PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2.8 aqueceu e ferveu.

Renato.Rosa
18/09/2016, 20:00
Boa Noite,

Venho pedir uma ajuda a vocês, pois recém comprei minha ranger ano 2002 motor 2.8, mais precisamente na sexta feira dia 16/09/2016 e na primeira viagem ela ferveu, porém não entendi o motivo, mais vamos ver se algum pode me dar uma ideia antes de eu cair na mecânica.

Eu estava vindo pela BR 470 na cidade de Ascurra - SC com bastante movimento na rodovia e Ar Condicionado ligado numa boa (por sinal quando peguei a caminhote o ar não funcionava apenas por falta de gás e eu arrumei no sábado) e derrepente vi a temperatura no vermelho, porém não sei dizer se fazia tempo que estava no vermelho ou não, pois estava com minha esposa e vinhamos conversando durante a viagem já que estávamos em uma fila a 30 km/h e estava distraído, mais quando vi encostei na hora em um posto que havia no lado para ver o que tinha ocorrido, mais a água estava normal, na verdade eu tinha completado acima do nível, pois sem querer derramei mais água que deveria no reservatório, coisa de dois dedos acima do nível de máximo, mais não sei se isso faria ferver o carro, mais até o momento não havia percebido que o carro realmente estava fervendo, mais ai tentei ligar ela para abrir a tampa e ela não ligou, girou pesado e e não ligou, ai resolvi abrir a tampa do radiador mesmo com o carro desligado e ai ela cuspiu um pouco de água fora e borbulhou por mais ou menos ums dois minutos e parou, quando ela parou, bati na chave e ela pegou, completei a água com o motor ligado e desta vez até o nível máximo correto, fechei a tampa e deixei trabalhando por ums 15 minutos parada no posto e a temperatura não saio do normal, chequei o óleo para ver se não tinha água no óleo ( junta queimada) e nada, tudo normal, chequei o nível do óleo e tudo normal, esperei mais um pouco com ela ligada e tudo normal, segui viagem por mais 100 quilômetros e tudo normal até o destino, mais por precaução não liguei o ar condicionado.

Agora vem minhas dúvidas, será que o Ar Condicionado poderia acarretar em super aquecimento? Pois estava olhando o radiador do AC esta com aquelas chapinhas bem tortas e chegando a fechar boa parte do radiador em algumas partes. Ou será que foi o excesso de água no reservatório? ou será que foi a termostática me pregando uma peça? Alguém tem mais alguma sugestão?

O que mais está me preocupando é quão nocivo para o motor pode ter sido esse aquecimento sem motivo aparente, alem de claro já ter ficado com um pé atras, pois acabei de pegar a caminhonete e já me acontece isso, isso que antes de comprar levei a um mecânico de confiança e ele andou com o carro e disse estar tudo certo e muito bem conservada, rodei com ela antes de viajar cerca de 100 km dentro da cidade e tudo normal (mais sem usar o Ar Condicionado, pois estava frio), muito boa por sinal, ai na primeira viajem ela me faz isso, ai estou com uma dúvida, devolvo a caminhote e pego minha Fiat Strada de volta ou será que pode não ter acontecido nada de grave alem do susto e o problema ser uma simples válvula termostática me incomodando, pois essa caminhonete estava a 2 meses parada e eu iria levar ela na terça para a revisão geral (troca das correias e tensores alem de óleo, filtros e trocar um retentor do diferencial que estão com um pequeno vazamento.

Espero a ajuda de vocês, pois estou bem preocupado em ter feito uma burrado em trocar minha Strada pela Ranger.

Agradeço desde já.

blackbr1
18/09/2016, 23:15
Agora vem minhas dúvidas, será que o Ar Condicionado poderia acarretar em super aquecimento?

Sim, com certeza o Ar condicionado influencia para cima a temperatura, ou seja, se mantê-lo desligado vai demorar mais para seu carro aquecer. Com o AC ligado, ele exige mais do motor para funcionar e consequentemente aquece mais rapido a temperatura de todo o sistema.

