguei eu por causa das malditas rodas livres automáticas originais, quando funcionam são +-, estava em SC entre a praia da Pinheira e a Ponta do Papagaio ao atravessar um trecho de uns 20 m de areia fofa a tração dianteira virou uma catraca, estavamos eu, minha esposa e, meu filho, então com 4 anos, até hoje a minha mulher brinca que até o Classe A dela passava por ali e a minha 4x4 ficou :parede: .
Tudo isso é para te alertar cuidado com as rodas livres originais.
Abraço e boa sorte na areia.
Por falar em catraca, ontem resolvi testar a L4 na subida da minha garagem, quando cheguei lá em cima, parecia que o carro estava com o freio de mão puxado!! depois tive dificuldade de desengrenar a 4x4 ( apagar a luz verde). depois percebi que quando andando reto minimisava este efeito "travado", vcs reconhecem este comportamento? Para evitar este transtorno que vc passou em SC estou fazendo estes testes.
O que me preocupa é que o antigo dono não usava a 4x4 e ñ sei se isto pode ter prejudicado.
alguma dica?
abs
Panzer.
Fernando Costa
28/03/2006, 09:28
Por falar em catraca, ontem resolvi testar a L4 na subida da minha garagem, quando cheguei lá em cima, parecia que o carro estava com o freio de mão puxado!! depois tive dificuldade de desengrenar a 4x4 ( apagar a luz verde). depois percebi que quando andando reto minimisava este efeito "travado", vcs reconhecem este comportamento? Para evitar este transtorno que vc passou em SC estou fazendo estes testes.
O que me preocupa é que o antigo dono não usava a 4x4 e ñ sei se isto pode ter prejudicado.
alguma dica?
abs
Panzer.
Panzer,
A tração da Sportage é comandada por alavanca, desta forma não há como ficar engatada se a posição é 2H. Acontece algumas vezes, depois de desengatar a tração, da luz verde indicadora do painel ficar ligada, mas basta deslocar-se um pouco para a frente que ela apaga.
A tração 4x4 não deve ser utilizada em pisos duros e aderentes, que não permitam alguma possibilidade de escorregamento. A Sport não possui diferencial central como as Land Rover e Niva, pois sua tração é part-time, e não integral como naquelas. A caixa de transferência divide o torque entre eixos dianteiro e traseiro a 50% - 50%, o que em curvas poderá causar dificuldades, devido à diferença de solicitação dos dois eixos.
Penso que a primeira utilização da 4x4 seja em estradas de terra batida e até em pistas escorregadias, como em dias de chuva. Fora disso, força-se o sistema desnecessariamente. Quanto à utilização, recomenda-se usar a 4x4H e 4x4L ao menos uma vez por mês.
Quanto à roda-livre, garantida mesmo só a da AVM, nunca te dixa na mão.
Abraço.
Cesar Boschetti
28/03/2006, 09:28
Olá Panzer,
Se voce estava com a alavanca em 4L você estava em reduzida e isso reduz a velocidade do carro pela metade dobrando sua força. A tração 4x4 normal é 4H.
Quanto às rodas livres originais, um dos problemas frequentes é o sistema de acionamento a vácuo. Qualquer pequena fuga no sistema de mangueiras, o sistema não engrena. Além disso, realmente se as rodas livres não forem usadas durante muito tempo (muitos meses inativas) podem também travar.
Foi o que houve comigo. Troquei pelas rodas AVM manuais, modelo 460, que são muito mais resistentes e confiáveis.
Acho que quando se compra um Sportage usado e se passa por esse problema com a roda livre é até um bom sinal. Significa que o carro passou sua vida longe das trilhas, rodando basicamente no asfalto e, portanto, na média, se acha melhor conservado.
comenale
28/03/2006, 20:01
Panzer,
Só prá completar a informação dos colegas:
- Para você engatar ou desengatar a tração 4X4h não é necessário pisar na embreagem ou estar com o carro parado (contanto que não esteja acima de 60 km/h). O engate e o desengate deve ser tranquilo.
- Já para engatar a tração REDUZIDA (4X4L) é justamente o contrário, carro parado e pisar na embreagem.
E, ainda, há a posição "N" na alavanca, ou seja, sem qualquer tração, as 4 rodas totalmente livres.
