x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
    Usuário
    Entrada
    02/09/2017
    Local
    Joinville/SC
    Agradecimentos: 0

Instrumento cj5 horasa

Alguém poderia me ajudar?
    Meu CJ5 1970 possui o instrumento HORASA e não esta marcando a temperatura tampouco o combustível. Quero manter a originalidade sendo assim não o quero substituir por outro similar, no entanto não sei se apenas esta com as conexões erradas ou esta queimado. Alguem teria o esquema elétrico deste velocímetro combinado? Já achei na net o esquema da marca VDO, mas me parece um pouco diferente. Não quero por a mão na massa e explodir o meu jeep caso eu venha a cometer algum erro com o marcador de combustível. Desde já agradeço

Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 66
    Marcio, boa noite.
    A diferença entre o instrumento VDO e o Horasa é que o VDO precisa do regulador de voltagem do painel, peça que existe nos veículos da década de 80 em diante, já o Horasa não necessita deste regulador pois possui internamente, por isso ele tem uma ligação entre esses 2 marcadores na parte de trás, observe que o marcador de temperatura tem 2 terminais e o de combustível 3. Se não houver essa ligação entre os marcadores eles não funcionam ou queimam, mas não vão explodir não se preocupe.
    Mando em anexo a página do manual de serviço que irá lhe ajudar, esse é para o intrumento HORASA. Caso descubra que os instrumentos estão danificados, ainda pode encontrar para vender no ML, mas atente para os que são do HORASA e não do VDO (todos de 2 terminais), ainda é possível encontrar esses mais antigos.

Abraços e espero ter ajudado.

Foto de página inteira.pdf
    4X4 Brasil
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

Usuário
    Entrada
    02/09/2017
    Local
    Joinville/SC

Obrigado

Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Marcio, boa noite.
    A diferença entre o instrumento VDO e o Horasa é que o VDO precisa do regulador de voltagem do painel, peça que existe nos veículos da década de 80 em diante, já o Horasa não necessita deste regulador pois possui internamente, por isso ele tem uma ligação entre esses 2 marcadores na parte de trás, observe que o marcador de temperatura tem 2 terminais e o de combustível 3. Se não houver essa ligação entre os marcadores eles não funcionam ou queimam, mas não vão explodir não se preocupe.
    Mando em anexo a página do manual de serviço que irá lhe ajudar, esse é para o intrumento HORASA. Caso descubra que os instrumentos estão danificados, ainda pode encontrar para vender no ML, mas atente para os que são do HORASA e não do VDO (todos de 2 terminais), ainda é possível encontrar esses mais antigos.

Abraços e espero ter ajudado.

Foto de página inteira.pdf
    Agora pude verificar, graças ao esquema que me enviou que os meus instrumentos estão queimados, agora terei que ver o que irei fazer.

Usuário
    Entrada
    02/09/2017
    Local
    Joinville/SC
    Já que o instrumento HORASA do meu CJ estava queimado nos marcadores de combustível e temperatura resolvi procurar outro.
    Encontrei um novo de estoque antigo da marca VDO, ja comprei o regulador (ou estabilizador) de voltagem porém me surgiu a seguinte dúvida:
    1º este regulador entra 12v e sai 5,2v sendo assim o sensor (cebolinha) da temperatura terá que ser 5,2v e da marca VDO?
    2º o sensor de combustível (sistema boia do tanque) terá que ser específico VDO e também 5,2v?
    Lembrando que meu CJ5 é 1970 faço referencia por motivo da medida da rosca do bloco do motor onde fixa o sensor de temperatura.
    Desde já agradeço quem puder me ajudar.

Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Agradecimentos: 66
    Boa noite Marcio.
    Parabéns, você tem uma relíquia nas mãos, um velocímetro novo é quase mosca branca. Quanto pagou? Será que tem outro?
    Ajudando suas perguntas é o seguinte:
    1º - Não precisa.
    2º - Não;
    O velocímetro VDO precisa deste regulador porque o HORASA já possui internamente, e os instrumentos funcionam combinados, por isso existe no HORASA uma ligação entre os terminais dos medidores de combustível e temperatura.
    Como o VDO não possui este recurso internamente, ele precisa deste regulador para os seus medidores, ou seja, não irá jogar 5,2V nas cebolinhas e medidor de combustível, mas no instrumento VDO, segue anexo o esquema de ligação do modelo VDO para lhe ajudar.

Instrumento cj5 horasa-instrumento_vdo_123.jpg
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

Usuário
    Entrada
    02/09/2017
    Local
    Joinville/SC
    paguei 350,00 mercado livre

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Marcador temperatura Horasa no OHC - sensor temp
      Por Dodger no fórum Jeep Willys
      Respostas: 27
      Última resposta: 28/12/2015, 16:42
    2. Velocimetro Horasa 6 ou 12 volts?
      Por ZEQUINHA8100 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 15
      Última resposta: 04/12/2013, 10:14
    3. Vendo Painel Moderno Toyota Bandeirante 1985 - Original Horasa
      Por Guiga Tostes no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1