Ver Versão Completa : Oleo 10w30 OU 15w40 no Troller 3.2 TGV qual devo usar?
Valdir_Orsi_Junior
08/03/2016, 13:39
Pessoal
Tenho um duvida sobre a utilizacao do Oleo , eu sei que no manual e nas revisões que já fiz foi usado o oleo 10w30 , alguem daqui já usou o 15w40 no troller 3,2 TGV? teve algum problema?
Eu sempre usei e troquei corretamente a cada 10 mil km e sempre usei o 10w30... mas eu estou achando que esse oleo é muito fino...
o que vcs acham?
Valdir_Orsi_Junior
08/03/2016, 13:51
Pq pergunto isso ? o Motor do meu troller FUNDIU semana passada, e foi falta de lubrificação, mas tinha oleo no nível, sempre troco a acada 10 mil , tenho as nfs e tal, mas acredito (nao sei se foi isso) que deva ter esquentado o motor de alguma forma, tbm nao notei e nem acendeu a luz do painel mas sei lá demais e afinou de alguma forma coma temperatura possa ter afinado essa é a unica logica que imagino , e girou a bronzina de uma biela e com isso fundiu... gastou até o virabequim pra ter ideia
Ricardo Filho
08/03/2016, 17:15
O certo é ir de 10w30. Foi esse óleo que melhor se adequou ao motor, por isso é indicado pelo fabricante.
Lembrando que este veículo atende às normas Euro V, sendo equipado com sistema de EGR e DPF. A utilização de óleos não especificados contribui com a formação de borra, podendo comprometer o funcionamento de diversos componentes.
Verifique se a causa do seu problema não está relacionada à mistura da água do radiador ao óleo. Isso ocorreu com algumas unidades devido ao rompimento do selo que fica atrás do motor. O reparo é feito na garantia.
Se quiser entrar no nosso grupo de Whatsapp, me passa o contato. É específico do 3.2 tgv.
Abç.
Spectreman
08/03/2016, 23:16
Eu só uso o Ursa Ultra 10W30 da TEXACO.
Por ora, sem dores de cabeça.
Boa sorte.
Ricardo Filho
10/03/2016, 18:21
Feito.
Abç.
Ricardo Filho
10/03/2016, 18:22
Eu só uso o Ursa Ultra 10W30 da TEXACO.
Por ora, sem dores de cabeça.
Boa sorte.
Também só uso este e nunca tive problema. Ele é utilizado na CCS.
Marcos_sc
10/03/2016, 18:54
Mantenha dentro das specs do fabricante, mais seguro e duradouro.
Valdir_Orsi_Junior
10/03/2016, 19:21
Mantenha dentro das specs do fabricante, mais seguro e duradouro.
Tao seguro que o motor do meu fundiu com 80 mil km e descobri que um de floripa foi com 50 mil km
urso branco
10/03/2016, 22:31
Num pais tao quente..eu nunca vou usar um oleo baixo de xx W 40
Abracos Jurgen
Ricardo Filho
11/03/2016, 08:53
Essa questão de fundir motor pode ser causada por outros motivos tb. Vou relacionar três problemas/erros que eu já vi:
1- Água do radiador misturada ao óleo - problema que ocorreu em algumas unidades, solucionada com o reparo do selo atrás do motor (no nosso grupo teve um que teve esse problema. Era segundo carro e, por rodar pouco, o dono não percebeu. Orçamento na CCS após estrago (carbonização de componentes, inclusive turbina): R$ 18.000. O carro estava fora da garantia dos 2 anos, mas a concessionária assumiu.
2- Filtro de óleo errado - amigo do grupo usou o filtro incorreto e tomou prejuízo.
3- Óleo do motor errado - causa excesso de borra. Nesses motores com sistemas de EGR e DPF isso é veneno.
4- Diesel comum - mesmo sabendo que o motor foi projetado para somente usar S10, já vi gente colocando comum e achando que ta fazendo economia. No curto prazo pode até não apresentar problema, mas com o tempo a coisa muda. Pior pra quem compra um semi-novo com esse histórico.
