PDA

Ver Versão Completa : Dúvida relé GV 2002

Douglas Lenz
13/02/2016, 23:41
Prezados

Comprei a pouco uma Grand Vitara 2002, estou descobrindo o carro e aprendendo muito aqui.
Pois bem, achei um relé no compartimento do motor no lado direito bem a frete da bateria, onde tem mais de um relé ao lado de uma caixa de fusíveis. Èle tem 4 fios, 2 vermelhos um preto e um branco.

O branco estava solto, recoloquei no lugar e nada mudou, alguem saberia me dizer que relá é este? ja dei uma procurada na net e não achei. É o relé verde da foto.

Sassagudo
15/02/2016, 18:49
Prezados

Comprei a pouco uma Grand Vitara 2002, estou descobrindo o carro e aprendendo muito aqui.
Pois bem, achei um relé no compartimento do motor no lado direito bem a frete da bateria, onde tem mais de um relé ao lado de uma caixa de fusíveis. Èle tem 4 fios, 2 vermelhos um preto e um branco.

O branco estava solto, recoloquei no lugar e nada mudou, alguem saberia me dizer que relá é este? ja dei uma procurada na net e não achei. É o relé verde da foto.

Olá Douglas.

Tenho Jimny e não GV então o que vou escrever é palpite puro...

Não acho que esse relé seja original de fábrica. Pelo que já trabalhei com eletrônica embarcada, na linha de produção não se usa outro método, quando possível, que não encaixe. Reles auxiliares ficam em caixas extras quando necessário. Por proteção e facilidade. Não faz sentido fixar com parafuso esse relé. Alias mal fixado. Se a lingueta plastica partir o rele pode cair.

Quase todos componentes eletrônicos tem um código de data tipo: AASS onde AA ano e SS semana de fabricação. Assim 1322 significa 22a semana de 2013. Procure um código desses nesse relé. Eu mesmo ampliando a foto não consigo identificar.
Se tiver um código destes e for posterior a data do carro, ou de outros reles vizinhos é um indicativo de alguma adaptação recente.

O carro tinha alarme, guincho, faróis de milha ou rastreador? São razões para ter reles extras no compartimento do motor. Se for de alarme ou rastreador pode ser o rele que desliga a bomba de combustível.

Vc tem um multímetro a mão aí?

Boa sorte!

Douglas Lenz
17/02/2016, 13:12
Prezado Amigo

Valeu a pela atenção, vou dar uma olhada melhor, seguir tuas dicas e assim que tiver alguma informação posto aqui.

heliano_cb
18/02/2016, 16:35
Olá Douglas, tudo blzinha?

Bom, vamos lá, faz uns dos meses que comprei uma tracker e estava vendo o esquema elétrico para instalação do farol de neblina. Pelo esquema do chicote original, a instalação seria desta forma que a foto se encontra (Só que mais limpa, hehe). dá uma verificada até onde segue o chicote que você mata a charada.

Até mais.

Chuva
18/02/2016, 19:42
oi amigo, igualzinho o espaço da tracker..

os relés originais são robustos, emborrachados e quase eternos.. kkk

esses reles quadrados e diferentes e este ainda gritantemente verde com certeza não é original.

na tracker qdo peguei penei pra descobrir alguns desses q estavam tb meio pendeurados e de fios soltos.. eram de um som/modulo q foi retirada e o rele ficou lá boiando e outro era do farol de milha.

na ocasiao deu uma limpada e identifiquei no manual os que eram do carro. Nao lembro direito, mas eram de bomba de combustivel, ar condicinado, etc.. mas enfim.. tudo em qquer carro é a base de relé pra acionar a parte pesada elétrica, já que os botoezinhos e controles do painel só servem pra acionar as bobinas desses reles..

Eu suspeitaria de som antigo, corta alimentação de bomba de combustível, alarme/rastreador, farol de milha, farol xenon, alguma adaptação de lampada nos parachoques do carro, alguma gambi de Ar condicionado ou até buzina extra. Com certeza não é nada que faria falta no carro, mas é bom identificar pq vai q tem algum fio positivo perdido e raspando em alguma lata do carro?

no meu carro depois eu recoloquei dois reles desse pra xenon, já que tinha no carro e não funcionava direito. tb coloquei um uma época pra um outro apetrecho.

Detalhe interessante: reles originais pra esse carro são chatos de achar mas os da HILUX velha são idênticos e fáceis de achar.. kkk

Enfim, boa sorte e depois conta pra gente.

[ ]

Vellasco
18/02/2016, 23:09
A dica do amigo é boa, segue o chicote e ve onde tá ligado, ou aciona o relé e ve se alguma coisa acontece.

Douglas Lenz
18/02/2016, 23:25
Atentando às dicas dos amigos, me veio uma lembrança. Quando comprei a GV ela estava com o farol de milha esquerdo faltando e o direito original no lugar (parachoque), testei o mesmo e ele não funcionava. Retirei ele para levar o carra para a vistoria do Detran (se tem tem que funcionar, e tendo só um de um lado, não passaria na vistoria.). Amanha vou fazer um teste com o multimetro nos terminais dos farois de milha para ver se está passando corrente e se o tal fio branco faz diferença na corrente. Ahh, e também tenho que testar o original direito que retirei para ver se ele está com lampada queimada ou não.

As dicas estão sendo boas... muito obrigado.

Continuo a batalha para resolver o problema do servo de embreagem vazando, um amigo disse que faz pra mim um reparo que fica melhor que o original... vamos ver se não der certo, compro um servo novo e pronto.

guilcm
20/02/2016, 00:10
Desconectar todos os terminais do rele e ve o que acontece. Se for corte da bomba, por exemplo, o motor não vai pegar...