Olá pessoal, tive uns dias não muito agradáveis.
Estava realizando uma campanha de campo, entre PI, BA, MG, RN e PE, quando tive problemas com a roda livre, vocês sabem que ela não estava desacionando, é isto mesmo, o problema é que não queria ficar livre.
Quando andava fazia um puta dum barulho e trancava as rodas, achei que agora fudeu tudo, diferencial, caixa, tudo.
Parei um posto com rampa e observei que o eixo cardã dianteiro estava rodando, mesmo na posição 2L.
Lembrei que o acionamento é a vácuo, então desconectei as mangueiras das rodas, show, pé na estrada, chegando em Vitória-ES, fui até a autorizada e fiquei sabendo que atrás da bateria tem um solenoide que quando aciona a alavanca para 4x4 ela ativa a passagem do ar (vácuo).
O melhor de tudo foi que não teve nem um defeito na catraca das rodas.
Revisem este solenóide, pois a minha tá com 250.000 KM e foi estourar agora.
O sistema a vácuo é o mesmo das Pajero, L200 e toyota hilux, é super eficiente, mas tem que tomar atenção na manutenção.
Amostardeiro
29/03/2006, 19:29
Bica
Com certeza o sistema a vácuo é mais confiável do que o automático :parede: , quanto a solenoide as vezes encrenca e aciona sózinha, outra coisa que pode acontecer é o entupimento do sistema.
Não sei se sabes, mas a Cherokee Sport, que é 4x4 part time, tem um sistema parecido no eixo dianteiro e é considerada um JEEP :palmas: .
Abraço
bioranieri
29/03/2006, 20:18
Galera,
Novo Sportage no grupo... finalmente comprei o meu:
Sportage 99 - 70 mil Km - Único dono - Todas as revisões feitas na KIA.
Agora é jogar na lama!!!
Vou precisar apenas comprar 2 pneus 225/75 r 15... ninguem quer vender não?
Abs, Fabio.
Tenho um Sportage 98 nunca foi na terra e estou querendo colocá-lo na trilha. O que devo mudar nele para melhorá-lo?
sportagecbp, Cara gostei de seu comentário. Me dê algumas dicas, pois tenho uma 98 que só andou no asfalto e quero colocá-la na lama.
rossetto13, Caro amigo, a minha tambem parecia uma escola de samba na roda dianteira esquerda e o defeito é que os calços da pastilhas de freio desgastaram e elas ficam bambas, tanto que ao freiar o barulho pára. è so colocar novos calços(são umas chapinhas nas partes superiores e inferiores das pastilhas)
grmoraes
29/03/2006, 22:34
boa noite galera, sou novo no pedaço, comprei minha sportage ano 2001, com 48.000km estou satisfeito com ela, faço média de 11 a 12km/l na cidade, estou contente.
Fico feliz de ter um meio de contato com outros proprietários e apaixonados por este veículo, tenho muito o que aprender com vocês, com certeza tenho muitas dúvidas pra discutir, e vou precisar dos conselhos e dicas dos senhores colegas.
Sou de cuiabá, onde a temperatura média chega a 38ºC, fiquei sabendo que a falta de cuidado pode causar um estrago no bolso, caso o cabeçote venha a quebrar, ouvi dizer em torno de 6mil, alguém tem alguma dica para se ter mais cuidado, até por sinal uma peça no ventilador do radiador foi retirada esta direto a ventilação, a chamada embreagem viscosa, é certo ficar sem...
Um grande abraço a todos e um prazer fazer parte desta turma.
Gilson Roberto - Cuiabá-MT
comenale, A minha o vidro subia com dificuldade a ponto do motor não aguentar. Levei num cara que me cobrou R100,00 e ficou a mesma merda. Decidi eu mesmo consertar e achei o problema. As borrachas interna e externas que vedam as bases dos vidros, para não entrar água na porta ressecam e acumulam sujeira agarrando o vidro. Basta limpá-las e entortar um pouquinho o supote das mesmas. Os vidros funcionam que é uma beleza.
