PDA

Ver Versão Completa : Receita para direção hidraulica Bandeirante com motor Mercedes Benz

valmirjunior
27/01/2016, 15:12
Caros colegas.

Vejo regularmente foristas perguntando sobre instalação de direção hidráulica nas Bandeirantes, como estava revendo alguns arquivos no meu computador e encontrei fotos da instalação da direção hidráulica do meu antigo bandeirante longo ano 78 vou criar este post para ajudar na empreitada.

Lista de materiais:

Reservatório de óleo hidráulico.
521281
Pode ser qualquer um, escolha os de grande capacidade, se quiser dar um "plus" no seu sistema pode colocar um resfriador na frente do radiador.

Pino do suporte
521282
Utilize uma porca tipo parlock, evita escapar ou ficar apertando em demasia.

Esticador
521283
Existem vários tipos e tamanhos, conforme o seu projeto (tamanho de polia, tipos, correia) deverá escolher o que encaixa melhor

Bomba de direção
521284
Prefira utilizar a bomba original, facilita o alinhamento com as polias

Coluna de colapso, telescópico
521285521297
Pode ser utilizado da S10 (foto), blazer, uno, ou fazer uma.
Também é possível usar uma barra rígida mas restringe um pouco o movimento.

Correias
521286
Existe vários tipos e tamanhos, conforme o seu projeto (tamanho de polia, tipos, correia) deverá escolher o que encaixa melhor.

Suporte do motor
521288521289521290
Temos dois tipos, com pino em baixo (o qual utilizei) e com pino em cima.
Tive um pouco de dificuldade em utilizar com pino baixo, acredito ser mais simples a instalação com o pino em cima.

Suporte da bomba
521291
Este é específico para pino em baixo, esta com um furos a mais pois usei uma bomba de opala, complica para alinhar as polias, é melhor usar a original.

Suporte do setor
521292521293521294521295
Criei este suporte para não soldar o chassis, ficou robusto e encaixou perfeitamente.
Para facilitar você pode soldar uma chapa no chassis e furar conforme a posição que escolher para o setor.

Mangueiras
521296
Qualquer boa loja de mangueiras hidráulicas faz na medida, só usei os conectores para crimpagem.

Polia

521298521299
Usei a de quadro canais para bomba d'água, pode ser utilizado a do virabrequim (segunda imagem).

Setor hidráulico
521300
Usei do opala, uma ótima opção para instalação

Observações importantes:

Parede corta fogo
521287
Nas bandeirantes mais novas a coluna de direção é parafusada na parede corta fogo.
O problema é que nas mais antigas a coluna é presa diretamente na caixa manual, então será necessário cortar uma chapa, fazer um furo oblongo e soldar e parafusar na parede corta fogo para manter a coluna no mesmo local.
Uma dica é não cortar o cano rente a parede, deixe alguns centímetros para dentro do cofre do motor, depois faça duas buchas de nylon ou outro material (utilizei teflon) e instale nas pontas, não terá folga e barulho na direção e não precisa mais usar rolamento na direção.

Barra de direção

Depois da caixa instalada na frente a barra de direção não serviu, tirei a barra que vai paralela ao chassis (da caixa para o pino central) e instalei na frente, o tamanho foi exato.

Espero que esta lista com fotos ajude a todos.
Abraço.
Valmir

GuilhermeWeigert
27/01/2016, 15:56
Muito bom Valmir, bom trabalho.

valmirjunior
28/01/2016, 07:29
Obrigado Guilherme, acredito que com fotos e um breve relato o pessoal se anima para instalar direção hidráulica, é simples e fácil.

rfdex
29/01/2016, 20:48
Espetacular. Será meu próximo passo!!! Ja tinha pesquisado sobre, agora ficou ainda mais didatico!!! Valeu.

valmirjunior
01/02/2016, 07:28
Obrigado, imagens sempre ajudam na hora de comprar as peças.

CAPT GOTTLIEB
01/02/2016, 10:01
[QUOTE=valmirjunior;2346691]Caros colegas.

Vejo regularmente foristas perguntando sobre instalação de direção hidráulica nas Bandeirantes, como estava revendo alguns arquivos no meu computador e encontrei fotos da instalação da direção hidráulica do meu antigo bandeirante longo ano 78 vou criar este post para ajudar na empreitada.

Valmir, sua postagem é excelente. Meu JIPÃO é 1978 e também instalei DH do Opala (ZF) e bomba do VW Gol/Polo/Fox. Gastei em Dez 2013 apenas R$ 1.000,00 entre peças e m.o. Estou muito contente, pois o JIPÃO ficou bem agradável de pilotar.

