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Ver Versão Completa : Câmbio Pajero Sport 2005 / 2.8 Diesel



rodrigueta
17/11/2016, 11:34
Olá amigos,

Recentemente comprei uma Pajero Sport 2005, 2.8 diesel, ela está com 165k Km rodados, perguntei ao antigo dono se ele trocou o oleo do cambio e ele disse que não, pois tinha comprado ela em 2015 e rodou apenas 2000 km. Troquei o oleo do motor no mês passado e neste mês vou trocar o do câmbio, até mesmo por preocaução. Eis que ontem, a Pajero começou a dar um tranco pequeno quando troca de 2 para 3 marcha, nada assustador, mas não é normal. Isso ocorre quando estou andando com ela devagar, com o pé leve, quando ando pra valer, não sinto a troca da marcha, fica normal.
Levei hoje numa oficina de Cambio automatico e o mecânico deu uma volta com o carro. Após medir o óleo ele deu o veredito: "Pode ser que por causa do óleo baixo, o cambio está perdendo pressão e dando esse solavanco de 2 para 3 marcha....porém pode ser o câmbio que foi para o brejo, ficando R$ 7.000,00 a troca". A insistência em trocar logo o câmbio me deixou com a pulga atrás da orelha... . Porém, vendo que eu sou um duro da vida, ele me disse pra trocar o óleo, filtro, junta e limpeza do sistema por R$ 740,00, e andar com o carro cerca de 3000 km, para ver se resolve...caso não resolva, disse para eu andar até moer o câmbio todo e depois troca por R$ 7.000,00 .
Alguém ja teve esse problema no câmbio ? Essa é a solução mesmo ?

Abraços
Rodrigo

Glaicon
18/11/2016, 08:10
Para poder ajudar, necessário seria saber qual era a cor do óleo retirado, ou seja, se ele estava (1)avermelhado, se estava com a cor de (2)óleo novo de motor de carro (feito mel), cor de (3)óleo de carro escuro (opaco), ou (4)preto.
Se estava de acordo com opções 1 ou 2, tudo certo, basta verificar e completar o nível.
Se estava na opção 3, o óleo já estava vencido e iniciando a decomposição dos discos de composite.
Agora, se estava na opção 4, aí já teria danos sérios na caixa, e nem estaria funcionando direito.
Pelo seu relato não chegou na opção 4.
Você acompanhou a troca e sabe qual era a cor do óleo retirado?
Caso não saiba, sugiro fazer novamente a troca, inclusive do filtro.
Observar atentamente no fundo do cárter se tem um material depositado semelhante a areia.
Se tiver, realmente os discos de composite estão se desmanchando.
É o caso de trocar o kit de reparo da caixa.
Sobre trocar a caixa inteira, neste momento, não vejo necessidade.
Boa sorte na sua investigação.:concordo:

pedrocuba
18/11/2016, 16:28
O que eu aprendi sobre cambio automático é que ou vc faz a manutenção regular a cada 60 k km e/ou por tempo ou vc deixa rolar com o mesmo óleo até a caixa morrer. Fazer a manutenção completamente fora do prazo só prejudica

Tentei trocar o óleo da minha no mesmo jeito que a tua, muito tempo depois e foi pior para a caixa. Ficou esquisita logo em seguida.

Depois li diversos relatos e conversei com vários mecacnicos especialistas que me atestaram que isso é normal. Se o óleo da caixa já está preto, não mexe que vai ser pior

Então ou vc pega um carro com manutenção periodica do cambio em dia e continua, com o cambio durando para sempre.
ou se está na duvida, deixe o óleo como está e reze para durar uns 150 mil km ou mais.

rodrigueta
21/11/2016, 09:25
Olá !

Levei meu carro numa outra oficina, na qual meu cunhado que tem um Jepp Laredo sempre leva. Chegando lá, o mecânico deu uma volta no carro e disse que somente trocando o óleo resolveria o problema. Não foi trocado o filtro e muito menos a junta, na qual questionei e ele me disse que NUNCA se abre o cambio para troca do filtro e muito menos a junta, que isso é enrolação do pessoal de oficina de câmbio. Após cobrar R$ 390,00 para a troca, meu carro parece zero, não sinto mais as trocas de marcha. Ele me disse que o óleo nunca havia sido trocado, meu carro esta com 165000 km rodados e que o óleo fico tão ralo e sem viscosidade que meu câmbio começou a reclamar, porém sem stress.
Carro novo !!!!
Por preocaução, liguei na Cardinal (concessionaria MIT aqui em SP) e o mecânico me disse a mesma coisa, não se abre o câmbio e nem troca-se junta...somente esvazia o óleo do câmbio, 8,5lts e coloca um novo.


