Ver Versão Completa : Picape para viajar entre BH e Rio 3x por mês
Romero Brito
15/04/2016, 21:05
Caros,
Sou de Niteroi e me mudei há alguns meses para Belo Horizonte por razões de trabalho. Minha família ficou em Niteroi, então vou à cidade cerca de 2 a 3 vezes por mês. No momento, tenho alugado carro para fazer parte dessas viagens e aproveitar para trazer alguns móveis e outras tranqueiras (tenho excesso lá e quase nada aqui). Na minha última viagem não fiquei nem um pouco seguro com o comportamento do carrinho 1.0 na estrada. Além disso, alugar tem ficado caro, o que acaba me impedindo de ir algumas vezes.
Decidi, então, por procurar um carro resistente e com capacidade de carga para encarar a BR040 de 2 a 3 vezes por mês e nada melhor do que uma picape para essa tarefa (preciso que seja cabine dupla). Tenho recursos bem limitados, não pretendo ir além de uns R$ 65.000,00. Estou muito tentado pela Triton e gosto muito de carro automático, mas isso não é um imperativo. O que eu peço ajuda de vocês é sobre as seguintes questões:
1 - Flex ou diesel? Lembrando que cada pernada dá uns 500 km, então devo fazer uns 2 a 3 mil km por mês. Por outro lado, raramente vou usar o carro fora dessas viagens (moro a 50 metros do trabalho). À diesel seria quase certo ser uma 2008 bem mais rodada e à gasolina, manual, dá para conseguir até 2014-5.
2 - Automática ou manual? Eu prefiro muito mais dirigir um carro automático. Meu último carro foi automático (Livina, comprei zero e vendi, depois de 2 anos de uso, com 9.000 km - estou sem carro agora). E o carro do meu trabalho, que dirijo de vez em quando, inclusive para viagens parecidas, também é automático (Land Rover Discovery 4, diesel).
3 - Triton seria realmente a melhor opção, em termos de resistência e manutenção? Segundo a concessionário daqui de BH, o preço das revisões é fixo, variando entre 400 e pouco e 700 e pouco, conforme a revisão. Ela me parece um pouco menor e a garagem do meu prédio não é um primor de espaços de manobras.
Qualquer ajuda será super bem-vinda.
Muito obrigado!
Sonhador
16/04/2016, 08:54
Li seu comentario ....não sairia mais pratico contratar um caminhao de mudança e fazer a mudança de uma vez ? , e poderia comprar um carro menor e potente para suas viagens ?
Pois uma pick up o custo de manutenção e seguro são bem maiores , alem do consumo de combustivel .
Se Tivesse um uso mais constante para pick-up e espaço para guardar um carro maior....
Romero Brito
16/04/2016, 10:32
Obrigado, Sonhador.
O maior problema não é uma mudança inteira de uma vez, mas o fato de morar efetivamente nas duas cidades. Seria mais pela Liberdade de levar e trazer o que quiser com a frequência que desejar somada à segurança, ao conforto de dirigir numa posição mais elevada e à resistência das pick-ups que me levaram a esse desejo. Mas confesso que, embora eu esteja encantado pela Triton, o martelo ainda não foi batido. Uma perua pode, talvez, ser uma boa solução.
Abraços!
mfdomingues
16/04/2016, 17:38
Obrigado, Sonhador.
O maior problema não é uma mudança inteira de uma vez, mas o fato de morar efetivamente nas duas cidades. Seria mais pela Liberdade de levar e trazer o que quiser com a frequência que desejar somada à segurança, ao conforto de dirigir numa posição mais elevada e à resistência das pick-ups que me levaram a esse desejo. Mas confesso que, embora eu esteja encantado pela Triton, o martelo ainda não foi batido. Uma perua pode, talvez, ser uma boa solução.
Abraços!
Romero, boa tarde
Vivi algo parecido com o que você esta vivendo agora, sou de São Paulo e morei no RJ (queria ter ficado por lá, mas, um dia eu volto) enfim, tinha que voltar cerca de 2 ou 3 vezes ao mês para SP, no inicio pensei na mesma hipótese, um veiculo grande para viajar e pensei inclusive em uma pick up. mas, logo ponderei que não faria minha mudança eu mesmo e aos poucos, além de cansativo, vai acabar um dia (3º viagem vc levou tudo que precisava).
Então pensei em um veiculo mais confortável sim para as viagens, mas, não necessariamente uma pick up, afinal elas não sou tão confortáveis assim, a suspensão é dura, falta estabilidade, sempre tem alguém pedindo para vc carregar algo etc.
Então pensei em um SUV ou um 4x4, que seja mais resistente, seguro e confortável, bom pensando desta forma o leque aumentou e muito, ai cabiam Pajeros, Hilux, Tracker / Grand Vitara, CR-V, RaV, Foresters etc.
Claro que a Dutra e Ayrton Senna são um pouco melhor que a Washington Luiz (040).
Pick up neste valor são um pouco mais antigas e por isto são um pouco mais surradas, vão precisar de uma manutenção boa de entrada, sem contar que para a estrada são boas, mas, na cidade são chatas de manobrar, seguro é caro, manutenção (ai jésus eu sei bem), estacionamento é mais caro etc.
Avalie sua real necessidade se ela é temporária ou não, talvez possa abrir melhor seus Belo Horizontes.
Romero Brito
17/04/2016, 12:18
[QUOTE=mfdomingues;2364475]Romero, boa tarde
Vivi algo parecido com o que você esta vivendo agora, sou de São Paulo e morei no RJ (queria ter ficado por lá, mas, um dia eu volto) enfim, tinha que voltar cerca de 2 ou 3 vezes ao mês para SP, no inicio pensei na mesma hipótese, um veiculo grande para viajar e pensei inclusive em uma pick up. mas, logo ponderei que não faria minha mudança eu mesmo e aos poucos, além de cansativo, vai acabar um dia (3º viagem vc levou tudo que precisava).
