Ver Versão Completa : SPORTAGE - Elétrica e Eletrônica
Pageui 120 reais para trocar, testar, dar um alimpeza geral e tudo mais...ficou zero.
Claudiolcfj
08/04/2009, 00:47
Boa noite a todos!
Sou iniciante aqui. Sempre quiz comprar uma Sportage mas todo mundo ficava enchendo "vai fazer besteira...olha lá!!":???:, mas agora depois de alguns anos resolvi encarar. Por uma enorme coincidência logo que comecei a procurar, encontrei uma linda por dentro e por fora, prata, gas., 97 :dance:. Pensei...vou comprar e surpreender a patroa e as crianças...fiz tudo na surdina e hoje comprei...chego em casa e a mulher fez a maior festa... fomos então buscar a molecada na escola, pra fazer aquela presença. Eles viram e fizeram a maior festa... até que............começo a andar, ainda perto da escola e sobe um baita cheiro de queimado, maior fumaceira:shock:...deço correndo, pego extintor, abro o capô e nada...na frente não tinha nada... maior vergonha. Enfim o problema foi o sistema de vidros elétricos que deu curto bem no comando da porta do motorista. Levei em duas auto-elétricas e os caras não quiseram nem colocar a mão:evil:. Ou seja, do céu ao infer.. em menos de um dia.
Alguém conhece alguém em Curitiba ou proximidade que possa concertar?
imoveisbranco
08/04/2009, 10:28
Boa noite a todos!
Sou iniciante aqui. Sempre quiz comprar uma Sportage mas todo mundo ficava enchendo "vai fazer besteira...olha lá!!":???:, mas agora depois de alguns anos resolvi encarar. Por uma enorme coincidência logo que comecei a procurar, encontrei uma linda por dentro e por fora, prata, gas., 97 :dance:. Pensei...vou comprar e surpreender a patroa e as crianças...fiz tudo na surdina e hoje comprei...chego em casa e a mulher fez a maior festa... fomos então buscar a molecada na escola, pra fazer aquela presença. Eles viram e fizeram a maior festa... até que............começo a andar, ainda perto da escola e sobe um baita cheiro de queimado, maior fumaceira:shock:...deço correndo, pego extintor, abro o capô e nada...na frente não tinha nada... maior vergonha. Enfim o problema foi o sistema de vidros elétricos que deu curto bem no comando da porta do motorista. Levei em duas auto-elétricas e os caras não quiseram nem colocar a mão:evil:. Ou seja, do céu ao infer.. em menos de um dia.
serviço rápido e barato
http://www.soportas.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemid=22 (http://www.soportas.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=23&Itemid=22)
CarlinBC
08/04/2009, 10:49
Boa noite a todos!Sou iniciante aqui. Sempre quiz comprar uma Sportage mas todo mundo ficava enchendo "vai fazer besteira...olha lá!!(...)Enfim o problema foi o sistema de vidros elétricos que deu curto bem no comando da porta do motorista. Levei em duas auto-elétricas e os caras não quiseram nem colocar a mão:evil:. Ou seja, do céu ao infer.. em menos de um dia
Bom dia Claudio...
Qualquer produto industrializado ou não, novo ou usado, está sujeito a defeitos. O último carro que voce vendeu pode ter dado defeito com o novo dono também.O carro zero KM tem garantia porque é falível.
Minhas opniões:
1-Besteira, voce fez de não ter comprado há mais tempo.
2- Agradeça aos caras que nem quiseram colocar as mãos porque com certeza absoluta não seriam os melhores a mexer na viatura.
3-Não vá ao inferno por tão pouco. Vá passear em uma estradinha de terra com a patroa e filhos para voce ver como o céu é muito melhor e mais perto.
Desejo que faça bom uso e tenho certeza que terá muito mais prazer que aborrecimentos.:concordo:
Bom dia Claudio...
Qualquer produto industrializado ou não, novo ou usado, está sujeito a defeitos. O último carro que voce vendeu pode ter dado defeito com o novo dono também.O carro zero KM tem garantia porque é falível.
Minhas opniões:
2- Agradeça aos caras que nem quiseram colocar as mãos porque com certeza absoluta não seriam os melhores a mexer na viatura.
3-Não vá ao inferno por tão pouco. Vá passear em uma estradinha de terra com a patroa e filhos para voce ver como o céu é muito melhor e mais perto.
Desejo que faça bom uso e tenho certeza que terá muito mais prazer que aborrecimentos.:concordo:
Assino embaixo. :palmas:
[]s
(DU):concordo:
eu tambem,muito sábia as palavras do carlin.
ALEXANDRE MIETTI
08/04/2009, 23:44
Fiquei na mão sábado, lá em são joão da boa vista, na casa do meu primo, 250 km aqui de casa.
Voltou o maldito do problema que hávia parado.
Após andar com a viatura, com ela quente, ia dar a partida, não pegava na primeira, na segunda, só o "tec" "tec", passavam uns 10 minutos e ela pegava normal.
Desta vez ela não pegou mais, pior que já tinha deixado no mecanico e não havia acontecido nenhuma vez com ele então não havia achado o problema.
Um conhecido dele me indicou um eletricista que já havia mexido na besta que ele tem, desmontou o motor de arranque, o induzido tava torrado, tive que deixar a viatura lá, ficou pronta ontem 250 latas pro espaço...o cara me garantiu que este era o problema, desmontou o motor e mandou enrrolar novamente, vou pegá-la na sexta feira, até agora meu primo disse que não deu mais problema, tá só tirando onda com a viatura...
Voltei de UNO ECONOMI WAY, até tem a aparencia de off road, mas só a aparência, mas o consumo :dance:
Claudiolcfj
10/04/2009, 17:27
Bom dia Claudio...
Minhas opniões:
Valeu CarlinBC,
Já resolvi a pane. Achei uma auto-elétrica que resolveu o problema rapidinho. O comando dos vidros entrou em curto e torrou toda a fiação, o serviço foi bom e barato, o difícil foi achar os componentes, mas algumas horas rodando deram um jeito.
Agora estamos aproveitando...curtindo a viatura.
Té mais!
CarlinBC
10/04/2009, 18:01
Valeu CarlinBC,Já resolvi (...) o serviço foi bom e barato, o difícil foi achar os componentes, mas algumas horas rodando deram um jeito.Agora estamos aproveitando...curtindo a viatura.Té mais!
Olá Claudio...
Tem em um tópico, uma discussão interessante sobre o sistema de levantamento dos vidros.Várias soluções com peças de carros nacionais que se encaixam. Não me lembro o nome do tópico mas dê uma olhada.
Boa sorte!
Costa Junior
11/04/2009, 00:33
Boa noite a todos!
É isso, Cláudio. Concordo com o CarlinBC plenamente.
O problema nao é exatamente da viatura, mas provavelmente de quem lhe vendeu, que pode ter feito uma armadilha pra vc. As vezes uma ganbiarrazinha que pipoca na sua mão.
Comigo foi assim. Comprei a viatura, estava euforico com ela e de repente, o cabeçote foi pro pau.
Troquei e estou muito satisfeito com o jipe, que não me deu mais problemas, principalmente depois que instalei, com a supervisão do amigo Trojão, o sistema de monitoramento da temperatura da agua do radiador.
Ando sossegado.
Abraços a todos que tem tido tanta boa vontade de ajudar aos sportagers.
Robinho da Jaguatirica
13/04/2009, 16:24
É isso, Cláudio. Concordo com o CarlinBC plenamente.
O problema nao é exatamente da viatura, mas provavelmente de quem lhe vendeu, que pode ter feito uma armadilha pra vc. As vezes uma ganbiarrazinha que pipoca na sua mão.
Comigo foi assim. Comprei a viatura, estava euforico com ela e de repente, o cabeçote foi pro pau.
Troquei e estou muito satisfeito com o jipe, que não me deu mais problemas, principalmente depois que instalei, com a supervisão do amigo Trojão, o sistema de monitoramento da temperatura da agua do radiador.
Ando sossegado.
Abraços a todos que tem tido tanta boa vontade de ajudar aos sportagers.
:concordo:, sempre um prazer dar uma mão, e receber uma mão:concordo::palmas::dance:
Robinho
essa questão da ajuda neste fórum aqui é muito boa,pois ja participei de vários fórum e ate hoje os mais legais foram os dos camaradas do niva e dos sportage.
parabens a todos e que continuem assim
Oi, Marcsport
com que vc fixou os relogios? com cola ou furou?
aqui vai uma sugestão eu coloquei no meu carro e ficou bom.
comprei em uma loja de acessórios,o nome é coluna de instrumentos.
Robinho da Jaguatirica
15/04/2009, 15:52
aqui vai uma sugestão eu coloquei no meu carro e ficou bom.
comprei em uma loja de acessórios,o nome é coluna de instrumentos.
O problema é encontrar coluna, a de gol tem em todo lugar, mas para as sportages....:discordo:
Boa lama!
Robinho
O problema é encontrar coluna, a de gol tem em todo lugar, mas para as sportages....:discordo:
Robinho, taí uma pra ajudar no orçamento. Começar a fabricar a coluna para instrumentos para a spt. :evil:
Robinho da Jaguatirica
15/04/2009, 18:12
Robinho, taí uma pra ajudar no orçamento. Começar a fabricar a coluna para instrumentos para a spt. :evil:
Tem um camarada aqui no Ouro preto que faz sob encomenda, deve sair a uns 120 latas, o nome dele é Lesson, conhece muito de preparação de suspensão (rebaixada) e de som.
Boa lama!
Robinho
existem vários tipos de colunas,será que uma dessas não se encaixa?
ALEXANDRE MIETTI
15/04/2009, 23:20
AE GALERA, PEGUEI MINHA VIATURA DE VOLTA NO SÁBADO, O ELETRICISTA LÁ DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA CONSERTOU O MOTOR DE ARRANQUE, FICOU DEZ, MAS AGORA A CADA +/- 5 PARTIDAS, ELA NÃO PEGA, DÁ A IMPRESSÃO DE QUE O MOTOR DE ARRANQUE NÃO ACOPLA, SEI LÁ COMO SE DIZ, SOU NÓ CEGO EM MECANICA, FAZ SÓ UM "ZUM" ELE ME DISSE QUE DEVE SER O BENDIX, ALGUÉM JÁ TROCOU ISSO OU SABE SE EXISTE ALGUM SIMILAR :putz:
ATÉ MAIS.
Com certeza é o bendix...ué, mas o cara nao fez serviço todo? Garantia?
Eu to com um problema com a ETAC, na verdade é na porta do motorista...só abre as travas, mas nao ta trancando mais...tive de capar o sistema e deixar tudo manual!
Baixei o manual de reparo da net, mais de 30 folhas...imprimi e agora vou começar o desmanche....risos
Alguem ja fez isso?
comenale
16/04/2009, 09:33
AE GALERA, PEGUEI MINHA VIATURA DE VOLTA NO SÁBADO, O ELETRICISTA LÁ DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA CONSERTOU O MOTOR DE ARRANQUE, FICOU DEZ, MAS AGORA A CADA +/- 5 PARTIDAS, ELA NÃO PEGA, DÁ A IMPRESSÃO DE QUE O MOTOR DE ARRANQUE NÃO ACOPLA, SEI LÁ COMO SE DIZ, SOU NÓ CEGO EM MECANICA, FAZ SÓ UM "ZUM" ELE ME DISSE QUE DEVE SER O BENDIX, ALGUÉM JÁ TROCOU ISSO OU SABE SE EXISTE ALGUM SIMILAR :putz:
ATÉ MAIS.
Isso realmente pode acontecer e o problema está ligado ao Bendix, pois ele é que faz o "engate" do motor de arranque na gremalheira para, assim, girar o motor.
O estranho é o eletricista não ter detectado esse problema, uma vez que "consertou" o motor de arranque.
O motor de arranque ou bendix similar deve ser da Besta, desde que seu motor seja diesel.
ALEXANDRE MIETTI
16/04/2009, 21:01
Isso realmente pode acontecer e o problema está ligado ao Bendix, pois ele é que faz o "engate" do motor de arranque na gremalheira para, assim, girar o motor.
O estranho é o eletricista não ter detectado esse problema, uma vez que "consertou" o motor de arranque.
O motor de arranque ou bendix similar deve ser da Besta, desde que seu motor seja diesel.
A minha é a gasolina, o problema foi que o caro quebrou na casa do meu primo, a 250 Km de onde moro, o eletricista fez o serviço do motor de arranque, o problema do bendix, deu no dia que meu primo veio me trazer o carro de volta, mas mesmo assim ele levou devolta no cara e deram umas 500 partidas e nada aconteceu, agora é que está se agravando, vou ter que consertar por aqui mesmo.
Valeu.
RILDO FILHO
17/04/2009, 13:54
Pessoal, boa tarde.
Eu to com um problema no marcador de combustível (Gasolina), ele ta marcando meio tanque com o tanque cheio. O que vocês acham pode ser a bóia ou algum problema elétrico, terei que comprar uma original ou existe alguma bóia adaptável ? To aguardando alternativas.
Abraços a todos,
Rildo Filho
Rildo,
Este marcador é uma b.... :odedo:mesmo. O meu fica o tempo inteiro marcando cheio, quando vai aproximando dos 300 km rodados ele cai de uma vez só para o marcador de meio tanque, parece ser bóia.
Robinho da Jaguatirica
19/04/2009, 22:58
Caríssimos,
Tirem este ódio de seus coraçõezinhos!:mrgreen:
Nunca possuí, conheci, ou tive notícias de nenhum marcador de combustível de nenhum veículo que realmente funcionasse, todos ficam lotados e derepente entram em queda livre, no final é tudo iguall :concordo:
O que realmente iomporta é acender a luz da reserva.:pipoca:
Boa lama!
Robinho
Rildo,
Este marcador é uma b.... :odedo:mesmo. O meu fica o tempo inteiro marcando cheio, quando vai aproximando dos 300 km rodados ele cai de uma vez só para o marcador de meio tanque, parece ser bóia.
Risos.
A minha é assim: Enche o tanque ela sobe: beleza. Dai vc anda uns 200 km e ela nao mexe. De repente ela começa a descer, descer, descer, dá pra ver o ponteiro se mexendo. Dai vc pensa, por furou o tanque e começa a olhar apra o retrovisor...
O ponteiro chega a um risco abixo do meio tanque. Dai vc pensa: tomara que minha mulher não veja isso! Dai o ponteiro começa a subir e vai até o 3/4 de novo e depois começa a marcar "certo".
A minh anao funga o esquem ade acender a luz de reserva. Só acende no check qdo liga a chave.
Robinho,
Realmente a unica coisa que marca certo é quando chega na reserva. Quando acende a luz de cor laranja é bater e valer, tem apenas dez litros no tanque. Já conferi algumas vezes. Mas eu tô puto mesmo é como e pq controem um carro que tem um dos lados mais baixo que o outro.
Marcos Vaz
13/05/2009, 16:00
Caros amigos,
Será que alguém tem, ou pode me informar onde consigo o esquema elétrico da Sportage 2.0 16V ano 96/97.
Ou algum site na net que tenha?
Estou precisando muito.
Obrigado
www.kiatechinfo.com
é só se cadastrar, tem o esquema elétrico e mecanico.
[]s
(DU)
Marcos Vaz
14/05/2009, 09:35
www.kiatechinfo.com
é só se cadastrar, tem o esquema elétrico e mecanico.
[]s
(DU)
Edu, já sou cadastrado mas não acho nada lá.
Meu inglês é muito ruim.
Será que vc pode me mandar o link da página onde esta o esquema elétrico?
Gleison BH
14/05/2009, 10:20
POIS É. LEVEI O CARRO ONTEM NUM AUTO ELÉTRICO. ELE INSTALOU OS DOIS RELÉS E O FUSÍVEL EM UMA DAS PORTAS TRASEIRAS.
FICOU REALMENTE RÁPIDO.
O PROBLEMA É QUE NA HORA QUE ESTÁ FUNCIONANDO COM O RELÉ O CONTROLE DA PORTA DO MOTORISTA NÃO FUNCIONA. QUANDO ACIONA O ALARME ELE SOBE SÓ 1CM E PARA. SE ACIONAR DE NOVO, SOBE MAIS 1CM.
