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Ver Versão Completa : Consumo e velocidade de cruzeiro - Hilux SW4 3.0 Tb Diesel - 1999



Fred Aguiar
28/08/2016, 17:37
Boa tarde, pessoal!
Comprei recentemente meu primeiro 4x4 diesel, uma SW4 3.0 Tb Diesel - 1999.
Como nunca tive veículo a diesel, gostaria de saber dos mais experientes qual a velocidade de cruzeiro ideal desta viatura, para ter o melhor consumo possível.
A 2000 rpm (quase 90 km/h), ela tem feito 12,7 km/l na estrada.
Fiz também uma viagem de uns 500 km, variando mais a velocidade, e fez 13,5 km/l, mas não sei se o que melhorou foi a parte mais rápida ou a parte mais lenta da viagem.

Gostaria de saber a qual velocidade que vocês viajam, e qual o consumo que conseguem.


Obrigado desde já e abraços!

maflores
29/08/2016, 14:44
Boa tarde Fred,
Devo dizer que vc está fazendo milagre com essa SW4. Esse consumo só a 90Km/h mesmo.
Esse motor com bomba mecânica não faz mais de 12 na estrada, mais que isso só com injeção.
O motor deve estar muito bom, parabéns pela viatura.
Abraço
Mauricio.

calhiandro
30/08/2016, 09:49
Boa tarde, pessoal!
Comprei recentemente meu primeiro 4x4 diesel, uma SW4 3.0 Tb Diesel - 1999.
Como nunca tive veículo a diesel, gostaria de saber dos mais experientes qual a velocidade de cruzeiro ideal desta viatura, para ter o melhor consumo possível.
A 2000 rpm (quase 90 km/h), ela tem feito 12,7 km/l na estrada.
Fiz também uma viagem de uns 500 km, variando mais a velocidade, e fez 13,5 km/l, mas não sei se o que melhorou foi a parte mais rápida ou a parte mais lenta da viagem.

Gostaria de saber a qual velocidade que vocês viajam, e qual o consumo que conseguem.


Obrigado desde já e abraços!

Está fazendo milagre, mesmo. A minha está fazendo em torno de 10,5km/l andando a 110 km/h. A minha é um 1kzt-e, bomba semieletrônica, espetáculo de consumo. Seu motor está 1000%,

Parabéns

mfdomingues
30/08/2016, 13:49
Está fazendo milagre, mesmo. A minha está fazendo em torno de 10,5km/l andando a 110 km/h. A minha é um 1kzt-e, bomba semieletrônica, espetáculo de consumo. Seu motor está 1000%,

Parabéns

Prezados, não sou especialista e nem muito menos tenho uma toyota, mas a minha viatura tem bomba mecânica também, na cidade faz em média 11 km/l e na cidade faz 13 km/l (Andando igual se estivesse disputando uma corrida de caracóis).

Houve uma vez que uma pessoa chegou a fazer 14 km/l e disse que algumas vezes eram 15 km/l, ótimo não é? Que nada, a bomba dele estava era muito fechada, consequência foi um desgaste muito prematuro do conjunto por falta de lubrificação, afinal bomba rotativa (VE) necessita de diesel para lubrificar, o que ele economizou com o combustível não deu 10% para retificar a bomba.

É apenas uma observação.

sandro_ventania
30/08/2016, 19:35
Será que ele não abastecia com S10?

mfdomingues
30/08/2016, 22:02
Sandro, se a pergunta foi para mim vou responder, não ele abastecia com s500, mas ficou muito tempo com a bomba trancada mesmo. Ela superaqueceu e ele nem notava, enfim, deve ter outros fatores envolvidos também além deste principal.

Eu mesmo tenho uma bomba rotativa mecânica, eu abasteço com s10 aditivado, segundo o bombista ele funciona melhor que o S10 normal. Usei sempre o S500, mas resolvi mudar, até agora nada a reclamar, muito menos fumaça partida mais rápida, sem engasgos e uma ligeira melhora no consumo.

