Conectar

Ver Versão Completa : Sportage...

Páginas : 1 [2] 3

Maverickturbo
10/01/2006, 15:38
jlguimarães,
Vc tem o numero ou email da concessionaria de Goiana?

Hélio
11/01/2006, 08:11
Alguém daqui estava no Poli em São Bernardo, ontém :?:

Com uma Sportage Azul com detalhes em marrom barrinho :mrgreen:

[]'s 8)

spinelli
11/01/2006, 10:23
pessoal sou novo por aqui e gostaria de uma ajuda de vcs, estava interessado em comprar uma sportage mais estou com uma duvida qual escolher para trilhas de medias a mais, e para uso na cidade, estava pensando numa sportage,interessei tb na cherokee o que vcs me falam?

obrigado pela atenção

Eduardo Marques
12/01/2006, 19:19
Pessoal, resgatando um pouco um assunto que rolou aqui no fórum, mas que não ficou muito esclarecido. Alguém pode me confirmar se os bicos injetores do Astra 2.0 16 servem para substituir oas da Sportage 97 Gasolina? Tenho que trocar dois bicos (VERDE) e custam na autorizada, nada mais nada menos que R$ 600,00 cada um. Já os do Astra custam R$ 90,00 cada. Alguém sabe se funcionam bem mesmo?

Forte abraço,

Assero
19/01/2006, 20:09
Maverickturbo.
Eu estou com as lampadas azuis erkkooo!! vou colocar as brancas pra ver se melhoram obrigado pela dica.
Maverickturbo seus amortecedores dianteiros são os originais?
Zanotto tenho gas na viatura 16m3 e estou utilizando molas traseira da suprema 2.2 a altura ficou legal e não ficou dura. Um abraço a todos

:D Oi jlguimarães,

Estou te vendo reclamar dos farois da tua sportage. As possoas que vêm de encontro com a minha também costumam reclamar (dos meus)...

Não sei se você ainda está com o problema de faróis. Se estiver, acredito que possa ajudá-lo.

Se houver interesse (seu ou de qualquer outro da lista) basta gritar!

Um abraço.
assero

Maverickturbo
21/01/2006, 03:04
Assero,
Vc poderia ajudar com os farois como? Vc vende farois novos ou lampadas de xenon?

Assero
21/01/2006, 20:03
Assero,
Vc poderia ajudar com os farois como? Vc vende farois novos ou lampadas de xenon?

:lol: Oi Maverick,

andei sumido pois estava achando que o tópico estava parado (não recebia e-mails me notificando). Resolvi entrar e vi que continua firme...

Agora quanto aos faróis:
Não vendo faróis nem lâmpadas de xenon (que se forem as verdadeiras custam meia sportage...).

Eu coloquei lampadas mais fortes ( não as azuladas - que dizem equivaler a 100 w mas é só enrolação).

Você que é de São Paulo, pode comprar na Santa Ifigênia lampadas de 90/100 w reais. Custam um pouco caro mas vale a pena.

Depois você precisa comprar 4 relês de 20 amperes e alguns metros de fio, além de duas caixinhas plásticas.

Para completar, você precisa confeccionar duas placas de circuito impresso para colocar os relês e ligar as lâmpadas.
A corrente deve vir direto da bateria. A fiação original não é mexida e serve para acionar os relês.

Tudo isso para proteger o chicote original que não aguentaria uma amperagem maior.

Se te interessar, passo os nomes e endereços das lojas, o custo e, também, o desenho do circuito impresso e o esquema de montagem.
(posso fazer o circuito também se você precisar - sem custo.)

Depois disso tudo o seu campo de visão quase dobra, mas os faróis não podem estar desregulados ou você vai arranjar encrenca...

Um abraço.
assero

Maverickturbo
22/01/2006, 03:21
Assero,
Eu uso as malditas azuladas da eagle eye, que são de 100w/80. Meus farois tão podres, praticamente, pq eu fiz a burrada de furar eles pra colocar umas strobos e ainda com essas lampadas muito quentes acabaram zuando meus farois. Um deve te so uns 30% da area reflexiva, o resto ja ta amarelo e o outro parece que o reflexivo dele ta meio estranho, talvez com umidade. Eu estou pensando em trocar meus farois (lente raiada) pelo modelo que saiu na sportage 1999 (lente lisa) e colocar xenon, mas isso sai muito caro.

Assero
24/01/2006, 02:00
Maverick,

iguais a essas eu comprei ainda quando tinha um neon - e foi uma decepção. Não sei bem em que lugar da caixa que "esclarecem" que as lâmpadas têm na verdade 55/60w e que, por serem azuis, equivaleriam a 80/100w.
Você teria que comprar as verdadeiras. Sei que tem da philips e da osram. (Philips é 12569h4 - raly- 12v -100/90w nacional) (Osram é 62203- 100/80w P43t alemã).
Porém, se seus refletores estão bichados - e as lentes são as raiadas - a primeira providência seria comprar os blocos da 99 - lisos.

Se precisar de alguma coisa, ligue (11- 85326601).
Um abraço.
assero

Maverickturbo
24/01/2006, 02:44
Eu tbm me decepicionei com essas lampadas. Meu pai então, ele acha que nem tem lampadas la. A primeira coisa que ele falo quando so elas ficaram acessas (sem os farois de neblina embaixo)"Essas lampadas tão queimadas, elas ñ iluminam nada". Mas eu quero mesmo o xenon, é muito bom, mas o preço tbm é alto! Os farois de lente lisa da 99 eu consigo por 550 cada um na kivel. Ainda vou ver em outros lugares, mas acho que vai sair uns 1000 reais pra trocar eles. Meu problema agora é que eu to fazendo um up-grade no som, ai fica dificil comprar os farois novos e ja que os farois de neblina resolvem vou continuar mais alguns meses assim. Quem sabe ñ aparece alguma promoção de farois de sportage 99 por ai!
Acho que vo colocar as originais de volta, quem sabe mesmo com os farois ruins elas ñ iluminem melhor que essa porkera azul!

jlguimarães
25/01/2006, 22:00
Maverickturbo!
O telefone é 62-3229-500 demorei pois estou viajando pelo nordeste e só agora parei na capital (Natal).
Quanto a lampada que você mostrou tambem sofro com elas. As rally não podem ser usadas em nossos farois pois o modelo do encaiche é diferente (rally é h4) só nos modelos mais recentes de farois é que a lampada é h4. um abraço a todos.

zanötto
26/01/2006, 16:25
Olá pessoal!
Pra quem quiser pesquisar:
comprei um monte de peças pra consertar a minha, tudo original, e ficou mais barato que no mercado paralelo. Atendimento nota 10, entrega por SEDEX sem custo adicional, rapidinho.
Fortrac em Piracicaba - SP
fone (19) 3417-9999 - Marcos

por mim estou satisfeito com o pessoal, mais tarde eu conto minha aventura com o carro na oficina.

Por falar em farol, como reconhecer na hora de comprar, um farol que seja forte e não luz de neblina?

Falow! t+
CZ

Maverickturbo
27/01/2006, 02:28
Zanötto,
Creio que os farois de neblina normalmente são menores e o fundo deles é mais perto da lente para a luz se espalhar bastante na frente do carro. Agora um farol de milha deve ter o fundo dele mais longe da lente, para a luz ir mais distante e ñ se espalhar tanto.

comenale
27/01/2006, 08:12
Pessoal, aprovietando o assunto "farol", gostaria de tirar uma dúvida com vocês: na minha sportage 2001 não consigo o "lampejo" dos faróis altos quando estou com a lanterna desligada. Aciono normalmente a alavanca para "relampejar" os faróis e a única luz que acende é a indicadora de farol alto no painel.
Quando ligo a lanterna fica normal.
Já passei em alguns auto-elétricos e não souberam se isso é um problema ou se a configuaração da sportage é assim mesmo. No manual não esclarece essa situação.
Alguém sabe me dizer o que é correto?

Abraços a todos.

Amostardeiro
27/01/2006, 15:47
Sobre os fárois:

1. Comenale não tá certo, deve ter alguma coisa mal ligada, o lampejador funciona sempre;

2. Farolde neblina tem a lente "canelada" e não lisa como os fárois de milha ou longo alcance, os de neblina podem ser brancos ou amarelos.

Abraço

Maverickturbo
27/01/2006, 16:44
comenale,
Realmente como o Amostardeiro falou, deve ter alguma coisa mal ligada ou mal contato. O farol alto se vc da akele toque pra tras mesmo com o farol desligado ele funciona normal. Vc ñ estaria colocando a alanvanca pra frente esperando akele lampejo, pq se for isso ele ñ funciona mesmo, assim é so para quando o farol estiver ligadi. Para dar o lampejo vc tem que puxar ele pra tras.

Assero
28/01/2006, 02:07
Maverickturbo!
O telefone é 62-3229-500 demorei pois estou viajando pelo nordeste e só agora parei na capital (Natal).
Quanto a lampada que você mostrou tambem sofro com elas. As rally não podem ser usadas em nossos farois pois o modelo do encaiche é diferente (rally é h4) só nos modelos mais recentes de farois é que a lampada é h4. um abraço a todos.

JL,

Segundo a tabela de aplicações da Silvânia, todas as sportage usam nos faróis as lâmpadas h4.
Alias, como a grande maioria dos automóveis e utilitários no mundo todo.
Apenas carros muito mais novos é que usam lâmpadas com encaixe diferente.

um abraço.
assero

Assero
28/01/2006, 02:33
Pessoal, aprovietando o assunto "farol", gostaria de tirar uma dúvida com vocês: na minha sportage 2001 não consigo o "lampejo" dos faróis altos quando estou com a lanterna desligada. Aciono normalmente a alavanca para "relampejar" os faróis e a única luz que acende é a indicadora de farol alto no painel.
Quando ligo a lanterna fica normal.
Já passei em alguns auto-elétricos e não souberam se isso é um problema ou se a configuaração da sportage é assim mesmo. No manual não esclarece essa situação.
Alguém sabe me dizer o que é correto?

Abraços a todos.

Comenale,

Se quando você puxa a alavanca do farol a luz azul (indicadora do farol alto) acende é sinal de que a chave está funcionando.
Porém, se o farol só pisca quando a lanterna está acesa então você tem um problema de falta de corrente.
Por eliminação:
Não é fusível, uma vez que os faróis acendem com a lanterna ligada.
Pelo mesmo motivo, não são as lâmpadas.
Só posso concluir que o problema esteja em algum contato dentro da chave que liga os faróis.
Deve haver uma interrupção na corrente destinada à "buzina de farol", que deve ter corrente em qualquer situação, mesmo com a chave de ignição desligada.
Procure um bom auto eletrico e sugira que o profissional retire o volante e tente reparar o ponto em que ocorre a interrupção.
Se você for a uma autorizada, certamente irão trocar a chave inteira.

Mudando de assunto:
Quanto aos faróis de neblina e os de milha, os de neblina sempre serão raiados, para que a luz se espalhe. Os de milha têm normalmente os vidros lisos, translúcidos para que a luz possa ser dirigida apenas pelo refletor, alcançando uma distância muito maior, embora em ângulo bem fechado.

Um abraço.
assero

Assero
28/01/2006, 02:44
Zanötto,
Creio que os farois de neblina normalmente são menores e o fundo deles é mais perto da lente para a luz se espalhar bastante na frente do carro. Agora um farol de milha deve ter o fundo dele mais longe da lente, para a luz ir mais distante e ñ se espalhar tanto.

Oi Maverick,

Se você chegou à essa conclusão ao observar os seus faróis, você está certo. Mas nem sempre é assim. Os faróis de neblina tem a luz dispersada pelas estrias na lente. Já os de milhas tem vidros lisos, independente da geometria do refletor.
A propósito, os faróis que você tem sobre o parachoque de impulsão (quebra-mato) são aqueles que nos anos setenta chamávamos de "penicão". A profundidade dos refletores os torna os mais potentes faróis de milha que já vi. Na época, o inconveniente era que não podíamos escondê-los dentro da grade dos carros. Mas para uso externo, são os melhores.

Um abraço
assero

comenale
28/01/2006, 09:12
Pessoal, valeu pela dica. Dê fato suspeitava que alguma coisa estava errada e creio que foi depois que instalei o sistema Ituran.
Estou na zona sul de sampa caso vocês conheçam algum eletricista na região para indicar agradeço.

Abraço a todos.

Maverickturbo
28/01/2006, 16:01
Assero,
E com relação a akelas lentes que são coloridas, que eles chamam de arco-íris? Elas são melhores que as lentes normais?

Cesar Boschetti
29/01/2006, 10:49
Olá Pessoal,

Sou novo no forum e por falta de atenção e familiaridade acabei postando msgs em outras seções do fórum. Mas tudo bem. Mesmo assim já deu para notar a simpatia e espírito de fraternidade que deve haver no meio off-road.

Uma trilha tem muito a ver com a vida. Talvez seja bastante apropriado dizermos que a vida é uma grande trilha e se não houver colaboração, fraternidade e espírito de solidariedade a coisa pega.

Mas deixando a filosofia de lado, tenho um Sportage 98/99 adquirida recentemente. Estou gostando bastante do carro, embora não tenha ainda testado em situações fora-de-estrada mais críticas. Para dizer a verdade, não pretendo mesmo me aventurar em trilhas radicais. Essas coisas costumam doer no bolso. Coisas do tipo atravessar atoleiros de 1 metro de lama, trepar rochedo com inclinação de 60 graus é legal mas custa caro.

Minhas dúvidas por enquanto são as seguintes:

1) Vi vários comentários de usuários que estão usando pneus 235/75R15 sem nenhuma outra alteração na suspensão. Fiz essa tentativa e observei que os pneus. quando a suspensão é solcitada, pegam na ancoragem e extremidae superior do amortecedor trazeiro. Fiz a tentativa com as rodas originais. Ou é um problema particular meu ou então eu aconselho o pessoal rever sua situação. Mudei para pneus 225/70R15 e parece ok.

2) Alguém sabe se existe algum equivalente nacional para os retrovisores esternos?

3) Alguém sabe se existe algum equivalente nacional para os para-barros dianteiros.
OBS> Eu descobri hoje que Para-barro é aquela proteção plástica que fica sob o para-lama.

Com relação a velocidade com pneus diferentes, o cálculo é bem simples:
Na fábrica é feita a calibração do velocímetro para um determinado diâmetro de pneus. A cada giro da roda, o carro avança um determinado espaço, diretamente proporcional ao diâmetro do pneu.
Deste modo, a velocidade real do carro é também diretamente proporcional ao diâmetro do pneu. Sendo assim o cálculo das diferenças de velocidade é bem simples:
Chamando de Vo - velocidade original; Dn - diâmetro do novo pneu; Do - diâmetro do pneu original e Vn - nova velocidade, temos:

Vn = Vo x Dn/Do.

Como exemplo, meu sportage está com pneus 225/70R15 e os originais eram 205/75R15.
Com isso, para 80km/h tenho a seguinte diferença:

Vn = 80 x 27,4/27,1 = 80,87 km/h.
Portanto, uma diferença irrisória.

Se eu estivesse com 235/75R15 seria:
Vn = 80 x 28,9/27.1 = 85,3 km/h

Se por ventura alguem não souber calcular o diâmetro a regra é a seguinte:

225/70R15 significa largura de banda de rodagem igual a 225 mm que multiplicado por 70% (ou 0,70) dá a altura do pneu.
225 x 0,70 = 157,5 mm.
Essa altura deve ser multiplicada por 2, o resultado divido por 25,4 (1polegaga = 25,4 mm) e somado ao aro da roda, no caso, 15 polegadas.

inté mais,

Maverickturbo
29/01/2006, 17:49
Cesar,
Espero que vc ñ tenha ficado bravo comigo por ter falado pra vc postar nesse topico, mas realmente é muito frustante quando vc le uma informação em um topico e depois ele desce muito e vc ñ consegue mais achar aquela informação.
Bom, quanto aos pneus, quem usou o 235 que vc viu estava com a roda original ou alguma com off-set negativo. Talvez seja por causa do off-set da roda original que é muito positivo jogando a roda demais pra dentro. Talvez na frente se raspar no parachoque, vc pode debastar ele um pouco. Quando a minha sportage tinha os 31 e ainda era baixa, foi oq meu pai fez. Isso ajuda bastante.
Quanto as outras perguntas eu ñ sei. Talvez em alguma loja de peças se vc levar o original eles possam ver se há algo parecido.

Fernando Costa
29/01/2006, 21:51
Olá pessoal,

Quanto ao caso dos pneus 235/75 R15 na Sportage; estou em vias de trocar o meus originais, 205/75 R15, e pensando seriamente nos 235, mas a questão levantada pelo César me preocupou.

Gostaria de saber dos colegas que já os colocaram na Sportage (original) se os 235 "raspam" em algum lugar das caixas de rodas, inclusive se na dianteira, ao chegar no fim de curso da direção.

Concordo com a sugestão do César de criar um sub-tópico específico para a Sportage no tópico SUV´s, transferindo todo o conteúdo deste, pois ela é realmente um SUV. Afinal, a resposta para este tópico, se o nosso Koreno aguenta ou não, é um grande SIM. Aguenta pra Kct! :concordo:

Reparei que a quantidade de mensagens postadas é bem inferior à de outros 4x4, como Cherokee, Vitara, L200... Acho que foram vendidas no Brasil bem menos Sport´s que Cherokee, mas prefiro pensar que nosso carrinho não dá problemas para seus donos, daí menos dúvidas... :)

Fernando Costa
29/01/2006, 21:55
Desculpem, carrinho não, trator disfarçado. Tem a mesma potência e torque da L200 tradicional, só que com uns 250 Kg a menos... :palmas:

Assero
30/01/2006, 10:31
"1) Vi vários comentários de usuários que estão usando pneus 235/75R15 sem nenhuma outra alteração na suspensão. Fiz essa tentativa e observei que os pneus. quando a suspensão é solcitada, pegam na ancoragem e extremidae superior do amortecedor trazeiro. Fiz a tentativa com as rodas originais. Ou é um problema particular meu ou então eu aconselho o pessoal rever sua situação. Mudei para pneus 225/70R15 e parece ok. "

Cesar,
Se você for à página 5, verá a minha sportage com pneus 255/75/15, com suspensão original e rodas de aluminio também originais. Compreia a minha a mais de um ano e nunca pegou o pneu em lugar algum. É bom você verificar a sua suspensão. Alguma coisa está errada...

Maverick,
Essas lentes coloridas eu não conheço, mas não acredito que possam melhorar em alguma coisa.

um abraço.
assero

Amostardeiro
30/01/2006, 22:21
Fernando Costa/Assero

Eu tinha em minha Sportage 97 pneus 225 e eles pegavam no amortecedor.

Só agora lendo as mensagens de voces lembrei que a modelo 95 era um tipo de roda que mudou em 96 ou 97, as ultimas de 98 em diante vinham com outro modelo, o Assero falou que na dele com 255 não pegava em nada, acho que o motivo é a roda que deve ter um off- set diferente das anteriores.

Na página http://www.ozkia.com/mainindex2.html, de um sujeito da Australia ele fala em pneu 31 sem calços de supensão, o que eu duvido mas deem uma olhada.

Abraços

Fernando Costa
30/01/2006, 23:14
Amostardeiro,

Se for assim, então está explicado. A aparência da sportage mudou nos modelos 99 em diante, ficando praticamente inalterado até 2003. O modelo dos aros também.

Numa medida aproximada, a distância perpendicular, entre a lateral do meu pneu original, 205/75 R15, e o amortecedor, na roda traseira, é de aprox. 3cm. Como o pneu 235/75 tem, literalmente, 235mm de seção tranversal, são mais 30mm na largura, 15mm para cada lado, restando uma folga de 15 mm entre o flanco do novo pneu e o amortecedor.

No mais, ver as fotos da Sport do Assero com 255/75 me deixou animado... agora não me contento com menos que os 235/75!!

Não entendo de suspensão, por isso pergunto aos colegas que entendem... sei que o eixo traseiro é rígido... mas será que ao cruzar valas não tem como o pneu deslocar-se no plano horizontal, diminuindo a folga e o pneu "raspar"?

Até mais.

Fernando Costa
30/01/2006, 23:23
Uma Sportage 95 em sua terra natal, na Coréia... Lembra a do Maverickturbo... bem inspirador :)

Amostardeiro
30/01/2006, 23:34
Fernando

Acho que a possibilidade de vir a raspar em um esforço, digo "torção" maior da suspensão não é de todo impossível mas não me parece muito pouco provável.

Vai anexo uma foto de uma dos USA.

Rogério PEIXOTO
31/01/2006, 17:08
Ae pessoal!
Bom 2006 pra todos!!!

Estive em Ilhabela e fui à Praia de Castelhanos...

Maverickturbo
31/01/2006, 17:16
Nossa, ate os farois em cima do quebra-mato! Se ñ fosse os adesivos da minha, elas seriam quase iguais!

Rogério PEIXOTO
31/01/2006, 17:59
Ae Maverickturbo,

É sinal de que vc tem bom gosto!!!! :concordo:

Vc já teve a oportunidade de ir à Castelhanos???
Se não foi, vá!!!

Para retorno de lá (quem foi já sabe), a pirambeira é razoável...e quando chove...:putz:

...mas deixamos atolados pra trás e "vambora"... a Sportage subiu numa boa. Os pneus e a altura ajudaram muito.

Obs.: LÁ, BORRACHUDOS À VISTA, MUITOS!!!

Abraço!

Maverickturbo
31/01/2006, 18:07
Eu ainda ñ fui para Castelhanos, mas eu ainda irei.
Mais uma modificaçãozinha, um filtro esportivo K&N, que melhorou o desempenho do meu carro, mas acho que foi pq o filtro antigo ja estava muito sujo!