Olá amigos,

Recentemente comprei uma Pajero Sport 2005, 2.8 diesel, ela está com 165k Km rodados, perguntei ao antigo dono se ele trocou o oleo do cambio e ele disse que não, pois tinha comprado ela em 2015 e rodou apenas 2000 km. Troquei o oleo do motor no mês passado e neste mês vou trocar o do câmbio, até mesmo por preocaução. Eis que ontem, a Pajero começou a dar um tranco pequeno quando troca de 2 para 3 marcha, nada assustador, mas não é normal. Isso ocorre quando estou andando com ela devagar, com o pé leve, quando ando pra valer, não sinto a troca da marcha, fica normal.
Levei hoje numa oficina de Cambio automatico e o mecânico deu uma volta com o carro. Após medir o óleo ele deu o veredito: "Pode ser que por causa do óleo baixo, o cambio está perdendo pressão e dando esse solavanco de 2 para 3 marcha....porém pode ser o câmbio que foi para o brejo, ficando R$ 7.000,00 a troca". A insistência em trocar logo o câmbio me deixou com a pulga atrás da orelha... . Porém, vendo que eu sou um duro da vida, ele me disse pra trocar o óleo, filtro, junta e limpeza do sistema por R$ 740,00, e andar com o carro cerca de 3000 km, para ver se resolve...caso não resolva, disse para eu andar até moer o câmbio todo e depois troca por R$ 7.000,00 .
Alguém ja teve esse problema no câmbio ? Essa é a solução mesmo ?

Abraços
Rodrigo

rodrigueta
21/11/2016, 09:31
Ola !

Sim, ele me disse isso também, mas tem que trocar o óleo, só assim da pra saber a real do câmbio. Poís ja pensou que você poderia estar viajando e no meio da estrada o câmbio parar com a familia....não tem jeito... Quanto ao valor do reparo do câmbio, fica em no máximo R$ 5.000,00.... diferente dos R$ 7.000,00 e R$ 12.000,00 que ouvi de algumas oficinas.

abraços
Rodrigo



O que eu aprendi sobre cambio automático é que ou vc faz a manutenção regular a cada 60 k km e/ou por tempo ou vc deixa rolar com o mesmo óleo até a caixa morrer. Fazer a manutenção completamente fora do prazo só prejudica

Tentei trocar o óleo da minha no mesmo jeito que a tua, muito tempo depois e foi pior para a caixa. Ficou esquisita logo em seguida.

Depois li diversos relatos e conversei com vários mecacnicos especialistas que me atestaram que isso é normal. Se o óleo da caixa já está preto, não mexe que vai ser pior

Então ou vc pega um carro com manutenção periodica do cambio em dia e continua, com o cambio durando para sempre.
ou se está na duvida, deixe o óleo como está e reze para durar uns 150 mil km ou mais.

Glaicon
22/11/2016, 06:29
Olá !

Levei meu carro numa outra oficina, na qual meu cunhado que tem um Jepp Laredo sempre leva. Chegando lá, o mecânico deu uma volta no carro e disse que somente trocando o óleo resolveria o problema. Não foi trocado o filtro e muito menos a junta, na qual questionei e ele me disse que NUNCA se abre o cambio para troca do filtro e muito menos a junta, que isso é enrolação do pessoal de oficina de câmbio. Após cobrar R$ 390,00 para a troca, meu carro parece zero, não sinto mais as trocas de marcha. Ele me disse que o óleo nunca havia sido trocado, meu carro esta com 165000 km rodados e que o óleo fico tão ralo e sem viscosidade que meu câmbio começou a reclamar, porém sem stress.
Carro novo !!!!
Por preocaução, liguei na Cardinal (concessionaria MIT aqui em SP) e o mecânico me disse a mesma coisa, não se abre o câmbio e nem troca-se junta...somente esvazia o óleo do câmbio, 8,5lts e coloca um novo.
Você acompanhou a troca e verificou a cor do óleo?:pipoca:

pedrocuba
23/11/2016, 03:48
Que bom que deu tudo certo meu caro! Eu infelizmente não tive a mesma sorte. Tive que trocar o cambio todo alguns km depois da troca de óleo. Mas relaxa que deve dar tudo certo no seu caso.

Vc sabe me dizer se a troca foi feita pro gravidade ou com a maquina de diálise?

jomrbean
11/03/2019, 22:34
Pessoal, câmbio da Pajero se troca junta e filtro sim!!!

HigorRoberto4x4
29/08/2020, 18:30
Estou com um problema quase igual, tenho uma pajero sport 2.8 2005 e faz uns 2 meses que a primeira marcha demora pra engatar e quando engata da um tranco estranho, fui em uma oficina de engrenagens para trocar o óleo do câmbio e fazer uma revisão.
Espero que a troca resolva o problema, só não gostei de uma coisa, o mecânico cobrou 1200 para trocar o óleo e fazer uma reprogramação nó câmbio. É o preço normal ou ele ganhou um money em cima de mim?
Abraços.