521671 521672

rfdex
01/02/2016, 11:44
Comprei ontem usadas uma caixa de direcao ZF do opala (identica a essa), reservatorio e bomba com duas canaletas na polia. Tudo funcionando. Paguei 300 reais. Assim que instalar, posto fotos! Abraço

Sergio c
01/02/2016, 12:16
Comprei ontem usadas uma caixa de direcao ZF do opala (identica a essa), reservatorio e bomba com duas canaletas na polia. Tudo funcionando. Paguei 300 reais. Assim que instalar, posto fotos! Abraço
Por 300 Dilmas ganhou o presente de natal atrasado heheheh.

valmirjunior
02/02/2016, 07:46
É isso mesmo Raphael, a ideia é ter conforto e não gastar tudo que tem só na direção hidráulica, custo X benefício.
Costumo encontrar a caixa original da Band por volta de R$ 2000 (somente o setor hidráulico), sendo que é possível instalar a direção completa com a metade deste valor.
Quanto terminar posta fotos para os colegas.

rfdex
02/02/2016, 09:02
Pode deixar, confrades! Tenho um topico da reforma da minha Band (Pandora) e colocarei la o roteiro!!

Arildo MT
02/02/2016, 13:24
Tem anuncio novo no forum de venda de direção do opala (setor) por 300,00 ou 350,00.

MarcoSJC
17/02/2016, 13:07
Oi. Vou aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida com vocês.

A DH da minha Band (91-curta-364-5 marchas) está com um comportamento estranho.

Assim que o carro é ligado de manhã a direção é bem macia mas, à medida que vou andando começa a ficar travada.

Com o carro em movimento não atrapalha tanto mas quando chego no trabalho (uns 30km rodados) aí pra manobrar já está bem dura.

O mecânico (por telefone) falou que eu deveria revisar a caixa de direção. Eu tenho dúvidas sobre isso porque ao meu ver, se a caixa estivesse com problemas não haveria momentos em que a direção estivesse leve.

O nível do óleo está OK.

Será que é óleo velho que vai piorando o desempenho na medida que vai esquentando? (suposição totalmente leiga da minha parte rsrs).

Obs: isto começou a ocorrer de uma hora pra outra. Normalmente a DH é uma belezinha.

Obrigado!

Sergioporto
17/02/2016, 18:43
Oi. Vou aproveitar esse tópico para tirar uma dúvida com vocês.

A DH da minha Band (91-curta-364-5 marchas) está com um comportamento estranho.

Assim que o carro é ligado de manhã a direção é bem macia mas, à medida que vou andando começa a ficar travada.

Com o carro em movimento não atrapalha tanto mas quando chego no trabalho (uns 30km rodados) aí pra manobrar já está bem dura.

O mecânico (por telefone) falou que eu deveria revisar a caixa de direção. Eu tenho dúvidas sobre isso porque ao meu ver, se a caixa estivesse com problemas não haveria momentos em que a direção estivesse leve.

O nível do óleo está OK.

Será que é óleo velho que vai piorando o desempenho na medida que vai esquentando? (suposição totalmente leiga da minha parte rsrs).

Obs: isto começou a ocorrer de uma hora pra outra. Normalmente a DH é uma belezinha.

Obrigado!
Aconteceu comigo .Em dia de chuva ,num bairro aqui na cidade ,numa curva passei direto ,direçao nao obedeceu.
Usava sómente uma correia na bomba hidráulica ,coloquei duas correias ,sempre bem esticadas e adeus problemas e queriam recondicionar bomba.Por pouco nao entro numa fria com pessoas desonestas.

RogérioNunes
17/02/2016, 19:10
Marco, sua bomba parece estar com desgaste fazendo perder pressão. Com o óleo frio e consequentemente mais viscoso a bomba gera pressão satisfatória,porém, a medida que o óleo vai esquentando a viscosidade diminui fazendo a bomba perder pressão.
Mas antes de condenar a bomba, faça uma boa limpeza no reservatório troque o óleo e a correia e se continuar perdendo pressão pode trocar.

[]´s

valmirjunior
17/02/2016, 22:35
Disse tudo, e quanto for trocar o fluido hidráulico, utilize o de cambio automático, dextron III (ou superior).
O dex3 tem um custo aceitável sendo superior ao ATF comumente usado em direção hidráulica, o fluido da direção também necessita de troca periódica como o óleo do motor.

MarcoSJC
18/02/2016, 08:05
Sérgio, Rogério de Valmir:

Muito obrigado pela ajuda.

