Ver Versão Completa : Dakar 2017 - Argentina, Chile, Bolivia
marcioth81
17/07/2016, 19:44
Olá amigos!
Estou organizando a minha primeira expedição internacional e gostaria da opinião dos mais experientes nesta aventura.
Irei com 22 amigos em 8 viaturas 4x4 saindo dia 26 de dezembro de 2016 de São Paulo, percorrendo o norte da Argentina e Chile, além do sul da Bolívia, em um período de 20 dias. Nosso objetivo é conhecer o norte da Argentina, Atacama, Uyuni e interceptar a caravana do Rally Dakar em Salta.
O roteiro resumido é:
Dia
Origem
Destino
Deslocamento(km)
26
São Paulo
Maringá
652
Maringá
Foz do Iguaçu
415
27
Foz do Iguaçu
Corrientes
621
28
Corrientes
Presidencia Roque Sáenz Peña
184
Presidencia Roque Sáenz Peña
Santiago del Estero
446
29
Santiago del Estero
Tafi del Valle
220
Tafi del Valle
Cafayate
118
30
Cafayate
- day tour -
0
31
Cafayate
Cachi
158
Cachi
Salta
162
1
Salta
- day tour -
0
2
Salta
San Antonio de los Cobres
172
San Antonio de los Cobres
San Pedro de Atacama
349
3
San Pedro de Atacama
- day tour -
0
4
San Pedro de Atacama
- day tour -
0
5
San Pedro de Atacama
Laguna Colorada
150
6
Laguna Colorada
Hotel Tambo Coquesa
300
7
Hotel Tambo Coquesa
Uyuni
170
8
Uyuni
Tupiza
206
9
Tupiza
Purmamarca
317
10
Purmamarca
Salta
183
11
Salta
- Dakar day -
0
12
Salta
Corrientes
832
13
Corrientes
Dionísio Cerqueira
637
14
Dionísio Cerqueira
Curitiba
562
15
Curitiba
São Paulo
404
O roteiro aproximado que fiz no Google My Maps é:
Viagem Atacama (https://drive.google.com/open?id=1ONBJBvpam2Er5Cm48CYh_1bhi8E&usp=sharing)
Tenho diversas dúvidas, e muitas ainda surgirão!
1. Chile: existe alguma exigência específica para entrar no país, assim como existe para entrar na Argentina (carta verde, 2 triângulos, cambão)? É preciso providenciar o seguro SOAPEX pela internet antecipadamente?
2. Bolívia: como devemos proceder para conseguir a licença para dirigir o carro próprio na Bolívia sem correr o risco de ter o carro apreendido pela polícia local, entrando pelo Atacama? Onde pegar todos os carimbos e documentos necessários para saída do Chile e entrada na Bolívia?
3. Bolívia: existe algum posto de abastecimento entre Atacama e Uyuni?
4. Bolívia: não conseguimos hospedagem para a primeira noite entre S. P. Atacama e o Salar de Uyuni. Provavelmente ficaremos no alojamento público em Laguna Colorada. Alguém conhece esse alojamento?
5. Bolívia: planejamos deixar a Bolívia por La Quiaca. Alguém teria informações para o trajeto entre Uyuni e La Quiaca? E sobre a aduana em Villazón/La Quiaca? Onde conseguir os carimbos de saída da Bolívia e entrada na Argentina necessários?
Muito obrigado aos que puderem contribuir. Espero que este post possa ajudar outros que planejam fazer uma expedição semelhante também!
Grande abraço!
cezarsantiago
20/07/2016, 19:01
Muito bom! Acompanhando.....
Marcelo J Manente
22/07/2016, 13:03
Olá amigos!
Estou organizando a minha primeira expedição internacional e gostaria da opinião dos mais experientes nesta aventura.
Irei com 22 amigos em 8 viaturas 4x4 saindo dia 26 de dezembro de 2016 de São Paulo, percorrendo o norte da Argentina e Chile, além do sul da Bolívia, em um período de 20 dias. Nosso objetivo é conhecer o norte da Argentina, Atacama, Uyuni e interceptar a caravana do Rally Dakar em Salta.
