PDA

Ver Versão Completa : SPORTAGE - Elétrica e Eletrônica

Páginas : 1 2 [3]

jotaunior
10/08/2012, 07:23
Ficou muito legal Jota, parabens...
Que farol é esse que vc usou? Tem o link?

[]s
(DU)

Opa obrigado!
O link da loja que tem o farol é esse Souper Comercio de Material Eletrico, Naval e Automotivo - Itajaí / SC (http://www.soupereletropecas.com.br/285/produtos/categoria/auxiliar-oval), o site do fabricante é NINO FARÓIS --- A luz do seu caminho (http://www.ninofarois.com.br).

Segue uma foto com os bichinhos ligados!!!!
363556

Abraços,

leandro bagatta
10/08/2012, 09:41
Ficou muito bom jotajunior...to querendo por um rack na minha tb, qual é esse modelo, vc pode me passar?

jotaunior
10/08/2012, 13:33
Ficou muito bom jotajunior...to querendo por um rack na minha tb, qual é esse modelo, vc pode me passar?

Opa blz, as longarinas são as originais da sportage e as travessas são da LongLife ( Long Life Racks - Racks para carros, fabrica de racks porto alegre, long life box, eldorado do sul (http://www.longlife.com.br/novo/manuaisDetalhe.asp?idProduto=256) )

Abraços,

vande49
27/08/2012, 12:25
Valeu Eduardo, então que usar esse adaptador para transformar em 12 pinos e usar com os esquemas do tópico anterior.
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/KIA-20-pin-OBD-2-OBD2-Diagnostic-adapter-lead-cable-B27-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem43a09e70fbQQitemZ29045 7547003QQptZMotorsQ5fAutomotiveQ5fTools
Falta saber se o programa vai reconhecer nossas ECUs e se é possível modificá-las.
Aliás, tá tudo em ordem com vc? faz tempo que vc não aparece
:concordo:

Pessoal, achei o adaptador 20pinos para comprar, porem o scanner ta dificil achar um compativel com a kia, alguem poderia me indicar algum e que nau seja mto caro.

Tenho uma sptg 97/98 2.0 16v gasolina

Agradeço, abraços

eduardommelo
15/10/2012, 20:21
O Painel da minha SPT Tdi 2001 parou de marcar o rpm, velocidade e as luzes de advertência, os botões do ar tbm não funcionam e quando funciono o carro e retiro o cabo da bateria ela desliga. Alguém pode me dizer se essas coisas podem estar acontecendo por o alternador não está gerando ou pode ser algum fusível que controla isso tudo?

gutors
15/10/2012, 21:35
O Painel da minha SPT Tdi 2001 parou de marcar o rpm, velocidade e as luzes de advertência, os botões do ar tbm não funcionam e quando funciono o carro e retiro o cabo da bateria ela desliga. Alguém pode me dizer se essas coisas podem estar acontecendo por o alternador não está gerando ou pode ser algum fusível que controla isso tudo?

a sportage tdi tem duas caixas de fusíveis, por desencargo de conciensia, dê uma conferida nos fusíveis, pois se o alternador não está carregando, rapidamente vc ficaria sem bateria. no motor a frente da bateria tem uma caixa de fusíveis que são os fusíveis principais, de uma olhada por lá.

clairton castro
17/10/2012, 22:55
Alguém sabe me dizer o porque de quando eu ligo o ar condicionado o ponteiro do rpm cair um pouco? O normal não seria aumentar um pouco a rotação?

cegandrade
19/10/2012, 07:40
Alguém sabe me dizer o porque de quando eu ligo o ar condicionado o ponteiro do rpm cair um pouco? O normal não seria aumentar um pouco a rotação?

No ar de fabrica, quem regula é a central, por isso ela é quem vai analisar qual o rpm necessario para trabalhar.

André Fernandes
19/10/2012, 20:48
pessoal, recentemente fiz uma chupeta no meu carro e depois disso o ar condicionado parou de funcionar...
ja fiz de tudo ja... testei os reles verifiquei todos os fusives o de dentro do carro e o de fora
a ligação que vai ate o o compressor....
eu ate pensei em levar em um eletrecista so que eles quase nunca resolvem o problema e acaba fazendo um ganbteck

abraçao

gutors
24/10/2012, 21:22
gente, estou com um problema estranho, a luz de freio da minha sport. acende de vez em quando a meia luz, não é fluido, pois o mesmo está completo. ela as vezes apaga, e logo acende novamente. ela não acende mais quando eu tiro um cabo de sensor que fica ao lado do cilindro mestre do freio, esta peça parece um controlador de abs. pergunta: a gran sportage tem abs só na trazeira? ela pode ter abs se não tem luz de abs no painel? o que pode ser isso, alguem já passou por isso? um detalhe, o freio não apresenta problema algum de frenagem. alguem tem alguma sugestão?

Robinho da Jaguatirica
24/10/2012, 23:35

Existe uma solenóide que só é acionada quando o AC está ligado, ela é responsável por fazer a compensação do RPM do motor diretamente na BI, que naturalmente cai quando o compressor gira, se a solenóide não funciona, não existe a compensação do RPM.

clairton castro
25/10/2012, 11:04
Como posso verificar isso? É um problema grave? Posso deixar assim? O que influência isso no veiculo? Origado.

Existe uma solenóide que só é acionada quando o AC está ligado, ela é responsável por fazer a compensação do RPM do motor diretamente na BI, que naturalmente cai quando o compressor gira, se a solenóide não funciona, não existe a compensação do RPM.

Djalma colombo
25/10/2012, 15:41
Gutors, seja mais especifico, você esta falando da meia luz, ou da luz de freio no painel?

gutors
27/10/2012, 22:09
Gutors, seja mais especifico, você esta falando da meia luz, ou da luz de freio no painel?

a luz de freio do painel, ela acende, fraco.

Robinho da Jaguatirica
28/10/2012, 09:54
Como posso verificar isso? É um problema grave? Posso deixar assim? O que influência isso no veiculo? Origado.

A minha não funcioa há cinco anos...

mbmacedo
28/10/2012, 20:43
Pessoal,

Os 2 vidros traseiros já não funcionam mais e o do passageiro está mais lento que uma lesma, ou seja, está quase se entregando. O que vale a pena fazer? Consertar/rebobinar? Há como? Ou comprar novos? Onde?

Abraços!!
Marcelo.

Djalma colombo
28/10/2012, 20:47
gutors, verifica o sensor, pode ser mal contato!

Djalma colombo
28/10/2012, 20:49
Mb, os motores dos vidros trabalham com escova, assim como motores de furadeira, quando elas gastam os vidros ficam fracos e param, a minha ta com a da porta do motorista pifado, a escova quebrou e detonou o induzido, mas da pra mandar recuperar!

gutors
28/10/2012, 22:06
gutors, verifica o sensor, pode ser mal contato!

já testei, se desconectar o sensor, a luz no painel desliga.

Djalma colombo
29/10/2012, 09:17
gutors, vc tem 3 opções: ou troca o sensor ou deixa desligado ou deixa como esta, não vai influenciar em nada, a luz é pra te avisar que o nivel de fluido esta baixo, só isso!

gutors
30/10/2012, 00:23
gutors, vc tem 3 opções: ou troca o sensor ou deixa desligado ou deixa como esta, não vai influenciar em nada, a luz é pra te avisar que o nivel de fluido esta baixo, só isso!

ai é que tá. não é o sensor do nível de fluido de freio que eu estou falando, tem uma peça que parece um controlador de abs, em cima desta peça tem um sensor de um contato só. este sensor que desconectando, apaga a luz do painel. vou bater uma foto e tentar postar aqui.

gutors
30/10/2012, 12:55
378047378046378045é aquele fio que tem um conector preto, logo acima do filtro de combustivel.

ai é que tá. não é o sensor do nível de fluido de freio que eu estou falando, tem uma peça que parece um controlador de abs, em cima desta peça tem um sensor de um contato só. este sensor que desconectando, apaga a luz do painel. vou bater uma foto e tentar postar aqui.

gutors
30/10/2012, 12:58
a primeira foto não mostrou nada, foto errada... rerere...

André Fernandes
20/11/2012, 22:22
pessoal, meu carro a uns 3 meses n queria ligar e ficava estalando, ai fui la perto do motor de arranque e esbarrei no fio e nesses ultimos 3 meses foi so lazer, so que hj ficou naquela de liga e n liga, ai fui catucar o plug saiu, alguem sabe em que parte é plugado?

alguem tem o manual eletrico do carro?

Anderson Cabral
30/11/2012, 13:57
Preciso urgente de um bom eletricista para minha Spotage 97 gasolina, pois a minha não esta funcionando e o mecanico falou que o problema é na parte elétrica. Moro em São Paulo no bairro de vila formosa, se alguém conhecer por favor me indicar. obrigado

Djalma colombo
30/11/2012, 14:01
André passa teu e-mail que te envio o manual, só que ta em russo, nada que o google tradutor não resolva!

André Fernandes
08/12/2012, 08:21
André passa teu e-mail que te envio o manual, só que ta em russo, nada que o google tradutor não resolva!

poxa amigão, dehlacerda1@hotmail.com

desde ja obrigado!

tannuri neto
04/01/2013, 12:29

Boa tarde Djalma!

Minha Sportage 2000 TDi, de uns tempos para cá tem girado pesado nas partidas.
Bateria nova, alternador bom, revisada. Ela girava o motor e pegava de primeira.
Agora, sempre dá uma voltas como se estivesse sem bateria ou bateria com carga fraca.
Mas apesar disso ela pega. Motor sereno, não fumaceia nada, economica, turbo ok...
Segundo um eletricista, pode ser o aterramento dela ou do motor de arranque. Mas ele
quer começar desmontando para "ver o que é"... aí voces sabem... desmontou...
Diz ele que o cabo cria um pózinho branco (zinabre) e pode estar isolando.
Pergunto: Onde fica esse tal aterramento do motor de arranque??? tem imagem do local dele???
Meu email: diebtannuri@yahoo.com.br.
Obrigado, 2013 legal a todos.

lorpa
04/01/2013, 18:58
tannuri neto
Tive um problema similar, dificuldade em bater arranque. Parecia bateria fraca, deixei carregando uma noite com uma fonte de PC mexida para 13,8V, e o problema persistia.
Verificando a parte elétrica de potencia, notei que o cabo do aterramento estava avariado.
O aterramento sai da bateria e é plugado em dois pontos, o primeiro é na chapa do suporte da bateria e o outro é na parte de baixo do motor.
O terminal que conectava o cabo ao suporte da bateria é colocado como uma derivação, deixando o cabo nu nesta parte, sujeito as corrosão.
Refiz o aterramento, usando 2 cabos separados, um da bateria para o suporte da bateria, usando 2 cabos 12mm em paralelo que estavam de bobeira aqui, e outro da bateria para o motor, usando cabo 25mm2, e troquei o borne que vai na bateria por um mais robusto, ambos com terminais soldados com estanho, para minimizar esses problemas.
O cabo original, creio que de 20mm2, foi guardado para alguma futura utilização.

E aproveitando, também refiz o cabo que liga o alternador a bateria. O cabo original era muito fino, agora foi substituído por um 12mm2, para melhorar a carga da bateria. Neste cabo, também estava deteriorado na região do terminal

Eu te recomendaria dar uma conferida nos cabos de potencia, tenta tirar os terminais e dar uma lixada para limpar, talvez isso baste, caso não dê certo, troca os cabos, e tenta colocar uns mais grossos nesse do motor de arranque, achei eles finos pra um motor de 2kW.

[]s

pisca23
04/01/2013, 20:15
olá pessoal!
Seguindo a sugestão do giovani, tomei a liberdade de criar os temas que já havia proposto anteriormente. Sei que talvez isso não seja do agrado de todos, mas alguém tinha que dar o pontapé inicial de algum modo. Depois podemos acertar as coisas de forma a ir ao encontro do gosto da maioria.

Vamos tentar organizar os tópicos dentro de algumas categorias mais importantes. Por exemplo, podemos aqui dentro deste tema - eletrica e eletrônica - tratar de:

Vidros elétricos, som, alarme, ar-condicionado, rádio de comunicação, gps, instrumentos em geral etc...

Abraços a todos
boa noite estou com um problema mandei trocar junta do cabeçote da minha sportage 1999 - gasolina o mecanico arrebentou o chicotinho das bobinas e agora nao sei como ligar os fios alguem poderia me ajudar

pisca23
04/01/2013, 20:17
Me lembro que tinha um fio ligado a mais em umas da extremidades da bobina mas nao sei aonde era ligado me ajudem por favor

EDuarte
04/01/2013, 22:24
Onde arrebentou o fio? nas bobinas ou no conector do chicote?

[]s
(DU)

Djalma colombo
04/01/2013, 22:40
Boa noite Tannuri, segue as orientações do Lorpa que é o mais correto, com ele falou o cabo sai da bateria e faz uma derivação embaixo do motor, tira a bateria e observa com calma, tira algumas fotos pra não se perder e vai desmontando os cabos e verificando as conexões, fiz o mesmo na minha ficou ótima até dar problema na bateria. A maledita tava pegando de primeira que era uma blza, ai resolvi no mercado, na hora de voltar quendisse que tinha sinal de partida, quando virava a chave a luz do painel quase apagava, nunca imaginei que fosse a bateria que estivesse totalmente seca. Fica a dica!

Djalma colombo
04/01/2013, 22:43
Edu me corrija, mas pelo que o pisca ta falando, ta com cara de ter um aterramento extra na bobina, a minha só tem 2 em cada bobina, um azul e um branco que são ligados através de um terminal de quatro pinos ao chicote atras do motor!

EDuarte
04/01/2013, 23:55
Edu me corrija, mas pelo que o pisca ta falando, ta com cara de ter um aterramento extra na bobina, a minha só tem 2 em cada bobina, um azul e um branco que são ligados através de um terminal de quatro pinos ao chicote atras do motor!

Isso mesmo Djalma, esta correto.
Não acredito que seja aterramento, pois o aterramento da bobina é feito pela carcaça, mas pode ser, se tiver GNV deve ser o fio que manda sinal pro conversor.

[]s
(DU)

tannuri neto
06/01/2013, 19:16
tannuri neto
Tive um problema similar, dificuldade em bater arranque. Parecia bateria fraca, deixei carregando uma noite com uma fonte de PC mexida para 13,8V, e o problema persistia.
Verificando a parte elétrica de potencia, notei que o cabo do aterramento estava avariado.
O aterramento sai da bateria e é plugado em dois pontos, o primeiro é na chapa do suporte da bateria e o outro é na parte de baixo do motor.
O terminal que conectava o cabo ao suporte da bateria é colocado como uma derivação, deixando o cabo nu nesta parte, sujeito as corrosão.
Refiz o aterramento, usando 2 cabos separados, um da bateria para o suporte da bateria, usando 2 cabos 12mm em paralelo que estavam de bobeira aqui, e outro da bateria para o motor, usando cabo 25mm2, e troquei o borne que vai na bateria por um mais robusto, ambos com terminais soldados com estanho, para minimizar esses problemas.
O cabo original, creio que de 20mm2, foi guardado para alguma futura utilização.