QUANDO RETIRA O RELÉ, FICA TUDO FUNCIONANDO COMO ANTES, MAS MUITO LENTO.
O QUE PODE SER???
Citação:
Postado originalmente por RILDO FILHO http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=825890#post825890)
Pessoal, boa tarde..... então ele instalou 2 relés de 5 pinos, no negativo, um pra subir e outro pra descer, ficou como novo.....
Realmente , a instalação dos reles tem dado vida nova à porta das Sportages. Estou a 5 meses já em estado de luademel (lua-de-mel) com minhas portas graças a isso. Vide postagens anteriores.
Oi Marcos.
Para o sistema eletrico do motor:
1º - Faça o login
2º - No menu do lado esquerdo clica em Shop
3º - Em MODEL clique em Sportage(AL)
4º - Clica em 1996 > G2.0 DOHC
5º - Clica em Engine Eletrical System
Para o sistema eletrico geral:
1º - Faça o login
2º - No menu do lado esquerdo clica em ETM
Pronto, é só aproveitar, ja me ajudou bastante.
Qualquer coisa é só falar.
[]s
(DU)
Marcos Vaz
14/05/2009, 12:55
Oi Marcos.
Para o sistema eletrico do motor:
1º - Faça o login
2º - No menu do lado esquerdo clica em Shop
5º - Clica em Engine Eletrical System
Para o sistema eletrico geral:
1º - Faça o login
2º - No menu do lado esquerdo clica em ETM
Pronto, é só aproveitar, ja me ajudou bastante.
Qualquer coisa é só falar.
[]s
(DU)
Valeu Edu, muito obrigado
Alguém poderia me informar se as lanternas traseiras das 99 (2 cores) servem nos furos da 97 (3 cores) ?
Para quem interessar, cabem certinho as lanternas 2008 em diante na 2007. Até o chicote é o mesmo. ok?:concordo:
Para quem interessar, cabem certinho as lanternas 1998 (2 cores)em diante na 1997 (3 Cores). Até o chicote é o mesmo. ok?:concordo:
Para quem interessar, cabem certinho as lanternas 1998 (2 cores)em diante na 1997 (3 Cores). Até o chicote é o mesmo. ok?:concordo:
Ótima dica.Valeu!
Bem, se achar alguem que queira trocar as lanternas novas nas minhas velhas e o meu capo gasolina num capo verde da diesel...me fala!
Júlio C. A. Santos
03/06/2009, 20:32
Nava,
Estive analisando... Se colocar o capô da Sportage diesel no motor a gasolina, não vai molhar constantemente o motor (em dia chuvoso) podendo ocorrer danos a alguns sensores?
Abraço :concordo:
Bem, se achar alguem que queira trocar as lanternas novas nas minhas velhas e o meu capo gasolina num capo verde da diesel...me fala!
Como a minha antiga (3 cores) tinha quebrado, resolví colocar o modelo 98 que (acho) é mais bonita. Ficou legal. 8)
Quanto ao capô , estava vendo um scoope par colocar , só pra fazer imagem. Penso como meu vizinho de São Chico que a abertura de entrada de ar da Diesel vai fazer molhar a parte superior (velas) da gasolina. Estes dias tinha um capô diesel por 150R$ no ML. :pensativo:
Olá sportagemaníacos, saudações, sou novo no forum, tenho uma sport 97 a gasolina e tenho uma dúvida que acredito que alguem por aqui saberá solucionar. Existe um soquete com fiação desplugado atras do painel da minha viatura e não sei pra que serve. Fica mais ou menos atrás do aparelho de som, mas não é o soquete de entrada para o aparelho som.
Alguém que ja tenha desmontado o painel ja encontrou esse dito cujo, e sabe dizer pra que serve?
Valew, abraço
CarlinBC
22/07/2009, 08:43
Olá RAFAX...
Também seja bem vindo. Até onde vai meu conhecimento, todo chicote e parte elétrica de um veículo, seja ele, automóvel, motocicleta, caminhão, etc., já sai de fábrica com predisposição elétrica a outros componentes. Isto acontece para o caso do veículo se tornar, por exemplo: de uso policial, ambulância, bombeiros, etc., e neste caso seriam utilizados outros aparelhos a mais, tais como, sirenes, luzes extras, rádios comunicadores, etc...
Abçs...
Marcos Vaz
22/07/2009, 09:32
Olá RAFAX...
Também seja bem vindo. Até onde vai meu conhecimento, todo chicote e parte elétrica de um veículo, seja ele, automóvel, motocicleta, caminhão, etc., já sai de fábrica com predisposição elétrica a outros componentes. Isto acontece para o caso do veículo se tornar, por exemplo: de uso policial, ambulância, bombeiros, etc., e neste caso seriam utilizados outros aparelhos a mais, tais como, sirenes, luzes extras, rádios comunicadores, etc...
Abçs...
Rafax, seri bom se vc conseguisse tirar uma foto do tal chicote, tire a moldura do painel, que não é difíssil e procure bater uma foto, principalmente do conector.
Mas se seu carro não tiver apresentando nenhum problema como luzes do painel apagadas ou coisa parecida, então é como o companheiro Carlin falou, seria um Stand-by.
Obrigado pelas boas vindas!
Bom, assim que eu puder vou desmontar uma parte do painel para fotografar esse chicote pois estou muito curioso para descobrir a finalidade. Acredito que muitos dos frequentadores do forum, assim como eu, buscam conhecer o máximo possível das nossas viaturas, então vamos nessa.....abraço
CarlinBC
23/07/2009, 10:08
Obrigado pelas boas vindas!Bom, assim que eu puder vou desmontar uma parte do painel para fotografar esse chicote pois estou muito curioso para descobrir a finalidade. Acredito que muitos dos frequentadores do forum, assim como eu, buscam conhecer o máximo possível das nossas viaturas, então vamos nessa.....abraço
Voce verá plugs conectores extras em todo o sistema elétrico do seu carro, sob o carpete, sob o tabelier, no painel de instrumentos, na cx. do motor,sobre o forro do teto,na parte tras. junto as lanternas, etc... A fiação de um carro é preparada para "atender" toda uma linha de acessórios, que não estará disponível em todos os modelos. Exemplos:bancos, travas e vidros elétricos, sensores de Air Bag's, freios ABS, luzes de cortesia, computador de bordo,etc...Na caixa de fuzíveis e de relés do seu carro "sobra" muito espaço para outros. Prá isso!!!
ferrazmig
27/07/2009, 10:59
Bom dia!
Por favor preciso do esquema eletrico do ar condicionado da esportage 1999 gasolina .
Júlio C. A. Santos
30/07/2009, 01:59
Pessoal,
Ontem quando eu dirigia a noite, a luz da bateria e do combustível acenderam no painel. Quando cheguei em casa desliguei motor e liguei novamente, as luzes não se apagaram mesmo com motor funcionando. Também reparei que quando acelero o marcador de temperatura desce um pouco. Putz! Uma pane geral? Alguém já passou por isso?
Abraço
Robinho da Jaguatirica
30/07/2009, 09:56
Pessoal,
Ontem quando eu dirigia a noite, a luz da bateria e do combustível acenderam no painel. Quando cheguei em casa desliguei motor e liguei novamente, as luzes não se apagaram mesmo com motor funcionando. Também reparei que quando acelero o marcador de temperatura desce um pouco. Putz! Uma pane geral? Alguém já passou por isso?
Abraço
Oi Júlio,
Cheque o aterramento e carga do alternador.
Boa lama!
Robinho
Nisito BH-MG
30/07/2009, 21:01
Oi Júlio,
Cheque o aterramento e carga do alternador.
Boa lama!
Robinho
Passei por isso a algumas semanas atrás.
Foi o regulador que queimou. 145,00 o reparo e geral no alternador.
Ps. O alternador na minha 95 é de 45A muito fraco para o carro. Meu som com dois amplificadores já dão conta de arrebentar com o regulador.:(
Até descobrir isso tive de trocar esse regulador 3 vezes. Hoje só o cd e falantes da porta.:parede:
DouglasMac
31/07/2009, 00:15
Júlio, o regulador é aquele sujeito que fica aparafusado (dois) no alternador, retangular. Coloquei de Besta.:concordo:
LAMA!!
DouglasMac
31/07/2009, 00:21
Obrigado pelas boas vindas!
Bom, assim que eu puder vou desmontar uma parte do painel para fotografar esse chicote pois estou muito curioso para descobrir a finalidade. Acredito que muitos dos frequentadores do forum, assim como eu, buscam conhecer o máximo possível das nossas viaturas, então vamos nessa.....abraço
O Rafax, seja bem vindo.
Não perca seu tempo, no painel do lado do motorista voce vai encontar mais tres plugs à toa além deste atrás do som, dentro do cofre do motor mais "uns".
Pode crer no que o Carlin e o Marcos Vaz disseram, é isso.
LAMA!!
DouglasMac
31/07/2009, 00:26
Bom dia!
Por favor preciso do esquema eletrico do ar condicionado da esportage 1999 gasolina .
Ô Ferraz, seja bem vindo (apesar de ter entrando pela porta dos fundos).hehehe.:twisted:
Rapaz, to vendo seu desespero atras de esquema elétrico do ar, não seria melhor dizer o que esta acontecendo pra gente ve se te ajuda?
Dependendo até conseguimos, mas conta aí sua estória.:concordo:
Ajoelhou tem de rezar.
LAMA!!
Júlio C. A. Santos
06/08/2009, 11:09
Pessoal,
Semana passada antes de ir viajar eu havia relatado que a luz da bateria não se apagava com o motor funcionando. Levei no auto elétrico, para dar uma geral no alternador, o problema era na PLACA DO ALTERNADOR, coloquei uma recondicionada por R$ 250,00 (com garantia), uma nova custa uns R$ 650,00 por aqui segundo o auto elétrico. Aproveitei para trocar o rolamento que estava tão detonado que agora o motor ficou até mais silencioso, tudo custou R$ 380,00, ficou 100%.
Abraço
DouglasMac
12/08/2009, 20:04
Marcelo, tô migrando a conversa pra cá.
Sei que voce também é profissional na área e gostaria da sua opinião a respeito do esquema que estavamos discutindo do controle de temperatura com sensor termo J.
Quanto mais info melhor. :concordo:
LAMA!!
MarcSport
12/08/2009, 21:57
Marcelo, tô migrando a conversa pra cá.
Sei que voce também é profissional na área e gostaria da sua opinião a respeito do esquema que estavamos discutindo do controle de temperatura com sensor termo J.
Quanto mais info melhor. :concordo:
LAMA!!
Acho que perdi o andamento da discussão... em que pé está?
DouglasMac
19/08/2009, 00:55
Estávamos assim: sensor termo J, instalado na "gambitech" da conexão direta para eliminar o radiador do ar quente, ligado ao "relógio", passando por inversor 12V x 127V. Lembrou?
Júlio, voce foi roubado, alternador novo sem a bomba de óleo sai a R$500,00. Essa placa é uma merdha...os diodos queimam com um peido.
Existe a placa nova por R$180,00. É a mesma da Besta.
LAMA!!
Júlio C. A. Santos
22/08/2009, 00:00
Douglas,
Placa nova por R$180,00?:pensativo: Aqui na região estão cobrando de R$ 250,00 a R$ 350,00 numa placa recondicionada:putz:e R$ 650,00 por uma nova.:oops: E o alternador novo completo R$ 1.450,00.:shock:
DouglasMac
22/08/2009, 15:20
Júlio, recondicionadas não valem nada. Só trocam o diodo queimado, mas os outros já estão cansados.
A turma de BH (Gleisson/Robin e cia) poderiam olhar lá o nome/fone daquela loja no bairro São Francisco, avenida atrás do Corpo de Bombeiros que só trabalha com material elétrico automotivo? :concordo:
Foi lá que comprei uma placa completa por R$180,00, mas já perdí a NF para te informar o fone.
LAMA!!
Robinho da Jaguatirica
22/08/2009, 19:29
Júlio, recondicionadas não valem nada. Só trocam o diodo queimado, mas os outros já estão cansados.
A turma de BH (Gleisson/Robin e cia) poderiam olhar lá o nome/fone daquela loja no bairro São Francisco, avenida atrás do Corpo de Bombeiros que só trabalha com material elétrico automotivo? :concordo:
Foi lá que comprei uma placa completa por R$180,00, mas já perdí a NF para te informar o fone.
LAMA!!
A distribuidora chama Triângulo, trabalha com elétricos, eletrônicos e filtros, os preços são ótimos mesmo, só peça de qualidade, o telefone é 31-2103-0800.
Se alguém precisar pode contar comigo aqui no Buracozonte, compro e despacho:concordo:.
Boa lama!
Robinho
DouglasMac
23/08/2009, 20:56
ESSA MESMO!! Valeu Robin.:palmas:
Essa loja tem até o diodo avulso, mas nem vale a pena, troca um, queima outro. Tem até o alternador completo.
Se faltar no estoque eles encomendam e entregam certinho.
Favor ao administrador da seção de lojas (Lucena) adicioanar esta loja.
LAMA!!:concordo:
imoveisbranco
23/08/2009, 21:19
Pessoal,
Semana passada antes de ir viajar eu havia relatado que a luz da bateria não se apagava com o motor funcionando. Levei no auto elétrico, para dar uma geral no alternador, o problema era na PLACA DO ALTERNADOR, coloquei uma recondicionada por R$ 250,00 (com garantia), uma nova custa uns R$ 650,00 por aqui segundo o auto elétrico. Aproveitei para trocar o rolamento que estava tão detonado que agora o motor ficou até mais silencioso, tudo custou R$ 380,00, ficou 100%.
Abraço
acabei de trocar a placa completa original,na KIA por R$430.00
Marcos Vaz
24/08/2009, 11:59
Ok amigos, tenho um desafio que talvez para alguns seja galho fácil.
Na foto abaixo vocês vêem o painel da minha viatura na estrada. Reparem que estou a 80 km e meu RPM está a 4.500 giros. Para os que não sabem, meu motor é AP 1.8 gasolina.
Bom, darei algumas dicas para a solução do problema. Minha bobina é de gol MI, não sei se o RPM original era ligado nas bobinas ou no alternador, eu liguei na bobina e acho que a carga da bobina por ser mais alta que as outras esteja prejudicando a leitura correta dos giros do motor.
Bem, o que vocês acham?
O que devo fazer?
Ps. Desculpem a qualidade da foto, tirei do meu cel.
DouglasMac
24/08/2009, 21:56
Marcos, mas em que marcha voce esta nessa situação?
Não tá de reduzida engatada não?
Não acredito ser o problema de ligação ou bobina, que tal um palpite do Nisito ou Eduarte?
LAMA!!
Marcos Vaz
25/08/2009, 10:15
Marcos, mas em que marcha voce esta nessa situação?
Não tá de reduzida engatada não?
Não acredito ser o problema de ligação ou bobina, que tal um palpite do Nisito ou Eduarte?
LAMA!!
Amigo estava de 5ª marcha a 80 km.
Minha tração não estava engatada, se estivesse sentiria o carro preso.
Abraços
DouglasMac
25/08/2009, 21:32
Marcos, mas só marca giro alto ou realmente o giro fica alto?
LAMA!!
Iche, nao manjo muito disso...
Ok amigos, tenho um desafio que talvez para alguns seja galho fácil.
Na foto abaixo vocês vêem o painel da minha viatura na estrada. Reparem que estou a 80 km e meu RPM está a 4.500 giros. Para os que não sabem, meu motor é AP 1.8 gasolina.
Bom, darei algumas dicas para a solução do problema. Minha bobina é de gol MI, não sei se o RPM original era ligado nas bobinas ou no alternador, eu liguei na bobina e acho que a carga da bobina por ser mais alta que as outras esteja prejudicando a leitura correta dos giros do motor.
Bem, o que vocês acham?
O que devo fazer?
Ps. Desculpem a qualidade da foto, tirei do meu cel.
Se não me engano o Conta giros da sport é ligado ou no sensor do comando ou no do volante, não estou bem certo, se for acredito que não funcionara direito se ligado na bobina ou tera que colocar algum limitador, mas vou dar uma pesquizada e depois posto.
