Ver Versão Completa : anti-furto para d20
marciliomodesto
23/02/2016, 20:55
anti-furto para d20, alguém indica algum que funcione bem?
Carlos Bomfim
15/03/2016, 19:01
Tenho muitas dúvidas sobre a eficiência de qualquer sistema com essa finalidade. Outro dia um chaveiro de autos muito competente me falou bem das travas Carneiros. Vamos esperar manifestações dos colegas do fórum. abç
nearzero
06/02/2017, 14:38
também ouvi falar muito bem das travas carneiro mas muito mal dos caras que a instalam... hehehe
sallespickup
06/02/2017, 22:32
eu uso volante bobo, ajuda bem, Mult lock tb pode ajudar, pois o cambio das nossas não tem como entrar em baixo e engatar uma marcha, ja carneiro acho uma porcaria, pois o cara corta o cano de freio e vai embora no freio de mão, agora tudo só dificulta, pois quando quer levar vai de guincho ou na mão grande, infelismente
nearzero
13/03/2017, 16:45
Trava carneiro não presta...
Estou usando trava de pedais + alarme + volante bobo + solenoide. Solenoide ativada ao abrir e fechar as portas sem pressionar o segredo escondido. Proximo mês entrará em conjunto com o alarme/solenoide um tracker de GPS/gsm, que desligará a solenoide por comandos de sms... A idéia é deixar puto da vida o puto que tentar roubar kk
nearzero
13/03/2017, 16:47
Notar que, a solução da solenoide com temporizador é interessante por ter algum efeito em caso de assalto... A solenoide com gprs/gsm também, mas há o risco dos jammers. A solenoide por si só pode ser substituida sem grandes alvoroços, mas tem q abrir o capo pra fazê-lo, então uma trava monstra de capo viria a calhar...
Troller-a-vista
13/03/2017, 17:07
as d20 tinham umas travas blindadas pra nao abrir o capo, coisa de antigamente, travas carneiros sao uma boa, dificilmente o cara vai cortar o cano de freio e pra isso precisa de ferramenta, se ele cortar, literalmente, a trava fara travar uma das rodas, a s10 do meu sogro foi achada no meio da rua travada por causa da trava carneiro, recuperacao 100% no caso dele.
mas ainda acho que segredos sao a melhor coisa, tipo um botaozinho escondido e bem discreto proximo ao banco q desliga geral o motor, é antiguissimo e poucos sabem dele, o resto ladrao conhece bem.
agora seguranca em portas e alarmes eh besteira, a d20 com chave de fenda se abre e da partida, aind amais se nao tiver perfeito os miolos, ai fica facil.
arruma uma trava carneiro velha, sem uso, quebrada, instala no lugar de sempre, ai o bandido foca nela, e coloca outra trava em algum lugar ultra escondido essa sim funcionando, pronto, o cara pode ficar la cortando fios, canos etc de uma trava inutil e vc com o carro protegido.... agora qm tem d20, tem q ficar esperto sempre
nearzero
13/03/2017, 17:23
boa essa de instalar uma troncha pro cara ficar preocupado com ela kkkk
Olha pessoal, nesta minhas férias eu pretendo colocar em prática um projetinho que eu tenho em mente. Deem seus comentários a respeito.
Faço engenharia elétrica, daí estou pensando em criar um protótipo em PIC (um microprocessador dos mais simples e baratos) que faria a temporização após um dado evento. Esse evento poderia ser, por exemplo, acionamento de uma botoeira de segurança, próxima aos pedais (em caso de assalto, por exemplo). Ou então ação imediata após outro possível evento, como perda do sinal de referência da bateria (pólo positivo desconectado), ou então algum outro sistema que tenha como se comunicar com esse meu protótipo através de sinais, como rastreadores, segredo, etc.
Para o atuador do sistema, eu pensei em substituir a solenoide da bomba de combustível que é 12V por uma outra solenoide de mesma carcaça, porém de acionamento em 24V (típica de caminhões).
Como o sistema embarcado da D20 é baseado em 12V***, para se acionar a solenoide, permitindo admissão de diesel na bomba, só através do meu alarme, que terá integrado um circuito elétrico dobrador de tensão (de 12V para 24V).
*** Baseado em 12V pelo menos para aqueles que tem apenas uma bateria na viatura, no seguinte sentido: o ladrão poderia tentar ligar duas baterias em série, gerando um sinal DC 24V. Acho improvável que o ladrão ande com outra bateria 12V ou com um circuitinho dobrador de tensão (tendo-se em vista que transformadores não são aplicáveis à tensões DC).
Com base nesse sistema simples, imagino que seja possível incrementar bastante o projeto, adicionando casos onde o sistema deva atuar e promover segurança do veículo nos mais diversos cenários. Por exemplo, enquanto o veículo estiver ligado e for acionada a boteira de segurança, atuar no desligamento da solenoide depois de 30 minutos. Ou, quando perde-se o sinal de referência (polo positivo da bateria solto) enquanto o carro estiver desligado, também acionar o sistema e impedir passagem pela solenoide.
Consigo imaginar outras possibilidade de integralização desse meu protótipo à outros sistemas já instalados, como alarme automotivo e rastreador gps/gms.
Para liberar o sistema pós travamento, eu havia pensado em adicionar um numpad (tecladinho numérico) ao porta luvas do veículo ou em algum outro lugar escondido, aonde foste necessário a introdução de uma senha (escolhida pelo usuário e gravada na memória física do PIC) para que ele passe a atuar na solenoide novamente. Como essas solenoides são normalmente abertas, a implementação é bastante simples e aprova de falhas.
Para se evitar ruídos e demais problemas de interferência nos cabos, gerando falto positivo de informação, pensei em explorar a implementação em protocolo CAM de comunicação.
Mas enfim, alguém poderia me propor outros cenários aonde fosse de interesse a atuação do dispositivo?
Como já falei anteriormente, eu havia pensado na referência da bateria pois é uma das primeiras coisas que o ladrão solta na intensão de que o alarme pare de tocar.
Outra dúvida, vocês enxergam algum problema na eficácia dessa minha ideia de atuador? (solenoide 24V de caminhão ao invés de 12V)
Além disso, não sou mestre das maracutaias, mas com a solenoide fechada seria impossível partir o motor no tranco, correto?