Conectar

Ver Versão Completa : Hilux sw4 2013 modo de seguranca na trilha pesada

Gaiolux
06/03/2016, 22:07
Olá pessoal. Este é meu primeiro tópico. Se eu cometer algum engano por aqui me corrijam ok.
Eu estava fazendo trilha de Discovery 2 2001, porem ao realizar trilhas mais pesadas ficava com muita do da lataria do veiculo.
Assim foi que me convidaram a realizar um projeto para trilha pesada usando uma SW4. Adquirimos então uma de leilão o ano 2013,
modelo D4.D. Fizemos o Veiculo E FICOU MUITO SHOW.
Os detalhes sobre o veiculo posto outro tópico mais especifico a tal.
Bom, vamos ao que interessa. O veiculo estava entrando em modo de segurança, com a central reduzindo 40% da potencia do mesmo. Isto ocorria quando rodava muito com o veiculo, por um dia de trilha no final apresentava o defeito. Mas quando parava o veiculo e quando voltava a andar nele dias depois o problema desaparecia, e reaparece numa trilha longa. Neste FDS fui em uma trilha em BH , Urubu Rei e a mangueira do reservatório de água do radiador soltou, sem alterar a temperatura do motor. Recolocamos a mangueira e funcionamos o motor recolocando água. Porem creio que ficou ar no radiador pois pouco tempo depois o motor veio a esquentar um pouco. Parei o veiculo e ao abrir a tampa do reservatório a água dentro do mesmo ferveu. A temperatura ficou em 3/4 no marcador. Coloquei mais água. Isto não mudou em nada o funcionamento do veiculo em marcha lenta, porem o mesmo entrou em modo de segurança e diferente das outras vezes, cortando 70% da forca do veiculo. Eu repararei que a mangueira que liga a tampa do tanque no tanque estava murchando , dando sinal que falta a entrada de ar para o mesmo mas abri a tampa do tanque e nada de melhorar. Acabei a trilha meio aos trancos e barrancos e quando peguei estrada o veiculo não andava mais que a 30 km/hora. Amanha irei levar o veiculo para passar o scaner porem das outras vezes o scaner não acusou erro algum.
Estou bem apreensivo e espero que consiga resolver este problema. Alguém do fórum tem alguma ideia do que poderia ser feito para que o veiculo fique mais robusto (mantendo o conjunto claro). Sei que estas hilux acima de 2012 são complicadas na eletrônica e que nem tudo fica registrado na ecu. Seria possível funcionar o motor usando um componente a parte e que eu consiga controlar ? No mais estou gostando demais do projeto e nao tenho nada , nada mesmo a reclamar pois é só alegria.

Glaicon
07/03/2016, 07:02
Creio que você esquentou demais a viatura com a perda da água.
Faça testes de pressão para verificar se não trincou o cabeçote.
Creio que eventual trinca de cabeçote não aparecerá em scanner, pois é um problema de material, e não eletrônico.
E boa sorte.:concordo:

Gaiolux
11/03/2016, 07:19
solução .hilux sw4 2013 perdeu completamente a forca conforme falei no post acima. Levei o veiculo para o scaner e o erro foi motor com baixa rotação. zeramos a central por três vezes mas nada de sair do modo de segurança. Consultei três mecânicos e um deles me disse que teve um problema parecido e que o filtro pequeno (filtro que fica apos o filtro que tem a bombinha de tirar entrada de ar) estava entupido. Nao dei muita bola para aquilo pois tinha feito manutenção e trocado este filtro a menos de dois meses, porem lembrei que havia abastecido em outro posto que não o habitual e que o óleo estava estranho. retirei as duas mangueiras do filtro pequeno e liguei diretamente isolando ele, e para minha surpresa a hilux funcionou normalmente. nem acreditei. Realmente o filtro estava entupido. Achei importante postar aqui pois por pouco que não gasto uma grana com bomba e bicos etc. Foi realmente uma surpresa incrível. Coloquei o filtro antigo e agora vou colocar um purifilt (filtro auxiliar). Levei o filtro pequeno a um serralheiro e cortei o mesmo ao meio , dentro dele tem um elemento filtrante de papel idem o do filtro maior, só que me mais comprimido e o mesmo estava com manchas pretas. espero que o post ajude os amigos. Obrigado.

