Conectar

Ver Versão Completa : Cilindro mestre vitarinha - fácil adaptação

aavr1010
25/02/2006, 20:22
:D :D Aí Suzukeiros, o meu mecânico encontrou um modo de adaptar um cilindro mestre no Vitarinha, de forma fácil, rápida e barata. A seguir o roteiro passo a passo e as fotos do serviço pronto.

1º Compre um cilindro mestre do Uno. Encontrar o modelo correto é fácil, bastando levar o original e escolher o que tem o encaixe no hidrovácuo semelhante ao original.

2º Com uma lixa, manualmente e sem grande esforço, reduza o diâmetro na parte que encaixa na hidrovácuo. A diferença é mínima e não é preciso torneiro, pode ser feito com um lixamento manual sem dificuldade.

3º Arranje dois pequenos pedaços de barra de ferro, com um lado cortado em ângulo reto e o outro um pouco enviesado. No lado reto deve ser feito um furo do diâmetro do parafuso fixo do hidrovácuo original, que será utilizado.

4º Encaixe o cilindro mestre no hidrovácuo original e não se importe com a furação diferente do cilindro mestre adaptado, pois ela não será utilizada. Após encaixar a peça, prenda o cilindro com os pedaços de barra chata que foram preparados na etapa anterior. Estes pedaços de barra irão ser fixados nos parafusos do hidrovácuo e servirão para prender o cilindro mestre adaptado, substituindo a função da furação do novo cilindro que não pode ser usada já que não coincide com a furação do hidrovácuo original. Na foto deve-se reparar que foi usada uma porca como espaçador para que o pedaço de barra não fique desnivelado em relação ao cilindro.

5º A tubulação original pode ser substituída por tubos de cobre, facilmente encontrados em lojas de refrigeração e bem baratos. São, também, facilmente moldados para encaixar nas saídas do cilindro. A fiação original deve ser adaptada na nova tampa (apenas 02 fios!).

Pronto, basta fazer a sangria e usar o carro. Fica perfeito.

Vantagens desta adaptação em relação à outra demonstrada em um tópico deste fórum.
1 – Mais barata, já que não é preciso fabricar um flange para adaptar outro hidrovácuo no painel corta-fogo.
2 – Utilizando o hidrovácuo original o freio fica com comportamento idêntico ao do carro novo, já que a peça original é dimensionada para a pressão de trabalho do motor.
3 – Rápido de fazer. Todo o trabalho foi feito em uma manhã.
4 – Não necessita de torneiro, pode ser feita até em casa por quem tem habilidade e algumas ferramentas.
5- Por não usar flange atrás do hidrovácuo, o cilindro não fica deslocado para adiante e perto da caixa de roda, ficando em posição semelhante ao original.

Espero ter ajudado.

Gasoso
25/02/2006, 22:04
Buenas meu caro amigo ...

Posso perceber que vc também sofre de SAS (Síndrome Adaptiva Suzukal)...

Até para alinharmos a conversa, dá uma olhada aqui... tempos atrás eu já tinha postado uma receita para este cilindro mestre....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=12870

Voltando a sua receita... tenho minhas dúvidas quanto a segurança das presilhas que vc inventou para prender o cilindro ao Hidrovácuo...

Veja bem, o cilindro de freio sofre pressões constantes devido ao seu acionamento.... com mais a ajuda da trepidação, prender o cilindro ao Hidrovácuo só pela pressão das chapinhas é muito arriscado... com o passar do tempo e do uso pode acabar afloxando e reduzindo a eficiência dos freios em uma situação de emergência ou causando outros problemas ...

Cada um é livre para adaptar ou não o que quiser em sua viatura... mas eu gostaria de postar uma coisa para a segurança de todos os que irão ler este tópico...:

NÃO RECOMENDO A NINGUÉM SEGUIR ESTA RECEITA ASSIM COMO ELA ESTÁ.

Sua idéia de prender o cilindro pela frente foi muito boa, mas assim não está seguro... é preciso fazer uma nova versão para sua receita....

Lembre-se que daqui a alguns meses vc vai rodar na viatura e nem vai lembrar que adaptou o cilindro de freio.... esta é uma adaptação de muita responsabilidade...