MarcSport
29/03/2006, 22:56
grmoraes
Intalei um reservatório de água junto ao radiador e vedei a tampa original. Agora é fácil ver se a água está baixando e tenho mais alguns litros para refrigerar o motor. Coloquei no local onde ficava o reservatório de água para lavagem do parabrisa e este foi colocado próximo ao filtro de ar.
Verifique também o sensor de temperatura que costuma apresentar problema
grmoraes
30/03/2006, 09:24
caro marc sport,
fico agradecido da dica e com certeza vou analisar, no entanto há um reservatório de liquido de arrefecimento ao lado do radiador, onde faço complementação de líquido a base de radcool, de cor azul.
não tem vazamento em mangueiras e sempre verifico o nível, por enquanto esta ok.
comentei da embreagem viscosa que é acoplada no ventilador no meu carro não está, ficando o sistema de ventilação direto com o funcionamento do motor.
Dizem que neste caso ajuda a manter uma temperatura mais baixa do motor, porque na minha região a temperatura externa varia entre 40 e 38ºC.
Obrigado, pela dica.
Gilson Roberto
Fernando Costa
30/03/2006, 18:32
boa noite galera, sou novo no pedaço, comprei minha sportage ano 2001, com 48.000km estou satisfeito com ela, faço média de 11 a 12km/l na cidade, estou contente.
Fico feliz de ter um meio de contato com outros proprietários e apaixonados por este veículo, tenho muito o que aprender com vocês, com certeza tenho muitas dúvidas pra discutir, e vou precisar dos conselhos e dicas dos senhores colegas.
Sou de cuiabá, onde a temperatura média chega a 38ºC, fiquei sabendo que a falta de cuidado pode causar um estrago no bolso, caso o cabeçote venha a quebrar, ouvi dizer em torno de 6mil, alguém tem alguma dica para se ter mais cuidado, até por sinal uma peça no ventilador do radiador foi retirada esta direto a ventilação, a chamada embreagem viscosa, é certo ficar sem...
Um grande abraço a todos e um prazer fazer parte desta turma.
Gilson Roberto - Cuiabá-MT
Gilson,
Se o seu carro tem mesmo 48.000Km, então vc. tem até os 60.000Km para trocar a correia dentada e o rolamento tensor. Fazendo isso, e usando no sistema de arrefecimento líquido composto por aditivo (à base de etilenoglicol + anticorrosivo) e água destilada, proporção 40%-60%, vc. terá mais uns 60.000Km de tranquilidade :concordo:
Quanto ao acoplamento viscoso, não saia de casa sem ele por muito tempo. :D Ligado direto não é a mesma coisa, o motor tem uma faixa ideal de temperatura de trabalho, abaixo disso aumentam os desgastes.
Até mais.
Fernando Costa
30/03/2006, 18:41
Gr moraes,
A propósito, a embreagem viscosa foi retirada com 48.000Km?? É esquisito, em geral aguenta mais de 70.000Km... Seria bom mandar olhar o estado da correia dentada urgente, muitas vezes não se pode confiar na kilometragem mostrada no odômetro se o carro é comprado usado... não me interprete mal, é só uma possibilidade...
Abraço.
Amostardeiro
30/03/2006, 21:58
Gilson
Dá uma geral na viatura pra dormir descansado, a minha tinha 55.000 km rodados quando comprei, mas posso te garantir que na real era no minimo 110.000 km.
Abraço
Fernando Costa
30/03/2006, 23:23
Amostardeiro,
Aqui em Fortal mudar a marcação do odômetro já virou moda entre as revendas de carros desonestas :evil: Mesmo o painel digital é facílimo de ser alterado, alguns chaveiros têm equipamento para o "serviço", o cara chega com o carro com 150.000Km e sai com 50.000Km na hora... :parede:
Como a Sportage é carro grande e tem bom acabamento, é difícil de perceber, só mesmo olhando a quilometragem de revisões no manual (dá para estimar a média real de km anual) ou observando o estado geral do carro.
O problema fica por conta da troca da correia dentada, a ser feita a cada 60.000Km no máximo. Imagina pegar um carro com 120.000Km com a correia original, pensando que tem 40.000... se partir as válvulas vão para o espaço e haja prejuízo (maior ainda se o motor for diesel). Alguém aqui do tópico falou que a dele partiu com 95.000Km, mas parece que a culpa foi do rolamento...
