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Ver Versão Completa : Carburador ou Bomba de Gasolina



albrago
04/04/2006, 00:38
Tenho um jeep CJ 1961, com motor BF 161, tanque novo sem marcador. carburador webber original, bomba original. o carburador foi limpo e regulado recente, trocou boia , agulha e pistão injetor, não trocou junta e não sei com estão os Gicleus. Acho que tá legal pois tá com marcha lenta legal. Pega de primeira quando ta quente e a frio sem muita dificuldade, como é normal: se não dá na primeira a segunda é só felicidade!

Mas nem tudo é felicidade, ele tá com uma manha:

:?: Do nada morre , quando tá rodando em alta.

:oops: Aí vai verificar os filtros (um antes da bomba e outro antes do carburador) tão secos! SEQUINHOS!!!

:!: A solução (o jeito de fazer ele pegar novamente) é:

:arrow: Soltar a mangueira antes da bomba e inclinar para baixo de modo que por gravidade desce gasolina novamente e encha o primeiro filtro, conectado novamente ao caninho da bomba, OK!

:arrow: O filtro superior só na base da "força" _ uma boa mamadeira de gasolina direto na boca do carburador. Vira na chave e ele pega e depois daquelas aceleradonas o fluxo de gasolina normaliza!

:arrow: Gasolina tem! Na primeira vez que ocorreu, eu pensei ta com pouca gasolina (depois de um perrengue deste aí de cima fui até um posto e enchi o tanque até transbordar) no dia seguinte em condições semelhantes deu a encrencaca de novo!

:?: Bomba de gasolina parece que tá normal, eu to desconfiado da junta do carburador dando passagem de ar mas não sei?? Porque acontece depois de um certo tempo? Eu tenho andado só na cidade, e só em finais de semana, com transito livre, tudo para ser só festa e no entanto ...

:discordo: Meu cunhado (zequinha) diz que a minha maneira de pisar no acelerador? Será? Cunhado é F... Zequinha então!

otavio_gomes
04/04/2006, 09:15
Albrago,

O seu problema é muito mais simples que você pensa!

Está no tanque de gasolina, ele não possui respiro e a tampa que você está usando também não possui o respiro.
A bomba de gasolina faz vácuo no tanque, ao retirar a gasolina e, derrepente, esse vácuo no tanque puxa o ar desde o carburador, secando completamente a tubulação de combustível.

Minhas sugestões são:
- Coloque um pedaço de palito de fósforo entre a borracha da tampa e o bocal do tanque para fazer um respiro (ou suspiro). Experimente rodar com o carro --> o problema por você apresentado vai sumir completamente.
- Vá ao início da rua Rio Grande do Sul, nas lojas de MOTOCICLETAS e compere uma tampa de motocicleta que sirva na boca de seu tanque - a minha é de CG antiga.

Um abraço, boas trilhas,

otavio_gomes
04/04/2006, 09:31
Me esqueci de outra dica - instale um desborbulhador também que evita pane seca em transito lento e a bomba de gasolina funciona melhor.

Meu Jeep está em uma oficina em BH e nele tem as sugestões que lhe falei - se quiser vê-lo, entre em contato comigo em meu email otavio_gomes@yahoo.com.br

Um abraço,

tavio_g
04/04/2006, 14:39
Eu tive um problema semelhante. Era a bomba d egasolina que não tinha pressão suficiente.
Gastei um pouco mais e coloquei uma da Brosol e nunca mais faltou gasolina.
Agora vai até demais no carburador!

tavio_g
04/04/2006, 14:42
Essa dica que meu Xará deu é válida.
Com uma ressalva,
não colocaria um palito nem nada na boca do tanque. vai que caia lá?
compra uma tampa com respiro ou pesquise no fórum sobre "suspiro" você vai achar muita coisa sobre isso.
Eu tenho uma tampa click no meu, e só vaza qdo muito inclinado para esquerda... no mais só alegria.

albrago
04/04/2006, 23:03
Obrigado pela a atenção de todos!
Eu pensava que com aquela tampa Clic, o furo da chave funcionasse como um suspiro, já fiz o teste de chupar com a boca! Deu positivo!
(Essa é f ... depois de velho ficar chupando tampa de tanque, em plena Via Expressa num domingo à tarde! Né?)
Será que esse "suspiro" do próprio buraco da chave então não é suficiente?
Tenho que concordar que com tanque cheio não dá esse treco! Nessa situação ainda não tem vácuo!
Já com meio, ai'já tem espaço para formar vácuo!
Aí com um terço de tanque sim...Já tem vácuo de montão!
Nesse quadro aí, sabe-se lá quando o tanque drena tudo e o ar entra mesmo é pela boca do carburador, certo?

