PDA

Ver Versão Completa : estabilidade no jimny

mario de paula pinto
02/01/2016, 19:53
Bom Ano Novo pessoal.Tenho um jimny 4sport 2013 com pneus bf mud 215.Ando muito na terra ,a passeio e a trabalho(topografia).Mas também viajo a BH (270km) pelo menos 2 vezes por mês .As vezes penso em melhorar um pouco a estabilidade do jipinho sem sair dos pneus bf mud, que para rodar na lama e beira da represa aqui de Três Marias ,gosto muito .
E então penso em colocar uns espaçadores e quem sabe ,qdo for trocar os pneus ,passar para o mud bf 235.
Posso contar com a opinião dos colegas?Antes desse jimny ,tinha um samurai que já comprei com umas rodonas pesadonas de off set muito negativo ,espaçadores e um motor AP 2000. Muito divertido o carro.Mas trocar rolamentos era meio comum,rsrs. Pois bem ,naquele tempo eu tinha tb um carro para o asfalto.Hoje as coisas apertaram e só tenho o Jimny ao qual já me adaptei bem .É um carrinho super legal.Confesso que senti falta de motor .Hoje acostumei.A estabilidade me deixa um pouco inseguro .Sera que apenas com espaçadores(MEDIDA?) terei muito problema com rolamentos?
Abraços a todos

guimajc
02/01/2016, 20:03
Bom Ano Novo pessoal.Tenho um jimny 4sport 2013 com pneus bf mud 215.Ando muito na terra ,a passeio e a trabalho(topografia).Mas também viajo a BH (270km) pelo menos 2 vezes por mês .As vezes penso em melhorar um pouco a estabilidade do jipinho sem sair dos pneus bf mud, que para rodar na lama e beira da represa aqui de Três Marias ,gosto muito .
E então penso em colocar uns espaçadores e quem sabe ,qdo for trocar os pneus ,passar para o mud bf 235.
Posso contar com a opinião dos colegas?Antes desse jimny ,tinha um samurai que já comprei com umas rodonas pesadonas de off set muito negativo ,espaçadores e um motor AP 2000. Muito divertido o carro.Mas trocar rolamentos era meio comum,rsrs. Pois bem ,naquele tempo eu tinha tb um carro para o asfalto.Hoje as coisas apertaram e só tenho o Jimny ao qual já me adaptei bem .É um carrinho super legal.Confesso que senti falta de motor .Hoje acostumei.A estabilidade me deixa um pouco inseguro .Sera que apenas com espaçadores(MEDIDA?) terei muito problema com rolamentos?
Abraços a todos

Mario, o meu jimny veio com o Scorpion 215. Quando fui trocar fiquei muito pensativo se colocava o BF AT 215, e nas minhas pesquisas descobri o Yokohama Geolandar AT na medida 205/70 r15.

Tem outro forista (o LeoBA) que usa o mesmo desenho de pneu só que na medida 215/70, portanto um pouco mais baixo que o 215/75 da BF. Ele me falou que este Yoko é muito bom, inclusive vai bem na lama...

Ainda não tive oportunidade de testar na lama, mas creio que vá bem.

Optei por esta medida, pois viajo muito em asfalto e queria melhorar um pouco o desempenho. Comparativamente ao Scorpion 215 acho que o carro ficou muito mais estável no asfalto. Parece que equilibrou mais...

Abraço,

mario de paula pinto
03/01/2016, 09:29
Bom dia Gui, se possível gostaria de aumentar a estabilidade sem abaixar o carro .Por isso ,pensei nos alargadores e queria saber quem usa, qual a medida que estão adotando , se os problemas mecânicos oriundos dessa modificação estão aparecendo com frequência.Em outros tópicos do forum vi dicas que diziam que mudar para rodas com offset mais negativo seria mais vantajoso que espaçadores ,porém para adquirir rodas assim ,de liga leve ,meu custo seria bem maior .Mesmo assim anoto suas dicas.Valeu

mario de paula pinto
11/01/2016, 13:45
Ola pessoal.Ontem vi um vídeo com 2 jimny no rally dos sertões .Naquela classe onde os carros são originais ,apenas com equipamento de segurança.Caramba,com aqueles caixotinhos faziam curvas...rsrs

jorgeffn
11/01/2016, 14:20
Ola pessoal.Ontem vi um vídeo com 2 jimny no rally dos sertões .Naquela classe onde os carros são originais ,apenas com equipamento de segurança.Caramba,com aqueles caixotinhos faziam curvas...rsrs

Mario.... vi de perto aqueles Jimnys que correram os Sertões em 2014 (a chegada foi aqui em BH)..... além dos equipamentos de segurança, eles tinham amortecedores especias.... Eu acho que o espaçador não vai influenciar na estabilidade.... você pode testar alguma suspensão, amortecedores diferentes do original podem melhorar isso um pouco, mas não creio que é muito possível um ganho considerável no estabilidade... isso tem a ver com o projeto do carro.... provavelmente em muitos trechos do Sertões, eles estavam na terra e com 4x4 acionado... o que contribui um pouco para as curvas....

uma outra coisa que ajuda bastante, principalmente nos atritos comuns no asfalto... como irregularidades, costelas, desníveis e tal.. é o amortecedor de direção..... para quem usa os MUD eles melhoram bastante a condução do carro...

abs!