E aproveitando, também refiz o cabo que liga o alternador a bateria. O cabo original era muito fino, agora foi substituído por um 12mm2, para melhorar a carga da bateria. Neste cabo, também estava deteriorado na região do terminal

Eu te recomendaria dar uma conferida nos cabos de potencia, tenta tirar os terminais e dar uma lixada para limpar, talvez isso baste, caso não dê certo, troca os cabos, e tenta colocar uns mais grossos nesse do motor de arranque, achei eles finos pra um motor de 2kW.

[]s

OK. lORPA, VALEU DJALMA!!!

OBRIGADO PELAS DICAS. AMANHÃ SEGUNDA VOU PROCURAR NO MERCADO OS FIOS ADEQUADOS E
PROCEDER A SUBSTITUIÇÃO, QUE COM CERTEZA VÃO RESOLVER. VOU SEGUIR TAMBÉM AS DICAS DO
DJALMA SOBRE FOTOGRAFAR OS LOCAIS ANTES DE DESMONTAR PARA SUBSTITUIR.
ABRAÇÃO A VOCÊS E 2013 LEGAL PARA TODOS DO FORUM...
Tannuri Neto

tannuri neto
06/01/2013, 19:21
Boa noite Tannuri, segue as orientações do Lorpa que é o mais correto, com ele falou o cabo sai da bateria e faz uma derivação embaixo do motor, tira a bateria e observa com calma, tira algumas fotos pra não se perder e vai desmontando os cabos e verificando as conexões, fiz o mesmo na minha ficou ótima até dar problema na bateria. A maledita tava pegando de primeira que era uma blza, ai resolvi no mercado, na hora de voltar quendisse que tinha sinal de partida, quando virava a chave a luz do painel quase apagava, nunca imaginei que fosse a bateria que estivesse totalmente seca. Fica a dica!

Valeu djalma!!!

Vou substituir a fiação que qcredito vai resolver o problema.
Obrigado pela sugestão de "fotografar" o local antes de
desmontar. Acredito que seja esse mesmo o problema, pois
neste final de semana, mandei lavar a viatura e na lavagem,
com água "bem quente" demnos umas esguichadas nos terminais
e aterramentos e já melhorou o giro (deve ter saido aquele pozinho
cinza que cria nos terminais)
Abraço e bom ano 2013 a voces.
tannuri neto.

Djalma colombo
06/01/2013, 21:29
Tannuri outra dica importante é periodicamente aplicar limpa contato ou wd40 em todos os conectores, isto evita oxidação e mau contato. Forte abraço e tamos aí no que puder ajudar!

Tarcisio Pinheiro
25/03/2013, 19:02
Olá Pessoal,

Existe uma unidade de controle que esta localizada aprx no pé direito do passageiro (dentro do carro) com uma etiqueta "K054 control unit" ; Esta placa controla o acionamento e o tempo das velas de aquecimento, controla o acionamento do ar condicionado e outros equipamentos que eu desconheço (mas gostaria de saber).

A placa em questão esta com defeito (liga e desliga as velas e a solenoide de acelaração com AR ligado).

Gostaria de varias informaçãoes sobre este circuito (todas as informaçãoes serão bem vindas).

No momento o carro está funcionando com 1 botão de campainha para aquecer as velas na partida (manual) e nsem AR condicionado!!

Se alguem tiver informações fico muito agradecido!!

Obrigado!!

krebiano
25/03/2013, 23:52
Galera alguém aí sabe se da muito trabalho para retirar o painel da sportage 2001 , estou querendo trocas a(s) luz(es) do painel ????

André Fernandes
26/03/2013, 22:51
Galera alguém aí sabe se da muito trabalho para retirar o painel da sportage 2001 , estou querendo trocas a(s) luz(es) do painel ????
sua ideia é colocar led branco? pra ficar mais vivas as luzes do painel? se fizer vc pode postar as fotos?

ViniFreitas
27/03/2013, 12:59
Seria uma boa, pois o Painel das nossas Sportages é muito antiquado. Lembra o das Kombis do meu pai rsrs..

CarlAlberto
18/04/2013, 17:59
Pessoal,

Alguém pode me esclarecer qual a função da bomba de vácuo que há no Alternador? Acredito que o vácuo seja para os freios e também para o acionamento da tração. O que me intriga são duas mangueiras acoplados no alternador junto ao carter das quais pecorrem óleo do motor. Inclusive, no meu caso, há um pequeno vazamento nesta bomba acolpada ao alternador, que aliás para trocar essa mangueira tem quase que desmontar o motor , de tão difícil é o acesso.

Obrigado

Carlos Alberto

Robinho da Jaguatirica
18/04/2013, 19:25
Carlos Alberto, Uma série de equipamentos são sustentados pelo vácuo, como roda livre, elevador do giro no caso de acionamento do ar condicionado, etc... Essa bomba é lubrificada, perceba que chega uma mangueira e depois sai para o cárter. Ferramentas flexíveis ajudam na troca dessa famigerada mangueira sim a necessidade de deslocamento do motor. Boa lama! Robinho

CarlAlberto
19/04/2013, 11:52
Carlos Alberto, Uma série de equipamentos são sustentados pelo vácuo, como roda livre, elevador do giro no caso de acionamento do ar condicionado, etc... Essa bomba é lubrificada, perceba que chega uma mangueira e depois sai para o cárter. Ferramentas flexíveis ajudam na troca dessa famigerada mangueira sim a necessidade de deslocamento do motor. Boa lama! Robinho

Valeu Robinho,

Realmente faz sentido essa lubrificação, o que me levou a achar estranho é lubrificação próximo ao alternador. Más claro, a bomba deve ficar apenas acoplada ao alternador sem haver passagem de óleo, pois se isso acontecesse ia ser uma meleca. Agora trocar essa mangueira que são anexadas ao carter tem que ser alguém com uma mão de criança, o lugarzinho apertado.

Bom Final de semana!

Carlos

clairton castro
22/04/2013, 08:54
Carlos Alberto, Uma série de equipamentos são sustentados pelo vácuo, como roda livre, elevador do giro no caso de acionamento do ar condicionado, etc... Essa bomba é lubrificada, perceba que chega uma mangueira e depois sai para o cárter. Ferramentas flexíveis ajudam na troca dessa famigerada mangueira sim a necessidade de deslocamento do motor. Boa lama! Robinho.

Robinho, bom dia! Vc disse que uma série de equipamentos são sustentados pelo vácuo, como o elevador do giro quand liga o ar condicionado. Na minha, quando ligo o ar condicionado ele cai o giro. O que pode estar acontecendo? Será que tem algum problema? Vc sabe me dizer alguma coisa sobre isso? Obrigado.

rDuran
22/04/2013, 16:06
.

Robinho, bom dia! Vc disse que uma série de equipamentos são sustentados pelo vácuo, como o elevador do giro quand liga o ar condicionado. Na minha, quando ligo o ar condicionado ele cai o giro. O que pode estar acontecendo? Será que tem algum problema? Vc sabe me dizer alguma coisa sobre isso? Obrigado.

Era para subir o giro na verdade
Ou a solenoide que controla está queimada, ou está desligada
aqui a minha eu deixo desligada.

ViniFreitas
22/04/2013, 19:46
rDuran, Qual a vantagem em deixar a solenoide desligada? Meu carro é todo original, quando eu ligo o Ar Condicionado em meio ao trânsito o giro sobe pra 1000 RPM, e as vezes baixa pra 700 e sobe novamente, quando desligo o ar ela congela nos 700. Ta normal?

clairton castro
22/04/2013, 21:54
aqui a minha eu deixo desligada..

rDuran, boa noite. Desculpe minha ignorancia, mas como vejo se ela está queimada ou desligada? Onde fica essa solenoide? Obrigado

Celso Babilon
23/04/2013, 08:34
Pessoal,

Alguém pode me esclarecer qual a função da bomba de vácuo que há no Alternador? Acredito que o vácuo seja para os freios e também para o acionamento da tração. O que me intriga são duas mangueiras acoplados no alternador junto ao carter das quais pecorrem óleo do motor. Inclusive, no meu caso, há um pequeno vazamento nesta bomba acolpada ao alternador, que aliás para trocar essa mangueira tem quase que desmontar o motor , de tão difícil é o acesso.

Obrigado

Carlos Alberto
Companheiro, para você trocar estas mangueiras é necessario elevar a viatura e soltar o conjunto do eixo dianteiro, são apenas
3 parafusos grandes.
Celso

rpetrucci
22/05/2013, 11:22

Conseguiu tirar ?
Que ano é a sua ? a minha é 2003 e é um trabalhão...

Luiz Gaucho
06/08/2013, 19:18
Boa noite amigos,

Estou com alguma dificuldade em encontrar o chicote que liga nas bobinas de injeção. Até peguei o contato da TC Chicotes em São Paulo, mas eles precisam do modelo para fazer um novo. Alguém sabe o código desta peça ou possui algum esquema elétrico ? Já procurei no manual e nos arquivos aqui do forum e não encontrei.

Obrigado,

Luiz Gaucho

Luiz Gaucho
08/08/2013, 09:01
Boa noite amigos,

Estou com alguma dificuldade em encontrar o chicote que liga nas bobinas de injeção. Até peguei o contato da TC Chicotes em São Paulo, mas eles precisam do modelo para fazer um novo. Alguém sabe o código desta peça ou possui algum esquema elétrico ? Já procurei no manual e nos arquivos aqui do forum e não encontrei.

Obrigado,

Luiz Gaucho

Alguém tem esta informação ?

Obrigado,

Luiz

Luiz Gaucho
31/08/2013, 18:26
Alguém tem esta informação ?

Obrigado,

Luiz

Boa tarde gurizada,

Deixo aqui a dica para os chicotes e tomadas tanto dos bicos como das bobinas. A TC Chicotes fabrica estes chicotes com as tomadas para nossos carros. Os que vão na bobina são o TC 1124 e comprei aqui no RJ por R$ 16,50 cada (são dois). Os que ligam nos bicos são o TC 1005 (2 vias) e TC 1030 (3 vias) e custaram R$ 6,00 o de 2 vias (são 2) e R$ 12,00 o de 3 vias (tb são dois).
Dá uma diferença considerável no funcionamento do motor quando trocam-se as tomadas / chicotes.

Um abraço,

Luiz

Djalma colombo
31/08/2013, 21:58
Boa dica Luiz, esta é de se anotar e não perder!

cegandrade
02/09/2013, 07:27
Muito boa a dica mesmo. Eu nem sabia que tinha esses chicotes para trocar. Estou precisando trocar o do sensor de temperatura e maf, ambos deteriorados. Vou a busca.

haroldy carlos
22/09/2013, 17:57
ola amigos sportage ,tenho uma sportage a gasolina 99 estava na estrada de repente o painel parou de funcionar,as setas,conta-giros,velocidade,marcador de temperatura ,óleo,estava a 120 km de repente a luz da bomba injeção começou a piscar e dai veio acontecendo o restante ,alguém pode me ajuidar?

mflaviorodrigues
20/11/2013, 23:13
Pessoal sou novo com a Sportage
eu comprei uma sportage 2001 2.0 16v gas.

agora o seguinte eu nao sei se e normal

mais minha sportage nao acende a luzinha de informacao da injesao
nao sei se isso e normal mais nao deveria ter uma indicativa da injesao eletroica?

EDuarte
21/11/2013, 07:50
Pessoal sou novo com a Sportage
eu comprei uma sportage 2001 2.0 16v gas.

agora o seguinte eu nao sei se e normal

mais minha sportage nao acende a luzinha de informacao da injesao
nao sei se isso e normal mais nao deveria ter uma indicativa da injesao eletroica?

Qdo vc liga o contato tem que acender o indicador (CHECK) no painel que se apaga qdo o motor esta em funcionamento ou permanece acesa se tiver algum problema.
Verifique se a lampada não esta queimada.

[]s
(DU)

leonardorj
14/12/2013, 21:04
ola amigos sportage ,tenho uma sportage a gasolina 99 estava na estrada de repente o painel parou de funcionar,as setas,conta-giros,velocidade,marcador de temperatura ,óleo,estava a 120 km de repente a luz da bomba injeção começou a piscar e dai veio acontecendo o restante ,alguém pode me ajuidar?
boa noite amigos, aconteceu este mesmo problema comigo hj, olhei fusivel e tinha um queimado troquei o painel acendeu bem fraquinho e logo apagou e agora nem o carro pega, olhei tds os fusivel esta td ok inclusive na caixa de fusivel externa , existe mais algum fusível escondido?

HILTON BERGUE
06/01/2014, 17:14
Olá pessoal meu nome hilto sou de itaborai estou namorando uma grand sportage a gasolina 98/99 com 98000 estou trocando pela minha parati 2001 1.8 , sou apaixonado por4x4 mas tenho esta oportunidade , mas gostaria de saber de vc quais as recomendações que vcs dão para mim avaliar a viatura pois o dono ficou cego com diabetes e como a sportage é muito grande ele quer trocar para mulgher dele poder dirigir.o que vcs acham??me ajudem!

EDuarte
06/01/2014, 18:32
Olá pessoal meu nome hilto sou de itaborai estou namorando uma grand sportage a gasolina 98/99 com 98000 estou trocando pela minha parati 2001 1.8 , sou apaixonado por4x4 mas tenho esta oportunidade , mas gostaria de saber de vc quais as recomendações que vcs dão para mim avaliar a viatura pois o dono ficou cego com diabetes e como a sportage é muito grande ele quer trocar para mulgher dele poder dirigir.o que vcs acham??me ajudem!

Seja bem vindo Hilton
Pesquise no forum que tem um topico aberto falando especificamente sobre esse assunto, aqui é outro assunto.

[]s
(DU)

andersoncolares
15/01/2014, 13:56
aqui a minha eu deixo desligada.

Minha Grand também cai o giro quando ligo o ar... Isso é bom ou ruím? Ela é 2.0 TDI

rDuran
15/01/2014, 14:45
Minha Grand também cai o giro quando ligo o ar... Isso é bom ou ruím? Ela é 2.0 TDI

É normal cair o giro, entao quando liga o ar a solenoide acelera o carro automaticamente, isso se a solenoide estiver ativada.

andersoncolares
15/01/2014, 15:49
É normal cair o giro, entao quando liga o ar a solenoide acelera o carro automaticamente, isso se a solenoide estiver ativada.

Onde e como confiro a solenóide Duran? Minha VTR cai o giro e fica abaixo do normal. Nas subidas, se pego um morro de terra com muito buraco onde não dá para passar de giro alto, tenho que desligar o ar se não fico no meio do morro. Nada escandaloso, mas atrapalha bem. Tem algum problema deixar a solenóide desligada?

clairton castro
15/01/2014, 17:02
Onde e como confiro a solenóide Duran? Minha VTR cai o giro e fica abaixo do normal. Nas subidas, se pego um morro de terra com muito buraco onde não dá para passar de giro alto, tenho que desligar o ar se não fico no meio do morro. Nada escandaloso, mas atrapalha bem. Tem algum problema deixar a solenóide desligada?

A minha também caia a rotação quando ligava o ar, pedi para o meu mecânico verificar, era um plug desconectado, fica entre o farol e a caixa de filtro de ar. De uma olhada.

rDuran
15/01/2014, 17:08
A minha também caia a rotação quando ligava o ar, pedi para o meu mecânico verificar, era um plug desconectado, fica entre o farol e a caixa de filtro de ar. De uma olhada.

