PDA

Ver Versão Completa : Marcador de combustível do CJ-5 "DESCALIBRADO". O

roger_caldas
13/03/2006, 09:33
Meus caros,
enquanto o marcador de combustível do Jiponga não funcionava, nunca tive pane-seca, por que sempre que via um posto na rua, parava pra abastecer.

Ontem, depois de instalar bóia nova e revazer a ligação no painel (incluindo o regulador de voltagem), fiquei na mão.

O tanque zerou e o marcador ainda estava indicado meio tanque.

Alguma dica?!

Abraço,
Rogério

diegopompeu
13/03/2006, 10:14
testa seu marcador manualmente, retira a boia do tanque e mexa o braço da boia em umas 3 posiçoes e veja se o mostrador responde corretamente.

Wart
13/03/2006, 11:10
... e se o bracinho da bóia não está trancando em alguma coisa.
[]s e boa sorte

roger_caldas
13/03/2006, 13:42
testa seu marcador manualmente, retira a boia do tanque e mexa o braço da boia em umas 3 posiçoes e veja se o mostrador responde corretamente.

... e se o bracinho da bóia não está trancando em alguma coisa.
[]s e boa sorte
Meus caros,
obrigado pelas dicas.
Antes de instalar a bóia, testei-a fora do tanque e desde ali já havia percebido que na posição mais baixa não indicava tanque vazio no painel.

Não há nada que impeça a haste da bóia de correr livremente.

Acredito que seja alguma coisa na parte elétrica.

Alguma dica?!

Abraço,
Rogério

Eniomar
13/03/2006, 17:40
Estou tentando fazer o mostrador de combustível funcionar desde que comprei meu cj-5 (12 anos atrás) :parede: e a maneira mais eficaz que encontrei foi marcar no odômetro a kilometragem quando abasteço e somo a autonomia do tanque (6Km/L) para saber quando devo retornar ao posto :( ... parece piada... mas nunca mais fui pego na pane seca! :dance:

ronairy
14/03/2006, 14:45
Se o relógio foi feito para 6v vai marcar meio tanque quando estiver vazio :roll:

É só colocar um regulador de tensão, ou seja, transformar 12v em 6v que fica bão... é só pesquisar que tem bastante coisa sobre isso.

ribon
14/03/2006, 15:35
O meu é Cronomac e uso a bóia especial deles...

Uma merda... O ponteiro fica sempre oscilando entre vazio e cheio.. O relógio só serve para tampar o buraco.. HEHEHEHE

Ando com um pedaço de ferro no carro para medir quanto tem de combustível... É mole?

[ ]´s

roger_caldas
14/03/2006, 15:53
Se o relógio foi feito para 6v vai marcar meio tanque quando estiver vazio :roll:

É só colocar um regulador de tensão, ou seja, transformar 12v em 6v que fica bão... é só pesquisar que tem bastante coisa sobre isso.

Graaaaande Ronairy!
O carro já tem regulador de tensão.
O velocímetro é original e o indicador de combustível também.
O Jiponga é 1976 e sempre foi 12V.

Alguém tem idéia de qual teve ser a tensão nominal com a bóia em cima (cheio) e embaixo (vazio) para eu confirmar com um multímetro?

Um abraço,
Rogério

ronairy
14/03/2006, 16:08
É o que eu estou te falando ... o meu é VDO 6v ... horasa era 12v

marcelo nunes
21/03/2006, 21:23
Seu marcado provavelmente queimou algum dia e um "expert" o removeu, soldando o fio interno que é ligado ao bimetálico.

Quando se faz isso ele começa a marcar a partir da metade mesmo. A não ser que por uma coincidência do tipo "mega sena", o sujeito tenha soldado um fiozinho idêntico ao original, não tenha alterado o comprimento do bimetálico e a solda tenha ficado perfeitíssima.

roger_caldas
21/03/2006, 23:40
Seu marcado provavelmente queimou algum dia e um "expert" o removeu, soldando o fio interno que é ligado ao bimetálico.
Quando se faz isso ele começa a marcar a partir da metade mesmo. A não ser que por uma coincidência do tipo "mega sena", o sujeito tenha soldado um fiozinho idêntico ao original, não tenha alterado o comprimento do bimetálico e a solda tenha ficado perfeitíssima.
Grande Marcelo!
Valew pela dica. A questão é que neste caso não se aplica, por que eu mesmo troquei o indicador do painel por um novo e a bóia também.

Vou testar a resistência na saída da bóia e no terminal que chega ao painel pra ver se descubro algo.

Abração,
Rogério

renatosapulha
29/07/2008, 13:58
Galera,

Reativando esse topico, eu tenho um problema parecidissimo com esse do colega ai de cima.

Meu marcador de comb original sempre funfou belezinha com original, e eu confiava bem nele.

Ateh q um dia eu mandei pro eletrecista pra fazer umas coisinhas nele (farois de milha, reh, luz de oleo spia, etc.,etc.) e quando o jipe voltou pra mim ele voltou com o marcador de comb assim:

tanque vazio: marcava tanque cheio (q belezaaa)
tanque cheio: o ponteirinho sumia do mostrador.

Parece q ele deslocou... alguem tem alguma ideia?

Abraco,
Renato
Lorena-SP