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Convex Datacenter
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  • #1
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    Traker Lift e etc - Fortaleza




    Caros colegas de Forum,

    Eu finalmente realizei o Lift de 2 polegadas na minha Tracker, depois de muito ler e pesquisar nesse Forum. Muitos me ajudaram direta ou indiretamente, tanto antes de comprar o carro como para fazer o Lift.

    Resolvi abrir esse tópico porque sinto que mesmo lendo bastante ainda tinha dúvidas sobre algumas coisas no assunto, e acho que posso adicionar algumas informações e fotos para quem interessar.

    Comprei o kit na RC4x4, recebendo pelos correios, demoraram um pouco a postar e a comunicação não é a das melhores, mas chegou tudo ok no final.



    Comprei os amortecedores traseiros TurboGas do Suprema (Cofap GBL1024), consegui comprar um na Padre Cícero e o outro foi impossível de achar aqui em Fortaleza, rodei tudo!
    Acabei comprando o outro na nafil.com.br (se eu soubesse que seria tão impossível teria verificado se a própria RC4x4 nao possui esses amortecedores para vender). Comprei esses GBL para não precisar usar os prolongadores de amortecedor que vem no Kit.



    Bom, eu iniciei a montagem do Lift da parte traseira, bem simples, trocar o amortecedor e retirar a mola para inserir o prolongador do batedor e o calço. O calço vai com o a parte que tem o menor diâmetro para cima e o calço de borracha original vai embaixo,
    calçando a parte superior da mola.
    Para o prolongador deve-se retirar a ponteira e rosquear o prolongador na base com o parafuso que vem no kit e rosquear a ponteira de volta. Eu tive um problema com um dos parafusos de rosca dupla, ele espanou completamente do lado direito, o meca teve que achar um parafuso normal, serrar a rosca e se virar para instalar, mas deu certo.



    Para colocar o amortecedor só existe aquela famosa diferença de diâmetro no olhal inferior, que o original tem 12mm e o GBL1024 tem 14mm (ou o original tem 14mm e o GBL 16, não me recordo agora, por favor quem souber me corrija). A solução que o mecânico fez foi enrolar/embuchar o parafuso original com uma folha de aço bem fina, quando instalamos ficou até bem satisfatório o resultado.



    Na dianteira o trabalho é um pouco mais complexo, mas nada de outro mundo, acaba sendo um trabalho de geral na suspensão.
    Acabei gastando mais do que tinha em mente, mas foi necessário, tive que comprar dois amortecedores dianteiros (ainda estavam com os originais e estavam completamente inúteis), axial e terminal de direção, comprei buchas novas da barra estabilizadora da Hilux e troquei as bieletas, não queria mexer nelas pois queria testar se elas iam aguentar o lift, mas o meca me convenceu. Ele também queria novos coxins e bandejas, mas eu não troquei, pois já ia ficar muito caro.
    No meu caso tivemos que desmontar o pivô da bandeja para retirar e trabalhar tranquilamente com o calço do Kit, pois fica bastante apertado para recolocar a mola.





    O único trabalho mais chato é o velho furo superior do amortecedor que deve ser alongado para ajustar a cambagem, meu mecânico nunca tinha feito esse trabalho de levantar a suspensão mas logo que falei do furo que deve ser feito ele sacou na hora. Estou sem a foto do furo, mas tentarei tirar a melhor possível dele instalado já no carro.

    4X4 Brasil

  • #2
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    Por algum motivo bem legal as fotos não estão aparecendo

    Corrigindo:

  • #3
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    Caros colegas de Forum,

    Eu finalmente realizei o Lift de 2 polegadas na minha Tracker, depois de muito ler e pesquisar nesse Forum. Muitos me ajudaram direta ou indiretamente, tanto antes de comprar o carro como para fazer o Lift.

    Resolvi abrir esse tópico porque sinto que mesmo lendo bastante ainda tinha dúvidas sobre algumas coisas no assunto, e acho que posso adicionar algumas informações e fotos para quem interessar.

    Comprei o kit na RC4x4, recebendo pelos correios, demoraram um pouco a postar e a comunicação não é a das melhores, mas chegou tudo ok no final.



    Comprei os amortecedores traseiros TurboGas do Suprema (Cofap GBL1024), consegui comprar um na Padre Cícero e o outro foi impossível de achar aqui em Fortaleza, rodei tudo!
    Acabei comprando o outro na nafil.com.br (se eu soubesse que seria tão impossível teria verificado se a própria RC4x4 nao possui esses amortecedores para vender). Comprei esses GBL para não precisar usar os prolongadores de amortecedor que vem no Kit.



    Bom, eu iniciei a montagem do Lift da parte traseira, bem simples, trocar o amortecedor e retirar a mola para inserir o prolongador do batedor e o calço. O calço vai com o a parte que tem o menor diâmetro para cima e o calço de borracha original vai embaixo, calçando a parte superior da mola.
    Para o prolongador deve-se retirar a ponteira e rosquear o prolongador na base com o parafuso que vem no kit e rosquear a ponteira de volta. Eu tive um problema com um dos parafusos de rosca dupla, ele espanou completamente do lado direito, o meca teve que achar um parafuso normal, serrar a rosca e se virar para instalar, mas deu certo.