[]s
(DU)
Júlio C. A. Santos
25/08/2009, 23:15
Vamos perguntar ao Maat:
Hola Miguel,
La Sportage de Marcos Vaz esta con un problema en el sensor del cuenta-giros. Donde está localizado ese sensor en el motor original 2.0 16v la gasolina? El motor de la Sportage del Marcos es un Wolkswagen AP 1.8 la gasolina, cuando él hizo la adaptación, creo que no instaló el sensor en el lugar correcto. Puede ayudarnos? Donde el sensor debe ser instalado?
Abrazo :concordo:
Marcos Vaz
26/08/2009, 12:53
Marcos, mas só marca giro alto ou realmente o giro fica alto?
LAMA!!
Não, ele só marca o giro alto, mesmo quando o motor esta em marcha lenta (só funcionando), sem o carro andar, ele marca 1.500 a 2.000 rpm, quando o certo seria apenas 1.000 rpm.
Marcos Vaz
26/08/2009, 12:54
Se não me engano o Conta giros da sport é ligado ou no sensor do comando ou no do volante, não estou bem certo, se for acredito que não funcionara direito se ligado na bobina ou tera que colocar algum limitador, mas vou dar uma pesquizada e depois posto.
[]s
(DU)
Valeu Eduardo, obrigado pela força.
Marcos Vaz
26/08/2009, 12:56
Vamos perguntar ao Maat:
Hola Miguel,
La Sportage de Marcos Vaz esta con un problema en el sensor del cuenta-giros. Donde está localizado ese sensor en el motor original 2.0 16v la gasolina? El motor de la Sportage del Marcos es un Wolkswagen AP 1.8 la gasolina, cuando él hizo la adaptación, creo que no instaló el sensor en el lugar correcto. Puede ayudarnos? Donde el sensor debe ser instalado?
Abrazo :concordo:
Julio, obrigado pelo intercâmbio, vamos esperar a resposta e não esqueça de traduzi-la.
Valeu
sim meu amigo es un plaser poder ajudar ese sensor esta em la reveta de cx de mudanço
o disculpa ten 2 modelo 1 es mecanico ,com cabo, e el outro es manetico funciona com pequenos iman,,el 100%dese pifa el sensor da saida da cx ok un abraço espero aver ajudado en algo
oi marcos uma consulta esque la esportage ten uma placa em nel painel que so reconose el alternador e nao la bobina,sim tu das uma olhada en la parte de atra del painel, como um diodo preto com 3 saida ese es do conta giro,
o disculpa ten 2 modelo 1 es mecanico ,com cabo, e el outro es manetico funciona com pequenos iman,,el 100%dese pifa el sensor da saida da cx ok un abraço espero aver ajudado en algo
Marcos Vaz, pode deixar que essa eu traduzo:
"Vende a sportage e compra um Gurgel Mini.":mrgreen:
Júlio C. A. Santos
26/08/2009, 18:25
Sim meu amigo, é um prazer poder ajudar. Este sensor esta na parte de trás da caixa de mudança.
Oi desculpa tem 2 modelos, 1 é mecânico com cabo, e o outro é magnético funcionam com pequenos ímãs, é 100%. E pifa o sensor da saída da caixa ok. Um abraço espera ter ajudado em algo.
Oi marcos, é que a Sportage tem uma placa no painel que só reconhece o alternador e não a bobina. Dá uma olhada na parte de trás do painel, tem um diodo preto com 3 saídas, esse é do conta-giros.
Abraço. :concordo:
Olá Miguel.
Se o sensor fica na cx de mudanças só marcaria o giro com o carro em movimento, certo?
Na sportage o que fica na cx de mudanças é o velocimetro.
Segue foto.
[]s
(DU)
completamente de acordo eduardo, ese que esta em la foto es mecanico
bom acredito que eu yse uma ensalada de coisas el contagiro es uma e la outra es el velocimetro ,obs dos cosas diferente, ok, por lo que entendi el colega marcos esta con un ploblema que nao marca serto el conta giro ,esque el motor que esta em la camioneta funciona por alternado e por la bobina,e la esportage so funciona por el alternado,nao reconose outra sistema que nao sea el alternador,la esportage,disculpen el entrevero
Júlio C. A. Santos
27/08/2009, 15:18
Completamente de acordo Eduardo, esse que esta na foto é mecânico.
Bom, acredito que fiz uma salada de coisas, o conta-giros é uma coisa, e o velocímetro é outra. Obs.: Duas coisas diferentes, ok. Pelo que entendi o colega Marcos esta com um problema que não marca certo o conta-giros, é que o motor que esta na Sportage funciona por alternador e pela bobina, e a Sportage só funciona pelo alternado, não reconhece outro sistema que não seja o alternador da Sportage, desculpe a confusão.
Abraço
Marcos Vaz
27/08/2009, 15:39
bom acredito que eu yse uma ensalada de coisas el contagiro es uma e la outra es el velocimetro ,obs dos cosas diferente, ok, por lo que entendi el colega marcos esta con un ploblema que nao marca serto el conta giro ,esque el motor que esta em la camioneta funciona por alternado e por la bobina,e la esportage so funciona por el alternado,nao reconose outra sistema que nao sea el alternador,la esportage,disculpen el entrevero
¿Amigo MAAT el sensor el de la foto?
¿Ento si I para atar la RPM en el alternador, decidiría al problema?
Marcos Vaz
27/08/2009, 15:45
Olá Miguel.
Se o sensor fica na cx de mudanças só marcaria o giro com o carro em movimento, certo?
Na sportage o que fica na cx de mudanças é o velocimetro.
Segue foto.
[]s
(DU)
Olá Eduardo, este sensor que vc mostra é do velocímetro que é elétrico e recebe impulsos deste sensor.
Acho que o sensor a que o amigo MAAT se refere é este da foto que postei acima e que fica na caixa seca da Sport, ele é composto por um imã e que recebe excitação do volante do motor original. Por tanto quando o volante gira o RPM também gira.
Él me corrige MAAT si me faltan.
Marcos Vaz
27/08/2009, 15:46
Amigo Julio, deudor para a tiempo ese desperdia con mi problema, ellos traduzindo.
Tem muy ayudado.
Olá Eduardo, este sensor que vc mostra é do velocímetro que é elétrico e recebe impulsos deste sensor.
Acho que o sensor a que o amigo MAAT se refere é este da foto que postei acima e que fica na caixa seca da Sport, ele é composto por um imã e que recebe excitação do volante do motor original. Por tanto quando o volante gira o RPM também gira.
Él me corrige MAAT si me faltan.
Foi este sensor mesmo que me referi quando disse que não tinha certeza se era no eixo do comando ou no volante, que ai no caso é o do volante, o que o MAAT disse é o da foto "sim meu amigo es un plaser poder ajudar ese sensor esta em la reveta de cx de mudanço ".
[]s
(DU)
Marcos Vaz
27/08/2009, 16:12
Ok Edu, mas e agora? Não uso mais o volante do motor originau.
Onde ligo o meu RPM? No alternador será que resolve? O MAAT disse que as esportages teem o RPM ligador no Alternador.
Eduardo, faz tempo que vc ta devendo umas fotos da sport calçada com os tatus...e nada!
Nisito BH-MG
27/08/2009, 16:34
Ok Edu, mas e agora? Não uso mais o volante do motor originau.
Onde ligo o meu RPM? No alternador será que resolve? O MAAT disse que as esportages teem o RPM ligador no Alternador.
Liga no alternador e vai pra lama sem medo. A minha também é ligada no alternador.
Eduardo, faz tempo que vc ta devendo umas fotos da sport calçada com os tatus...e nada!
Oi Marcos.
Eu vasculhei no manual da kia e não encontrei nada referente ao contagiros, se originalmente é conectado no alternador basta usar a mesma fiação e fazer a ligação, mas se for no volante teria que encontrar outro local pra fixar este sensor magnetico como a polia por exemplo, todavia como o volante é maior que a polia teria uma diferença no numero de voltas, mas como vc ligou na bobina, ele esta considerando o numero de faiscas para calcular o giro do motor por isso o RPM fica tão auto, levando esse fato em consideração acredito que se vc colocar o sensor na polia resolva o problema.
Pra fazer um teste e ver se é esse sensor mesmo, ligue o sensor no contagiros e passe um imã bem rapido varias vezes no sensor e veja se ha movimento no contagiros.
Nava.
To devendo não amigão, coloquei umas aqui. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=938171&postcount=218 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=938171&postcount=218)
[]s
(DU)
el conta giro vai ligado al alternador,sim tu ligas ala bobina nao vai a funcinar por que el conta giro trabalha icitado com la placa e las escoba do alternador,sim tu votas em la bobina el diodo que ten em la parte de tras do painel no reconose los inpulsos,da bobina
Marcos Vaz
28/08/2009, 23:11
el conta giro vai ligado al alternador,sim tu ligas ala bobina nao vai a funcinar por que el conta giro trabalha icitado com la placa e las escoba do alternador,sim tu votas em la bobina el diodo que ten em la parte de tras do painel no reconose los inpulsos,da bobina
Miguel imaginaba sí esto exactamente.
¿Mi motor AP y el alternador del AP, dónde ato contagiro?
Marcos Vaz
28/08/2009, 23:27
Oi Marcos.
Eu vasculhei no manual da kia e não encontrei nada referente ao contagiros, se originalmente é conectado no alternador basta usar a mesma fiação e fazer a ligação, mas se for no volante teria que encontrar outro local pra fixar este sensor magnetico como a polia por exemplo, todavia como o volante é maior que a polia teria uma diferença no numero de voltas, mas como vc ligou na bobina, ele esta considerando o numero de faiscas para calcular o giro do motor por isso o RPM fica tão auto, levando esse fato em consideração acredito que se vc colocar o sensor na polia resolva o problema.
Pra fazer um teste e ver se é esse sensor mesmo, ligue o sensor no contagiros e passe um imã bem rapido varias vezes no sensor e veja se ha movimento no contagiros.
Nava.
To devendo não amigão, coloquei umas aqui. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=938171&postcount=218 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=938171&postcount=218)
[]s
(DU)
Amigo Edu, obrigado pela pesquisa e pelo seu tempo dispensado com meu problema, mas vou lhe explicar por que não dá para eu usar este sensor no meu motor.
Como mudei toda a fiação do cofre do motor, por conta da troca do motor original injetado pelo motor AP carburado. O volante original tinha um disco dentado anexado ao mesmo, era ele que imantava o sensor mandando assim o sinal para o conta giro.
Acho que vou ligar no alternador e ver como fica.
Obrigado por tudo.
Amigo Edu, obrigado pela pesquisa e pelo seu tempo dispensado com meu problema, mas vou lhe explicar por que não dá para eu usar este sensor no meu motor.
Como mudei toda a fiação do cofre do motor, por conta da troca do motor original injetado pelo motor AP carburado. O volante original tinha um disco dentado anexado ao mesmo, era ele que imantava o sensor mandando assim o sinal para o conta giro.
Acho que vou ligar no alternador e ver como fica.
Obrigado por tudo.
Oi Marcos. Sempre as ordens.
Entendi, realmente vai ficar complicado usar esse sensor, se por acaso ao ligar no alternador não der certo uma outra opção seria pegar um painel velho de um carro que use AP e tirar o mecanismo do conta giros e adaptar no lugar do original, mas só o mecanismo mantendo o visor original da sportage.
É uma adaptação simples e facil, mas tendo em vista a adaptação que vc ja fez com o motor se torna mais facil aida. rsssss
[]s
(DU)
Marcos Vaz
29/08/2009, 19:16
Oi Marcos. Sempre as ordens.
Entendi, realmente vai ficar complicado usar esse sensor, se por acaso ao ligar no alternador não der certo uma outra opção seria pegar um painel velho de um carro que use AP e tirar o mecanismo do conta giros e adaptar no lugar do original, mas só o mecanismo mantendo o visor original da sportage.
É uma adaptação simples e facil, mas tendo em vista a adaptação que vc ja fez com o motor se torna mais facil aida. rsssss
[]s
(DU)
GRANDE IDÉIA!!!!!!!
Legal Edu não tina pensado nisso ainda.
Obrigado, valeu mesmo, mas antes vou ligar no alternador e ver no que dá.
Abraços
GRANDE IDÉIA!!!!!!!
Legal Edu não tina pensado nisso ainda.
Obrigado, valeu mesmo, mas antes vou ligar no alternador e ver no que dá.
Abraços
Magavilha !!!!!!
[]s
(DU)
Galera, to passando por um problema eltrico na minha e to receiosos, poi sé intermitente. Tudo indica problema eleltrico de fuga em bobina.
Primeira vez que deu problema, andando normal na cidade, o carro começou a falhar um pistao...andei um pouco assim e voltou ao normal.
Outra vez, depois de uma subida em trilha, ar ligado, etc parei o caro la em cima. Qdo fui ligar ficou falhando, em lenta e nao acelerava. Dai, deixe ela ligada e depois de uns 3 min voltou ao normal.
Hoje fui na pedreira alagada e depois que passei a primeira vez por dentro, uns 40cm de água, em primeira reduzida, e parei fora, o carro perdeu força e ficou em lenta, nao acelerava...dai uns 10 s depois, tudo normal.
O que pode ser? O sensor do acelerador ou algo nas bobinas e cabos?
Nava.
Isso aconteceu comigo por duas vezes, e as duas vezes foi pssando em alagados, e as duas vezes tive que trocar um bico pois queimaram. Foi exetamente igual, falhava depois de um tempo voltava ao normal, até que um dia não funcionou mais, foram os dois bicos laranja um de cada vez.
[]s
(DU)
Gleison BH
31/08/2009, 11:51
A minha esta assim há quase um mês e ainda não tive tempo de deixar na oficina para verificar os bicos...
Nava.
Isso aconteceu comigo por duas vezes, e as duas vezes foi pssando em alagados, e as duas vezes tive que trocar um bico pois queimaram. Foi exetamente igual, falhava depois de um tempo voltava ao normal, até que um dia não funcionou mais, foram os dois bicos laranja um de cada vez.
[]s
(DU)
Ai meu Deus...bico injetor, nao tinha outa peça de deizao pra estragar nao?
Como eu testo pra ter certeza?
afe...e onde acho essa M? Qto custa?
A unica maneira de testar é quando ela estiver falhando ir desligando um bico por vez, como se faz pra testar as velas, ou então tire os quatro e leve em uma oficina que tenha o equipamento pra limpar bicos que nesse caso tem que rezar pra dar problema na hora do teste, ou esperar ele pifar de vez.
Mas pode ser algum cabo ou vela ruim, comece por ai, se não são novos troque-os, mas se são novos aí é bico mesmo.
Quando troquei da minha paguei 280,00 cada um.
[]s
(DU)
Marcos Vaz
01/09/2009, 10:44
Ai meu Deus...bico injetor, nao tinha outa peça de deizao pra estragar nao?
Como eu testo pra ter certeza?
afe...e onde acho essa M? Qto custa?
Nava se seu problema é bico, lembre-se que ainda tenho os meus.
São usados mas tirei do motor funcionando perfeitamente. Uma semana antes do motor quebrar eu havia limpado os bicos.
Abraços
Lucena04
01/09/2009, 10:47
Nava,
Ouvi falar que dificilmente dá problemas na bobina, se vc por acaso vc detectar que é problema de cabo e/ou tubo das bobinas na fina parts tem em silicone 8mm, se chorar eles fazem por 84 o conjunto completo. www.finaparts.com.br
Sei que existe uma gambi de isolar os fios, achei no fórum do celta clube na época em que estava pesquisando sobre cabos de ignição: http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=40494
Pode ser que ajude, bom dar uma verifada nas velas tb
Agora se for bico injetor vai uma grana mesmo, ouvi falar que fica bom colocar os bicos de Astra flex que tem maior vasão, ainda mais que vc mistura gasolina com álcool. Mas mesmo sendo do Astra que é um carro mais "popular" ainda sai caro...
Lucena04
01/09/2009, 11:45
O zanötto (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3889) já postou que usa os bicos do Astra 2.0 16V, não sei se é o flex.
No ML estão vendendo os bicos da sport a 110 cada.
