Leiom
11/03/2016, 22:18
Caros colegas de Forum,
Eu finalmente realizei o Lift de 2 polegadas na minha Tracker, depois de muito ler e pesquisar nesse Forum. Muitos me ajudaram direta ou indiretamente, tanto antes de comprar o carro como para fazer o Lift.
Resolvi abrir esse tópico porque sinto que mesmo lendo bastante ainda tinha dúvidas sobre algumas coisas no assunto, e acho que posso adicionar algumas informações e fotos para quem interessar.
Comprei o kit na RC4x4, recebendo pelos correios, demoraram um pouco a postar e a comunicação não é a das melhores, mas chegou tudo ok no final.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524586&stc=1
Comprei os amortecedores traseiros TurboGas do Suprema (Cofap GBL1024), consegui comprar um na Padre Cícero e o outro foi impossível de achar aqui em Fortaleza, rodei tudo!
Acabei comprando o outro na nafil.com.br (se eu soubesse que seria tão impossível teria verificado se a própria RC4x4 nao possui esses amortecedores para vender). Comprei esses GBL para não precisar usar os prolongadores de amortecedor que vem no Kit.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524587&stc=1
Bom, eu iniciei a montagem do Lift da parte traseira, bem simples, trocar o amortecedor e retirar a mola para inserir o prolongador do batedor e o calço. O calço vai com o a parte que tem o menor diâmetro para cima e o calço de borracha original vai embaixo,
calçando a parte superior da mola.
Para o prolongador deve-se retirar a ponteira e rosquear o prolongador na base com o parafuso que vem no kit e rosquear a ponteira de volta. Eu tive um problema com um dos parafusos de rosca dupla, ele espanou completamente do lado direito, o meca teve que achar um parafuso normal, serrar a rosca e se virar para instalar, mas deu certo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524588&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524589&stc=1
Para colocar o amortecedor só existe aquela famosa diferença de diâmetro no olhal inferior, que o original tem 12mm e o GBL1024 tem 14mm (ou o original tem 14mm e o GBL 16, não me recordo agora, por favor quem souber me corrija). A solução que o mecânico fez foi enrolar/embuchar o parafuso original com uma folha de aço bem fina, quando instalamos ficou até bem satisfatório o resultado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524590&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524591&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524592&stc=1
Na dianteira o trabalho é um pouco mais complexo, mas nada de outro mundo, acaba sendo um trabalho de geral na suspensão.
Acabei gastando mais do que tinha em mente, mas foi necessário, tive que comprar dois amortecedores dianteiros (ainda estavam com os originais e estavam completamente inúteis), axial e terminal de direção, comprei buchas novas da barra estabilizadora da Hilux e troquei as bieletas, não queria mexer nelas pois queria testar se elas iam aguentar o lift, mas o meca me convenceu. Ele também queria novos coxins e bandejas, mas eu não troquei, pois já ia ficar muito caro.
No meu caso tivemos que desmontar o pivô da bandeja para retirar e trabalhar tranquilamente com o calço do Kit, pois fica bastante apertado para recolocar a mola.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524593&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524594&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524595&stc=1
O único trabalho mais chato é o velho furo superior do amortecedor que deve ser alongado para ajustar a cambagem, meu mecânico nunca tinha feito esse trabalho de levantar a suspensão mas logo que falei do furo que deve ser feito ele sacou na hora. Estou sem a foto do furo, mas tentarei tirar a melhor possível dele instalado já no carro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524596&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524597&stc=1
Eu finalmente realizei o Lift de 2 polegadas na minha Tracker, depois de muito ler e pesquisar nesse Forum. Muitos me ajudaram direta ou indiretamente, tanto antes de comprar o carro como para fazer o Lift.
Resolvi abrir esse tópico porque sinto que mesmo lendo bastante ainda tinha dúvidas sobre algumas coisas no assunto, e acho que posso adicionar algumas informações e fotos para quem interessar.
Comprei o kit na RC4x4, recebendo pelos correios, demoraram um pouco a postar e a comunicação não é a das melhores, mas chegou tudo ok no final.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524586&stc=1
Comprei os amortecedores traseiros TurboGas do Suprema (Cofap GBL1024), consegui comprar um na Padre Cícero e o outro foi impossível de achar aqui em Fortaleza, rodei tudo!
Acabei comprando o outro na nafil.com.br (se eu soubesse que seria tão impossível teria verificado se a própria RC4x4 nao possui esses amortecedores para vender). Comprei esses GBL para não precisar usar os prolongadores de amortecedor que vem no Kit.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524587&stc=1
Bom, eu iniciei a montagem do Lift da parte traseira, bem simples, trocar o amortecedor e retirar a mola para inserir o prolongador do batedor e o calço. O calço vai com o a parte que tem o menor diâmetro para cima e o calço de borracha original vai embaixo,
calçando a parte superior da mola.
Para o prolongador deve-se retirar a ponteira e rosquear o prolongador na base com o parafuso que vem no kit e rosquear a ponteira de volta. Eu tive um problema com um dos parafusos de rosca dupla, ele espanou completamente do lado direito, o meca teve que achar um parafuso normal, serrar a rosca e se virar para instalar, mas deu certo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524588&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524589&stc=1
Para colocar o amortecedor só existe aquela famosa diferença de diâmetro no olhal inferior, que o original tem 12mm e o GBL1024 tem 14mm (ou o original tem 14mm e o GBL 16, não me recordo agora, por favor quem souber me corrija). A solução que o mecânico fez foi enrolar/embuchar o parafuso original com uma folha de aço bem fina, quando instalamos ficou até bem satisfatório o resultado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524590&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524591&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524592&stc=1
Na dianteira o trabalho é um pouco mais complexo, mas nada de outro mundo, acaba sendo um trabalho de geral na suspensão.
Acabei gastando mais do que tinha em mente, mas foi necessário, tive que comprar dois amortecedores dianteiros (ainda estavam com os originais e estavam completamente inúteis), axial e terminal de direção, comprei buchas novas da barra estabilizadora da Hilux e troquei as bieletas, não queria mexer nelas pois queria testar se elas iam aguentar o lift, mas o meca me convenceu. Ele também queria novos coxins e bandejas, mas eu não troquei, pois já ia ficar muito caro.
No meu caso tivemos que desmontar o pivô da bandeja para retirar e trabalhar tranquilamente com o calço do Kit, pois fica bastante apertado para recolocar a mola.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524593&stc=1
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524594&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524595&stc=1
O único trabalho mais chato é o velho furo superior do amortecedor que deve ser alongado para ajustar a cambagem, meu mecânico nunca tinha feito esse trabalho de levantar a suspensão mas logo que falei do furo que deve ser feito ele sacou na hora. Estou sem a foto do furo, mas tentarei tirar a melhor possível dele instalado já no carro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524596&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524597&stc=1