O
O roteiro aproximado que fiz no Google My Maps é:
Viagem Atacama (https://drive.google.com/open?id=1ONBJBvpam2Er5Cm48CYh_1bhi8E&usp=sharing)
1. Chile: existe alguma exigência específica para entrar no país, assim como existe para entrar na Argentina (carta verde, 2 triângulos, cambão)? É preciso providenciar o seguro SOAPEX pela internet antecipadamente?
2. Bolívia: como devemos proceder para conseguir a licença para dirigir o carro próprio na Bolívia sem correr o risco de ter o carro apreendido pela polícia local, entrando pelo Atacama? Onde pegar todos os carimbos e documentos necessários para saída do Chile e entrada na Bolívia?
4. Bolívia: não conseguimos hospedagem para a primeira noite entre S. P. Atacama e o Salar de Uyuni. Provavelmente ficaremos no alojamento público em Laguna Colorada. Alguém conhece esse alojamento?
5. Bolívia: planejamos deixar a Bolívia por La Quiaca. Alguém teria informações para o trajeto entre Uyuni e La Quiaca? E sobre a aduana em Villazón/La Quiaca? Onde conseguir os carimbos de saída da Bolívia e entrada na Argentina necessários?
Muito obrigado aos que puderem contribuir. Espero que este post possa ajudar outros que planejam fazer uma expedição semelhante também!
Grande abraço!
Posso contribuir com a pergunta 4.
Se vc for por dentro do parque Eduardo Avaroa para Uyuni NÂO tem posto de abastecimento.
marcioth81
23/07/2016, 14:26
É o que imaginei, Marcelo. Estou levando galões com 60 litros de gasolina, para conseguir rodar os 3 dias, de San Pedro de Atacama até Uyuni. Só espero que seja suficiente.
Obrigado!
Miranda_MG
25/07/2016, 07:43
Márcio,
Bom dia. Estamos indo para "esses lados" também e também está nos nossos planos encontrar o Dakar. Não somos um grupo tão grande e também um pouco mais heterogêneo. Nossos roteiros acabam se cruzando em alguns pontos e pode ser que nos encontremos em algum momento.
Enfim, vamos nos falando (por aqui ou por um grupo do WhatsApp que criamos com esse fim). Se tiver interesse no grupo, mande-me um e-mail (miranda.mg77@gmail.com). O grupo é para dúvidas mais simples, mas as informações principais vamos postando aqui e depois faremos o relato da viagem aqui no fórum também.
Abraço,
Miranda
geovanih
25/07/2016, 11:18
Olá Marcio
1- Sim, parece que há uma nova lei exigindo coletes refletivos. E sim tb.
2- Consegue essa resposta aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/155522-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a.html
3- O Marcelo está equivocado, tem em San Cristoban. Entretanto, é quase Uyuni e vi gente dizendo que já presenciou a falta de combustivel lá.
4- Não conheço o local, mas pelo que eu sei, os alojamentos são privados. Dureza, não existem alternativas próximas.
E eu te faço uma pergunta, mais um integrante seria bem vindo para fazer a parte da bolivia? tenho muita vontade de conhecer essa parte, e andar em comboio me parece a melhor opção para este caso.
Abraço
Marcelo J Manente
25/07/2016, 13:27
Olá Marcio
1- Sim, parece que há uma nova lei exigindo coletes refletivos. E sim tb.
2- Consegue essa resposta aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/155522-expedicao-wrc-atacama-uyuni-2016-a.html
3- O Marcelo está equivocado, tem em San Cristoban. Entretanto, é quase Uyuni e vi gente dizendo que já presenciou a falta de combustivel lá.
4- Não conheço o local, mas pelo que eu sei, os alojamentos são privados. Dureza, não existem alternativas próximas.
E eu te faço uma pergunta, mais um integrante seria bem vindo para fazer a parte da bolivia? tenho muita vontade de conhecer essa parte, e andar em comboio me parece a melhor opção para este caso.
Abraço
Giovanih,
Desculpe se não fui claro. Eu quis dizer que indo por dentro da Reserva Eduardo Avaroa e saindo em San Juan para pernoitar e no dia seguinte entrar no Salar, sem ir a cidade de Uyuni antes, dai não tem posto.
Se for direto pela estrada melhor que passa por Alota e San Cristoban deve ter combustível. inclusive acredito que tenha aquelas casas onde as pessoas mesmo vendem combustível.
Abraço.
Márcioth, estive no Atacama em 2010. Na ocasião tive que pedir no Detran a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Inclusive um carabineiro me parou no Chile e pediu para conferir este documento.
marcioth81
25/07/2016, 20:26
Olá pessoal. Obrigado pelas respostas.
Miranda, eu vi o seu post! Acho q nos encontraremos em alguns pontos mesmo! Vai ser show!
Geovanih, obrigado pelas informações. Não sabia desse colete. Vou providenciar, assim como me informar melhor sobre o seguro Soapex. Vi o post que você compartilhou... já peguei as coordenadas GPS do posto da fronteira (Cajon) e da aduana. Valeu! Achei San Cristóbal no mapa e vi q lá tem um posto. Fica meio fora do trajeto que havia planejado, mas em uma emergência, é bom saber que existe essa opção. Para a segunda noite na Bolívia, consegui reservar o hotel Tambo Coquesa, na borda norte do Salar de Uyuni. Mas não achei onde ficar na primeira noite após sair de Atacama... a busca continua! Se estiver pela região, vamos pra Bolívia juntos sim!
Marcelo, valeu a dica sobre Alota!
Guimajc, bem lembrado! Já tirei minha PID! Obrigado!
Abraços,
Marcio
to acompanhando marcio, seria interessante se voce adaptasse reservatorio de agua e combustivel, a regiao é meio complicada.. abraco!
Olá Marcio,
As suas dúvidas são bem pertinentes, típicas de quem sabe o que quer.
Comecei acompanhando seu roteiro pelo Google Maps e percebi que ele é fantástico, muito bem planejado para quem gosta de uma road trip, trechos curtos, paradas estratégicas (a que sai de Corrientes e faz uma parada em Presidência Roque Saenz Peña é uma delas - já que de Corrientes até Santiago del Estero não deve ter nada). Até San Pedro de Atacama (SPA) eu percebo que vc explora muito bem o NOA Argentino, está pegando o "filet".
Ainda não analisei tudo, mas fiquei encucado com o trecho que vc vai de Laguna Colorada até o Hotel Tambo Coques, vai atravessar uma parte do Salar de Uyuni? Se for, creio que por precaução, é bom contratar guia (talvez até um que já saia de SPA com vcs - vc vai passar pela Reserva Avaroa e lá as trilhas enganam um pouco), na vez que eu fui a viatura que nos levou furou 2 pneus de uma vez, reza a lenda que os ojos del salar podem surpreender, trata-se uma crosta fina de sal onde a água aflora, mas com certeza vc já deve ter pesquisado bem sobre isso tudo.
Entre SPA e Uyuni em 2011 eu fiquei no Hotel Villamar, em SPA vc terá muitas informações bem mais atualizadas. No mais, quero lhe dizer que me deu muita vontade de ir com vcs.
Vou ficar de olho neste fórum, ele é bem especial.
Evanio Machado
Que show o roteiro hein, estou pensando em fazer o mesmo roteiro que o seu, só que saio dia 1 ou 2 de janeiro. Ainda estou na dúvida se vou ate o Salar de Uyuni ou se ficarei para explorar a região de Salta incluindo o Salar da Argentina. Se tudo der certo vamos combinar uma cerveja.
marcioth81
08/09/2016, 00:21
Gobi10, vc tem razão. Estou com um reservatório de 20 litros de água e galões extras de combustível totalizando 80 litros. Acho que vai ser necessário, pois meu Wrangler é extremamente gastão e estou calculando rodar entre 600 e 700 km na Bolívia sem posto de abastecimento.
marcioth81
08/09/2016, 00:23
Evânio, obrigado pelos eligios e sugestões.
Você acertou: onde mais me deixa apreensivo é exatamente o trecho entre SPA e Tambo Coquesa. Por vários motivos:
1. Não tenho ainda onde passar a noite.
2. Meu carro é muito beberrão e terei que levar muito combustível extra.
3. Documentação para rodar com carro brasileiro na Bolívia.
4. Estaremos no período de chuvas, e se chover muito, não conseguiremos atravessar de Chuvica até Tambo Coquesa pelo salar. Não sei como daremos a volta ainda, se caso for necessário.
Estudando as fotos de satélite, vejo que existem rastros de pneus de carros entre Chuvica - Isla Pescados - Coqueza. Coloquei coordenadas GPS no caso de as pegadas tiverem apagadas e me guiarei por elas para atravessar o salar. Espero que dê certo!
marcioth81
08/09/2016, 00:34
CGBerta, obrigado!
Vou tentar postar informações que possam ser úteis para a sua viagem aqui!
E vamos combinar uma reunião se estiver por perto sim!
Abraços.
marcioth81
29/09/2016, 09:28
Olá pessoal,
Será que alguém poderia me informar se existe mesmo aquele alojamento público na Laguna Colorada, no deserto da Bolívia?
Ainda não conseguimos hospedagem para a noite entre San Pedro de Atacama e o Salar de Uyuni...
Refugio Laguna Colorada (Bolivia): 11 avaliacoes - TripAdvisor (https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g2327279-d1788697-Reviews-Refugio_Laguna_Colorada-Laguna_Colorada_Potosi_Department.html)
Obrigado!
Marcio
Marcelo J Manente
29/09/2016, 12:43
Olá pessoal,
Será que alguém poderia me informar se existe mesmo aquele alojamento público na Laguna Colorada, no deserto da Bolívia?
Ainda não conseguimos hospedagem para a noite entre San Pedro de Atacama e o Salar de Uyuni...
Refugio Laguna Colorada (Bolivia): 11 avaliacoes - TripAdvisor (https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g2327279-d1788697-Reviews-Refugio_Laguna_Colorada-Laguna_Colorada_Potosi_Department.html)
Obrigado!
Marcio
Olha colega, alojamento público eu não conheço, mas tem alojamentos pagos bem perto da laguna Colorada. Sei q as empresas d turismo levam seus clientes ali, mas não sei se terão quartos vagos para avulsos. Tbm não sei se dá para reservar.
Abç.
marcioth81
04/10/2016, 13:58
Valeu Marcelo!
Você acha possível sairmos de Atacama pela manhã, atravessarmos a fronteira em Hito Cajon, passar pela Laguna Verde, Termas de Polques, Salar de Chalviri, Geyseres Sol de Mañana e chegar até a Laguna Colorada antes de escurecer? Vi que a distância não é grande, mas não faço ideia de quanto difícil é o trajeto.
No segundo dia, sairemos da Laguna Colorada e dormiremos em um hotel bem bacana que conseguimos reservar, chamado Tambo Coquesa, na margem norte do salar. Espero que não chova muito para que possamos atravessar o salar sem problemas.
Grande abraço,
Marcio
Willian Heissler
04/10/2016, 18:14
Oi Marcio, conforme já conversamos e para os demais abaixo minha contribuição:
Mesma documentação da Argentina se aplica ao Chile.
Bolívia solicitaram a PID. Lembra que os Carimbos do Chile são todos feitos em San Pedro do Atacama, e da Bolívi na entrada da reserva.
Na saída de San Pedro e depois em Alota.
Único disponível, roots, sem banho mas vale a experiêcia.
Muitas vezes esse trajeto está interditado, se puder ir por Postosí recomendo. Em villazon cuidado pois algumas vezes eles reclamam até se vc tiver uma maça no carro, no meu caso nem revistaram.
Além do mais criei um mapa que pode ajudar
Uyuni trip (https://www.google.com/maps/d/edit?mid=10Uoka1uxH5JX3YmtCAQD9wa88YY)
A reserva Avaroa é complicada pelo fato de não ter sinalização e devido a altitude o carro perde muita potêncai(5mil mts, ou seja perde em torno de 50 % de potência).
Para quem quiser criei um blog com passo a passa
Four wheels on the road (https://fourwheelsontheroad.wordpress.com/)
Falta adicionar uma página com todo o eqquipamento que levamos e valores de pedágios. Em breve postarei.
Uma dica boa é sempre ter uns dólares na carteira.
Willian Heissler
04/10/2016, 19:35
Acho importante considerar que o trecho entre Corrientes e saltas também não tem muitos postos de gasolina. E alguns podem estar sem gasolina, como tática adotei abastecer a Ranger sempre que baixava 1/3 do marcador da gasolina, detalhe sempre com as bombonas de gasolian cheias.
Importante sobre postos:
Rede YPF: não aceitam cartão de crédito
Rede Shell: aceita cartão e tem um app que você baixa e ele mostra onde possui o posto mais próximo.
- A gasolina deles tem 3 octanagens, se recomenda começar abastecendo pela mais baixa e subir gradativamente, quando chegar na top vc verá a diferença, carro anda mais e faz mais média.
Isso vale ainda mais para a região de Jujuy que você irá passar.
Outra dica que achei interessante foi levar um fogareiro da náutica, ele é portátil e funciona com um refil parecido com um desodorante
Fogareiro Horizontal Portatil 1 Boca Nautika Frontier - Acessorios para Camping - Magazine Luiza (http://www.magazineluiza.com.br/fogareiro-horizontal-portatil-1-boca-nautika-frontier/p/2046523/es/camp/google/4646/?utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=es&utm_content=2046523&partner_id=4646&cmptype=pla&profileid=466&campaignid=4623&keyword=&gclid=CjwKEAjwps2_BRC5jduHor-h8xESJADGT-LtkugmfEVm-dHWOC7FGe1yUJ0otku4UTciJPA6KV6VXhoCcbbw_wcB)
- Na Argentina mencionaram que não é permitido mata cachorro. Não tenho no meu carro então não sei se esta informação é 100% precisa.
- Levei mulota na Argentina por estar com extintor vencido. No final o guardar aceitou uma gorjeta.
- Se for realizar a travessia BR/AR por porto xavier é bom ficar atento nos horários da Balsa, e vale a pena trocar dinheiro com os cambistas do lado brasileiro, a cotação vale muito a pena.
- Cuidado com dólares, eu tentei trocar uma nota antiga, que ainda é válida, porém somente aceitam o último modelo.
- A polícia exige aquele nosso antigo kit primeiros socorros, senão é multa e lembre de colocar o alcool iodado.
- Durante minha viagem sempre andei com 10 lts de água potável na caçamba, não recomendo tomar qualquer tipo de água que lhe oferecam no deserto.
marcioth81
04/10/2016, 23:23
Valiosíssimas informações, Willian!
Estou apreciando seu blog e logo mais voltarei com muito mais perguntas para você!!
Muito obrigado!
Marcio
Willian Heissler
05/10/2016, 09:22
+ uma dica muito importante no salar é(essa eu vi num blog de um americano que fez a travessia) nunca chegar próximo das bordas dos lugares com o carro pois o sal é mais fraco e pode ceder. Por exemplo na ilha pescado tem um lugar próprio para estacionar que não tem problema, porém nos demais lados você consegue ver a água por baixo do sal, nessas partes estacionei o carro mais afastado e fui caminhando explorar.....
gabrielputz
21/10/2016, 11:02
Márcio,
Bom dia. Estamos indo para "esses lados" também e também está nos nossos planos encontrar o Dakar. Não somos um grupo tão grande e também um pouco mais heterogêneo. Nossos roteiros acabam se cruzando em alguns pontos e pode ser que nos encontremos em algum momento.
Enfim, vamos nos falando (por aqui ou por um grupo do WhatsApp que criamos com esse fim). Se tiver interesse no grupo, mande-me um e-mail (miranda.mg77@gmail.com). O grupo é para dúvidas mais simples, mas as informações principais vamos postando aqui e depois faremos o relato da viagem aqui no fórum também.
Abraço,
Miranda
Blz Miranda
Qual o cronograma de vcs? Eu estou indo em janeiro tbem com um carro só. Eu minha esposa e filha. Queremos ir a Uyuni tbem. Quem sabe nos encontramos por lá.
Alguém poderia me passar as coordenadas ou uma dica de como encontrar a aduana de legalização do veículo na Bolívia. Essa que falam ser em uma fabrica de produtos químicos.
Agradeço.
Abraço.
Gabriel
Miranda_MG
21/10/2016, 23:31
Blz Miranda
Qual o cronograma de vcs? Eu estou indo em janeiro tbem com um carro só. Eu minha esposa e filha. Queremos ir a Uyuni tbem. Quem sabe nos encontramos por lá.
Alguém poderia me passar as coordenadas ou uma dica de como encontrar a aduana de legalização do veículo na Bolívia. Essa que falam ser em uma fabrica de produtos químicos.
Agradeço.
Abraço.
Gabriel
Boa noite, Gabriel.
Vamos sair de Foz no dia 27 ou 28 e atravessar o Paraguai. Dois dias até a província de Jujuy, descanso, mais um dia até San Pedro. Ficamos uns dias (com a possibilidade de irmos até o Pacífico) e voltamos para o NOA. Uma ou duas cidades com permanência até chegar em Salta, onde ficamos mais uns dias e encontramos o Dakar. Depois voltamos por baixo mesmo, passando por Resistência até chegar em Foz. Basicamente isso.
Quais serão suas datas aproximadas?
Estaremos com rádios e posso te passar, mais próximo da viagem, meus números argentino e chileno de telefone. Se precisar de algo, estaremos por lá.
Abraço,
Miranda
Siqueira fsac
25/10/2016, 11:02
Show de bola, se der certo vou estar no Atacama na mesma época e também gostaria de ir na Bolívia. Vou ficar acompanhando. Miranda também pensei em vez de ir pela rota Argentina para o Atacama em atravessar o Paraguai tanto na ida como na volta, pois penso em subir para Mato Grosso do Sul.
Miranda_MG
25/10/2016, 12:17
Show de bola, se der certo vou estar no Atacama na mesma época e também gostaria de ir na Bolívia. Vou ficar acompanhando. Miranda também pensei em vez de ir pela rota Argentina para o Atacama em atravessar o Paraguai tanto na ida como na volta, pois penso em subir para Mato Grosso do Sul.
Beleza. Havia te perguntado sobre o caminho e destino no outro tópico. Mas vi que postou aqui. Bacana!
Abraço,
Miranda
Siqueira fsac
25/10/2016, 19:10
Boa noite, sou um ignorante no assunto rádio amador, mas como também não quero passar por situações complicadas sem ter o equipamento que poderá facilitar e muito a viagem (ainda mais em "comboio), então gostaria de ter algum walki talkie de confiança. Melhor comprar um usado mesmo para me adaptar e ter confiança no equipamento ou posso comprar na viagem (Cidad del Leste)? Em outro tópico vi este walkie talk, o preço parece ser bom? http://www.dx.com/p/baofeng-1-5-lcd-5w-136-174mhz-400-470mhz-dual-band-walkie-talkie-w-1-led-flashlight-black-129389
O Dakar não passara pelo Chile esse ano.. é Paraguay, Bolívia e Argentina..