Vou começar trocando o óleo e o reservatório (o atual está com a tampinha do nível frouxa - já achei um novo) e verificando a correia.

Depois passarei para revisão da bomba.

Muito obrigado!

PP5GAS
18/02/2016, 21:30
Marco, sua bomba parece estar com desgaste fazendo perder pressão. Com o óleo frio e consequentemente mais viscoso a bomba gera pressão satisfatória,porém, a medida que o óleo vai esquentando a viscosidade diminui fazendo a bomba perder pressão.
Mas antes de condenar a bomba, faça uma boa limpeza no reservatório troque o óleo e a correia e se continuar perdendo pressão pode trocar.

[]´s

Obrigado Rogério. Excelente diagnóstico.
Estava esquentando a cabeça com esse problema da direção, após a Band passar a tarde sob sol escaldante que está fazendo aqui no Sul.
Vou trocar o óleo e ver o que acontece.

MarcoSJC
25/02/2016, 08:00
Pessoal:

Vocês são bons mesmo :curtir:!

A correia da DH estava perfeita. No entanto a correia "mestra" (que gira o conjunto compressor do ar / ventoinha / polia da DH) estava folgada fazendo com que tudo funcionasse a meio vapor.

O mecânico corrigiu a folga e aproveitei pra trocar o reservatório (a tampa do nível não prendia mais) e troquei o óleo por Dextron 3.

Acho que tá melhor do era antes do defeito! :)

Obrigado!!

Sergioporto
25/02/2016, 08:29
Pessoal:

Vocês são bons mesmo :curtir:!

A correia da DH estava perfeita. No entanto a correia "mestra" (que gira o conjunto compressor do ar / ventoinha / polia da DH) estava folgada fazendo com que tudo funcionasse a meio vapor.

O mecânico corrigiu a folga e aproveitei pra trocar o reservatório (a tampa do nível não prendia mais) e troquei o óleo por Dextron 3.

Acho que tá melhor do era antes do defeito! :)

Obrigado!!
Na minha tinha muito problema quando era só uma correia.Mudei polia do alternador e coloquei duas correias ,acabou problemas.

RogérioNunes
26/02/2016, 10:33
Obrigado pelo retorno Marcos!
Agora é só alegria com a Band!!

abraço!

AndreyPrevidelli
17/04/2018, 20:36
Ola a todos. Estou instalando a direcao hidraulica em minha Band 91 motor om 364. Instalei o suporte original do filtro de oleo e da bomba de direcao ampri, identica a original zf com furacao identica. Ocorre que a polia da bomba nao alinha com a polia do virabrequim, de forma que a correia nao corre como deveria correr. Vi umas fotos de Band e reparei que a maioria tem tres polia, ou polia tripla no virabrequim e a minha tem somente duas. Seria essa a solucao??? Tb pensei em colocar um calco entre o suporte e a bomba, mas desisti da ideia pois a bomba tem que ficar colada no suporte. Agradesco alguma ajuda pra solucionar isso. Abc

Sergio c
18/04/2018, 10:52
A minha tem polia tripla mas é na ventoinha e bomba dagua, não no virabrequim, que é dupla. A polia da DH sai dessa tripla da ventoinha e vai para a bomba, sendo a coreia bem curta.

AndreyPrevidelli
18/04/2018, 13:24
A minha tem polia tripla mas é na ventoinha e bomba dagua, não no virabrequim, que é dupla. A polia da DH sai dessa tripla da ventoinha e vai para a bomba, sendo a coreia bem curta.

Desculpe o equivoco Sergio c, é a polia da bomba dagua e não virabrequim. Já consegui uma tripla e agora é sacar a ventoinha e tentar instalar. Esclarecido, Muito Grato

hercilio.neto
18/04/2018, 13:28
A correia da bomba da DH é ligada somente na polia menor da hélice. As outras duas canaletas maiores da polia da hélice, ficam ligadas às correias que passam sequencialmente nas polias do alternador e do virabrequim (ambas de 2 canaletas).
Veja a foto

557595 557594

AndreyPrevidelli
18/04/2018, 19:34
A correia da bomba da DH é ligada somente na polia menor da hélice. As outras duas canaletas maiores da polia da hélice, ficam ligadas às correias que passam sequencialmente nas polias do alternador e do virabrequim (ambas de 2 canaletas).
Veja a foto

557595 557594

Como vai Hercilio. Entao, comprei a polia tripla conforme foto. Ocorre que agora ao instalar ela no local da helice da ventoinha, devido ao aumento do vao, ela nao chega ao pino de encaixe e bate na bomba dagua.
557599
557600557601
EH um quebra cabecas...