Glaicon
11/03/2016, 07:36
E sobre a perda de água e fervura, nenhum diagnóstico?:pipoca:

Gaiolux
11/03/2016, 08:24
Bem lembrado amigo e desculpe nao ter postado. Como disse no post o veiculo soltou a mangueira e ao recolocar tudo ficou ar no radiador, pura falta de esperiencia pois para completar o radiador deve-se retirar o ar de alguma forma, ou pelo parafuso próprio a isto ou pela mangueira mais alta do mesmo. Assim o veiculo aqueceu, e outra falta de experiencia abrimos a tampa do radiador com ele quente. A Aguá ferveu na hora. Deveria esperar que esfriasse, mas final de trilha cansado ai acontece estas coisas né. Aconselho a ter calma nestas horas, e eu que o digo para mim mesmo kkkk. Bem o veiculo esquentou subindo a temperatura do ponteiro a 3/4 da marcação ou seja acima do meio sem ir no vermelho. Na verdade foi uma baita coincidência uma coisa com a outra. o aquecimento não prejudicou em nada. acredito por não ter sido drasticamente aquecido.Mas veja. Na empresa de bombas diesel eles logicamente apontaram para superaquecimento dos bicos e com razão. No dia seguinte iriamos testar os bicos e depois a bomba e iria dar muito gasto e dor de cabeça e não acharíamos nada obvio. Por fim foi muita sorte eu ter encontrado um mecânico que apos trocar tudo do crro resolver verificar o tal filtro e era ele. No meu caso foi somente substituir o bendito e pronto. Só tenho a agradecer pois estava muito preocupado. Agora é esgotar o tanque todo , colocar um filtro Purifilt , trocar o elemento de papel do filtro principal e ter um filtro pequeno de reserva. Agradeço demais a atenção.
obs. e escolher melhor os postos de combustível mas nem sempre é possível claro.

Guizardi
11/03/2016, 09:55
Bem lembrado amigo e desculpe nao ter postado. Como disse no post o veiculo soltou a mangueira e ao recolocar tudo ficou ar no radiador, pura falta de esperiencia pois para completar o radiador deve-se retirar o ar de alguma forma, ou pelo parafuso próprio a isto ou pela mangueira mais alta do mesmo. Assim o veiculo aqueceu, e outra falta de experiencia abrimos a tampa do radiador com ele quente. A Aguá ferveu na hora. Deveria esperar que esfriasse, mas final de trilha cansado ai acontece estas coisas né. Aconselho a ter calma nestas horas, e eu que o digo para mim mesmo kkkk. Bem o veiculo esquentou subindo a temperatura do ponteiro a 3/4 da marcação ou seja acima do meio sem ir no vermelho. Na verdade foi uma baita coincidência uma coisa com a outra. o aquecimento não prejudicou em nada. acredito por não ter sido drasticamente aquecido.Mas veja. Na empresa de bombas diesel eles logicamente apontaram para superaquecimento dos bicos e com razão. No dia seguinte iriamos testar os bicos e depois a bomba e iria dar muito gasto e dor de cabeça e não acharíamos nada obvio. Por fim foi muita sorte eu ter encontrado um mecânico que apos trocar tudo do crro resolver verificar o tal filtro e era ele. No meu caso foi somente substituir o bendito e pronto. Só tenho a agradecer pois estava muito preocupado. Agora é esgotar o tanque todo , colocar um filtro Purifilt , trocar o elemento de papel do filtro principal e ter um filtro pequeno de reserva. Agradeço demais a atenção.
obs. e escolher melhor os postos de combustível mas nem sempre é possível claro.

Que bom que deu certo... Na minha (SW4 2010/11) já também troquei esse filtro... aí aproveitei e troquei a peneira do tanque também. Mas fiquei curioso a respeito desse purifilt: ele fica antes ou depois do filtro original?

Glaicon
12/03/2016, 07:54
Que bom que resolveu.
Boa sorte com a viatura.:concordo:

Gaiolux
14/03/2016, 14:54
A solução que pensei foi instalar um filtro purifilt Purifilt - filtro eletrostatico - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=vf-MbpTkfa0)
colocar um t e ligar dois filtros pequenos (o que entupiu) aumentando a vazão em dois filtros ao contrario de um filtro original.

Walter da Camper
14/03/2016, 15:27
Gaiolux, para quem utiliza motor eletrônico na trilha é aconselhável ter um scanner na mala de ferramentas.
Por acaso já verificou se aqueles scanner baratos tipo ELM327 são compatíveis com esse motor?

Gaiolux
14/03/2016, 21:33
Olá Walter. ainda não olhei sobre scaner. Mas tenho me decepcionado um pouco, pois veja. Quando foi adquirido a sw4 do leilão, fizeram um vale nos bicos novos e colocaram velhos nela. Ai acusou no scaner . Trocamos os bicos e nada de pegar , passou scaner e não acusou nada . Porém o modulo injetor queimou devido aos bicos anteriores e com defeitos. Mas não acusou no scaner. Ai veio o filtro e novamente scaner não leu novamente. Então fico na dúvida viu. Sou leigo em scaner, mas até agora o que valeu mesmo foi a experiência mesmo. Mas pode ser que valha em outras situações , claro. Lembrei que eu ganhei um destes scaner e está parado na garagem. Vou testar o bichinho e vamos ver no que dá .