Leandro Palermo
31/01/2006, 20:44
Alguém pode me confirmar que a Sportage TD trabalha com "perda de água"? Tive um sério problema de aquecimento na minha onde apareceram 2 fissuras na tampa do cabeçote e estava colocando água para dentro do motor... uma M.... :parede:

O serviço foi feito e desde então não tive mais problemas de aquecimento e perda de desempenho, mas de 2 em 2 semanas tenho que completar no mínimo 500 ml (inclusive tenho usado água filtrada para que o sistema não trabalhe com muitas impurezas). Não vejo nehuma perda aparente de água.

Meu carro veio sem manual...

Fernando Costa
31/01/2006, 23:17
Leandro,

Perda de líquido de arrefecimento em excesso não é normal. No intervalo citado, 2 semanas, o nível da minha praticamente não se altera, com uso normal do veículo.

Ocorrendo vazamento, há varias possibilidades:
Se há vazamento para o exterior, eventuais manchas indicam o lugar do vazamento. Verificar radiador, mangueiras e tampões;
Se o vazamento é para dentro do motor, verificar se o nível do óleo aumentou, ver tb. a aparência do óleo. Ver presença de vapor excessivo nos gases do escapamento.
O sistema de arrefecimento trabalha sob pressão, não pode haver perda de vapor. Verificar tampa do radiador e tampa do reservatório de expansão.

A propósito, o cabeçote é de liga de alumínio, requer líquido de arrefecimento em perfeitas condições. Segundo o manual, usar mistura de aditivo etilenoglicol/água desmineralizada, proporção 35%/65%, sendo o volume total do sistema 7,9L. Na minha só uso água destilada! Qualquer outra água irá gerar incrustações ou corrosão.

jlguimarães
01/02/2006, 22:45
Ola galera!
Tô no Nordeste fazendo trilha nas areias das praias e algumas dunas quando não atola.
quanto ao farol de milha uso um igual ao do maverickturbo só que com lampadas rally H4 é uma maravilha é igual andar de dia.
Quanto a utilização das lampadas H4 nos farois originais só depois de 99/00 dessa data pra traz sõa lampadas Hb1.
Um abraço a todos depois das férias vou postar as fotos.

zanötto
02/02/2006, 19:46
Desculpem, carrinho não, trator disfarçado. Tem a mesma potência e torque da L200 tradicional, só que com uns 250 Kg a menos... :palmas:

E as dimensões do perfil do chassis? Quase o dobro da L 200!!! :palmas:

zanötto
02/02/2006, 20:07
Leandro,

A minha também baixava o mesmo volume e não achava onde ia a água. Tava entrando na câmara de combustão e não descia p/ o cárter, devido a queima da junta do cabeçote (meu carro fervia).

A todos,
A sport realmente comprime muito a mistura p/ combustão como já foi discutido aqui anteriormente. A medida da altura do cabeçote a gasolina é 134,5 mm sendo que a mínima após retifica é de 133,8 mm. Portanto menos de 1 mm. Dependendo do passe da fresa na retifica já era o cabeçote. E haja água fervendo...

[]'s t+
CZ

zanötto
02/02/2006, 20:34
Ah! obrigado pelas dicas sobre faróis.
Estive vendo alguns faróis de neblina que possuem lente lisa (bosch compass).

Wallew!

Leandro Palermo
05/02/2006, 00:10
Fenando e zanotto, obrigado pelo esclarecimento. Acredito que esteja realmente tendo novos problemas mas não consegui identicá-los....

É uma pena... gosto muito do carro (assim como minha esposa, que aliás foi um dos poucos carros que ela concordou em ter....) mas acredito que terei que me desfazer dela.

Não há como andar com um carro sem poder confiar nele. Ele tem que estar pronto para tudo, sempre.

Um abraço para todos.

Cervelin
05/02/2006, 23:09
Pessoal, o que vem a ser a tal 'roda livre AVM' ? Qual a diferença da original ?
Obrigado !

Fernando Costa
06/02/2006, 00:21
Cervelin,

A Sportage saiu de fábrica com roda livre à vácuo, ou seja, ao acionar a alavanca de tração um sistema de vácuo entra em ação, travando os cubos das rodas livres. Ao desengatar a tração, elas também desengatam, porém acho que alguém já comentou ser necessário andar uns 2m de ré.

Já comprei a minha Sport com a roda livre da AVM, que possui um modelo próprio para a Sportage, que custa em torno de R$ 500,00. É um pouco chato ter que descer do carro para travar os cubos sempre que se precisa da tração, mas é o mínimo, face à segurança que te dá. As rodas livres à vácuo funcionam bem, mas não são 100% confiáveis. Como exemplo, caso apareçam fissuras na mangueira de vácuo, o carro pode ficar sem tração dianteira. O Troller sai de fábrica com a AVM manual, considerada a mais confiável pelos trilheiros.

Ou seja, somando-se o acionamento manual da tração com a roda-livre manual, nunca te faltará tração na Sportage.

Fernando Costa
06/02/2006, 00:25
Pessoal,

Alguém sabe dizer se as Sportage possuem algum de tipo de bloqueio de diferencial original? Tenho achado reportagens antigas que comentam a respeito, mas o manual da Kia não diz nada, é muito ruim em informações técnicas.

Assero
06/02/2006, 01:54
Fenando e zanotto, obrigado pelo esclarecimento. Acredito que esteja realmente tendo novos problemas mas não consegui identicá-los....

É uma pena... gosto muito do carro (assim como minha esposa, que aliás foi um dos poucos carros que ela concordou em ter....) mas acredito que terei que me desfazer dela.

Não há como andar com um carro sem poder confiar nele. Ele tem que estar pronto para tudo, sempre.

Um abraço para todos.

Leandro,

Há bem pouco tempo a minha também começou a presentar perda de água. Eu sabia que era em forma de vapor, pela tampa do radiador.
Experimentei aumentar a pressão da tampa do radiador e consegui estourar uma das mangueiras.
Era um tal de todo dia completar a água.
Nesse tempo aprendi algumas coisas:

1- A sportage não funciona bem sem aditivo (que aumenta o ponto de ebulição da água, diminuindo a formação de vapor).
2- Quando trocar ou colocar água, deve-se sangrar o ar do sistema através da cebolinha de temperatura, colocada junto à válvula termostática.
3- O mais importante - e que realemnte resolveu o problema - troquei a hélice, pois a minha não estava mais atuando.

Faça um teste: Trave a sua hélice (não é mole aguentar o barulho depois) e veja se o problema acaba.
Se resolver, compre uma hélice nova ( paguei R$280,00 em São Paulo) e você não terá mais perda de água nem barulho.

Espero ter ajudado.

um abraço.
assero

zanötto
07/02/2006, 20:34
Pessoal,

Alguém sabe dizer se as Sportage possuem algum de tipo de bloqueio de diferencial original? Tenho achado reportagens antigas que comentam a respeito, mas o manual da Kia não diz nada, é muito ruim em informações técnicas.

Também li algo a respeito, mas não lembro bem onde. Vou tentar encontrar a fonte. No artigo q li falava de bloqueio parcial do diferencial em torno de 70%.

CZ

Cervelin
07/02/2006, 21:59
Obrigado Fernando ! Valeu a aula.
Interessante, porém caro, essa roda livre AVM...
Primeiro preciso achar um bagageiro.
Abç.

comenale
08/02/2006, 08:35
Também estou a fim de um bagageiro..... se alguém tiver alguma dica agradeço.

Abç

Amostardeiro
08/02/2006, 11:49
Pessoal,

Também li algo a respeito, mas não lembro bem onde. Vou tentar encontrar a fonte. No artigo q li falava de bloqueio parcial do diferencial em torno de 70%.

CZ

Pessoal

Existem algumas Sportages que foram importadas com "LSD", diferencial com deslizamento limitado, mas, se não me engano, foram só algumas em 95/96, depois vou paasar pa ra voces um teste que fala no assunto.

Este tipo de diferencial também equipava as F 1000, D10 e, S- 10, exige que se use Molykote misturadom ao óleo para funcionar.

Abraço

Amostardeiro
08/02/2006, 12:02
Pessoal

Segue, abixo, parte do teste da Sportage diesel 96 feito pela revista Jipemania, creio que nem existe mais, de qualquer modo é bem interressante.

Abraço

"O sistema de transmissão tem uma peculiaridade já sentida em outros 4x4 que não têm diferencial central: se você estiver parado e virar todo o jogo de direção até um dos batentes (direito ou esquerdo), quando acelerar para a manobra com a 4x4 engatada, o veículo estala, quica e arrasta as rodas da frente para fora da curva. Basta desencostar a direção do batente e o comportamento volta ao normal. A coisa piora em reduzida. Evite fazer este tipo de manobra. Com diferencial central esta peculiaridade deixa de existir. Isso ocorre porque neste tipo de sistema as 4 rodas não podem girar em velocidades diferentes com a tração engatada o que não se sente em altas velocidades mas é nítido neste tipo de manobra. O Sportage vem com diferencial traseiro LSD - Limited Slip Diferential (autoblocante de cerca de 60%)."

Flavio Miranda
08/02/2006, 19:17
Cervelin,

A Sportage saiu de fábrica com roda livre à vácuo, ou seja, ao acionar a alavanca de tração um sistema de vácuo entra em ação, travando os cubos das rodas livres. Ao desengatar a tração, elas também desengatam, porém acho que alguém já comentou ser necessário andar uns 2m de ré.

Já comprei a minha Sport com a roda livre da AVM, que possui um modelo próprio para a Sportage, que custa em torno de R$ 500,00. É um pouco chato ter que descer do carro para travar os cubos sempre que se precisa da tração, mas é o mínimo, face à segurança que te dá. As rodas livres à vácuo funcionam bem, mas não são 100% confiáveis. Como exemplo, caso apareçam fissuras na mangueira de vácuo, o carro pode ficar sem tração dianteira. O Troller sai de fábrica com a AVM manual, considerada a mais confiável pelos trilheiros.

Ou seja, somando-se o acionamento manual da tração com a roda-livre manual, nunca te faltará tração na Sportage.

All,

No manual tem a informação do uso da reduzida. No quebra-sol do motorista tem as instruções em ingles de qual a velocidade limite em cada combinação 2h, 4h e 4L e a instrução de andar 2 mts para tras para desligar a roda livre.

[ ] s

Flavio Miranda
08/02/2006, 19:19
Pessoal

Existem algumas Sportages que foram importadas com "LSD", diferencial com deslizamento limitado, mas, se não me engano, foram só algumas em 95/96, depois vou paasar pa ra voces um teste que fala no assunto.

Este tipo de diferencial também equipava as F 1000, D10 e, S- 10, exige que se use Molykote misturadom ao óleo para funcionar.

Abraço

Por acaso vc está afirmando que o diferencial e o eixo da Sportage é o mesmo da F 1000, D10 e S10 ou apenas o sistema LSD ?

[ ] s

Fernando Costa
08/02/2006, 20:34
Olá pessoal,

Pesquisei a questão do diferencial com deslizamento limitado, e achei algumas matérias nacionais (2000 e 2001) que fazem menção ao mesmo como item de série para o Brasil. Será que se enganaram?

Em matérias estrangeiras (bem mais técnicas), mencionava-se que só algumas versões traziam tal diferencial, principalmente a partir de 99. Tais versões variavam de país para país, na Austrália acho que era versão EX. Engraçado é que todas tinham em comum o motor DOHC Mazda 2.0 a gasolina, bem conceituado por sinal. Não detectei outros países além do Brasil que tenham recebido a versão 2.0 Turbo Diesel.

Por falar em matérias nacionais, por acaso achei uma que comparava a Sportage TD com o Ecosport 4WD. Nada contra o Eco, mas acho que a reportagem foi bem tendenciosa, até nas fotos, que mostravam sempre o Ecosport na frente, dando a impressão de ser maior.

http://jornalveiculos.com.br/main_noticia.asp?id_tipo_noticia=2&id_secao=5&id_noticia=616

Abraço.

Amostardeiro
08/02/2006, 22:04
Pessoal

Abraço

Por acaso vc está afirmando que o diferencial e o eixo da Sportage é o mesmo da F 1000, D10 e S10 ou apenas o sistema LSD ?

[ ] s

Flávio

É claro que não, disse é que estes veículos também tem ou tinham "LSD", diferencial de deslizamento limitado; dizem que a S- 10 4x2 tinha um comportamento excelente no barro por causa disso.

Abraço

Flavio Miranda
08/02/2006, 22:49
Antonio,

Te perguntei porque seria uma ótima informação, pois já ouvi comentários que o conjuto diferencial + semi-eixos do Sportage são fracos...
Então gostaria de saber se outro veículo utiliza o mesmo conjunto...

[ ] s

comenale
09/02/2006, 08:11
Estou com problemas com o vidro elétrico. Sei que é um problema cronico em muitos modelos da sportage. Alguém sabe como soluciona-lo?

Amostardeiro
09/02/2006, 12:32
Flávio

O diferencial da Sportage é Kia, nunca soube de problemas com ele. Nada impede que se troque por outro o problema sempre é o tal custo x benefício, como diz o meu assessor técnico, digo mecânico, se pode fazer qualquer coisa a questão é vale a pena ?!?!

Comenale

Quando tive problemas abri a chave da porta do motorista limpei os contatos e ficou perfeito, não sei se é o caso, não custa tentar.

Abraço

Maverickturbo
09/02/2006, 15:10
comenale
Muitas vezes é mau-contato ou soltou um fio. Uma janela minha trasera ja fico travada, não subiu e nem descia, eu pensei que tinha quebrado, mas travo pq eu ñ usava, so foi faze um limpeza la e força ela um pouco que ela ja fico normal.

Cervelin
10/02/2006, 13:26
Salve Pessoal !

É o seguinte: Em relação à bagageiros para Sportage, foi postado nesse tópico algumas opções, inclusive a de um colega que adaptou o bagageiro da Ecosport na Sportage ( só não publicou fotos ). A idéia me balançou, porém aqui vai minha dúvida: Tendo em vista que mais pra frente pretendo adaptar uma barraca de teto na minha Sportage, isso seria possível com um bagageiro desse tipo ? Pois ao que me parece, esse bagageiro não teria apoio direto nas colunas do veículo.
Alguém pode me ajudar ?
Aceito sugestões e soluções.
Obrigado.

Rogério PEIXOTO
10/02/2006, 14:58
Ae galera!!!

Minha direção hidráulica tá com vazamento e "berrando"...

Alguém indica um mecânico de confiança??? Daqueles que não vem com a faca??!!

(de preferência na Zona Norte de SP)

Abraçosssssssssss!!!!

Assero
10/02/2006, 23:23
Salve Pessoal !

É o seguinte: Em relação à bagageiros para Sportage, foi postado nesse tópico algumas opções, inclusive a de um colega que adaptou o bagageiro da Ecosport na Sportage ( só não publicou fotos ). A idéia me balançou, porém aqui vai minha dúvida: Tendo em vista que mais pra frente pretendo adaptar uma barraca de teto na minha Sportage, isso seria possível com um bagageiro desse tipo ? Pois ao que me parece, esse bagageiro não teria apoio direto nas colunas do veículo.
Alguém pode me ajudar ?
Obrigado.

Cervelin,

Se quizer ver fotos de sportage com o bagageiro da Eco, vá à página 4.
Lá estão as fotos que coloquei no ano passado. Pelo que pude ver, durante a instalação, a sportage não tem um sistema de reforço sob o teto para que o bagageiro se apoie nas colunas. O bagageiro original se apoia no teto mesmo, em apenas 4 pontos. O da Eco distribui o apoio por duas linha paralelas em todo o comprimento do teto.
espero ter ajudado.

um abraço.
assero

zanötto
11/02/2006, 22:19
Salve Pessoal !

Alguém pode me ajudar ?
Obrigado.

Hellows!!
Sei não, hein?! :pensativo: Bagageiro no teto da Sport num guenta barraca não! :discordo: Não tem nem as nervuras p/ evitar deformação. Tem que fazer igual uns malucos de Vitara que apoiam na coluna traseira a 90° com o teto e dar um jeito de apoiar nalgum ponto resistente da dianteira, tipo uma gaiola. Tô meio a fim de fazer isso na minha, mas num vô por barraca, só milhas.

t+
CZ

comenale
12/02/2006, 12:56
Valeu pela dica Maverickturbo e Amostardeiro, porém meu problema não é fio solto ou mau contato. Já desmontei o bicho inteiro e não identifiquei o problema. O danado sempra trava "fehcado" e pra fazer descer é o oh! :parede:
A única coisa que percebí é que quando fecho o vidro não posso trava-lo, tenho que deixar uma pequena folga no final de curso (desse jeito o bicho funciona até que bem). O problema é quando os passageiros manipulam o vidro.... aí o bicho pega :oops: !

Abraço a todos.

Amostardeiro
12/02/2006, 23:19
Comenale

Tenho um problema parecido, no vidro traseiro direito, intermitente, ainda não tentei , mas acho que deve ser alguma regulagem ou folga da máquina do vidro, caso conserte aviso a todos.

Abraço

Bica
13/02/2006, 21:15
Alguém instalou snorkel na sportage?

Maverickturbo
14/02/2006, 02:06
Eu ja pensei na possibilidade de instalar um snorkel na minha, ja que eu gosto tanto de entrar nas poças de agua. Mas eu ñ acho muito necessario, pq a minha agora ta com filtro conico esportivo duplo fluxo da K&N e ñ caiu nem uma gota de agua ou terra nele e eu testei nas tempestades de São Paulo e em uns lugares bem barrentos em Monte Verde! Acho que se vc comprar um in-box da K&N(que é igual ao original soq melhorado) fica melhor ainda. Do jeito que o meu esta ele ficou totalmente seco.

Amostardeiro
14/02/2006, 12:14
Bica/ Maverickturbo

Primeiro só vi duas Sportages com snorkel, uma pelo paralama, que foi furado- problema,outra via capô do motor levantado, mas acho que não fica bom por causa do calor e vapor no para brisa. Pensa bem se vais mesmo precisar de snorkel.

Acho que o filtro K&N não cumpre a função do snorkel, até por ficar mais baixo do que a tomada de ar original.

Abraço

Amostardeiro
14/02/2006, 12:24
Bica

Achei uma foto de uma Sportage gringa com snorkel.

Abraço

Maverickturbo
14/02/2006, 20:33
Amostardeiro,
Eu ñ disse que o filtro K&N cumpre a função de um snorkel. Eu falei que o meu, mesmo mais baixo e com mais area exposta, ñ pegou nada de agua, portanto, so se vc for fazer um trilha muito pesada ou atravessar riosque cheguem na altura do vidro ñ acho necessario.

Amostardeiro
15/02/2006, 00:59
Maverickturbo

Como escrevi antes, será que vale a pena instalar um snorkel, já que as opções são, digamos assim, agressivas ao carro.

Eu entendi o que disseste, acho eu que pensamos a mesma coisa, a posição do filtro original "cumpre" a função, pela ficha técnica a travessia máxima indicada é de 500 mm.

Abraço

Maverickturbo
15/02/2006, 02:20
Amostardeiro
Isso mesmo. O filtro cumpre e função tranquilo. Provavelmente ele ñ vai atravessar nenhum rio monstruoso ou se atola ate o teto em algum lugar. Melhor gastar esse dinheiro em outro ekipamento!

geasir
15/02/2006, 20:57
boa noite

Por acaso alguem do forum ja arriscou colocar uma radiador de resfriamento de oleo do motor,
para manter a temperatura mais dentro do nivel aceitavel, ja que a minha tdi quando pega
uma serra mais pesada e com o calor do verão a temperatura sobe d+ , isto e pior qdo o ar
esta ligdo, outra opção seria colocar + uma ventuinha igual a do ar . alguem tem alguma ideia
melhor

GRAND SPORTAGE TDI 2001

jlguimarães
15/02/2006, 23:41
Boa noite galera!
Eu tinha um omega que dava esse problema no vidro e era o botão de acionamento que desgasta o contato e isola principalmente quando pega aquela pressão final do fechamento(aumenta a amperagem e o botão isola) alguns etricistas recuperam o botão mas é temporário.
quanto ao bloqueio será legal se alguem descobrir alguma solução porque tá fazendo a maior falta aquí na areia tô andando em areas muito irregulares e de vez enquanto fico entalado com a roda da tração no alto e a´só a pá resolve, se tivesse bloqueio não pagava esse mico principalmente no sol escaldante de meio dia.
Com relação a snorkel quem tem motor a gasolina não esqueçam que a central da injeção fica em baixo do painel se entrar água e molhar já era não esqueçam que a viatura é um trator mais não é barco.Sou mergulhador proficional a 25 anos e o que eu mais respeito é água falô! galera um abraço a todos quando voltar de férias postarei as fotos.

zanötto
16/02/2006, 19:48
BOas noites!

Quanto ao snorkel, vale lembrar que TODA a parte de ignição vai estar abaixo da tomada de ar. Como o Guimarães disse a respeito da central, as velas, bobinas, também ficam no mesmo nível. Teria de vedar tudo!!
A diesel num tem esse problema né?!

Cervelin
16/02/2006, 20:03
Assero e Zanötto

Obrigado pela atenção e dicas.
Aliás, Assero, tá show de bola sua Sportage. Ficou muito bacana com aquele bagageiro. Mas, além de belos são funcionais ? Ou seja, vc falou sobre a fragilidade sob o teto p/ sustentar o bageiro, assim, vc tem idéia do peso que pode ser distribuído nesse bagageiro ?
Obrigado.
Abraço,

Cervelin

Cesar Boschetti
16/02/2006, 23:02
Boa noite pessoal!

Vi algumas reclamações de problemas com fechamento e abertura dos vidros elétricos. Também tive esse problema na minha sportage e o defeito não era elétrico mas sim do feltro que fica dentro dos trilhos laterais. Esse feltro fica gasto com o tempo, sobrando a borracha que acaba travando o vidro. A solução é simples. Basta colar um novo feltro no trilho que o problema está resolvido. Essas oficinas que trabalham com vidros e acessórios certamente sabem como resolver esse tipo de problema, muito embora as vezes não consigam identificá-lo.

