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Ver Versão Completa : Cruzeta do cardã esquentando!



Vinicius_4x4
21/03/2006, 13:23
Salve pessoal!!

Vou apresentar o meu problema para vocês, caso alguém vá passar ou já passou por isto, para compartilharmos estas informações :lol: !
Troquei os eixos dianteiros e traseiros para eixos de rural, até aí tudo bem. Só que quando fui andar com o jipe para testá-lo em velocidades mais altas notei um ronco que aumentava junto com a velocidade. Voltei logo para casa e comecei a verificar o que poderia ser. Pesquisei no fórum e falei com os amigos daqui (agradeço à todos :concordo: ). Eis que desmontei o cardã e encontrei a cruzeta que fica próximo à t-case "mal das pernas". Troquei por novas (Spicer) e instalei o cardã novamente. O problema é que o ronco continuava.
Para me ajudar na solução, pois achava que era algum problema no próprio eixo, solicitei que o Gerson (MGW4x4) viesse aqui em casa para verificar o eixo para mim. Descobrimos que o problema estava no aquecimento da cruzeta. E, solicitando mais informações no fórum, pediram para mim fazer um teste, que demorei para entender :parede: , mas que acredito que foi o que me deu a solução - havia um aperto excessivo (coisa de meia volta resolveu) nos grampos que seguram o cardã. Segue foto para exemplificar o teste:

Vinicius_4x4
21/03/2006, 13:29
Dando continuidade ...

O que pretendo fazer agora é - como soltei a porca dos grampos um pouco, vou colocar uma contra-porca para que esta primeira não se solte quando o jeep estiver na confusão :twisted: !.

OBS.: Ainda não fiz o teste para ver se realmente a cruzeta parou de esquentar, mas acredito que vá funcionar pois agora os copinhos da cruzeta estão mais "soltos" para trabalhar. Antes eles estão, dependendo do ângulo, trabalhando muito apertados.

Grande abraço e muito obrigado à todos que ajudaram :concordo: !

Ah! Se alguém tiver algo mais para acrescentar por favor sinta-se à vontade :mrgreen: !

Elmer_Jeep
21/03/2006, 16:23
Vinicius_4x4, Tu vai colocar uma contra porca pra diminuir o aperto do grampo no copinho :?:

Será q essa flange da tcase não está desgastada na cavidade que recebe os copinhos :?:

[]'s confusos :pensativo:

Vinicius_4x4
21/03/2006, 17:54
Tu vai colocar uma contra porca pra diminuir o aperto do grampo no copinho?

Sim, só que não sei se é realmente necessário. É somente para precaver uma possível "soltura" :shock: da porca!


Será q essa flange da tcase não está desgastada na cavidade que recebe os copinhos?

Ao meu ver não. Só que não sou nenhum expert :? . Mas vou fazer um teste do jeito que tah e vejo se alterou alguma coisa. Acredito que se estiver ovalizada o aquecimento permanecerá. :pensativo:

Grande abraço!

Elmer_Jeep
21/03/2006, 18:02
se tiver ovalizada só vai travar o copinho quando apertar os grampos.

Giovani
21/03/2006, 18:55
Será q essa flange da tcase não está desgastada na cavidade que recebe os copinhos :?:
:D Fala Mestre!!!

Desgaste? Já vi empenada (ovalizada), mas não desgastada. Não tem atrito...

:pensativo: Tô achando que só "arrocharam" no aperto...

[]'s :concordo:

rafaelsouza
21/03/2006, 21:44
desculpe dar o meu pitaco, mas pelo teste que fez e por estar esquentando como disse, quem apertou os grampos tirou leite :twisted: como dizem por aqui eita mão :lol: pesada
outra opção para os grampos nãosoltarem é usar porcas Parlock de boa qualidade
[],s :concordo:

Wallace
22/03/2006, 01:16
Engrachou?

Vinicius_4x4
22/03/2006, 07:29
desculpe dar o meu pitaco

Tamo aqui pra isto mesmo :mrgreen: !



Engrachou?

100%

Ainda não fiz o teste :putz: ! Mas hoje de manhã quero ver se consigo fazer ... ando meio sem tempo :? !

[]´s jogando pedra na CRUZeta :mrgreen:

Vinicius_4x4
22/03/2006, 09:58
Gurizada!

