Ver Versão Completa : MOTOR HURRICANE BF161 X AP
HÉLIO FARIAS
13/03/2006, 11:24
Prezados amigos jipeiros,
Tenho um Cj com motor original 6cil, câmbio de 3 marchas. Utilizo o jipe para algumas trilhas (1 x por mês) e para trampar em dias de chuva, rodo mais ou menos 250 km/ mês na média.
Portanto, eu venho pesquisando informações sobre adaptar um motor ap no jipe, mas até q ponto eu estaria levando vantagem :?: Sendo que gastaria em média R$6000,00 para colocar um motor ap 2.0 e um câmbio Clark, falando em custo-benefício para a frequência e a finalidade q uso o jipe seria uma boa opção :?:
Qual o consumo de um motor ap 2.0 em um cj5 :?:
Um abraço a todos.
Alessandro Henrique
13/03/2006, 11:45
Voce leva vantagem no Ap por ser um motor menor, mais leve e moderno. Oferece inclusive, a facilidade na obtencao de pecas. Voce perde em torque e principalmente no momento em que ele estara disponivel.
De certa forma, questoes sobre motores por aqui e quase que pessoal. Todos possuem suas preferencias.
Como voce mencionou que roda pouco, nao acredito que a troca seja vantajosa. Se o motor BF ja estiver se entregando e necessitando de reformas, a coisa muda de figura.
Voce pode obter informacoes sobre este motor e a sua instalacao em outros topicos existentes.
Sds.
p.peleje
13/03/2006, 12:03
Prezados amigos jipeiros,
Tenho um Cj com motor original 6cil, câmbio de 3 marchas. Utilizo o jipe para algumas trilhas (1 x por mês) e para trampar em dias de chuva, rodo mais ou menos 250 km/ mês na média.
Portanto, eu venho pesquisando informações sobre adaptar um motor ap no jipe, mas até q ponto eu estaria levando vantagem :?: Sendo que gastaria em média R$6000,00 para colocar um motor ap 2.0 e um câmbio Clark, falando em custo-benefício para a frequência e a finalidade q uso o jipe seria uma boa opção :?:
Qual o consumo de um motor ap 2.0 em um cj5 :?:
Um abraço a todos.
Será que tem necessidade de um clark? Será que um cambio original de 4 marchas ñ está de bom tamanho?
R$ 1.500 do motor
R$ 1.500 do cambio
R$ 575 caixa seca deep tec
R$ 600 flange clark / tcase
----------------------
R$ 4.175 só de peças
Parte elétrica mais uns R$300,00
Mais uns R$ 500 de outras peças, solda e outras coisas menores.
Com os kits da deep tec vc mesmo adapta o motor e o cambio.
Consumo: se for Injetado terá uma economia maior, mas é cumplicado falar de consumo sem saber a configuração do seu jeep. Mas se for um jeep leve igual o meu e se for AP MI ficará dentro dos 10km/l, um pouco menos ou um pouco mais, depende do pé, das condições de uso. Na estrada faz em média 16km/l andando dentro dos 3.000RPM (se for MI)
Eu não sou dono da verdade, porém eu optei por ele, por se tratar de um motor confiável, manutenção super barata, muito leve e o mais economico dentre as opções existentes. Vc vai encontrar gente que odeia sem mesmo ter andado em algum jeep com AP, gente que ama, as conclusões vc mesmo que deve tirar.
[]s
Peleje
p.peleje
13/03/2006, 12:13
Voce leva vantagem no Ap por ser um motor menor, mais leve e moderno. Oferece inclusive, a facilidade na obtencao de pecas. Voce perde em torque e principalmente no momento em que ele estara disponivel.
De certa forma, questoes sobre motores por aqui e quase que pessoal. Todos possuem suas preferencias.
Como voce mencionou que roda pouco, nao acredito que a troca seja vantajosa. Se o motor BF ja estiver se entregando e necessitando de reformas, a coisa muda de figura.
Voce pode obter informacoes sobre este motor e a sua instalacao em outros topicos existentes.
Sds.
Em relação ao torque em si e comparando o 2.0 com o BF161 vc ñ perde, vc só perde na faixa de giro que o torque aparece (3.000 RPM).
Até hj, as 3 trilhas que fiz com o meu jeep depois ter instalado o AP, posso afirmar, minhas trilhas mudaram e muito. Para melhor, pq até então eu não sabia o que era fazer uma trilha sem ter que estar sempre abrindo o capô pra mexer no motor, qdo não era carburador era bobina, muitas vezes aquecimento, sem falar em bomba de gasolina e bomba de óleo.
Vc tem que acelerar apenas um pouco a mais, mas nada que vc não teria que fazer com qquer outro motor em determinadas situações.
