Ver Versão Completa : Tirando a bomba injetora, como travar?
Marcelo Oyarzábal
27/02/2017, 22:39
Pessoal, meu Defender com 235.000 km deu problema na bomba injetora, como ainda tem a trava de fábrica no ponto, acredito que seja original com essa quilometragem, a questão é, que quando reformamos, no decantador estava muito sujo devido ao óleo ruim. Bom, rodei 15.000 km em um ano, e o carro se comportava muito bem, inclusive diminuimos o retorno dos bicos em 1,5 voltas pra andar mais e ficou muito bom, porém, de uns dias pra cá, percebi uma falta de potência em alta e as vezes ruim de pega, e uma pequena falha, troquei filtro, limpei decantador e seguiu a mesma coisa, depois dos 70 km/h na estrada chegou a se apagar, abri os bicos, sangrei, pegava e se apagava, consegui chegar em casa e comecei a desmontar, tirei decantador novamente, filtro, tirei toda tubulação de óleo, coloquei ar comprimido, tirei o banjo da entrada da bomba injetora, estava quase entupido, enfim, fiz uma revisão antes de dar perda na bomba injetora e/ou bicos e não tive sucesso, hoje tirei os bicos e as conexões, vou mandar refazer a bomba e instalar o kit lda já, só que surgiu uma dúvida, como faço para tirar a bomba injetora sem alterar o ponto na polia? Existe alguma marca, alguma coisa do tipo? Ou é só tirar e colocar novamente? Preciso resolver rápido, pois estou andando com o Jeep Willys e não é nada bom.
Obs. Não tem bombista onde moro, por isso preciso tirar e enviar para Pelotas-RS.
Segue fotos do decantador com 3.000 km, o tanque está limpo, deve ter sido sujeira no posto de combustível, o segundo copo é do diesel comum no final do filtro. Não é relaxamento, troco o filtro de diesel a cada 5.000 km e limpo o decantador pelo menos uma vez no mês, e só abasteço no mesmo posto, tanque e bomba nova.
543995
543996
Precisa de ferramentas especiais para travar/medir o ponto atual da bomba, melhor levar o carro para o bombista.
Testei um bombista de uma das melhores oficinas Bosch da minha cidade e lamentavelmente não concordei com o procedimento de colocar a bomba no ponto.
Para medir o ponto antes de desmontar precisa de um relógio comparador de pequeno diâmetro e de um adaptador especial para conectar o relógio no pistão bombeador da bomba.
Putz, que chato Marcelo! olha, sabendo de como tudo foi feito com o maior capricho, com tanque limpo,
filtros novos, decantador ok, lacre novo na bomba... só posso imaginar duas coisas para justificar esse mico.
O uso do diesel comum... coisa que o dono anterior do meu carro me fez prometer NUNCA usar
e a outra possibilidade tem a ver com o posto que voce usa: o diesel deve estar muuuuito sujo e sem
filtros primarios atuando na bomba, ou extra-batizado, essas merdas que eles misturam diluem tudo que
veem pelo caminho, borrachas, metais, etc. Fuja desse posto!
Boa sorte, sei que resolverá rapidinho, só não deixe de nos atualizar aqui.
https://lh3.googleusercontent.com/F8SKfArEOkjemxQZ42PEompO2SI_aH6A0P1S3ZsqZg4QG0s5qN Hrej73BVnzZeS7q4kp5Uuo3WmXCdelt9GKbfAP0MmQqb25BB7I Dh166NLjuUBmFbTKW_SifDohWGFlE2wpSzowFiyyAcLQGJIvBO 0HECaSHE7sv_RUnFHuULK8GZ6N8h4vFIwE_8yWkyrlgconXo-J5MdBUswrUrmfWa1tjp9C5QtNG5E4IOTRqKJZM3s8RUZ77M4Ok V-3XSR4Pjg7V7mDmr7N2_BO6hB1zfDEH41sr03oMc9cNHH2OVDCe _GsHnoHFiANWTPF-IEhNNw55szysH9QIapPM6ZlN3ZYAWm-8iualQK7KMwrDmFzIYPitHMBA2RZaZRUuPbg3rrZQZEzOnAb4K-PW-kMQH9dHBDUSAvpYqPLgXCGs2n_AqPfbY-3j5pl8LnErHOb-ujsNZPUa32a_RLzf_LlLKt8cN8aCt-tDBZkyRSjWz_jgeCs2YM7jtyILMxTXLtFcXA2QiIXsidWl0eXJ Xy17yMdqUa7KR2dvxiRq20mnbHakrVFHPO6mIw5BVTIXyzMTcY ys142O5qZ1rsTNGtdv3xVrEKh_N20EhtXtoX3LWYvkf0G5mNI= w86-h44-no
Marcelo Oyarzábal
01/03/2017, 14:25
Meccano, hoje mandei cedo a bomba para o bombista e os bicos também, eu mesmo tirei, aqui na cidade ninguem se animou a fazer o reparo, como travei a polia da bomba com uma chave, acredito que deve ser por aí e não vai dar problema, estou com o manual para a montagem. O bombista que trabalha pra nós, recomendou o uso de diesel comum nesse tipo de bomba, recomendou o S10 somente para motores mais novos com injeção, isso procede? A bomba fica pronta amanhã, tentei contato para o kit super LDA mas não tive sucesso, vamos ver como vai ficar, mandei abrir um pouco a bomba novamente.