Eu fiz um aleitura dos manuais eletricos da kiatechinfo.com e hoje taquei um WD40 em tudo que era conector, mas os dos bicos ficam escondidos.
O certo seria desmontar tudo e fazer uma geral.
Nao sei se é bico, pq ele falharia de um avez e nao funcionaria mais...ta parecendo mais um mau contato.
Hoje aconteceu de novo, fui arrancar em primeira e o carro simplesmente corta a potencia dai retomou, cortou de novo e pronto...tudo ok.
Tem algum fio em algum lugar ruim...eu acho.
Marcos Vaz
29/10/2009, 19:09
Amigos, alguém sabe me informar onde fica a centralina das travas das portas da Sportage?
Estou precisando trocar as minhas travas e também vou trocar a centralina que comanda as mesmas.
Marcos Vaz
05/11/2009, 11:03
Será que ninguém sabe me responder a pergunta acima?
Será que ninguém sabe me responder a pergunta acima?
Oi Marcos
Tirando a tampa abaixo do volante fica do lado esquerdo, é uma caixinha preta.
[]s
(DU)
Negativo, a centralina da sportage fica atras do porta-luvas. É a mesma caixa que um dia contrava o alarme original e que emite aquele bipe da chave. Barulhinho bem chato por sinal...
Tire o porta-luvas, na parte de cima tem um conector grande numa caixa prata.
Marcos Vaz
05/11/2009, 16:59
Negativo, a centralina da sportage fica atras do porta-luvas. É a mesma caixa que um dia contrava o alarme original e que emite aquele bipe da chave. Barulhinho bem chato por sinal...
Tire o porta-luvas, na parte de cima tem um conector grande numa caixa prata.
Valeu Nava
Se vc tirar a tampa desta caixa, vera o bip, 4 reles (vidros) e o controle das travas das portas.
mdassoler
11/11/2009, 14:15
andei lendo há um tempo atrás alguem comentando da lentidão dos vidros, já tive duas sprt uma 1998, muito boa e agora estou com uma 2001, ambas gas, inclusive não está mais funcionando o levantamento com apenas um toque. existe alguma forma para deixar os vidros mais rápidos?, e fazer voltar a funcionar o acionamento só com toque?
abraço
Mario
andei lendo há um tempo atrás alguem comentando da lentidão dos vidros, já tive duas sprt uma 1998, muito boa e agora estou com uma 2001, ambas gas, inclusive não está mais funcionando o levantamento com apenas um toque. existe alguma forma para deixar os vidros mais rápidos?, e fazer voltar a funcionar o acionamento só com toque?
abraço
Mario
No caso pra levantamento com um toque provavelmente é defeito na centralina, vc deve ter uma segunda centralina com essa função, pois até onde eu sei a original não tem essa função.
Quanto a lentidão, nesse topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26387 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26387) tem bastante informação que talvez possa te ajudar.
[]s
(DU)
Humberto_lima
16/11/2009, 16:40
Boa tarde a todos!
Minha viatura está com problema na parte elétrica: Sem bateria.
Sportage 2001 Turbo diesel.
Amanhã eu levarei ao auto elétrico depois de passar o domingo tentando achar o problema.
Acredito que ela esteja com dois problemas:
1- O alternador não está carregando a bateria, pois ao ligar e depois desconectar a bateria o carro fica muito irregular, o painel desliga e chegou a morrer. Até aqui ou as escovar ou o regulador pode ser a causa.
2- Esse é meu maior galho: depois de ter carregado a bateria externamente ao conectar eu percebi que o carro mesmo todo desligado e sem a chave no contato tinha um fluxo de corrente elétrica de ~2,8 Amperes.
Eu procurei por esse mproblema o dia todo e não encontrei.
Se alguém puder ajudar eu agradeço.
Veja o q eu já fiz:
Com o amprerímetro em série com o polo negativo da bateria media-se 2,8A.
Foi tirado fusível a fusível, tanto de dentro do motor quanto na distribuição interna.
Foi desconectado o rele das velas de aquecimento.
Foi desligado a centralina (alarme e controle dos vidros)
Eu desliguei tudo o que eu encontrei para desligar sempre um a um e de olho no amperímetro.
Até um fio e um conector no alternado foram desligados, mas essa corrente estava sempre fluindo.
Alguma dica dos amigos e parceiros que adoram o KIA Sportage?
Muito obrigado.
Humberto Lima
cleitonbasso
29/12/2009, 17:46
Olá amigos.
Estou com um problema na sportage 2001 - diesel. Frequentemente está caindo toda a carga da bateria. Depois de trocar alguns diodos queimados e também o regulador de tensão o problema continuou. Agora, na estrada, acendeu no painel o luz da bateria e do freio. Deu prá chegar em casa. Mas a bateria se foi no dia seguinte. Na auto elétrica, constatou que todos os diodos do alternador queimaram. Há a suspeita de que seja o relê das velas aquecedoras que está ficando muito tempo ligado (mesmo que a luz no painel indique 6 segundos), e quando ele fica acionado, o carregamento tem caído para -20, o que segundo o técnico é anormal e estaria sobrecarregando o alternador e por isso queimando os diodos. O próximo passo será trocar esse relê. Se alguém tiver mais alguma dica, agradeço. Até a troca do regulador de tensão, o sintoma era de que há cada 15 dias a carga da bateria zerava, mesmo sendo nova e testada. Dea bateri pois de zerar, corria para a Auto Elétrica e lá indicava tudo bem, carregamento normal. Dava uma carga ou andava até recarregar e mais alguns dias tudo ficava normal, até o problema reaparecer. A impressão é que o problema vinha aparecendo quando dava partida com mais frequência, tipo andando na cidade, para aqui para alí, e tal. Depois disso tudo então trocou-se o regulador e quase todos os diodos, sobrando uns 2 originais do alternador. Agora todos queimaram de uma só vez e vão mexer neste relê das velas aquecedoras, mas sem ainda uma certeza de solução. Fico no aguardo. Obrigado.
Gnomoloko
05/03/2010, 10:34
Salve Galera trilheira, alguem sabe me dizer onde fica o Bendito rele de seta da sportage mrdi 96/97. o meu parou de fincionar.
obrigado
comenale
05/03/2010, 11:00
Salve Galera trilheira, alguem sabe me dizer onde fica o Bendito rele de seta da sportage mrdi 96/97. o meu parou de fincionar.
obrigado
Gnomoloko,
A maioria dos relês das sport´s fica por detrás do painel, acima da alavanca de abertura do capô dianteiro.
Vc tem que retirar o acabamento que fica abaixo da coluna de direção para ter acesso ao local.
Gnomoloko
05/03/2010, 16:20
Gente Socorro
Ja baixei o painel da sportage e nao acho o mardido!!!!
Alguem ja teve este problema e sabe onde fica o rele de seta?????
Renato Gaúcho
05/03/2010, 16:40
Coloquei pneus 235/75 da Hankooc, ficou show!
Mudou a aparência da Sportage!!!
Lucena04
05/03/2010, 17:42
Coloquei pneus 235/75 da Hankooc, ficou show!
Mudou a aparência da Sportage!!!
Bem vindo Renato!
Por gentileza poste o seu comentário no tópico apropriado para que o fórum fique mais limpo, organizado e mais fácil de pesquisar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16384
Aproveita e coloca uma foto da sua Sportage para a gente ver como ficou.
:concordo:
Chico Almeida
11/04/2010, 14:37
Boa tarde, pessoal.
Comprei no Mercado Livre um micro voltímetro que acho ser de grande valia pra monitorar o estado da bateria e alternador e, o que é melhor, só é necessário um furo na dimensão do LED pra instalação. Ele tem 8 níveis de monitoramento. Estou providenciando a instalação e, após alguns testes, vou colocar os resultados aqui!!!!
Na "bula" que veio junto para instalação, tem o Site (www.logicatec.com.br (http://www.logicatec.com.br)) mas não consegui acessar!!!
Um abraço a todos,:concordo:
Chico Almeida
12/04/2010, 21:01
Boa noite, pessoal.
O sistema dos limpadores de parabrisa da minha Sport fazem (desde que comprei!!!) um barulho como se tivesse alguma coisa enroscada num eixo ou coisa parecida. Ainda não retirei o sistema mas, retirei as hastes completas e, mesmo com os eixos puros, o barulho continua. Alguém já passou por isso ou tem algum pitaco??? O barulho é contínuo e em todas as velocidades!!!
Abraço a todos,
Boa noite, pessoal.
O sistema dos limpadores de parabrisa da minha Sport fazem (desde que comprei!!!) um barulho como se tivesse alguma coisa enroscada num eixo ou coisa parecida. Ainda não retirei o sistema mas, retirei as hastes completas e, mesmo com os eixos puros, o barulho continua. Alguém já passou por isso ou tem algum pitaco??? O barulho é contínuo e em todas as velocidades!!!
Abraço a todos,
Tira a proteção plastica e lubrifica os eixos....
[]s
(DU)
Olá pessoal.
Tive um problema com minha Sportage 97 Diesel 2.2. Estava andando normalmente a 80km quando o motor simplesmente apagou e não ligou mais.
Alguém já passou por isso? Ela estava zeradinha, filtros trocados. o Motor de partida está normal mas ele simplesmente não dá ignição. O que poderia ser?
Notei que a luz da vela de pré-aquecimento não acende mais quando viro a chave. Parece ser um problema elétrico. alguém já passou por isso?
Júlio C. A. Santos
22/04/2010, 17:43
Olá pessoal.
Tive um problema com minha Sportage 97 Diesel 2.2. Estava andando normalmente a 80km quando o motor simplesmente apagou e não ligou mais.
Alguém já passou por isso? Ela estava zeradinha, filtros trocados. o Motor de partida está normal mas ele simplesmente não dá ignição. O que poderia ser?
Notei que a luz da vela de pré-aquecimento não acende mais quando viro a chave. Parece ser um problema elétrico. alguém já passou por isso?
Olá hopfer,
Abaixo do porta-luvas puxe a forração do assoalho e vc encontrará uma proteção de isopor. Puxe o isopor e vc vai ver uma caixinha preta com um monte fios e alguns plugs conectados a ela, veja se todos os plugs estão bem conectados, ou verifique se não há oxidação nas conexões. Ha algumas semanas a minha Sportage estava desligando sozinha, algumas vezes fiquei parado na rua trancando o trânsito, mas quando insistia para fazer pegar, ela funcionava. No meu caso era um fio da bomba injetora que estava quase rompido, aí quando passava por buracos na rua o fio perdia o contato e não mandava eletricidade pra bomba injetora aí o carro não pegava nem no tranco. Cortei as duas pontas do fio que estavam oxidadas e re-liguei, pronto, nunca mais tive problemas. Verifique aqueles dois fios que saem da bomba injetora, veja se eles estão bem conectados e veja também se eles não estão com oxidação nos plugs.
A luz das velas de pré-aquecimento não está mais acendendo... Ta parecendo que queimou um fusível grande, aqueles que estão localizados numa caixinha ao lado do reservatório de água do lavador do pára-brisa. Comigo já aconteceu isso, mas era no A/C. Toda vez que pegava chuva forte, queimava o fusível do A/C. Pode estar acontecendo a mesma coisa com vc, mas com a ignição. Tu pegaste chuva forte quando aconteceu isso? De qualquer jeito vá a um auto elétrico.
Obrigado pelas informações.
Não peguei chuva forte mas havia lavado o carro antes de pegar a estrada...
Lucena04
27/07/2010, 21:34
Alguem sabe me dizer qual é o padrão do plug de diagnóstico da sportage 97?:pensativo:
É que tem um site chines que vende alguns cabos de diagnóstico usb/vários padrões, e não são caros. Daí eu pensei: :idea: Se eu souber o padrão, instalo um software no meu note (tem o scantools que reconhece os carros da kia, além de ouros fáceis de achar na web) e compro um cabo desses. :concordo:
Tomei a liberdade de continuar a conversa nesse tópico.
Desconfio que seja o plug OBDII, não tenho certeza.
Muito interessante a sua idéia, pelo que eu andei lendo daria para monitorar praticamente tudo do carro, temperatura, velocidade, giro, mistura do combustível, etc, até a pressão da bomba (:?:). Daria para verificar eventuais problemas em tempo real :palmas::palmas::palmas:
Só até aí já está bom, agora já imaginou se desse para reprogramar a Eprom e melhorar o torque em baixa? Aí sim seria uma caixinha mágica.
Vou relatar o que encontrei de interessante:
Tem um tal de Galletto que segundo a descrição serve para remapear a Eprom:
http://cgi.ebay.com/Galletto-1260-ECU-Remap-chip-Flasher-EOBD2-OBDII-OBD2-/180487295620?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a05e19284
e tem esse outro que dá para conectar um notebook com o carro via Bluetooth 8-)8-)8-), mas pela descrição não me ficou claro que ele faz reprogramação
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/WIRELESS-BLUETOOTH-OBDII-OBD-2-INTERFACE-CAN-BUS-B05-/290456926324?cmd=ViewItem&pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item43a094f874
Já pensou que loko!
Patoloko
27/07/2010, 22:22
Louco e possível: Veja só
http://www.youtube.com/watch?v=mNmsj11_UQE&feature=related
E pelo celular!!!!! :palmas::palmas::concordo:
http://www.youtube.com/watch?v=prCTsUPXLGs&feature=related
Gleison BH
28/07/2010, 09:59
Lucena e Patoloko. Tô acompanhando essa empreitada... qdo descobrirem o plug posta aqui o modelo e o valor...
quem sabe não fazemos uma caixinha e compramos um pra teste...
tô só na espia esperando!
Tomei a liberdade de continuar a conversa nesse tópico.
Desconfio que seja o plug OBDII, não tenho certeza.
Muito interessante a sua idéia, pelo que eu andei lendo daria para monitorar praticamente tudo do carro, temperatura, velocidade, giro, mistura do combustível, etc, até a pressão da bomba (:?:). Daria para verificar eventuais problemas em tempo real :palmas::palmas::palmas:
Só até aí já está bom, agora já imaginou se desse para reprogramar a Eprom e melhorar o torque em baixa? Aí sim seria uma caixinha mágica.
Vou relatar o que encontrei de interessante:
Tem um tal de Galletto que segundo a descrição serve para remapear a Eprom:
http://cgi.ebay.com/Galletto-1260-ECU-Remap-chip-Flasher-EOBD2-OBDII-OBD2-/180487295620?cmd=ViewItem&pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2a05e19284
e tem esse outro que dá para conectar um notebook com o carro via Bluetooth 8-)8-)8-), mas pela descrição não me ficou claro que ele faz reprogramação
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/WIRELESS-BLUETOOTH-OBDII-OBD-2-INTERFACE-CAN-BUS-B05-/290456926324?cmd=ViewItem&pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item43a094f874
Já pensou que loko!
Parabéns moçada, é isto aí.
Lucena04
28/07/2010, 15:09
Eu estou com o meu carro na oficina, vc sabem se o conector onde vai ligado o scanner é como o da foto abaixo ou se tem mais 4 pinos acima das duas fileiras de oito pinos?
Se for igual ao da foto abaixo é o EBDII.
Conector original da Sportage Gasolina.
[]s
(DU)
Lucena04
28/07/2010, 20:05
Conector original da Sportage Gasolina.
[]s
(DU)
Valeu Eduardo, então que usar esse adaptador para transformar em 12 pinos e usar com os esquemas do tópico anterior.
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/KIA-20-pin-OBD-2-OBD2-Diagnostic-adapter-lead-cable-B27-_W0QQcmdZViewItemQQhashZitem43a09e70fbQQitemZ29045 7547003QQptZMotorsQ5fAutomotiveQ5fTools
Falta saber se o programa vai reconhecer nossas ECUs e se é possível modificá-las.
Aliás, tá tudo em ordem com vc? faz tempo que vc não aparece
Patoloko
29/07/2010, 08:23
Segundo o site do Scantools (http://www.scantool.net/):
What vehicles are supported?