Não é difícil ver problemas ocasionados por negligência do dono. Pior ainda é quando este ainda culpa o carro e a CCS.
Abraço.
gustavo25
12/03/2016, 12:14
Num pais tao quente..eu nunca vou usar um oleo baixo de xx W 40
Abracos Jurgen
a temperatura de trabalho do motor é sempre a mesma, independentemente da temperatura ambiente...
Spectreman
12/03/2016, 20:23
Qual a relação desse dado (temperatura de trabalho constante) com a especificação do óleo?
Não entendi nada.
Abç.
a temperatura de trabalho do motor é sempre a mesma, independentemente da temperatura ambiente...
gustavo25
13/03/2016, 09:59
Qual a relação desse dado (temperatura de trabalho constante) com a especificação do óleo?
Não entendi nada.
Abç.
o colega urso branco tem medo de usar óleo com especificação abaixo de xxW40 pois diz que nosso país é muito quente
o número após o W é a viscosidade a quente, o número antes é a viscosidade a frio
tanto faz a temperatura ambiente estar a 0ºC ou 45ºC, a válvula termostática e o sistema de arrefecimento do veículo vão manter o motor trabalhando a 90ºC
então, o medo de se usar óleo fino a quente por conta da temperatura externa não faz sentido... aliás, tem vídeos mostrando que óleo fino circula mais rapidamente dentro do motor e faz com que a troca de calor seja mais eficiente
urso branco
13/03/2016, 13:03
..com oleo xx W 40 vc tem uma "reserva"
na viscosidade...com xx W 30....
Vc precisa...um pouco mais sorte..ou seja ... vc nunca pode abusar o Motor
Tambem na alemanha agente usa 5w40 nos motores Diesel..nos carros popular..
Mercedes..ou BMW pro exemplo..
porque? Porque la vc pode andar com velocidade maxima. Na autopista.
O oleo x30.. nao aguenta esse tortura nao muito tempo nao..
Abracos
jonathanbnu
14/03/2016, 11:39
O certo é ir de 10w30. Foi esse óleo que melhor se adequou ao motor, por isso é indicado pelo fabricante.
Lembrando que este veículo atende às normas Euro V, sendo equipado com sistema de EGR e DPF. A utilização de óleos não especificados contribui com a formação de borra, podendo comprometer o funcionamento de diversos componentes.
Verifique se a causa do seu problema não está relacionada à mistura da água do radiador ao óleo. Isso ocorreu com algumas unidades devido ao rompimento do selo que fica atrás do motor. O reparo é feito na garantia.
Se quiser entrar no nosso grupo de Whatsapp, me passa o contato. É específico do 3.2 tgv.
Abç.
Bom Dia Ricardo.
Tenho um TGV 2013 com 42.000km. Até os 40.000km tudo 100%, só elogios. Lia e ouvia muito sobre os problemas desse carro, mas comigo tudo certo, até eu fazer a troca de oleo dos 40.000km fora da CCS.
Foi feita a troca de oleo e dos filtros. Dali pra frente minha vida virou um inferno com esse carro. Acendeu a luz da injeção e o carro perdeu força (modo de segurança).
Voltei na mesma oficina e detectaram que era problema na válvula EGR. Abriram e fizeram a limpeza. Estava bem congestionada.
O lance que a luz voltou a acender, acusando problema na mesma válvula. Levei em outra oficina, especializada em sistema eletrônico. Já levei o carro mais de 3x lá e até agora nada. Inclusive testaram com outra válvula EGR que está funcionando em outro carro, e mesmo assim dá problema no EGR.
Hoje de manhã eu de bobeira olhei e vi que o oleo que usaram no carro foi o 15/40. O manual é 10/30. Os 2 mecânicos disseram que não tem relação com o problema, mas sinceramente estou desconfiado.
Você ou alguém do grupo já passou por esse problema?
Desde já agradeço.
Abs
Jonathan
Spectreman
14/03/2016, 18:25
Jonathanbnu, desculpe-me pela intervenção.
Ouvi um relato na autorizada que, acho, seja importante.
Levei a viatura na CCS para instalar guincho.