Dei mais uma analisada e teve um fator que me fez tirar a luva do cardã para dar uma olhada na luva da t-case e eis que me deparei com um desgaste de um dos lados das "casas" onde vai o copinho da cruzeta.
Vejam na foto o desgaste.
Agora eu não sei mais o que fazer :putz: . Troco esta luva da t-case (existe nova?) ou existe algum salvamento para esta que possuo. O mesmo desgaste existe na outra "casa".
OBS.: o fator que falei antes (em negrito) é - ao movimentar a luva do cardã na horizontal em uns dos copinhos a cruzeta se afastava do copinho conforme girava (giro no sentido horizontal) como se fosse um parafuso roscado :shock: . Não sei se me fiz entender :lol: .

[]´s agora pagando os pecados por ter jogado pedra na CRUZeta :mrgreen:

Elmer_Jeep
22/03/2006, 10:53
Giovani, eu avisei :roll: :wink:


[]'s http://www.toyoteiros.com.br/components/com_simpleboard/emoticons/whistling.png

Vinicius_4x4
22/03/2006, 11:12
Giovani, eu avisei

:mrgreen: Pior que acho que este desgaste não tah influenciando, porque na luva do eixo também tem e ... vejam o teste descrito abaixo :mrgreen:

Galera, testei do jeito que tava (estado das luvas).
Instalei o cardã traseiro, ergui a traseiro do jipe e ligueo-o :lol: ! Em seguida engatei a 3ª marcha e fiquei acelerando por um certo tempo, o jipe se tivesse trafegando estaria por volta de 50 à 60 km/h.
Após uns 2 minutos desliguei o jipe e foi embaixo dele para ver se as cruzetas estavam esquentando.
Resultado da análise:
- Na cruzeta junto à t-case: as pontas que ficam fixadas na luva da t-case (que é onde tem os desgastes) estavam frias. As pontas que ficam fixadas na luva do cardã estavam levemente aquecidas.
- Na cruzeta junto ao eixo: ambas as pontas das cruzetas estavam frias.

E aí galera, agora estou meio confuso. Pois as que estavam aquecendo mais não estão mais aquecendo, porém as outras (junto à t-case, que ficam na luva do cardã) aquecem um pouco ainda :roll: . O que farei :pensativo: ?

Grande abraço!

Alcione
22/03/2006, 12:27
Troco esta luva da t-case (existe nova?) ou existe algum salvamento para esta que possuo.


Já tive este problema, segundo meu "mechânico" a causa pode ter sido quando na montagem anterior foi deixado sujeira entre os copinhos da cruzeta e a luva. Esta sujeira com o atrito foi desgastando o metal.

Não achei aqui em Curitiba uma peça nova desta confiável, a solução foi encher com solda e um bom trabalho de torneiro; saiu mais caro mas o serviço ficou de primeira.

Abraços,

Giovani
22/03/2006, 13:35
Giovani, eu avisei :roll: :wink:


[]'s http://www.toyoteiros.com.br/components/com_simpleboard/emoticons/whistling.png
:lol: :lol: :lol: :lol:

:palmas: :palmas: :palmas:

Bingo!! Mas isso eu não tinha visto ainda... :mrgreen:
Não pensei que daria para andar tanto tempo com os copinhos soltos... :putz:


- Na cruzeta junto à t-case: as pontas que ficam fixadas na luva da t-case (que é onde tem os desgastes) estavam frias. As pontas que ficam fixadas na luva do cardã estavam levemente aquecidas.
Vinícius, vc tem que "sentir"... :mrgreen: A cruzeta não gira pesada na luva? Ela deve estar ovalizada...

[]'s

Vinicius_4x4
22/03/2006, 13:53
A cruzeta não gira pesada na luva?

Sim! :concordo: Provavelmente está ovalizada, o que eu faço neste caso? :pensativo: Aproveito este momento para dizer que existe uma pequena folga entre a espiga e a luva do cardã. Se for pra alterar a luva já posso aproveitar para eliminar esta folga. Segundo o pessoal que fez o cardã eu posso continuar andando com esta folga, mas se for o caso já arrumaria isto também :mrgreen: .