Our scan tools work on all 1996 to 2010 cars and light trucks sold in the United States, including:
Acura
Alfa Romeo
Ariel Atom
Aston Martin
Audi
Bentley
BMW
Buick
Cadillac
Chevrolet
Chrysler
Citroen
Daewoo
Daihatsu
Daimler
Dodge
Ferrari
Fiat
Ford
Geo
GMC
Holden
Honda
Hummer
Hyundai
Infiniti
Isuzu
Jaguar
Jeep
Kia
Lamborghini
Lancia
Land Rover
Lexus
Lincoln
Lotus
Maserati
Mazda
McLaren
Mercedes
Mercury
MG
Mini
Mitsubishi
Nissan
Oldsmobile
Opel
Pagani
Panoz
Peugeot
Plymouth
Pontiac
Porsche
Regal
Renault
Rolls-Royce
Roush
Rover
Saab
Saleen
Saturn
Seat
Scion
Shelby
Skoda
Smart
Subaru
Suzuki
Tesla
Toyota
Triumph
TVR
Vauxhall
Volkswagen
Volvo
Yugo
O nosso sport acho que se inclui, pois foi vendido nos EUA.
Mais do site sobre as possibilidades (aparentemente esse programa não grava na EPROM):
(Traduzido pelo Google Translator)
Nosso PC baseado ferramentas de digitalização pode:
Turn off the check engine light , and erase stored diagnostic information
Desligue a luz do motor da verificação, e apagar informações armazenadas diagnóstico
Check emissions readiness
Verifique a disponibilidade de emissões
Read and erase trouble codes (generic and manufacturer-specific)
Ler e apagar os códigos de problema (genéricas e específicas do fabricante)
Display real time parameters
parâmetros de tempo real Display
Record data for later playback
Gravar dados para posterior reprodução
Plot data in the form of graphs & maps
Lote de dados na forma de gráficos e mapas
Display customizable Digital Gauges
Display digital personalizável Gauges
Serve as a dynamometer
Serve como um dinamômetro
Provide a drag strip feature
Fornecer um recurso arraste tira
Generate printable diagnostic reports
Gerar relatórios de diagnóstico de impressão
Access manufacturer-specific information
Específicos de acesso a informação do fabricante
Do lots of other cool and useful things
Do monte de outras coisas legais e úteis
Pra remapeamento tem esse software:
http://www.fassi.com.br/downloads/fassichip
gvirtuoso
29/07/2010, 08:48
Bom Dia Pessoal,
Tive uma surpresa nao muito boa ontem a noite.
Depois de usar o carro durante o dia, dando partida varias vezes, a noite fui num barzinho... e na hora de ir embora... girava a chave e nada! :parede:
Nao fazia nem aquele "nhenhenhenhe" uhauha tentando pegar.. .ela simplesmente acendia as luzes do painel, as luzes da vela de aquecimento apagavam.. e eu girava a chave eeee ... "SILENCIO" .. Absolutamente nada!
Um parceiro meu me ajudou fazendo a viatura pegar no tranco p/ eu poder ir p/ casa....
E hj pela manha ... já deixei o carro na rua pq se pifasse dentro da garagem do predio eu tava fu**** .. pois dito e feito... tentei ligar ela ... e nada.. mesmo sintoma....
Giro a chave ... e a cabrita nao faz absolutamente NADA!
Alguem tem alguma ideia? Sei q vou ter que ir na auto-eletrica, mas queria pelo menos ir mais ciente doq pode ser...
Alguem já passou por isso ?
Obrigado a todos.
Gleison BH
29/07/2010, 09:48
Bateria!! Tenta fazer uma chupeta (ui). Se pegar é bateria!
bom dia pessoal,
tive uma surpresa nao muito boa ontem a noite.
Depois de usar o carro durante o dia, dando partida varias vezes, a noite fui num barzinho... E na hora de ir embora... Girava a chave e nada! :parede:
Nao fazia nem aquele "nhenhenhenhe" uhauha tentando pegar.. .ela simplesmente acendia as luzes do painel, as luzes da vela de aquecimento apagavam.. E eu girava a chave eeee ... "silencio" .. Absolutamente nada!
Um parceiro meu me ajudou fazendo a viatura pegar no tranco p/ eu poder ir p/ casa....
E hj pela manha ... Já deixei o carro na rua pq se pifasse dentro da garagem do predio eu tava fu**** .. Pois dito e feito... Tentei ligar ela ... E nada.. Mesmo sintoma....
Giro a chave ... E a cabrita nao faz absolutamente nada!
Alguem tem alguma ideia? Sei q vou ter que ir na auto-eletrica, mas queria pelo menos ir mais ciente doq pode ser...
Alguem já passou por isso ?
Obrigado a todos.
gvirtuoso
29/07/2010, 09:54
Mas ela funciona tudo.. buzina.. alarme.. farol.. tudo.. ela nao faz nem o comecinho do arranque... =T
Bateria!! Tenta fazer uma chupeta (ui). Se pegar é bateria!
Júlio C. A. Santos
29/07/2010, 11:23
Guilherme,
Aconteceu isso comigo ha alguns meses, e aconteceu ha algumas semanas novamente. Era o motor de arranque. Eu tentava ligar e nada, e todos os outros componentes elétricos funcionavam. Eu precisava tentar ligar umas 15 vezes até funcionar, aí funcionava. Mas no meu caso quando girava a chave fazia um "tec" no motor de arranque, como se fosse bateria fraca.
Tu já olhou os fios que vão até o motor de arranque? Tem o aterramento e tem outro fio com um encaixe meio frágil ao lado do arranque, pode ter soltado.
Abraço
gvirtuoso
29/07/2010, 13:06
Dei uma olhada .. fazia um tec sim .. nele.. somente.. mas nada de fio solto.. larguei la na auto-eletrica e to esperando eles me ligarem p/ dar o susto! :odedo:
Guilherme,
Aconteceu isso comigo ha alguns meses, e aconteceu ha algumas semanas novamente. Era o motor de arranque. Eu tentava ligar e nada, e todos os outros componentes elétricos funcionavam. Eu precisava tentar ligar umas 15 vezes até funcionar, aí funcionava. Mas no meu caso quando girava a chave fazia um "tec" no motor de arranque, como se fosse bateria fraca.
Tu já olhou os fios que vão até o motor de arranque? Tem o aterramento e tem outro fio com um encaixe meio frágil ao lado do arranque, pode ter soltado.
Abraço
gvirtuoso
29/07/2010, 14:17
É .. o susto foi BEMM grande! :x
Motor de Arranque completamente inferrujado..... e detonado.. resumindo.. todos os componentes q tem dentro dele precisaram ser trocados....
resultado R$ 720 mangos.... :parede:
pelo visto o antigo dono tbm gostava duma praia... isso q eh foda de fica brincando nas dunas... 2 semaninha sem lavar o carro .. e já era...
devo ter acarretado os problemas q jah deveriam existir... vi o motor aberto... caracule... tava terrivel de ferrugem.... :shock:
Dei uma olhada .. fazia um tec sim .. nele.. somente.. mas nada de fio solto.. larguei la na auto-eletrica e to esperando eles me ligarem p/ dar o susto! :odedo:
Júlio C. A. Santos
29/07/2010, 19:39
Guilherme,
Que coincidência, levei minha Sportage hoje novamente na auto elétrica. O motor de arranque começou a fazer um barulho igual de parafusadeira pneumática toda vez que ligava o motor, aí nesse caso eram dois rolamentos roncando, e mais umas engrenagens que precisavam de lubrificação. Na primeira vez que fui à auto-elétrica o mecânico disse que o motor de arranque tava molhado por dentro, por causa da época de enchentes por aqui.
Mas sobre o "tec". No meu caso, foi resolvido trocando apenas duas pecinhas em forma de "L" que custam R$ 30,00 cada. Agora quando ligo minha Sportage parece até um Sorento, bem silencioso, rsrsrsrsrs.
Abraço
Lucena04
29/07/2010, 20:28
Segundo o site do Scantools (http://www.scantool.net/):
What vehicles are supported?
...
Pra remapeamento tem esse software:
http://www.fassi.com.br/downloads/fassichip
Eu estou negociando no ebay para trazer um cabo desses pra gente testar, se servir pelo menos de scanner já vai valer a pena.
Quanto ao remapeamento corre-se risco de perder a central da injeção que custa por volta de 4.000 reais na concessionária :shock:
Conversei com Sr. Fernando hoje e ele levantou pelo nº do chassi o modelo da central da minha injeção e foi verificado que é do 1º modelo que, segundo a nascar chips, daria para reprogramar. Ele me disse também que houve mudança da central a partir da Sportage 98/98 que entre outras mudanças aparece a luz "check" no painel quando acontece alguama coisa de errado.
Existem algumas outras mudanças funcionais só que eu não estou lembrando agora, se eu não me engano no sensor de detonação é uma delas, por isso é bom tomar cuidado quando for trocar peças de injeção devido as diferenças entre os modelos. Claro que também tem peças iguais.
Em relação ao remapeamento da Sportage 98 em diante eu acredito que não deve ser impossível, pode ser que na época a Nascarchips não tenha tentado ou não existia o programa para atualizar.
Patoloko
29/07/2010, 21:14
Como não sei nada de programação de injeção eletronica, já me basta funcionar como scanner, pois a minha é 97 e não tem a luz do check control. Estou aguardando ansioso pela chegada do seu cabo (ops) pra saber se deu certo. Caso dê, vou comprar um tbm :concordo:
Eu estou negociando no ebay para trazer um cabo desses pra gente testar, se servir pelo menos de scanner já vai valer a pena.
Quanto ao remapeamento corre-se risco de perder a central da injeção que custa por volta de 4.000 reais na concessionária :shock:
Conversei com Sr. Fernando hoje e ele levantou pelo nº do chassi o modelo da central da minha injeção e foi verificado que é do 1º modelo que, segundo a nascar chips, daria para reprogramar. Ele me disse também que houve mudança da central a partir da Sportage 98/98 que entre outras mudanças aparece a luz "check" no painel quando acontece alguama coisa de errado.
Existem algumas outras mudanças funcionais só que eu não estou lembrando agora, se eu não me engano no sensor de detonação é uma delas, por isso é bom tomar cuidado quando for trocar peças de injeção devido as diferenças entre os modelos. Claro que também tem peças iguais.
Em relação ao remapeamento da Sportage 98 em diante eu acredito que não deve ser impossível, pode ser que na época a Nascarchips não tenha tentado ou não existia o programa para atualizar.
Fala Lucena, blz?
Qual scan vc esta negociando?
Como tenho feito manutenção em varias Sportage´s, vou precisar comprar um escaner.
[]s
(DU)
Lucena04
30/07/2010, 10:52
Fala Lucena, blz?
Como tenho feito manutenção em varias Sportage´s, vou precisar comprar um escaner.
[]s
(DU)
Blz Eduardo, então, eu procurei no mercadolivre o Scaner oginial da kia e está custando 4.600 reais!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149592758-auto-scanner-sfio-profissional-kia-toyota-mitishubishi-_JM
Não sei se esses mais baratos que a gente está pesquisando vão funcionar, resolvi arristar e acabei de fechar negócio e eles devem estar chegando em uns 25 dias.
Comprei um adaptador OBD de 20 pinos (Kia) para 16, adaptador usb para 16 pinos (para ligar a central no computador via USB) e um Adaptador Bluetooth (para ligar a central no computador via Bluetooth). Tudo saiu por 63 dólares, incluindo a taxa de envio mas ainda corro risco de pagar imposto de importação. O vendedor não me deu desconto no frete por ter comprardo vários itens juntos, tive que pagar o frete como se estivesse comprando os itens individualmente.
Se vc tiver interesse em arriscar me avisa que eu ainda tento incluir no pedido.
Lembro ainda que para usar esses cabos seria bom ter um notebook, PDA, etc., vou ter que pegar o da minha namorada emprestado para fazer os testes. Não é recomendável usar o note com carro em movimento, a não ser que sua memória de armazenamento seja "SSD", que não é o caso do note dela.
Lucena04
30/07/2010, 10:54
Fala Lucena, blz?
[]s
(DU)
Itens comprados:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=290436849451
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=300449491478&ssPageName=STRK:MEWAX:IT
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/KIA-20-pin-OBD-2-OBD2-Diagnostic-adapter-lead-cable-B27-/300429099817?cmd=ViewItem&pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item45f2f84329
gvirtuoso
30/07/2010, 12:48
Entao Julio.. essas pecinhas em "L" tu deve ta falando dos contatos do Automatico... tive q trocar tbm... eu vi todas as pecas q foram trocadas no meu motor de arranque.... ele ta zeradao agora... precisou trocar tudo mesmo .. eu vi peça por peça... muito foda.. tava bemmmmmm desgastada.. mas oq causou a pane total mesmo foi a ferrugem num local onde as escovas passam... e acabou detonando umas pecinhas e tudo mais....
Resumindo... troquei tudo duma vez... e agora ela ta ligando dum jeito q nunca tinha visto uma sportage ligar... coisa mais linda... bateu a chave motorzao veio jah comeca a ronca.... =D Parace uma triton ligando... :twisted:
Guilherme,
Que coincidência, levei minha Sportage hoje novamente na auto elétrica. O motor de arranque começou a fazer um barulho igual de parafusadeira pneumática toda vez que ligava o motor, aí nesse caso eram dois rolamentos roncando, e mais umas engrenagens que precisavam de lubrificação. Na primeira vez que fui à auto-elétrica o mecânico disse que o motor de arranque tava molhado por dentro, por causa da época de enchentes por aqui.
Mas sobre o "tec". No meu caso, foi resolvido trocando apenas duas pecinhas em forma de "L" que custam R$ 30,00 cada. Agora quando ligo minha Sportage parece até um Sorento, bem silencioso, rsrsrsrsrs.
Abraço
MarcSport
30/07/2010, 14:37
Lucena.
Se o cara não te deu desconto no frete, exija que mande em 3 remessas diferentes para que se a Receita Federal te tachar, seja sobre um item com valor mais baixo, se ele declarar o valor que vc pagou, vai ter que "morrer" com mais 60%, além disso peça para ele enviar como "Gift" para diminuir as chances de taxação.
Lucena04
30/07/2010, 15:01
Lucena.
Se o cara não te deu desconto no frete, exija que mande em 3 remessas diferentes para que se a Receita Federal te tachar, seja sobre um item com valor mais baixo, se ele declarar o valor que vc pagou, vai ter que "morrer" com mais 60%, além disso peça para ele enviar como "Gift" para diminuir as chances de taxação.
Vou tentar falar isso pra ele, não manjo muito de inglês mas o tradutor do google está dando uma força.
valeu :concordo:
almircarvalho
30/07/2010, 20:12
ola amigos venho pedir socorro pois comprei uma sportage grand 2.0 16v mas agora ela deliga sozinha depois de un 15 minutos alguem pode me da uma luz pois ninguem aqui na minha cidade descobre o defeito por acasos alguem pode me da uma luz ou me fala onde eu arrumo o esquema eletrico por faavor me ajudem
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/edit.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/editpost.php?do=editpost&p=1222334)
ALEXANDRE MIETTI
05/08/2010, 20:40
ola amigos venho pedir socorro pois comprei uma sportage grand 2.0 16v mas agora ela deliga sozinha depois de un 15 minutos alguem pode me da uma luz pois ninguem aqui na minha cidade descobre o defeito por acasos alguem pode me da uma luz ou me fala onde eu arrumo o esquema eletrico por faavor me ajudem
Amigo, tive um problema semelhante, ela desligava sozinha e depois de +/- 20 minutos pegava novamente, era itermitente, quando ficava na oficina não apagava nem f..., depois de muitas horas de estress op mecanico foi por tentative e erro e trocou o sensor de rotação do motor, tiro e quede, até hoje não tive mais problema.
Até mais.
Amigo, tive um problema semelhante, ela desligava sozinha e depois de +/- 20 minutos pegava novamente, era itermitente, quando ficava na oficina não apagava nem f..., depois de muitas horas de estress op mecanico foi por tentative e erro e trocou o sensor de rotação do motor, tiro e quede, até hoje não tive mais problema.
Até mais.
Boa noite pessoal,
Também me ocorreu um problema semelhante... sem mais nem menos desligava e não havia cristo que a fizesse pegar... derrepente pegava....
Depois de muito trabalho, limpeza de bico, medição da pressão da bomba de gazolina etc...
Resumo, trocado os dois relês, o da bomba de gazolina e o da ignição... Faz uns oito meses que não tenho mais problemas...
