Ver Versão Completa : Diesel S10 em viatura que anda pouco
Pessoal, nas minhas viaturas Diesel nunca me preocupei com a quantidade de tempo que o diesel fica no tanque, pois sempre utilizaram o diesel comum (S1800 antes e agora o S500). Único cuidado que tive foi sempre deixar o tanque cheio para minimizar condensação no tanque. Podia deixar 20, 30 dias parada ou mais, era bater e pegar. Por anos dessa forma e nunca tive problemas em bicos / bomba. Agora com as viaturas 2013 pra cá utilizando o S10, como fica essa questão, uma vez que pelo que pesquisei, esse tipo de diesel se deteriora muito mais rapidamente, li algo entre 15 a 30 dias que deveria ser consumido, sobre pena de absorver muito mais água que o S500, além da proliferação de bactérias ou algo assim no combustível. Portanto qual seria a solução para uma viatura que anda pouco por mês ? Deixar o tanque sempre baixo, para consumir o diesel quando andar e então repor com combustível novo ? Mas nesse caso, com tanque vazio, não teria o problema de condensação agravado, ainda mais com a característica de absorção maior do S10 ? Por sua vez, se deixar o tanque cheio para evitar condensação, o combustível irá envelhecer antes de ser totalmente consumido. Qual a solução menos pior para um caso desse ? Talvez deixar o tanque baixo e utilizar um aditivo do tipo Tecom para minimizar a absorção de água ? :pensativo:
VOVÔ DO TROLLER
23/08/2017, 21:43
Pessoal, nas minhas viaturas Diesel nunca me preocupei com a quantidade de tempo que o diesel fica no tanque, pois sempre utilizaram o diesel comum (S1800 antes e agora o S500). Único cuidado que tive foi sempre deixar o tanque cheio para minimizar condensação no tanque. Podia deixar 20, 30 dias parada ou mais, era bater e pegar. Por anos dessa forma e nunca tive problemas em bicos / bomba. Agora com as viaturas 2013 pra cá utilizando o S10, como fica essa questão, uma vez que pelo que pesquisei, esse tipo de diesel se deteriora muito mais rapidamente, li algo entre 15 a 30 dias que deveria ser consumido, sobre pena de absorver muito mais água que o S500, além da proliferação de bactérias ou algo assim no combustível. Portanto qual seria a solução para uma viatura que anda pouco por mês ? Deixar o tanque sempre baixo, para consumir o diesel quando andar e então repor com combustível novo ? Mas nesse caso, com tanque vazio, não teria o problema de condensação agravado, ainda mais com a característica de absorção maior do S10 ? Por sua vez, se deixar o tanque cheio para evitar condensação, o combustível irá envelhecer antes de ser totalmente consumido. Qual a solução menos pior para um caso desse ? Talvez deixar o tanque baixo e utilizar um aditivo do tipo Tecom para minimizar a absorção de água ? :pensativo:
Boa noite Pandur. Há vários "aditivos" que podem ser adicionados ao diesel que inibem a proliferação de fungos e outras coisas mais. Vamos aguardar a manifestação de quem usa. Eu particularmente sempre usei o aditivo da Bardhal para diesel (o Maxx Diesel) e nunca tive problemas. O carro tá com mais de 100.000 km , ficou por vários meses parado e 0 de problema até agora. Abs
Boa noite Pandur. Há vários "aditivos" que podem ser adicionados ao diesel que inibem a proliferação de fungos e outras coisas mais. Vamos aguardar a manifestação de quem usa. Eu particularmente sempre usei o aditivo da Bardhal para diesel (o Maxx Diesel) e nunca tive problemas. O carro tá com mais de 100.000 km , ficou por vários meses parado e 0 de problema até agora. Abs
Legal, bom saber. Mas você deixava a viatura parada com tanque cheio ou mais baixo ? Se tiver o aditivo para inibir a degradação, acredito que o melhor seria com tanque cheio, para minimizar o acumulo de água por condensação ? :pensativo:
VOVÔ DO TROLLER
23/08/2017, 22:19
Legal, bom saber. Mas você deixava a viatura parada com tanque cheio ou mais baixo ? Se tiver o aditivo para inibir a degradação, acredito que o melhor seria com tanque cheio, para minimizar o acumulo de água por condensação ? :pensativo:
Olá. Sempre com o tanque cheio, mas não sei se esse aditivo Max Diesel tem inibidor de fungos,mas acho que sim pois não tive qualquer problema até agora e coloco esse aditivo desde que o Troller era zero. Já li a respeito de vários aditivos aqui no fórum como o XP 3 , Tecom 10, Extra power, Liqui Moly e outros que eu não me lembro, mas como eu nunca usei, não posso opinar. Abs
Olá. Sempre com o tanque cheio, mas não sei se esse aditivo Max Diesel tem inibidor de fungos,mas acho que sim pois não tive qualquer problema até agora e coloco esse aditivo desde que o Troller era zero. Já li a respeito de vários aditivos aqui no fórum como o XP 3 , Tecom 10, Extra power, Liqui Moly e outros que eu não me lembro, mas como eu nunca usei, não posso opinar. Abs
OK, foi realmente o que pensei, com tanque cheio seria melhor. Vamos aguardar a opinião e experiência de outros colegas, muito grato pelo seu relato :concordo:
Eu uso o XP3, tem um tópico falando só dele aqui no fórum, e também evito deixar menos de meio tanque por conta da condensação. Eu rodo pouco, mas todo dia, e até o momento não tive problemas. :concordo:
Agradeço o relato. Já usei o Tecom muito tempo atrás, deve ser equivalente. Vou procurar o tópico que citou para ver mais detalhes.