Obrigado, Domingues!
A mudança em si já não é um grande problema, exceto por uma mesa e poucos móveis. A mudança de volta sim, pode ser um problema (a última que vi estava me cobrando quase 10 mil). O foco seria mesmo ter a Liberdade de levar e trazer o que quiser, o que acontece com alguma frequência. Fiquei encantado com algumas pick-ups e fiquei mais encantado ainda com o consumo (das diesel), tendo como referência meu carro de trabalho, que é uma Jamanta! (Land Rover Discovery 4, 2011). Isso facilitaria muito a vida, embora o preço a pagar seria pegar um carro mais antigo. Aliás, poder fazer essas viagens de forma mais barata é um dos fatores mais importantes.
A entrada no mundo de pick-ups e 4x4 também me atrai, mas não é por isso que pensei em comprá-la. A minha hipótese anterior era comprar uma perua, tipo Space Fox, mas fiquei com a impressão de que a pick-up, especialmente à diesel, seria mais resistente para tantas viagens. E também a posição alta de dirigir me agrada. Eu nunca passo de 120-130 Km/h mesmo, então a velocidade baixa não seria um problema para mim.
Você usou que carro para essas viagens? Sua experiência foi boa? Qual carro você sugere para isso, levando em conta custa de combustível (não pretendo ter carro a gás), manutenção, segurança e conforto?
A Mitsubishi tem preço fixo (mais baixo do que eu pagava na minha Livina X-Gear), mas sei que quando tiver que trocar peças, etc., tenho que estar preparado para uma facada. Carros grandes, como a Pajero, etc., não teriam manutenção e consumo alto como as pick-ups também?
Enfim, ainda vou demorar um pouco para a compra (vou vender um imóvel ainda), então todas as dicas e sugestões são super bem-vindas.
Obrigado e grande abraço!
Romero.
mfdomingues
18/04/2016, 11:30
[QUOTE=mfdomingues;2364475]Romero, boa tarde
Obrigado, Domingues!
A mudança em si já não é um grande problema, exceto por uma mesa e poucos móveis. A mudança de volta sim, pode ser um problema (a última que vi estava me cobrando quase 10 mil). O foco seria mesmo ter a Liberdade de levar e trazer o que quiser, o que acontece com alguma frequência. Fiquei encantado com algumas pick-ups e fiquei mais encantado ainda com o consumo (das diesel), tendo como referência meu carro de trabalho, que é uma Jamanta! (Land Rover Discovery 4, 2011). Isso facilitaria muito a vida, embora o preço a pagar seria pegar um carro mais antigo. Aliás, poder fazer essas viagens de forma mais barata é um dos fatores mais importantes.
A entrada no mundo de pick-ups e 4x4 também me atrai, mas não é por isso que pensei em comprá-la. A minha hipótese anterior era comprar uma perua, tipo Space Fox, mas fiquei com a impressão de que a pick-up, especialmente à diesel, seria mais resistente para tantas viagens. E também a posição alta de dirigir me agrada. Eu nunca passo de 120-130 Km/h mesmo, então a velocidade baixa não seria um problema para mim.
Você usou que carro para essas viagens? Sua experiência foi boa? Qual carro você sugere para isso, levando em conta custa de combustível (não pretendo ter carro a gás), manutenção, segurança e conforto?
A Mitsubishi tem preço fixo (mais baixo do que eu pagava na minha Livina X-Gear), mas sei que quando tiver que trocar peças, etc., tenho que estar preparado para uma facada. Carros grandes, como a Pajero, etc., não teriam manutenção e consumo alto como as pick-ups também?
Enfim, ainda vou demorar um pouco para a compra (vou vender um imóvel ainda), então todas as dicas e sugestões são super bem-vindas.
Obrigado e grande abraço!
Romero.
Romero, a questão da resistência nas viagens é dividida entre veiculo e motorista, tem gente que detona qualquer carro em estrada boa, enquanto isto tem gente que anda muito bem com veiculo baixo em estrada ruim, isto é muito relativo. Você pode ter uma Hilux, mas, senão souber leva-la por buracos, subidas íngremes, ou forçando o motor ela vai estourar o cabeçote, tem "pilotos" por ai que fazem cada barbaridade na estrada e depois falam mal de certos veículos.
Tem que saber levar, por exemplo você disse que a sua velocidade de cruzeiro atualmente é de 120 km/h até 130 km/h, lhe digo que motores diesel não são de alto giro, esse regime vai ser destrutivo para o motor se for de aplicação prolongada, enfim.
Quanto uma pick up "fechadas" do tipo Hilux SW4, Pajero Full etc, o custo de manutenção não é maior que as abertas (com caçamba) e a durabilidade é a mesma (as pick ups hoje em dia já não são tão propensa ao trabalho pesado, antigamente havia essa distinção, hoje são quase todas plastionetes para shopping).
Eu fiz a viagem com muitos carros possíveis (estava no curso o aluguel de veículos), mas nenhum deles era próximo do que estamos falando, ou seja, não tenho parâmetro.
Quanto ao seguro, dependendo da viatura não compensa, rodei mais de 1 ano sem seguro, pois, todas as cotações superavam R$ 5.000,00 com muito custo consegui algo mais acessível na semana passada, sugiro que antes de decidir vc quote bastante para não inviabilizar seu projeto.
Quanto a mudança, esse preço está um pouco salgado, consegue-se algo bem melhor por ai.