Abraços,

jlguimarães
17/02/2006, 14:05
Boa tarde galera!

Tô com problema nas borracha das portas, coloquei algumas nacionais mas não acertei ainda alguem tem uma dica.
Quanto ao bloqueio de diferencial segundo informações do SAC da KIA não há o produto no mercado atual mas há a possibilidade de utilização dos produtos disponíveis no mercado nacional. só não informaram qual e nem quantas estrias tem os eixos.

valeu galera!

Serengetiman
18/02/2006, 01:11
Tenho um amigo que acabou de chegar de uma viajem a Machu Pichu, Salar de Uyuni, Atacama, rodou 9000 kms sem nenhum problema sério em uma Gran Sportage Turbo Diesel 2000. Ele gostou imensamente do desempenho do veiculo e o pessoal na Bolivia de Toyota Landcruiser ficou surpreso com a valentia do carro nos alagados e lamaçais que precisou passar. O único problema foi uma pedra que amassou o carter pelo carro ser muito baixo e uns barulhinhos que apareceram por ele ter o pé um pouco pesado mesmo em estradas cheias de pedras. Acho que se levantar um pouco fica pareo duro para qualquer Suzuki Vitara!

Bica
18/02/2006, 12:08
Pessoal, tudo bom.
Quebrei a mola traseira direita num trabalho de campo, chegando em Vitória passei num conhecido e instalei a mola o monza hacth 89, show de bola, ela ficou 7 cm mais alta.
Passo por qualquer lugar, pois com os novos pneus 235/75 ficou bem mais alta.
O jogo de molas, batentes e mão de obra ficou por R$ 190,00.
Vale a pena quem quiser levantar um pouco, mas que ja faz diferença, por um valor razoavelmente barato.

Bica
18/02/2006, 12:29
Em relação ao snorkel, devo sim obtar por "agredir o carro", pois nestas minhas andanças a temperatura tá sendo um problema, uma solução e coletar o ar mais refrigerado possível, além de estar coletando menos poeira tb.
Quando instalei os racks da keko reparei que não tem colunas na parte dianteira fica somente na lata, não de ve aguentar o peso de duas pessoas para montar uma barraca.

Amostardeiro
18/02/2006, 23:39
Bica

Não sei se vai resolver no aspecto ar mais frio possível para o motor, quem sabe tu não instala um ventilador elétrico para meanter a temperatura mais baixa.

Na minha melhorou muito com a limpeza do radiador, estou usando o aditivo para a água nas proporções indicadas no manual.

Abraço

Fernando Costa
19/02/2006, 00:33
BOas noites!

Quanto ao snorkel, vale lembrar que TODA a parte de ignição vai estar abaixo da tomada de ar. Como o Guimarães disse a respeito da central, as velas, bobinas, também ficam no mesmo nível. Teria de vedar tudo!!
A diesel num tem esse problema né?!

Olá galera,

Acho que ninguém citou o outro "ponto fraco" da maioria dos 4x4: os respiros dos diferenciais, câmbio e caixa de transferência. Em anexo matéria sobre como protegê-los, evitando a contaminação do óleo por água e lama, o que mandaria as engrenagens para o saco.

http://www.planetaoffroad.com.br/p09e.htm

Vale lembrar também a possibilidade de contaminação da graxa dos rolamentos nos cubos das rodas; quem pega muita água deve inspecionar com frequência.

Fernando Costa
19/02/2006, 00:47
A propósito galera,

Coloquei hoje os meus pneus novos, Firestone 235/75 R15 Destination A/T, e a Sportage ficou simplesmente o bicho! :dance:

A altura livre (medida sob o diferencial traseiro) subiu para exatos 23cm. E verifiquei que coube com folga. Parece que dá para ousar até um 255/75 R15, mas não preciso de tudo isso. Vai dar para encarar um monte de areia, afinal off-road no Nordeste é quase só areia mesmo, diria que uns 95%! :D
Em breve postarei fotos.

Até mais.

Bica
19/02/2006, 00:53
Pô Fernando, morei quatros anos aí em fortaleza.
Tenho saudades do meu bugy fyber 1986, mas agora com a sportage, tenho um carro bom, bom não, ótimo..
Tb tenho 235/75 show, este pneu da firestone destination é show.
Saudades da biruta praia do futuro.
Tome uma cerveja no bar do canuto por mim, praia de iracema, :palmas: aquele barbudo, se não mudou é o Bicho Papão.
Saudações

Bica
19/02/2006, 01:00
Assero, vou procurar as suas orientações sobre as lampadas.
Muito obrigado pela atenção.
Pessoas como você que fazem a diferença, saudações.

Fernando Costa
19/02/2006, 01:44
jlguimarães,

quanto ao bloqueio será legal se alguem descobrir alguma solução porque tá fazendo a maior falta aquí na areia tô andando em areas muito irregulares e de vez enquanto fico entalado com a roda da tração no alto e a´só a pá resolve, se tivesse bloqueio não pagava esse mico principalmente no sol escaldante de meio dia.

caro jlguimarães;

Fiquei curioso sobre esta "posição" de atolamento na areia, será que vc. não teria uma foto? :D Se possível, me explica com detalhes como aconteceu, é muito bom aprender com a experiência dos outros...

Tenho testado a minha Sportage de todo o jeito na areia, claro que procurando não forçar o conjunto mecânico em excesso, e tenho tido boas surpresas... testes do tipo "pra ver se atola", como parar no meio da areia bem fofa e sair, entrar na areia sem tração para "cavar" as rodas traseiras e sair com tração reduzida, subir dunas de pequena inclinação... até agora deu pra sair legal sem atolar, apesar de só ter usado os pneus 205/75 P44 da Pirelli, porém com desenho bem mais "street" que os originais Hankook, o que deve ter me ajudado. Ademais, sempre baixo das 26 libras originais para 21 libras, para tanto comprei um calibrador desses de borracheiro, custa uns R$ 20,00, ajuda demais! :dance:

Com os novos 235/75, reduzir a calibragem só em último caso! Afinal, se estes pneus dão sustentação à Ranger e à S10 na areia, cada qual com 1.850Kg, o que dirá da Sportage, que pesa uns 1.500 Kg. Vou continuar aumentando o grau de dificuldade na areia para sentir os limites da "máquina" e achar o meu "limite de atolamento" :D

abraços.

Fernando Costa
19/02/2006, 02:02
Pô Fernando, morei quatros anos aí em fortaleza.
Tenho saudades do meu bugy fyber 1986, mas agora com a sportage, tenho um carro bom, bom não, ótimo..
Tb tenho 235/75 show, este pneu da firestone destination é show.
Saudades da biruta praia do futuro.
Tome uma cerveja no bar do canuto por mim, praia de iracema, :palmas: aquele barbudo, se não mudou é o Bicho Papão.
Saudações

Bica,

O que me chamou a atenção nesse pneu foi o desenho da banda de rodagem, que impressiona.
Quanto à Sportage, ainda não parei de me surpreender com ela, até agora é só satisfação, sem falar nos elogios dos amigos. Tenho uma teoria de que todo carro novo é "bom", pois sendo novo tudo são flores... mas linhagem de carro boa de verdade vc. só conhece depois de uns 04 anos de uso, que é aquela que não te dá dor de cabeça... daí a Sportage.

até mais.

Maverickturbo
19/02/2006, 03:07
Fernando Costa,
Legal essa materia sobre os respiros, vou providenciar na minha logo mais!
Na areia eu ñ sei, mas no barro o comportamento dela é fora de serie. Principalmente com os 31x10.5 MUD, as pessoas ficam impressionadas quando tentam passar em alguns lugares com as lands ou otros 4x4 com pneus originais e ñ conseguem, ai eu passo e ainda reboco eles! :dance: Depois eles ficam admirando o carro.

Amostardeiro
19/02/2006, 12:30
Pessoal

Estava lendo as mensagens do madrugadão, gostaria de colocar o seguinte:

- Na 97 tinha instalado, acho que de fábrica, respiros elavados para o diferencial e caixa, na 2001 não existe, além disso o acabamento dela é pior do que a 97, fora isto a 2001 TD é excelente e economica;

- A Sportage com bons pneus e um pouco mais alta fica excelente, tanto no barro como na areia, quando fui para a Travessia do Taim coloquei rodas de aço com pneus argentinos de 775 mm de diametro, mesma altura dos 31, a altura minima do solo passou de 200 mm para +- 240 mm, o carro ficou ótimo, além de 50 mm a mais na suspensão. Vejam as fotos no meu album.

Abraço

Amostardeiro
19/02/2006, 12:38
Em relação ao snorkel, devo sim obtar por "agredir o carro", pois nestas minhas andanças a temperatura tá sendo um problema, uma solução e coletar o ar mais refrigerado possível, além de estar coletando menos poeira tb.
Quando instalei os racks da keko reparei que não tem colunas na parte dianteira fica somente na lata, não de ve aguentar o peso de duas pessoas para montar uma barraca.

Bica

Espero que a foto do snorkel da Sportage gringa possa te ajudar, já que estas decidido a instalar um na tua, depois envia a foto para vermos como ficou.

Achei uma foto da Sportage com o snorkel pelo capô do motor vou anexar.

Abraço

Fernando Costa
20/02/2006, 00:44
Olá pessoal,

As fotos da Sport de pneus 235/75...

Maverickturbo
20/02/2006, 01:55
Fernando,
Os pneus traseiros ficam pra dentro ou pra fora do paralama? Se ficarem pra fora vc ja testou seu carro na estrada com 3 pessoas no banco de tras + bagagem? Falo isso pq quando eu tinha meus pneus 31 sem o body-lift, a traseira ñ pegava em nada; mas quando foi pra estrada, a carroceria "sentava" em cima dos pneus, pq quando ela abaixava, os paralamas esbarravam nos pneus ñ deixando a suspensão trabalhar.

Fernando Costa
20/02/2006, 09:56
Maverickturbo,

Os pneus 235/75 R15 têm 73,35cm de altura por 23,50cm de largura, e ainda ficam para dentro em relação à aba superior do pára-lama traseiro.

Já os pneus 31" possuem 78,74cm de altura, nesse quesito a caixa de roda da Sportage comporta bem, mas como vc. disse, o bicho pega na largura, pois com largura 10,5" dá 26,67cm e com 11", 29,21cm, passando do pára-lama, então só vai com lift.

Acho que o limite, sem alterar a suspensão original, fica nos 255/75 R15, como fez o colega Assero.

pimenta
20/02/2006, 11:23
[quote=Leandro Palermo]
Há bem pouco tempo a minha também começou a presentar perda de água. Eu sabia que era em forma de vapor, pela tampa do radiador.
Experimentei aumentar a pressão da tampa do radiador e consegui estourar uma das mangueiras.
Era um tal de todo dia completar a água.
Nesse tempo aprendi algumas coisas:

1- A sportage não funciona bem sem aditivo (que aumenta o ponto de ebulição da água, diminuindo a formação de vapor).
2- Quando trocar ou colocar água, deve-se sangrar o ar do sistema através da cebolinha de temperatura, colocada junto à válvula termostática.
3- O mais importante - e que realemnte resolveu o problema - troquei a hélice, pois a minha não estava mais atuando.

Faça um teste: Trave a sua hélice (não é mole aguentar o barulho depois) e veja se o problema acaba.
Se resolver, compre uma hélice nova ( paguei R$280,00 em São Paulo) e você não terá mais perda de água nem barulho.

Espero ter ajudado.

um abraço.
assero

Assero,

Poderia passar o telefone ou endereço de onde encontrou a Helice nova por 280 reais. Encontrei a mesma só por volta de 400 reais.

Agradeço desde ja,

Bruno

Cesar Boschetti
20/02/2006, 11:53
Olá Pessoal,

Mandei por minha conta e risco a mensagem abaixo para o moderador deste grupo. Acho que seria muito bom para todos nós.
Aproveito a oportunidade para duas coisas:
1) Tenho o manual do proprietário e de manutenção do Sportage gasolina 2.0 16V DLX 99. É muita coisa para scanear, mas quem precisar posso scanear e mandar alguma informação específica.
2) Pneus 235/75R15 eu observei que pegam no amortecedor quando a suspensão é solicitada. Acho que o problema pode ser resolvido com um espaçador ou alargador de roda com apenas 5-10 mm de espessura. Ou então optar por pneus 225/75. Neste caso a alteração fica dentro dos 5% em relação ao original.
---------------------------------
mensagem para moderador:
---------------------------------
Olá Luis,

Sou novo no forum 4x4.
Tenho um Kia Sportage recém adquirido e notei que o tópico "Sportage, esse koreano aguenta?" já está com uma quantidade bastante apreciável de mensagens e informações.
Acho que seria bastante útil mover o tópico todo para o nível acima, em meio aos outros como: Suzuki, Troller, Niva, CJ etc.. etc...
Tenho certeza que todos irão apreciar essa mudança, pois além de facilitar a vida da turma do Sportage, impediria que dúvidas e mensagens esparsas sobre o mesmo tópico continuassem a pipocar em meio a outros tópicos diferentes.
O Sportage apresenta-se com uma boa relação custo/benefício para o aficcionado do off-road.
Acho que vale a pena promover o tópico para um nível mais acima do que está.
Tem muita gente em busca de informação e dicas a respeito.
Deixando de lado os aspectos subjetivos que são muitos e que, no final das contas, são os que determinam a escolha, o sportage tem muitos aspectos técnicos positivos e negativos que merecem ser debatidos e explorados com maior profundidade e abrangência.

Parabéns pelo fórum e grato pela atenção.
Abraços,

Fernando Costa
20/02/2006, 18:05
Pessoal,

Olhem um comparativo de pneus postado aqui no fórum. Parece que ganhou o Firestone Destination A/T, na opinião geral.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17087&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

Maverickturbo
20/02/2006, 19:03
Cesar Boschetti,
O manual do proprietario eu tenho, mas esse de manutenção é interessante. Se vc puder passar as partes relacionadas ao motor da sportage gasolina 2.0 16v e a parte de cambio e diferenciais eu agradeceria.

Cesar Boschetti
20/02/2006, 21:47
Aqui vai o manual de manutenção programada periódica da Sportage estipulado pela KIA Motors.
Espero que seja útil.

Maverickturbo
20/02/2006, 22:06
Valeu Cesar, tem muitas informações uteis!

comenale
22/02/2006, 08:24
Maverickturbo,

Os pneus 235/75 R15 têm 73,35cm de altura por 23,50cm de largura, e ainda ficam para dentro em relação à aba superior do pára-lama traseiro.

Já os pneus 31" possuem 78,74cm de altura, nesse quesito a caixa de roda da Sportage comporta bem, mas como vc. disse, o bicho pega na largura, pois com largura 10,5" dá 26,67cm e com 11", 29,21cm, passando do pára-lama, então só vai com lift.

Acho que o limite, sem alterar a suspensão original, fica nos 255/75 R15, como fez o colega Assero.

Fernando,

Muito em breve devo trocar os pneus da minha TD2001 e tenho intenção de colocar o 235/75 R15. Não pretendo alterar a suspensão e altura da viatura. Você fez alguma alteração na sua? É possível essa troca sem alteração?

comenale
22/02/2006, 09:22
Assero, vou procurar as suas orientações sobre as lampadas.
Muito obrigado pela atenção.
Pessoas como você que fazem a diferença, saudações.

BICA,

NÃO PUDE DEIXAR DE NOTAR QUE VC ESTÁ COM SUA VIATURA EM UMA PEDREIRA! TRABALHO EM SAMPA EM UMA EMPRESA QUE EXPLORA GRANITOS E TEM UM FILIAL AÍ EM NOVA VENÉCIA-ES.
ÓTIMA PAISAGEM! :mrgreen:

Amostardeiro
22/02/2006, 16:03
Olá pessoal,

Fernando

Parabéns os pneus encheram o para lamas, só falta levantatinha.

Abraço

Fernando Costa
22/02/2006, 20:18
Comenale,

Os pneus 235/75 R15 cabem perfeitamente na caixa de roda da Sportage 99 em diante, sem precisar alterar a suspensão original. O pneu não pega em lugar algum, mesmo com o carro carregado. Coloque sem medo. O desempenho do carro muda para melhor e ganha mais 03 cm de altura livre, além do que visualmente fica o máximo.

Fernando Costa
22/02/2006, 20:22
Olá pessoal,

Fernando

Parabéns os pneus encheram o para lamas, só falta levantatinha.

Abraço

Obrigado,

Só falta mesmo levantar a danada. Não pretendo nada mais radical, acho que só uns calços na traseira para começar, talvez uns 3cm... :D
Mas como essa coisa de mexer no carro vicia, que sabe depois eu troque as molas e adapte os amortecedores... :dance:

Fernando Costa
22/02/2006, 20:34
Pessoal,

Estava eu calmamente testando a Sportage nas dunas do Cumbuco, aqui no Ceará, quando vi algo que me deixou surpreso... Um grupo de turistas cariocas passeando pelas areias num Corsa Sedan, na maior tranquilidade :shock:

Os guias nativos baixam bastante os pneus dos carros dos turistas, quase encostam no aro, e assim conseguem subir dunas que antes só buggies e 4x4 enfrentavam, e de areia solta! :)

Amostardeiro
22/02/2006, 21:47
Fernando

Levantei a minha 97 com calços de nylon Techinil, fotos anexas, me custaram na epóca +- R$ 210,00, na TD 2001 ainda não fiz nada, estou esperando gastar os pneus 205 que já estavam nela quando comprei.

É incrível como a baixar a pressão dos pneus para andar na areia faz diferença.

Abraço

Cesar Boschetti
22/02/2006, 22:08
Boa noite Pessoal,

Aqui vai meu palpite particular sobre Elevação de Suspensão (lifting) e Pneus maiores.

Todo mundo sabe que no projeto de um veículo a configuração da suspensão (molas, amortecedores, braços etc...), rodas e pneus leva em conta de que forma e com que frequência veículo vai ser utilizado na maior parte do tempo. Os aspectos estéticos também são considerados, mas sempre dentro dos limites técnicos.

Um SUV, por definição, é um carro desenvolvido para um público que busca reunir conforto e esportividade com consumo aceitável e capacidade para ir mais longe que um carro comum por caminhos mais difíceis. É dentro desses parâmetros que o SUV é projetado ou, pelo menos, deveria ser.

Reunir todos esses quesitos, em parte antagônicos, em um único carro é uma equação complexa.

Por isso, quando pensamos em levantar o carro e colocar pneus maiores devemos analisar com muito cuidado e objetividade o custo/benefício da empreitada. Se você passa mais de 70% do tempo andando em asfalto, em velocidades relativamente altas comparadas com as estradas de terra, o lifting da suspensão e os pneus maiores vão apenas servir para desatolar o seu ego e nada mais. É válido sem dúvida, mas deve-se levar em conta que: consumo, desempenho, vida útil da suspensão e, acima de tudo, segurança estarão sendo sacrificados. A segurança, principalmente, é um item muito importante e quase sempre esquecido pelos offroaders, tanto na trilha quanto na cidade.

Vale a pena mexer no carro?
- Bom! Cada um tem sua resposta e receita infalível, mas vale um esforço para uma análise mais lúcida e menos lúdica da questão.

Um SUV que, mesmo para os que gostam de terra como eu (ou como nós), passa a maior parte do tempo (>90%) no asfalto, no caso de uma alteração exagerada da suspensão e dos pneus, o conjunto todo vai realizar um mau serviço, colocando em risco a segurança própria e de outros motoristas.

Se, por outro lado, a idéia é usar o carro quase que só na terra, deixando-o na garagem a maior parte do tempo, as coisas são diferentes e a preparação para um off-road mais agressivo é plenamente justificável, desde que, claro, bem planejada e executada, pois uma gambiarra será sempre uma gambiarra e nada mais que isso.

No caso particular do Sportage, tendo em vista o uso urbano majoritário, acredito que uma alteração de até 5% em relação ao original é plenamente aceitável e segura. Esse número de 5% é um padrão de tolerância bem estabelecido e largamente usado em vários setores da indústria, portanto acho que pode ser adotado como referencial. A própria legislação de trânsito aceita os 5% como tolerância na medida de velocidade.

Dentro desta faixa de 5% em relação ao original temos as seguintes opções de pneus para o Sportage com aro 15 original (205/75R15):

1) 215/75R15 > 2,16% de alteração de velocidade e odômetro – 0,75cm de elevação.
Exemplos:- Goodyear Wrangler, Pirelli Scorpion, Maxxis, BF Goodrich, Continental etc..

2) 225/70R15 > 1,07% de alteração de velocidade e odômetro – 0,37cm de elevação.
Exemplos:- Maxxis Marauder, Yokohama Geolander, BS Colway (remolded) etc..

3) 225/75R15 > 4,34% de alteração de velocidade e odômetro – 1,5cm de elevação.
Ex. Goodyear Wrangler, Pirelli Scorpion, Maxxis, BF Goodrich etc..

4) Preferência da maioria
235/75R15 > 6,52% de alteração develocidade e odômetro – 2,25cm de elevação.
Muitas opções de fabricante e modelos.

OBS: As alterações são para mais, isto é, velocímetro e odômetro devem ser acrescidos dos percentuais cotados para obtenção dos valores verdadeiros.

Neste último caso com o 235/75 já estamos em uma situação bastante ousada de comprometimento. Por mais que se diga que está tudo bem, os esforços, vibrações e oscilações da suspensão começam ficar críticos para a segurança e confiabilidade do sistema em velocidades urbanas normais. Mesmo na terra, em baixas velocidades, é preciso olhar com cuidado se os pneus não pegam em nada. Em alguns casos, dependendo de alguma pequena diferença no offset da roda, a lateral interna do pneu pode ralar no amortecedor como aconteceu comigo. Talvez um alargador de roda de 5 mm solucionasse o problema, mas já seria uma alteração e compromisso a mais. Preferi descartar e optar por pneus 225/70R15. Numa próxima troca vou ver os 215/75R15 ou 225/75R15.