Exatamente. Eu ja postei aqui no forum uma foto senao me engano, assim que der eu tiro outra e posto

andersoncolares
16/01/2014, 13:22

Vou verificar, valeu Clairton :palmas:

Luiz Gaucho
22/03/2014, 17:04
Boa tarde gurizada,

Procurei nos tópicos que poderiam estar relacionado com o assunto, mas não encontrei (e na ferramenta de pesquisa não me dá resposta). Minha luz de ré parou de funcionar e não sei qual é o fusível e nem sei se a Sportage tem aquele "sensor", que geralmente ficam embaixo do carro.
Alguém pode me ajudar ?

Obrigado,

Luiz

mflaviorodrigues
22/03/2014, 19:42
No cambio tem um sensor fica embaixo da viatura e fácil de ver, agora não. Sei se a re e por ele

Djalma colombo
24/03/2014, 10:42
O sensor na verdade é um interuptor e fica na lateral da caixa proximo ao cilindro mestre da embreagem, é comum mal contato nele, a minha tava com a fiação rompida e não dava pra ver, tirei fora e refiz a fiação até o conector e ficou perfeita, inclusive aproveitei a idéia e coloquei um farol auxiliar na traseira!

Luiz Gaucho
24/03/2014, 12:45
O sensor na verdade é um interuptor e fica na lateral da caixa proximo ao cilindro mestre da embreagem, é comum mal contato nele, a minha tava com a fiação rompida e não dava pra ver, tirei fora e refiz a fiação até o conector e ficou perfeita, inclusive aproveitei a idéia e coloquei um farol auxiliar na traseira!

Djalma, ficou muito bom. Acho que vou adotar esta ideia na minha Grand, também.

Obrigado,

Luiz

Luiz Gaucho
25/03/2014, 09:03
Bom dia gurizada,

Alguém tem o desenho da caixa de fusíveis, que fica no motor da Sportage Gasolina, ao lado da bateria ? No manual vem apenas descrevendo o que cada relê faz, porém eu gostaria de saber a posição de cada um, e também trocar os que estão sem "tampa".

Obrigado,

Luiz

EDuarte
25/03/2014, 10:32
Bom dia gurizada,

Alguém tem o desenho da caixa de fusíveis, que fica no motor da Sportage Gasolina, ao lado da bateria ? No manual vem apenas descrevendo o que cada relê faz, porém eu gostaria de saber a posição de cada um, e também trocar os que estão sem "tampa".

Obrigado,

Luiz

Ali só tem dois reles, geral e da bomba de gasolina e só encaixam de um jeito.

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
25/03/2014, 10:37
Ali só tem dois reles, geral e da bomba de gasolina e só encaixam de um jeito.

[]s
(DU)

EDuarte,

Nesta caixa de fusíveis, no meu carro tem um monte de relês. Tem 2 pretos nas extremidades mais afastadas da bateria e uns 4 na coluna mais próxima da bateria. Vou tirar uma foto e postar depois.

Luiz

Luiz Gaucho
25/03/2014, 16:40
EDuarte,

Nesta caixa de fusíveis, no meu carro tem um monte de relês. Tem 2 pretos nas extremidades mais afastadas da bateria e uns 4 na coluna mais próxima da bateria. Vou tirar uma foto e postar depois.

Luiz

Olha aí a foto da minha caixa de fusíveis:

456393

Consegue identificar quem é quem ????

Um abraço,

Luiz

EDuarte
25/03/2014, 17:43
Reles são apenas dois, o resto são fuziveis.
[]s
(DU)

Luiz Gaucho
25/03/2014, 17:55
Reles são apenas dois, o resto são fuziveis.
[]s
(DU)

Ah... ok. E esses fusíveis são do que ?

Obrigado,

Luiz

EDuarte
25/03/2014, 19:07
O que tenho sobre essa cx de fuziveis é isso.
[]s
(DU)

Luiz Gaucho
25/03/2014, 22:08
O que tenho sobre essa cx de fuziveis é isso.
[]s
(DU)

Putz, já fico devendo mais um churras..... Valeu Eduarte !

Um abraço,

Luiz

leonardorj
26/03/2014, 18:16
e-duarte boa noite, me ajuda ae, peço encarecidamente, preciso do fluxo de ar da sport você conhece alguma auto peças de sampa que vende aquele xing-ling que funciona que eu cansei desses nacional desisto.rsrs Me passa um contato seu para conversarmos melhor abraços.

EDuarte
26/03/2014, 18:47
e-duarte boa noite, me ajuda ae, peço encarecidamente, preciso do fluxo de ar da sport você conhece alguma auto peças de sampa que vende aquele xing-ling que funciona que eu cansei desses nacional desisto.rsrs Me passa um contato seu para conversarmos melhor abraços.

MAF tem que ser com lamina e não com resistencia, MTE, DPL, essas tranqueiras não prestam, só conheço a BOSCH e uma ching ling que não tem marca, tem que sair procurando.
Uma opção é vc colocar de outro carro como astra, marea, omega entre outros, mas tem que ser com lamina.
Meu tel é 11- 9 8 1 3 0-1 0 5 0 (TIM)

[]s
(DU)

Luiz Gaucho
26/03/2014, 21:45
MAF tem que ser com lamina e não com resistencia, MTE, DPL, essas tranqueiras não prestam, só conheço a BOSCH e uma ching ling que não tem marca, tem que sair procurando.
Uma opção é vc colocar de outro carro como astra, marea, omega entre outros, mas tem que ser com lamina.
Meu tel é 11- 9 8 1 3 0-1 0 5 0 (TIM)

[]s
(DU)

Leonardo,

Coloca a do Omega 4.1. Tem na Accioly e na Altese, aqui do RJ. Tem no ML também. É igual ao da Sportage.

Luiz

leonardorj
28/03/2014, 14:33
consegui passar o rastro na viatura, pois bem esta mais errado que minha vida rsrsrs
deu erro na posição de borboleta ok é a msm do vectra
deu erro sensor maf ja sabia estou ven do na accyoli ninguem atende)
deu erro no sensor de fase( existe algum que substitua este)
deu erro no detonação ( existe algum que substitua este)

EDuarte
28/03/2014, 14:57
consegui passar o rastro na viatura, pois bem esta mais errado que minha vida rsrsrs
deu erro na posição de borboleta ok é a msm do vectra
deu erro sensor maf ja sabia estou ven do na accyoli ninguem atende)
deu erro no sensor de fase( existe algum que substitua este)
deu erro no detonação ( existe algum que substitua este)

Tem certeza que estão com defeito?
Ta parecendo mais é problema no chicote, é muito sensor pifado de uma só vez, leva em um mecanico descente.

[]s
(DU)

leonardorj
28/03/2014, 16:27
eu ja estou preparando um motor ap para colocar chega!!! rs
vai me dar um trabalho mais vai ficar 100%

EDuarte
28/03/2014, 16:40
eu ja estou preparando um motor ap para colocar chega!!! rs
vai me dar um trabalho mais vai ficar 100%

Tbm estou atras de um AP, mas ta dificil achar um completo por um preço justo...

[]s
(DU)

leonardorj
28/03/2014, 22:02
cara dei uma sorte muito grande. Um amigo meu bateu com o carro dele deu pt só que era um santana carburado mais não estou ligando para isso desmontei o motor mandei para retifica e o cabeçote esta morto como o cara da retifica é meu amigo ele vai encher o cabeçote e retificar completo vai ficar show. mais ja ja vão reclamar da nossa conversa rsrs

rodrigo mognon
15/04/2014, 12:11
olá galera, sou novo aqui no fórum, então não sei se to escrevendo no lugar certo.
mais é o seguinte...
Comprei a pouco uma Sportage 2002 e o ar-condicionado não estava ligando quando acionava o botão no painel. Então levei em uma oficina que trabalha só com ar-cond. o cara fez funcionar certinho o ar, mais aí notei que as velas aquecedoras não ligavam mais, nem a indicação no painel. levei pro cara rever a elétrica, mais ele disse que não tem nada haver uma coisa com a outra. Dei uma lida aqui no fórum e não vi uma solução.
alguém aí pode me dar uma luz, de repente alguém pode ter o esquema elétrico dessa parte aí. Valew

ANDREWKDT
15/04/2014, 12:29
A minha caminhoneta ja veio com as velas aquecedoras ligado em um outro botão a parte, só que eu notei que quando ligar o ar da minha acende a lus da resistencias das velas aquecedoras no painel, talves este seja o motivo de terem ligado minhas velas aquecedoras em outro botão..

João Cristiano Rodrigues
26/04/2014, 07:37
andre4x4

Segundo o manual da sportage 97, acho que o alternador original da sport gasolina é de 70A e o da diesel de 48A, alguma coisa assim. Depois vou dar uma conferida. Se o da gasolina seria uma boa por ser mais potente.

Olá amigo, sabe me informar se o seu manual contempla outros anos? Por exemplo a minha Sportage é a Diesel 1995? Confirma pra mim se cobre, se cobrir faz contato comigo, eu mando o dinheiro da xerox, da encadernação e de correios. Estou precisando muito, para saber detalhes, especifições óleos, filtros etc específicos para minha viatura. Meu e-mail é cristiano.gri@gmail.com

lorpa
26/04/2014, 21:35
olá galera, sou novo aqui no fórum, então não sei se to escrevendo no lugar certo.
mais é o seguinte...
Comprei a pouco uma Sportage 2002 e o ar-condicionado não estava ligando quando acionava o botão no painel. Então levei em uma oficina que trabalha só com ar-cond. o cara fez funcionar certinho o ar, mais aí notei que as velas aquecedoras não ligavam mais, nem a indicação no painel. levei pro cara rever a elétrica, mais ele disse que não tem nada haver uma coisa com a outra. Dei uma lida aqui no fórum e não vi uma solução.
alguém aí pode me dar uma luz, de repente alguém pode ter o esquema elétrico dessa parte aí. Valew

Dá uma checada no aterramento. Existem 2 pontos de aterramento do polo negativo da bateria, um vai no motor e outro na lata do suporte da bateria.
Eu tive problemas com o ar condicionado, apertava o botão no painel, o LED acendia, a ventoinha frontal ligava, mas o sistema fincionava de vez em quando sendo que a ventoinha frontal era acionada normalmente.
Medi o sinal na solenóide e vi que não chegava tensão, fui caçando o problema, verifiquei se não havia cabo rompido, nada. Por sorte fui mexer na bateria, e notei que estava feio onde o cabo que vem do negativo da bateria fica em contato com a lata. Refiz o cabo, botei um terminal novo, lixei a lata, passei WD40 para evitar a oxidação e voltou a funcionar.

Faz um teste. Gire a chave até acender o indicador das velas de aquecimento, mas não dê a partida no motor. Preste atenção se o relê que aciona as velas aquecedoras é acionado. Com atenção é possível ouvir o "click" caracteristico do relê. Caso tenha dificuldade, peça para alguém girar a chave e fique tocando no relê (localizado embaixo do carpete do carona), quando o relê aciona é possível sentir uma vibração.
Pode repetir isso para os 2 relês do ar condicionado, um azul e um preto, localizados próximo da ventoinha da ventilação da cabine. Um desses dois relês liga a ventoinha do ar condicionado (azul) e o outro é para o acoplamento do compressor e outras coisas (se não me engano)

[]s e bom final de semana!

pegasus
05/05/2014, 09:47
Recentemente, em uma das minhas aventuras procurando por cachoeiras, eu tive um problema com a minha Sptg 95 Diesel. Ela parou de funcionar por falta de combustível, porem eu havia enchido o tanque e rodado apenas 120 km. Pensei na possibilidade de haver entrado ar no circuito e fiz a purga, mas não resolveu. Aliviei a porca do primeiro bico e dei partida na viatura para ver se havia injeção de combustível, mas não havia. Observei que quando girava a chave a luz de aquecimento das velas não acendia. Relacionei os fatos e procurei por algum fusível queimado. Encontrei um fusível queimado de 10A, troquei. A indicação do aquecimento voltou e a injeção também. O que ocorre é que na bomba injetora tem uma eletroválvula que é alimentada pelo mesmo fusível das velas aquecedoras. Se essa válvula não abre, não passa combustível. Ficou no ar apenas a questão do que causou a queima do fusível. Provavelmente um curto eventual do cabo para a carcaça, pois troquei o fusível e estou rodando com ela sem nenhum problema.
Descrevi o ocorrido para alertar os proprietários das viaturas diesel. Antes de recorrerem a uma meca que pode até dizer que é problema de bomba injetora e gastar as tubas, verifiquem a indicação do aquecimento, se não acender, testem o fusível. Muitos já devem saber disso, porem eu não sabia e quase cai nas mãos de um meca de beira de estrada, que com certeza iria me arrancar o fígado.

ANDREWKDT
05/05/2014, 10:31
Por isso não desgrudo mais deste forum desde que comprei minha sportage, muita informação util que pode fazer a gente poupar muitos reais..:news-coffee:
Um muito obrigado a todos que colaboram com suas esperiências e tempo com este forum...

João Cristiano Rodrigues
20/05/2014, 20:29
Pessoal, Eduarte... Seguinte o marcador de combustivel mesmo com o carro desligado ele continua marcando? Ou deveria parar de marcar quando desligado, assim como o medidor de temperatura? Outra coisa, estou achando que o meu marcador não está marcando, pois ele fica fixo em um ponto, um dia desses o carro parou e eu abri a torneirinha que fica sobre o filtro, bombiei , o carro pegou e conseguir chegar no posto mais proximo. Mas até hoje não sei se foi o meu medidor de combustivel ou se realmente o combustivel estava no final. Alguem tem uma dica? Gostaria de rastrear as conexões do marcador para saber se esta tudo certo, mas não sei onde ficam as ligações/sensores para checar.

EDuarte
20/05/2014, 20:46
João, o marcador de combustivel fica parado onde estava qdo desliga a chave, ja o de temperatura zera qdo desliga.
O conector do marcador fica na parte de sima do tanque, embaixo do banco traseiro tem uma tampa que da acesso.

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
20/05/2014, 20:59
João, o marcador de combustivel fica parado onde estava qdo desliga a chave, ja o de temperatura zera qdo desliga.
O conector do marcador fica na parte de sima do tanque, embaixo do banco traseiro tem uma tampa que da acesso.

[]s
(DU)

Cara, vou checar, mas pelo o que você está dizendo o meu esta funcionando pois ele esta marcando, só acho estranho pois ele demora muito para descer, será que é tão economico assim? Rsrsr. Vou fazer uma pergunta em outro tópico para você, por favor me ajude, será com relação a força nas subidas leves, conta giros, etc...
EDuarte, sou seu fã cara. Me passa seu e-mail e se possivel um numero de telefone (caso eu precise entro em contato)

EDuarte
20/05/2014, 21:10
Cara, vou checar, mas pelo o que você está dizendo o meu esta funcionando pois ele esta marcando, só acho estranho pois ele demora muito para descer, será que é tão economico assim? Rsrsr. Vou fazer uma pergunta em outro tópico para você, por favor me ajude, será com relação a força nas subidas leves, conta giros, etc...
EDuarte, sou seu fã cara. Me passa seu e-mail e se possivel um numero de telefone (caso eu precise entro em contato)

A diesel é bem economica sim, faz uns 9 Km/l na cidade e uns 11 na estrada.
Meu email é dmv4x4 @ gmail.com (dmv4x4@gmail.com) ou tropadomato @ gmail.com (tropadomato@gmail.com), mas pode colocar as duvidas aqui mesmo no forum assim ajudamos tbm quem tiver o mesmo problema.
Ps. Tire os espaços antes e depois da arroba, dessa forma evita spam...