Ouvindo a conversa dos mecânicos, um deles relatava que o proprietário de um TGV 3.2 reclamava do barulho estranho no motor. Quando foram verificar o óleo, estava fora da especificação. Era 15w40. Os mecânicos da autorizada afirmaram que o problema havia sido encontrado - sendo que indicaram óleo fora de especificação.
Não entendo nada de mecânica. Só estou repassando o que ouvi dentro da oficina da autorizada. Como disse, eu uso o Ursa Ultra LE da Texaco. Você só vai encontrá-lo em galão de 20 litros.
Boa sorte.
Bom Dia Ricardo.
Tenho um TGV 2013 com 42.000km. Até os 40.000km tudo 100%, só elogios. Lia e ouvia muito sobre os problemas desse carro, mas comigo tudo certo, até eu fazer a troca de oleo dos 40.000km fora da CCS.
Foi feita a troca de oleo e dos filtros. Dali pra frente minha vida virou um inferno com esse carro. Acendeu a luz da injeção e o carro perdeu força (modo de segurança).
Voltei na mesma oficina e detectaram que era problema na válvula EGR. Abriram e fizeram a limpeza. Estava bem congestionada.
O lance que a luz voltou a acender, acusando problema na mesma válvula. Levei em outra oficina, especializada em sistema eletrônico. Já levei o carro mais de 3x lá e até agora nada. Inclusive testaram com outra válvula EGR que está funcionando em outro carro, e mesmo assim dá problema no EGR.
Hoje de manhã eu de bobeira olhei e vi que o oleo que usaram no carro foi o 15/40. O manual é 10/30. Os 2 mecânicos disseram que não tem relação com o problema, mas sinceramente estou desconfiado.
Você ou alguém do grupo já passou por esse problema?
Desde já agradeço.
Abs
Jonathan
jonathanbnu
15/03/2016, 10:26
Caro colega Spectreman. Te agradeço a "intervenção". Fórum é isso mesmo, todos devem participar.
Tua informação pode não resolver meu problema, mas fortalece minha ideia de que o oleo deve ser o que o manual pede.
Obrigado pela ajuda.
Abs
Jonathan
HUGO JUNIOR
09/11/2016, 16:22
boa tarde Ricardo, sou novo por aqui neste site, tenho um Trolher 2013 - TGV 2013, comprado a pouco tempo, mas percebi que todo mundo reclama deste motor 3.2 TGV, até agora não tive problemas, pois ando muito pouco, seria bom ter contato com pessoas que tem e que teve ou não problemas, até para eu conhecer melhor o carro, este é o meu 1º Troller, tem como entrar no grupo de Whatszap de TGV 3.2 que você ofereceu a um amigo pelo site, caso seja possível o whatszap é 11-999802680, aproveitando sobre oleo tenho que colocar oleo no cambio do meu, gostaria de saber qual seria o tipo de oleo de transmissão automática, pois existe vários tipos, marcas e preços, caso alguém sabe teria como me passar a especificação e a quantidade que vai la, me falaram que é em torno de 3.400 lts., agradeço a todos.
leonardosz
28/11/2016, 20:36
Pessoal, qual lugar vocês estão comprando o óleo 10w30? Onde pesquiso só tem 15w40, 5w30 e 10w40, é arriscado usar 5w30 ou 10w40? Estou com um troller 3.2 tgv 13/14 para fazer revisao de 40mil km, obrigado
Spectreman
01/12/2016, 00:39
Eu acessei o sítio da TEXACO. Encomendei o URSA ULTRA LE 10W30. Você não encontrará frascos de um litro. Apenas galão de vinte litros. Boa sorte.
Boa tarde, poderia me adicionar no grupo também. EStou no terceiro Troller, o primero 3.0 e dois 3.2. Este último pretendo manter enquanto puder. Gostaria de trocar idéias com os colegas sobre o assunto. Obrigado. (34) 993318044 (fone do meu filho pois estou com aparelho velho ainda e ele me ensinando a usar o zapzap :-) Obrigado. PS Por aqui na loja de lubrificantes conseguimos encomendar o 10W30 porque a Texaco não estava vendendo prá consumidor.