LeandroFerro
04/04/2006, 23:31
O meu jipe possui essa tampa Click, mas direto qdo abro pra abastecer, dá aquela "puxada de ar".. :shock:

Nunca chegou a morrer, mas será q o respiro da tampa não está sendo suficiente pra sede do motor? :putz:

Será q isso pode influenciar alguma coisa em desempenho ou consumo? :pensativo:

edwint
05/04/2006, 09:04
mas se for o vacuo, deve demorar p/ parar, visto que o tanque é grande e um vacuo suficiente p/ segurar a bomba, sei lá demora um pouco, nao pode ser a boia do carburador que esta travando??? impedindo que o mesmo seja alimentado? esperimente dar uma batitinha no lado que fica o reservatorio do carburador.... mais uma dica.

albrago
06/04/2006, 19:46
O meu jipe possui essa tampa Click, mas direto qdo abro pra abastecer, dá aquela "puxada de ar".. :shock:

Nunca chegou a morrer, mas será q o respiro da tampa não está sendo suficiente pra sede do motor? :putz:

Será q isso pode influenciar alguma coisa em desempenho ou consumo? :pensativo:

Sua bomba de gasolina é nova? A minha não é !
Na minha linha de alimentação, tem dois filtros ....
Suponho que é por isso que não acontece a "moret-subita" como no meu.
Ou então: minha bomba ta nas últimas!!!

LeandroFerro
06/04/2006, 20:41
Não é nova não... mas só tenho 1 filtro.
Vou prestar mais atenção nesse "vácuo" no tanque...
(talvez use a idéia do palito..) :pensativo:

otavio_gomes
07/04/2006, 14:25
Galera,

Sobre o vácuo no tanque:
Se a tubulação de gasolina e os filtros estão secos, não tem outro motivo, formou-se vácuo no tanque e, em algum momento, entrou ar pela agulha do carburador e secou toda a tubulação, inclusive a bomba de gasolina.

Utilizem tampas específicas para motocicletas pois estas possuem um respiro suficiente para o tanque do Jeep.

Se você experimentar sopar a tampa CLIC pelo lado de fora ela ventila, mas ventila para o lado de dentro do tanque?

O uso do palito é só para confirmar que falta o respiro no motor. Usei em meu Jeep por pouco mais de 2 anos, até que comprei uma tampa de motocicleta.

Algumas pessoas furam a borracha da tampa (fica um serviço ruim e dura pouco tempo)
Outras pessoas furam a tampa do tanque de gasolina.

Um abraço

albrago
07/04/2006, 18:43
Posto tudo isto,aí em cima, teóricamente estou certo que meu problema é falta de respiro no tanque mesmo.
Só para confirmar na prática vou fazer o "teste do palito" neste final de semana.Depois eu conto....

esposito63
08/04/2006, 16:16
Eu tive o mesmo problema e troquei a Bomba de combustível duas vezes. Mexi em tubulação, limpei tanque de combustível, troquei filtros e sempre que pegava uma avenida e andava em alta o motor parava por falta de combustivel.

Depois de muito bater a cabeça vi que a solução era simples . No meu caso a boia do carburador estava mal regulada.

Faça um teste:

Ligue a viatura por alguns minutos para encher a cuba do carburador. Desligue o motor, solte a tampa do carburador e verifique se a gasolina que sobrou na cuba está abaixo da sua linha média. Se estiver, provavelmente a boia está deixando entrar pouco combustível e quando vc pisa, a alimentação fica deficiente.
Vc pode então regular a boia para que o nível de combustível fique um pouco acima da linha média da cuba.

albrago
30/04/2006, 00:47
Eu tive um problema semelhante. Era a bomba d egasolina que não tinha pressão suficiente.
Gastei um pouco mais e coloquei uma da Brosol e nunca mais faltou gasolina.
Agora vai até demais no carburador!
Ta aí o tavio_g tem razào!