Agradeço o relato. Já usei o Tecom muito tempo atrás, deve ser equivalente. Vou procurar o tópico que citou para ver mais detalhes.
Pra facilitar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/64920-aditivo-xp3-diesel-quem-ja-usou.html
Pra facilitar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/64920-aditivo-xp3-diesel-quem-ja-usou.html
:palmas: :concordo:
VOVÔ DO TROLLER
28/08/2017, 14:06
:palmas: :concordo:
A vantagem desse XP 3, se realmente for bom, seria o baixo custo. Bem mais barato que o aditivo Bardhal Max Diesel , por exemplo, mas, como na minha opinião, em time que está ganhando não se mexe, continuo firme e forte com o da Bardhal, que está há décadas no mercado, tem nome e credibilidade. Esses outros ainda têm que provar a que vieram. bs
Tb tenho rodado pouco com a Band e como na minha região só se acha S10, estou tratando com actoil. 0,5% do tanque a cada 6 meses. Por enquanto tudo Ok, mas é cedo para dar um veredicto.
Walter da Camper
30/08/2017, 13:43
Na minha opinião o risco maior está na deterioração da pequena parcela de diesel que fica retida dentro do sistema de injeção (bomba de alta e bicos). Por isso é aconselhável ao menos dar a partida a cada 2 ou 3 semanas para evitar que esses componentes fiquem muito tempo em contato com o mesmo diesel. Assim possibilita a circulação e a troca pelo diesel tratado no tanque pelo aditivo.
Se existe mesmo a necessidade do carro ficar parado por muito tempo, eu cogitaria a instalação de um dreno na parte mais baixa do tanque, o que permite purgar a água decantada no fundo.
urso branco
30/08/2017, 15:52
o problem sao as bacterias que se accumular dentro do tanque--- por causa do BIO Diesel... acho o bardahl e bom par evitar o cresimento dessas bacterias que no final criar uma coisa que esta parecido spuma .... o meu Troller esta parada por 5 meses agora..semana que vem eu vou ve quando o motor faz um problem na hora de partida ou nao.
Vou informar voces sobro o resultado. Eu abastecei o tanque com S 10 e duas garaffas de Bardahl.... o tanque estava cheio.
Vamos ve
Abracos Jurgen
VOVÔ DO TROLLER
30/08/2017, 20:36
o problem sao as bacterias que se accumular dentro do tanque--- por causa do BIO Diesel... acho o bardahl e bom par evitar o cresimento dessas bacterias que no final criar uma coisa que esta parecido spuma .... o meu Troller esta parada por 5 meses agora..semana que vem eu vou ve quando o motor faz um problem na hora de partida ou nao.
Vou informar voces sobro o resultado. Eu abastecei o tanque com S 10 e duas garaffas de Bardahl.... o tanque estava cheio.
Vamos ve
Abracos Jurgen
Valeu Jürgen. Informe aí prá gente o que deu. Abs
urso branco
01/09/2017, 06:40
Valeu Vovo
com certeza vou informar voces .
Abracos Jurgen
urso branco
08/09/2017, 20:39
Boa noite gente....
chegei terca feira...de noite e coloquei a batteria de meu Troller no charegador. ate quarta feira de meia dia. Depois virei a chave de ignicao.. 2duas vezes e tirei a mangeira que chega no filtro de Diesel... A bomba levei combustivel.. Ate la - tudo bem !
Depis eu girei a chave mais uma vez... O TROLLER PEGEI NA HORA !! Sem problemas.... fui no posto de combustivel par calibrar os pneus... ja e.