GRU_SP
12/01/2016, 13:21
Li em um anuncio no ML um Jimny com "amortecedores de dupla função" que segundo o anunciante, melhoravam muito a estabilidade do carro em relação ao original. Alguém sabe detalhes sobre esses amortecedores? Será que esses seriam os amortecedores "especiais" dos Jimnys de rally?

mario de paula pinto
12/01/2016, 15:04
Mas a classe anunciada no rally é a com carros originais ,tanto assim que usavam pneus bf mud 215 que equipavam os 4sport.Nessa classe só podem acrescentar equipamentos de segurança ,e claro que os amortecedores o são. Não havia pensado nisso.E que amortecedores serão estes?Fabricantes sempre poe um muito na frente de suas qualidades.Claro que amortecedores especiais podem melhorar a estabilidade ,mas antes de tudo aumentam a resistência e durabilidade.
Só não consigo entender o porque de espaçadores não melhorarem a estabilidade .

mario de paula pinto
12/01/2016, 15:12
Dando continuidade ao post anterior .Tive um samuca com umas talas enormes (Tinha motor ap 2.0 que compensava o peso das rodas).Era muito mais estável que o jimny .Embora com calços de 3¨.Os amortecedores não eram especiais.Quem dava estabilidade :rodas e pneus blackstar enormes ....

jorgeffn
12/01/2016, 15:14
Mas a classe anunciada no rally é a com carros originais ,tanto assim que usavam pneus bf mud 215 que equipavam os 4sport.Nessa classe só podem acrescentar equipamentos de segurança ,e claro que os amortecedores o são. Não havia pensado nisso.E que amortecedores serão estes?Fabricantes sempre poe um muito na frente de suas qualidades.Claro que amortecedores especiais podem melhorar a estabilidade ,mas antes de tudo aumentam a resistência e durabilidade.
Só não consigo entender o porque de espaçadores não melhorarem a estabilidade .

Mario... porque eles não alteram em nada a suspensão ou a estrutura do carro... eles são afastam suas rodas do eixo.... esse é um acessório bom para quem faz trilhas... pois tirando um pouco as rodas "para fora" você protege um pouco mais a lataria..... Agora, não entendo muito da parte técnica, e pode ser que os espaçadores "aumentem" o entre eixos do Jimny, sinceramente é um assunto que não entendo, mas não sei se esses poucos "centímetros" contribuíram para uma melhor estabilidade... Como disse, tem outras coisas que podem influenciar de forma mais direta... como o amortecedores de direção e amortecedores mais firmes (duros)... porém esses amortecedores mais firmes, podem tirar um pouco do conforto no uso urbano.... é aquela máxima do offroad né... não existe almoço grátis...

abs!

NelsonB
17/01/2016, 20:38
Olha,
minha exoperiência em trocar os amortecedores e molas originais pelos OME em relação a estabilidade foi boa, principalmente em estrada de terra, onde os originais perdiam mais o contato nas irregularidades da estrada.

braços

Nelson

Mario... porque eles não alteram em nada a suspensão ou a estrutura do carro... eles são afastam suas rodas do eixo.... esse é um acessório bom para quem faz trilhas... pois tirando um pouco as rodas "para fora" você protege um pouco mais a lataria..... Agora, não entendo muito da parte técnica, e pode ser que os espaçadores "aumentem" o entre eixos do Jimny, sinceramente é um assunto que não entendo, mas não sei se esses poucos "centímetros" contribuíram para uma melhor estabilidade... Como disse, tem outras coisas que podem influenciar de forma mais direta... como o amortecedores de direção e amortecedores mais firmes (duros)... porém esses amortecedores mais firmes, podem tirar um pouco do conforto no uso urbano.... é aquela máxima do offroad né... não existe almoço grátis...

abs!

mario de paula pinto
25/01/2016, 22:07
E amortecedor de direção influência na estabilidade gente?

jorgeffn
25/01/2016, 22:21
E amortecedor de direção influência na estabilidade gente?