[]s
(DU)

roberto cofferi
23/05/2014, 15:55
A diesel é bem economica sim, faz uns 9 Km/l na cidade e uns 11 na estrada.
Meu email é dmv4x4 @ gmail.com (dmv4x4@gmail.com) ou tropadomato @ gmail.com (tropadomato@gmail.com), mas pode colocar as duvidas aqui mesmo no forum assim ajudamos tbm quem tiver o mesmo problema.
Ps. Tire os espaços antes e depois da arroba, dessa forma evita spam...

[]s
(DU)

boa tarde EDuarte, caso vc possa me ajudar. tentei trocar a sonda lambda da minha sport 99 e não consegui uma que o sistema aceitasse. o mecânico me disse que em alguns casos a sonda tem que ser a exata pro sistema. tentei uma bosch que pelo catálogo, seria a que substitui a original, mas ficou travada em 1.180 mA, tentei uma DPL e fez a mesma coisa, travou em 1.180 mA, tentei uma aleatória 4 fios e travou em 0.830/0.850 com pouca ou nenhuma variação. a original, conforme informação da autorizada, não importam mais. por catálogo de aplicação, seria esta da Bosch e uma da Delphi modelo 10730 que segundo a Delphi, não é comercializada no Brasil.
minhas dúvidas são:
- será que é fato ou lenda que esta caminhonete só usa sonda original?
- será que não ha mesmo nenhuma que sirva, fabricada ou comercializada no Brasil?
- será que não é o modulo?

EDuarte
23/05/2014, 17:36
boa tarde EDuarte, caso vc possa me ajudar. tentei trocar a sonda lambda da minha sport 99 e não consegui uma que o sistema aceitasse. o mecânico me disse que em alguns casos a sonda tem que ser a exata pro sistema. tentei uma bosch que pelo catálogo, seria a que substitui a original, mas ficou travada em 1.180 mA, tentei uma DPL e fez a mesma coisa, travou em 1.180 mA, tentei uma aleatória 4 fios e travou em 0.830/0.850 com pouca ou nenhuma variação. a original, conforme informação da autorizada, não importam mais. por catálogo de aplicação, seria esta da Bosch e uma da Delphi modelo 10730 que segundo a Delphi, não é comercializada no Brasil.
minhas dúvidas são:
- será que é fato ou lenda que esta caminhonete só usa sonda original?
- será que não ha mesmo nenhuma que sirva, fabricada ou comercializada no Brasil?
- será que não é o modulo?

Sempre usei a Bosch universal e funcionaram perfeitamente, outras marcas tbm funcionam, mas tem uma leitura muito lenta.
No seu caso pode ser curto no chicote ou defeito no modulo.

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
20/06/2014, 18:43
Ola EDuarte e amigos, hoje passei um sufoco, ao sair do trabalho o limpador de parabrisas não funcionou, vim sem visão nenhuma na chuva. Como eu não conseguia ver mais nada, dei uma parada para a chuva passar. Quando tentei ligar novamente o limpador, o mesmo funcionou. Percebo ele meio cansado, mas funciona. Ele tem quantas velocidades? O meu parece ser uma só, consigo ligar normal, mais rápido (onde não noto muita diferença) e colocar ele no modo desligado. Alguem tem algumas luz do que pode estar ocorrendo? O motor foi enrolado recentemente, esta novo.

andersoncolares
21/06/2014, 02:33
Ola EDuarte e amigos, hoje passei um sufoco, ao sair do trabalho o limpador de parabrisas não funcionou, vim sem visão nenhuma na chuva. Como eu não conseguia ver mais nada, dei uma parada para a chuva passar. Quando tentei ligar novamente o limpador, o mesmo funcionou. Percebo ele meio cansado, mas funciona. Ele tem quantas velocidades? O meu parece ser uma só, consigo ligar normal, mais rápido (onde não noto muita diferença) e colocar ele no modo desligado. Alguem tem algumas luz do que pode estar ocorrendo? O motor foi enrolado recentemente, esta novo.

João, meu carro tem 3 ou 4 velocidades e mais uma gracinha da Kia onde voc~e pode reduzir a velocidade do primeiro acionamento girando a ponta da chave que ativa o limpador. Isto funciona bem quando a chuva está bem reduzida mas não para de pingar. Veja se os parafusos estão bem apertados onde fixa os braços ao eixo do motor. Isso certa vez quase me deixou na mão em uma viagem, mas foi só apertar e seguir na boa. Na dúvida, encontre um bom eletricista e manda checar a corrente que está chegando ao motos dos limpadores... Abraços, boa sorte e dê notícias.

João Cristiano Rodrigues
21/06/2014, 21:57
É rapaz, eu vi que a minha também tem todas as funções que você mencionou,mas na minha não funciona mais :( Só funciona mal, mal liga e desliga. Apenas a velocidade 1. E na minha cidade ninguem sabe dar jeito.Eu mesmo vou ter que consertar, como, ainda não sei.

ANDREWKDT
23/06/2014, 10:35
Alguem sabe me dizer se tem algum rele entre a chave e o arranque?? ou da chave vai direto pro arranque..

Pergunto pq a minha começou a não querer bater arranque, as vezes viro a chave e só da aquela enfraquecida nas luses mais nem sinal do arranque. Dai tenta, tenta até bater arranque. DEtalhe, meu arranque foi feito em garantia pela loja que comprei ela, e realmente ele bate bem soltinho..

Djalma colombo
23/06/2014, 10:45
Andre, quanto tempo faz que você fez o arranque, experimente usar outra bateria, quando a minha fez isso era bateria, mas pode ser as escovas também!

ANDREWKDT
23/06/2014, 15:03
Andre, quanto tempo faz que você fez o arranque, experimente usar outra bateria, quando a minha fez isso era bateria, mas pode ser as escovas também!

Faz uns 5 meses que foi feito, mas não tenho como afirmar a maneira que foi feito, pois foi a loja que fez.
A minha bateria é de 80 amp. não tem nenhum ano de uso. Descarto ela..

filipezanrosso
23/06/2014, 21:17
Alguem sabe me dizer se tem algum rele entre a chave e o arranque?? ou da chave vai direto pro arranque..

Pergunto pq a minha começou a não querer bater arranque, as vezes viro a chave e só da aquela enfraquecida nas luses mais nem sinal do arranque. Dai tenta, tenta até bater arranque. DEtalhe, meu arranque foi feito em garantia pela loja que comprei ela, e realmente ele bate bem soltinho..

A minha teve este mesmo sintoma por muito tempo, era bem esporádico... fizemos muitas tentativas, inclusive reformar o motor de partida mesmo sem necessidade aparente (ao ser aberto estava todo em bom estado), o que deu certo foi criar uma fiação auxiliar com um relê de uso agricola (relê normal tb não deu certo) para ajudar na partida... depois disso não tive problemas...verifica também a fiação que chega no motor de partida... na minha em algumas ocasiões eles desconectavam...

ANDREWKDT
24/06/2014, 07:11
A minha teve este mesmo sintoma por muito tempo, era bem esporádico... fizemos muitas tentativas, inclusive reformar o motor de partida mesmo sem necessidade aparente (ao ser aberto estava todo em bom estado), o que deu certo foi criar uma fiação auxiliar com um relê de uso agricola (relê normal tb não deu certo) para ajudar na partida... depois disso não tive problemas...verifica também a fiação que chega no motor de partida... na minha em algumas ocasiões eles desconectavam...

Obrigado pela dica filipezanrosso, tbm não queria abrir meu arranque, pois ele esta aparentemente normal...
Comecei a notar outra coisa, quando dou estes tirinhos curtos ela não falha nenhuma vez, mas se eu rodar um certo tempo a chance de ela não bater arranque é maior quando for religar ela..

eduardommelo
24/06/2014, 19:25

Pode ser só o contato mal encaixado no motor de arranque...

ANDREWKDT
25/06/2014, 07:08
Fui ontem de noite no eletrecista e colocamos um fio direto do arranque até a bateria para min tentar bater arranque quando falhar. Dai vai dar pra saber melhor onde é o problema, pq se bater arranque com o fio direto então é bem provavel que o problema seja na chave ou fiação, se mesmo assim não bater ai vou ter que mexer no arranque.:(

filipezanrosso
25/06/2014, 17:06
se precisar mesmo abrir o arranque vale a pena reformar por completo, de preferencia trocando todas as peças pra não correr o risco de ter que abrir em pouco tempo...

Luiz Gaucho
25/06/2014, 22:41
Boa noite a todos,

Das primeiras coisas que fiz na minha Sptg foi o arranque. Limpeza geral e ficou no estalo. Custou 80 cruzeiros. Quanto ao que você tem relatado, que fica mais difícil pegar com ela depois de um tempo rodando, acredito ser uma boa ver o seu alternador também. Geralmente, este sintoma de não querer pagar depois de o carro estar quente, é alternador.

Um abraço,

Luiz

ANDREWKDT
26/06/2014, 07:00
Na minha percepção para ser alternador eu acho que ela devia pelo menos dar um sinal no arranque ou bater fraco, ou estou enganado. pq ela não da nem sinal quando não bate arranque..

reslima
26/06/2014, 08:45
Amigos, coloquei um motor de opala na minha sportage e estou precisando de ajuda para fazer o velocímetro voltar a funcionar. Alguem tem um esquema do painel ou alguma dica para dar a respeito?
Abs.

Luiz Gaucho
26/06/2014, 21:52
Amigos, coloquei um motor de opala na minha sportage e estou precisando de ajuda para fazer o velocímetro voltar a funcionar. Alguem tem um esquema do painel ou alguma dica para dar a respeito?
Abs.

Boa noite Renato,

Amigo, todas as leituras de nosso carro, passam pela ECU (localizada nos pés do carona, embaixo do carpete) e pela tomada de diagnóstico (localizada no cofre do motor, perto do hidrovácuo). Neste link, você tem a informação de toda a parte elétrica/eletrônica da Sportage, inclusive com a informação de cada "dente" da ECU. Por exemplo, do velocímetro é o dente 42. Tem tudo descriminado.

2000 sportage: injectors..fuses..computer crank sensor..firing (http://www.justanswer.com/car/3clx6-2000-sportage-injectors-fuses-computer-crank-sensor-firing.html)

Como você colocou o motor do Opala, você deve ver onde está localizado o cabo do velocímetro e fazer uma adaptação passando pela ECU. Agora, se você eliminou a ECU, vai ter que fazer uma adaptação direto no painel. Mas aí, acredito que seja a mesma situação para todos os relógios.

Espero ter ajudado. Um abraço.

Luiz

João Cristiano Rodrigues
26/06/2014, 22:11
Boa noite Renato,

Amigo, todas as leituras de nosso carro, passam pela ECU (localizada nos pés do carona, embaixo do carpete) e pela tomada de diagnóstico (localizada no cofre do motor, perto do hidrovácuo). Neste link, você tem a informação de toda a parte elétrica/eletrônica da Sportage, inclusive com a informação de cada "dente" da ECU. Por exemplo, do velocímetro é o dente 42. Tem tudo descriminado.

2000 sportage: injectors..fuses..computer crank sensor..firing (http://www.justanswer.com/car/3clx6-2000-sportage-injectors-fuses-computer-crank-sensor-firing.html)

Como você colocou o motor do Opala, você deve ver onde está localizado o cabo do velocímetro e fazer uma adaptação passando pela ECU. Agora, se você eliminou a ECU, vai ter que fazer uma adaptação direto no painel. Mas aí, acredito que seja a mesma situação para todos os relógios.

Espero ter ajudado. Um abraço.

Luiz

Nos de imagens Luiz. Fotos ilustrativas são sempre bem vindas. Abraço.

João Cristiano Rodrigues
27/06/2014, 10:54
EDuarte, pessoal, ontem eu consegui levantar o banco traseiro para ver o local de acesso ao tanque. Foi tranquilo, amanhã vou verificar melhor. Mas ao levantar o banco eu achei um terminal desligado e gostaria de perguntar se alguém sabe aonde que esse terminal deve ser ligado. Vou postar a foto:
468271468272468273

eduardommelo
27/06/2014, 21:57
EDuarte, pessoal, ontem eu consegui levantar o banco traseiro para ver o local de acesso ao tanque. Foi tranquilo, amanhã vou verificar melhor. Mas ao levantar o banco eu achei um terminal desligado e gostaria de perguntar se alguém sabe aonde que esse terminal deve ser ligado. Vou postar a foto:
468271468272468273

Provavelmente da boia que fica a baixo dessa capa onde se localiza o tanque de combustível.

João Cristiano Rodrigues
27/06/2014, 22:49
O problema para ligar esse terminal preto dentro do tanque é o acesso, pois por essa tampa só vi um acesso que já esta ocupado com o fio que liga nesse terminal transparente. A não ser se embaixo desse adesivo cinza tiver algum outro acesso. Vou checar, mas podem comentar. Obrigado Eduardo.

João Cristiano Rodrigues
28/06/2014, 18:03
Provavelmente da boia que fica a baixo dessa capa onde se localiza o tanque de combustível.

Hoje passei a manhã tentando achar aonde esse terminal é ligado. Constatei que não é no tanque. Eu fiquei algumas horas embaixo do carro tentado achar um lugar para achar a outra tomada, para ligar neste terminal, porem sem sucesso. Mais uma tomada sem utilizacao no meu carro. :(

João Cristiano Rodrigues
28/06/2014, 18:04
Se alguem tiver uma foto deste terminal conectado, eu agradecerei muito. Pois gostaria de reativa-la.

eduardommelo
29/06/2014, 19:23
Se alguem tiver uma foto deste terminal conectado, eu agradecerei muito. Pois gostaria de reativa-la.

Vou dá uma olhada na minha e tiro uma foto pra vc...

pegasus
30/06/2014, 08:26
468271468272468273

Vou ver na minha e te respondo.

Djalma colombo
30/06/2014, 22:33
A minha tambem tem e esta solto!

João Cristiano Rodrigues
30/06/2014, 22:56
Então agora é nossa missão descobrir. Amigos nos ajudem, verifiquem em suas viaturas e postem para nós de onde que é este terminal. Plinio, Eduarte...
Contamos com vcs rrsr. Abraços a todos.

EDuarte
01/07/2014, 07:44
Esse fio é pra algum acessório que não tem nos modelos que vieram para o brasil, existem vários conectores soltos nas nossas viaturas que são pra acessórios.

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
01/07/2014, 08:01
Vou ver na minha e te respondo.

Vou dá uma olhada na minha e tiro uma foto pra vc...

Esse fio é pra algum acessório que não tem nos modelos que vieram para o brasil, existem vários conectores soltos nas nossas viaturas que são pra acessórios.