Dica... Não adianta trocar somente um relê, pois o outro fica sobrecarregado, demora um pouco mas o defeito continua.
Abs a todos
Pessoal,
Abraço
Olá Julio, estou com o mesmo problema no alternador da minha TDI 2000, como estamos proximos (moro em Guaramirim), talvez voce possa me indicar onde compro esta PLACA DO ALTERNADOR recon.
Pescador4x4
06/08/2010, 20:42
Esses dias a luz do indicador de combustivel ficou acessa direto, mesmo com o tanque cheio...alguém já teve esse problema? Abs!
Júlio C. A. Santos
07/08/2010, 19:05
Olá Julio, estou com o mesmo problema no alternador da minha TDI 2000, como estamos proximos (moro em Guaramirim), talvez voce possa me indicar onde compro esta PLACA DO ALTERNADOR recon.
Olá Mimo,
Troquei a placa do alternador na Auto Elétrica Bona aqui em São Francisco do Sul, até hoje o alternador está 100%. Fiz manutenção do motor de arranque com eles também (troca de todos os rolamentos e mais algumas peças). Vc pode obter mais informações diretamente com a auto elétrica:
Auto Elétrica Bona - Rua Dr. Nereu Ramos, 290 - Rocio Grande
Fone: 47 3444 0983
Obs.: Quando ligar pra eles diga que vc falou com o Júlio da Sportage bordô, que eles já conhecem, hehehe.
Abraço
Blza Julio, segunda feira já vou ligar para ele. Obrigado
Patoloko
12/08/2010, 11:53
Itens comprados:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=290436849451
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=300449491478&ssPageName=STRK:MEWAX:IT
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/KIA-20-pin-OBD-2-OBD2-Diagnostic-adapter-lead-cable-B27-/300429099817?cmd=ViewItem&pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item45f2f84329
Diz aí Lucena04, chegou a compra? Funcionou? :?:
Lucena04
12/08/2010, 15:16
Diz aí Lucena04, chegou a compra? Funcionou? :?:
Ainda não chegou
Quando faço compras assim eu até prefiro esquecer, costuma demorar
Lucena04
05/09/2010, 16:57
Eduardo, depois que eu conversei com vc pelo telefone fui conferir pelo site dos correios onde estavam os cabos e eles já estavam aqui em casa! Meus pais foram viajar e provavelmente o pedreiro que está fazendo uma reforma aqui em casa deve ter recebido.
Amanhã eu levo aí na sua casa para a gente testar na sua Sportage-cobaia :mrgreen:
Até
Eduardo, depois que eu conversei com vc pelo telefone fui conferir pelo site dos correios onde estavam os cabos e eles já estavam aqui em casa! Meus pais foram viajar e provavelmente o pedreiro que está fazendo uma reforma aqui em casa deve ter recebido.
Amanhã eu levo aí na sua casa para a gente testar na sua Sportage-cobaia :mrgreen:
Até
Opa, maravilha Lucena....
Tomara que funcione.
[]s
(DU)
MarcSport
06/09/2010, 15:30
Lucena.
Vc já testou a bateria?
Para usar as duas no carro, vc precisará de um isolador de baterias como estes:
http://www.armazem4x4.com.br/isolador-de-baterias-warn.html
http://www.pplmotorhomes.com/parts/rv-converters/dual-battery-isolator.htm
Porém vc pode "construir" um usando 2 diodos e um bom dissipador, dê uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=535&page=11.
Ou usar uma chave onde vc poderá selecionar entre bateria 1, 2, 1+2, ou nenhuma.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154487980-embarcaco-chave-geral-para-duas-baterias-blindada-_JM
Talvez o Edu possa ajudá-lo.
[]s
Marcelo
Lucena04
10/09/2010, 18:03
[QUOTE=Lucena04;1221844]Itens comprados:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=290436849451 (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=290436849451)
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=300449491478&ssPageName=STRK:MEWAX:IT (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=300449491478&ssPageName=STRK:MEWAX:IT)
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/KIA-20-pin-OBD-2-OBD2-Diagnostic-adapter-lead-cable-B27-/300429099817?cmd=ViewItem&pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item45f2f84329[/QUOTE (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/KIA-20-pin-OBD-2-OBD2-Diagnostic-adapter-lead-cable-B27-/300429099817?cmd=ViewItem&pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item45f2f84329[/QUOTE)]
Galera, os cabos chegaram e o Professor Pardal testou na Sportage dele e funcionou! :dance:
Eu importei esses três cabos referenciados nos links acima, um deles, o Galetto, serve para fazer alteração na programação do módulo via OBDII (entrada do Sscanner). Esse não funcionou pq o nosso módulo não permite fazer alteração via OBDII.
Já o B15 que faz ligação via Bluetooth, funcionou e faz a leitura em tempo real das informações do módulo em um notebook/pda/etc. (aceleração, temperatura da água, mistura de combustível, erros, mais uma porrada de coisas).
O B27 serve para fazer a adaptação da entrada de scanner kia para OBDII, funcionou perfeitamente.
Para quem preferir tb existe a interface B15 via USB (muda o nº), mas acho que via bluetooth é bem mais cômodo.
Os cabos vem com os programas, só que em versão demo, quem tiver interesse comprar eu vou postar o link do vendedor do ebay, ele despacha para o mundo inteiro, basta ter um cartão internacional e pagar via paypay
Q show.. e o que daria por exemplo pra mudar com essa programação..
De alguns exemplos?
Daria tipo pra aumentar o torque..? ou coisa do tipo?
Patoloko
11/09/2010, 08:12
[QUOTE=Lucena04;1221844]Itens comprados:
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=290436849451 (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=290436849451)
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=300449491478&ssPageName=STRK:MEWAX:IT (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=300449491478&ssPageName=STRK:MEWAX:IT)
http://cgi.ebay.com/ebaymotors/KIA-20-pin-OBD-2-OBD2-Diagnostic-adapter-lead-cable-B27-/300429099817?cmd=ViewItem&pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item45f2f84329[/QUOTE (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/KIA-20-pin-OBD-2-OBD2-Diagnostic-adapter-lead-cable-B27-/300429099817?cmd=ViewItem&pt=Motors_Automotive_Tools&hash=item45f2f84329[/QUOTE)]
Galera, os cabos chegaram e o Professor Pardal testou na Sportage dele e funcionou! :dance:
Eu importei esses três cabos referenciados nos links acima, um deles, o Galetto, serve para fazer alteração na programação do módulo via OBDII (entrada do Sscanner). Esse não funcionou pq o nosso módulo não permite fazer alteração via OBDII.
Já o B15 que faz ligação via Bluetooth, funcionou e faz a leitura em tempo real das informações do módulo em um notebook/pda/etc. (aceleração, temperatura da água, mistura de combustível, erros, mais uma porrada de coisas).
O B27 serve para fazer a adaptação da entrada de scanner kia para OBDII, funcionou perfeitamente.
Para quem preferir tb existe a interface B15 via USB (muda o nº), mas acho que via bluetooth é bem mais cômodo.
Os cabos vem com os programas, só que em versão demo, quem tiver interesse comprar eu vou postar o link do vendedor do ebay, ele despacha para o mundo inteiro, basta ter um cartão internacional e pagar via paypay
Lucena, ve pra gente ai o nome do programa e quanto custa, o do B15, dai, acho que as pessoas que comprarem poderiam se cotizar e comprar uma licença só.:twisted: (será que dá certo? Digam ai entendidos de software ). Quem sabe até achamos um serial perdido na net por ai?? :pensativo:
Vou encomendar os cabos, menos o Galleto (não pretendo modificar nada, ainda mais pq eu não sei como fazer.)
Lucena04
11/09/2010, 09:31
Q show.. e o que daria por exemplo pra mudar com essa programação..
De alguns exemplos?
Daria tipo pra aumentar o torque..? ou coisa do tipo?
com esses cabos não dá para mudar a programação, só dá fazer a leitura das informações do módulo.
Perguntei para o Celso (que faz preparação de motores) como seria feita a reprogramação do módulo e ele disse que tem um equipamento com um nootebook que assume o lugar do módulo e ele vai testando as configurações de acordo com que o cliente solicita (torque, potência, rodar no álcool, etc). Após ele achar a configuração ideal ele saca a memória do módulo e grava as informações obtidas no notebook direto na EPROM com um gravador de EPROM, tendo em vista que o nosso módulo não permite gravação direta via OBDII (entrada do scanner).
Com a leitura do módulo dá para acompanhar todas as informações, principalmente a temperatura da água, que é a nossa principal preocupação. Outra coisa que pode ser feita e a ferificação de erros, como um scanner comum.
Lucena04
11/09/2010, 09:51
[QUOTE=Lucena04;1252837]
Lucena, ve pra gente ai o nome do programa e quanto custa, o do B15, dai, acho que as pessoas que comprarem poderiam se cotizar e comprar uma licença só.:twisted: (será que dá certo? Digam ai entendidos de software ). Quem sabe até achamos um serial perdido na net por ai?? :pensativo:
Vou encomendar os cabos, menos o Galleto (não pretendo modificar nada, ainda mais pq eu não sei como fazer.)
Modificar eu acredito que não seja possível, mas seria muito bom alguém provar que eu estou errado :D
Quem testou os programas que veio com o cabo foi o Eduardo, nosso Professor Pardal aqui do fórum. A minha minha Sportage está instalando alguns acessórios e ainda não pude testar na minha.
O B15 (interface bluetooth) mais o B27 (adaptador da entrada de scaner kia para obdII, obrigatório) devem custar algo em torno de 80 reais, já com o custo de envio para qualquer lugar do Brasil. Eu recomendo que peça ao vendedor que envie com código de rastreamento dos correios, o que deve custar mais uns 4 ou 5 dólares, mas pelo menos vc sabe onde está o produto. Quando eu importei os meus cabos eu dei sorte de não pagar imposto de importação, mas pode ocorrer.
Quanto a licença a gente precisa pesquisar melhor qual seria o melhor programa e dependendo poderíamos até comprar licença, ou achar o serial pela net mesmo.
Link do vendedor do ebay:
http://stores.ebay.com/gogotopdigi?_rdc=1
Pesquisem por B15 e B27, ele costuma ter vários anúncios para o mesmo produto (mesmo preço). Tb tem vários outros produtos que podem ser interesante. Para quem preferir a interface por usb ele tb tem, só que como não me interessou eu não sei o código.
Patoloko
11/09/2010, 10:46
Bom, encomendei o cabo e o bluetooth. Quanto ao software, consegui um com o serial. Resta saber se vai funcionar na sport. Se interessar pelo programa, manda um pvt que te passo o link
Bom, encomendei o cabo e o bluetooth. Quanto ao software, consegui um com o serial. Resta saber se vai funcionar na sport. Se interessar pelo programa, manda um pvt que te passo o link
Me manda o link desse programa pra eu testar.
[]s
(DU)
Patoloko
12/09/2010, 13:08
Srs moderadores, não sei se posso colocar o link aqui ou se só posso passar por MP, pois apesar do mesmo ser achado na net, trata-se de um programa proprietário com um serial comprado por alguem. Fico no aguardo da resposta. Por hora, só repasso por MP aos interessados
Lucena04
12/09/2010, 14:24
Será que esse programa "PCMSCAN" funciona via bluetooth ou será somente via USB?
ô vontade de testar na minha "Branquela", rs
Acredito que postar o nome dos programas que funcione já vai ajudar bastante e não vejo problema agum.
Patoloko
12/09/2010, 16:21
Será que esse programa "PCMSCAN" funciona via bluetooth ou será somente via USB?
Acredito que postar o nome dos programas que funcione já vai ajudar bastante e não vejo problema agum.
Espero que funcione, pois já comprei o cabo de bluetooth :dance:
Testei o programa mas não funcionou, trava porta serial que o blotooth esta usando, tem que reiniciar o pc, acredito que seja só pra usb mesmo.
[]s
(DU)
Patoloko
12/09/2010, 16:36
Tenta mudar a porta do bluetooth. Li no forum deles que funciona.
Um detalhe: o bluetooh é reconhecido antes de ligar o aparelho? Ele não está requerendo senha pra se comunicar?
Primeiro vc pareia o aparelho com o bluetooth e insere a senha, depois vc configura o sofware de acordo com a porta serial que o bluetooth esta usando e pronto.
Na proxima vez que for usar o programa ele ja faz a conexão automatico sem precisar configurar denovo.
[]s
(DU)
jotaunior
17/09/2010, 19:22
Boa noite amigos, minha sportage 2.0 TDI 2001 apresentou defeito no alternador, esta muito dificil achar um, voce sabem algum de outro veiculo que sirva na minha viatura?
Abracos
DouglasMac
17/09/2010, 19:49
Boa noite amigos, minha sportage 2.0 TDI 2001 apresentou defeito no alternador, esta muito dificil achar um, voce sabem algum de outro veiculo que sirva na minha viatura?
Abracos
Jota, o que estragou no alternador? regulador, escovas, placa de diodo, estator. Fala aí pra tentar te ajudar...:putz:
Lucena04
17/09/2010, 23:55
Primeiro vc pareia o aparelho com o bluetooth e insere a senha, depois vc configura o sofware de acordo com a porta serial que o bluetooth esta usando e pronto.
Na proxima vez que for usar o programa ele ja faz a conexão automatico sem precisar configurar denovo.
[]s
(DU)
Eduardo, vc lembra se o "esquema" mostra a velocidade e/ou o odômetro em tempo real? Dependendo daria para usar ele como "totem" para raid :pensativo:
Eduardo, vc lembra se o "esquema" mostra a velocidade e/ou o odômetro em tempo real? Dependendo daria para usar ele como "totem" para raid :pensativo:
Fala Lucena.
Não mostra por que o odometro da sportage não é eletronico é mecanico, só mostra a velocidade.
Mas vou dar uma conferida.
[]s
(DU)
Lucena04
18/09/2010, 18:21
Fala Lucena.
Não mostra por que o odometro da sportage não é eletronico é mecanico, só mostra a velocidade.
Mas vou dar uma conferida.
[]s
(DU)
se mostra a velocidade ele poderia mostrar o odômetro, pelo menos o parcial :pensativo:
Patoloko
14/10/2010, 22:09
Comprei o adaptador e ele chegou hoje. Depois de muita luta tentando fazer funcionar, troquei o adaptador bluetooth e o programa detectou o adaptador.
Agora tá acessando por bluetooth e por porta serial (não sabia que bluetooth emulava uma porta serial). Testei diversos programas, inclusive os que vem com o adaptador. Praticamente todos acharam o adaptador ODBII, porém, nenhum detectou minha ECU (só um detectou, mas ele só dá códigos de erro).
Minha SPORT é 96/97 MRDI automática. Pelo que lí, era pra ser reconhecida pelo adaptador, pois na propaganda diz de 96 pra cima. Será que fui tão azarado que a minha não reconhece? Ou será que to vacilando em algum ponto? :pensativo:
EDuarte, quantos sensores detecta na sua? No programa vc conseguiu fazer os mostradores funcionar? Pq testei em um clio e não consegui fazer funcionar. Interessante é que descobri um código de erro no clio sem ele nunca ter dado problema. Vou verificar amanha com o mecanico. :pensativo:
Não contei quantos sensores ele detecta mas que me lembre são todos, mas alguns ele não detecta pq não tem, por incrivel que pareça tem carros com muito mais sensores que a sportage.
Os mostradores funcionam todos, mas tem um detalhe, as vezes vc manda ele fazer determinada leitura ele faz de boa, mas qdo faz outra leitura ou até a mesma ele não faz, da erro, tem que sair do programa e entrar denovo, isso é erro do software, e não consegui achar outro software que funcione.
O programa faz a leitura em tempo real, portanto não basta abrir o programa, tem que clicar no botão de leitura pra ele fazer a varredura dos sensores em cada tela.