É a danada da bomba!

Só vinha piorando! Agora tava morrendo a cada 500 metros!

Hoje fiz um teste: matei a bomba desconectando a mangueira de alimentaçào do carburador e com uma garrafa de coca-cola e um bico de filtro de gasolina na tampa da mesma de onde sai uma mangueira de gasolina ligado direto no filtro do carburador. A garrafa depois de cheia e mantida invertida e pindurada no para-brisa. andei até acabar os dois litros, renovei a garrafa várias vezes e o defeito sumiu!

Qual brosol essa que voce ta mencionando?

albrago
12/05/2006, 20:07
EI! to de volta ...

Depois do teste da garrafa de coca-cola comprei uma bomba nova, novos filtros dos maiores e fui começar a preparar para trocar tudo!
Depois de retirar o filtro antes da bomba, notei que o mesmo estava pra lá de entupido, mas entupido mesmo! Aí resolvi testar como estava a canalização até o tanque, sugando e asoprando com auxilio da mangueira de retirar gasolina do tanque (aquela que tem uma bolsa-sanfona amarela, que todo mundo usa) descobri que tava bastante dificil de movimentar a gasolina = Um Baita-Entupimento na canalização, ao fim de umas aspiradas e pressurizadas, saiu sugeira e um limo vermelho. depois disso passou a borbulhar pra dentro do tanque como era esperado! Diante disto não torquei a bomba troquei só os filtros e fui testar na rua novamente depois de umas voltas todo satisfeito, de repente tudo de novo... Comecou a mascar e acabou morrendo numa subida já perto de casa. Usei o artificio da garrafa para chegar em casa pois já tava escurecendo. Guardei o veiculo imaginando que tinha entupido novamente a canalização, para mecher no outro dia, mas uma semna se passou e eu ainda não tive tempo de testar novamte.
Notei que a gasolina esta muito vermelha. O tanque é praticamente novo pois troquei durante a reforma e só agora estou saindo com o jeep e testando. Será que o tanque vem com alguma proteção interna pra estocagem que está sendo atacado pela gasolina? Do jeito que o tanque veio da loja ele foi fixado e conectado no jeep! Fiz Mer..., ao colocar sem uma lavagem?

tavio_g
15/05/2006, 08:12
Cara, que M#$%*@ como diria o Leopoldo :shock:
"Problemas persistentes são uma droga" :evil:
"Seu eu sesse o cê" :mrgreen: faria o seguinte:
- trocaria toda a tubulação do tanque até a bomba.
- Se o seu tanque possuir retorno, troque também a mangueira do retorno.
- Compraria 2 filtros de gasolina, um prenda logo abaixo do tanque, entre o chassis.
siga com a mangueira até a bomba e depois da bomba coloque outro filtro.
com isso vc proteje a bomba de sujeiras da gas.
Isso pq vc disse que tá entupido.

Se estiver com ânimo tire o tanque e dê uma geral nele. Verifique o que é esta sujeira. Pode ser pó ou outra coisa. Lembre-se que o tanque fica estocado nas lojas e vai saber o que possa ter caído lá dentro?
Já que vc vai tirar o tanque, veja como está a bóia. se está bem vedada. Isso custuma dar cheiro de gasolina dentro do jeep. se o seu estiver com esse sintoma tá aí a dica.

Eu lavaria o tanque só com água.
Veja no momento que você esgota o tanque o que vai sair junto com a gasolina.
Recomendo vc tirar a gasolina por baixo, assim se tiver alguma sujeira vai entupir a saída depois vc lava e veja o que sai pela boca.

Acho que fazendo isso deve-se ao menos saber se o tanque estava sujo ou se era uma sujeira que estava na mangueira.
A gasolina estar vermelha, se vc abasteceu num posso esso certamente será desta cor. e é normal.

Outra coisa, quando vc retira a tampa de combustivel, ela faz alguma pressão, como se houvess vácuo la dentro? se sim troque a tampa também ou faça um respiro para o tanque(aí vc pode manter a sua tampa)
bom, acho que é isso.
Boa sorte