[]s
(DU)

Entendido mestre. Quem sabe eu consiga aproveita-lo para algo? Queria uma iluminação adicional no porta mala e no capo, mas não sei de onde puxar, controlar e instalar. Talvez seja um ponto de partida.

mflaviorodrigues
15/07/2014, 12:00
Pessoal alguém já usou a ignição do cm racing? estou procurando uma forma de melhorar a Ignição da Viatura, e esse site e bem polemico, uns falam que funciona outro que não funciona, 99% dos comentários são feitos por pessoas que tem carros turbo ou de corrida, meu carro e de uso comum, mais se melhorar a ignição posso ganhar um pouco de torque (que falta na Viatura)

João Cristiano Rodrigues
17/07/2014, 16:32
Olá colegas, desde que eu comprei minha Sportage 95 nunca consegui fazer os espelhos dos retrovisores irem para baixo usando o botão de controle elétrico. Para os lados e para cima eles funcionam normalmente. Esta semana pensei em tirar o botão fora e dar uma limpeza nos contatos, pois fiquei pensando, quem sabe não é mal contato.
O problema é que eu não consigo remover o botão por nada, já tentei usando espátula plástica, chave de fenda e até agora nada. Será que tenho que retirar o painel? Parte do painel? Ou fazer algum outro procedimento? Alguma dica???
Aqui vai a foto do dito cujo que estou querendo retirar para ver se resolvo o problema do comando para baixo.
471114

João Cristiano Rodrigues
27/07/2014, 22:51
Amigos eu tenho uma Sportage 1995, já comprei ela sem o porta mola funcionar a abertura da forma original. Eu gostaria de saber como é o funcionamento dele. Ele abre através de comando elétrico? Ele abre através de alavanca com cabo de aço? É que no painel tem um botão do lado esquerdo do volante com um desenho de tampa de porta-malas e ao lado da alavanca que abre a tampa do combustível tem o desenho da tampa do estepe. Alguem pode me explicar como funciona tudo isso?

Djalma colombo
28/07/2014, 10:50
João o botão no painel é para abertura da tampa do porta malas, é elétrico, a alavanca ao lado da do tanque é para liberar o suporte do estepe e é com cabo de aço!

João Cristiano Rodrigues
28/07/2014, 12:28
João o botão no painel é para abertura da tampa do porta malas, é elétrico, a alavanca ao lado da do tanque é para liberar o suporte do estepe e é com cabo de aço!

Se não for pedir muito você poderia tirar fotos do sistema com cabo de aço lá atrás? Vou tentar consertar para voltar a funcionar. O elétrico não sei se vou conseguir, mas pretendo deixar como original. Valeu por me responder.

João Cristiano Rodrigues
28/07/2014, 13:42
Olá colegas, desde que eu comprei minha Sportage 95 nunca consegui fazer os espelhos dos retrovisores irem para baixo usando o botão de controle elétrico. Para os lados e para cima eles funcionam normalmente. Esta semana pensei em tirar o botão fora e dar uma limpeza nos contatos, pois fiquei pensando, quem sabe não é mal contato.
O problema é que eu não consigo remover o botão por nada, já tentei usando espátula plástica, chave de fenda e até agora nada. Será que tenho que retirar o painel? Parte do painel? Ou fazer algum outro procedimento? Alguma dica???
Aqui vai a foto do dito cujo que estou querendo retirar para ver se resolvo o problema do comando para baixo.
471114

Podem me dar um luz ai? Em como remover esse botão? Alguem ja teve o mesmo problema que eu?

Djalma colombo
28/07/2014, 19:18
Se não for pedir muito você poderia tirar fotos do sistema com cabo de aço lá atrás? Vou tentar consertar para voltar a funcionar. O elétrico não sei se vou conseguir, mas pretendo deixar como original. Valeu por me responder.

O cabo passa por baixo do carpe, e tem que desmontar a fechadura e o painel de acabamento da borda do porta malas, para ter acesso tem que tirar os bancos, levantar o carpe e desmontar o acabamento!

João Cristiano Rodrigues
28/07/2014, 21:45
O cabo passa por baixo do carpe, e tem que desmontar a fechadura e o painel de acabamento da borda do porta malas, para ter acesso tem que tirar os bancos, levantar o carpe e desmontar o acabamento!

Uma pena estar tão longe de você Djalma rsrs. Se tivesse perto, era moleza de resolvermos juntos e ao mesmo tempo curtir aquele churrasco. Mas vou tentar, na verdade já há alguns meses, todo final de semana eu coloco uma coisa nova pra funcionar. Hoje surgiu mais um problema. O limpador do para-brisas não ta dando conta, ta fraco. Eu joguei vaselina Spray na parte mecânica pra ver se resolve. Recentemente troquei as paletas, mas não esta aguentando. Só uma velocidade funciona e agora ela não esta dando conta e para. É só chover, o tempo ficar úmido que ele vai perdendo a força. Mas quando não tem muita chuva ele funciona devagar e sempre em uma única velocidade.

filipezanrosso
29/07/2014, 10:02
Podem me dar um luz ai? Em como remover esse botão? Alguem ja teve o mesmo problema que eu?
A

antes de comprar a minha Sportage testei uma TDI 99 com o mesmo problema, acabei regulando o espelho pressionando o botão e ao mesmo tempo pressionando o espelho (como nos carros mais antigos) depois de pressionar um pouquinho o motorzinho desemperrou e passou a funcionar normal (não sei por quanto tempo... heheheh)

Como sugestão tenta tirar um daqueles botões falsos ao lado desse dos espelhos e tenta empurrar de traz pra frente.

Djalma colombo
30/07/2014, 14:15
Uma pena estar tão longe de você Djalma rsrs. Se tivesse perto, era moleza de resolvermos juntos e ao mesmo tempo curtir aquele churrasco. Mas vou tentar, na verdade já há alguns meses, todo final de semana eu coloco uma coisa nova pra funcionar. Hoje surgiu mais um problema. O limpador do para-brisas não ta dando conta, ta fraco. Eu joguei vaselina Spray na parte mecânica pra ver se resolve. Recentemente troquei as paletas, mas não esta aguentando. Só uma velocidade funciona e agora ela não esta dando conta e para. É só chover, o tempo ficar úmido que ele vai perdendo a força. Mas quando não tem muita chuva ele funciona devagar e sempre em uma única velocidade.
As vezes o problema é na fiação, sempre é bom dar uma revisada.O churrasco quando aparecer em Curitiba, da pra combinar!

João Cristiano Rodrigues
31/07/2014, 09:55
Amigos, estou com o seguinte problema: O meu limpador do para-brisas para quando chove muito, eu achei que ele não ligava até dar um empurrão nele e ele começar a funcionar. Então hoje antes de sentar no banco para dirigir eu tenho que ligar ele e dar um empurrão, dai é só manter o vidro molhado que ele não para mais, inclusive funciona duas velocidades normal e rápido, as outras variações não funcionam. As vezes a velocidade dele vai diminuindo e ele para, dai é só repetir o processo. Percebi que colocando um pouco de detergente no para-brisas (ajuda a reduzir o atrito e ele funciona mais fácil). Gostaria de resolver esse inconveniente, alguém tem ideia? O motor foi revisado recentemente e as paletas trocadas (são de borracha), um jogo barato que comprei.

eduardommelo
01/08/2014, 07:46
Pode ser a fiação dela, não está passando a energia, a voltagem suficiente, mesma coisa acontece com os vidros elétricos de algumas Sportage.

João Cristiano Rodrigues
19/08/2014, 15:47
Pessoal, quando comprei minha Sportage que estava com algumas coisas desmontadas: bomba injetora, radiador, ventoinha, todas as pelas que atrapalham o acesso da bomba injetora. Depois de tudo montado sobrou esse conector, alguém sabe de onde ele é? Para que eu possa colocar no lugar? Não sei se serve de pista mas ele é todo sujinho de óleo, graxa etc e tal.
474615474616474617

rDuran
20/08/2014, 11:36
Pessoal, quando comprei minha Sportage que estava com algumas coisas desmontadas: bomba injetora, radiador, ventoinha, todas as pelas que atrapalham o acesso da bomba injetora. Depois de tudo montado sobrou esse conector, alguém sabe de onde ele é? Para que eu possa colocar no lugar? Não sei se serve de pista mas ele é todo sujinho de óleo, graxa etc e tal.
474615474616474617

Sensor que vai no filtro de combustível, quando você compra o filtro novo já vem esse rabixo

e

João Cristiano Rodrigues
20/08/2014, 12:25
Sensor que vai no filtro de combustível, quando você compra o filtro novo já vem esse rabixo

e

Valeu parceiro. O filtro que instalei tem o rabicho mas não achei on
de ele deveria ser conectado.

rDuran
20/08/2014, 14:00
Valeu parceiro. O filtro que instalei tem o rabicho mas não achei on
de ele deveria ser conectado.

é num plug ali perto daqueles "tubos" de ferro, eu não eixo conectado

Leonardo Nunes Zerbone
30/08/2014, 15:53
Olá, sportagemaníacos, como vão? Alguém poderia me indicar onde compro cabos e bobinas de ignição da Sportage 1998 MRDI? Sabem, também, se há similaridade destas peças com outros modelos da Sportage ou de outros carros? Meu motor (retificado há um mês) falha um cilindro e a suspeita inicial é o não funcionamento destas peças! Aliás, preciso urgentemente fazer um check-up no sistema elétrico!

Saudoso abraço;

João Cristiano Rodrigues
01/09/2014, 09:27
Salve salve amigos Sportagers!
Preciso de informação. Neste final de semana tirei o sabado para tentar ressuscitar o sistema que destrava o portamalas por comando elétrico. Me deparei com a seguinte situação, uma solenoide que aparentemente não funciona, esta com atrito em excesso e um sistema totalmente sujo. Procedi com a limpeza, enrolei a solenoide com fita isolante e montei todo o sistema novamente. Resultado não funcionou, ou a solenoide esta danificada ou ficou com atrito demais. Aceito sugestões para tentar concertar. E abaixo mando duas fotos com duvidas:

1) Esta parte da tranca que eu circulei de vermelho parece estar torta, empenada. Ela é assim mesmo? Ou devo desempenar ela com alicate e deixa rela retinha?

476007

2) Existe alguma solenoide de outro carro que possa substituir essa? Se sim, de qual carro? Qual devo procurar? Se eu não conseguir fazer a minha antiga funcionar eu gostaria de adaptar uma nova?
476008

João Cristiano Rodrigues
08/09/2014, 19:05
Boa noite amigos. Como muitos já sabem, minha sportage vive vazando óleo inclusive no selo do motor. Mas hoje ocorreu o seguinte. Ao parar o carro eu não consegui fazer ele pegar. O arranque foi girando cada vez menos. Eu medi a bateria e tudo normal. Tentei fazer pegar no tranco. E nada. Tentei virar mais algumas vezes e senti um cheiro de fio queimado. Agora ao tentar virar as luzes se apagam como se houvesse um curto e o arranque não virá mais. Como proceder? Tem jeito?

EDuarte
09/09/2014, 08:22
Tenta virar o motor com uma chave no virabrequim.

[]s
(DU)

João Cristiano Rodrigues
09/09/2014, 20:35
Tenta virar o motor com uma chave no virabrequim.

[]s
(DU)

Qual tipo de chave? Onde fica o virabrequim? E se rodar o que acontece? O Carro liga?

EDuarte
10/09/2014, 07:27
Qual tipo de chave? Onde fica o virabrequim? E se rodar o que acontece? O Carro liga?

O virabrequim é na polia principal do motor, a que estão ligadas as correias.
O motor não vai ligar, quero saber se consegue virar ou esta travado.

[]s
(DU)

tomoro
10/09/2014, 12:12
Salve salve amigos Sportagers!
Preciso de informação. Neste final de semana tirei o sabado para tentar ressuscitar o sistema que destrava o portamalas por comando elétrico. Me deparei com a seguinte situação, uma solenoide que aparentemente não funciona, esta com atrito em excesso e um sistema totalmente sujo. Procedi com a limpeza, enrolei a solenoide com fita isolante e montei todo o sistema novamente. Resultado não funcionou, ou a solenoide esta danificada ou ficou com atrito demais. Aceito sugestões para tentar concertar. E abaixo mando duas fotos com duvidas:

1) Esta parte da tranca que eu circulei de vermelho parece estar torta, empenada. Ela é assim mesmo? Ou devo desempenar ela com alicate e deixa rela retinha?

476007

2) Existe alguma solenoide de outro carro que possa substituir essa? Se sim, de qual carro? Qual devo procurar? Se eu não conseguir fazer a minha antiga funcionar eu gostaria de adaptar uma nova?
476008

Rapaz, não esquenta com isso não. Melhor comprar uma trava universal e fazer adaptação. Eu refiz a fiação de vidro, trava e alarme da minha esses dias e coloquei os motores de trava da positron universal na central original da sportage. Coloquei um módulo de vidro da one touch muito bom e os vidros estão novos. A Sportage original de fábrica vem com um sistema que comanda as travas só no lado do motorista (e não é um servo motor) é um sistema de contato, uma bela porcaria. Eu preferi fazer uma coisa descente e colocar para travar as 4 portas nas duas portas da frente (motor mestre nas dianteiras).
Quem precisar de dicas sobre fiação dela eu posso ajudar, pois desmontei todo o painel e salão para refazer a fiação bem feita, porque se mandar fazer já sabem né?

Outra coisa, eu vi em um outro post sobre um conector sobrando na tampa abaixo do banco do passageiro traseiro que dá acesso a boia do tanque, gente, aquilo é um conector usado para uma bomba elétrica de combustível que vinha com outras parafernalhas, só tem isso nas sportages da america do norte e europa. Não usem fiações sobrando pra ligar outra coisa, a não ser que seja só para dar sinal com relê, pois tudo passa pela central e pode dar retorno e queimar. Fica a dica.

clairton castro
10/09/2014, 14:33
Amigo, boa tarde. Como vc fez com os vidros? Os da minha são muito lentos e o traseiro esquerdo, as vezes funciona, sempre fica travado e não desce. AS travas, o que vc trocou para funcionarem direito? A minha, as vezes destrava todas e as vezes destrava só a do motorista. Me dê uma orientação, quero ver se coloco para funcionar tudo direitinho. Obrigado.

Rapaz, não esquenta com isso não. Melhor comprar uma trava universal e fazer adaptação. Eu refiz a fiação de vidro, trava e alarme da minha esses dias e coloquei os motores de trava da positron universal na central original da sportage. Coloquei um módulo de vidro da one touch muito bom e os vidros estão novos. A Sportage original de fábrica vem com um sistema que comanda as travas só no lado do motorista (e não é um servo motor) é um sistema de contato, uma bela porcaria. Eu preferi fazer uma coisa descente e colocar para travar as 4 portas nas duas portas da frente (motor mestre nas dianteiras).
Quem precisar de dicas sobre fiação dela eu posso ajudar, pois desmontei todo o painel e salão para refazer a fiação bem feita, porque se mandar fazer já sabem né?

Outra coisa, eu vi em um outro post sobre um conector sobrando na tampa abaixo do banco do passageiro traseiro que dá acesso a boia do tanque, gente, aquilo é um conector usado para uma bomba elétrica de combustível que vinha com outras parafernalhas, só tem isso nas sportages da america do norte e europa. Não usem fiações sobrando pra ligar outra coisa, a não ser que seja só para dar sinal com relê, pois tudo passa pela central e pode dar retorno e queimar. Fica a dica.

tomoro
10/09/2014, 19:42
Amigo, boa tarde. Como vc fez com os vidros? Os da minha são muito lentos e o traseiro esquerdo, as vezes funciona, sempre fica travado e não desce. AS travas, o que vc trocou para funcionarem direito? A minha, as vezes destrava todas e as vezes destrava só a do motorista. Me dê uma orientação, quero ver se coloco para funcionar tudo direitinho. Obrigado.