Vc não precisa usar a minha receita, até porque eu uso ela sob o meu próprio risco.... mas sugiro a vc que repense a fixação do cilindro...

Considero indispensável vc travar o cilindro (nem que seja com um pino) e tomar providências para que as chapinhas não tenham chances de girar no eixo do parafuso caso ele afrouxe por algum motivo sinistro e obscuro...

Para resolver estes problemas, recomendo que vc faça uma só chapinha, que contorne o cilindro por baixo, com pinos para encaixar nos furos do cilindro mestre do uno (torneie e coloque os pinos por pressão ou rosca... nem sonhe em solda-los) ou porcas soldadas para parafusar o cilindro na chapa, além de furos para os parafusos do hidrovácuo e de lambuja solde os calços no flange...

Além disso, vê se vc coloca umas juntas entre as peças... com menos de 5 reais vc resolve isso....

Se vc fizer este upgrade na sua receita, ela vai ficar muito melhor que a minha (do tópico acima) graças a sua idéia de prender o cilindro pela frente... mas do jeito como vc postou, diria que vc não tem juízo por rodar assim....

[]s pensando na sua segurança e na dos amigos....

andre veiga
26/02/2006, 13:14
Pergunta de quem tem vitara e pode precisar dessas dicas um dia...

Provavelmente a resposta é negativa mas.

Não existe a possibilidade de adaptação de Todo o conjunto - inclusive o hidrovácuo - de um outro carro?
Como fica a frenagem ? com esse sistema?

Seria aconselhável um sistema mais potente, já que meu vitara - se um dia andar :( - tem motor ap 2.0?

abraços André

aavr1010
26/02/2006, 19:39
Caro Gasoso, concordo em parte com a sua colocação e já tinha planejado usinar uma peça inteiriça que encaixe nos dois parafusos e abraçe o cilindro, conforme sua recomendação. De qualquer forma, o atual sistema já foi inspecionado após alguns dias de uso e não havia qualquer sinal de falha, pois a barra usada é grossa e está muuuuuito firme no local, já que a porca espaçadora funciona como uma contra-porca. Também não vejo porque tanta preocupação com a possibilidade da peça girar. Do jeito que está firme, só se quebrar o parafuso da cuíca, mas aí poderia quebrar também com o cilindro original.
Com relação à adaptação de outro conjunto, há o problema do flange, que aproxima muito o cilindro mestre da caixa de roda. Antes desta adaptação foi tentada outra, utilizando um conjunto do Monza, mas a pressão do vácuo é muito diferente da original, ficando o freio sem efeciência.
Tendo o cuidado de inspecionar periodicamente o veículo, O QUE É RECOMENDADO EM QUALQUER ADAPTAÇÃO, PRINCIPALMENTE EM ITENS DE SEGURANÇA, a adaptação sugerida pode ser feita e aprimorada com segurança. O mecânico que fez o serviço tem experiência e não há histórico de quebra, mas de qualquer forma irei reforçar o sistema.

Gasoso
28/02/2006, 10:32
André,

Vc pode adaptar o conjunto completo do Uno sim (cilindro +hidrovácio) ... no sombra está feito assim... mas aí vc não escapa e precisa fazer um flange mais completo como eu fiz...
Se o hidrovácuo estiver bom, a idéia do nosso amigo vírus (AAVR1010) é melhor, mas é preciso prender o cilindro de maneira mais segura....

Assim como o amigo vírus já disse com muita razão, o mais difícil na hora de adaptar o conjunto completo é manter o cilindro afastado da caixa de roda...

Para não colocar algum flange seria necessário remover 100% do painel de instrumentos da viatura para se conseguir espaço para refazer a furação no alinhamento correto...
Se colocar o flange, o conjunto fica meio perto da caixa de roda... mas não bate não... este foi o trunfo do conjunto que fiz....

Se ficar o bixo pega se sair o bixo quase come....

[]s

Gasoso
28/02/2006, 10:56
Amigo vírus...
:mrgreen:

Tenho plena certeza que vc não faria algo no seu carro pensando em se dar mal... mas o ponto é que se o cilindro tiver de soltar, não vai ser nem hoje nem amanhã que ele vai fazer isso...

É a velha história da água mole em pedra dura... tanto bate até que fura...

Por isso, em equipamentos de segurança, temos de acreditar nas LEIS DE MURPHI...

