Ver Versão Completa : Consumo e velocidade de cruzeiro - Hilux SW4 3.0 Tb Diesel - 1999
Fred Aguiar
28/08/2016, 17:37
Boa tarde, pessoal!
Comprei recentemente meu primeiro 4x4 diesel, uma SW4 3.0 Tb Diesel - 1999.
Como nunca tive veículo a diesel, gostaria de saber dos mais experientes qual a velocidade de cruzeiro ideal desta viatura, para ter o melhor consumo possível.
A 2000 rpm (quase 90 km/h), ela tem feito 12,7 km/l na estrada.
Fiz também uma viagem de uns 500 km, variando mais a velocidade, e fez 13,5 km/l, mas não sei se o que melhorou foi a parte mais rápida ou a parte mais lenta da viagem.
Gostaria de saber a qual velocidade que vocês viajam, e qual o consumo que conseguem.
Obrigado desde já e abraços!
maflores
29/08/2016, 14:44
Boa tarde Fred,
Devo dizer que vc está fazendo milagre com essa SW4. Esse consumo só a 90Km/h mesmo.
Esse motor com bomba mecânica não faz mais de 12 na estrada, mais que isso só com injeção.
O motor deve estar muito bom, parabéns pela viatura.
Abraço
Mauricio.
calhiandro
30/08/2016, 09:49
Boa tarde, pessoal!
Comprei recentemente meu primeiro 4x4 diesel, uma SW4 3.0 Tb Diesel - 1999.
Como nunca tive veículo a diesel, gostaria de saber dos mais experientes qual a velocidade de cruzeiro ideal desta viatura, para ter o melhor consumo possível.
A 2000 rpm (quase 90 km/h), ela tem feito 12,7 km/l na estrada.
Fiz também uma viagem de uns 500 km, variando mais a velocidade, e fez 13,5 km/l, mas não sei se o que melhorou foi a parte mais rápida ou a parte mais lenta da viagem.
Gostaria de saber a qual velocidade que vocês viajam, e qual o consumo que conseguem.
Obrigado desde já e abraços!
Está fazendo milagre, mesmo. A minha está fazendo em torno de 10,5km/l andando a 110 km/h. A minha é um 1kzt-e, bomba semieletrônica, espetáculo de consumo. Seu motor está 1000%,
Parabéns
mfdomingues
30/08/2016, 13:49
Está fazendo milagre, mesmo. A minha está fazendo em torno de 10,5km/l andando a 110 km/h. A minha é um 1kzt-e, bomba semieletrônica, espetáculo de consumo. Seu motor está 1000%,
Parabéns
Prezados, não sou especialista e nem muito menos tenho uma toyota, mas a minha viatura tem bomba mecânica também, na cidade faz em média 11 km/l e na cidade faz 13 km/l (Andando igual se estivesse disputando uma corrida de caracóis).
Houve uma vez que uma pessoa chegou a fazer 14 km/l e disse que algumas vezes eram 15 km/l, ótimo não é? Que nada, a bomba dele estava era muito fechada, consequência foi um desgaste muito prematuro do conjunto por falta de lubrificação, afinal bomba rotativa (VE) necessita de diesel para lubrificar, o que ele economizou com o combustível não deu 10% para retificar a bomba.
É apenas uma observação.
sandro_ventania
30/08/2016, 19:35
Será que ele não abastecia com S10?
mfdomingues
30/08/2016, 22:02
Sandro, se a pergunta foi para mim vou responder, não ele abastecia com s500, mas ficou muito tempo com a bomba trancada mesmo. Ela superaqueceu e ele nem notava, enfim, deve ter outros fatores envolvidos também além deste principal.
Eu mesmo tenho uma bomba rotativa mecânica, eu abasteço com s10 aditivado, segundo o bombista ele funciona melhor que o S10 normal. Usei sempre o S500, mas resolvi mudar, até agora nada a reclamar, muito menos fumaça partida mais rápida, sem engasgos e uma ligeira melhora no consumo.