Fica o alerta aos novos donos de Sportage: comprou um usado, troque correia dentada e rolamento tensor.
Maverickturbo
30/03/2006, 23:56
Agora uma duvida, estou pensando em envenenar um pouco o motor da sportage, ja tenho filtro de ar esportivo da K&N, escapamento menos restritivo, queria saber quais outras coisas poderia fazer antes de patir pra uma preparação turbo, pretendo manter ela aspirada. Estou pensando em mandar trabalhar a borboleta, quem sabe taxar mais o motor (taxa original 9,2), talvez mandar fazer um chip; mas ñ sei se vai adiantar muita coisa.
grmoraes
31/03/2006, 00:07
Caro Amostardeiro,
Valeu pela orientação e dica, obrigado mas acredito que estou tranquilo, o arrefecimento não esta baixando, não tem vazemento de óleo no motor, apesar dele vibrar um pouco deve ser normal.
Só troco filtros e óleos e é claro abasteço diesel, só para seu conhecimento aqui em cuiabá o diesel é R$2,01 e a gasolina é R$3,06
É MOLE!!!
Um abraço e valeu, estou na turma.....
grmoraes
31/03/2006, 00:15
Caro Fernando Costa,
Claro que não vou lhe interpretar mal, toda dica e comentários serve com alerta, basta conhecê-los um pouco e tomar providencias, fiz sim uma revisão nas correias, agora a viatura esta com 63.600km, faz média em todo abastecimento, sempre consigo 11 a 12km/litro.
Estou satisfeito, e agora mais ainda com esta meio de contato, com os apaixonados pela SPORTAGE, fico mais convencido de que o investimento foi bom, e o retorno esta sendo satisfatório.
Uso minha viatura para o trabalho e passeios, ainda ela não viu a lama nas minhas mãos, porém não sou o primeiro dono, porém vou me aventurar quaquer dia desses.
Obrigado pelo recado, e com certeza vou fazer algumas modificações nela, pois tem alguns colegas no forum que me incentiva e fico maravilhado com tanta criatividade e paixão.
Um abraço.
Gilson
grmoraes
31/03/2006, 00:19
Boa noite pessoal,
Estou lendo todas as paginas já registradas, e estou copiando todas as dicas dos colegas, estou montando um relatório geral, claro pra mim, pois quando for a um mecânico terei argumentos e fotos.
Ainda vou conhecer a galera toda, e trocar muitas idéias.
Um abraço e boa noite....
Gilson
Maverickturbo
31/03/2006, 00:47
grmoraes,
cara a gasolina por ai, aki em SP, nos postos que eu abasteço, a gasolina adivitava da BR da uns 2,60 e a gasolina adivitada da shell 2,70. Qualquer duvida so perguntar.
comenale
31/03/2006, 07:48
Pessoal,
Como todos estamos acompanhando o desenvolvimento de nosso tópico (que a cada dia que passa ganha mais participantes e abordagens bastante variados), creio que seria interessante se todos dessem sua opinião/sugestão sobre a nova estrutura a ser modificada pelos Administradores. Assim o processo de desmembramento do tópico ganha mais consistência.
grmoraes,
Que coisa absurda esse valor do diesel e gasolina por aí :twisted:
Aki em SP abasteço sempre nos postos BR com diesel aditivado e pago $ 1,84/l.
É uma diferença respeitável! :oops:
grmoraes
31/03/2006, 10:04
Bom dia Comenale,
aqui no mato grosso o combustível além de ser ruím, é caro, vc precisa saber o custo no interior norte do estado, chega a custar R$3,25 a gasolina!!!
No meu carro tento abastecer no local mais barato, porém correndo o risco, nestes dias tive que fazer a drenagem do filtro de combustível, acusou água no sistema e ascendeu uma lampada no painel.
Tem um posto na cidade que é confiável, o do Makro, o restante é uma caixa de surpresa.
Pessoal, sobre a porta traseira do Sportage Curto, a minha bate muito, parece que não foi fechada corretamente, já andei com o carro sem o estepe no suporte e o barulho parou, acredito que seja a vibração do suporte empurrando a porta, alguém tem uma sugestão pra dar.....???