Muita gente não sabe ou menospreza as implicações relacionadas aos esforços e vibração de componentes mecânicos. Esse assunto é sério e a fadiga dos materiais envolvidos pode ser bastante acelerada quando se trabalha muito fora do ponto de equilíbrio pré-estabelecido. Por isso, qualquer alteração mais profunda da suspensão de um veículo, incluindo o pneu, deve ser muito bem pensada. Rigorosamente falando, o proprietário deveria inclusive obter homologação junto aos órgãos competentes. Caso contrário, estará sujeito às penas da lei, além de provável perda da cobertura do seguro em caso de sinistro.

- Bom! É isso ai gente!
Sei que o Brasil é terra de ninguém, mas acho que um offroader consciente e responsável, como manda o figurino, deve estudar com bastante carinho o assunto, independente do faz de conta da fiscalização.

Coloquei aqui apenas uma visão pessoal, mas lastreada em minha formação técnica e experiência profissional. O assunto é amplo e sujeito à polêmica. Mas acho que seria interessante agregar outras informações e, quem sabe, produzirmos um texto mais detalhado e tecnicamente mais rico que pudesse servir de orientação para quem quer alterar o carro. Mas tem que ser com um mínimo de rigor técnico. Não vale a impressão pessoal subjetiva de que uma determinada receita deixou o carro mais firme. Isso não vale. Tem muita gente aqui com formação técnica e experiência em mecânica de automóveis. Acho que podemos produzir um tutorial técnico, inteligente, seguro e útil para muitos.

Amostardeiro
22/02/2006, 22:36
Cesar

Entendo o queres dizer, sou engenheiro, e trabalhei anos em indústrias em manutenção e/ou produção, pensando nos aspectos que tu colocaste em tua mensagem, tenho as seguintes posições:

- Pretendo para o dia a dia colocar pneus 225x 75/15 que ficam dentro dos 5 % "aceitáveis" pelos montadoras;

- Quando levantei a suspensão com calços me preocupei em não reduzir o curso, em não exagerar para não comprometer a estabilidade, mas posso te garantir que os 50 mm não alteraram praticamente nada a digiribilidade da viatura;

- O ideal seria ter dois jogos de rodas e pneus, um para uso normal, outro para off- road, o problema é o custo. Quando preciso pego pneus e rodas emprestadas do meu mecânico, o cara tem uma coleção de rodas e pneus;

- Bom finalmente, tu tens razão, mas o prazer, a "beleza" de ter um off- road é maior, a terra sempre nos chama.

Abraço

Fernando Costa
23/02/2006, 21:21
Ainda quanto ao uso dos pneus 235/75...

Não sou mecânico profissional, embora seja engenheiro e tenha interesse por mecânica de autos. Por isso, somente posso descrever o que presencio, quando do uso da minha viatura.

Quanto ao tamanho dos pneus 235, já os testei em dunas e garanto que a performance é a melhor possível, os originais 205/75 nem se comparam. Superando obstáculos diversos, as rodas enfrentaram vários ângulos, e não rasparam em parte alguma. O meu receio era que os pneus traseiros roçassem nos amortecedores, o que não ocorreu, pois a "película" de anti-ruste e poeira que os recobre não foi sequer tocada.

Em estrada, enfrentei uma viagem de 300Km com o carro ocupado por 05 adultos (uns 400Kg) mais 50Kg de bagagem na mala. Também não "roçou" nada, mesmo passando por lombadas altas.

Como motorista experiente em estradas, não percebi alteração na estabilidade entrando em curvas na velocidade permitida. Se houve alguma alteração em relação aos pneus antigos, não sou eu quem vai testar os limites de um SUV em uma curva para saber.

Agora, a meu ver, os pneus 205/75, embora originais, não deveriam ser utilizados como base para o critério de 5% de variação, pois aparentemente foram subdimensionados para o porte do carro e sua utilização fora-de-estrada (que garante à Sportage suspensão reforçada).

Apenas como ilustração, Um TR4 é mais leve, à gasolina, tem suspensão independente e usa 225/70 R16. Uma L200, com o mesmo torque e potência da Sportage TD, sai de fábrica com 255/75 R15.

Para encerrar, não se esqueçam que transitar por nossas vias, mesmo urbanas, se transformou em verdadeiro off-road, visto a buraqueira sem fim. Um 235/75 A/T significa maior resistência a impactos e maior capacidade de carga.

Até mais.

Cesar Boschetti
23/02/2006, 23:19
Olá Fernando e demais Sportagers

Além dos argumentos que já apresentei, só posso acrescentar o que vi sobre o Sportage 2006. Segundo a Kia Motors, o modelo tem basicamente a mesma motorização e transmissão sendo apenas um pouco mais pesada. 1621 kg contra 1440 do modelo 99. Sendo assim, suponho que tenham recalibrado a suspensão, mas curiosamente mantiveram basicamente o mesmo diâmetro de pneu. O modelo novo usa pneus 215/65R16 ou 235/60R16 que resulta praticamente no mesmo diâmetro do 205/75R15. Acho curioso que continuem subdimensionando as rodas e pneus sabendo-se que existe uma preferência mundial por rodas e pneus maiores.

Mas afora isso, pouco mais posso dizer sobre o uso dos 235/75R15. No meu caso ralou no amortecedor e eu preferi substituir por um dentro dos 5% de tolerância. Acho que minha roda está com um offset ligeiramente maior. Entretanto, na loja onde troquei o pneu, o mecânico já foi logo apontado o problema antes mesmo que eu falasse alguma coisa. Isso me levou à conclusão que o problema é relativamente comum.

Também acredito que o 235/75R15 traga uma sensação de conforto e segurança maior que o original e, com certeza, melhor desempenho na terra. O problema é sabermos o quanto desta sensação é subjetiva e o quanto corresponde a uma melhoria real. Sem nos esquecermos que a suspensão pode estar sofrendo esforços e oscilações que, embora não se perceba, podem estar acima da resistência e segurança previamente dimensionadas.

Eu também gostaria de usar um pneu 235/75 ou até um 255/75, mas pelo sim pelo não, prefiro me manter dentro dos 5%, mesmo porque não pretendo fazer trilhas pesadas.

Abraços,

Fernando Costa
24/02/2006, 00:00
Olá Fernando e demais Sportagers

Além dos argumentos que já apresentei, só posso acrescentar o que vi sobre o Sportage 2006. Segundo a Kia Motors, o modelo tem basicamente a mesma motorização e transmissão sendo apenas um pouco mais pesada. 1621 kg contra 1440 do modelo 99. Sendo assim, suponho que tenham recalibrado a suspensão, mas curiosamente mantiveram basicamente o mesmo diâmetro de pneu. O modelo novo usa pneus 215/65R16 ou 235/60R16 que resulta praticamente no mesmo diâmetro do 205/75R15. Acho curioso que continuem subdimensionando as rodas e pneus sabendo-se que existe uma preferência mundial por rodas e pneus maiores.

Abraços,

César,

Quanto à Kia Sportage 2006, ela é um carro totalmente diferente, em comum com a nossa só tem o nome, matreiramente usado pela Kia para lhe dar um charme de off-road, adquirido pela Sportage original ao longo de dez anos de produção.
Apenas para ilustrar, possui estrutura em monobloco (chassi já era), suspensão traseira independente, menores ângulos de entrada e saída e, é claro, muitos itens de luxo e conforto, que obviamente custam muitos R$, enfim, um SUV urbano. Como ninguém compra algo assim para colocar na trilha, não precisa mais que pneus 235/60 R16, que embora sejam "street", têm boa largura para enfrentar vários tipos de terreno.

Cesar Boschetti
24/02/2006, 10:12
Olá Pessoal,
Bom dia a todos.

Voltando ao problema dos pneus acabo de receber a seguinte mensagem da Kia Motors International para uma consulta que fiz sobre essa questão dos pneus:
--------------------------------
Dear Sir,

Kia Motors can not garantee the use of tire size 235/75R15 because it is possible to make interference of tire with Body when truning Steering or driving on uneven or unpaved roda which causes big tire movement up and down.

Maximum sixe recommended is 235/65R15

Regards,

Kia Motors
--------------------------------

Bom! Eu não sei onde eles acharam esses pneus 235/65R15. Acho que houve um engano, mas de qualquer modo se existe esse pneu não muda nada na altura do carro, pois o diâmetro final é o quase o mesmo do 205/75R15.

Por outro lado, além da interferência do pneu com o corpo do carro no caso de oscilações maiores em pisos irregulares ou durante o esterçamento da direção, eles não levantam nenhum outro problema adicional com a suspensão.

Deste modo, acho que não existe nada muito severo contra os 235/75R15, exceto observar com cuidado se realmente o pneu não pega em nada em todas as situações do dia a dia no asfalto e na terra.

No meu caso não deu porque essa interferência ocorreu. Como eles mesmo disseram, isto pode ocorrer. Provavelmente isso se deve à pequenas diferenças no offset da roda e/ou calibragem da suspensão.
Acho que isso cai dentro dos desvios e tolerâncias de fabricação e eu fui premiado com um desvio desvantajoso para o 235/75.

De qualquer modo, acho que essa nossa discussão é muito válida e devemos sempre colocar o bom senso e racionalidade à frente das emoções, sensações e desejos que são totalmente subjetivos.

E para não deixar o assunto morrer, aqui vai um comentário adicional:
Se bem me lembro da experiência acumulada pelos diversos fabricantes e usuários, a regra usual é a seguinte:

Areia fofa pede pneus largos para flutuar melhor.
Barro pede pneus estreitos para cavar melhor em busca de solo firme.

Acho que na opção pelos pneus é bom termos isso em mente também.

Abraços a todos.

Amostardeiro
24/02/2006, 13:05
Pessoal

Não sei se alguém notou, mas na foto do calço traseiro que postei acima dá para ver os respiros do diferencial, como já disse eram originais do veículo.

Abraço

Maverickturbo
24/02/2006, 13:22
Amostardeiro,
Sâo esse caninhos por cima do diferencial? Se for isso a minha tbm tem.
Cesar Boschetti,
Depende do barro tbm. Tem barro que gruda demais e parece super bonder, tem barro que é uma lamaçal bem molhado, ñ importa so o formato do pneu, mas o desenho tbm influencia.

Amostardeiro
24/02/2006, 14:18
Maverickturbo

Eles mesmos, se deres uma olhada em baixo do paralama traseiro direito, vais ver que eles saem por ali perto do respiro do tanque; o ruim é que na minha 2001 não tem nada, acho que por redução de custos.

Abraço

Bica
24/02/2006, 15:34
Pessoal vejo que a discussão sobre os pneus é uma relíquia.
Usava anteriormente pneus 225/75R15, sem nenhum problema.
Hoje estou usando os 235/75R15, a única vez que ele raspou foi quando a mola original se quebrou, troquei pela mola do monza hacth 89, ficou muito boa, levantou o carro uns dois cm a mais que a original.
Não tenho problema algum, pois ando muito em estrada de terra e trilha pelos morros afora, sempre carregado com dois ou até três passageiros, sempre volto do campo com uns duzentos a trezentos quilos de pedra e nunca pegou mais em nada, quanto a dirigibilidade, nestas estradas da BA, MG e ES digo que é pior que trilhas, buraco dentro de buraco, assalto pra cacete, nunca troquei pneu na estrada e espero nunca trocar.
Saudações

Maverickturbo
24/02/2006, 18:24
Bica,
Meus saveros M/T aguentam muita pancada. Ja chegou a 2 pregos perfurarem o mesmo pneu e ele continuar normal, esvaziando bem pouco so ao longo de varios dias. Nunca precisei parar pra trocar nenhum tbm, meu estepe nunca rodo.

Amostardeiro
24/02/2006, 22:22
Pessoal

Primeiro peço desculpas, mas cometi um engano, na foto da qual falei o tubo que aparece é do freio traseiro e não do tal respiro, porém os tais respiros existem.

Segundo, lembro que quando, como se diz aqui, era guri tinha um Corcel dois "tunado" com suspensão rebaixada, rodas 8", e outras coisas, um amigo disse que era ruim pro carro, etc, mas que ficava bom para andar e bonito isso ficava, o mesmo vale pra levantar a suspensão, colocar pneus maiores.

Um abraço a todos e bom carnaval, eu estou indo pra bem longe da folia com a família.

MarceloArtur
01/03/2006, 21:35
Pretendo levantar a suspensão de minha Grand Sportage TD 2001, o q é melhor, colocar calços ou substituir molas e amortecedores?

Cesar Boschetti
04/03/2006, 19:02
Olá Pessoal

Se me permitem, vou insistir na problemática dos pneus para o Sportage. Minha única intenção é reunir e compartilhar informação sobre o assunto.

Medi hoje, no estepe, o offset da roda original do Sportage (foto abaixo). O valor encontrado foi de +44 mm. É um offset positivo alto e que desloca bastante para dentro as rodas. Uma excelente referência sobre o assunto (offset) encontra-se no site abaixo, que também traz muitas informações históricas e técnicas sobre CJ, F75 e Rural Willys:
http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/offset.htm

Como eu já havia comentado em mensagens anteriores, os pneus 235/75R15 pegam nos amortecedores traseiros. Isso aconteceu comigo como mostra a segunda foto abaixo. Na terceira foto vemos um caso parecido com um Sportage nos Estados Unidos (as setas nessa terceira foto foram colocadas por mim). Alias, este autor americano traz ainda algumas dicas interessantes como troca/limpeza de velas e lifting para o Sportage. Vale conferir: http://www.4wheelnoffroad.com/

Não sei até que ponto essa pegada no amortecedor pode ser comprometedora, todavia vale a pena ficar atento e monitorar o problema. Uma consequência óbvia dessa pega é a impossibilidade de usar correntes nas rodas traseiras. Outra consequência grave que pode ocorrer é rasgar o pneu ou travar a roda numa situação mais crítica.

Bom! É isso ai!

Seria interessante, como dado estatístico, que o pessoal conferisse seus amortecedores traseiros, principalmente do lado do motorista e postasse aqui se está pegando ou não. Pode ser que em função de um offset diferente (menor) o problema não ocorra para alguns, mas eu acho pouco provável, por isso estou insistindo para que o pessoal veja com cuidado esse ponto.

Cesar Boschetti
04/03/2006, 19:07
Pessoal,

Peço desculpas, mas as fotos anteriores sairam na ordem reversa.
E aproveitando o espaço ai vai um link com fotos interessantes de sportagers, inclusive de uma 2 portas curta e conversível:

http://www.4x4wire.com/cgi-bin/gallery/imageFolio.cgi?direct=readers_rigs/Kia

Maverickturbo
04/03/2006, 19:54
Cesar,
Minhas rodas tem offset, por isso em torções onde uma roda levanta e outra abaixa ñ raspa no amortecedor, mas talvez com essa roda original com o offset muito positivo raspe mesmo! Nessa foto a minha sportage ficou com o pneu uns 3 dedos pra dentro do paralama quando normalmente ela fica uns 2 ou 3 dedos pra fora do paralama.

Cesar Boschetti
04/03/2006, 21:00
Olá Maverickturbo

Sem dúvida o offset de suas rodas são menores que das minhas. Sua foto mostra isso claramente. Voce tem a medida do seu offset?

Amostardeiro
04/03/2006, 22:16
Cesar

Na minha 97 com pneus 225 x 70/15 acontecia o mesmo, somente do lado direito, como na tua 98/99 com os 235, pelo que sei por causa do off-set das rodas.

Não acho bom que rodas e/ou pneus fiquem pegando ou raspando em algo, a solução é uma levantada na suspensão, nada muito "ousado" uns 50 mm tá pra lá de bom, andei em uma com calços e com pneu 31 que não pegava em nada.

Marcelo Artur

O meio mais barato é a instalação de uns calços, como mostarm algumas fotos aqui no forum, rodei +- 2 anos sem nenhum problema.

Abraço

Maverickturbo
05/03/2006, 11:41
Cesar,
Das minhas rodas são -25 o offset

bioranieri
06/03/2006, 01:46
Pessoal... após 3 anos sem jipe... to querendo voltar para a Lama!

Encontrei uma Sportage 97 2.0 16v com 96 mil km, com amortecedores, batentes, correia e mais algumas coisas trocadas. O que vcs acham de uma Sportage 97 com essa Km? Posso ter algum problema com ela nessa KM? Vale a pena?

O que devo checar? Quais os problemas cronicos? Esse motor dura mais uns 100 mil km? Qual o consumo médio dela?

To pensando em fechar tudo na terça... preciso da ajuda de todos para entender se o negócio é bom ou não?

Abs, Fabio.

Bica
06/03/2006, 14:07
Boa Tarde pessoal.
Fui até a Serra da Canastra - MG.
A viagem teve um só problema, estouro as escovinhas do alternador, goi o maior sufoco, mas tudo que R$ 45,00 não resolve-se.
Em relação aos pneus, fui agora revisar os meus e não pegam em nada, nem no paralama ou no amortecedor.
Quando baixar as fotos eu posto algumas aqui.
Saudações.

Maverickturbo
06/03/2006, 15:05
bioranieri,
A minha é uma 96/97 e ta com essa kilometragem. Ate agora nada de o motor reclamar, so ñ use gasolina adulterada pq esse motor detesta isso e vc logo vai perceber pq ela falha muito com gasolina adulterada. Problemas cronicos são os vidros eletricos (teste se todos os botões funcionam e se todos os vidros sobem) e a helice do radiador que funciona com um gel que com o tempo perde, ñ acionando, fazendo o motor ferver. Consumo com pe pesado 4-6 km/l e com pe leve 7-9 km/l.

Fernando Costa
06/03/2006, 20:50
César,

Ontem cheguei de viagem, enfrentei 500 Km de estrada e mais de 60 Km em praias, inclusive subindo dunas e rampas íngremes, e verifiquei que os pneus 235/75 não rasparam em lugar algum. Em comum com a Sportage do colega Bica (que roda pesado em zona de mineração) são os pneus Firestone Destination A/T, que no caso dele também não raspam.

Posso perguntar qual foi o 235/75 que vc. usou? Apenas para ilustrar, vi vários pneus do tipo "remold" ditos 235 que na realidade tinham dimensão de 255!! :shock:

Por via das dúvidas, assim que puder vou medir o offset das rodas originais.

A propósito, muito boa a matéria sobre offset. :concordo:

Até mais.

Fernando Costa
06/03/2006, 21:02
Cesar

Marcelo Artur

O meio mais barato é a instalação de uns calços, como mostarm algumas fotos aqui no forum, rodei +- 2 anos sem nenhum problema.

Abraço

Amostardeiro,

Vc. pode dizer a altura dos calços dianteiros e traseiros? Tenho pensado em colocar, acho uma boa maneira de levantar a Sportage sem gastar muito, mas será que na traseira os amortecedores não chegam no fim de curso?

Abraço.

Amostardeiro
06/03/2006, 23:13
Fernado

O calço traseiro tem algo em torno de 60 mm, já o dianteiro fico devendo, mas é menor, já que atua de forma diferente na suspensão, o ideal realmente é alongar a haste ou substituir o amortecedor, eu não troquei e não tive problema algum, mas as vezes batia no fim do curso.

Bioranieri

A 97 gasolina que tinha, comprei com 58 mkm e vendi com 117 mkm, sem problema algum só deves ter os cuidados que um carro com estes km necessita, creio que bem cuidada vai passar dos 200 mkm sem problemas.

Quanto ao cunsumo fica entre 7 e 8 km/L.

Abraço

MarceloArtur
07/03/2006, 12:06
Pneus 31 x 10,5 "cabem" na roda original da Sportage?

geasir
07/03/2006, 19:00
Boa noite

Para quem tem sportage TB2.0, recebi boletim tecnico que podera
ajudar em algum momento de duvida.

BOLETIM TÉCNICO

SISTEMA DE ARREFECIMENTO DOS VEÍCULOS KIA

Com o objetivo de incrementar o diagnóstico do sistema de arrefecimento dos motores diesel dos veículos Kia, solicitamos analisar os seguintes itens:

A – Ao receber o veículo:

- examinar a extensão do problema apresentado, funcionando o motor se possível;
- examinar a existência de vazamentos de água nas mangueiras, bomba d’água e radiador;
- verificar a eventual obstrução (interna e externa) do radiador;
- verificar a eventual obstrução da passagem de ar no pré-condensador do ar condicionado;
- verificar o funcionamento do eletroventilador de pré-condensador do ar condicionado;
- verificar o estado da hélice do radiador e o possível vazamento de gel no acoplamento, bem como o estado da coifa de proteção (se necessário, montar em outro veículo para teste);
- examinar e testar a tampa do radiador (pressão da válvula), bem como o seu alojamento:
Besta GS, Besta GS Grand e Bongo K2700: 0,95 ~ 1,25 kg/cm2
Sportage: 0,75 ~ 1,05 kg/cm2
- examinar o rotor da bomba d’água;
- examinar e testar a válvula termostática quanto ao seu funcionamento (temperatura de abertura):
Besta GS, Bongo K2700, Sportage: 86,5º ~ 89,5ºC
Besta GS Grand: 80,5º ~ 83,5ºC
- examinar e testar a estanqueidade das mangueiras do vaso expansor; deve ser instalada uma abraçadeira plástica na mangueira interna e a ponta desta deve ser chanfrada em “V” invertido.