[]s
(DU)
MISSISSIPI
15/10/2010, 11:39
Pessoal é a primeira vez que participo desse forum, pois, comprei uma sportage 96 2.0, e não sei muita coisa desse carro, estou com um problema espero que alguem possa me ajudar, troquei a bateira dela e os ponteiros do painel ficaram todos doidos, não marca direito o combustivel, a temperatura vai lá em cima e volta, o velocimetro se acelerar parado ele tambem sobe, tudo isso depois da troca da bateria, será que o eletrecista ligou algo errado? porque nem sei se ela esquenta mesmo ou se é apenas o ponteiro, pois não ferveu, nem saiu fumaça. obrigado a todos
Marcus Pereira
15/10/2010, 18:04
Bem vindo ao forum amigo!:)
Pela sua descrição do problema, eu recomendo uma boa verificação nas conexões elétricas, principalmente o circuito do negativo da bateria.
Sugestão: Antes de qualquer coisa, use um voltímetro e meça o potencial entre o chassi do veículo e o terminal negativo da bateria, tem que dar zero volt.
Boa sorte e quando resolver deixe a gente saber qual foi a solução, vamos aprender juntos...:pipoca:
Abraço!:concordo:
Amigos, tenho uma sport 2.0 16v gas 98/99. Ela tem uma luz no porta malas, mas, não acende. Procurei algum sensor no fechamento da porta, mas, não achei e mesmo com a chave ligada não acende. Olhei a lâmpada e parece estar perfeita. Vou pegar um multimetro emprestado para ver se chega corrente. Antes disso alguma sugestão: fusível, relé, etc ?
Outra coisa, meu ar condicionado quando aperto o botão ele não acende. As vezes quando bato com certa força ele acente e às vezes fica e às vezes apaga, mas, mesmo quando fica não gela nada. Alguma sugestão ? Fusível, relé, gás, etc ?
Obrigado a todos.
Frans Prijkel
20/10/2010, 17:08
Oi Amigos,
Comprei um Sportage 2001 Turbo diesel. Parece que o carro é otimo, unico dono e nunca deu problemas. Somente usado na cidade.
Porem a contagiros so marque ate 2000 rpm mesmo com motor em rotacao superior. Entendo que no motor diesel o sinal veio do alternador. Alguem ja tive este problema e existe uma maneira para testar se é o alternador ou o instrumento.
Obrigado !
Chico Almeida
19/03/2011, 19:54
Boa noite, pessoal.
Está havendo alguma coisa errada com meu alternador, ele cusa muito pra começar a carregar a bateria, só após 1800/2000 rpm é que começa, além disso, o conta giros não marca lenta, só começa a marcar tb na rotação acima (tenho um circuitinho com um led que indica qdo o alternador começa a gerar!!!). Foi feito um serviço de aumento de capacidade de corrente de 55 para 75 A. Se não fosse aquela bendita bomba de vácuo, já tinha posto outro alternador. Tinha instalado lâmpadas de 80/100 W nos faróis principais, 75 W nos de milha e acabei retirando tudo (inclusive estou vendendo o quebra mato com os faróis), voltei para as lâmpadas 45/65 W nos faróis e só.
Estou precisando do "caminho das pedras" pra tentar acertar isso. Se alguém puder ajudar, agradeço.
Abração a todos.
Henrique Petropolis
19/03/2011, 23:25
Boa noite, pessoal.
Está havendo alguma coisa errada com meu alternador, ele cusa muito pra começar a carregar a bateria, só após 1800/2000 rpm é que começa, além disso, o conta giros não marca lenta, só começa a marcar tb na rotação acima (tenho um circuitinho com um led que indica qdo o alternador começa a gerar!!!). Foi feito um serviço de aumento de capacidade de corrente de 55 para 75 A. Se não fosse aquela bendita bomba de vácuo, já tinha posto outro alternador. Tinha instalado lâmpadas de 80/100 W nos faróis principais, 75 W nos de milha e acabei retirando tudo (inclusive estou vendendo o quebra mato com os faróis), voltei para as lâmpadas 45/65 W nos faróis e só.
Estou precisando do "caminho das pedras" pra tentar acertar isso. Se alguém puder ajudar, agradeço.
Abração a todos.
Eu te aconselharia fazer um teste na bancada em uma oficina que ofereça suporte a esse tipo de teste fora do carro ,pois na bancada eles colocam carga fantasma e monitora quando o alternador começa a carregar , para então saber se pode ser submetido á algum conserto ,que geralmente pode ser o regulador de voltagem alterado no alternador ,bem salvo tambem como defeitos do campo que é mais dificiu dar defeito ou induzido que é mais comum por causa dos fios bem mais finos que do campo !!
Chico Almeida
22/03/2011, 13:00
Eu te aconselharia fazer um teste na bancada em uma oficina que ofereça suporte a esse tipo de teste fora do carro ,pois na bancada eles colocam carga fantasma e monitora quando o alternador começa a carregar , para então saber se pode ser submetido á algum conserto ,que geralmente pode ser o regulador de voltagem alterado no alternador ,bem salvo tambem como defeitos do campo que é mais dificiu dar defeito ou induzido que é mais comum por causa dos fios bem mais finos que do campo !!
Boa tarde, Henrique.
Mandei o alternador de volta ao cara que refez, estou aguardando o resultado.
Abração,
PessoALL
Alem da cx de fuziveis do lado do motorista e do compartimento do motor, alguem sabe se existe outra na sportage?
A viatura não quer pegar e algumas funções tbm não funcionam.
O que funciona:
farol, lanterna, pisca alerta, motor de arranque, ventilador interno, alarme, modulo do vidro, buzina...
O que não funciona:
Motor (gira mas não pega)
Painel (a unica luz que acende é a de aviso de porta aberta)
Luz de ré, seta, bip de porta aberta, GNV
Ja chequei:
Fuziveis do lado do motorista - OK
Fuziveis e reles do compartimento do motor - OK
Reles logo abaixo do volante - OK
Alarme - Desliguei
Modulo de injeção - OK (testei em outra sportage)
[]s
(DU)
Lucena04
15/04/2011, 07:57
Eduardo, vc chegou a testar se ela pega no tranco? Aconteceu algo parecido quando deu pau na chave comutadora (fica no miolo da chave) da minha ex-Parati. Lembro que eu fui em um lugar e me cobraram 150 paus para arrumar dizendo que era zica e tal, tirei de lá e levei em outro que me arrumou por 15 rs, isso na Parati.
Obs: ela pegava no tranco.
Fala Lucena..
Não pega no tranco e tbm não é o miolo, pois qdo ligo o contato funcionam algumas funções que só funcionam com o contato ligado, qdo desligo desliga tudo.
Em alguns pontos onde deveria ter tensão não tem nada, é como se tivesse queimado um fuzivel ou rele.
[]s
(DU)
daniel--pires
15/04/2011, 10:36
O que funciona:
farol, lanterna, pisca alerta, motor de arranque, ventilador interno, alarme, modulo do vidro, buzina...
O que não funciona:
Motor (gira mas não pega)
Painel (a unica luz que acende é a de aviso de porta aberta)
Luz de ré, seta, bip de porta aberta, GNV
****PODE SER O SENSOR DE ROTAÇAO SE NAO ESTIVER BOM NAO PEGA MESMO
****PODE SER O SISTEMA DE CODIFICAÇAO DE CHAVE
***Amigo vc verificou velas? Pois se nao e central só pode ser falta de faisca.
****Quanto as luses do painel tente ligar o fio do cebolao do oleo direto par ver se acende, pois esse fio escapole facil facil e o com o da carga do alternador a mesma coisa.
DouglasMac
15/04/2011, 12:12
Ô Edu!! Tem centelha na vela?
Pode ser bobina, fio cortado/solto:parede:, sensor de rotação (atras do cabeçote).
Num dá nem sinal de pegar?:pensativo:
Daniel
****PODE SER O SENSOR DE ROTAÇAO SE NAO ESTIVER BOM NAO PEGA MESMO
Sensor de rotação não é, se fosse o resto funcionaria...
****PODE SER O SISTEMA DE CODIFICAÇAO DE CHAVE
Sportage não tem...
***Amigo vc verificou velas? Pois se nao e central só pode ser falta de faisca.
Se não tenho tensão no modulo não tenho faisca...
****Quanto as luses do painel tente ligar o fio do cebolao do oleo direto par ver se acende, pois esse fio escapole facil facil e o com o da carga do alternador a mesma coisa.[/QUOTE]
O fio da cebolinha do óleo é sinal negativo, e o que esta faltando é o positivo...
Valeu
[]s
(DU)
Fala douglas, blz?
Então, não tem tensão em boa parte da parte eletrica como painel, modulo, etc...consequentemente não tem faisca nem sinal nos sensores.
è como se tivesse queimado um fuzivel ou um rele, mas ja verifiquei todos, to achando que tem mais algum fuzivel ou rele em algum outro lugar que não to achando.
Valeu
[]s
(DU)
DouglasMac
16/04/2011, 19:01
Edu, estranho funcionar o pisca alerta e não funiconar a seta!
Seguinte, se puxar um fio da bateria na entrada da central?
Conferir se a central recebe 12V ou 6V, senão queima!
Se não me engano, o MAF usa 6V, então pode ser que a central também.
Tô no limite com essa aí.:parede:
Valeu as dicas Douglas, ja achei o "pobrema"...
Era o rele do alarme que tinha queimado, mesmo desligando o alarme o rele não fechava, foi duro mas resolvi.
Valeu meu amigo...
[]s
(DU)
Olá pessoal! Estou com problema no circuito das velas de aquecimento da minha Sportage TD 2001. Ao virar a chave a lampada não acende e consequentemente as velas não aquecem. A principio a lampada está ok, pois virando a chave bem lentamente percebo que ao fundo, bem fraco, ela da uma luz em conjunto com o temporizador +- 6s. Existe rele de sensor de temperatura, e onde fica??? Agradeço a todos.
Marcus Pereira
24/04/2011, 20:53
ebilla, existe um relé em uma central eletrônica que fica sob o assoalho do carona, remova o tapete e terá acesso a ela.
Boa sorte na investigação!!!
Marcus, obrigado pela dica! Encontrei o relé e percebi pela sua aparencia que ele já havia sido aberto. Aproveitei e também abri. O fio da bobina estava rompido e refiz a solda. Em teste de bancada o relé funciona mas no local não. Vou continuar procurando o defeito. O que me espanto é que existe tensão constante nos fios tanto de acionamento do relé como no que vai para as velas aquecedoras, o que pode ter danificado. Acredito que alguem tenha feito uma gambiarra das bravas. As vezes penso em quem colocou o alarme, trava, vidro eletrico e ligou no primeiro fio que encontrou. O alarme estava com corta corrente ligado em um fio preto/amarelo abaixo do volante, assim penso que tambem possa ter danificado outro componente. Existe algum temporizador que controla o sistema??? Caso alguem tenha alguma sugestão, obrigado!!!
ebilla, existe um relé em uma central eletrônica que fica sob o assoalho do carona, remova o tapete e terá acesso a ela.
Boa sorte na investigação!!!
Paulo Rogério dos Santos
19/05/2011, 10:53
Bom dia a todos,
Desculpe minha ignorancia, mas é minha primeira vez e não estou sabendo como acessar para fazer minhas perguntas e tirar minhas dúvidas, se este for o caminho certo, então é s´me avisar, obrigado.
Paulo Rogério dos Santos
19/05/2011, 11:04
Bom dia novamente,
Acho que achei o caminho sem querer, rsrsrsrsrs, já vou iniciar fazendo perguntas, quem tiver dúvidas sobre a sportage é só me perguntar, estarei a disposição, lógico que dentro dos meus conhecimentos.
Tenho uma Sportage 4WD, o problema dela é que esta roubando carga da bateria, já troquei a bateria por uma nova, de um dia para o outro zerou, ficou sem carga nenhuma, vistoriando a parte elétrica, notei que com todos os equipamentos desligados, ainda saia faisca do cabo da bateria (aquele teste rápido de encostar o cabo na bateria), verifiquei a caixa de fusível e notei que o fusível que controla a luz de freio é o mesmo que, em partes, controla o bip do som de porta aberta e lanterna acesa, ocorre que quando desligo o fusível, a faisca some, já verifiquei o chicote que manda energia para as lanternas e nada encontrei. Pergunto eu, este sistema do fusível da luz do freito é conjugado com o bip de sonorização? Outra pergunta, tentei entrar no site Kia Global Information System (KGIS) (http://www.kiatechinfo.com) e não consegui fazer o refrido cadastro, ele pede para entrar no link de Privacy Police, e simplesmente não entra, tem alguma forma de eu conseguir este esquema da parte elétrica da sportage?
Por favor, se alguem puder me ajudar eu agradeço.
Obrigado por enquanto.
Robinho da Jaguatirica
19/05/2011, 11:08
Oi Paulo,
Seja muito bem vindo!
na categoria Sportage temos vários tópicos abertos por partes, o bom é questionar no tópico sobre o assunto, vou colocar alguns pra vc ir se divertindo.
Bate papo livre : http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/16393-sportage-apresentacao-e-bate-papo-livre.html?highlight=sportage
Motor e transmissão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/16383-sportage-motor-e-transmissao.html?highlight=sportage
elétrica e eletrônica: http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/16385-sportage-eletrica-e-eletronica.html?highlight=sportage
sportage fervendo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/30085-sportage-fervendo.html?highlight=sportage
conserto vidros elétricos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/26387-sportage-conserto-vidros-eletricos.html?highlight=sportage
pneus rodas e suspensão: http://www.4x4brasil.com.br/forum/kia-sportage/16384-sportage-pneus-rodas-e-suspensao.html?highlight=sportage
tem alguns outros, mas com estes vc já faz uma festa, aproveite bem oc conhecimentos.
elétrica só sei quando dá choque, mas alguém aparecerá pra te ajudar.
Boa lama!
Robinho
Ou então todos os tópicos, clique no link
Kia Sportage [Arquivo] - 4x4 Brasil - Portal Off-Road (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sitemap/f-61.html)
Chico Almeida
19/05/2011, 18:12
Boa tarde pessoal.
Meu carro está com um problema intermitente. Ao ligar e acelerar, o conta-giros marca normal mas, se o carro fica em lenta ele vai direto à zero. Este problema já aconteceu meses atrás, normalizou, e agora voltou a acontecer. Já tentei solucionar mas não tenho o esquema elétrico e fui só no tato, não sei se existe algum relé que comanda isso e tb onde o marcador é ligado. Alguém tem uma dica pra passar?
Valeu.
DouglasMac
30/05/2011, 23:14
295249295250295251295252Contribuição aos amigos, esquema elétrico SPT gasolina. 295248
DouglasMac
30/05/2011, 23:19
295254Continuação...295253Nas tres primeiras folhas onde tem o esquema é só colocar alinhadas e colar.
Foi com isso aí que descobri ligaçõs erradas na injeção, a viatura "pipocava" e não andava nada, além de beber mais do que eu.
Se ajudei tá bom!!!
LAMA!!
Hoberdan
22/06/2011, 19:32
Olá vou fazer uma experiência este fds com o sensor de temperatura original da minha sptg, quero descobrir qual a escala dele pq to querendo colocar uma ventoinha elétrica extra e um indicador novo no painel.
To pensando em fazer o meu próprio controle de temp. usando o sensor original numa boa e ainda manter o indicador furado do painel rssss
Mas pra dar certo preciso da experiência de vocês (sensores extras), quero saber qual temperatura real da água em relação ao marcador original:
-quando o ponteiro começa a se mover
-quando chega na primeira marca
-quando para de subir (posição normal um pouco antes do meio)
Com isso da pra achar uma relação aqui na minha e fazer minha gambitech :)
Djalma colombo
22/06/2011, 19:56
Usa o do omega 2.2 ou da s10, dá certo no caso de adaptação!
andersoncolares
14/07/2011, 12:44
Pessoal, olá a todos, bem vindos os novatos e saudações 4x4 a todos.
Seguinte, dia desses, ao acender os faróis, notei que a iluminação do painel, bem como os faroletes, estava totalmente apagada, O farol principal acende mas os faroletes. Troquei os fusíveis uma 3 vezes e não aguentam. Um eletricista que deixou os vidros das portas como de carro novo, desmontou até o painel em busca de curto e não encontrou nada. Alguém já passou por caso parecido? Caso possam me ajudar, agradeço imensamente, pois nem o eletricista encontrou o problema. Fora isso, toda parte elétrica funciona normalmente.