Vou ter que abrir a bomba um dia destes, ai terei certeza, mas preciso fazer pelo menos uns 5.000 km para ter alguma alteração perceptível.
TCHEIGOR
30/08/2016, 23:36
Estou indo para 60mil km usando somente s10 com bomba rotativa. Nem sinal de problemas, muito pelo contrário.
Inclui ai nessa quilometragem uma ida à Patagônia, de uns 7 mil km rodando até 1100 km por dia direto a 100/110 km/h.
Sandro, se a pergunta foi para mim vou responder, não ele abastecia com s500, mas ficou muito tempo com a bomba trancada mesmo. Ela superaqueceu e ele nem notava, enfim, deve ter outros fatores envolvidos também além deste principal.
Eu mesmo tenho uma bomba rotativa mecânica, eu abasteço com s10 aditivado, segundo o bombista ele funciona melhor que o S10 normal. Usei sempre o S500, mas resolvi mudar, até agora nada a reclamar, muito menos fumaça partida mais rápida, sem engasgos e uma ligeira melhora no consumo.
Vou ter que abrir a bomba um dia destes, ai terei certeza, mas preciso fazer pelo menos uns 5.000 km para ter alguma alteração perceptível.
Boa tarde, pessoal!
Comprei recentemente meu primeiro 4x4 diesel, uma SW4 3.0 Tb Diesel - 1999.
Como nunca tive veículo a diesel, gostaria de saber dos mais experientes qual a velocidade de cruzeiro ideal desta viatura, para ter o melhor consumo possível.
A 2000 rpm (quase 90 km/h), ela tem feito 12,7 km/l na estrada.
Fiz também uma viagem de uns 500 km, variando mais a velocidade, e fez 13,5 km/l, mas não sei se o que melhorou foi a parte mais rápida ou a parte mais lenta da viagem.
Gostaria de saber a qual velocidade que vocês viajam, e qual o consumo que conseguem.
Obrigado desde já e abraços!
A minha o motor também é 1kzt. A 100 km/h faz 11,4 km/l.
Fred Aguiar
31/08/2016, 16:00
Obrigado a todos pela resposta!
Fico feliz em saber que é um bom consumo! Optei por pagar um pouco mais nessa viatura pois ela teve apenas um dono nestes 18 anos, e não fazia trilha! Acho que foi um investimento que valeu a pena, pois comigo ela vai rodar o Brasil e América Latina inteira!
Quando começarem as viagens eu vou postando por aqui.
Abraços!
Boa tarde, pessoal!
Tenho uma hilux sw4 3.0 td 2000 e a media na estrada tb 12,5km/l mantendo 2600 rpm 110 km/h, pé leve nas retomas rsrsrs.
Quanto a S500, S10 e B5 só sinto diferença no b5, leve perda de potencia e bico mais silenciosos, S10 já era produzido a muito tem especialmente para uso nos barcos e a maioria bomba rotativa, e o S10 tem mais tendencia de acumulo de água no tanque.
Cuidados que ajuda muito o motor diesel:
Local onde abastece.
Não deixar tanque abaixo do 3/4 por período prolongado, quem usa o carro tipo uma vez por semana e nesse caso não ligar o motor por curto período isso aumenta muito o risco de pequenas gotículas de água pararem nos bicos ou bomba e danificar. por não aquecer suficiente para evaporar.
Se usar o carro diariamente em percursos curtos também manter o tanque assim do 1/2 de preferencia carro diesel tem que estar com o tanque sempre cheio evitando assim a condensação de água no tanque.
Mais o cuidado com os filtro, se possível ter dois filtro com decantador 1 com o fundo de vidro.
Sempre que trocar o filtro drenar ele em uma vasilha para ver se tem água, mesmo para quem tem sensor no filtro, quando acende a luz de alerta o sistema já pode estar comprometido.
Sempre rodei com veículos diesel e a água e seu maior problema.