1º os vidros;

Bem meu caro, a luta foi grande pra resolver esses problemas crônicos da sportage (3 meses só na elétrica) por falta de tempo, mas vamos ao que interessa.
A sportage tem carência de eletricidade na parte dos vidros e você só vai resolver o problema dos vidros realizando dois procedimentos:
1- refazer a fiação trocando os fios por fios mais grossos, eu usei 2,5mm para refazer a fiação.
2- dar uma geral nas máquinas. Você se pergunta: eu nunca uso os vidros traseiros e eles mesmo assim não funcionam direito, será que é porque estão desgastadas as máquinas? Não, é por falta de alimentação elétrica e porque com o tempo o induzido se "carboniza" por ele mesmo. Eu sei disso porque já limpei essas máquinas 2 vezes desde quando comprei a minha.

Caso não ache que melhorou ou queira se adiantar e tornar a sportage mais confortável, você pode instalar um módulo de vidro para automatizar a subida e descida além de fechar os vidros quando ativar o alarme e ATÉ desce os vidros pelo controle do alarme, eu usei o SW44 da one touch (por sinal muito raro de achar aqui, mas o melhor em benefícios). A sacada de usar um módulo automatizador de vidros é que ele alimenta os vidros direto, pelo menos esse que usei é assim, logo, a energia não é perdida com tantos vai e vem de fios da instalação original.

Pra quem pensa que é impossível refazer a fiação precária de vidros e travas elétricas eu adianto que não é, mas que terá que tirar o painel e desmontar o salão se quiser fazer algo bem feito, além de ter MUITA paciência.

Outra coisa, na porta do motorista da minha eu adaptei uma máquina de vidro da ecosport do primeiro modelo, ficou boa, mas ela não desce até o fim deixando um dedo ainda aparente. Uma possibilidade para os que acharem necessário, mas aconselho só em último caso.

Eu não sei como postar fotos, mas irei tirar umas fotos e mandar pra vocês de como ficaram os vidros e travas e alarme e se possível vídeos do funcionamento.

tomoro
10/09/2014, 20:00

2º as travas

Bom, nas travas eu também tive que desmontar o salão todo e o forro das portas, usei o mesmo suporte das máquinas de travas originais, sendo assim, não precisei furar a porta para colocar as máquinas novas, só no motorista que usa uma espécie de chave com 3 contatos para travar as portas, mas se seu carro tem alarme, provavelmente já foi feito uma gambiarra com uma TR110 (máquina da positron) para travar as portas quando ligar o alarme, sei disso porque na minha também estava assim.

No meu caso eu retirei a gambiarra que estava "TR110" + a chave de contato que fica na porta do motorista e coloquei um motor "master" de trava nas duas porta dianteiras e normais nas traseiras (Kit travas universais positron) não digo que são as melhores, só as deixo como referência. Ela vem um kit completo, mas você só vai usar as máquinas, eu não aconselho usar nem a fiação que vem por ter fios finos d+ que podem partir fácil, nessa fiação usei fios de bitola de 1,5mm.

Você vai trabalhar basicamente com 5 fios, onde as portas traseiras usam apenas 2 fios para os motores escravos e as dianteiras 5 fios, pois são motores master (acionam todas as portas). Na porta do motorista, originalmente há 3 fios (azul, preto e branco) salvo engano, que vão para essa chave de contato que havia falado antes (só para esclarecer, essa chave citada fica acoplada a fechadura da porta) depois tentarei tirar a foto dela como demonstração, só preciso achar a minha..hehehe. Voltando, esses 3 fios são os fios que vão para a serventia master dos motores das travas, mas você terá que pegar mais dois fios de qualquer dos outros motores das travas de outras portas para completar os 5 fios, pois as outras portas tem os fios de sinal de trava e destrava direto da central (se não me engano a cor dos fios das travas das outras portas são o verde escuro e preto). Colocando esses 5 fios no motor master você terá total funcionalidade, já as portas traseiras você pode usar o fio que tem original, que por sinal são grossos e servem bem, mas aconselho trocar os 3 originais da porta do motorista que são finos.

Para a instalação de um alarme você vai precisar usar o esquema de relê para mandar um sinal mais forte, se não quando você ativar o alarme ele não vai travar as portas, ok?

OBS: as travam trabalham com negativo, ou seja, se você encostar o fio preto na lata ele vai travar ou destravar.
OBS 2: esqueci de citar que os vidros elétricos trabalham com descanso negativo.
OBS 3: a minha também começou a fazer isso de só travar ou destravar quando quer e isso é motor cansado, só trocando mesmo, por isso fiz essa geral no meu carro, já estava cansado de nada funcionar nele.

tomoro
11/09/2014, 07:14
477092477093477094477095477096
Seguem as fotos prometidas. Na 1ª foto temos o motor de trava elétrica original das portas traseiras e passageiro dianteiro; na segunda foto a "chave" que faz o serviço de motor master das travas elétricas; nas demais fotos são os botões dos vidros elétricos que foram adaptados na sportage, são de ecosport, e foram adaptadas por uma simples razão; já tentou acionar os vidros a noite em uma escuridão? quem tentou sabe que fica complicado acertar o vidro correto. Na época havia comprado um kit de vidros para ecosport, mas acabei adaptando só a máquina do motorista que era a pior no meu carro juntos com os botões. A adaptação consiste em fazer um corte na porta por dentro e por isso não aconselho tanto se ainda houver a possibilidade de ajustar o original é melhor.

Ao longo do tempo mando outras fotos e dicas... Afinal, tenho dicas de como resolver o problema da antena elétrica, retrovisores elétricos, esguicho de água que só funciona quando quer, instalação de tomada de reboque e outros...

OBS: nunca trabalhei na kia ou em oficina nenhuma, apenas aprendi no meu carro por puro hobby e tenho a intensão de ajudar quem é apaixonado pelo carro, pois eu cansei de ir em lugares e as pessoas falarem que não tem jeito ou que vai sair caro. Eu fiquei com o carro 6 meses parado por problemas em alternador e selos de bloco e eu mesmo resolvi (outra dica, o alternador da sportage 2.2 dá na 2.0 TDI e só precisa trocar o parafuso que vai a mangueira de óleo da bomba de óleo do alternador, pois a tomada é a mesma) só não posso garantir que a vida útil será a mesma pois ainda está em teste.(comprei o alternador em uma empresa de São Paulo muito boa em atendimento e rápida de entrega, se precisarem eu passo o contato).

clairton castro
11/09/2014, 08:43
Tomoro, bom dia!

Tem como vc mandar mais fotos? fotos do motor positron que vc usou, central que levanta os vidros. Essa adaptação dos botões da ecosport ficou muito boa, nem parece adaptação, parabéns e obrigado pela ajuda.

Seguem as fotos prometidas. Na 1ª foto temos o motor de trava elétrica original das portas traseiras e passageiro dianteiro; na segunda foto a "chave" que faz o serviço de motor master das travas elétricas; nas demais fotos são os botões dos vidros elétricos que foram adaptados na sportage, são de ecosport, e foram adaptadas por uma simples razão; já tentou acionar os vidros a noite em uma escuridão? quem tentou sabe que fica complicado acertar o vidro correto. Na época havia comprado um kit de vidros para ecosport, mas acabei adaptando só a máquina do motorista que era a pior no meu carro juntos com os botões. A adaptação consiste em fazer um corte na porta por dentro e por isso não aconselho tanto se ainda houver a possibilidade de ajustar o original é melhor.

Ao longo do tempo mando outras fotos e dicas... Afinal, tenho dicas de como resolver o problema da antena elétrica, retrovisores elétricos, esguicho de água que só funciona quando quer, instalação de tomada de reboque e outros...

OBS: nunca trabalhei na kia ou em oficina nenhuma, apenas aprendi no meu carro por puro hobby e tenho a intensão de ajudar quem é apaixonado pelo carro, pois eu cansei de ir em lugares e as pessoas falarem que não tem jeito ou que vai sair caro. Eu fiquei com o carro 6 meses parado por problemas em alternador e selos de bloco e eu mesmo resolvi (outra dica, o alternador da sportage 2.2 dá na 2.0 TDI e só precisa trocar o parafuso que vai a mangueira de óleo da bomba de óleo do alternador, pois a tomada é a mesma) só não posso garantir que a vida útil será a mesma pois ainda está em teste.(comprei o alternador em uma empresa de São Paulo muito boa em atendimento e rápida de entrega, se precisarem eu passo o contato).

rDuran
11/09/2014, 15:02
477094477095477096

Fala camarada beleza? Parabéns pela adaptação e iniciativa,
me conte mais sobre esses botões, qual foi o custo deles? e sobre a adaptação, digo motagem no encaixe, foi PlugnPlay, ou teve que fazer um suporte novo ali?

Valeu
abraço

tomoro
11/09/2014, 22:14
Só pra esclarecer ao meu caro colega Clairton, os motores positron são das travas e não vidros.
Bom, sobre a adaptação dos botões, nada nesse carro e plug and Play, logo eu fiz a base em fibra e depois cobri com o couro. Com relação ao kit de vidros, comprei de uma empresa chamada eleva vidros que tinha um vendedor no mercado livre, comprei o kit 4 portas da ecosport modelo 1, mas acabei só usando os botões e adaptando a máquina de vidro do lado do motorista, sendo peças da original e peças da ecosport.
O custo na época foi de uns 700 reais, mas isso faz uns 6 anos. Eu dou a dica de ir a um ferro velho e comprar só os botões com os plugs que sai muito mais em conta. Posso ver se consigo fazer um esquema elétrico desses botões e mandar para vocês, afinal não adianta nada saber que material usar se não souber como usar.
Nao ganho dinheiro fazendo propaganda do produto, mas recomendo muito o módulo de vidro sw44 da one touch, pois pra mim ele é o pulo do gato para a melhoria dos vidros, evitando o uso de uma penca de reles na fiação.

tomoro
11/09/2014, 22:16
Mandarei mais fotos do interior da porta quando for possível, ok?
abraço a todos.

João Cristiano Rodrigues
14/09/2014, 11:08
O virabrequim é na polia principal do motor, a que estão ligadas as correias.
O motor não vai ligar, quero saber se consegue virar ou esta travado.

[]s
(DU)

Problema resolvido Eduarte, tive que procurar um Eletricista, o problema era o Motor de Arranque, o eletricista teve sujar todo coitado pra remover o arranque aqui em casa (o motor ta vazando oleo com força, 1 litro por dia). O arranque estava com as escovas gastas. Gastei R$100 de mão de obra e mais R$130,00 de peças. Agora está funcionando bem, apesar do Eletricista ter me avisado que em breve precisarei substituir os rolamentos e o terminais do automático que já estão bem gastos e que custam mais R$100,00 cada.

AlexSouza
07/10/2014, 15:25
Opa galera!

Dei uma pesquisada aqui no fórum, e vi que os bicos injetores do Astra flex ou do Astra 16V poderiam servir na Sportage 2.0 16V MRDI 98/99 gasolina. Realmente procede a informação? O resultado fica satisfatório? Conto com a ajuda dos colegas para obter essas informações. Desde já agradeço a atenção e a ajuda.

Abraços!

Luiz Gaucho
07/10/2014, 18:48
Mandarei mais fotos do interior da porta quando for possível, ok?
abraço a todos.

Tomoro, muito show seu "upgrade". Os vidros das duas portas do lado do carona estão "mortos" e a trava só abre e não fecha. Acho que esta pode ser uma boa solução.

Valeu,

Luiz

perozzo
26/11/2014, 17:23
Buenas!
preciso trocar o cabo (chicote) das bobinas, pois está com os terminais quebrados, alguém sabe confirmar se a numeração dele é 273102Y052 (minha sportage é 98/99 gasolina). Acabei levando num mexânico que devolveu o carro dizendo que o motor tava fundido, e deu uma previsão ao estilo mãe diná... colocou a mão na testa e soltou "de 5 a 7 mil a despesa", sem nem abrir o carro, só na previsão astrológica e pressentimentos....... não me convenci, abri em casa pra testar velas e achei 2 velas queimadas e os terminais do cabo quebrados. Este era o motivo do carro falhar, dar estouros, engasgar e tudo aquilo mais....
Coloquei velas novas (NGK por R$ 52,00) e fixei o cabo, provisoriamente, com gotas de silicone, e o carro tá novo, nem dá mais pra reconhecer, parace que coloquei motor novo.
No e-bay achei o cabo por 40,00, previsão de entrega 60 dias. Na Kia Únika 66,53 com prazo de 10 dias e garantia.... vou pedir na kia, mas só queria confirmar se o código é este mesmo! Depois faço meu relato, pois os sintomas eram os mesmos de outros relatos que vi no fórum, mas a causa era cabo, não sensor como em outros casos. Segue imagem (de internet) do cabo.

485092

EDuarte
26/11/2014, 19:02
O melhor a fazer é soldar os fios na bobina, não da mau contato não quebra, não solta...

[]s
(DU)

perozzo
26/11/2014, 19:09
O melhor a fazer é soldar os fios na bobina, não da mau contato não quebra, não solta...

[]s
(DU)

não tinha pensado nisso, acabei de transferia a $, mas vou avaliar essa possibilidade em outros locais, por exemplo, tocando no cabo do sensor borboleta, a aceleração varia.... plugue do MAF também tá com a lingueta de trava quebrado...

EDuarte
26/11/2014, 19:21
No caso dos sensores não é aconselhável soldar por serem componentes que precisam ser revisados ou retirados de vez em quando, troque os conectores que fica perfeito.

[]s
(DU)

perozzo
26/11/2014, 21:26
esses conectores são "comerciais"? acha-se fácil? pq os da bobina não achei, daí optei com comprar o chicote...

EDuarte
27/11/2014, 08:30
esses conectores são "comerciais"? acha-se fácil? pq os da bobina não achei, daí optei com comprar o chicote...
Sim, são faceis de achar, troquei todos os da minha.

[]s
(DU)

perozzo
27/11/2014, 08:45
valeu a dica, vou procurar!!!

Doginho
28/11/2014, 21:33
Olha quando eu precisei pesquisei e comprei na internet naquele site ML, fui bem atendido.
Um grande abraço.

perozzo
04/12/2014, 11:24
Olha quando eu precisei pesquisei e comprei na internet naquele site ML, fui bem atendido.
Um grande abraço.

o que vc comprou no ML? os conectores?

marcelogrj
14/01/2015, 12:55
Ola Tomoro mto boas as suas dicas!!

estou precisando fazer este upgrade nas travas da minha sptg.

Em relação ao Kit travas universais positron vi este no mercado livre sera que é este mesmo ??

Tr410 Universal Positron

Obrigado pela ajuda!!

marcelogrj
14/01/2015, 12:57
2º as travas

Bom, nas travas eu também tive que desmontar o salão todo e o forro das portas, usei o mesmo suporte das máquinas de travas originais, sendo assim, não precisei furar a porta para colocar as máquinas novas, só no motorista que usa uma espécie de chave com 3 contatos para travar as portas, mas se seu carro tem alarme, provavelmente já foi feito uma gambiarra com uma TR110 (máquina da positron) para travar as portas quando ligar o alarme, sei disso porque na minha também estava assim.