Buscando um exemplo em problemas mais noticiados do que quebras de Jipes, tente procurar na NET o motivo das quedas de um ou outro avião comercial.... vc vai descobrir que na maioria dos casos a queda foi causada por uma sequëncia quase impossível de ser prevista de pequenas falhas "improváveis" que, somadas, geraram um grande problema.... É uma prova de que se existe uma chance do problema acontecer ele vai ocorrecer, é só uma questão de tempo.... e, normalmente, na pior hora possível causando o maior estrago (LEI DE MURPHI)

Se mais pessoas seguirem a receita sem reforçar a presilha, as chances do problema acontecer com alguém aumentam... e, mesmo que no seu não ocorra nada nem em alguns anos... algum amigo que prenda o cindro como vc fez pode vir a ter os problemas que citei sim, pois este sistema exige confiança demais em um só parafuso....

[]s em favor de segurança de sobra por acreditar nas LEIS MURPHI...

aavr1010
28/02/2006, 19:55
Dentro de algum tempo o carro voltará à oficina para troca preventiva da correia dentada e das juntas da TBI. Vou aproveitar a parada e solucionar de vez a questão da segurança da adaptação. Vou fazer um molde em madeira, bolando uma peça que envolva com precisão a parte mais estreita do cilindro logo acima da saliência onde existe a furação. Estas peças penderão o cilindro contra o hidrovácuo de forma parecida com os pedaços de chapa, mas sem risco de soltar. Serão duas peças, uma delas precisará de um ressalto no local da furação de modo que o parafuso ultrapasse ambas, sendo impossível de soltar. Após os moldes estarem prontos levarei a um serralheiro para confecção das peças em aço e posto as fotos no forum.
Não sou fã de adaptações em carros, mas as peças que adaptei (cabo de embreagem e cilindro mestre) são difíceis de encontrar e custam um absurdo. Só encontrei o cilindro mestre em uma autorizada GM em SP, pelo preço de R$ 1.400,00 - um roubo!!!. Recusei-me a pagar tal preço, daí a adaptação.
Como a maioria dos Angrenses de coração, possuo uma lancha. Quem possui um barco que não é novo (o meu foi fabricado em 1980) está acostumado a adaptações de todo tipo. Praticamente TUDO é adaptado ou artesanal em barcos antigos e a segurança no mar é um item tão ou mais importante do que nas estradas, daí não me assustar tanto com a situação e ter a mania de inspecionar o carro toda semana (o barco é inspecionado todas as vezes em que é usado, como norma básica de navegação, semelhante à aviação).
Esta é a vantagem do forum, trocar idéias, soluções e preocupações, sempre no interesse comum.

Gegeo
15/03/2006, 20:07
Amigo aavr1010, gostei da adaptação. :concordo: o cilindro mestre do meu Vitara acabou de Morrer e estou pensando em adaptar o do UNO. mas pensei em fazer um UpGrade na sua adaptação: que tal soldar essas chapas no cilindro mestre (desmontando o cilindro é claro por causa do calor) tornando as chapas e o cilindro uma peça só. acho que assim o conjunto ficaria mais robusto. será que fica bom? :pensativo:
Abraços!
:wink:

aavr1010
16/03/2006, 17:02
Esta idéia é muito interessante. Não sei dizer se o material do qual o cilindro é feito aceita solda, mas se aceitar, creio ser uma grande solução. Tenho inspecionado regularmente a adapatação e até agora não há anormalidade, com o sistema ajustado, sem folgas e com funcionamento perfeito.
Assim que possível vou aprimorar o serviço conforme relatado anteriomente ou então soldar as peças conforme sua sugestão, se possível.
Tudo pela segurança.

grlorenzetti
18/06/2006, 14:33
Sou novo por aqui mas já fiz esta adaptação do cilindro mestre do uno. A diferença é que ao invés de fazer as chapinhas como o aavr1010, fiz uma flange no torneiro com 02 furos e 02 prisioneiros. Os furos foram para encaixar a flange nos parafusos originais do hidrovácuo e parafusar a flange e os dois prisioneiros da flange usei para parafusar o cilindro do uno. FICOU PERFEITO!!!! :dance: . Quando conseguir fotos posto aqui.