Vou ter que abrir a bomba um dia destes, ai terei certeza, mas preciso fazer pelo menos uns 5.000 km para ter alguma alteração perceptível.

TCHEIGOR
30/08/2016, 23:36
Estou indo para 60mil km usando somente s10 com bomba rotativa. Nem sinal de problemas, muito pelo contrário.
Inclui ai nessa quilometragem uma ida à Patagônia, de uns 7 mil km rodando até 1100 km por dia direto a 100/110 km/h.



Sandro, se a pergunta foi para mim vou responder, não ele abastecia com s500, mas ficou muito tempo com a bomba trancada mesmo. Ela superaqueceu e ele nem notava, enfim, deve ter outros fatores envolvidos também além deste principal.

Eu mesmo tenho uma bomba rotativa mecânica, eu abasteço com s10 aditivado, segundo o bombista ele funciona melhor que o S10 normal. Usei sempre o S500, mas resolvi mudar, até agora nada a reclamar, muito menos fumaça partida mais rápida, sem engasgos e uma ligeira melhora no consumo.

Vou ter que abrir a bomba um dia destes, ai terei certeza, mas preciso fazer pelo menos uns 5.000 km para ter alguma alteração perceptível.

mbsouza
31/08/2016, 01:56
Boa tarde, pessoal!
Comprei recentemente meu primeiro 4x4 diesel, uma SW4 3.0 Tb Diesel - 1999.
Como nunca tive veículo a diesel, gostaria de saber dos mais experientes qual a velocidade de cruzeiro ideal desta viatura, para ter o melhor consumo possível.
A 2000 rpm (quase 90 km/h), ela tem feito 12,7 km/l na estrada.
Fiz também uma viagem de uns 500 km, variando mais a velocidade, e fez 13,5 km/l, mas não sei se o que melhorou foi a parte mais rápida ou a parte mais lenta da viagem.

Gostaria de saber a qual velocidade que vocês viajam, e qual o consumo que conseguem.


Obrigado desde já e abraços!


A minha o motor também é 1kzt. A 100 km/h faz 11,4 km/l.

Fred Aguiar
31/08/2016, 16:00
Obrigado a todos pela resposta!
Fico feliz em saber que é um bom consumo! Optei por pagar um pouco mais nessa viatura pois ela teve apenas um dono nestes 18 anos, e não fazia trilha! Acho que foi um investimento que valeu a pena, pois comigo ela vai rodar o Brasil e América Latina inteira!
Quando começarem as viagens eu vou postando por aqui.
Abraços!

luizcs
31/08/2016, 16:31
Boa tarde, pessoal!

Tenho uma hilux sw4 3.0 td 2000 e a media na estrada tb 12,5km/l mantendo 2600 rpm 110 km/h, pé leve nas retomas rsrsrs.
Quanto a S500, S10 e B5 só sinto diferença no b5, leve perda de potencia e bico mais silenciosos, S10 já era produzido a muito tem especialmente para uso nos barcos e a maioria bomba rotativa, e o S10 tem mais tendencia de acumulo de água no tanque.
Cuidados que ajuda muito o motor diesel:
Local onde abastece.
Não deixar tanque abaixo do 3/4 por período prolongado, quem usa o carro tipo uma vez por semana e nesse caso não ligar o motor por curto período isso aumenta muito o risco de pequenas gotículas de água pararem nos bicos ou bomba e danificar. por não aquecer suficiente para evaporar.
Se usar o carro diariamente em percursos curtos também manter o tanque assim do 1/2 de preferencia carro diesel tem que estar com o tanque sempre cheio evitando assim a condensação de água no tanque.
Mais o cuidado com os filtro, se possível ter dois filtro com decantador 1 com o fundo de vidro.
Sempre que trocar o filtro drenar ele em uma vasilha para ver se tem água, mesmo para quem tem sensor no filtro, quando acende a luz de alerta o sistema já pode estar comprometido.
Sempre rodei com veículos diesel e a água e seu maior problema.