[]s
Peleje
salve apzeiros :dance:
a maior vantagem que vejo na substituição pelo motor AP (e que o peleje já comentou) é a facilidade e custo da manutenção, além da confiabilidade maior que vc vai ter (desculpe o velho bf :mrgreen: )
o consumo vai ficar quase a mesma coisa
já pensou em instalar o 4 marchas original, que tem a primeira mais reduzida?
basta arrumar uma capa seca original do AP, comprar a flange e ok
essa configuração fica bem mais em conta :idea:
[ ]´s
p.peleje
13/03/2006, 13:35
Só pra ajudar a visualização.
Ainda falta vedar a capa seca Deep tec, jogar a entrada de ar pra dentro do painel do jeep e vedar distribuidor. Mas mesmo sem fazer isso j´å fiz 3 trilhas e ñ tive problemas.
[]s
Peleje
HÉLIO FARIAS
13/03/2006, 13:43
Obrigado pelas informações prestadas a respeito de minhas dúvidas,
cheguei a conclusão de q não preciso de um Clark...acho q um conjunto ap 2.0 e um cãmbio 4m original já resolve!!!
Um abraço e obrigado a todos :palmas:
Vinícius-RS
13/03/2006, 20:55
No meu jeep tem um hurricane 4cil., mas já esta fumando... Posso usar o ap 1.8 mi na caixa original 3 marchas dele? Quanto custa em média um flange e um motor desses? Pesquisei aqui no sul e achei um ap 1.8 mi completo por 2500. É caro??
Abração pessoal
p.peleje
14/03/2006, 09:31
No meu jeep tem um hurricane 4cil., mas já esta fumando... Posso usar o ap 1.8 mi na caixa original 3 marchas dele? Quanto custa em média um flange e um motor desses? Pesquisei aqui no sul e achei um ap 1.8 mi completo por 2500. É caro??
Abração pessoal
Em relação ao preço tá caríssimo!!!:stop: o preço fica entre R$1500 a R$1.800.
Sobre as outras perguntas pesquise melhor aqui no fórum, tem vários tópicos falando sobre isso. :concordo:
Vinicius Bucco Rossot
14/03/2006, 09:59
[/quote]
Vc tem que acelerar apenas um pouco a mais, mas nada que vc não teria que fazer com qquer outro motor em determinadas situações.
[]s
Peleje[/quote]
Este é um ponto que o pessoal não enxerga....
E isto é a mais pura verdade :concordo:
[]feliz de AP,
Abraços !
equipeminas4x4
14/03/2006, 13:54
Pra quem tiver interessado, to vendendo um conjunto completo, com kit deep tec, embreagem, cambio clarck 260F, kit para t-case deep tec/novo progresso 4x4 e a tcase, com todas as alavancas (3).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/56b87e1609a977cedeab9be3b5b8cad3.jpg
O motor não tá incluso na venda, pois esse tá recebendo o câmbio automático do Vitara.
Quem tiver interesse o preço é R$3.000,00 com pagamento facilitado.
[]´s
equipeminas4x4
14/03/2006, 13:56
Completando....
Depois que foi totalmente revisado, câmbio e t-case, o carro não rodou mais q 20 vezes. É montar e aproveitar.
[]´s
Abração pessoal
a flange em questão eu comprei numa loja de canoas/rs chamada off road e paguei (na época) R$80
algum tempo depois, um colega apzeiro comprou uma flange no zezo 4x4, de curitiba/pr e pagou R$100
[ ]´s
corrigindo :putz:
a firma fica em camaquã/rs
o site é http://www.offroadacessorios.com.br
e a foto da flange
Alessandro Henrique
15/03/2006, 06:12
A peca e fabricada pela Enfer de Camaqua-RS,
http://www.metalurgicaenfer.com.br/
Sds.
Vinícius-RS
15/03/2006, 21:09
p.peleje,
então a diferença de preço é muito grande!!! Por 1800 com tudo, injeção, alternador, bomba...?proença,
posso colocar o meu cambio 3 marchas? Tenho medo que a relaçao fique longa, por que o diferencial é 11x47...
abraçao
p.peleje
16/03/2006, 11:23
p.peleje,
então a diferença de preço é muito grande!!! Por 1800 com tudo, injeção, alternador, bomba...?proença,
posso colocar o meu cambio 3 marchas? Tenho medo que a relaçao fique longa, por que o diferencial é 11x47...
abraçao
Sim, esse é o preço dele completinho, sem ter que comprar mais nada, inclusive com platô. Bomba elétrica não faz parte do motor. Bomba elétrica do GTi recondicionada custa R$200,00. É claro que como todo motor que fica parado, vc vai precisar trocar as coisas básicas, cabos de vela, vela....
Em relação ao câmbio, isso já foi dito milhares de vezes aqui no fórum, para ficar bom tem que ser o 4 marchas ou qquer cambio com a primeira mais reduzida. Para vc colocar AP terá que mudar a relação, se for pra trilha 8x43 ou 9x53, se for pra rodar na cidade pode ser 9x44, porém com cambio adequado.
[]s
Peleje