Ver Versão Completa : ranger 2.3 16v 2009 duvidas
tiaguinhorc
01/09/2016, 21:19
Olá pessoal, não sei se exatamente se é aqui que devo postar minhas dúvidas, mas queria saber com quem tem, ou teve, se pode me ajudar.
Acabo de adquirir uma ranger xls 2.3 16v Sport 2009 ( gasolina + gnv 5. geração)
Antes de comprar , andei com ela na cidade, achei um avião, anda bem, gostei, sempre quis uma picape desse tipo.
Mas me surgiram duas dúvidas.
Como não tinha andado na pista, fui andar. Notei duas coisas.
1. Se vc tiver na pista 100 ou 110 , e entrar numa subida ela começa a cair ( perder força, tanto no gnv, como na gasolina)
e vc tem que reduzir. Normal por ser 16v? é assim mesmo? Por ser um motor de 150 cv, não era pra ser agressivo e acelerar até em subida?
2. Andei por 100 km, notei que a temperatura quase não saiu do mínimo. Td bem que, estava tempo fresco... Mas acredito que a temperatura deveria subir mais. Em que posição é comum ficar o ponteiro de temperatura? Na pista e na cidade? Pq nem na cidade sobe... dá pra ver que ele funciona, mas sobe pouco. Pouco acima do mínimo. Outra coisa que notei, é, que dou partida e a ventoinha já vira direto, mesmo frio, isso é normal?
Quem pode me ajudar?
obrigado
lucaspissinini
02/09/2016, 06:39
Olá pessoal, não sei se exatamente se é aqui que devo postar minhas dúvidas, mas queria saber com quem tem, ou teve, se pode me ajudar.
Acabo de adquirir uma ranger xls 2.3 16v Sport 2009 ( gasolina + gnv 5. geração)
Antes de comprar , andei com ela na cidade, achei um avião, anda bem, gostei, sempre quis uma picape desse tipo.
Mas me surgiram duas dúvidas.
Como não tinha andado na pista, fui andar. Notei duas coisas.
1. Se vc tiver na pista 100 ou 110 , e entrar numa subida ela começa a cair ( perder força, tanto no gnv, como na gasolina)
e vc tem que reduzir. Normal por ser 16v? é assim mesmo? Por ser um motor de 150 cv, não era pra ser agressivo e acelerar até em subida?
2. Andei por 100 km, notei que a temperatura quase não saiu do mínimo. Td bem que, estava tempo fresco... Mas acredito que a temperatura deveria subir mais. Em que posição é comum ficar o ponteiro de temperatura? Na pista e na cidade? Pq nem na cidade sobe... dá pra ver que ele funciona, mas sobe pouco. Pouco acima do mínimo. Outra coisa que notei, é, que dou partida e a ventoinha já vira direto, mesmo frio, isso é normal?
Quem pode me ajudar?
obrigado
Primeiramente bem vindo ao Forum Tiaginhorc!
Provavelmente a sua Vtr esta sem válvula termostática e a ventoinha esta ligada direto, leve ela num eletricista de confiança para dar uma olhada pra você! Se você é dos que gostam de fazer em casa então mãos a obra!
Outra coisa compra um mostrador de temperatura digital e coloca na viatura ajuda e muito a não ter problemas com aquecimento, (não sabemos o que aconteceu antes pro cara ligar essa ventoinha direto), compra a válvula termostática nova também (se possível Original), tampa do radiador, faz uma limpeza de radiador e troca de fluidos do mesmo!
Segundo passo troca todos os óleos, ( motor, ambio e diferencial), filtros de combustível, óleo e por ai vai, faz uma revisão completa na vtr, melhor gastar pouquinho agora do que bastante depois!
Sobre a Velocidade caindo na subida, deixa pra outros falarem nunca tive esse modelo de vtr com esse motor!
dea_arendt
09/09/2016, 17:23
Então bicho, eu tenho uma sport 2008! Mesmo motor...normal ela dar uma desacelerada na subida, motor 16v é assim mesmo! O esquema é pé no fundo e prazer eterno hahahaah se seu bolso aguentar!
Em questao de temperatura, o certo é ficar na metade...e a minha esta redonda!
Quando comprei fiz o que o parceiro falou, troquei todos fluidos e só! Sem mais nenhum pepino!
Se eu fosse você, faria o mesmo...
Mande uma foto dela bicho! Boa sorte e volte mais vezes no fórum!
Abraço
lfschmitz
09/09/2016, 18:29
A questão não é tanto pelo motor ser 16v - ele até não é ruim de torque em baixa. A questão é a quinta marcha ser drive, muito longa, que deixa a rotação Bem baixa. A Ranger Duratec 2.3, por conta disso, pode ser muito econômica para o porte do carro - fiquei com a do meu pai por duas semanas numa ocasião há uns três anos e cheguei a fazer pouco mais de 10km/L em trajeto misto (30% cidade, 70% estrada).
Em subidas tem de deixar acima de 3000rpm: baixe para a quarta marcha. Aliás, a velocidade máxima dela é atingida em quarta, se não me engano.
tiaguinhorc
03/10/2016, 22:41
Falei com outro proprietário de ranger e ele disse que a dele trabalha bem baixa também. ( temperatura). fluído e reservatório são novos , vou analisar a válvula termostática.
Agora estou acostumando a colocar a quarta pra subir, antes mesmo de pedir marcha as vezes, ai vai bem!!!!
só que agora a danada começou a apresentar um defetinho pra engatar primeira e ré, as vezes fica meio durinha de entrar. Provavelmente embreagem? 140 mil km ja tem a viatura.
O estranho que as vezes some o problema, e fica macia, andando principalmente. Será que pode ser somente o rolamento do eixo piloto? ou conjunto todo?
Tudo bom, tenho uma Ranger 2.3 16v, 150 cv, 2007/08 cabine dupla, um carrão, de peças baratas, sabendo onde comprar, na subida ela cai mesmo, em compensação na rodovia chega a fazer 12 km/l, sem ar e na manha, algo entorno de 100 km/h. Ressentimente a minha começou a aquecer, chegando no vermelho, como estava viajando, retire o a válvula termostática, que estava travada, para seguir viagem, nesse caso o ponteiro fica sempre bem frio, já que a ventoinha é ligada direto com a correia UV, o bom é que ficou sempre fria, más gasta bem também, passou de quase 12 para +/-10 km/l, e fica um pouco acelerada, entorno de 1200 rpm, o normal da temperatura é ficar no meio. Uma dica, fiz o pedido de outra válvula termostática na autorizada, é mais barato que as paralelas, pedi também a tampa do "radiador", essa tem que ser original, as paralelas vazam, quase o preço da válvula, demora um pouco para chegar na minha cidade, más compensa, com a economia ela irá se pagar.
Resumindo, gosto muito da camionete, macia, econômica, espaçosa e com cara de brava.
Rogers Silva
15/10/2016, 11:00
Kadno boa tarde!to querendo comprar uma ranger xlt 2011 cd tá com 80mil rodados..sera que tem muita coisa pra fazer nessa km?ta bem conservada,era usada pra viajar somente,vi vc falando que as peças são baratas!vc poderia me falar um pouco da manutenção?é barato mesmo?nada absurdo?valeu !abraço