Bomba rotativa travar ou danificar por trabalhar fechada acho difícil, quando fecha a bomba só diminui internamente o curso de abertura ou aceleração a pressão e volume de combustivel interno contimua o mesmo
A minha 97 3.0 td , faz de 9 a 10 km/l depende do peso e a estrada
boa tarde, pessoal!
Tenho uma hilux sw4 3.0 td 2000 e a media na estrada tb 12,5km/l mantendo 2600 rpm 110 km/h, pé leve nas retomas rsrsrs.
Quanto a s500, s10 e b5 só sinto diferença no b5, leve perda de potencia e bico mais silenciosos, s10 já era produzido a muito tem especialmente para uso nos barcos e a maioria bomba rotativa, e o s10 tem mais tendencia de acumulo de água no tanque.
Cuidados que ajuda muito o motor diesel:
Local onde abastece.
Não deixar tanque abaixo do 3/4 por período prolongado, quem usa o carro tipo uma vez por semana e nesse caso não ligar o motor por curto período isso aumenta muito o risco de pequenas gotículas de água pararem nos bicos ou bomba e danificar. Por não aquecer suficiente para evaporar.
Se usar o carro diariamente em percursos curtos também manter o tanque assim do 1/2 de preferencia carro diesel tem que estar com o tanque sempre cheio evitando assim a condensação de água no tanque.
Mais o cuidado com os filtro, se possível ter dois filtro com decantador 1 com o fundo de vidro.
Sempre que trocar o filtro drenar ele em uma vasilha para ver se tem água, mesmo para quem tem sensor no filtro, quando acende a luz de alerta o sistema já pode estar comprometido.
Sempre rodei com veículos diesel e a água e seu maior problema.
Bomba rotativa travar ou danificar por trabalhar fechada acho difícil, quando fecha a bomba só diminui internamente o curso de abertura ou aceleração a pressão e volume de combustivel interno contimua o mesmo
Essas SW4 1kzte a 120km/h fica em que rotaçao mais ou menos? É uma boa velocidade de cruzeiro ou já começa a forçar o motor?
pfernands
18/07/2019, 22:57
3000rpm. Acho forte. Ando entre 2000 2500rpm 100-110km/H
sfchagas
25/07/2019, 11:35
Olá Pessoal.
Minha LCP 2008 com 150k faço, no máximo 9,6 na estrada e 7,5 na cidade. Logo qdo comprei dei o azar de uma vela aquecedora partir e cair sobre a cabeça do cilindro 1. Além de 5 mil a menos na minha conta, o cabeçote precisou levar um passe, mas não espiritual, o que prejudicou o desempenho. Acabei de voltar de uma viagem de 3800km (SSA - Brasília - Rio Quente-GO e volta) rodando a 2500/2600 rpm entre 110/120 km/h e não passou de 9,6. Em janeiro fiz a bomba injetora na Dieselmec de Natal (excelente trabalho), mas o consumo, nada...
Meu mecânico sugeriu que trocasse o cabeçote por um standard, mas há um dilema: comprar original é proibitivo, comprar genérico/importado é um risco. Até tinha pensado em comprar o Unichip, desisti. Alguém tem alguma sugestão?
Olá Pessoal.
Minha LCP 2008 com 150k faço, no máximo 9,6 na estrada e 7,5 na cidade. Logo qdo comprei dei o azar de uma vela aquecedora partir e cair sobre a cabeça do cilindro 1. Além de 5 mil a menos na minha conta, o cabeçote precisou levar um passe, mas não espiritual, o que prejudicou o desempenho. Acabei de voltar de uma viagem de 3800km (SSA - Brasília - Rio Quente-GO e volta) rodando a 2500/2600 rpm entre 110/120 km/h e não passou de 9,6. Em janeiro fiz a bomba injetora na Dieselmec de Natal (excelente trabalho), mas o consumo, nada...
