Conectar

Ver Versão Completa : Ajuda 14b Turbo

Zanella
23/01/2017, 09:05
Pessoal preciso de orientação com o 14b turbinado, tive problemas com o motor a cerca de 3 anos e foi mal reformado (picareta) e reformado novamente, na segunda reforma turbinei (turbo anhanguera TA4248 sem intercooler), desde então continuo tendo problemas de aquecimento, e uma situação que acho estranha e estou atribuindo ao comando de válvulas e/ou regulagem delas: quando estico um marcha ao soltar o acelerador para cambiar solta uma baforada de fumaça muito densa e preta. Alguém pode me dizer se existe uma regulagem especifica para o motor turbinado? ou o que está causando está baforada e aquecimento? detalhe quando comprei a toyota estava muito detonada, poderiam ter usado um comando errado e este ter sido mantido na reforma?

obrigado

Maggion
23/01/2017, 09:58
Zanella isso tem cara de Bomba Injetora

Zanella
23/01/2017, 10:17
Zanella isso tem cara de Bomba Injetora

Maggion, a bomba foi feita junto com o motor, o que tu sugere que seja na bomba?

Maggion
23/01/2017, 10:28
Maggion, a bomba foi feita junto com o motor, o que tu sugere que seja na bomba?

Pelo seu relato me Parece um excesso, quando o motor esta "livre"

Talvez precise verificar ela, afinal já foram 3 anos de uso.

Mais a turma que conhece de Band já já passa p ajudar com informações mais especificas.

valmirjunior
23/01/2017, 11:23
Regular a bomba injetora e verificar a vazão dos bicos, 3 anos de uso sem nem passar perto do bombista com o "diesel" que consumimos. Já está bom demais.

Se o motor está bom o aquecimento pode ser regulagem de válvula, ponto da bomba injetora e excesso de diesel.

Uma dica para não perder o motor, instala um pirômetro no escapamento, se esquentar muito tira o pé.

Maggion
23/01/2017, 11:36
Uma dica para não perder o motor, instala um pirômetro no escapamento, se esquentar muito tira o pé.

Como e esse esquema do pirometro Valmir.
essa para mim e novidade

valmirjunior
23/01/2017, 16:00
Quando o motor funciona nós monitoramos diretamente.

1. temperatura da água
2. pressão do óleo

Quando pisamos mais forte no motor turbinado a temperatura do pistão se altera rápido, a maneira de verificar esta alteração é através dos gases de escape (pesquise EGT).

As vezes dá tempo da temperatura ser transferida para água (ai diminuímos o ritmo).
Nos casos mais graves nem aparece esse sobreaquecimento do motor, você fundi e não sabe o que houve.

O pirômetro eu não tenho no meu atual carro por não ser turbinado, mas já cheguei a perder o motor de outro por esse motivo.

Outra dica é colocar um controlador de temperatura no cabeçote (não é para água), se a temperatura do metal passar do estipulado toca um alarme e você para o veículo, acontece que o marcador de temperatura do painel não é confiável e se faltar água (uma mangueira estoura ou fura o radiador) não aparece no marcador original.

542321

Maggion
23/01/2017, 16:20
:palmas:

Mais uma para o Caderninho..

O sensor no cabeçote eu vi outro dia um tópico a respeito.

Mais essa do pirômetro para mim pelo menos é novidade.

_Caco_
23/01/2017, 23:10
Um tipo de sensor desse com alarme é vendido pelo Paulo, da tropa 4x4. É só procurar lá por TropaTemp.
Só nunca comprei um porque não consigo pensar em como e onde prender no bloco; a ideia de deixar preso com o imã não me agrada.

valmirjunior
24/01/2017, 08:11
Um tipo de sensor desse com alarme é vendido pelo Paulo, da tropa 4x4. É só procurar lá por TropaTemp.
Só nunca comprei um porque não consigo pensar em como e onde prender no bloco; a ideia de deixar preso com o imã não me agrada.