Também tive esse mesmo problema, não consegui achar o 10W30, logo fiz uma pesquisa e acabei optando pelo 5W30, você só deve ter cuidado com a API, pois para o TGV, de acordo com a norma ACEA, tem que ser a partir da "C", não pode ser utilizada a "A" ou "B". Não percebi qualquer mudança no funcionamento do motor.
CLOVIS LIMA
27/05/2017, 04:02
A questão do óleo para o MWM maxxforce é indiscutível quanto a ser o 10w30 API CJ-4, difícil de encontrar mas recomendo duas marcas que sem dúvidas atenderão a todos, o já indicado Texaco Ursa ultra LE 10w30 e o Lubrax Extremo HD 5w30, super indicados para este motor, quanto a discussão sobre usar o 40, eu não faria isso, mas existe uma explicação pra esta escolha que é a questão da partida do motor, quando o motor parte ele encontra o oleo na temperatura ambiente e se o fabricante exige o SAE 30 é porque os dutos por onde flue o lubrificante são dimensionados para uma vazão que será atingida com base nesta viscosidade. Muito bom é baixar o manual do motor no site da MWM, em português e detalha muito bem uma questão de difícil entendimento que é como funciona a regeneração.
lucas jacutinga mg
08/11/2017, 19:36
amigo por nao encontrar o 10w30 coloquei o 5w30 hd extremo lubrax sintético. depois disso surgiu um pingo de oleo em minha caragem. chato pra caramba. será causado pelo oleo ser muito fino 5w30 ? dificil de encontrar o local de onde surge o vazamento. me falaram q pode ser no retentor do virabrequim. podem me ajudar ?????meu zap 35 9 8873 5455 obrigado
Como é doido esta estória de especificação do óleo do motor. Acabei de comprar um T4!zero km 17/17 e o óleo homologado para o carro é o 5W30 100% sintético A5B5. Nem a fábrica pelo SAC sabe me dizer com toda certeza qual a marca do óleo vem no carro. Limitam se a dizer que qualquer óleo com a especificação do manual. Comprei um litro do MotorCraft usado pela Ford com tais especificações pois vou fazer uma viagem longa e quero ter no porta malas (😂😂😂😂😂) guardado no caso de consumir alguma coisa neste amaciamento do motor.
JOAO+BELEZA
14/05/2019, 18:24
Gostaria de entrar no Grupo Whatsapp do Troller 3.2 tgv. Adquiri um e estou tendo muitas dúvidas.
Fone 69-98122-3786
lampwarez
17/05/2019, 11:57
10w30 ou 15w40 só trata das viscosidades a frio (antes do w) e a quente (depois), quanto menor a frio menos desgaste na partida pois suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade. Quanto maior a quente, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. A escolha tem mais a ver com o clima na região em que a VT é usada, independente de motor, lembrando que a recomendação do manual deve ser suficiente para o país inteiro.
Uma coisa importante do óleo escolhido é a classificação API, que diz respeito aos aditivos dele. As classificações mais altas tem aditivos melhores (para alguns tipos de motores), mas algumas são contamináveis pelo diesel com mais enxofre, então é bom controlar isso. Por exemplo, meu 3.0 usa qualquer diesel, mas se eu usar óleo acima de CI-4 devo usar só o S-10 senão o óleo degradará mais rápido.
Gabriel Medeiros
21/04/2021, 21:19
O certo é ir de 10w30. Foi esse óleo que melhor se adequou ao motor, por isso é indicado pelo fabricante.
Lembrando que este veículo atende às normas Euro V, sendo equipado com sistema de EGR e DPF. A utilização de óleos não especificados contribui com a formação de borra, podendo comprometer o funcionamento de diversos componentes.
Verifique se a causa do seu problema não está relacionada à mistura da água do radiador ao óleo. Isso ocorreu com algumas unidades devido ao rompimento do selo que fica atrás do motor. O reparo é feito na garantia.
Se quiser entrar no nosso grupo de Whatsapp, me passa o contato. É específico do 3.2 tgv.
Abç.
Tenho Um TGV 2013 tenho interesse em participar do grupo amigo, meu número 3198710-0193
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