Glaicon
30/08/2020, 07:49
Estou com um problema quase igual, tenho uma pajero sport 2.8 2005 e faz uns 2 meses que a primeira marcha demora pra engatar e quando engata da um tranco estranho, fui em uma oficina de engrenagens para trocar o óleo do câmbio e fazer uma revisão.
Espero que a troca resolva o problema, só não gostei de uma coisa, o mecânico cobrou 1200 para trocar o óleo e fazer uma reprogramação nó câmbio. É o preço normal ou ele ganhou um money em cima de mim?
Abraços.
Na concessionária orcei em R$ 1.300,00 para trocar o óleo da Full, incluindo mão de obra.
Ficou parecido o preço.
Quanto à "programação do câmbio", não sei o que é isso.
Afinal, se a caixa está boa, basta trocar o óleo.
Na nota fiscal saiu parte do valor para esse serviço da programação, ou o preço todo foi para a troca?:pipoca:

HigorRoberto4x4
03/09/2020, 07:50
Na concessionária orcei em R$ 1.300,00 para trocar o óleo da Full, incluindo mão de obra.
Ficou parecido o preço.
Quanto à "programação do câmbio", não sei o que é isso.
Afinal, se a caixa está boa, basta trocar o óleo.
Na nota fiscal saiu parte do valor para esse serviço da programação, ou o preço todo foi para a troca?:pipoca:

Parece que é um preço justo então.
A programação do câmbio é um scanner q eles passam para ver como está a pressão do câmbio, ele me disse isso.
Na nota não saiu o preço desse serviço.

Depois da troca do óleo recebi uma péssima notícia, a 3 e 4 marcha estava patinando, só entra a 1 e 2 marcha.

O câmbio foi pro brejo.
O mecânico falou q como tinha pouca lubrificação as peças estavam coladas, por isso eu sentia os trancos. Depois q o óleo novo entrou no câmbio soltou as peças e deu esse problema.


Pra arrumar ficou bem salgado.
Kit do câmbio 4270.
Conversor de torque recondicionado 1500
Óleo 720
Mão de obra 2000
6 meses de garantia.

Achei bem saldo o valor de quase 8500.

Pesquisando no mercado livre, achei um anúncio da loja "Automáticos Mooca" no anúncio diz q eles vendem e instalam o câmbio por 6 mil e também com 6 mese de garantia, achei bem interessante. Pesquisei no google sobre a loja aqui de São Paulo e tem boas avaliações.
Vou entrar em contato para ver certinho.
Segue o link do anúncio no marcado livre aqui (http://Pesquisando no mercado livre, achei um anúncio da loja "Automáticos Mooca" no anúncio diz q eles vendem e instala por 6 mil. Pesquisei no google sobre a loja aqui de São Paulo e tem boas avaliações. Vou entrar em contato para ver certinho. Segue o link do anúncio no marcado livre:)

Glaicon
04/09/2020, 06:49
Parece que é um preço justo então.
A programação do câmbio é um scanner q eles passam para ver como está a pressão do câmbio, ele me disse isso.
Na nota não saiu o preço desse serviço.

Depois da troca do óleo recebi uma péssima notícia, a 3 e 4 marcha estava patinando, só entra a 1 e 2 marcha.

O câmbio foi pro brejo.
O mecânico falou q como tinha pouca lubrificação as peças estavam coladas, por isso eu sentia os trancos. Depois q o óleo novo entrou no câmbio soltou as peças e deu esse problema.

O óleo da caixa automática, depois de vencido e não trocado no tempo adequado, ele engrossa, exercendo maior pressão nas peças.
Isto, claro, aliado à decomposição dos discos de composite.
Com a troca pelo óleo novo esta pressão acaba, gerando o afrouxamento das peças.
Daí pra frente é só problemas.
Por isso que algumas oficinas não fazem troca de óleo quando ele está totalmente preto.
Indica desgaste e possíveis danos na caixa.
Se trocar, começam as falhas, e o cliente vai reclamar pela garantia, gerando uma longa briga.
Lamento pelo ocorrido.:cry:

HigorRoberto4x4
07/04/2021, 22:21
Depois de realizar a manutenção do câmbio que durou quase 6 meses na oficina, teve q trocar o cabo e o seletor do câmbio.
E fora algumas peças q troquei por conta do tempo de uso como motor de arranque, alternador, velas de aquecimento, bateria... o sistema de arrefecimento também mandei fazer, arrumei o ar-condicionado q não estava funcionando e foi trocado algumas peças da suspensão pois estava batendo.
Tá quase zero de tanta peça nova kkk.
Enfim, acho q agora o carro tá alinhadinho.

Eu costumo colocar diesel s10, mas tem gente q coloca s500. Qual vcs colocam?

Glaicon
08/04/2021, 06:04
Depois de realizar a manutenção do câmbio que durou quase 6 meses na oficina, teve q trocar o cabo e o seletor do câmbio.
E fora algumas peças q troquei por conta do tempo de uso como motor de arranque, alternador, velas de aquecimento, bateria... o sistema de arrefecimento também mandei fazer, arrumei o ar-condicionado q não estava funcionando e foi trocado algumas peças da suspensão pois estava batendo.
Tá quase zero de tanta peça nova kkk.
Enfim, acho q agora o carro tá alinhadinho.

Eu costumo colocar diesel s10, mas tem gente q coloca s500. Qual vcs colocam?
Para viaturas com bomba injetora se recomenda continuar usando o S500, pois tem maior teôr de enxofre, contribuindo para a lubrificação dos componentes internos da mesma.
Para viaturas com sistema common rail se recomenda o S10.:concordo: