Ver Versão Completa : Barras estabilizadoras
RicardoFLN
26/06/2016, 23:56
Esses dias deitado embaixo da Ranger, pensando (:pensativo:) em algum jeito diferente de fazer os suportes inferiores dos amortecedores para coloca-los por fora do chassis (minha é 2001), me dei conta da "engronha" braba que são essas barras estabilizadoras....não deu 30 minutos e tirei fora a barra estabilizadora (sway bar) traseira! Depois de umas voltas, e não sentir absolutamente nenhuma diferença, fui catar nos fóruns sobre a retirada da dianteira. Lê daqui...lê dali, dois dias depois retirei uma das bieletas dianteiras (essas que as vezes incomodam pacas!) pra anular o efeito da barra sem tanto trabalho, caso quisesse voltar ao original. Pois é....mais uns giros pra testar e não quis voltar ao original, tirei tudo fora e me tornei um feliz proprietário de uma Ford Ranger com uma suspensão dianteira verdadeiramente independente....rsrs, além de aliviar a viatura em 16 quilos (dianteira+traseira).
Ponderando o meu uso, o que geralmente levo de carga (nada ou quase nada), o conforto e a nenhuma perda de dirigibilidade, até pelo contrário, uma considerável melhora mesmo em manobras evasivas....é bem difícil elas voltarem pro lugar.
Depois disso ainda troquei os amortecedores traseiros (ainda no lugar original, por dentro do chassis), pois com meros 26.000 Km eles já estavam bem ferrados (Monroe Gás Premium). Ao bem da verdade um deles com menos de um mês de uso havia começado a vazar. Coloquei amortecedores KYB, made in Japan e que custaram mais baratos que os Monroe comprados há um ano!!
Amanhã vou trocar os dianteiros, colocando tb os KYB. Pensava em colocar Ranchos na dianteira, mas vou dar um voto de confiança e provar os Kayaba.
Moral da história: quando uma bieleta dianteira for pro pau, desconecta tb uma traseira e dá uma experimentada!! Pode ser que tenhas uma boa surpresa! :wink: Mas vai devagar pra não capotar....kkkk
Abs.
RicardoFLN
10/07/2016, 23:12
Galera,
Seguindo nos estudos para mudança dos amortecedores para fora do chassis me deparei com um belo vídeo, que deixa claro o erro ao se pensar que a retirada da mola reta (de carga) do feixe vai deixar a suspa traseira mais confortável.No vídeo abaixo, ali no minuto 3'30", fica evidente a outra função dela que é de evitar que o eixo vire do avesso :p em arrancadas mais forte (axel wrap). No caso é uma pick-up mid size da Mazda que é cuspida e escarrada uma Ranger.
What Abuse Does Your Suspension Take Every Day? - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=MEZSB1JglDM)
Abs.
Cara, você pesquisou sobre as barras estabilizadoras e conseguiu chegar na conclusão de que deixou seu carro mais estável?..
Cuidado viu, pois foi bem o contrário! Sem elas o peso numa curva vai se concentrar muito mais nos pneus de fora e... bom, você já pesquisou sobre isso, não vou falar novamente sobre o que você já sabe...
Mas fiquei surpreso de você sentir a caminhonete mais estável sem as barras! Mesmo com sua experiência positiva, depois de entender como elas funcionam, eu não teria coragem de tirar elas e viajar tranquilo, de jeito nenhum. Muito embora, provavelmente pro 4x4 fique melhor mesmo, aumentando o "jogo" do carro.
RicardoFLN
22/07/2016, 13:53
Cara, você pesquisou sobre as barras estabilizadoras e conseguiu chegar na conclusão de que deixou seu carro mais estável?..
Cuidado viu, pois foi bem o contrário! Sem elas o peso numa curva vai se concentrar muito mais nos pneus de fora e... bom, você já pesquisou sobre isso, não vou falar novamente sobre o que você já sabe...
Mas fiquei surpreso de você sentir a caminhonete mais estável sem as barras! Mesmo com sua experiência positiva, depois de entender como elas funcionam, eu não teria coragem de tirar elas e viajar tranquilo, de jeito nenhum. Muito embora, provavelmente pro 4x4 fique melhor mesmo, aumentando o "jogo" do carro.
Pois é, o que seria o "mais estável" pra ti?
"Sem elas o peso numa curva vai se concentrar muito mais nos pneus de fora e..." Muito mais quanto?
Quando falas em viajar, eu aqui pressuponho certa quantidade de carga, correto?
Vamos discutindo, que da discussão surge a luz!:smile:
Uma coisa interessante é que nos "testes", geralmente de fabricantes de sway bars, temos o tradicional vídeo mostrando o antes e o depois da instalação da barra em um slalom com cones, certo? Asfalto sempre um tapete (ao menos nos que vi!).
Pois então, o meu "campo de testes" não tem cones, nem asfalto tapete. Tem no máximo uma sequência de curvas não maior que 2 ou 3 em uma frequência bem menor que o teste com cones, e num asfalto cheio de ondulações/deformações.
Digamos que eu dei preferência maior a ter os pneus copiando melhor o pavimento, do que evitar o rolamento da carroceria.
Talvez um teste melhor seria, manter o veículo andando em uma circunferência com aumento gradual de velocidade e ver até onde ele vai sem perder a trajetória (seja ela por escorregamento, capotagem ou seja lá o que vier...rsrs), com e sem a/as sway bars.
Mas eu ainda acho que deverias experimentar!;)
Abraço
RicardoFLN
22/07/2016, 14:02
E sobre a colocação dos amortecedores para fora, a tendência é que eu coloque os suportes superiores da F-250 (as que tem tb os amortecedores para fora), estou à procura. Os suportes inferiores, vou cortar os originais de onde estão, adaptá-los e solda-los no local apropriado. Os amortecedores ficarão para trás do eixo, com a parte superior inclinada em direção aos jumelos, seguindo a regra de 1 a 2 graus de inclinação por polegada de curso. Na verdade um vai seguir a regra em 1 grau, o outro em 2, para que eles não fiquem no mesmo plano.
Abs.
E sobre a colocação dos amortecedores para fora, a tendência é que eu coloque os suportes superiores da F-250 (as que tem tb os amortecedores para fora), estou à procura. Os suportes inferiores, vou cortar os originais de onde estão, adaptá-los e solda-los no local apropriado. Os amortecedores ficarão para trás do eixo, com a parte superior inclinada em direção aos jumelos, seguindo a regra de 1 a 2 graus de inclinação por polegada de curso. Na verdade um vai seguir a regra em 1 grau, o outro em 2, para que eles não fiquem no mesmo plano.
Abs.
desenterrando o tópico, voce fez a mudança dos amortecedores traseiros? e na dianteira manteve sem a barra de estabilização?
Eu estou rodando com pneus 265-75/16 e mesmo com 24psi acho a suspensão horrivel, quando peguei ela baixei um pouco a frente pois estava muito alta e dura, aí até deu uma leve melhora, esses dias começou a fazer barulho fui olhar e além de uma bieleta detonada os batentes da bandeija estavam destruidos, estou pensando em deixar sem as bieletas e dei uma volta e meia de aperto dos parafusos da barra de torção pra ver se encontro um meio termo entre dureza e resistencia dos componentes. Mas minha vontade mesmo é converter pra coilover, sério não tem suspensão pior pra andar num cascalho ruim, a não ser que eu rode com 15psi...
RicardoFLN
22/02/2019, 18:12
desenterrando o tópico, voce fez a mudança dos amortecedores traseiros? e na dianteira manteve sem a barra de estabilização?
Eu estou rodando com pneus 265-75/16 e mesmo com 24psi acho a suspensão horrivel, quando peguei ela baixei um pouco a frente pois estava muito alta e dura, aí até deu uma leve melhora, esses dias começou a fazer barulho fui olhar e além de uma bieleta detonada os batentes da bandeija estavam destruidos, estou pensando em deixar sem as bieletas e dei uma volta e meia de aperto dos parafusos da barra de torção pra ver se encontro um meio termo entre dureza e resistencia dos componentes. Mas minha vontade mesmo é converter pra coilover, sério não tem suspensão pior pra andar num cascalho ruim, a não ser que eu rode com 15psi...
Fala parceiro!
O cenário atual é: sem barras "estabilizadoras" na dianteira e traseira. Amortecedores rancho 9 regulagens. Na frente no 9, atrás no 1.
Pneus Goodyear Wrangler Adventure AT 31x10.5, na frente 28 psi, atrás 20. Se vou andar bastante em estrada não pavimentada 25/17.
Olha, o que eu achava mesmo ruim era a suspa traseira, mas depois da mudanças da posição dos amortecedores e mudanças nos feixes de mola, me dei por satisfeito.
Quanto a dianteira, só a colocação dos amortecedores pra mim já ficou legal. Pensar em coilover tb já pensei, mas levando em conta as milhares de outras mudanças que quero fazer ainda nessa vida, vou deixar essa para a próxima!!:lol:
Sds.
RicardoFLN
22/02/2019, 18:18
Depois disso ainda troquei os amortecedores traseiros (ainda no lugar original, por dentro do chassis), pois com meros 26.000 Km eles já estavam bem ferrados (Monroe Gás Premium). Ao bem da verdade um deles com menos de um mês de uso havia começado a vazar. Coloquei amortecedores KYB, made in Japan e que custaram mais baratos que os Monroe comprados há um ano!!
Amanhã vou trocar os dianteiros, colocando tb os KYB. Pensava em colocar Ranchos na dianteira, mas vou dar um voto de confiança e provar os Kayaba.
Abs.
Minha opinião atual sobre amortecedores, sejam Monroe, Cofap ou KYB......tudo bosta!!
Fala parceiro!
O cenário atual é: sem barras "estabilizadoras" na dianteira e traseira. Amortecedores rancho 9 regulagens. Na frente no 9, atrás no 1.
Pneus Goodyear Wrangler Adventure AT 31x10.5, na frente 28 psi, atrás 20. Se vou andar bastante em estrada não pavimentada 25/17.
Olha, o que eu achava mesmo ruim era a suspa traseira, mas depois da mudanças da posição dos amortecedores e mudanças nos feixes de mola, me dei por satisfeito.
Quanto a dianteira, só a colocação dos amortecedores pra mim já ficou legal. Pensar em coilover tb já pensei, mas levando em conta as milhares de outras mudanças que quero fazer ainda nessa vida, vou deixar essa para a próxima!!:lol:
Sds.
A traseira é horrivel mesmo, ainda mais na cabine simples, eu consegui melhorar um pouco arqueando a mola de carga pra baixo. Passar num solavanco na estrada ainda da medo, a camionete da um pulo e tu precisa corrigir no volante, sensação bem ruim... Na dianteira eu queria ela mais alta, mas fica muito dura com o amortecedor original, talvez o rancho resolva mesmo. Só que estive pensando em importar uns amortecedores da fox, sai pouco mais que o valor do rancho aqui, mas claro, sem regulagens, fox ajustavel é beeem mais caro e mais complexo, mas a marca é top de linha. Só que pensando em trocar, porque não ja fazer uma boa adaptação? mas ainda não sei. Tem um pessoal la fora que compra raptor e ja faz o upgrade de amortecedores (é outra realidade mesmo kkk) e aí acabam vendendo por um preço relativamente baixo os fox originais da raptor, ja pensei em tentar adaptar esses tambem.