Sergio c
18/04/2018, 20:38
Na minha ban a polia V da DH é menor do que as duas restantes da ventoinha. Pelo que vi na foto da tua polia as três canaletas tem o mesmo diâmetro.

AndreyPrevidelli
18/04/2018, 20:46
Na minha ban a polia V da DH é menor do que as duas restantes da ventoinha. Pelo que vi na foto da tua polia as três canaletas tem o mesmo diâmetro.

SIm Sergio c, possuem o mesmo diametro. E a polia bata na bomba dagua ao instalar. Acho que esse conjunto de polias nao eh compativel com a band. SO pode ser isso

Sergio c
18/04/2018, 21:18
Amanhã dou mais uma olhada na minha band p ver esse detalhe de como é a polia, tb postarei umas fotos aqui.
SIm Sergio c, possuem o mesmo diametro. E a polia bata na bomba dagua ao instalar. Acho que esse conjunto de polias nao eh compativel com a band. SO pode ser isso

Sergio c
19/04/2018, 08:55
Segue umas fotos da polia da DH, pelo que eu notei a polia da ventoinha e a da bomba tem o mesmo diâmetro.

AndreyPrevidelli
19/04/2018, 12:15
Segue umas fotos da polia da DH, pelo que eu notei a polia da ventoinha e a da bomba tem o mesmo diâmetro.

Exatamente isso Sergio c, essa polia tripla tem vão da correia da bomba DH menor. Ela é a do OM 366. Já localizei uma pra comprar. Veja que tanto a sua quanto a do Hercílio são nesse sistema, tripla com 2 vão com o mesmo raio e um deles menor.

Andrey

AndreyPrevidelli
19/04/2018, 19:56
Alinhamento das polias resolvido. A polia da bomba dagua eh a tripla do om 364 ate 366. Abcs
557657
557658

Sergio c
19/04/2018, 20:05
Agora sim, 101%. Só ligar as mangueiras e por a coreia.

AndreyPrevidelli
19/04/2018, 20:14
Agora sim, 101%. Só ligar as mangueiras e por a coreia.

Sim sim sergio. Mas antes tenho que achar o esticador de correia da polia da bomba. Deve ser igual ao do alternador.

hercilio.neto
19/04/2018, 21:07
Essas fotos são do motor do meu jipe quando estava reformando.

557663 557664

AndreyPrevidelli
23/04/2018, 21:29
Polias alinhadas, correias instaladas, mangueira da bomba conectadas, esticador de correia colocado. Tirei o ar do sistema. A direcao ficou uma delicia. Massssss....quando a Band esta parada, ao estersar o barulho da correia eh muito, muito alto. Quando em movimento mesmo em baixa velocidade e ao dar fim de curso nao ha barulho. Mas com a band parada so estersar eh um barulho muito alto. Detalhe, as correias estao o mais esticadas o possivel. Alguem ja passou por isso?? O que poderia ser

Domingos Junior
26/06/2018, 15:55
Boa tarde Capt Gottlied,

tenho uma Bandeirante ano 1963, com motor OM 324. Estou querendo instalar uma direção Hidráulica nele e vi algumas mensagens sobre a direção do Opala. Vi na sua postagem que instalou uma direção de Opala. Poderia me dar algumas informações dessa instalação e quais foram as peças e adaptações que você teve que fazer.

rfdex
27/06/2018, 08:21
Boa tarde Capt Gottlied,

tenho uma Bandeirante ano 1963, com motor OM 324. Estou querendo instalar uma direção Hidráulica nele e vi algumas mensagens sobre a direção do Opala. Vi na sua postagem que instalou uma direção de Opala. Poderia me dar algumas informações dessa instalação e quais foram as peças e adaptações que você teve que fazer.

Eu já postei aqui neste fórum as fotos e inclusive o molde de uma flange para adaptar a caixa ZF do Opala, só procurar . Abraço

RôneiLopes
23/03/2020, 00:23
Onde consigo comprar o kit completo para instalar a direção hidraulica? achei no mercado livre entre 6 e 7 mil, seria isso?

Grand Vinicius
24/03/2020, 16:11
Kit completo não sei. O pessoal costuma fazer adaptação. Acho que sai bem mais barato que isso.

Sergio c
24/03/2020, 20:36
Preço fora da realidade, mesmo sendo um kit original.
Onde consigo comprar o kit completo para instalar a direção hidraulica? achei no mercado livre entre 6 e 7 mil, seria isso?