O meu é um controlador "comum" de temperatura.
Em vez de usar imã prendi o sensor com EVA autocolante.

felix
25/01/2017, 17:52
zanela,
explica um pouco mais a questao do aquecimento do 14b:
1-como fica o nivel de agua do radiador,
2-verificou estado da tampa do radiado,
3-vc falou que fez motor e instalou um kit turbo,como foi realizada esta instalação,digo nao basta apenas colocar a turbina,precisa mudar escapamento/regular a bomba/bicos de acordo com a turbina.
4-vc retirou o elemento interno do filtro de ar,no filtro de ar original tem um filtro interno junto com o original,quando turbina,precisa tirar este elemento para nao restringir a entrada de ar.fica somente um filtro e nao 02 como no sistema original.
5-baixa oleo do motor
6-tem presença de algum vazamento no bloco,agua ou oleo.?
confere estas coisas simples,depois vai evoluindo para outras possibilidades....ate mais

felix
25/01/2017, 17:58
zanela,se puder coloca umas fotos do cofre do motor,
a bafaroda de fumaça que sai pode ser:
1-excesso de diesel,
2-queimando oleo do motor junto com o diesel,

João Eduardo
25/01/2017, 21:04
Na minha instalei um termômetro digital(água) para monitorar melhor a temperatura. Motor14 turbinada sem intercooler.
Viajei para o Pantanal, 4500km, velocidade de cruzeiro +-110km/h, vigiava o termômetro o tempo todo.
Pela manhã era tranquilo, velocidade de 120km/h, temperatura entre 85 e 90 graus.
Por volta do meio dia(calor), velocidade 100km/h para manter a mesma temperatura: entre 85 e 90. Se apertasse o pé a temperatura ia lá para os 95 graus, aí tirava o pé.
Em cidade, temperatura média 75 graus.

João Eduardo
25/01/2017, 21:14
Na minha instalei um termômetro digital(água) para monitorar melhor a temperatura. Motor14 turbinada sem intercooler.
Viajei para o Pantanal, 4500km, velocidade de cruzeiro +-110km/h, vigiava o termômetro o tempo todo.
Pela manhã era tranquilo, velocidade de 120km/h, temperatura entre 85 e 90 graus.
Por volta do meio dia(calor), velocidade 100km/h para manter a mesma temperatura: entre 85 e 90. Se apertasse o pé a temperatura ia lá para os 95 graus, aí tirava o pé.
Em cidade, temperatura média 75 graus.

Em tempo, troquei a turbina da minha há 2 anos pois passava óleo por ela, havia óleo na mangueira da entrada de ar no coletor de admissão. Acho que foi bobagem pois a nova passa óleo também. Daí sai uma fumaça pela manhã, até o motor esquentar. Acredito que o motor da minha esteja com uns 400milkm rodado.

João Eduardo
25/01/2017, 21:34
Veja as fotos da mangueira do ar após a turbina.
542481542482

Sergio c
26/01/2017, 08:44
Todas as turbinas, desde novas, tem uma pequena folga no eixo, por causa da dilatação dos metais, que vai da temperatura ambiente(motor parado e frio), até altas temperaturas(exigindo o motor em dias quentes e subidas de serra). Desde nova passam uma quantidade mínima de óleo, se acentuando com o passar do tempo devido ao desgaste do eixo rotor.

Zanella
02/03/2017, 16:28
Felix, desculpa a demora.

1 - a água não esta baixando
2 - o sistema foi mudado para selado, com reservatório. com pressão testada.
3 - escapamento 2.5, bomba e bicos revisados, não retirei o abafador da surdina (pode estar restringindo?)
4 - eu não retirei e não sei responder se o bombista ou o mecânico retiraram, vou verificar.
5- não baixa o óleo
6- sem vazamentos

Zanella
02/03/2017, 16:33
zanela,se puder coloca umas fotos do cofre do motor,
a bafaroda de fumaça que sai pode ser:
1-excesso de diesel,
2-queimando oleo do motor junto com o diesel,

Felix,

vou providenciar as fotos, ela foi novamente ao mecânico e bombista, voltou sem a baforada, andando menos e com barulho diferente, ainda não sei exatamente o que foi feito, mas o ponto foi alterado com certeza.

PS: respondi ao teu outro post tbm, desculpa a demora.