Abraços e aguardo uma luz, hehe
andersoncolares
20/07/2011, 02:14
E então, ninguém sabe nada sobre queima constante do fusível das luzes do painel + faroletes?
Geisler®
20/07/2011, 02:25
E então, ninguém sabe nada sobre queima constante do fusível das luzes do painel + faroletes?
Abderson, eu tive um problema semelhante com a minha, só que não com a iluminação, e sim com todos os marcadores!! Não marcava velocidade, combustivel, temperatura, nem rotação, e nem a kilometragem e o ar condicionado só funcionava a ventilação e mais nada, nem aquecimento funcionava... Botava fuzivel e queimava na hora...:putz:
Levei no eletricista que passou o dia pra descobrir o problema: era o chicote do sensor da ré que tinha fechado curto com a lataria do assoalho do carro, la embaixo logo acima do cardã, de repente possa ser algo semelhante ao que ta acontecendo ai com a sua viatura :concordo:
Abraço, e LAMA \o/:dance:
Djalma colombo
20/07/2011, 08:40
Anderson, eu faço alguns serviços de eletrica, geralmente queima de fusivel é alguma coisa que esta em curto, da uma boa verificada na parte elétrica da sua vtr: de cima pra baixa, da frente pra tras e vicwe versa porque tem algo errado com a parte eletrica.
andersoncolares
21/07/2011, 16:32
Grande abraço ao Djalma e ao Geisler... já combinei com um eletricista para dar uma vasculhada amanhã, pois de vez em quando os faróis apagavam do nada e voltavam a funcionar, um eletricista de cidade pequena resolveu um mal-contato na chave de setas; agora é isso. Então vou mandar dar uma geral e conferir tudo logo. O carro está em estado de zero, motor com 116000 e fazendo 12 a 15km/l. Não vou deixar uns fiozinhos estragarem meu prazer de pilotar minha VTR...
Grato a todos pela at3nção
Djalma colombo
22/07/2011, 09:31
É isso aí, nunca desista diante de um obstaculo, é diante da dificuldade que o o homem se supera e desenvolve! forte abraço.
Donizetiaps
29/07/2011, 21:49
Olá pessoal....Depois de muita pesquisa eu achei estes esquemas elétrico e de injeção da Sport, o desconforto é que tá tudo em inglês, não entendo nada, mas quem conhece deve entender bem...:parede: Tive uma boa ajuda do EDuarte....Valeu cara...
Fala Donizete, blz?
E ae, conseguiu resolver o problema?
[]s
(DU)
Donizetiaps
31/07/2011, 18:52
Ainda não, mas o eletricista desconfia do variador de avanço que tá queimado.... Terça eu pego ela de volta... Valeu.....
Luiz Roberto Coura Paiva
02/08/2011, 10:08
Há aproximadamente dois meses instalei uma ventoinha elétrica do Meriva na viatura (2.2 diezel). Ficou perfeito tanto na cidade, asfalto e, pricipalmente, na trilha. Só restou um porém: está "roubando" carga da bateria. Geralmente faço uma trilhazinha nos finais de semana e a viatura fica parada durante a semana. Já por duas vezes, no sábado, a carga da bateria está baixa. Já recarreguei e fiz teste e não acusou proplema nenhum na bateria. Alguém tem alguma idéia do que pode estar "roubando" carga da bateria? Agradeço a ajuda.
Djalma colombo
02/08/2011, 12:05
Luiz verifica o alternador, sei que não é o mesmo carro mas serve como exemplo, tive um fusca que não dava pra sair a noite porque a bateria não aguentava, vivia indo a eletrica e nada, testava tudo, até que um eletricisa de auto depois de mandar seu filho vereficar e não achar nada, resolveu pegar um voltimetro, igual a aqueles que vinham nos passat ts no centro do painel, ao invés de usar o digital, e adivinha só, qundo tava na lenta carregava normal e quando tava acelerado não carregava nada. O dito voltimetro digital não acusava falha na carga, e ntão fica a dica: o sistema de carga é o mesmo se não esta segurando carga verifica o alternador no detalhe e depois a bateria, se estiver tudo ok parte pro chicote, as vezes tem algum fio rompido fechando curto na lataria.
Luiz Roberto Coura Paiva
02/08/2011, 12:50
Valeu Djalma, boa dica.
cegandrade
03/08/2011, 10:49
Há aproximadamente dois meses instalei uma ventoinha elétrica do Meriva na viatura (2.2 diezel). Ficou perfeito tanto na cidade, asfalto e, pricipalmente, na trilha. Só restou um porém: está "roubando" carga da bateria. Geralmente faço uma trilhazinha nos finais de semana e a viatura fica parada durante a semana. Já por duas vezes, no sábado, a carga da bateria está baixa. Já recarreguei e fiz teste e não acusou proplema nenhum na bateria. Alguém tem alguma idéia do que pode estar "roubando" carga da bateria? Agradeço a ajuda.
Se a instalação estiver direto na bateria, mude para ligado direto na chave, assim so funcionara com a chave ligada.
Gleison BH
03/08/2011, 13:30
Boa tarde a todos. Há quanto tempo não visito o fórum...
Casei, virei pai e passei um perrengue louco por causa de um Mestrado.
Mas agora as coisas estão se tranquilizando... e aí voltarei a acompanhar o fórum!
Mas já estou passando por aqui porque o ventilador da minha sportage parou.
Ligo ar e ele arma, mas o ventilador não gira.
Já olhei o fusível e parece que está ok.
** ALGUM PALPITE? ALGUÉM JÁ VIU ALGO NO SITE OU TEVE PROBLEMA PARECIDO?
** ALGUEM SABE QUAL O GRAU DE DIFICULDADE PARA SE TER ACESSO AO VENITLADOR???
Abc pra todos.
Inté.
GLEISON BH.
Gleison
Vc diz o ventilador do radiador A/C ou ventilador interno da viatura?
[]s
(DU)
Gleison BH
04/08/2011, 10:05
OPA! Tudo bom Eduardo? Quans tempos hein...
É o ventilador interno. Ligo o ar, ele arma, a ventoinho do A/C gira e eu até sinto que sai um pouco de ar frio vindo pela ventilação natural do carro em movimento.
Mas o ventilador parou. Há algum tempo ele estava fazendo barulho. Tenho até a impressão que ele fica dentro do painel no meio do lado do carona.
Vc sabe como ter acesso ao ventilador??? É pouco provável, mas pode ser só excesso de sujeira que travou o bichinho...
A minha é o memo modelo da sua viatura!
Abc
Gleison
Vc diz o ventilador do radiador A/C ou ventilador interno da viatura?
[]s
(DU)
Faz tempo mesmo, aproposito, parabens pela paternidade...
O motor fica atras do porta luvas, por baixo vc tem facil acesso, são tres parafusos, molezinha tirar ele.
[]s
(DU)
Gleison BH
04/08/2011, 11:55
Valeu pelas felicitações. O Robinho conhece a baixinha!
Só me confirma uma coisa para eu não perder tempo.
Eu abro o porta luvas e solto os parafuso que tem por dentro dele. Ou eu solto parafusos embaixo ou atrás do porta luvas.
E obrigado mais uma vez.
Até
Faz tempo mesmo, aproposito, parabens pela paternidade...
O motor fica atras do porta luvas, por baixo vc tem facil acesso, são tres parafusos, molezinha tirar ele.
[]s
(DU)
Fica embaixo atras do porta luvas, é só olhar pra cima, não precisa nem abrir o porta luvas.
[]s
(DU)
Rossi_SC
04/08/2011, 22:25
Parceiros, estou com problema na solenoide da tração, pequena peça elétrica e na capsula de vácuo que quebrou da minha Sportage 99 gasol. Alguém pode me ajudar onde encontrar ou se tem de algum outro carro que sirva? Obrigado
Luiz Roberto Coura Paiva
08/08/2011, 15:24
Se a instalação estiver direto na bateria, mude para ligado direto na chave, assim so funcionara com a chave ligada.
Cegandrade, realmente a instalação está direto na baetria. Amanhã (09/08) irei ao eletricista e vou passar a ligação direito para a chave. Já verifiquei alternador e bateria e está tudo ok.
Valeu a dica.
Tanque Russo
10/08/2011, 15:06
Galera me ajudem por favor, a luz de check engine fica acessa, o que pode ser? já troquei a sonda, e nada, hj levei no mecanico e o mesmo passou no scanner e disse que nao deu nada, tirou o conector do modulo limpou , e a luz apagou , mas logo acendeu novamente, não sei mais o que devo fazer alguem ja teve problema parecido. Um detalhe que percebi foi as travas eletricas, quando a luz não esta acessa, as portas travam normal no alarme, quando a luz acende, elas não travam , no alarme, sei que não há relação entre ambas, mas foi o que percebi, peço a gentileza que se alguem teve algum problema parecido me diga por gentileza. obrigado até mais
cegandrade
12/08/2011, 08:12
Tanque, tive um problema com as travas de nao funcionar uma vez, e levando a um eletricista ele descobriu um curto entre o alarme e as travas. Sobre a luz de check engine nao posso afirmar pois a minha estava sempre ligada.
Tambem ja tive um problema com a luz de check engine e dessa vez sim foi complicado. A luz do teto ficava ligada direto e a luz de check engine tambem.
Perdi um dia correndo fios para tentar encontrar curtos e realmente encontrei. Quando desmontei o console de plastivo que fica tampando a caixa de fusivel, descobri um fio esmagado na parte de baixo pelo proprio console, ou seja, quando o console foi montado ficou esmagando o fio e ele entrou em curto. Retirado o curto tudo ficou perfeito.
Lucena04
09/11/2011, 15:33
Eu acho que queimou a lâmpada do botão do ar condicionado, vcs já trocaram alguma vez, tem algum segredo? O Ar funciona normalmente.
Djalma colombo
10/11/2011, 08:41
Quando comprei a minha ja tava queimada, o ar funciona sem problemas, nem me prepcupo em trocar!
Lucena04
10/11/2011, 11:05
é, acho que vou deixar assim mesmo, fiz uma pesquisa no fórum e não somos os primeiros a ter essa lâmpada queimada.
Adilson José Ranieri
19/11/2011, 08:27
Colegas, Bom dia. A minha viatura estava com a bomba de gasolina queimada e efetuei a troca. Pois bem a bichinha ficou uma maravilha ocorre que, de vez em quando a viatura morre, acende no painel a luz indicando falta de combustível e não pega mais.....Deixo o carro descansando por algumas horas e volta a funcionar normalmente. Já verifiquei a bomba e ela funciona normalmente..... O que pode ser???? Aguardo retorno. Obrigado e bom final de semana a todos.
Djalma colombo
19/11/2011, 11:17
Adilson bom dia, sugestão pra verificar: mau contato na fiação da bomba e erro de leitura da central de injeção. Antes de levar no meca faça o seguinte: solte a mangueira de combustivel na saida do filtro, verifique se vai sair, se sair pode ser erro da central ou mau contato, faça isso quando ela morree!
Adilson José Ranieri
20/11/2011, 00:35
Caro Djalma, Bom dia. Se realmente for erro de leitura da central de injeção, como proceder?? Aqui onde moro existem somente mechanicos.....Obrigado.....
Djalma colombo
20/11/2011, 12:24
Bom dia Adilson, aí só passando o scaner, ou pegando uma outra central emprestada que esteja boa e fazer o teste de funcionamento, não tem outro jeito!
Angelo RJ
24/11/2011, 13:04
Pessoal,,,preciso da ajuda de vcs ..urgente,
O motor do vidro elétrico (porta do motorista) queimou !!!!!
Aonde consigo esse motor ??
Só original ?
Agradeço !
Angelo RJ
28/11/2011, 13:56
Pessoal, novamente peço ajuda de vcs !!!!!!
Não to achando(nem em concessionária) o motor do vidro eletrico ...... Ja tentei levar o "induzido" (foi ele que queimou) em algumas lojas especializadas, mas eles nao fazem reparo nessa peça .
ja liguei para algumas concessionárias e eles não tem esse motor.
Alguem já passou por isso ? Como posso resolver ?
ps: Como o motor queimado é da porta do motorista, posso (enquanto não acho a peça) colocar o "induzido" de outra porta na porta do motorista, para que pelo menos o vidro desse que vos fala possa funcionar ???
Angelo
Procure empresas que fazem enrrolamentos em bobinas, motores, etc... se for o enrolamento do induzido queimado, com certeza absoluta eles refazem.
Pode colocar o induzido da outra porta sem problemas.
[]s
(DU)
Angelo RJ
28/11/2011, 14:22
Valeu Eduarte..........vou correr atrás.
obrigado
Angelo RJ
01/12/2011, 08:12
Pessoal , alguem sabe algum telefone de ferro velho no Rio ????
O motor do vidro eletrico (porta do motorista !!!) queimou....e não adiantou colocar o induzido da porta de trás, pois o motor está ferrado mesmo.
Preciso de um motor para esse vidro elétrico e não acho em lugar nenhum nem em concessionária !!!
help galera !
abs
J.Chaves
09/12/2011, 19:12
Ola pessoal . a minha sportage 98/99 gasolina queimou a bomba de gasolina . foi troca da com total satisfação. Porem a um mês depois vem apresentando o seguinte . ela estando com o tanque cheio ou não toda vez que desço uma ladeira ou reduzo para fazer uma esquina ela morre e acende todo o painel e demora alguns segundo para dar partida novamente. Alguém tem alguma informação sobre isto????. outra coisa ela e muito ruim de farol. e comprei um rele com lampadas de 100 wats so que ainda não instalei estou com medo de não funcionar.
Djalma colombo
11/12/2011, 21:42
Jchaves , dá uma verificada na parte elétrica, tá parecendo mau contato, com relação aos farois, coloquei ddois axiliares voltados mais para baixo, ajuda muito!
J.Chaves
14/12/2011, 21:32
falou Djalma colombo vou falar para o meu eletricista ok. Desde ontem ela esta impossível ta engasgando de qualquer jeito subida descidas reta so anda socando.
zuccalmaglio
06/02/2012, 13:14
Boa tarde,
alguem pode me ajudar preciso trocar a bomba de combustivel da minha sportage 2.0 2008 a gasolina, alguem sabe se uma bomba da bosch serve?
brigado
Olá pessoal, estou precisando de uma luz, hoje inventei de trocar o som da minha TDI e fiz um curto com o fio amarelo que estava alimentando o rádio, deu um estalo como se fosse fuzível só que não foi e perdí a alimentação deste fio assim como a do relógio de painel. Alguém já passou por isto? Existe algum relé pro relógio?
Olá pessoal, estou precisando de uma luz, hoje inventei de trocar o som da minha TDI e fiz um curto com o fio amarelo que estava alimentando o rádio, deu um estalo como se fosse fuzível só que não foi e perdí a alimentação deste fio assim como a do relógio de painel. Alguém já passou por isto? Existe algum relé pro relógio?
O mesmo fuzivel que alimenta o radio alimenta o relogio, então só pode ser fuzivel.
Da uma conferida melhor, é um fuzivel de 10A, não usa rele.
[]s
(DU)
Djalma colombo
20/02/2012, 11:31
zuca, usa o kit 103 da bosch, algo entorno dos 50,00!
jotaunior
09/08/2012, 17:01
Ontem comecei a instalar os faróis de milha no teto da viatura, hoje vou terminar a instalação.
Itens utilizados:
5 Faróis de milha oval
5 Lampadas H3 de 55w
4 metros de fio 4mm
1 rele de 30 amperes (Calculados pela formula: (5x55wats)/12v)
1 Fusível de 20 amperes
1 Rack (Travessa de ferro da LongLife)
1 Botão On/Off Caça
363471
Ontem comecei a instalar os faróis de milha no teto da viatura, hoje vou terminar a instalação.
Itens utilizados:
5 Faróis de milha oval
5 Lampadas H3 de 55w
4 metros de fio 4mm
1 rele de 30 amperes (Calculados pela formula: (5x55wats)/12v)
1 Fusível de 20 amperes
1 Rack (Travessa de ferro da LongLife)
1 Botão On/Off Caça
363471
Ficou muito legal Jota, parabens...
Que farol é esse que vc usou? Tem o link?
[]s
(DU)