544086
Marcelo Oyarzábal
01/03/2017, 14:28
Hugo, combinei com o bombista, que se eu colocar e não funcionar, ele vem, não chamei agora por que é 100 km daqui e eles cobram quilometro rodado.
Quando tiver novidades posto aqui com fotos.
Obrigado
Marcelo
Se o bombista tiver que sacar o cubo do eixo da bomba, por exemplo, para recuperar algum desgaste no eixo, se não medir antes de desmontar não colocará na posição que estava.
Tem diferencias entre bombistas na interpretação do "zero" do relógio comparador.
No coletor de admissão tem uma placa que diz o valor do avanço da injeção, esse dado deve ser passado ao bombista, se não colocará algum valor que eles têm de cabeça.
Funcionará sem dúvida se colocar um valor próximo ao indicado na placa, bom é indagar sobre isto antes de retornar com a bomba no motor.
https://lh3.googleusercontent.com/525-p0kIGN1fT7nMPNyFhVjMbnqr6rHeAzaIEhwoZpvlvjKeQPiBVF XKMEmIOLRQwlOxSrZo4rHphDMb814A5KosqXkJ6-C5dz8VDa0OCbpFZPY5iKTX3VlcwdX-z0WDAYrzGqeppDKBQyzQqN7dp1sEOKsJ86IUh_EhQyHRuhAZr4 9jv4jIIra-Z-X0BR8zVTkIU7JQqCRh7H6Ag7oIJcd0yNK3qMW81X7QiNT5kheH An190Fg_XXMKTVLmDm7-52Mmd6Qw0zvQy189PZErOCIuRwJ5llASA88JjkXgawK9GdAgl0 gjqzuDlILYYInTsTh-VMYGTtnEjpbfWU3hU1WZvhr09tpexFgq_0GagrD8mw9jcGLAcz CJz52FSXOEaXeLA9n2HBSSJlPN7hnI6i7b9sxjmq9cwfTqOdzc a-uS9_qH2EfJ-uX7R8ZWOPwKexcSDf0ER1lS204fbHmILv9tf2fT_K7t3vGI5F7 HGMLpCtW_FeOAPmz1LzoBsytSNC9kHNAqsUpXy2Hpw0Fo0rAXT d7BrfBWmBey_4LJGttXLxodhTSK2ggrriwYamsTpD2qyIDBUB-nX5XrwzssLrTmCXFA7zc_moq6a9BprtFqzPhMKimm=w1024-h768-no
Acho que é sobre essa placa [ponto de injeção...] que o Hugo se refere Marcelo.
https://lh3.googleusercontent.com/HjTC2naCh50MWF4kw1eH9vpDxzqPEyUTCLDvnFyJ9GyQtLaSYP Clm6_iBI-8vxedczkoEU2chyS9dECGqQnvvobgtfUGn1G_sd1vhGU1h4F9L Nv4OTnkYXb2CxVH_0FRK8PyBRbwF4R5luZCWC7RfhztFKKkIvk wbxxlNqCsxE4C2slpQVAlAonaNx18FN2dIXPOMq8QgoW6qwOQ2 AKMhQAN38e4tDalDS345bXkAelLcsR_6Q5KTarONcrdau2YFiP 2BG0ZSBsav6s0gcMpjZr1_2iww4e3fRdDdEBjjty87CMIZW23a yLVlLpz9GFT8txMYNDDKL5bNcnwVymuF3aqKslkL3g_ymZfPgW rWJogQl1j3K4y51fFUb4uht5Z7eo_RqGXK-mfNZSYYG4SSiWHRCXYbmGOIZQ7FSLTnP2-_IX6PFixrneUAIJvlLYluOrAmStYc8BoOrq8uDtHL9rtvqQGXK J1lr2frFR1qLxRQ0-njoKBbLf9ijMMCu0k9ktxNRI5Oq__GufTakt_YzszccmEoKfnc H2Wfut0nYeuSZ9xgFVM3bZQPWxciXicabbrFxsXqN9YBMWVkyL RKaIfG3SU5LlZuNnQW6D1Skw9ux8fxpoA=w86-h44-no
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.