No meu caso eu retirei a gambiarra que estava "TR110" + a chave de contato que fica na porta do motorista e coloquei um motor "master" de trava nas duas porta dianteiras e normais nas traseiras (Kit travas universais positron) não digo que são as melhores, só as deixo como referência. Ela vem um kit completo, mas você só vai usar as máquinas, eu não aconselho usar nem a fiação que vem por ter fios finos d+ que podem partir fácil, nessa fiação usei fios de bitola de 1,5mm.

Você vai trabalhar basicamente com 5 fios, onde as portas traseiras usam apenas 2 fios para os motores escravos e as dianteiras 5 fios, pois são motores master (acionam todas as portas). Na porta do motorista, originalmente há 3 fios (azul, preto e branco) salvo engano, que vão para essa chave de contato que havia falado antes (só para esclarecer, essa chave citada fica acoplada a fechadura da porta) depois tentarei tirar a foto dela como demonstração, só preciso achar a minha..hehehe. Voltando, esses 3 fios são os fios que vão para a serventia master dos motores das travas, mas você terá que pegar mais dois fios de qualquer dos outros motores das travas de outras portas para completar os 5 fios, pois as outras portas tem os fios de sinal de trava e destrava direto da central (se não me engano a cor dos fios das travas das outras portas são o verde escuro e preto). Colocando esses 5 fios no motor master você terá total funcionalidade, já as portas traseiras você pode usar o fio que tem original, que por sinal são grossos e servem bem, mas aconselho trocar os 3 originais da porta do motorista que são finos.

Para a instalação de um alarme você vai precisar usar o esquema de relê para mandar um sinal mais forte, se não quando você ativar o alarme ele não vai travar as portas, ok?

OBS: as travam trabalham com negativo, ou seja, se você encostar o fio preto na lata ele vai travar ou destravar.
OBS 2: esqueci de citar que os vidros elétricos trabalham com descanso negativo.
OBS 3: a minha também começou a fazer isso de só travar ou destravar quando quer e isso é motor cansado, só trocando mesmo, por isso fiz essa geral no meu carro, já estava cansado de nada funcionar nele.

Ola Tomoro mto boas as suas dicas!!

estou precisando fazer este upgrade nas travas da minha sptg.

Em relação ao Kit travas universais positron vi este no mercado livre sera que é este mesmo ??

Tr410 Universal Positron

Obrigado pela ajuda!!

tannuri neto
14/01/2015, 14:17
Boa tarde pessoal!

Minha viatura também está com esse "sintoma". É chato pra caramba.
Ora travam as portas, ora fica uma ou outra sem travar. É um transtorno.
Alé disso, os vidros não estão levantando sem uma "ajudazinha" das mãos.
Parecem PESADOS. Já mandei verificar Inúmeras vezes. Sai bom e dai uns
dias começa tudo de novo. Gostei da sugestão e gostaria que dessem alguma
sugestão para esse "PESO" na subida dos vidros... e também por vezes não sobem
ao acionar o alarme (interface)...
Aquele abraço.
Tannuri Neto

calberto_bb
17/01/2015, 15:09
Boa tarde, será que alguém pode me ajudar falando que sensor é este e qual o esquema életrico para poder ligar o plug dele. desde já agradeço a ajuda.489739489740489741

Djalma colombo
18/01/2015, 19:02
Este sensor é da borboleta do tbi!

calberto_bb
19/01/2015, 07:48
Este sensor é da borboleta do tbi!
Muito obrigado Djalma, mas sem querer abusar, já abusando rsrsrsrs, o conector dele tem três fios, verde com listra amarelo, amarelo com listra verde e amarelo com listra preta, tem como passar qual a sequência destes fios?

EDuarte
19/01/2015, 10:19
Boa tarde, será que alguém pode me ajudar ...

É o sensor de posição da borboleta, pra ligar é só seguir a ordem.

1-Amarelo e verde
2-Verde e amarelo
3-Amarelo e preto

[]s
(DU)

calberto_bb
19/01/2015, 14:35
Muito obrigado Edu, tenho acompanhado este forum a um bom tempo, até que tomei coragem, ou fiquei louco de vez, e comprei minha Sport 97 gas, esta com a mecanica um pouco judiada, para não dizer muito, mas depois de ler e reler quase todos os tópicos sobre as Sport e sentir que posso contar com esta imensa familia, tomei coragem e comprei a vtr, ainda não tive o prazer de poder curtir a vtr, mas foi paixão a primeira vista. Ela era automática, mas foi convertida para manual e colocaram o cambio do opala ou só chevete, depois eu mando as fotos pra VC Carlos, ela estava boa,mas gastando muito, quase um pra um, tirei a caixa do filtro de ar, pois estava toda quebrada e levei para reformar com fibra, coloquei a válvula termostática do motor AP, já que ela estava sem, e fui dar uma volta com ela sem o filtro do ar, agora ela está falhando muuuuuuuuiiito, dando back firme e muito fraca, alem do cheiro muito forte de gasolina que sai pelo escape, estou começando devagar a arrumar a vtr, vou trocar vela e cabos, filtros, óleo e ver o que vai dar. Muito obrigado a todos vcs.

calberto_bb
19/01/2015, 14:35
Back fire. Rsrsrrsrs

EDuarte
19/01/2015, 15:08
Se esta com cheiro forte de gasolina e consumindo muito é bico travado aberto.

[]s
(DU)

calberto_bb
19/01/2015, 16:09
Mais uma vez obrigado Edu, cou mandar fazer uma revisão geral, o duro é que aqui em Campo Grande _ MS, não conheço ninguém que mexa com as sports, nem a concessionária kia. Outra coisa, aquele sensor maf nacional já melhorou? Posso compra lo, aqui achei novo por 220,00. Se não, qual é o modelo do golf que VC indica?

EDuarte
19/01/2015, 16:25
Até agora o unico que funciona bem é o bosch mesmo, apenas uma vez comprei um ching ling que nem marca tinha que funcionou muito bem, mas era de lamina como os bosch.

[]s
(DU)

Vinicius Mattos
16/05/2015, 06:21
Bom dia a todos!

Essa é minha primeira participação no forum, preciso da ajuda de vocês tenho uma Sportage curta 98/99 gasolina, ela foi muito maltratada pelos antigos donos, tem muitas gambiarras, mas estou resolvendo, no momento estou com problema no sensor mar ele está desligado e sem tomada, gostaria de saber a sequência das cores dos fios e qual tomada compatível posso comprar?501933
Obrigado a todos.
Vinicius

Djalma colombo
17/05/2015, 18:39
Pode ser o da s10 2.2 com 3 fios ou do omega 2.2!

Vinicius Mattos
17/05/2015, 20:43
Djalma, boa noite! Obrigado pela dica, mas se não for pedir muito sabe a posição dos fios, eles se soltaram e a viatura está oscilando e o consumo está muita auto.
Vinicius

Vinicius Mattos
18/05/2015, 20:51
Boa noite pessoal! Preciso da sequência das cores dos fios do sensor mar ou uma foto onde aparece sequencia das cores na tomada, pois o sensor esta sem tomada e os fios se soltaram, desde já agradeço a todos.
Sportage curta, 98/99 gasolina.
Vinicius

Vinicius Mattos
22/05/2015, 12:15
Boa tarde! Não tem ninguém que pode me ajudar? Ou conhece algum catálogo onde posso descobrir as posições dos fios do maf? Obrigado!
Vinicius

Julio Cesar Bernabe
22/05/2015, 15:15
Boa tarde! Não tem ninguém que pode me ajudar? Ou conhece algum catálogo onde posso descobrir as posições dos fios do maf? Obrigado!
Vinicius

O Sensor MAF é aquele que fica junto do filtro de Ar?

Vou tirar uma foto e lhe envio.
É melhor fazer isso pelo watsapp, se você tiver, me passa por e-mail, ou por aqui se não tiver problemas para você.

Julio Cesar Bernabe
22/05/2015, 15:19
Até agora o unico que funciona bem é o bosch mesmo, apenas uma vez comprei um ching ling que nem marca tinha que funcionou muito bem, mas era de lamina como os bosch.

[]s
(DU)

Eu precisei trocar o meu e encontrei em um desmanche vários da Bosch. exatamente o mesmo que vai na sportage, a mesma especificação.
Coloquei um e ficou excelente, resolvido meus problemas de aceleração.
É da bosch alemã.
Se alguém precisar, eu passo o contato, ou compro e envio.
Se não funcionar, ele troca.
Paguei R$ 50,00

Djalma colombo
22/05/2015, 15:48
Djalma, boa noite! Obrigado pela dica, mas se não for pedir muito sabe a posição dos fios, eles se soltaram e a viatura está oscilando e o consumo está muita auto.
Vinicius

Agora que vi a mensagem, já te dou um retorno!

Djalma colombo
22/05/2015, 16:39
Agora que vi a mensagem, já te dou um retorno!

Espero ter ajudado!

502536502537502538

Vinicius Mattos
23/05/2015, 11:20
Djalma, você me ajudou muito, vou colocar os fios na posição certa, muito obrigado.
Vinicius

Vinicius Mattos
23/05/2015, 19:13
Julio, boa noite! Com as fotos que o Djalma mandou liguei o maf, senti diferença no funcionamento do motor mas ainda está oscilando muito.
Whatsapp 24 99831-6055, muito obrigado a todos pela a ajuda.

Djalma colombo
23/05/2015, 22:18
Vinicius, verifica o emulador de bicos se não esta com problemas, talvez o maf, gnv da muito este tipo de problema, o atuador de marcha lenta praticamente fica inoperante, verifica todos os conectores tambem. Forte abraço!

Julio Cesar Bernabe
24/05/2015, 08:48
É isso ai Djalma. O meu, o emulardor de bico estava ok, mas estava sem o emulador de sonda, ele instalou e ficou ok.

Hoje ela está perfeita no GNV, sem oscilação, com a marcha lenta em 900, 850, não morre e tem força para subida e ganha velocidade natualmente.

Apenas na gasolina que depois de rodar um pouco, uns 10km, ele fica com a marcha lenta um pouco alta, em torno de 1100. quando liga é normal, mas depois fica assim.

Djalma colombo
24/05/2015, 15:31
Legal Julio, informação de grande valor!

Fabiano Carreiro
01/06/2015, 21:09
Boa Noite

Tenho uma grandsportage turbo diesel 2001, esta ligando na chave mais não da partida, ate uns dias eu segurava a chave um pouco ou mexia ela forçando ai o motor pegava dava a partida.

alguem pode me ajudar quanto a esse problema.

mflaviorodrigues
02/06/2015, 08:34
Boa Noite

Tenho uma grandsportage turbo diesel 2001, esta ligando na chave mais não da partida, ate uns dias eu segurava a chave um pouco ou mexia ela forçando ai o motor pegava dava a partida.

alguem pode me ajudar quanto a esse problema.

ou é motor de partida, ou e comutador da ignição

e fácil testar no motor de partida um um fio que vem do chicote e um cabo grosso que vai para bateria, com o carro desengatado, faça um jamper entre os dois, se o motor der a partida, isso significa que o motor de partida (arranque) esta OK e o defeito e comutador ou chicote, se o motor não girar( não der partida) o defeito e o motor de partida.

eu já passei pelo mesmo problema, era o motor de partida, foi bem simples de arrumar, precisei trocar as escovas e o automático do motor de partida. gastei na época menos de R$ 200,00 em peças e eu mesmo troquei

Léo Gauderio
21/07/2015, 19:08
olá galera do forum, tenho uma sportage 2001 diesel e estou com um problema na parte eletrica,tentei resolver mas não consegui, os piscas só estão funcionando de um lado(direito)quando coloco para o lado esquerdo queima o fuzivel,então tentei fazer um jumper no lugar do fuzivel mas não acende nada mas o relé faz o barulho normal, quando coloco o jumper o barulho fica mais rapido como se fosse lampadas queimadas..se alguém ja passou por isso e conseguiu resolver me de uma força ai..

mflaviorodrigues
22/07/2015, 09:54
olá galera do forum, tenho uma sportage 2001 diesel e estou com um problema na parte eletrica,tentei resolver mas não consegui, os piscas só estão funcionando de um lado(direito)quando coloco para o lado esquerdo queima o fuzivel,então tentei fazer um jumper no lugar do fuzivel mas não acende nada mas o relé faz o barulho normal, quando coloco o jumper o barulho fica mais rapido como se fosse lampadas queimadas..se alguém ja passou por isso e conseguiu resolver me de uma força ai..

Amigo isso e Curtu no chicote ou nas lanternas, faz assim:
Coloque o Fusível de volta (e nunca faça jumper no lugar de fusível)

depois desmonte a lanterna traseira e dianteira do lado que não esta funcionando verifique o chicote das lanternas,
com as lanternas desconectadas e o fusível no lugar, ligue a seta, se queimar fusível e chicote ou chave de seta se não queimar, e uma das lanternas, ai você deve conectar uma das lanternas novamente e refaça o teste, se o fusível queimar o problema e a lanterna que você acabou de montar, faça o teste com as duas lanternas.

olhe os conctores do chicote e da lanterna para ver se não acha o curto, uma inspeção visual ou com multímetro

ratfink7
26/07/2015, 21:52
Boa noite sou novo por aqui e tenho uma Sportage 2000 2.0 tdi gostaria da ajuda dos amigos que como eu gostam desse tipo de carro , no meu caso seria a boia de combustivel alguem sabe de alguma quer sirva , pois a dela original é impossivel de se achar por aqui ,desde já agradeço a ajuda.

ratfink7
28/07/2015, 20:17
Boa noite amigos do Forum sou novo por aqui e tenho uma Sportage tdi 2.0 que esta dando problema na boia de combustivel , alguem por aqui saberia me dizer onde encontrar uma ou se há alguma que sirva para adaptação , desde já agradeço se alguem puder ajudar.

andersoncolares
03/08/2015, 11:35
Bom dia amigos. Meu limpador traseiro ligou sozinho e não para mais. Tive que desconectar a fiação dentro do forro da tampa traseira, mas isso desligou também a luz de placas. Alguém sabe como posso resolver isso ou tenho que ir ao eletricista?

aylton21
23/08/2015, 21:59
Olá pessoal.

Tive um problema com minha Sportage 97 Diesel 2.2. Estava andando normalmente a 80km quando o motor simplesmente apagou e não ligou mais.

Alguém já passou por isso? Ela estava zeradinha, filtros trocados. o Motor de partida está normal mas ele simplesmente não dá ignição. O que poderia ser?

Notei que a luz da vela de pré-aquecimento não acende mais quando viro a chave. Parece ser um problema elétrico. alguém já passou por isso?

oi tudo bem estou com a minha sportage diesel 2001 com o mesmo problema gostaria de saber qual era o problemas?

andersoncolares
25/08/2015, 19:31
Bom dia amigos. Meu limpador traseiro ligou sozinho e não para mais. Tive que desconectar a fiação dentro do forro da tampa traseira, mas isso desligou também a luz de placas. Alguém sabe como posso resolver isso ou tenho que ir ao eletricista?