Ah! E no caso do aquecimento, que foi eliminado, existente nos copinhos da cruzeta que ficam fixados através de grampos na luva da t-case. Será que é problema de ovalização também? Ou como não tem mais o aquecimento eu posso andar assim? :pensativo:

Grande abraço! :concordo:

Giovani
22/03/2006, 17:28
Sim! :concordo: Provavelmente está ovalizada, o que eu faço neste caso? :pensativo: Aproveito este momento para dizer que existe uma pequena folga entre a espiga e a luva do cardã. Se for pra alterar a luva já posso aproveitar para eliminar esta folga. Segundo o pessoal que fez o cardã eu posso continuar andando com esta folga, mas se for o caso já arrumaria isto também :mrgreen: .
Martelinho de ouro. Desmonte a cruzeta e veja com o copinho onde está a folga. Bata com o martelo nesse ponto. Batidas leves. Bate e confere, até que fique redondo novamente.
Sobre a folga na espiga, tem uma gambi que fazem, mas nem sei se funciona direito. É colocar uns cordões de solda por fora da luva, no sentido longitudinal, uns 3 ou 4. Teoricamente isso faria a luva "encolher" um pouco, deixando ela mais justa.
Fiz isso uma vez, até ajudou, mas logo troquei a luva...


Ah! E no caso do aquecimento, que foi eliminado, existente nos copinhos da cruzeta que ficam fixados através de grampos na luva da t-case. Será que é problema de ovalização também? Ou como não tem mais o aquecimento eu posso andar assim? :pensativo:
NMHO, se o copinho tá firme no lugar e a cruzeta gira normalmente, não vejo pq mexer mais nisso.

[]'s

Vinicius_4x4
23/03/2006, 11:51
NMHO, se o copinho tá firme no lugar e a cruzeta gira normalmente, não vejo pq mexer mais nisso.

Também pensei assim :mrgreen: !

Referente ao outro aquecimento, também foi resolvido :dance: . Fui hoje pela manhã na Casa do Cardã (empresa do irmão de um colega nosso - André, vulgo ratoruter :lol: ) e ele analisou o cardã. Que realmente estava um pouco "duro" para mexer a cruzeta presa na luva do cardã. Para solucionar foi fácil, somente houve a troca dos grampos que prendem a cruzeta à luva e pronto :concordo: . Mas também foi analisado para ver se a luva estava ovalizada ou o cardã torto, mas nenhum destes foram constatados :mrgreen: .

Agora o Frank tah pronto pra mais uma :dance: !

Grande abraço à todos! E valeu pela ajuda! :concordo:

MGW4x4
23/03/2006, 13:20
Vinicius,problema resolvido,agora é só trilho p/ o bruxo. Mas qualquer duvida liga.

Abraços.

Vinicius_4x4
23/03/2006, 15:20
Vinicius, problema resolvido

É isto aí. Agora é só alegria :mrgreen:



Mas qualquer duvida liga.

Pode deixar :mrgreen: . Eu tô sempre encomodando o pessoal pra tirar dúvidas :twisted: . O Giovani é um - quem mandou ter msn :lol:

[]´s

edwint
23/03/2006, 18:54
Montar cruzeta é um negocio muito chado e um pouco complicado, ainda mais do lado fixo, verifique se os roletes nao viraram (tombarão) , isso acontece muitas vezes ao montar e a gente nem percebe, é a unica coisa que sei que podera fazer com que a cruzeta esquente, alem da falta de graxa q nao deve ser o caso. :concordo: :concordo: boa sorte.

o melhor será vc trocar a cruzeta visto q com o calor tanto os roletes e os copos perdem a tempera dai vc fica na trilha.... :discordo:

Vinicius_4x4
24/03/2006, 07:53
verifique se os roletes nao viraram
Edwint, valeu! Mas o meu problema foi outro.


Para solucionar foi fácil, somente houve a troca dos grampos que prendem a cruzeta à luva e pronto


o melhor será vc trocar a cruzeta visto q com o calor tanto os roletes e os copos perdem a tempera dai vc fica na trilha....
A cruzeta é nova, acredito eu que, devido ao pouco tempo de aquecimento que esta sofreu, eu não precise trocar esta cruzeta. Porém a antiga que realmente foi pro pau já era - tá no lixo :mrgreen: !