Bomba rotativa travar ou danificar por trabalhar fechada acho difícil, quando fecha a bomba só diminui internamente o curso de abertura ou aceleração a pressão e volume de combustivel interno contimua o mesmo

sinval
02/09/2016, 17:37
A minha 97 3.0 td , faz de 9 a 10 km/l depende do peso e a estrada




boa tarde, pessoal!

Tenho uma hilux sw4 3.0 td 2000 e a media na estrada tb 12,5km/l mantendo 2600 rpm 110 km/h, pé leve nas retomas rsrsrs.
Quanto a s500, s10 e b5 só sinto diferença no b5, leve perda de potencia e bico mais silenciosos, s10 já era produzido a muito tem especialmente para uso nos barcos e a maioria bomba rotativa, e o s10 tem mais tendencia de acumulo de água no tanque.
Cuidados que ajuda muito o motor diesel:
Local onde abastece.
Não deixar tanque abaixo do 3/4 por período prolongado, quem usa o carro tipo uma vez por semana e nesse caso não ligar o motor por curto período isso aumenta muito o risco de pequenas gotículas de água pararem nos bicos ou bomba e danificar. Por não aquecer suficiente para evaporar.
Se usar o carro diariamente em percursos curtos também manter o tanque assim do 1/2 de preferencia carro diesel tem que estar com o tanque sempre cheio evitando assim a condensação de água no tanque.
Mais o cuidado com os filtro, se possível ter dois filtro com decantador 1 com o fundo de vidro.
Sempre que trocar o filtro drenar ele em uma vasilha para ver se tem água, mesmo para quem tem sensor no filtro, quando acende a luz de alerta o sistema já pode estar comprometido.
Sempre rodei com veículos diesel e a água e seu maior problema.

Bomba rotativa travar ou danificar por trabalhar fechada acho difícil, quando fecha a bomba só diminui internamente o curso de abertura ou aceleração a pressão e volume de combustivel interno contimua o mesmo

rhuann
27/12/2017, 22:00
Essas SW4 1kzte a 120km/h fica em que rotaçao mais ou menos? É uma boa velocidade de cruzeiro ou já começa a forçar o motor?

pfernands
18/07/2019, 22:57
3000rpm. Acho forte. Ando entre 2000 2500rpm 100-110km/H

sfchagas
25/07/2019, 11:35
Olá Pessoal.

Minha LCP 2008 com 150k faço, no máximo 9,6 na estrada e 7,5 na cidade. Logo qdo comprei dei o azar de uma vela aquecedora partir e cair sobre a cabeça do cilindro 1. Além de 5 mil a menos na minha conta, o cabeçote precisou levar um passe, mas não espiritual, o que prejudicou o desempenho. Acabei de voltar de uma viagem de 3800km (SSA - Brasília - Rio Quente-GO e volta) rodando a 2500/2600 rpm entre 110/120 km/h e não passou de 9,6. Em janeiro fiz a bomba injetora na Dieselmec de Natal (excelente trabalho), mas o consumo, nada...
Meu mecânico sugeriu que trocasse o cabeçote por um standard, mas há um dilema: comprar original é proibitivo, comprar genérico/importado é um risco. Até tinha pensado em comprar o Unichip, desisti. Alguém tem alguma sugestão?

Glaicon
26/07/2019, 07:06
Olá Pessoal.