Mais ninguém passou por isso?

ratfink7
27/09/2015, 21:14
Boa noite veja o módulo de ignição e tambem o Relé de contato , tudo no painel , aproveite e teste as velas podem estar com problema, mas isso deve ser feito por alguem que entenda se você for fazer isso sem ter conhecimento pode complicar mais ainda.

ratfink7
27/09/2015, 21:16
Boa noite provavelmente é um fio encostando no outro ou falta de terra , o melhor é levar em algum eletrecista , que pode resolver seu problema.

fausefer
19/10/2015, 15:04
Boa tarde, sou novo aqui no fórum e preciso de ajuda de vocês com os vidros elétricos, tenho uma sportage curta 2001 a diesel comprei ela em março de 2015. Os vidros pararam de funcionar fiz uma verificação e o fusível que fica na caixa de fusível dentro do motor próximo a bateria estava queimado ele é 30 amperes, retirei um mesmo da caixa de fusível de 40 amperes só pra fechar os vidros até compra um novo, comprei de 30 e quando coloquei queimou na mesma hora. Onde comprei o fusível o vendedor informou que teria ser a mesma amperagem senão correria o risco de queimar a fiação. A um mês atras coloquei alarme positron e um bloqueador com medo de furto, o dono anterior me informou que ele tinha colocado uma vez um alarme e retirou porque vivia dando problema na parte elétrica do carro. O que vocês me aconselham?

Laerciolaia
28/10/2015, 09:28
Amigo estou com problema com minha sportage 96/97 gasolina, não consigo me comunicar com ninguém nos tópicos, pode me ajudar.

Passei por isso a algumas semanas atrás.
Foi o regulador que queimou. 145,00 o reparo e geral no alternador.

Ps. O alternador na minha 95 é de 45A muito fraco para o carro. Meu som com dois amplificadores já dão conta de arrebentar com o regulador.:(
Até descobrir isso tive de trocar esse regulador 3 vezes. Hoje só o cd e falantes da porta.:parede:

clairton castro
08/01/2016, 15:59
Boa tarde a todos. A lampada do painel, onde tem o relogio e o controle do ar condicionado, queimou, alguem sabe onde posso encontrar para substituir, ou de um outro carro que sirva? É uma lampada tipo pingo bem pequena com soquete. Obrigado

Thiago Silva Vitório
17/01/2016, 18:55
boa tarde a todos.
Pessoal, comprei um Sportage 1999 gasolina e estou vendo que existe algumas coisas erradas na parte da ligação de mangueiras da admissão e alguns chicotes soltos, alguém poderia me dar uma ajuda pra saber o que fazer, se tiver o manual de reparação já ajuda muito.
Valeu.

Evaldo Silva
01/02/2016, 11:59
Bom dia a todos. Preciso descobrir onde fica no painel (atrás do painel dos botões do ar-condicionado, som, etc.) que tem um relé que serve às travas das portas. A minha sportage 2001 TDi está destrancando as portas, mas não tranca mais. Fui a um "vidreiro" de carros e ele bota a mão lá dentro e diz ter um mal contato. Saio de lá com o sistema funcionando, mas passa um tempinho para de novo. Queria saber onde é exatamente para abrir, desmontar e refazer esses contatos (ou até trocar o relè se for o caso). Alguém tem dica, fotos, etc.
Obrigado e um grande abraço.
Evaldo
Campinas - SP

Evaldo Silva
01/02/2016, 12:14
Grande amigo, bom dia. Preciso descobrir onde fica no painel (atrás do painel dos botões do ar-condicionado, som, etc.) que tem um relé que serve às travas das portas. A minha sportage 2001 TDi está destrancando as portas, mas não tranca mais. Fui a um "vidreiro" de carros e ele bota a mão lá dentro e diz ter um mal contato. Saio de lá com o sistema funcionando, mas passa um tempinho para de novo. Queria saber onde é exatamente para abrir, desmontar e refazer esses contatos (ou até trocar o relè se for o caso). Tem dica, fotos, etc.?
Evaldo
Campinas - SP
Sportage 2001/01 TDi

Evaldo Silva
01/02/2016, 12:24

-----------------------------
Grande amigo, bom dia. Preciso descobrir onde fica no painel (atrás do painel dos botões do ar-condicionado, som, etc.) que tem um relé que serve às travas das portas. A minha sportage 2001 TDi está destrancando as portas, mas não tranca mais. Fui a um "vidreiro" de carros e ele bota a mão lá dentro e diz ter um mal contato. Saio de lá com o sistema funcionando, mas passa um tempinho para de novo. Queria saber onde é exatamente para abrir, desmontar e refazer esses contatos (ou até trocar o relè se for o caso). Tem dica, fotos, etc.?
Evaldo
Campinas - SP
Sportage 2001/01 TDi

regivitor
27/02/2016, 14:50
Olá Pessoal,

Existe uma unidade de controle que esta localizada aprx no pé direito do passageiro (dentro do carro) com uma etiqueta "K054 control unit" ; Esta placa controla o acionamento e o tempo das velas de aquecimento, controla o acionamento do ar condicionado e outros equipamentos que eu desconheço (mas gostaria de saber).

A placa em questão esta com defeito (liga e desliga as velas e a solenoide de acelaração com AR ligado).

Gostaria de varias informaçãoes sobre este circuito (todas as informaçãoes serão bem vindas).

No momento o carro está funcionando com 1 botão de campainha para aquecer as velas na partida (manual) e nsem AR condicionado!!

Se alguem tiver informações fico muito agradecido!!

Obrigado!!

Ola! amigo estou com o mesmo problema na minha sportage 2001, prezado como vc solucionou a questão, na época?

regivitor
27/02/2016, 14:52
Ola! amigo estou com o mesmo problema na minha sportage 2001, prezado como vc solucionou a questão, na época?

http://www.4x4brasil.com.br/forum/clear.gifED (http://www.4x4brasil.com.br/forum/editpost.php?p=2354139&do=editpost)

regivitor
27/02/2016, 14:59
Ola senhores, preciso de ajuda. Tenho uma sportage 2001 TDI, fiz ligação direta para aquecer as velas, o relê esta bom, mas como faço para testar o M054 (não sei se esta ruim), qual seria a solução mais viável, tem outro modulo que funcione na sportage, alguém sabe onde encontro o caso o meu esteja ruim.

clairton castro
27/02/2016, 23:39
Alguns meses atras, a minha começou a não pegar pela manhã, só com muito custo pegava, ficava assim + ou - uma semana, depois voltava ao normal, depois de um bom tempo fazia novamente, testei o rele e ele acionava, mas não esquentava as velas, fui até um eletrecista, expliquei a ele o que estava acontecendo, então ele mexeu na caixa de fusivel que fica dentro do capô, localizou o fusivel de aquecimento e estava nornal, mas nem conseguiu tirar o fusivel inteiro, pois estava derretido e com mal contato, funcionava quando dava contato, deve ter dado um curto, então ele cortou o fio por baixo da caixa e colocou um outro fusivel em baixo fora da caixa por baixo, agora funciona perfeitamente. Então, quem tiver problema de aquecimento, dê uma olhada se não é mal contato no fusivel.

dremerios
12/06/2017, 16:56
Boa tarde! gostaria de saber se alguém já colocou uma central multimídia na sport age modelo 96 a 2000, pois quero comprar uma central multimídia para a sportage que vou pegar daqui uma semana! porem não acho na internet uma foto de uma com a central multimídia! ALGUÉM já colocou ? se colocou precisou fazer adaptação ou só retirou aquela proteção abaixo do som ?

mfdomingues
12/06/2017, 18:33
Boa tarde! gostaria de saber se alguém já colocou uma central multimídia na sport age modelo 96 a 2000, pois quero comprar uma central multimídia para a sportage que vou pegar daqui uma semana! porem não acho na internet uma foto de uma com a central multimídia! ALGUÉM já colocou ? se colocou precisou fazer adaptação ou só retirou aquela proteção abaixo do som ?

Seja bem vindo amigo, vi a central multimídia da pioner de 8' e uma da Sony também, elas cabem ali embaixo onde fica o som original, tem que remover parte daquela proteção plastica (que [e removível mesmo) e encaixam certinho (lembre-se 8').

Mas se eu fosse você não gastaria dinheiro com isto porque pouco poderá aproveitar, a o local é muito baixo e fica ruim visualizar, principalmente para o motorista e o carona.

Para fica legal tem que ser com tela retratil, mas vai sobrepor os botões do AC.

dremerios
13/06/2017, 17:15
Boa tarde MFDOMINGUES! eu tenho uma retrátil em uma MERCEDES BENZ e sinceramente não gostei! acho lindo a de painel! porem as centrais multimídias tem o padrão de tamanho 2 din (equivalente a 2 aparelhos de som) o tamanho da tela varia dos botoes laterais e etc! porem o tamanho padrão de todas precisa ser de no máximo 10 centímetros de altura! então se eu comprar vai servir normalmente ? vc teria fotos dessa sportage cm central multimídia ?

mfdomingues
13/06/2017, 17:46
Boa tarde MFDOMINGUES! eu tenho uma retrátil em uma MERCEDES BENZ e sinceramente não gostei! acho lindo a de painel! porem as centrais multimídias tem o padrão de tamanho 2 din (equivalente a 2 aparelhos de som) o tamanho da tela varia dos botoes laterais e etc! porem o tamanho padrão de todas precisa ser de no máximo 10 centímetros de altura! então se eu comprar vai servir normalmente ? vc teria fotos dessa sportage cm central multimídia ?

Vou ver se consigo umas fotos e posto aqui.

dremerios
13/06/2017, 17:51
Vou ver se consigo umas fotos e posto aqui.

Obrigado! estou no aguardo!

Brunogsmontarroyos
14/06/2017, 22:36
Boa noite a todos, qual a função ec at ?

mfdomingues
16/06/2017, 22:12
Segue as imagens da central instalada na sport do Dorner, eh uma 2 din. Segundo ele a moldura teve que ser removida, senão não entrava no espaço, mas deu certo no console

548946548948548949548950

dremerios
17/06/2017, 09:27
Segue as imagens da central instalada na sport do Dorner, eh uma 2 din. Segundo ele a moldura teve que ser removida, senão não entrava no espaço, mas deu certo no console

548946548948548949548950

esse modelo é diferente da minha! a minha é aquela que parece MADEIRA! aonde os botoes do ar fica grudados no som e tem uma capinha na parte de baixo! eu comprei a central e to esperando chegar para ADAPTAR depois vou tirar umas fotos e posto aqui!

dremerios
26/06/2017, 10:24
549291549292549293

Bom dia Pessoal, conforme prometido! segue foto da central instalada!
modelo GRAN SPORTAGE 1999!
tive que literalmente ADAPTAR!
comprei uma moldura UNIVERSAL! tive que recortar ela reduzir pela metade o fundo!
tive que raspar a aba de cima e a de baixo! as laterais deixei INTEIRA!
porem resultado final ficou PERFEITO!

Duvidas só chamar que eu respondo!

Matheus V Franca
26/01/2018, 21:24
Boa noite galera, estou com um problema nas minhas velas aquecedoras ou na luz que indica o funcionamento delas no painel. Há mais ou menos 1 mês a luz que indica que as velas estão funcionando aparece quando quer. Quando elas não aparecem eu não consigo ligar o carro. Vocês sabem o que pode estar acontecendo pra essa luz estar apresentando o defeito ? Seria problema nas velas ou em algum relé ?

Djalma colombo
01/02/2018, 10:11
[QUOTE=Matheus V Franca;2462505]Boa noite galera, estou com um problema nas minhas velas aquecedoras ou na luz que indica o funcionamento delas no painel. Há mais ou menos 1 mês a luz que indica que as velas estão funcionando aparece quando quer. Quando elas não aparecem eu não consigo ligar o carro. Vocês sabem o que pode estar acontecendo pra essa luz estar apresentando o defeito ? Seria problema nas velas ou em algum relé ?[/

Liga um positivo direto nelas pra fazer um teste, se funcionarem pode ser fusível, relé ou centralina!

nandoloko123
17/11/2018, 11:05
www.kiatechinfo.com (http://www.kiatechinfo.com)
é só se cadastrar, tem o esquema elétrico e mecanico.
[]s
(DU)

Olá amigo tentei hoje fazer o cadastro porem agora para poder ter acesso aos materias tem um sistema de pagamento será que não tem outra alternativa

nandoloko123
17/11/2018, 11:28
Bom Dia Senhores!!
Amigos preciso muito da ajuda de vocês, bueno o que acontece é o seguinte acabei de adquirir uma sportage MRDI 2.0 1999 porém quando fui averiguar o por que os botões do painel não acionavam o pisca-alerta desembaçador traseiro e ar-condicionado me de parei com a seguinte situação imagem em anexo:
562636

O que preciso amigo é do esquema elétrico da Sportage 1999 já fui naquele Kiatechinfo porém agora para ter acesso ao material é necessário fazer pagamentos mensais e eu queria conseguir este esquema free vocês tem alguma fonte confiavel ou até o PDF do esquema seria de grande ajuda para mim.

Obrigado pela atenção.

voadorpx
23/12/2018, 10:55
Tambem estou precisando do esquema elétrico, a minha é uma TDI 2.0 2001 Diesel...

Drako
14/07/2019, 19:03
Marcus, obrigado pela dica! Encontrei o relé e percebi pela sua aparencia que ele já havia sido aberto. Aproveitei e também abri. O fio da bobina estava rompido e refiz a solda. Em teste de bancada o relé funciona mas no local não. Vou continuar procurando o defeito. O que me espanto é que existe tensão constante nos fios tanto de acionamento do relé como no que vai para as velas aquecedoras, o que pode ter danificado. Acredito que alguem tenha feito uma gambiarra das bravas. As vezes penso em quem colocou o alarme, trava, vidro eletrico e ligou no primeiro fio que encontrou. O alarme estava com corta corrente ligado em um fio preto/amarelo abaixo do volante, assim penso que tambem possa ter danificado outro componente. Existe algum temporizador que controla o sistema??? Caso alguem tenha alguma sugestão, obrigado!!!

Boa noite Ebilla!
Estou com o mesmo problema que você teve. Você encontrou o defeito e a solução?

lucasgfb
08/07/2020, 19:48
Galera boa noite tô precisando de ajuda com minha Sportage 98 mrdi gasolina.
Esse carro tava muito tempo parado sem motor quando peguei ele, coloquei o motor dela agr só que tem alguns conectores que não achei onde ligar, se alguém tiver uma Sportage a gasolina e quiser me ajudar chama no WhatsApp pfv precisando muito botar esse carro pra andar
Número 85 9 99427675

Djalma colombo
23/12/2020, 23:59
Boa noite, como esta a manutenção, conseguiu o ajuda? Você pode ver os manuais na pagina do facebook CLUBE KIA SPORTAGE BRASIL 95/03 ou no grupo do whatszapp https://chat.whatsapp.com/2jbGqD1zlydJzOUOU3Vak7

flavio rebello
28/03/2024, 19:31
Fala Rildo filho
Tirei umas fotos do esquema que voce quer saber...Se precisar de outras me avise que eu mando mais.
Grande Nivoide,
A buzina fica atras da grade dianteira, entre a grade e a parte da frente do radiador..
Valeu pessoal
qualquer coisa estamos ai
Mateus.
Qual a função desse solenoide qual o nome certo da peça, onde compro uma nova pois a minha esta quebrada.

EDuarte
29/03/2024, 08:46
Qual a função desse solenoide qual o nome certo da peça, onde compro uma nova pois a minha esta quebrada.

Bom dia Flavio, qual solenoide vc se refere?

[ ]s
(DU)