B – Havendo a necessidade de desmontagem/montagem do motor:

- substituir a válvula termostática e o sensor de temperatura;
- verificar a pressão dos bicos injetores, sua estanqueidade e o ângulo e direção de pulverização do combustível:
Besta GS, Besta GS Grand, Bongo K2700: 135 kg/cm2
Sportage: 150 kg/cm2
- verificar o comprimento dos parafusos do cabeçote (substituir se necessário):
Besta GS, Besta GS Grand, Bongo K2700:
parafuso longo: 158 mm
parafuso curto: 123 mm
Sportage:
112,7 ~ 113,3 mm
- observar o empenamento máximo do cabeçote:
Besta GS, Besta GS Grand, Bongo K2700: 0,25 mm
Sportage: 0,10 mm
- observar o torque prescrito para o cabeçote:
Besta GS, Besta GS Grand, Bongo K2700: 4,5 ~ 7,5 kgm + 90º + 90º
Sportage: 3,0 kgm + 90º + 90º
- regular o ponto de injeção:
Besta GS, Besta GS Grand, Bongo K2700: 7º DPMS
Sportage: 9º DPMS
- regular as válvulas (a frio);
Besta GS, Besta GS Grand, Bongo K2700:
admissão 0,30 mm
exaustão 0,38 mm
Sportage:
admissão 0,20 ~ 0,30 mm
exaustão 0,30 ~ 0,40 mm
- utilizar a concentração de 50% do aditivo Kia NRAD 050000:
Besta GS, Besta GS Grand: 5,0 litros de aditivo e 4,5 litros d’água
Bongo K2700: 4,5 litros de aditivo e 4,0 litros d’água
Sportage: 4,5 litros de aditivo e 4,5 litros d’água
- efetuar a sangria do sistema ( funcionar o motor sem a tampa do radiador completando o nível de água até a abertura da válvula termostática e observar a existência de bolhas de ar, somente colocando a tampa quando não existir mais a presença de ar no sistema);
- efetuar teste de rodagem do veículo, observando que a água do vaso expansor deve estar no nível mínimo; o teste deve ser efetuado com o maior rigor possível e com o ar condicionado ligado;
- ao retornar do teste, observar o nível do vaso de expansão que deverá estar entre o mínimo e o máximo, se necessário, completá-lo;
- aguardar o motor esfriar e observar que o nível do reservatório deve encontrar-se no mínimo.

Maverickturbo
07/03/2006, 20:34
MarceloArtur,
Caber deve caber, mas ñ deve ficar muito bom ñ. O ideal é uma roda com ala de 7 a 9 senão me engano. Eu ñ lembro a tala da roda original da sportage tbm.

Amostardeiro
08/03/2006, 14:40
Pneus 31 x 10,5 "cabem" na roda original da Sportage?

Marcelo

Caber cabe, mas não fica bom, a roda indicada para o 31 é 8,5, a da Sportage é 6 JJ.

Abraço

Luis Lima
08/03/2006, 14:43
Olá pessoal, gostaria de saber como se faz para travar a ventoinha boba da sportage, para ela girar na rotaçao do motor

pimenta
08/03/2006, 16:49
Olá pessoal, gostaria de saber como se faz para travar a ventoinha boba da sportage, para ela girar na rotaçao do motor

Ola Luis,

Para travar a minha foi o seguinte,

Retiramos a ventoinha do veículo, depois desparafusamos o "magneto" da helice. Desparafusamos e abrimos o magneto (Tarefa dificil no meu caso pois os malditos parafusos philips nao destravaram nem com chave de impacto, só abrimos aquecendo os parafusos com maçarico, :twisted: ). Ao desparafusar soldamos o elemento que gira :mrgreen: (Tem gente que apenas coloca uma borracha para travar). Fechamos novamente o magneto com os parafusos. Recolocamos na helice e devolvemos a helice ao carro.

Verifique também, se a valvula termostatica esta funcionando corretamente.

Troque o liquido de arrefecimento caso ja tenha colocado muita agua no radiador (Meu caso antes de travar a helice). O liquido alem de proteger a corrosao ele aumenta a temperatura de ebulição da agua.

Funcionou bem, quando o desejado é sempre manter o carro frio. Nunca mais tive aquecimento no transito parado ou off-road, nunca mais o liquido de arrefecimento ferveu ou baixou de nivel. Porém aguente o barulho, e acima dos 3 mil giros a minha faz um grunido dificil de aguentar :? . Futuramente creio que vou trocar esse conjunto para que trabalhe conforme o projetado.

Uma pergunta a todos :parede: . Quando abri o magneto verifiquei que o mesmo era banhado por um gel (ou um óleo). Não sei se é ignorancia minha e de meu mecânico, mas acredito que este é o famoso gel que com o tempo perde o efeito. Alguem conhece um gel que possa ser substituído ? Com o magneto aberto, deu a impressão que esse gel endurece ao ser aquecido provocando o travamento da helice atá o conjunto esfriar, ao se resfriar o gel volta ao estado mais liquido liberando a ventoinha.

Amostardeiro
08/03/2006, 19:20
Luis

Eu andei com a ventoinha amarrada com uma corda por uns 4 meses, ruim mesmo só o zunido, é quase insuportável, mas funciona.

Pimenta

É assim mesmo que funciona o tal GEL, quando aquecido ela "trava" o conjunto até esfriar, não sei onde encontrar o GEL para substituir, sei que é possível em alguns veículos, que saiba não na Sportage.

Cesar Boschetti
09/03/2006, 12:26
Bom dia pessoal,

Achei esse site fabuloso. Os gráficos são impressionantes.
Vale a pena pra quem quer entender um pouco de mecânica geral.

http://www.carbibles.com/

Veja sobretudo as páginas sobre "The Wheel & Tyre Bible" e "The Fuel & Engine Bible"

Até mais,

jlguimarães
09/03/2006, 12:42
Boa tarde galera!
Ainda não tive o despraser do problema de aquecimento mas fiquei à pé em fortaleza pela quebra de dois bicos da injeção o mecanico tentou todos os recursos para recuperar os bicos mas não houve jeito só outros e não tem em fortaleza tem que encomendar de outro estado, como não tinha mais tempo e já havia acbado as férias acionei o seguro que me mandou para Brasília com a familia e mandei o carro pra casa no caminhão. Saiu mais barato mas foi frustante. É a terceira vez que tenho problema de bico injetor e só abasteço nos postos BR ou de bandeira conhecida aho que dessa vez vou desistir de carro à gasolina principalmente a Sportage os bicos são muito caros e dificies de encontrar de pronta entrega.Algem sabe de adaptação de bicos nacionais com sucesso.

Abraço à todos.

Cesar Boschetti
09/03/2006, 13:46
jlguimarães,

Dá uma olhada na página 4 do "Sportage - esse coreano..."
Lá tem como opção os bicos injetores do Astra 16V da GM.

Quanto ao Gel da ventoinha, acabo de conversar com um colega aqui no trabalho que tem um Sportage 98 comprado 0km. Ele sempre fez todas as revisões de praxe na concessionária em SPaulo e há algum tempo, antes de viajar para a Patagônia, ele foi alertado para trocar o gel. Disse que não questionou porque era barato. Acho que foi na revisão de 40.000km ou 50.000km. Hoje ele está nos 100.000km e continua rodando sem problemas.

Ou seja, não só é possível trocar o gel como também parece que não é caro.

Até mais

Maverickturbo
09/03/2006, 21:41
jlguimarães
Seria bom vc dar uma olhada no seu tanque de combustivel e na tubulação que leva ele ate o motor, pode ser alguma sujeira no tanque que esteja ocasionando isso. Meus bicos tão com 94,500 km e nem sinal de apresentarem problemas.

Amostardeiro
09/03/2006, 21:51
jlguimarães

Concordo com o Maverickturbo, vendi minha 97 com 117.000 km, rodei +- 60.000 km, sem problema nenhum nos bicos injetores, é bem aconselhável fazer uma boa limpeza no sistema de alimentação.

Abraço

Fernando Costa
09/03/2006, 22:59
Pessoal,

Alguém pode me dizer com exatidão o consumo da Sportage TD? Acho que vi aqui no tópico que gira em torno de 10 Km/L na cidade e 14 Km/L na estrada :shock:

Acontece que a minha está fazendo na estrada 10 Km por litro de diesel :putz: Tal consumo foi medido mais de uma vez, em estrada plana, velocidade constante de 100 Km/h, sempre enchendo o tanque no máximo. Detalhe é que não abro mão do ar-condicionado ligado direto, mas mesmo assim acho que o consumo está muito alto! Tirando isso, o comportamento do carro é dez, cheio de força nas ultrapassagens e um trator no off-road... acho que a bomba injetora deve estar sobrealimentando...

Será que vale a pena mandar regular a bomba injetora? Nem tanto pelo custo, mas pelo resultado, fico receoso de perder o atual bom desempenho, ficando um carro econômico porém "amarrado"...

Abraços.

Maverickturbo
09/03/2006, 23:34
Fernando Costa,
Vc nota algum excesso de fumaça? Normalmente quando a bomba esta injetando diesel demais a fumaça fica bem preta e fica quase constantemente saindo ela, ao inves de so sair em aceleradas.

Cesar Boschetti
09/03/2006, 23:52
Boa noite pessoal,

Acho que nosso grupo, "Sportage - esse coreano aguenta?" já está com um volume de mensagens e exibições mais que suficientes para ser promovido a um nível equivalente ao de outros 4x4. Não vai aqui nenhum demérito para com os demais membros do grupo "Outros veículos..", mas me parece que o volume de mensagens do grupo "Sportage" é quase tão grande ou maior que o restante do grupo "outros".

Já mandei 2 emails ao Gustavo (lassis@4x4brasil.com.br) que, até onde pude entender, é o moderador do grupo, mas não obtive resposta. Gostaria de saber se alguém confirma se o Gustavo é realmente o modrador deste grupo.

Aproveito para sugerir ao pessoal que também solicitem a mudança de nível, pois estou certo que seria interessante para todos nós já inscritos, além de facilitar a localização por novatos ou pessoas não inscritas.

Vamos trabalhar juntos neste sentido. Tem muita coisa útil aqui e se levantarmos o nível hierárquico do grupo teremos maior eficiência na troca de informações e agregação de novo membros.

Até mais,

Fernando Costa
10/03/2006, 00:04
Maverickturbo,

Em marcha lenta (carro parado) a fumaça é clara e quase imperceptível, mesmo quando acelera-se forte o motor. Já em movimento (observando-se seguindo de outro carro) a fumaça fica mais escura, cinza escuro, principalmente nas acelerações, hora que o motor entra em regime de carga.

Acho que um motor a diesel bem regulado deve liberar fumaça clara (não cinza), em qualquer regime de rotação e carga (pelo menos é o que eu acho). O motor RT 2.0 turbo diesel é valente mas não é dos mais avançados, sendo comparável ao da L200 tradicional.

Coincidentemente ambos têm 87cv a 4200 rpm e 20,5 Kgf.m de torque a 2000 rpm, sendo o consumo da L200 de 9 Km/l na estrada e de 7 Km/l na cidade... Não dá para comparar com um "top de linha" como o MWM 2.8, que dá 132cv a 3600 rpm e 34 Kgf.m de torque a 1800rpm!! E com consumo de 10,8 Km/L na cidade e 14,2 Km/L na estrada!! :shock: Ou seja, motores a diesel menos potentes consomem mais para realizar o mesmo trabalho...

Em resumo, gostaria de saber dos colegas se, com ar ligado, 8 Km/l na cidade e 10 Km/L na estrada é pouco para a Sportage TD... Será que vale a pena mexer com o que está quieto?? :pensativo:

Fernando Costa
10/03/2006, 00:09
Boa noite pessoal,

Acho que nosso grupo, "Sportage - esse coreano aguenta?" já está com um volume de mensagens e exibições mais que suficientes para ser promovido a um nível equivalente ao de outros 4x4. Não vai aqui nenhum demérito para com os demais membros do grupo "Outros veículos..", mas me parece que o volume de mensagens do grupo "Sportage" é quase tão grande ou maior que o restante do grupo "outros".

.....

Vamos trabalhar juntos neste sentido. Tem muita coisa útil aqui e se levantarmos o nível hierárquico do grupo teremos maior eficiência na troca de informações e agregação de novo membros.

Até mais,

Tem o meu total apoio. :palmas: Já está na hora das Sports sairem das sombras... :concordo:

Bica
10/03/2006, 00:52
Maverickturbo,

Em marcha lenta (carro parado) a fumaça é clara e quase imperceptível, mesmo quando acelera-se forte o motor. Já em movimento (observando-se seguindo de outro carro) a fumaça fica mais escura, cinza escuro, principalmente nas acelerações, hora que o motor entra em regime de carga.

Acho que um motor a diesel bem regulado deve liberar fumaça clara (não cinza), em qualquer regime de rotação e carga (pelo menos é o que eu acho). O motor RT 2.0 turbo diesel é valente mas não é dos mais avançados, sendo comparável ao da L200 tradicional.

Coincidentemente ambos têm 87cv a 4200 rpm e 20,5 Kgf.m de torque a 2000 rpm, sendo o consumo da L200 de 9 Km/l na estrada e de 7 Km/l na cidade... Não dá para comparar com um "top de linha" como o MWM 2.8, que dá 132cv a 3600 rpm e 34 Kgf.m de torque a 1800rpm!! E com consumo de 10,8 Km/L na cidade e 14,2 Km/L na estrada!! :shock: Ou seja, motores a diesel menos potentes consomem mais para realizar o mesmo trabalho...

Em resumo, gostaria de saber dos colegas se, com ar ligado, 8 Km/l na cidade e 10 Km/L na estrada é pouco para a Sportage TD... Será que vale a pena mexer com o que está quieto?? :pensativo:

Bica
10/03/2006, 00:57
Não vale a pena mexer, a minha está com 250.000 km e não baixa nada de óleo, o consumo está normal, andando a 100-120 km/h é 10-11 km/l, porem a 130-140 km/h bebe mais que eu,
a rotação ideal é 3000 giros mais do que isso bebe com força, pois está andando muito.

Maverickturbo
10/03/2006, 11:37
O problema é que eu nunca andei numa sportage diesel. Mas eu lembro da pick-up JPX do meu pai, quando tinha akele horrivel motor XUD9. Eu lembro que ela so soltava uma rajada de fumaça preta quando vc acelerava, e logo em seguida ja ñ saia quase nada de fumaça, saia muito pouco, quase imperceptivel.

jlguimarães
10/03/2006, 12:30
Boa tarde galera!
Ano passado tive problema de bico e de bomba fraca na ocasião da troca da bomba foi verificado a integridade do sistema de combustível eo tanque e mangueiras estavam em perfeito estado sem sujeira nenhuma também foi trcado o filtro de combustível.
O prpblema é que em viagens longas nem sempre vc pode escolher o posto.

jlguimarães
10/03/2006, 12:40
Zanotto boa tarde.
Teu carro ainda está com os bicos do astra e funcionam noral?

Maverickturbo
10/03/2006, 13:31
Gasolina batizada na sportage é um perigo! Ela começa a falhar muito, quase ñ anda.

geasir
10/03/2006, 14:03
Boa tarde

Fernando, referente ao consumo e tenho grand std e ela faz em
media 10 na cidade e 13,5 na estrada , algumas dicas para verificar
talvez falhas mecanicas

primeiro verificar a retrição de ar , se for o caso limpar ou trocar o
elemento
segundo verificar pressão de sobrealimentação de ar baixa, se for
corrigir vazamento no turbo.
terceiro verificar o ponto de injeção, correto para esportage diesel
2.0 td = 9º DPMS
quarto verificar pressão dos bicos injetores, sua estanqueidade e o an-
guloe direção de pulverização do combustivel , = 150 Kg/cm²

Espero ter ajudado.

Amostardeiro
10/03/2006, 18:35
Maverickturbo,

Fernando

A minha TD curta 2001 faz 10 km/L na cidade e 12 a 13km/L na estrada, andando a 3000 RPM, +- 110 km/h, quanto a fumaça em excesso pode ser má regulagem, mas também tem a ver com a qualidade do diesel, por exemplo quando venho a Porto Alegre uso o diesel metropolitano e noto uma diminuição na emissão de fumaça e fuligem pela descarga.

Um detalhe em relação ao consumo é que tu estas usando pneus 235, tens que considerar que além de um possível aumento no consumo, deves corrigir os km indicados no velocimetro e hodometro, se não me engano a diferença é de +- 6,6% em relação ao 205 original.

Abraço

Alexander
10/03/2006, 20:18
Olá.

Alguém sabe onde posso fazer a manutenção da Sportage em Campinas-SP

Amigo,

Recebi a indicação do mecânico Pepe (Av Lix da Cunha). Quem me indicou disse que ele já trabalhou para a autorizada e tem muita experiência. Quem levou o carro lá gostou!
Fone: (19) 3284-4963

Se precisar de dicas para obtenção de peças, entre em contato.

sds,

Alexander.

Alexander
10/03/2006, 20:44
estou c injeção "de saco"
Bom dia pessoal....
n estou conseguindo acertar o desempenho da sportage outro dia levei p passar no scaner, os caras falaram que era a sonda labida e trocaram vela me arancaram 600 paus fiquei puto e o carro n melhorou dai voltei falaram q era a bomba n deixei trocar 1000,00 só louco, quebrei o pau...mais só sei que o carro n desenvolve em terceira fica amarrado as vezes n pega de manhã tá uma m.... e antes de levar nesses caras estava apenas com o atuador da marcha variando...
Maverick aquele pessoal que vc indicou será que acertaria o carro?!..
outra coisa as pinças do frio estão fazendo muito barulho alguem já teve este problema
obrigado
abraço

Amigo,

Tive problemas com as pinças das pastilhas de freio, faziam barulho parecendo que estavam soltas. Levei no mecânico e o barulho parou. Deve ser simples de resolver. Consulte um mecânico.
Boa Sorte !

Alexander.

Alexander
10/03/2006, 20:55
Estou pretendendo transformar o meu Sportage à gás, mas, preciso me munir de informações a respeito do desempenho e durabilidade do motor.
Será que compromete o motor?
Alguém tem Sportage a gás?

:shock:

Só pra comentar: quando tava comprando a minha vi uma que era a gás e tiraram o kit pra voltar com gasolina. Porque num sei!?
A minha tá bem com álcool, e olha que a conversão feita pelo antigo dono é meia-boca, tá gastando bem (4.3/litro - cidade), mas anda legal, pega na 4ª partida cedo c/ carro frio. Só que com o preço do álcool aqui ($0,90) vai ficar assim mesmo. Tô pensano em por um kit flex que a oficina me indicou ($ 450) e faz uma geral na injeção.

Abçs.

Amigo,

a minha sportage está com GNV há um ano. O desempenho como em todos os carros cai um pouco, mas a economia é grande! O carro faz 11 KM /m3. Não tenho sentimento de que afeta a durabilidade do motor. Sabemos que o GNV é uma gás limpo que não deixa resíduos na sua combustão.

Espero que tenha ajudado.

Sds,

Alexander.

Alexander
10/03/2006, 21:27
Olá pessoal,
Alguém aí sabe como é o funcionamento da hélice do radiador? É que num sei se a minha tá funcionando certo, e o motor tá esquentando D+ e pra ajudar o sensor de temperatura num tá legal e só marca até a metade do reloginho. Tem algum sensor compatível? Coloquei um do monza, mas com o motor frio já marca 3 traços do relógio (não deu certo). Alguém já retirou a válvula termostática, para rodar sem? É que aqui em Sré não tem peças originais e tudo que precisa tem de ser adaptado.

Amigo,

a hélice do radiador possui dois discos metálicos concêntricos: um preso à hélice e o outro preso ao eixo do motor. Ambos possuem giro livre. O espaço existente entre eles é preenchido com um gel que possui a propriedade de aderir ambos os eixos quando sob temperatura, acoplando assim a hélice ao giro do motor. Após um tempo de uso (cerca de 80000km) o sistema perde o gel ou o gel perde suas propriedades !!!
Vc pode fazer um teste ligando o seu motor e segurando a hélice com um papelão (com a mão nem pensar!) e aguardar o aquecimento do motor pra ver se a mesma irá acoplar !!! Caso isso não aconteça terá que comprar outra. Fiz uma pesquisa de preços e na concessionária de jundiaí está R$330,00. Encontrei mais barata no paralelo (R$250,00), mas optei pelo fabricante original que é a GMB. Se vc tiver interesse em travar a hélice posso te passar a dica. Fiz o mesmo com a minha para rodar com o carro tranquilamente até encontrar uma nova.

Boa sorte !

Alexander.

jlguimarães
11/03/2006, 09:00
Bom dia Zanotto.

Gostaria de saber os seguintes detalhes:
Os bicos do astra funcionam normal.
Precissa ser adaptado no conjunto de injeção da sportage ou é plug in play.
Tem que trocar só os bicos ou mais algumas peça.
Vc usou bicos novos ou usados.

Um abraço e obrigado.

jlguimarães
11/03/2006, 12:43
Bruno Rodrigues boa tarde.
Vale a pena sim, se não fosse o gas na minha teria passado o canaval a pé la em Natal pois ela pifou dois bicos e não tá funcionando a gasolina só a gas e estou esperando chagar os bicos na consecionária ou se conseguir falar com Zanotto botarei do astra que é mais barato e nacionalizado.
Se optar pelo gnv coloque o maior tanque que poder para melhorar a autonomia em viagens.

um abraço guimarães.

Fernando Costa
12/03/2006, 11:34
[quote=Fernando Costa]Maverickturbo,

Fernando

A minha TD curta 2001 faz 10 km/L na cidade e 12 a 13km/L na estrada, andando a 3000 RPM, +- 110 km/h, quanto a fumaça em excesso pode ser má regulagem, mas também tem a ver com a qualidade do diesel, por exemplo quando venho a Porto Alegre uso o diesel metropolitano e noto uma diminuição na emissão de fumaça e fuligem pela descarga.

Um detalhe em relação ao consumo é que tu estas usando pneus 235, tens que considerar que além de um possível aumento no consumo, deves corrigir os km indicados no velocimetro e hodometro, se não me engano a diferença é de +- 6,6% em relação ao 205 original.

Abraço

Amostardeiro,

Este seu consumo estaria ótimo para mim, mas tenho que lhe perguntar... tal consumo contempla o uso constante do ar-condicionado?

Aqui no NE uso o tempo todo pois o calor é demais, e à noite, uso os vidros fechados por questão de segurança... Já ouvi falar que os motoristas aí do sul, nos meses de frio, chegam a perder o compressor do ar-condicionado por falta de uso :D :D

Quanto à marcação do velocímetro e odômetro, comprovei que os pneus 235 alteraram o odômetro em aprox. 6% para menos, mas curiosamente não ocorreu o mesmo com a velocidade indicada pelos fotosensores (radares). Com o velocímetro marcando exatamente 50 Km/h, o fotosensor de rodovia marca igual. Ou tais aparelhos são calibrados para menos (margem de tolerância) ou é o velocímetro da Sportage que marca a menor, já ouvi falar que existe tal calibragem de velocímetros por razão psicológica, pois o motorista, pensando estar em velocidade maior, reduziria a marcha.

Abraço.

Fernando Costa
12/03/2006, 11:42
Boa tarde

talvez falhas mecanicas

elemento
2.0 td = 9º DPMS

Espero ter ajudado.

Geasir,

Obter 13,5Km/L na estrada seria o ideal. Mas vc. mediu tal consumo com o ar ligado ou sem ele?
Obrigado pelas dicas. Logo verificarei a bomba e os bicos só por desencargo de consciência.

Abraço.

comenale
12/03/2006, 13:35
Boa tarde

talvez falhas mecanicas

elemento
2.0 td = 9º DPMS

Espero ter ajudado.

Geasir,

Obter 13,5Km/L na estrada seria o ideal. Mas vc. mediu tal consumo com o ar ligado ou sem ele?
Obrigado pelas dicas. Logo verificarei a bomba e os bicos só por desencargo de consciência.

Abraço.

Fernando,

Não tenho problemas de consumo com a minha TD-2001. Na cidade faz em torno de 10 km/l e estrada 13,5 km/l a uma valociade de 120 km/h. Na maior parte do tempo utilizo o ar ligado e a alteração no consumo é mínimo.
Creio que deve verificar os bicos e limpeza em geral, como o pessoal já mencionou.

comenale
12/03/2006, 13:49
Boa noite pessoal,

Já mandei 2 emails ao Gustavo (lassis@4x4brasil.com.br) que, até onde pude entender, é o moderador do grupo, mas não obtive resposta. Gostaria de saber se alguém confirma se o Gustavo é realmente o modrador deste grupo.

Aproveito para sugerir ao pessoal que também solicitem a mudança de nível, pois estou certo que seria interessante para todos nós já inscritos, além de facilitar a localização por novatos ou pessoas não inscritas.

Até mais,

Cesar,

Concordo plenamente com sua sugestão. Sem desmerecer os demais "outros veículos", creio que temos que valorizar nossas referências.
Este tópico já demonstrou ser formado por apaixonados pela Sportage e trata do assunto com bastante seriedade. As trocas de informações técnicas e experiências demonstram isso claramente.
Assino em baixo sua sugestão, Cesar. Pode contar comigo.

Amostardeiro
12/03/2006, 15:26
[quote=Fernando Costa]Maverickturbo,

Fernando

Abraço

Amostardeiro,

Este seu consumo estaria ótimo para mim, mas tenho que lhe perguntar... tal consumo contempla o uso constante do ar-condicionado?

Aqui no NE uso o tempo todo pois o calor é demais, e à noite, uso os vidros fechados por questão de segurança... Já ouvi falar que os motoristas aí do sul, nos meses de frio, chegam a perder o compressor do ar-condicionado por falta de uso :D :D

Quanto à marcação do velocímetro e odômetro, comprovei que os pneus 235 alteraram o odômetro em aprox. 6% para menos, mas curiosamente não ocorreu o mesmo com a velocidade indicada pelos fotosensores (radares). Com o velocímetro marcando exatamente 50 Km/h, o fotosensor de rodovia marca igual. Ou tais aparelhos são calibrados para menos (margem de tolerância) ou é o velocímetro da Sportage que marca a menor, já ouvi falar que existe tal calibragem de velocímetros por razão psicológica, pois o motorista, pensando estar em velocidade maior, reduziria a marcha.

Abraço.

Fernanado

Sei que aí em no NE tu usas o ar ano todo, os números que te passei são para o ar ligado, já que foram médias conseguidas neste verão.

Abraço

Fernando Costa
12/03/2006, 16:07
Valeu gente,

Obrigado a todos pelas opiniões. Parece que o consenso é mesmo de um consumo de 10 Km/L na cidade e 13,5 Km/L na estrada, com ar ligado. Menos do que isso significa que é hora de revisar a Sportage TD. :concordo:

Até mais.

Maverickturbo
13/03/2006, 00:59
Brincadeira no sabado la no OFFTRAC. Pena que eu forcei demais tentando tirar o carro sem ajuda e acabei quebrando minha roda livre(acho). Pior, ou melhor, que mesmo sem tração dianteira eu ainda consegui passar em uns atoleiros!

jlguimarães
13/03/2006, 13:52
Boa tarde galera.

Alguem tem contato com Zanotto fora do forum, tô precisando muitos das informações que eu postei pra ele. Tenho que decidir qual o bico vou botar na viatura pra ela voltar a funcionar.

Um abraço a todos Guimarães.

Fernando Costa
13/03/2006, 14:10
Maverickturbo,

Provavelmente não foi quebra da roda-livre, mas falha de acoplamento do sistema a vácuo, reportado algumas vezes aqui no tópico. Garantido mesmo só a roda-livre da AVM... embora seja meio chato ter que descer toda vez para acoplar (imagine numa chuva daquelas) nunca te deixa na mão.

Luis Lima
13/03/2006, 14:57
Luis

Eu andei com a ventoinha amarrada com uma corda por uns 4 meses, ruim mesmo só o zunido, é quase insuportável, mas funciona.

Pimenta

É assim mesmo que funciona o tal GEL, quando aquecido ela "trava" o conjunto até esfriar, não sei onde encontrar o GEL para substituir, sei que é possível em alguns veículos, que saiba não na Sportage.

Caros amigos, eu fixei a ventoinha do meu carros uma grand sportage com o auxilio de duas hastes de aço inox, e deu muito certo, fiz uma viagem de 400 km neste final de semana, fui de sp até caraguá e voltei, e o resultado foi o esperado, a temperatura nao subiu nenhuma vez, ao invés disso, o ponteiro acusava que o motor estava gelado, mas eu parei algumas vezes pra verificar, e ele nao estava tao frio, nunca acreditem muito no indicador de temperatura, ele é mentiroso de nascença, meu carro ferveu algumas vezes e ele nunca subiu acima da metado do curso, vou fazer outro teste com a válvula termostática instalada, no momento estou circulando sem ela.
estou anexando fotos da gambiarra na ventoinha, até que ficou simpática, o unico problema, se é que se pode chamar assim, é que o barulho do motor aumenta um pouco, depois dos 3 mil giros, mas isso nao me incomodou nenhum pouco, até porque, quem gosta de "jipes" nao liga pra essas coisas.
gostaria também de informar a todos que eu troquei o filtro de ar da minha sportage por um filtro do astra, ele encaixou quase sem esforço nenhum, paguei 14 reais.
descobri que o abafador traseiro do escapamento do meu carro é do opala adaptado e custa só 160 reais a menos do que o original.
agradeço pelas dicas que me deram e tento colaborar enviando as que eu descobrir por aí.
grande abraço a todos

comenale
13/03/2006, 19:30
Maverickturbo,

Também já estive no OFF Track, em dezembro último. Fui com a galera do programa Estilho 4X4 para a gravação do programa de natal.
Muito bom.... vale a pena.
Aí vai algumas fotos do evento.

zanötto
13/03/2006, 20:09
Zanotto boa tarde.
Teu carro ainda está com os bicos do astra e funcionam noral?

Boa noite Guimarães!
Meus bicos são do Vectra 2.2, porém foi uma infeliz adaptação do dono anterior pra rodar c/ álcool. Os bicos em si funcionam bem, o carro voa literalmente, só que o meu consumo é de 4 Km/l na cidade. Teve um cara daqui que colocou bicos do Omega 2.0 e disse que roda legal. Pra adaptar esses bicos tem que isolar aquele respiro original da tubagem, pois o original tem aquela saída lateral que não sei qual é a função.
A minha falha bastante desde que comprei, tenho que limpar os bicos a cada 2 meses, e só agora descobri a causa, o álcool corrroeu a galeria de combustivel e tá levando resíduos de alumínio p/ dentro dos bicos.
Acho melhor gastar com um bico original do que se aventurar com adaptações do tipo que o cara fez na minha, vai ser mais confiável e vc não terá dor de cabeça.
A minha tô trocando na concessionária por causa disso. Não tô conseguindo deixar ela boa de injeção sem trocar os 4 bicos ($ 2500,00).
Tenta olhar sua galeria, assim como o álcool, gasolinas adulteradas podem ter corroído a galeria. Pede pro teu mecânico coloca-la no ácido por umas horas e vê se melhora. A minha melhorou bem depois disso, só que agora só rodo com gasolina, e imagine 4 Km/l a $2,70 :( :( .
Espero ter ajudado!

[]'s.
Carlos Zanotto.

Maverickturbo
13/03/2006, 20:59
Foi uma pininho da minha roda livre que quebrou mesmo. Agora vou comprar uma roda livre manual da avm. Alguem conhece alguma loja que vende em SP sem ser o site do Donatti4x4?

Thiago Pereira
13/03/2006, 21:43
Maverickturbo,

Comprei a roda livre AVM (Mod. 460) para a Sportage na Jipebrás, na época cotei em vários revendedores e lá era o mais barato, paguei R$385,00 o par (completo com parafusos e juntas).

JIPEBRAS
Al. Barão de Limeira, 259 / 263 - São Paulo - SP
Telefone: (0xx11) 3331-6477
E-mail: jipebras@uol.com.br

Se não tiver lá ligue para a AVM que eles te passam uma lista de revendedores em São Paulo.

Abraço,

Cesar Boschetti
13/03/2006, 22:07
Boa noite pessoal.

Esse fim de semana levei o bixo pro mato. Precisa ver umas coisas e aproveitei para testar as rodas livres AVM instaladas recentemente.

O principal obstáculo que enfrentei, sem problemas, diga-se de passagem, foi uma rampa de mais ou menos 30 graus com minas de água afloradas cuja água descia morro abaixo num filete fino. O relevo não estava ruim, mas o piso era um verdadeiro sabão.

Como subiu fácil, traçado e reduzido, fiquei com uma dúvida. Será que tive sorte, ou o diferencial é autoblocante?

Abaixo algumas fotos mostrando a volta do passeio.

Cesar Boschetti
13/03/2006, 22:14
Pessoal,

Acima onde se lê: bixo, leia-se bicho.
Segue fotos faltantes:

MarceloArtur
13/03/2006, 22:27
A JeepTrip (www.jeeptrip.com.br) vende e instala, talvez eu também precise trocar a minha e vou fazer com ele.

Fernando Costa
13/03/2006, 22:37
Boa noite pessoal.

O principal obstáculo que enfrentei, sem problemas, diga-se de passagem, foi uma rampa de mais ou menos 30 graus com minas de água afloradas cuja água descia morro abaixo num filete fino. O relevo não estava ruim, mas o piso era um verdadeiro sabão.

Como subiu fácil, traçado e reduzido, fiquei com uma dúvida. Será que tive sorte, ou o diferencial é autoblocante?

César,

Nada a ver com sorte, é o carro que é bom mesmo, mais uma dose de boa direção. :concordo: Quanto mais se exije dele, mais nos surpreende.

Fernando Costa
13/03/2006, 23:24
Ainda falta testar a minha Sport na mata e na lama, até agora a coitada está numa dieta de areia... :D :D

Maverickturbo
14/03/2006, 00:05
Valeu Thiago Pereira e MarceloArtur. Amanha vou correr atras das minhas! Depois dessa trilha de sabado to loco pra volta pro barro! shuahushuas! É Muito bom!

Maverickturbo
14/03/2006, 00:18
Cesar Boschetti,
A Sportage é muito boa! A minha so quebrou uma das travinhas da roda-livre pq eu fiquei uns 15 minutos tentando sair do lugar, sem parar, indo pra frente e pra tras com a sportage, atolada. Isso que eu tenho pneu 31x10.5, muito maior que o original 205/75.

comenale
14/03/2006, 08:22
Cesar Boschetti,

Concordo com o Maverickturbo.... a Sportage é carro prá qualquer terreno. Também já enfrentei terreno com bastante inclinação e um verdadeiro sabão e o bicho foi que foi.
E prá descer? :oops:
A reduzido do TD é simplesmente fantástica. Segura uma barbaridade e gruda no chão!
Deixei muito Suzuki pra tráz baixando a pressão dos pneus enquanto enfrentava a ribanceira numa boa :dance:

Cesar Boschetti
14/03/2006, 09:38
Olá Maverickturbo e demais amigos do Sportage.

Acho que você não terá problemas para encontrar as rodas livre da AVM em SP. Eu as obtive de fornecedores aqui mesmo em SJosé dos Campos (esperei apenas 2 dias). São mais robustas e confiáveis que o sistema a vácuo. Parece que o principal problema do sistema a vácuo são as mangueiras. Qualquer pequena fuga a roda não engata. Além disso, são mais frágeis que a manual.

Alias, quero registrar aqui, um elogio ao serviço de pós venda da Trilha Europa de SJCampos. Foi a loja onde comprei minha Sportage. Eles representam a Troller aqui em SJCampos. A garantia de motor e transmissão é obrigatória por lei, como todos sabemos, mas o pessoal da loja foi muito prestativo e agil em me resolver o problema da roda livre sem qualquer ônus para mim. Inclusive, não fosse minha preferência pela AVM, eles iriam colocar a original que é até um pouco mais cara. Resgistro aqui meu respeito e admiração por essa conduta profissional da loja.

De qualquer modo, acho que o que aconteceu com você - Maverrickturbo - merece ser lembrado por todos que usam pneus maiores que as medidas originais. No meu caso a diferença é bem pequena.

As relações de transmissão são alteradas e em situações onde o torque do motor obrigaria a roda a girar em falso, quando se trata de um pneu maior, a roda fica mais pesada e o resultado acaba sendo a ruptura de alguma coisa.

Acho que devemos estar todos atentos a esses detalhes dinâmicos do conjunto transmissão e suspensão. Os pneus maiores, além do melhor efeito estético, ajudam em algumas situações, mas podem comprometer em outras. Acho que é bom redobrar o cuidado em situações críticas. É melhor guinchar que ficar forçando.

Até mais,

MarcSport
14/03/2006, 14:42
Na Jipebras tem a roda livre manual por R$ 395,00 e a automática por R$ 520,00 em 4x

MarcSport
14/03/2006, 19:41
Alguém já colocou pneus 235/75 R15 na Sportage Turbo Diesel? Ficou bom? Ficou muito "manca"?

Cesar Boschetti
14/03/2006, 21:17
MarcSport

Já discutimos um pouco esse assunto nas páginas anteriores. Os pneus 235/75R15 significam uma alteração de 6,7% em relação ao pneu original do Sportage. Sua velocidade e quilometragem reais serão 6,7% a mais do que aquelas marcadas no velocímetro e odômetro parcial. É bom ter isso em mente perante a fiscalização e no cálculo do consumo.

Como seu carro já está calçado com 2", talvez não haja problemas do pneu roçar em alguma parte das caixas de roda. Todavia é bom examinar com cuidado e fazer um teste antes de comprar os pneus. Se sua roda for original o offset deve ser de +44 mm e acho que não haverá esse problema. Se não for original, uma coisa a mais a ser verificada com calma. Aquelas rodas estilo prato-fundo, geralmente possuem offset negativo.

Além disso, como as relações de transmissão ficam alteradas, é bom não forçar o carro em situações críticas. Em casos onde o torque do motor faria o pneu original rodar em falso, um pneu maior pode ficar travado e quebrar a roda livre como ocorreu com o MaverickTurbo.

Toda alteração tem seus benefícios e malefícios. Cada caso deve ser analisado com cuidado e bom senso.

Até mais,

Fernando Costa
15/03/2006, 00:09
MarcSport,

Mais uma vez falando da substituição dos pneus 205/75 pelos 235/75, são as seguintes as minhas observações:

Alterações negativas:

Alteração do odômetro e velocímetro em 6,6 %, para menos, embora o velocímetro esteja atualmente marcando igual aos radares de rodovias, acho que é porque um ou outro são calibrados para marcar a menor.

Aumento do consumo em 1Km/L, após as devidas correções no odômetro, a minha está fazendo na cidade 9 Km/L, contra 10 Km/L da Sportage TD com pneus 205/75R15.

Alterações positivas:

Quanto ao desempenho no asfalto, não senti qualquer alteração, nem em arrancadas nem em retomadas de velocidade;

A altura livre aumentou em 3cm, passando para 23cm;

A danada virou o bicho na areia, passando por locais em que buggys e pick-ups se enrolam. Para se andar em areia, a pressão transmitida ao solo deverá ser a menor possível, o pneu deverá “flutuar” ao máximo. Com os 205/75 eu tinha que baixar sempre a pressão dos pneus para 18 libras, com os 235/75 entro direto em qualquer areia sem baixar uma libra sequer.

Estou com a suspensão original, que já enfrentou todo tipo de ângulo com o carro carregado sem que os pneus 235/75 raspassem em local algum;

E é claro, ficou muito mais bonita, na minha só falta dar uma levantada...

Não vejo como seria possível a Sportage quebrar algo de suspensão ou transmissão com os pneus 235/75R15. A suspensão é simples e super robusta, agüenta esforços pra kct (com exceção das molas traseiras, muito macias, que pretendo trocar em breve). Já mostrei a suspensão a dois mecânicos bem antigos, que ficaram surpresos com a rigidez do conjunto. Pesquisei bastante e jamais ouvi alguém reclamar da transmissão da Sportage, ou que alguma houvesse estourado um diferencial.

Quanto à roda-livre, acho que uma AVM no lugar da original vai bem, não quebra de modo algum.

Para finalizar, vale lembrar que a L200 tradicional e a Sportage Turbo tem exatamente o mesmo torque (20,5 kgf.m) e potência (87cv), sendo que já cansei de ver a L200 até com pneus 265, pelo simples fato de que já vem muito “calçada” de fábrica, comportando tal dimensão. Por que as nossas Sports não arrastariam um simples 235/75?

Até mais.

Fernando Costa
15/03/2006, 00:16
Quanto maior a flutuação do pneu, menor será o esforço sobre todo o conjunto mecânico, pelos menos na areia fofa. Desta forma, um pneu 235/75 forçará muito menos motor e transmissão que os originais 205/75.

Comparando antes e depois. Com os pneus originais a Sportage abre sulcos mais profundos na areia.

Maverickturbo
15/03/2006, 10:48
Cesar Boschetti,
A minha roda livre so quebrou por pura burrice minha, pq na hora que eu atolei, eu fui tentar dar uma de magaiver e sair sozinho de la. Resultando depois de 15 minutos indo pra frente e pra tras dentro de uma poça de lama com um dos pneus quase totalmente submerso no barro foi a quebra da roda livre. Se eu tivese simplesmete esperado o socorro minha roda livre estaria funcionando normalmente.

Fernando Costa,
Na areia fofa acho que quanto mais largo e liso for o pneu melhor. Quando vc der uma levantadinha de leve vai ficar muito bonita a sua sportage.

Hj de manha eu deixei a sportage no meca pra troca as roda livre. De tarde eu busco elas. Ñ vejo a hora de testas elas :dance:

Luis Lima
15/03/2006, 11:09
Caros amigos
tenho uma grand sportage, e notei que ela tem uma leve inclinaçao na traseira para o lado direito, coisa de no máximo 2 cm, já levantei ela no elevador e verifiquei todos os componentes da suspensão, ou seja, as molas amortecedores e seus respectivos calsos estao no lugar, nao falta nenhuma peça de metal ou borracha de ambos os lados, acredito que possa ser mola cançada, será que alguem já teve alguma experiência desse tipo e poderia me dar alguma informaçao para que eu consiga sanar esse problema?
fui procurar uma oficina de molas e me disseram que eu deveria trocar todas as molas ou estica-las e tempera-las novamente, e o serviço ficaria em 700 reais, achei muito caro e acredito nao ser necessário fazer o todo esse trabalho.
agradeço antecipadamente a colaboraçao e mando um abraço a todos

Maverickturbo
15/03/2006, 14:17
Luis Lima,
Tem varias opções pra traseira da sportage. Nosso amigo Flavio Miranda usou as molas dianteiras de suprema 3.0 acho. Tem que procurar pelo topico, outra pessou que ñ lembro nome agora usou molas de monza hatch. Inclusive se vc voltar umas boas paginas, teve outra pessoa que fez ate um tutorial pras molas.

Fernando Costa
16/03/2006, 09:08
Luis,

As molas traseiras originais da Sportage são muito macias e não aguentam muito o tranco. A minha tem uma diferença de 1cm de um lado para o outro. Como quero levantar o carro, pretendo trocar as molas.

O preço pedido pelo mecânico é irreal :shock: . Se vc. quisesse trocar as molas e ainda "levantar" a Sportage, bastaria substitutir as molas traseiras originais pelas molas dianteiras do Ômega (aprox. R$ 90,00 cada) e adaptar prolongadores nos amortecedores originais. Eu não pagaria mais do que R$ 50,00 de mão-de-obra, e achando caro.