Vamos lá.. aquecer significa que partindo do carro frio, em qualquer clima, ele chega em menos tempo na temperatura ideal de trabalho, é isso. Não quer dizer que ferve. O carro ferve por vários motivos..

Se você ligar o carro frio e não ligar o AC, ele vai demorar mais tempo para chegar a temperatura ideal.

Definiçao: O que é a temperatura ideal, o ponteiro tem que ficar 1 mm abaixo da metade to marcador, ele nem sobe e nem desce. A sua e a minha Ranger de muitos outros anos são assim.

Exemplos:
A) Se pela manhã, voce liga o carro, sem AC e anda por 1 hora, e o ponteiro não chegar no nivel normal. eu diria que 99% de certeza que a válvula termoestática foi removida;
B) Se pela manhã, voce liga o carro, sem AV e anda por uns 25 minutos, o ponteiro já deveria estar no nível normal. Isso já é um sinal que a válvula deve estar lá, mas se por mais 30 minutos o ponteiro mexer qualquer coisa, provavelmente sua válvula está com problema.
C) Se pela manhã, voce liga o caro, com AC e anda por 15 minutos, o ponteiro já deveria estar no nível normal e não sair de lá.
D) Se você anda 10 horas, com AC ou não, e o ponteiro mexe um pouquinho, tem algo errado com o sistema de arrefecimento. PAre o carro e abra o capô para esfriar.

Esses exemplos são da minha experiência com minha ranger e dos comentários de outros do forum

Pois estava olhando o radiador do AC esta com aquelas chapinhas bem tortas e chegando a fechar boa parte do radiador em algumas partes.

Não tive problema com meu radiador, acho que um pouco tortas é normal pela idade do carro, a minha é 2001.
O que fiz quando tive problema de aquecimento, foi desmontar todo o sistema, comprei aqueles limpadores de radiador, joguei dentro, sacudi muito, usei a wap, soltou um caldo preto, depois fiz uns 15 flush na água do sistema, todas as vezes com fluído, não parava de sair alaranjada a água. Sempre usei água desmineralizada e aditivo MWM que é barato e ajuda muito.
Meu carro estava sem válvula termoestática, não vendem mais o original do meu ano, apenas o do modelo de 2005 se não me engano, mas é praticamente a mesma coisa. Vem a peça com a válvula (R$ 166 latinhas). Depois uma das minhas mangueiras furou na rua, fiz uma gambiarra para voltar para casa e comprei uma nova e substituí.

Hoje, faço essa troca do fluído a cada 3 meses mais ou menos. Minha água sai limpa de todo o sistema e não tenho problemas com temperatura.

Ou será que foi o excesso de água no reservatório? ou será que foi a termostática me pregando uma peça? Alguém tem mais alguma sugestão?

Sim, pode ter sido o excesso mas isso me parece sujeira/ferrugem/sem fluido e sem válvula termoestática.

Não precisa ficar desconfiado do carro. Alem do que comentei aqui em cima, voce deve observar mais 2 itens que eu ainda não tive problema.

1) Embreagem Viscosa (que regula a rotação do ventilador);
2) Ventilador dianteiro do radiador (As vezes os mecanicos tiram e não colocam de volta)

Mas tem tudo isso aqui no forum, é só pesquisar e ler muito. A mecanica desse carro é moleza, eu mesmo faço a minha e aprendi tudo aqui pelo forum.

Espero ter ajudado,
Abs

Junior84
19/09/2016, 03:12
O meu 2.8 ferveu uma vez por ter queimado a junta do cabeçote.
Repare se não tem rachaduras no reservatório de água

Renato.Rosa
19/09/2016, 20:10
Boa Noite Pessoal,

Primeira mente gostaria de agradecer a ajuda de vocês.

Hoje de manha levei ao mecânico para ver, a principio elogiou muito a caminhonete, falou ter ficado admirado com o estado da mesma de maneira geral, agora vamos aos problemas encontrados:

Trocador de Calor ou Resfriador de óleo rachado, que por sinal hoje durante o dia simplesmente se abriu uma brecha e não para mais água no carro, o mecânico falou que pode ter sido essa rachadura que pode ter fervido o carro, pois pode ter entrado ar no sistema pela rachadura e ter dado uma bolha de ar no sistema de arrefecimento e por isso pode ter esquentado, mais não fiquei muito convencido disso pois quando ferveu não estava com falta de água e hoje como a rachadura se abriu, jogar a água direto no chão ou botar na cambuca de água é a mesma coisa, mais depois de trocar ele vamos ver e testar melhor.