Minha LCP 2008 com 150k faço, no máximo 9,6 na estrada e 7,5 na cidade. Logo qdo comprei dei o azar de uma vela aquecedora partir e cair sobre a cabeça do cilindro 1. Além de 5 mil a menos na minha conta, o cabeçote precisou levar um passe, mas não espiritual, o que prejudicou o desempenho. Acabei de voltar de uma viagem de 3800km (SSA - Brasília - Rio Quente-GO e volta) rodando a 2500/2600 rpm entre 110/120 km/h e não passou de 9,6. Em janeiro fiz a bomba injetora na Dieselmec de Natal (excelente trabalho), mas o consumo, nada...
Meu mecânico sugeriu que trocasse o cabeçote por um standard, mas há um dilema: comprar original é proibitivo, comprar genérico/importado é um risco. Até tinha pensado em comprar o Unichip, desisti. Alguém tem alguma sugestão?
Tanto a Prado, quanto a SW4, tem a relação de marcha curta, provocando giro elevado acima dos 110 Km/h.
A minha ex SW4 1998 era econômica até 100/h (velocidade real).
Acima disso já aumentava bem o consumo.
A minha sugestão, que considero mais eficiente, é colocar aros e pneus maiores, fazendo a viatura percorrer uma distância maior com o mesmo giro do motor.
Isto reflitirá um pouco mais de lentidão nas arrancadas um aceleração forte para ultrapassagens.
Mas, para a manutenção de velocidade cruzeiros aos viajantes, será mais útil.
E o peso à mais das rodas e pneus não serão prejudiciais.:concordo:

Mineiro do Cerrado
10/08/2019, 23:31
Moçada,

Acabei de entrar para o time da Toyota exatamente hoje! Comprei uma SW4 1999 (com 284mil/km) :safari-rig: :euforico:
Sempre sonhei em ter um carro destes. Como acabei de pegar a viatura ainda não sei a média dela. Vou calcular e posto aqui.

Pelo que lí no tópico o consumo fica entorno de 10km/litro :roll: Achei que era um pouco acima disto.

Comprei o carro para viajar (rodovia para viagens mais longas) e algumas viagens de FDS curtas com piso misto asfalto/terra. Parque Nacionais e etc...

Quais dicas para manter um consumo mais baixo?
Não só de pilotagem, mas de regulagem da caminhonete também?

Pois queria ir para patagônia com a bichinha! Então se o consumo dela melhorar sobre mais Din-din para tomar Fernet com Cola! :mrgreen:


Abraços!

andreas lmp
05/11/2021, 17:04
Boas!

Desde Abril de 2021 sou o feliz proprietário de uma SW4 2.8D 1995 com 401.000km!

Ela está com os pneus da V6 (31x10,5R15), que é 9.7% maior que o da 2.8D (225/75R15), e está fazendo +- 11.2km/L andando por Floripa até 90km/h.
Em outro tópico aqui vi que regulando algo na dosagem de combustível, pode-se melhorar ou piorar o consumo.

Com esse pneu 9.7% maior que o original, ela está há 2250rpm a 80km/h no velocímetro e reais 89km/h.

Sabem se a SW4 3.0TD 2000 anda girando menos o motor?
Ela teria relação maior nas marchas, transferência, ou diferencial?

Valeu!
Bom final de semana!

Glaicon
06/11/2021, 09:11
Boas!

Desde Abril de 2021 sou o feliz proprietário de uma SW4 2.8D 1995 com 401.000km!

Ela está com os pneus da V6 (31x10,5R15), que é 9.7% maior que o da 2.8D (225/75R15), e está fazendo +- 11.2km/L andando por Floripa até 90km/h.
Em outro tópico aqui vi que regulando algo na dosagem de combustível, pode-se melhorar ou piorar o consumo.

Com esse pneu 9.7% maior que o original, ela está há 2250rpm a 80km/h no velocímetro e reais 89km/h.

Sabem se a SW4 3.0TD 2000 anda girando menos o motor?
Ela teria relação maior nas marchas, transferência, ou diferencial?

Valeu!
Bom final de semana!
Andreas, a minha ex SW4 era ano 1998.
Creio que para a 1999 não tivesse diferença de relação velocidadeXgiro do motor.
Segue uma foto que eu tirei, onde é importante ressaLtar que ela estava com pneus 255X75X15, que eram maiores que os originais 225.
Isto refletia em velocidade real 6% acima do marc ado no painel.
Portanto, apesar de marcar 108 Km/h no painel, no GPS dava 114 Km/h.
O giro marcava 2.650 RPM´s.
Se a quinta marcha fosse mais longa, ela seria mais econômica.
Acima dos 110 Km/h (real) o consumo já aumentava bem.:concordo:
577581