Meu mecânico sugeriu que trocasse o cabeçote por um standard, mas há um dilema: comprar original é proibitivo, comprar genérico/importado é um risco. Até tinha pensado em comprar o Unichip, desisti. Alguém tem alguma sugestão?
Tanto a Prado, quanto a SW4, tem a relação de marcha curta, provocando giro elevado acima dos 110 Km/h.
A minha ex SW4 1998 era econômica até 100/h (velocidade real).
Acima disso já aumentava bem o consumo.
A minha sugestão, que considero mais eficiente, é colocar aros e pneus maiores, fazendo a viatura percorrer uma distância maior com o mesmo giro do motor.
Isto reflitirá um pouco mais de lentidão nas arrancadas um aceleração forte para ultrapassagens.
Mas, para a manutenção de velocidade cruzeiros aos viajantes, será mais útil.
E o peso à mais das rodas e pneus não serão prejudiciais.:concordo:
Mineiro do Cerrado
10/08/2019, 23:31
Moçada,
Acabei de entrar para o time da Toyota exatamente hoje! Comprei uma SW4 1999 (com 284mil/km) :safari-rig: :euforico:
Sempre sonhei em ter um carro destes. Como acabei de pegar a viatura ainda não sei a média dela. Vou calcular e posto aqui.
Pelo que lí no tópico o consumo fica entorno de 10km/litro :roll: Achei que era um pouco acima disto.
Comprei o carro para viajar (rodovia para viagens mais longas) e algumas viagens de FDS curtas com piso misto asfalto/terra. Parque Nacionais e etc...
Quais dicas para manter um consumo mais baixo?
Não só de pilotagem, mas de regulagem da caminhonete também?
Pois queria ir para patagônia com a bichinha! Então se o consumo dela melhorar sobre mais Din-din para tomar Fernet com Cola! :mrgreen:
Abraços!
andreas lmp
05/11/2021, 17:04
Boas!
Desde Abril de 2021 sou o feliz proprietário de uma SW4 2.8D 1995 com 401.000km!
Ela está com os pneus da V6 (31x10,5R15), que é 9.7% maior que o da 2.8D (225/75R15), e está fazendo +- 11.2km/L andando por Floripa até 90km/h.
Em outro tópico aqui vi que regulando algo na dosagem de combustível, pode-se melhorar ou piorar o consumo.
Com esse pneu 9.7% maior que o original, ela está há 2250rpm a 80km/h no velocímetro e reais 89km/h.
Sabem se a SW4 3.0TD 2000 anda girando menos o motor?
Ela teria relação maior nas marchas, transferência, ou diferencial?
Valeu!
Bom final de semana!
Boas!
Desde Abril de 2021 sou o feliz proprietário de uma SW4 2.8D 1995 com 401.000km!
Ela está com os pneus da V6 (31x10,5R15), que é 9.7% maior que o da 2.8D (225/75R15), e está fazendo +- 11.2km/L andando por Floripa até 90km/h.
Em outro tópico aqui vi que regulando algo na dosagem de combustível, pode-se melhorar ou piorar o consumo.
Com esse pneu 9.7% maior que o original, ela está há 2250rpm a 80km/h no velocímetro e reais 89km/h.
Sabem se a SW4 3.0TD 2000 anda girando menos o motor?
Ela teria relação maior nas marchas, transferência, ou diferencial?
Valeu!
Bom final de semana!
Andreas, a minha ex SW4 era ano 1998.
Creio que para a 1999 não tivesse diferença de relação velocidadeXgiro do motor.
Segue uma foto que eu tirei, onde é importante ressaLtar que ela estava com pneus 255X75X15, que eram maiores que os originais 225.
Isto refletia em velocidade real 6% acima do marc ado no painel.
Portanto, apesar de marcar 108 Km/h no painel, no GPS dava 114 Km/h.
O giro marcava 2.650 RPM´s.
Se a quinta marcha fosse mais longa, ela seria mais econômica.
Acima dos 110 Km/h (real) o consumo já aumentava bem.:concordo:
577581
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