Valor do primeiro Orçamento do Trocador de Calor= R$ 1.677,00

Outro problema é uma Folga no Diferencial traseiro e nas trizetas dianteiras (4x4), no diferencial o mecânico falou que poder ser só os rolamentos e as trizetas são baratinhas.

Rolamentos do Pinhão e Coroa : R$ 291,00
Rolamentos dos semi eixos: R$ 208,00
Trizetas : R$ 100,00 cada

Esses são a principio os dois problemas mais sérios que ela tem, pois não achamos mais nada de grave, o serviço com mais algumas pecinhas como coifas rasgadas, colas de junta, mão de obra e tudo mais acabou saindo em um total de R$ 3.212,00 (achei bem salgado).

Como já estava na lama (para não dizer na mer**), pedi um orçamento de uma revisão (correias, tensores, óleos, filtros, etc) e levei outro susto:

Kit de correia dentada: R$ 486,00
Correia Alternador: R$ 128,00
Correia Ar Condicionado: R$ 43,00
Filtro de óleo: R$ 38,00
Filtro de Diesel: 142,00
Aditivos para água: R$ 70,00
Troca de Óleo: 144,00
Mão de Obra: 400,00

Totalizando R$ 1.450,00

Peço a opinião de vocês, pois como não tenho nada de experiencia com diesel, e só com carros a gasolina, quase cai duro com esses preços, é isso mesmo?

E outro ponto, como troquei ela no sábado, ainda tenho tempo de desistir do negocio, pois estou ficando bem preocupado com essa caminhonete, estou com medo de me incomodar, mesmo com os mecânicos elogiando o estado da caminhonete, preciso de uma opinião mais experiente.

Agradeço a ajuda.

Marcelo Corradi
20/09/2016, 13:26
Renato, não é possível comparar uma Ranger diesel com uma Strada. São veículos completamente diferentes. Não conheço esse 2.8 para afirmar sobre os valores, mas com certeza é bem mais caro que um carro de passeio a gasolina. O que você pode fazer para baratear um pouco, é comprar as peças direto dos fornecedores, por exemplo representantes da MWM. Chega a ser metade do preço ou menos.

Outro ponto é sobre o ano da caminhonete. Um veículo 2002 certamente você terá coisas a fazer. Como em qualquer carro usado, no momento da compra a gente busca aquele que esteja em melhor condição, mas perfeito não existe. Ainda mais com 14 anos. Se os mecânicos estão elogiando bastante sua caminhonete, deve ser porque ela está bem conservada. Talvez você irá fazer essas manutenções agora e não irá mexer nela por um bom tempo... Única coisa que posso garantir é que o prazer de guiar uma caminhonete de verdade, a Strada não pode te dar...:concordo:

Renato.Rosa
20/09/2016, 22:30
Pessoal, venho até vocês muito mais aliviado depois de achar o problema e resolver.

Uma simples válvula termostática (suspeita desdo inicio) fez a bagunça toda, começando pelo trocador de calor que já estava meio corroído pela deterioração do tempo e devido a pressão gerada pelo calor da válvula trancada fechada gerou a rachadura e alem disso devido a pressão da água quente, danificou a bomba dagua que começou a vazar pelo suspiro.

