Conectar

Ver Versão Completa : 3º alavanca da tração escapando para o neutro

Gremista180
26/03/2016, 16:59
Olá, pessoal! Sou novato por se tratar de jeep/ wilis. Bom, comprei um desses agora em janeiro/2016. O veiculo veio com este problema: quando eu engato a tração na terceira alavanca da esquerda para direita e depois a primeira marcha, dando uma acelerada de leve, a terceira alavanca pula para neutro. Para rodar com ele eu preciso ficar segurando a alavancapara o neutro. Saberiam dizer o que se trata? Alguém sabe algum mecânico bom em Porto Alegre que saiba mexer nesses carros?

turbino
26/03/2016, 18:29
Ola amigo, bem vindo ao forum!!!!

Verifique se a alavanca nao esta escostando na lata do assoalho, para verificar isto basta retirar a coifa da alavanca ok!!!

Sydney66
26/03/2016, 19:49
Amigo Gremista, a alavanca menor do jeep tem 3 posições: direta, neutra e reduzida. A posição neutra é no meio, a direta é para trás e a reduzida é para a frente. A reduzida só pode ser engatada se a tração dianteira estiver ligada. Esta é função da alavanca do meio do conjunto. Ela liga a tração dianteira sendo trazida para trás. A posição neutra é para ligação de guincho mecânico e implementos agrícolas (que hoje não se vê mais). Nesta posição seu veículo não se movimenta.
Então a sua descrição está estranha quando menciona que tem que segurar a alavanca para o neutro. Então você pode estar tentando ligar a reduzida sem engatar a tração dianteira.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/525588-3-alavanca-da-tracao-escapando-para-o-neutro-103_0323.jpg

Na foto a posição das alavancas está na condição 4x2 - tração dianteira desligada e direta.

Gremista180
26/03/2016, 20:20
Obrigado turbino! Bom ele esta sem coifa e a lataria não encosta. Senhor Sydiney, eu relate errado, preciso ficar segurando na tração para baixo, senão a alavanca, pula para o neutro caso eu coloquei uma força com acelerada. Obrigado amigos por responderem!

Arildo MT
27/03/2016, 17:57
possivelmente desgaste no conjunto de engrenagens, se for isso, troca o conjunto ''casal'' ou ''fresa'' os dentes com micro retifica, de maneira que quando engatado eles se prendem não permitindo essa ''escapada''.

marciorank@gmail.com
28/03/2016, 22:08
possivelmente desgaste no conjunto de engrenagens, se for isso, troca o conjunto ''casal'' ou ''fresa'' os dentes com micro retifica, de maneira que quando engatado eles se prendem não permitindo essa ''escapada''.

então na verdade ela esta pulando da posição direta para neutro, se não estiver danificada a engrenagem pode ser retificado o encaixe da engrenagem.

jfwebber
29/03/2016, 10:54
O Meu jipe está com este mesmo problema desde a última trilha. Tirei a tampa do assoalho e verifiquei que o parafuso da travessa do cambio havia caido e que o coxim estava deslocado. No meu caso espero que seja este o problema.

EduardoSR
30/03/2016, 19:57
Olá Gremista100,

Só umas dúvidas:
1) Qual é o modelo e ano do seu jeep?
2) A caixa de transferência é original?
3) O motor é original ou foi adaptado?

Assim fica mais precisa a resposta...

[ ]s

Edu

EduardoSR
30/03/2016, 19:59
Ah... outra dúvida...

4) Você checou o nível de óleo na caixa de transferência?

[ ]s

Edu