Conclusao meu : S 10 LIMPA juntos com duas garafinhas de BARDAHL Verde ( DIESEL )... sao sufficiente par dechar um carro com Diesel parada por 5 -6 meses. Sem ligar o motor.
Andei ate hoje 100 kilometros... perfeito !
Abracos Jurgen
obs. quando dechei o carro parado em Marco... eu coloquei um panno dentro do escapamento ( bem cheio de oleo ) e eu usei um bolso de plastico par fechar o filtro do ar. Par nao dechar entrar air dentro do motor....
VOVÔ DO TROLLER
08/09/2017, 21:02
Boa noite gente....
chegei terca feira...de noite e coloquei a batteria de meu Troller no charegador. ate quarta feira de meia dia. Depois virei a chave de ignicao.. 2duas vezes e tirei a mangeira que chega no filtro de Diesel... A bomba levei combustivel.. Ate la - tudo bem !
Depis eu girei a chave mais uma vez... O TROLLER PEGEI NA HORA !! Sem problemas.... fui no posto de combustivel par calibrar os pneus... ja e.
Conclusao meu : S 10 LIMPA juntos com duas garafinhas de BARDAHL Verde ( DIESEL )... sao sufficiente par dechar um carro com Diesel parada por 5 -6 meses. Sem ligar o motor.
Andei ate hoje 100 kilometros... perfeito !
Abracos Jurgen
obs. quando dechei o carro parado em Marco... eu coloquei um panno dentro do escapamento ( bem cheio de oleo ) e eu usei um bolso de plastico par fechar o filtro do ar. Par nao dechar entrar air dentro do motor....
Boa noite Jurgen. Fiquei contente que deu tudo certo com o seu carro. Também fiquei contente que o aditivo Bardhal Max Diesel que eu uso desde que o meu carro era zero funcionou a contento . ABS. Válter.
p.s. como eu já disse aqui no fórum que em time que está ganhando não se mexe, sigo firme e forte com o Bardhal.
VOVÔ DO TROLLER
09/09/2017, 18:43
Boa noite Jurgen. Como você colocou o aditivo bem concentrado, haja vista que um frasco de 200 ml é para 200 litros de combustível, é interessante vc ir completando o tanque sem usar um novo aditivo, para ir diluindo o velho, pois tanta concentração de hidrocarburetos pode "arrombar" os orifícios dos bicos injetores. ABS. Válter
urso branco
12/09/2017, 20:39
Boa noite Valter
muito obrigado pelo seu aviso. Amanha eu vou dirigir no posto de combustivel.... par abastecer mais S 10 no tanque do Troller.
Ja faltam 1/3 ...
Abracos Jurgen
p.s. nao sabia...que 200ml dar par 200 Litros de combustivel... entao cada tanque so pode receber 1/3 garaffa desse Bardahl certo ??
VOVÔ DO TROLLER
12/09/2017, 22:11
Boa noite Valter
muito obrigado pelo seu aviso. Amanha eu vou dirigir no posto de combustivel.... par abastecer mais S 10 no tanque do Troller.
Ja faltam 1/3 ...
Abracos Jurgen
p.s. nao sabia...que 200ml dar par 200 Litros de combustivel... entao cada tanque so pode receber 1/3 garaffa desse Bardahl certo ??
Boa noite Jurgen. Exato.É só calcular 1 ml para cada litro.50 litros = 50 ml. Abs. Valter
urso branco
15/09/2017, 20:47
...Oi Valter
vc usa cada vez o Bardahl, quando vc abastece o seu Troller ? ou de vez em quanto ?
Abs Jurgen
VOVÔ DO TROLLER
15/09/2017, 23:18
...Oi Valter
vc usa cada vez o Bardahl, quando vc abastece o seu Troller ? ou de vez em quanto ?
Abs Jurgen
Olá Jurgen. Como os combustíveis aqui no Brasil, de maneira geral, são uma porcaria, eu uso em todos os abastecimentos ,
desde que o carro era 0 km , sempre na proporção indicada pelo fabricante. Parece que até agora, tá dando resultado (favorável). Abs e um bom final de semana. Válter
Ótimas dicas pessoal ! :concordo:
urso branco
16/09/2017, 19:41
Obrigado Valter , pela informacao
Abs Jurgen
xibiu!!!
13/07/2024, 16:50
Como acertar a quantidade de aditivo para veiculos movidos a diesel S10? – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/como-acertar-a-quantidade-de-aditivo-para-veiculos-movidos-a-diesel-s10/)
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