Para tirar qualquer duvida antes de investir muito dinheiro para trocar as peças e tudo isso ser em vão devido a nas piores hipóteses ter ido o motor pro pau devido a fervura e nessa hipótese devolveria a caminhonete, começamos por isolar o trocador de calor para eliminar o vazamento devido a rachadura no mesmo, após isso isolar e testar, constatamos que ela continuava a esquentar e logo vimos um vazamento na bomba dagua com isso, partimos para a remoção da válvula termostática e troca da bomba dagua, e na hora que tiramos a válvula já vimos que ela tava travada e vimos que o problema estava ali, mesmo com o risco de a fervura ter queimado a junta e até mesmo riscado uma camisa ou um anel, mandei trocar a bomba dagua para tirar a duvida ( R$ 151,00 pois meu sogro tem CNPJ de funilaria e pintura, consegui as peças com desconto pra mecânica) e terminamos de montar agora a pouco, por volta das 21 horas de hoje (20/09/2016) e fomos para o tudo ou nada, ligamos ela para teste e para meu alivio, tudo certo, nem sintomas de problema no cabeçote referente a fervura, rodei quase uma hora com ela testando e a temperatura não subiu (sem a válvula termostática) mesmo com o ar condicionado ligado sem sinal de aquecimento e de outros problemas, amanhã mesmo já vou encomendar o trocador de calor novo e colocar uma válvula termostática nova.

Já que agora resolvi o problema e tirei um peso enorme das minhas costas, amanhã começo uma revisão preventiva e corretiva nesses detalhes que mencionei para deixa-la toda revisada e pronta para a pegada.

Agradeço a ajuda de vocês e que meus relatos sirvam de ajuda para caso alguém venha a ter um problema semelhante.

Grande Abraço a todos.

Francisco Casal
20/09/2016, 22:45
Renato, fico aliviado de saber que deu tudo certo. Esse motor é muito robusto e apenas um forte aquecimento para fundi-lo. Os valores das peças estão em ordem exeto pelo filtro de diesel, 142,00 esta absurdamente caro, as correias de ac e acessórios, se as que estão encima estiverem boas não vejo necessidade da troca. De resto os valores estão dentro do previsto.

Renato.Rosa
20/09/2016, 23:40
Renato, fico aliviado de saber que deu tudo certo. Esse motor é muito robusto e apenas um forte aquecimento para fundi-lo. Os valores das peças estão em ordem exeto pelo filtro de diesel, 142,00 esta absurdamente caro, as correias de ac e acessórios, se as que estão encima estiverem boas não vejo necessidade da troca. De resto os valores estão dentro do previsto.

Nem me fale, estava ficando louco, pois meu sogro me chamou de louco de trocar um carro 2009 por um 2002 e ai pegar uma bucha pra se incomodar, pensa que eu tava perdendo o sono pensando se tinha feito cagada, heheheh.

Abraço

Renato.Rosa
21/09/2016, 19:05
Pessoal, queria tirar uma dúvida, pois nunca andei com 4x4 e esta é a primeira vez, hoje utilizei a tração para testar e percebi que com a tração ligada, o volante fica mais pesado para virar depois de certo ponto, por exemplo em linha reta e curvas suaves para médias ele fica normal, agora se eu paro e manobro ela ou em curvas mais acentuadas em baixa velocidade a direção fica mais pesada e a caminhonete parece ficar amarrada, como se o freio de mão estivesse um pouco puxado, mais conforme endireito o volante ela volta ao normal.

Isso é normal quando o 4x4 esta ligado?

Valeu, Obrigado.

Francisco Casal
21/09/2016, 23:28
Sim Renato, sintomas normais do 4x4 ligado. Só evita ultilizar o 4x4 em pisos de alta aderência, asfalto então em hipótese alguma. As rodas em curvas ou em manobras, ela giram em velocidades diferentes e a caixa do 4x4 não tem satélites, então acaba forçando!!

mfdomingues
22/09/2016, 06:33
Não eh nem questão de somente forçar o conjunto, vai acabar moendo tudo.

Se sua esta "pesada" eh sinal que ainda funciona, muitas não funcionam mais porque os antigos donos usaram no asfalto.

Renato.Rosa
22/09/2016, 20:04
Entendi, valeu, obrigado a ajuda de todos.

Francisco Casal
23/09/2016, 14:11
Renato, temos grupo de whatsapp para rangeiros, se tiver whats e queira participar deixe seu numero lá no tópico que nosso amigo Avenger lhe adiciona!! Um abraço

Celio vitor
06/03/2017, 00:21
francisco tudo bem, tem como me adicionar no grupo whats dos rangeiros comprei a minha a um mes e conheci o site esta semana meu cell é 37 988032156. obrigado