Ver Versão Completa : diferencial traseiro GVIII, autoblocante?
yurisurz
26/09/2016, 22:01
Pessoal, boa noite,
Sabem dizer se o diferencial da GVIII 4x2 é autoblocante?
abs,
Yuri
jrompkovski
26/09/2016, 22:41
Yuri. Eu tenho uma GVIII 4x2. Esses tempos quis encarar uma subida com bastante erosão. Uma das rodas ficou no ar e não deu. Resultado: o torque foi todo para a roda pendurada.
Tanto que criei um tópico parecido pedindo ajuda: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/158278-gviii-2012-13-2wd-com-bloqueio-de-diferencial-na-traseira.html
Vamos ver se o povo responde aqui.
Arildo MT
27/09/2016, 01:45
Não no Brasil, acho que nem como opcional/acessório paralelo, só a v6 que tem controle de tração e faz algo similar.
Oi galera,
Acho q existe sim um bloqueio alternativo pra traseira da GV3, tipo Kaiser, mas esses esquemas ficam estalando e dando pulinho em curvas devagar fechadas..
Mas a gv 2.0 4x4 tem bloqueio central igual a v6 Arildo. Se vc entrar num X e alguma roda ficar suspensa ela bloqueia a roda e as demais recebem a força e assim alternativamente acho q eletronicamente.
Já testei isso e o carro saiu do X, pqno, mas saiu. Vi um filme de um amigo meu tb, o Denys, onde a muito tempo atras ele passou num p... X e a roda girando no ar parava e as demais saiam do buraco.. mais um metro pra frente outra roda levantava e parava magicamente e o carro saia do buraco com as outras 3 rodas..
Só que testamos acelerando quase nada e não foi igual a esses pulsos de roda q aparecem aqui.
Suzuki Grand Nomade con bloqueo de diferencial - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=b9KQuQingyQ)
Só acho q a posição pra isso acontecer tem q ser a "locker" reduzida ou não.
[ ]s
Esse aqui em 3:30 da pra ver a roda parando Arildo..
Grand Vitara / Grand Nomade Ultimate Compilation Tribute - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ZLnUDUxUd-U)
Arildo MT
27/09/2016, 11:43
Oi galera,
Acho q existe sim um bloqueio alternativo pra traseira da GV3, tipo Kaiser, não vi ainda.
Mas a gv 2.0 4x4 tem bloqueio central igual a v6 Arildo. Se vc entrar num X e alguma roda ficar suspensa ela bloqueia a roda e as demais recebem a força e assim alternativamente acho q eletronicamente. Chuva, nada haver uma coisa com a outra, o bloqueio central apenas deixa a gv3 igual a gv2 (q é por natureza bloqueada 50/50 entre eixo sempre em 4x4), ficando igual a qualquer 4x4 part time, isso apenas apenas bloqueia o 3° diferencial (central, presente em tr4, forester, defender, etc. q os permite andar em 4x4 em piso aderente, equalizando as diferentes rotações entre eixos), senão com uma roda no ar o carro para, em lock precisa tirar uma roda de cada eixo do chão p/ ficar sem tração (igual a gv2), já o bloqueio de diferencial permite que mesmo que apenas 01 roda esteja no chão e 3 no ar o carro ainda tem tração (difícil o cara conseguir essa proeza), o controle de tração da v6 (que não tem na 2.0) simula isso, freando a roda que esta no ar ou lama, jogando tração pra outra roda com aderência, se o carro tiver abs de 04 canais (uma linha independente pra cada roda) é possivel ter um resultado semelhante pisando no freio enquanto acelera e patina, (o abs vai frear a que esta livre).
Já testei isso e o carro saiu do X, pqno, mas saiu. Vi um filme de um amigo meu tb, o Denys, onde a muito tempo atras ele passou num p... X e a roda girando no ar parava e as demais saiam do buraco.. mais um metro pra frente outra roda levantava e parava magicamente e o carro saia do buraco com as outras 3 rodas.. isso não é X, no caso de X uma roda de cada eixo fica sem tração, (02 pontas do X em lados opostos e eixos diferentes), neste caso 01 roda no ar a gv3 para, coloca em lock (fica igual a gv2) e o outro eixo que continua no chão empurra o carro, passa a dianteira o outro eixo fica com uma roda no ar, mas o outro já esta com as 02 no solo e continua a puxar, normal, nada haver com o X da questão, mas neste 1° video a gv3 fica em X, patinando uma roda de cada eixo pois esta em lock, sem o lock estaria uma roda patinando e 3 sem tração, mas ele só saiu da situação dando pequenos aceleradas até um dos eixos ter aderência nas 02 rodas pra sair, senão ficaria ali o dia todo, se tivesse bloqueio de diferencial ou controle de tração (não o central, mas nas rodas), passaria ali em 01 segundo sem nem notar do que se tratava o obstaculo, quando tiver a sua v6 e colocar ambas na mesma situação vai perceber a difereça é brutal.
Só que testamos acelerando quase nada e não foi igual a esses pulsos de roda q aparecem aqui.
Suzuki Grand Nomade con bloqueo de diferencial - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=b9KQuQingyQ)
Só acho q a posição pra isso acontecer tem q ser a "locker" reduzida ou não. sim, lock e habilidade do piloto, senão só com bloqueio no eixo ou controle de tração.
[ ]s
Tentei expor algumas situações pra exemplificar, talvez tenha confundido mais.
Arildo MT
27/09/2016, 11:48
Esse aqui em 3:30 da pra ver a roda parando Arildo..
Grand Vitara / Grand Nomade Ultimate Compilation Tribute - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ZLnUDUxUd-U)
Aqui é um excelente exemplo do que sitei antes, aos 3:30 não é um X, apenas uma roda sai do chão, neste caso o lock resolve, pois o outro eixo continuara tracionando, nos X de verdade que mostra no videos as V6 estão passando de boa devido ao controle de tração, alias v6 neste video é quase ou totalmente unanimidade.
Q blz então! mais um ponto pra V6!! kkk
[ ]s