PDA

Ver Versão Completa : Instrumento cj5 horasa

Marcio Luiz Budal Arins
16/09/2017, 13:07
Alguém poderia me ajudar?
Meu CJ5 1970 possui o instrumento HORASA e não esta marcando a temperatura tampouco o combustível. Quero manter a originalidade sendo assim não o quero substituir por outro similar, no entanto não sei se apenas esta com as conexões erradas ou esta queimado. Alguem teria o esquema elétrico deste velocímetro combinado? Já achei na net o esquema da marca VDO, mas me parece um pouco diferente. Não quero por a mão na massa e explodir o meu jeep caso eu venha a cometer algum erro com o marcador de combustível. Desde já agradeço

Sydney66
16/09/2017, 19:08
Marcio, boa noite.
A diferença entre o instrumento VDO e o Horasa é que o VDO precisa do regulador de voltagem do painel, peça que existe nos veículos da década de 80 em diante, já o Horasa não necessita deste regulador pois possui internamente, por isso ele tem uma ligação entre esses 2 marcadores na parte de trás, observe que o marcador de temperatura tem 2 terminais e o de combustível 3. Se não houver essa ligação entre os marcadores eles não funcionam ou queimam, mas não vão explodir não se preocupe.
Mando em anexo a página do manual de serviço que irá lhe ajudar, esse é para o intrumento HORASA. Caso descubra que os instrumentos estão danificados, ainda pode encontrar para vender no ML, mas atente para os que são do HORASA e não do VDO (todos de 2 terminais), ainda é possível encontrar esses mais antigos.

Abraços e espero ter ajudado.

552159

Marcio Luiz Budal Arins
18/09/2017, 06:45
Marcio, boa noite.
A diferença entre o instrumento VDO e o Horasa é que o VDO precisa do regulador de voltagem do painel, peça que existe nos veículos da década de 80 em diante, já o Horasa não necessita deste regulador pois possui internamente, por isso ele tem uma ligação entre esses 2 marcadores na parte de trás, observe que o marcador de temperatura tem 2 terminais e o de combustível 3. Se não houver essa ligação entre os marcadores eles não funcionam ou queimam, mas não vão explodir não se preocupe.
Mando em anexo a página do manual de serviço que irá lhe ajudar, esse é para o intrumento HORASA. Caso descubra que os instrumentos estão danificados, ainda pode encontrar para vender no ML, mas atente para os que são do HORASA e não do VDO (todos de 2 terminais), ainda é possível encontrar esses mais antigos.

Abraços e espero ter ajudado.

552159

Agora pude verificar, graças ao esquema que me enviou que os meus instrumentos estão queimados, agora terei que ver o que irei fazer.

Marcio Luiz Budal Arins
28/09/2017, 11:11
Já que o instrumento HORASA do meu CJ estava queimado nos marcadores de combustível e temperatura resolvi procurar outro.
Encontrei um novo de estoque antigo da marca VDO, ja comprei o regulador (ou estabilizador) de voltagem porém me surgiu a seguinte dúvida:
1º este regulador entra 12v e sai 5,2v sendo assim o sensor (cebolinha) da temperatura terá que ser 5,2v e da marca VDO?
2º o sensor de combustível (sistema boia do tanque) terá que ser específico VDO e também 5,2v?
Lembrando que meu CJ5 é 1970 faço referencia por motivo da medida da rosca do bloco do motor onde fixa o sensor de temperatura.
Desde já agradeço quem puder me ajudar.

Sydney66
30/09/2017, 19:10
Boa noite Marcio.
Parabéns, você tem uma relíquia nas mãos, um velocímetro novo é quase mosca branca. Quanto pagou? Será que tem outro?
Ajudando suas perguntas é o seguinte:
1º - Não precisa.
2º - Não;
O velocímetro VDO precisa deste regulador porque o HORASA já possui internamente, e os instrumentos funcionam combinados, por isso existe no HORASA uma ligação entre os terminais dos medidores de combustível e temperatura.
Como o VDO não possui este recurso internamente, ele precisa deste regulador para os seus medidores, ou seja, não irá jogar 5,2V nas cebolinhas e medidor de combustível, mas no instrumento VDO, segue anexo o esquema de ligação do modelo VDO para lhe ajudar.

552614

Marcio Luiz Budal Arins
02/10/2017, 08:16
paguei 350,00 mercado livre