    Para colocar o amortecedor só existe aquela famosa diferença de diâmetro no olhal inferior, que o original tem 12mm e o GBL1024 tem 14mm (ou o original tem 14mm e o GBL 16, não me recordo agora, por favor quem souber me corrija). A solução que o mecânico fez foi enrolar/embuchar o parafuso original com uma folha de aço bem fina, quando instalamos ficou até bem satisfatório o resultado.



    Na dianteira o trabalho é um pouco mais complexo, mas nada de outro mundo, acaba sendo um trabalho de geral na suspensão.
    Acabei gastando mais do que tinha em mente, mas foi necessário, tive que comprar dois amortecedores dianteiros (ainda estavam com os originais e estavam completamente inúteis), axial e terminal de direção, comprei buchas novas da barra estabilizadora da Hilux e troquei as bieletas, não queria mexer nelas pois queria testar se elas iam aguentar o lift, mas o meca me convenceu. Ele também queria novos coxins e bandejas, mas eu não troquei, pois já ia ficar muito caro.
    No meu caso tivemos que desmontar o pivô da bandeja para retirar e trabalhar tranquilamente com o calço do Kit, pois fica bastante apertado para recolocar a mola.



    O único trabalho mais chato é o velho furo superior do amortecedor que deve ser alongado para ajustar a cambagem, meu mecânico nunca tinha feito esse trabalho de levantar a suspensão mas logo que falei do furo que deve ser feito ele sacou na hora. Estou sem a foto do furo, mas tentarei tirar a melhor possível dele instalado já no carro.

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1304.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1502.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1513.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1507.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1505.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1504.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1512.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1524.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1572.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1573.jpg  

    Traker Lift e etc - Fortaleza-tk-antes.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-tk-depois.jpg  

  • #4
    Parabéns. O carro ficou muito bonito.

  • #5
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    Fiz o Lift antes do carnaval, e as bieletetas novas que instalei não aguentaram até a quarta feira de cinzas, não sei se foi por causa da mudança de ângulo em relação à bandeja ou porque as que instalei era realmente de baixa qualidade.



    Acabei comprando somente as buchas/borrachas da bieleta, pois visualmente a haste ainda estava intacta. Comprei borrachas mais resistentes, sendo feitas para carros blindados, ficaram meio brutas no lugar porque são bem maiores e robustas, mas até agora parece ok!

    Comparativo entre as duas:



    E elas instaladas:



    Eu mesmo fiz a troca em casa, sem muitas dificuldades. Mas para ser sincero ainda escuto um nheco nheco na suspa dianteira, e não sei ainda o que é.
    Estou desconfiando que a haste da bieleta esteja raspando na parte interna do olhal da bandeja, penso isso porque essa borracha nova tinha um furo com o diâmetro um pouco maior, permitindo esse contato. Ainda estou investigando.. Se alguém tiver uma opinião eu aceito na hora!!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1553.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1557.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1558.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1559.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1560.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de Arildo MT
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    Poucas bieletas resistem a + 2'', na minha opinião, ou calça a barra para descer, ou usa bieletas mais curtas, o efeito será o mesmo, tem alguns que usam terminal de direção do gol (não sei qual), outros dizem colocar bieletas maiores de sw4, etc., as borrachas acho que só aguenta a original nova ou mais reforçada (tem tópicos sobre isso), as buchas da barra estabilizadora são danadas pra fazer barulho, vc olha e acha que esta boa, só percebe o desgaste desmontando, troquei a original estava com 07 anos e 1 milimetro de desgaste e fazia barulho, coloquei da paralelo da hilux (durou 10 dias) e pareciam bem robustas, coloquei originais suzuki e só sossego.
    ARILDO
    TRACKER 2008: excelente CUSTO X BENEFICIO (99% original, + 1'' e perfumaria)
    EX: UNO, SAVEIRO, GOL, FIORINO, BAND, KOMBI, L200, F75, CJ3, CJ5

  • #7
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    Correto Arildo, tenho a mesma opinião. Por isso parti logo para as borrachas mais reforçadas logo após o primeiro problema.

    No momento estou usando essa bucha da barra estabilizadora da Hilux, realmente aparentemente está ok, será se é dela o nheco nheco que ainda escuto depois de ter consertado as bieletas? Pelo menos foram baratas...

  • #8
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    Durante a troca das bieleteas vi que uma das porcas do suporte da abraçadeira da barra estabilizadora estava danificada, tentei mudar de parafuso mas não deu certo, a solução que vi foi fazer um furo pela parte superior da base, aquela que é soldada ao chassis se não me engano, e usar um parafuso passante. Ficou bom o resultado.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1571.jpg   Traker Lift e etc - Fortaleza-dsc_1582.jpg  

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