Caso queira manter a altura perto do original, o colega Bica (página 20) deu a dica de usar as molas do Monza Hatch 89, a traseira sobre apenas 2cm, e acredito serem mais baratas que as do Ômega.

Até mais.

zanötto
16/03/2006, 17:09
Maverickturbo,

Também já estive no OFF Track, em dezembro último. Fui com a galera do programa Estilho 4X4 para a gravação do programa de natal.

Olás!
Desculpem a ignorância, mas o que ou onde é isso?

Umas fotos da Sportage no Sertões 99, 2° lugar na geral e 1° lugar na Marathon (categoria para carros originais/sem preparação). Prova que aguenta né!?
As photos num tão muito boas porque scaneei da revista Fora de Estrada!

juniorvrz
16/03/2006, 17:32
Caros Amigos proprietários de Sportage Tdi

Pensei até em abrir outro tópico mas como o pessoal tá concentrado nesse... Possuo um Niva com este motor e estou com alguns problemas: o motor está com vazamento de óleo nas juntas do cabeçote e da tampa de válvula, quanto em média ficaria a troca de tais juntas com a mão de obra? O outro problema é um excesso de fumaça que sai do escapamento no momento da partida (de um dia para o outro ou depois de umas 4 horas desligado), sai uma fumaça esbranquiçada. Esse problema só ocorre no momento da partida e nas condições que informei, com o carro em movimento depois de ter percorrido uns 500 metros já não ocorre, só aquela fumaça preta e num volume normal. Quais as dicas sobre a manutenção deste motor e na solução destes problemas?? Esse é o meu 1º carro a diesel e to adorando, tanto que no final do ano penso em comprar uma Sportage Tdi ou L200

Desde já agradeço :concordo:

Luis GK
16/03/2006, 20:14
Ola pessoal,gostaria de elogiar o nivel dos participantes desse forum, ja li quase todos os post's e pude perceber que ninguem aqui ta falando bobagem.
Parabens a todos!

Estou querendo comprar uma Spotage. Estou em Duvida entre um 97 a 99 a gasolina ou uma 95 diesel.
Ouvi falar muito mal das 2.2 a diesel, dizem que o motor ferve facilmente e ninguem quer mexer. Ja me disseram que depois que ele ferveu uma vez, nunca mais fica bom.
Alguem de voces tem uma Sportage com esse motor, ou, sabe me dizer se isso 'e verdade?
E a gasolina que tal?
Agradeco qualquer dica.

comenale
17/03/2006, 08:33
Maverickturbo,

Olás!
Desculpem a ignorância, mas o que ou onde é isso?

Umas fotos da Sportage no Sertões 99, 2° lugar na geral e 1° lugar na Marathon (categoria para carros originais/sem preparação). Prova que aguenta né!?
As photos num tão muito boas porque scaneei da revista Fora de Estrada!
Zanoto,
O Off Track fica no bairro de Calcaia em Cotia/SP. É um local destinado e preparado para a prática do off road. O pessoal montou toda uma estrutura para atender as pessoas interessadas em direção off road. Há instrutores que podem dar orientações ou mesmo aulas de off road. Há várias trilhas e cada uma com um grau de dificuldade. Fora dos eventos você paga uma taxa para entrar e fica a vontade para encarar as trilhas. Quando há algum evento, como esse que aconteceu no final de ano, constumam fazer um pacote de atrações, inclusive oferencendo um churras, música, piscina... etc. Prá criançada não ficar na mão, tem, também, tirolesa (vale a pena) e arvorismo. Enfim... é um passeio muito legal pra curtir com a família inteira. Aqui no fórum tem um tópico sobre Off Track.
Percebí, aqui no fórum, que outros amigos sport´s conhecem o local, portanto lanço um convite: PODIAMOS COMBINAR UMA DATA PARA NOS REUNIRMOS E NOS CONHECERMOS MELHOR E O LOCAL SERIA NO OFF TRACK - FICA A SUGESTÃO :dance: .

Maverickturbo
17/03/2006, 12:56
comenale,
Opa! To dentro dessa ideia de encontro!

juniorvrz,
Fumaça esbranquiçada em motor diesel acho que é problema. Ao menos no xud do JPX, quando aparecia fumaça esbranquiçada era bom encostar antes do motor quebrar de calço hidraulico (aconteceu com o jpx do meu pai). É bom vc dar uma boa olhada nessa fumaça esbranquiçada logo para ñ ter dores de cabeças futuras.

Luis GK,
A sportage gasolina é muito boa. Ñ tenho nenhuma queixa sobre ela. A diesel 2.2 dizem ser bem xoxa e eu ouvi que o cabeçote dela é de aluminio, sendo complicado de trabalhar. Eu, particularmente, prefiro a gasolina, se vc andar de boa com a gasolina vc faz um consumo de 8-10 km/l.

Fernando Costa
17/03/2006, 15:04
Estou querendo comprar uma Spotage. Estou em Duvida entre um 97 a 99 a gasolina ou uma 95 diesel.
Ouvi falar muito mal das 2.2 a diesel, dizem que o motor ferve facilmente e ninguem quer mexer. Ja me disseram que depois que ele ferveu uma vez, nunca mais fica bom.
Alguem de voces tem uma Sportage com esse motor, ou, sabe me dizer se isso 'e verdade?
E a gasolina que tal?
Agradeco qualquer dica.

Luis,

Tenho um amigo que possui uma 97 2.2 diesel já há 04 anos, e até agora só trocou peças comuns de desgaste, como amortecedores, filtros, pastilhas... O carro tinha procedência (único dono) e na época da compra tinha 59.000 Km, ou seja, cuidando bem um carro assim nunca dará dor de cabeça ao dono.

Acho que tudo reside numa boa avaliação do estado do carro pretendido, por isso, em geral, quanto mais novo for o carro melhor. Novo não quer dizer só o ano de fabricação, mas o uso que teve o carro e seu estado de conservação.

Até mais.

Fernando Costa
17/03/2006, 15:23
Caros Amigos proprietários de Sportage Tdi

o motor está com vazamento de óleo nas juntas do cabeçote e da tampa de válvula, quanto em média ficaria a troca de tais juntas com a mão de obra? O outro problema é um excesso de fumaça que sai do escapamento no momento da partida (de um dia para o outro ou depois de umas 4 horas desligado), sai uma fumaça esbranquiçada.

:concordo:

Junior,

A fumaça da Sportage TD não apresenta cor com o carro funcionando em marcha lenta, sendo cinza clara quando o motor está em carga. Uma fumaça esbranquiçada significa entrada de água nas câmaras de combustão, possivelmente causado por vazamentos na junta do cabeçote, ou até trincas. Sendo assim, o nível do líquido de arrefecimento do radiador deverá estar baixando, e o óleo poderá estar sendo contaminado. Um motor a diesel trabalha com altas taxas de compressão, não suporta falhas de lubrificação. Funcionar nestas condições é temerário.

O motor a diesel, por sua própria natureza, possui uma robustez superior à do motor à gasolina, contudo não suporta descuidos. :discordo: Bem cuidado, suporta no mínimo uma quilometragem 03 vezes superior à do motor à gasolina para precisar de retífica; em compensação a retífica custa também o triplo. É melhor parar o carro e resolver o mais rápido possível.

Até mais.

Maverickturbo
17/03/2006, 17:59
Pessoal, ja estaõ instaladas as roda-livres desde ontem, mas so hj eu tirei fotos. Agora preciso testa-las com muita lama! :dance:

comenale
17/03/2006, 19:17
Maverickturbo,

Vamos ver se agitamos esse encontro. Será uma experiência muito legal.

Podemos fazer várias chamadas no fórum para medir o interesse do pessoal e assim, talvez, marcarmos o encontro.

PS. Ficou "10" a roda livre e o acabamento no para-choque :palmas:

panzer
17/03/2006, 21:44
Olá, quero falar que gostei muito de encontrar este forum sobre o sportage!
Estou querendo comprar um carro para usar na cidade e nos finais de semana,dar uma passeada com minha familia. Sou trilheiro de moto e muitas vezes passo por lugares que gostaria de poder dividi-los com minha familia, alem disto tenho casa em cabo frio, local onde a varias opções de passeio por areia. Não tenho a intenção de fazer trilhas de grande nivel de dificuldade. tenho escutado muitas opniões diversas, neste forum venho percebendo que o carro é robusto mas, que tem 2 questões principais: pode ferver sem acusar no relogio de temperatura e quebra "roda livre'. desculpe-me a leiguice, seria isto o sistema de ativação da tração nas 4? alguem tem algo a acrescentar?
Outra duvida que tenho é quanto a liquides do carro. normalmente é muito dificil vende-la?
por ultimo qual o preço rasuavel para uma sportage turbo diesel 00/01 em bom estado?
obrigado
Panzer.
obs. desculpe-me estou meio enroscado para me entender com este forum.

Maverickturbo
18/03/2006, 01:38
Panzer,
Para ñ ferver, acho, vc tem 2 opções.
1° travar a helice do radiador, assim ela ñ vai deixar de funcionar
2° trocar a helice a cada 70 mil KM +/-
Com relação a roda livre, a minha foi a primeira que eu ouvi relatos de quebra. Oq normalmente ocorre é alguma vazamento nas mangueiras de vacuo. A roda livre manual é mais confiavel, mas a minha roda livre a vacuo nunca tinha me deixado na mão, e so quebrou pq eu abusei. A roda-livre seria como uma "embreagem na roda". Se a roda livre (manual) estiver desligada/desativada, mesmo com a tração 4x4 engata, as rodas da frente ñ irão tracionar. Se a roda livre estiver ligada/ativada, as rodas dianteiras irão girar todo o sistema dianteiro de tração(cardãs, homocineticas, etc), mesmo com a tração em 4x2. Com a roda livre a vacuo ela ja faz o trabalho sozinho de ativar e desativar a roda livre sem ter que descer do carro, mas podem ocorrer falhas (vazamentos na mangueira de vacuo) e ela é menos resistente que a roda livre manual.

comenale,
Vamos agitar esse encontro hein. Colocar as sportages na lama com muita diversão!

comenale
18/03/2006, 13:40
Olá, quero falar que gostei muito de encontrar este forum sobre o sportage!
Estou querendo comprar um carro para usar na cidade e nos finais de semana,dar uma passeada com minha familia. Sou trilheiro de moto e muitas vezes passo por lugares que gostaria de poder dividi-los com minha familia, alem disto tenho casa em cabo frio, local onde a varias opções de passeio por areia. Não tenho a intenção de fazer trilhas de grande nivel de dificuldade. tenho escutado muitas opniões diversas, neste forum venho percebendo que o carro é robusto mas, que tem 2 questões principais: pode ferver sem acusar no relogio de temperatura e quebra "roda livre'. desculpe-me a leiguice, seria isto o sistema de ativação da tração nas 4? alguem tem algo a acrescentar?
Outra duvida que tenho é quanto a liquides do carro. normalmente é muito dificil vende-la?
por ultimo qual o preço rasuavel para uma sportage turbo diesel 00/01 em bom estado?
obrigado
Panzer.
obs. desculpe-me estou meio enroscado para me entender com este forum.
Panzer,

Tenho uma TD-2001 e está com 130.000 sem nunca ter me deixado na mão. Creio que o grande segredo é fazer as manutenções peródicas e conhecer a prodecência do carro.
O valor informado pela tabela Fipe é em torno de R$ 40.000,00, mas tudo depende do estado do carro.
O mercado para carros diesel sempre foi bom.
Só para completar o que o Maverickturbo falou, a Roda-livre original é movida a vácuo e acopla automaticamente quando se engata o 4X4. Se você não vai enfrentar trilhas pesadas (como eu), pode ficar tranquilo, vai ser muito difícil dar problemas, principalmente se você manter a originalidade do carro.

Thiago Pereira
18/03/2006, 20:25
Acredito q está ocorrendo um engano.

A roda livre à vácuo esta presente apenas nas 99 em diante (qdo mudam as lanternas e faróis e a diesel passa a ser TD) antes disso a roda livre era automática, mas com acionamento mecânico...
E não tenho certeza se é possivel instalar a AVM Manual nas q possuem à vácuo. Pelo menos eu nunca vi e a furação é diferente.

A do Maverickturbo possuia roda livre automática com acionamento mecânico.

Abraços,

Cesar Boschetti
18/03/2006, 21:25
Olá Pessoal
Boa noite para todos.

Thiago

Minha Sportage é 98/99 a gasolina e veio com sistema de roda livre a vácuo. Coloquei e está funcionando muito bem a roda livre manual da AVM modelo 460. A propósito, por ocasião da troca, fiz contato com o SAC da Kia Motors do Brasil pedindo algumas informações. A única recomendação que eles fizeram foi para vedar o sistema de vácuo. Confesso que ainda não fiz nem parei para pensar como fazer isso.

Aceito susgestões de como vedar e isolar o sistema a vácuo para que o mesmo não sofra danos e, eventualmente, possa vir a ser utilizado novamente no futuro.

Também fui informado pela Kia do Brasil que não há nenhum inconveniente em utilizar a reduzida apenas nas rodas trazeiras. Não parece ter muita utilidade, mas é uma possibilidade que as rodas livres manuais abrem.

Também gostaria de pedir ao MaverickTurbo para dar mais informações sobre os seus protetores de para-choque. Não tenho problemas de raspar os pneus mas achei interessante e fiquei curioso.

Para finalizar, obtive do moderador Giovani a promessa de colocar o arquivo do Sportage debaixo do tópico SUV, com descrição explícita logo após o Cherokee. Acho que isso já vai nos dar um pouco mais de visibilidade.

Inté mais.

MarcSport
19/03/2006, 02:03
Maverickturbo.
Quanto vc gastou com sua roda livre?

Thiago Pereira
19/03/2006, 10:30
Cesar,

Muito bom saber q a roda livre AVM manual pode ser instalada nas 99/... sem problemas.
Quem me disse q a a furação era diferene foi um mecânico da Kia Teleze, já da pra perceber q ele não manjava muito!!!

O sistema a vácuo eu não conheço o funcionamento, mas com certeza deve ser interessante isolar o sistema, ainda mais se compartilhar o vácuo com o sistema de freio.
Se forem mangueiras, procure em casas especializadas em borrachas q eles geralmene tem conexões para isolar sistemas de ar comprimido q devem servir.

Abraços,

Amostardeiro
19/03/2006, 12:01
Pessoal

Estou chegando de viagem, fiquei satisfeito em ver que o nosso forum esta muito ativo, parabéns a todos participantes.

Quanto a roda livre tenho o seguinte a dizer:

1. A automática é a pior opção, funciona mais ou menos, as vezes não aciona direito e quando menos se espera quebra como já aconteceu comigo e outros Sportager's; a acionda vácuo funciona melhor, o problema é um diafragma que faz o acionamento, quando estraga custa mais caro que a AVM nova;

2. A manual da AVM é sem dúvida a melhor de todas, dificilmente quebra, o travamento é seguro sem falhas e, apesar de algumas dúvidas do pessoal é a mesma para todos os anos de Sportage. A melhor opção de uso é acioná- la antes de entrar em estradas de terra ou trilhas.

Fernando Costa por favor pare de anexar fotos aí do NE nos aqui do sul estamos ficando com "inveja", um dia destes anexo umas fotos daqui para voces verem a diferença.

Abraço a todos

Maverickturbo
19/03/2006, 13:53
Cesar Boschetti,
Esse protetor de para-choques é so para ñ ficar barro dentro dele mesmo, pq como eu cortei/desbastei o fundo dele, ele ficou com umas aberturas em que o barro ficava se acumulando. Antes eu tinha umas fitas isolantes+batida de pedra para evitar, mas sempre acaabava caindo.

MarcSport,
Gostei, mas ainda ñ testei elas no barro. Mas parecem bem mais resistentes dando mais confiança.

Maverickturbo
19/03/2006, 14:08
Thiago Pereira,
Como é o funcionamento da roda livre automatica com acionamento manual?

Thiago Pereira
19/03/2006, 15:42
Thiago Pereira,

Maverickturbo,

O acionamento não é manual e sim mecânico, não sei como explicar o funcionamento completo, mas basicamente o q acontece é q qdo a roda livre recebe torque do semi-eixo ela engrena a roda livre deslocando uma "bucha" sobre as estrias do semi-eixo q está por sua vez conectada a carcaça da roda livre q transmite o torque a roda.
Qdo não existe o torque vindo do semi-eixo uma ré de uns 2 metros é suficiente para uma mola retornar essa "bucha" para a posição original assim desacoplando a roda livre.

Abraços,

Fernando Costa
19/03/2006, 16:24
Também fui informado pela Kia do Brasil que não há nenhum inconveniente em utilizar a reduzida apenas nas rodas trazeiras. Não parece ter muita utilidade, mas é uma possibilidade que as rodas livres manuais abrem.

Inté mais.

César e demais colegas com roda-livre manual,

É extremamente recomendado nunca engatar a reduzida sem engatar antes as rodas-livres manuais. A reduzida aumenta muito o torque enviado para os semi-eixos dianteiros e traseiros, o qual é dividido meio a meio. Não engatar as rodas-livres significaria jogar todo o torque reduzido para o eixo traseiro, forçando perigosamente a transmissão. O sistema 4x4 da Sportage não foi projetado para isso, aliás, de nenhum 4x4 que conheço.

Abraços.

Amostardeiro
19/03/2006, 23:51
Thiago Pereira,

Maverickturbo,

O acionamento não é manual e sim mecânico, não sei como explicar o funcionamento completo, mas basicamente o q acontece é q qdo a roda livre recebe torque do semi-eixo ela engrena a roda livre deslocando uma "bucha" sobre as estrias do semi-eixo q está por sua vez conectada a carcaça da roda livre q transmite o torque a roda.
Qdo não existe o torque vindo do semi-eixo uma ré de uns 2 metros é suficiente para uma mola retornar essa "bucha" para a posição original assim desacoplando a roda livre.

Abraços,

A roda livre automática é acionada, quando funciona!!!, por um excentrico que gira no momento em que a tração 4x4 é engatada, este excentrico é acionado pelo semi eixo que passa a girar.

Já na roda livre manual o acionamento do excentrico é feito manualmente, sem o perigo de desengatar.

Não sei se sabem, mas as Ranger, S- 10 e, outras não tem roda livre,isto é, sempre giram o conjunto de tração, mesmo em 4x2 ??? Dizem que é melhor pois não acontecem alguns desgastes nos semi eixos, cardã, cruzetas, etc, exatamente por que o conjunto esta sempre em movimento.

Abraço a todos

Abraço

Cesar Boschetti
20/03/2006, 10:34
Bom dia Pessoal

Fernando escreveu:
É extremamente recomendado nunca engatar a reduzida sem engatar antes as rodas-livres manuais. A reduzida aumenta muito o torque enviado para os semi-eixos dianteiros e traseiros, o qual é dividido meio a meio. Não engatar as rodas-livres significaria jogar todo o torque reduzido para o eixo traseiro, forçando perigosamente a transmissão. O sistema 4x4 da Sportage não foi projetado para isso, aliás, de nenhum 4x4 que conheço.

Fernando,
acho que sua preocupação se justifica apenas em parte.
A transmissão deve estar preparada para receber o torque do motor em todas as situações possíveis. O eventual uso de 4X2 reduzido, seria equivalente à situação de 4x4 reduzido com um dos eixos travado numa valeta transversal, por exemplo. O sistema deve ter sido preparado para isso. Por outro lado, quando se usa pneus muito maiores que o normal, ai sim eu acredito que o torque que faria a roda/pneu original girar em falso, pode não conseguir fazer o mesmo com uma roda/pneu maior e, consequentemente, quebrar alguma coisa.

Eu tive uma experiência, completamente fortuita, mas interessante. Foi logo após a compra de minha Sportage quando fui fazer um teste. Nessa época eu estava calçado de uma forma estranha: um par 225/70R15 na frente e um par 235/75R15 atrás. Era uma rampa meio lamacenta e experimentei, inicialmente, subir em 4x2. Não deu. Tracei e continuou não dando. Em vez de olhar para fora da janela e verificar se a tração estava realmente engrenada, simplesmente reduzi. O Jeep subiu numa boa a rampa de uns 30 metros mais ou menos.

Ou seja, eu estava usando, sem ter notado, a reduzida na traseira apenas. Como os pneus 235/75 alongavam bastante a relação de marcha, o carro venceu o obstáculo em 4x2 reduzido sem patinar, pois em baixa velocidade, o atrito é sempre maior. Posteriormente, troquei os 235/75 por 225/70 ficando com 4 pneus iguais e portanto mais equilibrado. Acho que o dono anterior não achou 4 pneus 225/70 e colocou um par 235/75 na traseira. De fato, tive trabalho para achar pneus 225/70 iguais aos 2 frontais. Além disso, tive sorte de serem pneus praticamente novos, recém trocados pelo dono anterior. Consegui barganhar um desconto de 50% pelos novos. Em uso 4x2 acho que não tem problema usar tamanhos diferentes, mas em uso 4x4 acho que não é bom.

De qualquer modo, realmente não faz muito sentido usar reduzido em 4x2. Pelo sim pelo não devemos sempre trabalhar com o carro o mais próximo possível de suas especificações originais. No caso de pneus maiores acho que as preocupações do Fernando são bastante pertinentes. Eu corri um risco por falta de maior atenção.

Até mais

Kfú
20/03/2006, 13:28
Boa tarde, pessoal!
Sou novo e totalmente leigo no assunto.
Estou pretendendo comprar uma Sportage 97 ou 98 no segundo semestre deste ano, mas não sei qual a diferença entre a DLX e a MRDI 4X4. Alguém poderia me informar, por favor ?

Obrigado!
:?

caj
20/03/2006, 15:45
olá amigos
tenho uma sportage 2001 gasolina 5m, mas nenhum mecânico acha o defeito. está dificil dar a partida. já levei na kia mas não acharam nada, e ate em auto elétrico que disse que a parte elétrica estava boa. o que pode ser?
abraços

zanötto
20/03/2006, 18:17

Inté mais.

César e demais colegas com roda-livre manual,

Abraços.

Olá pessoal!

É isso aí! Os caras da Kia são péssimos em info's técnicas, é de conhecimento que não se deve jamais utilizar a reduzida apenas no eixo traseiro. O efeiot seria semelhante ao que ocorre quando as rodas saem do solo e continuam girando em alta rotação (saltos por exemplo), ao tocarem o solo novamente, e principalmente se o veículo estiver já parado, ocorre um tremendo esforço no eixo o que não raras vezes ocasiona uma quebra devido a inercia (+ ou - isso). Sei não, mas acho melhor não usar assim não :discordo: .

[ ]'s CZ

Amostardeiro
20/03/2006, 19:09
Zanötto

Concordo com a tua opinião, acho que não se deve , jamais, usar a reduzida sem a tração acionada, pois ocorrerá um esforço muito alto do conjunto traseiro. quanto a informação de vendedores e outros funcionários das revendas não são nada confiáveis como várias vezes pude constatar.

Abraço

Fernando Costa
20/03/2006, 19:40
O fato do César ter ter subido uma ladeira em 4x2 reduzida só vem a confirmar a resistência das Sportage. :)

comenale
20/03/2006, 19:45
Olá a todos,

Estou percebendo a preocupação dos amigos com a resistência do conjunto quando se utiliza Reduzida em 4X2.
Posso estar enganado mas só é possível essa combinação (reduzida 4X2) quando se utiliza roda-livre manual. :shock:

Maverickturbo
20/03/2006, 22:21
caj,
Tenta levar em alguma mecanico, faça umas lista de tudo oq pode ser (bomba de combustivel, motor de arranque, alguma sujeiro no motor, qalquer coisa) e vai eliminando as causas.

Kfú
Dlx acho que é a Diesel e a MRDI é a gasolina.

Fernando Costa
20/03/2006, 22:21
Olá pessoal,

Pretendo testar a seguinte receita em breve:

Traseira: molas dianteiras do Ômega 6cc + alongadores dos amortecedores originais;

Dianteira: calços de tecnil de 1".

Pneus 235/75: já colocados.

Só com os pneus 235/75 já subiu 3cm. Calculo que a traseira irá subir mais uns 5cm, e a dianteira 2,5cm.

Alguma sugestão?

Até mais.

Maverickturbo
20/03/2006, 22:36
Fernando Costa,
Se ficar bom aproveitar bastante.
Ñ seria interessante colocar um amortecedores de besta gs 16 pra ter mais curso sem precisar do prolongador?

Amostardeiro
21/03/2006, 09:21
Olá pessoal,

Pretendo testar a seguinte receita em breve:

Traseira: molas dianteiras do Ômega 6cc + alongadores dos amortecedores originais;

Dianteira: calços de tecnil de 1".

Pneus 235/75: já colocados.

Só com os pneus 235/75 já subiu 3cm. Calculo que a traseira irá subir mais uns 5cm, e a dianteira 2,5cm.

Alguma sugestão?

Até mais.

Fernando

Primeiro me permite uma correção os pneus 235 levantam o carro em 1,5 cm, já que a diferença de diametro em relação ao 205 é de 3 cm tu tens que considerar a metade.

Segundo, o calço de 2,5 cm na frente faz com que o carro levante +- 4 cm, acho que vai ficar show, vai firme, depois anexa as fotos.

Abraço

Luis Lima
21/03/2006, 09:27
olá amigos
tenho uma sportage 2001 gasolina 5m, mas nenhum mecânico acha o defeito. está dificil dar a partida. já levei na kia mas não acharam nada, e ate em auto elétrico que disse que a parte elétrica estava boa. o que pode ser?
abraços

Caro amigo, eu em ocasião passada, tive um problema semelhante, e quebrei a cabeça até encontrar um amigo que disse pra eu experimentar medir a pressao na bomba de combustivel, o que fiz e nao deu outra, a bomba tinha menos de 5% da pressao especificada, ou seja a minha bomba de combustível tinha ido pro vinagre, fui então em uma oficina especializada em bomba recondicionada, e mandei trocar, acho que ficou uns 100 reais na época, daí pra frente nao tive mais problemas com a partida.

Fernando Costa
21/03/2006, 19:18
Amostardeiro,

Considerando apenas a medida padronizada, o pneu 235/75 R tem 733,5mm de altura e o 205, 688,5mm, o que dará uma diferença de 45mm, o que dividido por 2, dá um aumento de 22,5mm ou 2,25cm. Como o meu 205 tava quase no fim e o novo 235 é do tipo A/T (muito borrachudo), acho que daí deu a diferença de 3cm (medi antes e depois!) . :D
Abraço.

zanötto
21/03/2006, 20:07
Olá a todos,

Estou percebendo a preocupação dos amigos com a resistência do conjunto quando se utiliza Reduzida em 4X2.
Posso estar enganado mas só é possível essa combinação (reduzida 4X2) quando se utiliza roda-livre manual. :shock:

É isso mesmo Comenale, e justamente por isso, TODO 4x4 tem as posições das alavancas de modo que a reduzida só seja acionada, se e somente se, a tração nas quatro rodas está engrenada.
Volto a opinar, acho melhor não usar reduzida em 4x2.

[ ]'se até mais.
CZ

zanötto
21/03/2006, 20:21
Zanötto

Concordo com a tua opinião, acho que não se deve , jamais, usar a reduzida sem a tração acionada, pois ocorrerá um esforço muito alto do conjunto traseiro. quanto a informação de vendedores e outros funcionários das revendas não são nada confiáveis como várias vezes pude constatar.

Abraço

Amostardeiro, também tive desses problemas, e o pessoal da distribuidora central em Itu - SP, não respondem nem e-mail.

[ ]'s.
CZ

Fernando Costa
21/03/2006, 23:08
Fernando Costa,
Se ficar bom aproveitar bastante.
Ñ seria interessante colocar um amortecedores de besta gs 16 pra ter mais curso sem precisar do prolongador?

Maverickturbo,

Vc. acertou em cheio, seria mais interessante do ponto de vista técnico, mas ocorre que os meus amortecedores traseiros ainda estão muito bons, me permitindo economizar alguns R$R$R$! :D

Cada amortecedor traseiro da Besta GS 16 lugares custa R$ 140,00, contra R$ 300,00 do original da Sportage :shock: , ou seja, o primeiro deve aguentar muito mais carga, tem 50mm a mais de curso, dispensando os prolongadores, e custa menos da metade do original. Serão minha escolha quando precisar trocar, mas por enquanto é melhor gastar só R$ 30,00 no par de prolongadores :dance: .

Até mais.

Maverickturbo
21/03/2006, 23:33
Fernando Costa,
Realmente, se seus amortecedores estão bons fique com os prolongadores por enquanto.
Eu que preciso trocar meus amortecedores traseiros, quem vai atras vira e mexe bate a cabeça no teto quando eu passo em uma lombada a uns 50/60 km/h.

Fernando Costa
22/03/2006, 00:18
Maverickturbo e Amostardeiro,

Hoje fui apanhar a Sport na oficina, e qual não foi minha surpresa ao verificar o efeito que simples molas de ômega operam na altura da suspensão! A altura, com pneus 235/75 e molas originais, era de 80cm na traseira, medida da aba inferior do para-lama até o chão. Esperava que as molas do Ômega subissem só uns 6cm a traseira, mas na realidade aumentaram em 9cm :shock: , a altura passou para 89cm! Como os calços de 1" da dianteira ainda não foram colocados, o carro tá parecendo um dragster! :D Detalhe, ainda tive o cuidado de usar as molas dianteiras do Ômega 4cc, pois as do 6cc são ainda maiores e com elos mais grossos.

Vou aplicar os calços dianteiros, e dependendo do visual, acho que vou ter que reduzir as molas traseiras em 3cm...

Maverickturbo
22/03/2006, 00:32
Fernando Costa,
Ficou muito bom! Quem sabe eu tbm ñ instale essas molas de omega quando eu for trocar os amortecedores! Ai eu ja tiro meu calço de 1 das molas traseiras!
Agora que estamos explorando opções para incrementar a sportage, eu estou vendo umas muito bonitas aki no forum.

Fernando Costa
22/03/2006, 00:58
Maverickturbo,

Só hoje pude ver de perto as molas originais da Sportage, são ridículas, umas colmeiazinhas de 26cm de altura e muito moles. A simples colocação de calços, embora aumente a altura do carro, não muda a resistência das molas. Para se usinar um único calço em tecnil não se gasta menos de R$ 50,00; por mais R$ 30,00 se compra a mola dianteira do ômega 4cc. Quem quiser mais altura deverá comprar a do 6cc. :concordo:

A vantagem das novas molas é a resistência. O carro fica muito mais gostoso de dirigir. :dance: Contudo, a nova altura (+ 9cm) não agrada a todos. Minha esposa foi comigo na oficina e pensou que o carro estava suspenso pelo macaco, eheheheh!! Por isso talvez eu tenha que reduzir a mola uns 3cm (cortar mesmo) para agradar ao gosto da patroa, sabe como é, em matéria de carro acho que a última palavra é sempre da mulher eheheheh. :D

comenale
22/03/2006, 09:01
Maverickturbo,

Só hoje pude ver de perto as molas originais da Sportage, são ridículas, umas colmeiazinhas de 26cm de altura e muito moles. A simples colocação de calços, embora aumente a altura do carro, não muda a resistência das molas. Para se usinar um único calço em tecnil não se gasta menos de R$ 50,00; por mais R$ 30,00 se compra a mola dianteira do ômega 4cc. Quem quiser mais altura deverá comprar a do 6cc. :concordo:

A vantagem das novas molas é a resistência. O carro fica muito mais gostoso de dirigir. :dance: Contudo, a nova altura (+ 9cm) não agrada a todos. Minha esposa foi comigo na oficina e pensou que o carro estava suspenso pelo macaco, eheheheh!! Por isso talvez eu tenha que reduzir a mola uns 3cm (cortar mesmo) para agradar ao gosto da patroa, sabe como é, em matéria de carro acho que a última palavra é sempre da mulher eheheheh. :D
Fernando,

Estou em vias de trocar os pneus originais e gostaria de aproveitar para levanter um pouco a viatura.
Se entendi bem, posso aproveitar os mesmos amortecedores (com prolongadores) e instalar as molas do omega 4cc.
Minhas dúvidas:
Posso instalar essas molas tanto na dianteira como na traseira?
Esses prolongadores são fáceis de achar?
Pretendo colocar os pneus 235/75/R15.
Quanto você acha que vai aumentar a altura?
E a dirigibilidade fica alterada (estabilidade)?

Cesar Boschetti
22/03/2006, 11:05
Olá Pessoal!

Como fui eu quem começou com esse assunto de reduzida em 4X2, sinto-me na obrigação de trazer informações adicionais. Acho que está havendo uma pequena confusão com o conceito de torque. Fuçando o baú, vamos relembrar que em Física, torque é o produto vetorial de uma força por um braço de alavanca. De modo informal e simplificado, a idéia está ilustrada na figura abaixo. O torque produzido pelo motor, que varia com o regime de rotação, é transmitido às rodas pelo conjunto da transmissão. Por sua vez, a roda, ou mais exatamente, os pneus, transmitem esse torque para o solo. Deste modo, a força (F) do motor empurra o piso para trás e cria uma reação (I) que impulsiona o carro para frente. O braço de alavanca fica sendo o raio (R) do pneu.

É fácil notar que quanto maior o torque, mantendo-se constante o raio do pneu, maior vai ser a força (F) aplicada ao solo e a força de Reação (I). Consequentemente, maior vai ser a aceleração do carro (aceleração = força dividida pela massa do carro). Portanto, melhor a arrancada e a retomada de velocidade. De outro lado, para um mesmo torque, um pneu com raio maior acarretará arrancadas e retomadas menos vigorosas, já que para manter o torque, isto é, o produto RxF constante, ao aumentar R, diminuímos F.

Pode-se perceber que a transmissão, como o próprio nome diz, apenas leva a força do motor para o ponto de contato entre pneu e solo. A distribuição de torque entre as 4 rodas em vez de apenas 2, se faz objetivando melhorar a tração em situações de baixo atrito. A reduzida entra em campo com duas missões complementares:
A) Maior força para superar uma resistência maior ao movimento do veículo, por exemplo, em subidas mais íngremes.
B) A reduzida também reduz a velocidade de rotação das rodas, melhorando com isso atrito entre pneu e solo.

Em condições offroad muito adversas, é possível que, eventualmente, as 2 rodas do eixo traseiro fiquem travadas. Nesta situação, se a reduzida estiver aplicada somente ao eixo traseiro, além de ser inútil, é possível que o torque mais elevado cause algum dano ao eixo traseiro. Mas somente em situações críticas como essa onde as 2 rodas estão completamente impedidas de girar. Em condições normais, reduzida em 4x2 ou em 4x4 não acarretam dano ao sistema de transmissão. Não há razão para que isso ocorra. Entretanto, como prudência nunca é demais, em offroad devemos sempre trabalhar com reduzida em 4x4 e não em 4x2, seja pela maior e real eficácia, ou seja, pela segurança do sistema de transmissão. Isso se aplica, principalmente, em veículos com pneus maiores onde o travamento da roda é mais provável.

Vale lembrar também que todo esse blá blá blá só vale em carros com roda livre manual.

Para exemplificar, o motor do Sportage gasolina tem 94kW a 5300rpm e gera um torque de 175Nm a 4700rpm. Em primeira marcha normal temos a relação final de 17,2 : 1 (já incluso o diferencial) isso dá para cada roda traseira com pneu 205/75R15 (R= 0,344m) uma força total de [(175 x 17,2)/0,334] = 9011 N no eixo traseiro. Isso dá para acelerar os 1550kg do Sportage (mais motorista) a 5,8m/s/s (metros por segundo ao quadrado). Está aceleração faria o carro ir de 0 a 80km/h em cerca de 3,8seg. É claro que se trata de um cálculo teórico idealizado, sem levar em conta outros fatores e resistências envolvidas no movimento do carro. Além disso, seria burrice querer chegar a 80km/h em primeira marcha. É apenas uma comparação teórica.

O mesmo raciocínio aplicado aos pneus 235/75R15 (R= 0,367m, isto é, 2,3 cm maior que o original) daria uma força F= 8060 N e um tempo de 4,2 seg. para ir de 0 a 80km/h, ou seja, a aceleração caiu de 5,8 m/s/s para 5,2m/s/s. É uma diferença pequena de torque, cerca de 10% de perda para os pneus 235/75R15.

Só para finalizar, no teste 4 rodas o Sportage 2.0 Turbo Diesel com 201Nm (20,5 kgfm) a 2000 rpm, acelerou de 0 a 100km/h em 19 seg. Dá uma bela diferença com relação ao nosso cálculo ideal. Mas como dito, desprezamos resistência do ar que não é pequena, resistência de rolamento do carro na pista e não levamos em conta a troca de marcha que diminui o torque final e portanto a aceleração.

Amostardeiro
22/03/2006, 12:28
Maverickturbo,

Fernando

Ficou show, parabéns, quando levantar a minha vou pensar com carinho no uso das molas do Omega, no momento estou mais preocupado com os 4 pneus que preciso comprar $$$ :parede: .

Abraço

MarcSport
22/03/2006, 13:44
comenale

Peguei ontém meu carro na oficina, coloquei pneus 235/75 R15 AT e calços de suspensão de 2" e amortecedores trazeiros da Besta.
Só andei até agora na cidade e aparentemente a estabilidade não foi prejudicada (talvez porque meus amortecedores estavam no osso), o que deu para notar e o aumento da dificuldade para arrancar com o carro em subida, depois de embalado~não se nota mais diferença.
Aproveitei também para elevar o respiro dos diferenciais e do câmbio.
Fiz tudo na JeepTrip em SP no bairro do Tatuapé (www.jeeptrip.com.br).
No domingo vou à Offtrac testar as alterações.

Maverickturbo
22/03/2006, 15:05
MarcSport,
Acho que esse fds vou ser obrigado a descer pra praia, ñ vou poder ir no offtrac com vc. Mas, talvez, quem sabe, ñ chova muito na sexta e eu acabe aparecendo la no domingo! ashuhuasuhas! Que horas vc ta pensando em ir?

MarcSport
22/03/2006, 18:04
MaverickTurbo.
Devo chegar lá as 10 hs.

Fernando Costa
22/03/2006, 20:04
Comenale;

Na traseira instale as molas dianteiras do Ômega 4cc, tomando cuidado de comprar 02 molas dianteiras do mesmo lado, ou seja, 02 molas do lado direito ou 02 molas do lado esquerdo. Falo isso porque se vc. não avisar o vendedor vai lhe vender uma mola esquerda e outra direita, como se fosse para aplicar na frente do carro original, mas ocorre que elas são diferentes! Como o peso da Sportage é uniformemente distribuído na traseira (ou quase, o tanque fica mais para a direita) deve-se comprar duas molas idênticas. Escolhi duas do lado direito, pois são um pouco menores que as do lado esquerdo, custando R$ 80,00 cada.

Os prolongadores são luvas rosqueáveis no parafuso da cabeça do amortecedor, e que possuem outro parafuso na extremidade para encaixe no suporte, devendo ter no mínimo 5cm. Fácil de achar só mesmo no sul e sudeste, acho que qualquer loja 4x4 tem, vi no site www.rc4x4.com.br que o kit de suspensão 2'' do Vitara traz prolongadores em aço inox!! Como aqui no NE algumas coisinhas são mais difíceis de achar :parede: , tive 02 opções:

1. Mandar confeccionar em um torneiro mecânico;

2. Comprar na sucata, o que fiz. É engraçado, mas os amortecedores dianteiros da Brasília saíam de fábrica com tais prolongadores, e ainda são bastante procurados, por serem usados também em buggys. Achei os de um buggy por R$ 10,00 o par, mas tive que gastar mais R$ 20,00 para abrir mais a rosca e servirem na Sportage.

Com os prolongadores,os amortecedores funcionam do mesmo jeito, vou usar até precisar trocá-los um dia. Os da Besta GS já dão os 50mm a mais de curso, evitando adaptação. :D

Quanto à dianteira, as molas do ômega não servem, são muito largas. Tem que ser molas do mesmo diâmetro da original, acho que alguém já postou que servem as da Besta (não sei qual) o que não surpreende , visto os amortecedores dianteiros dela serem idênticos (até em curso) ao da Sportage.

Acho que não precisa gastar dinheiro em molas dianteiras, são muito resistentes, basta colocar calços acima do prato da mola e 03 parafusos maiores de fixação. Tem quem coloque calços de até 60mm sem problemas, quanto a mim mandei confeccionar com 30mm.

Quanto ao ganho de altura, em medidas reais:
Traseira:
Pneus 235/75 R15 = + 2,25 cm (quase 1")
Molas do Ômega na traseira = + 9cm (medidos no local).

Em resumo, ganha-se mais 11,25cm! É demais para mim, irei cortar as molas para reduzir em 3cm. Terei ganho 2,25 + (9,0-3,0) = 8,25cm.

Dianteira: os 2,25cm dos pneus mais a altura dos calços que escolher (no meu caso +3cm, ganhando 5,25cm.

O carro ficou melhor de dirigir, mais preso ao solo, acabaram aqueles solavancos quando se passa por buracos e lombadas, o que a meu ver aumenta o controle do carro. Além do que fica muito bonito, vc. passa a achar as outras sportages acanhadas.

Apenas deve-se ter maior cuidado em estradas, principalmente em curvas, pois o centro de gravidade sobe, em curvas nunca ultrapassar a velocidade máxima permitida.

Um abraço.

Fernando Costa
22/03/2006, 20:11
Comenale,

Em anexo, foto do prolongador. A peça fica acima dessa porca inferior. Este não é muito bonito, mais funciona...

Maverickturbo
22/03/2006, 22:14
Fernando Costa,
Se eu ñ me engano as molas que servem na dianteira da sportage são as de besta gs 9.

comenale
23/03/2006, 08:21
Fernando e Maverickturbo,

Valeu pelas informações :concordo: . Ajudam bastante. A minha sportage está toda original e pretendo fazer essas alterações no próximo mês.

Assim que ficar pronta posto algumas fotos.

MarcSport e Maverickturbo,

Vou ver com a patroa a possibilidade de ir ao Off Track neste domingo. Talvez role um encontro. :dance:

Abraços a todos.

comenale
23/03/2006, 19:19
Pessoal,

Estou com dificuldade em encontrar a Pastilha de Freio.

Alguém sabe me indicar algum lugar que tenha? :cry:

Cesar Boschetti
23/03/2006, 23:39
Comenale,

Tenta o 0800 771 1011 da Kia.
Eles mandam pelo correio.

Boa noite

bioranieri
24/03/2006, 00:29
Alem sabe qual parachoque de impulsão cabe no Sportage 99? E qto custa?

Aquele quebra mato é horrivel.

Assero
24/03/2006, 01:56
Pessoal,

Estou com dificuldade em encontrar a Pastilha de Freio.

Alguém sabe me indicar algum lugar que tenha? :cry:

8) Comenale,

Eu comprei há algum tempo na Auto Peças Castro, no Ipiranga.

www.castro.com.br

Telefone:
(11) 6163-6816 (tronco)

Fax:
(11) 6169-9389 (Principal)
(11) 6169-9015 (Telemarketing)

Loja
Rua Silva Bueno, 1998 - Ipiranga
das 7:30 as 18:30 de segunda à sexta
e aos sábados das 7:30 as 17:30

Eles costumam ter muitas peças para importados.

espero ter ajudado.

um abraço.
assero