Contribui sim Mario...... em costelas, desníveis, buracos... ele melhora um pouco a estabilidade..... agora melhora, não faz milagres.... em curvas e estradas muito sinuosas, não há receita para o Jimny... só compreender seu propósito mesmo...

abs!

mario de paula pinto
26/01/2016, 20:18
Ola jorge,vou colocar um amortecedor de direção .R$490 instalado com o Fabiano da tecnotrilha.Depois comento minhas impressões.abraço

mario de paula pinto
26/01/2016, 20:20
Vou colocar uns espaçadores de 32mm tb. Mantendo os bf 215 mud

jorgeffn
26/01/2016, 21:11
Ola jorge,vou colocar um amortecedor de direção .R$490 instalado com o Fabiano da tecnotrilha.Depois comento minhas impressões.abraço

Opa.... muito bom... aguardamos os relatos!!!

abs!

mario de paula pinto
28/01/2016, 10:15
Ola ,o amortecedor de direção ,já devia ter instalado antes.Fim dos shimi e demais trepidações dos volantes.Qto aos espaçadores quando eu voltar de Três marias dou minha opinião.Bom dia

guilhermejcp
28/01/2016, 20:56
Ola ,o amortecedor de direção ,já devia ter instalado antes.Fim dos shimi e demais trepidações dos volantes.Qto aos espaçadores quando eu voltar de Três marias dou minha opinião.Bom dia

Mário, só cuidado porque o amortecedor não acaba com o shimi. Você não sente mais mas as rodas continuam trepidantes. Falo porque um amigo colocou e acabou esquecendo de verificar os pneus já que não sentia mais as trepidações e perdeu os dois da frente.

mario de paula pinto
29/01/2016, 00:20
valeu Guilherme.Tinha pensado em algo assim .Vamos balancear periodicamente,é claro.Mas penso que este balanceamento não precisa mais ser local .No balanceamento local ,tirou a roda ,ja era( se vc não marcar direitinho). Agora Guilherme e Jorge ,olha só,sai de BH as 18h,chuva o tempo todo ,cheguei em 3 Marias as 9:15 (270km) muito mais tranquilo que o normal.Menos cansado.Volante bem melhor .Pode até ser psicológico ,mas os espaçadores me deram muito mais segurança.Ou pelo menos:Alguma coisa,certamente, na estabilidade melhorou bem.Vamos ver amanhã nas estradinhas daqui.
Claro que sei que tudo tem seu custo ,do contrário,a suzuki já colocaria as rodas mais para fora .Agora qto ao amortecedor de direção parece que os jimny mais antigos tinham de serie.Boa noite

Cleo
29/01/2016, 10:34
:pensativo:

mario de paula pinto
30/01/2016, 00:55
fala Cleo...

mario de paula pinto
09/02/2016, 22:10
OLá Cleo . Acabo de chegar da serra da canastra e mais uma vez quer realçar para os colegas a melhora na estabilidade do jimny com os espaçadores e a melhora no conforto com o amortecedor de direção.Agora ,vamos rodar e ver até qdo não terei problemas de rolamentos e partes moveis ...

Experiência Off Road
10/02/2016, 12:40
Olá a todos! Inicio agora seguindo este tópico neste fórum para entender mais sobre os Jimny. Estou pensando em trocar minha viatura e estou considerando esse bravo jipinho. Hj tenho uma Grand Vitara 2001, V6. O carro é uma maravilha, mas penso em pegar uma viatura mais nova. Ter novas experiências. Estou estudando a troca e conhecendo as opiniões de proprietários de Jimny. Em casa somos eu, a esposa e uma filha pequena. Faço passeios regularmente, 1 x or mês e viagens de até 350 km umas 3 x por ano. Vou continuar acompanhando vcs e aprendendo mais sobre o Jimny. O que me chama atenção é o dito shimi. Vamos lá. Abs. a todos.

guilhermejcp
10/02/2016, 16:35
Não sei se tem a ver ser japonês ou nacional. Mas meu japa não tem shimi nenhum. Não tinha com pneus originais e também não sinto com os BF 215/75.

mario de paula pinto
12/02/2016, 17:53
os japa <2011 vinham com amortecedor de direção...

VOVÔ DO TROLLER
12/02/2016, 18:49
Caraca.....Até nisso a Souza Ramos economizou e a Suzuki não falou nada?

mario de paula pinto
12/02/2016, 19:30
Pois é.O pior a meu ver é a quantidade de itens que foram suprimidos no 4sport de 2013 a 2016.Pneus Bf,snorkel,engates ,parachoque dianteiro ,etc .Sera que a responsabilidade é só do Eduardo Souza Ramos?Não pode ser...

mario de paula pinto
12/02/2016, 19:32
Tive vontade de trocar o meu 2013 por um 2016 e desisti apos ir na css e fazer algumas comparaçoões

VOVÔ DO TROLLER
12/02/2016, 22:19
Tive vontade de trocar o meu 2013 por um 2016 e desisti apos ir na css e fazer algumas comparaçoões
Olá Mário. Acredito que sem a anuência da Suzuki, a Souza Ramos não iria fazer estes cortes. Nos modelos Mitsubishi a SR também fez e faz um bocado de caca. Até o modelo 2013 é japonês? Pena que os japoneses que vinham para cá não tinham o air bag e o abs. Abs. Válter

mario de paula pinto
12/02/2016, 23:52
O 2013 já era nacional...No 2014 entrou air bag e abs .Em compensação...E por falar em ABS,diga lá ,turma das trilhas,sem problemas?

Ogg
14/02/2016, 20:42

Me desculpe mas você está errado. Nunca existiu Jimny com amortecedor de direção de fábrica e nem lugar para colocar um existe, tem que fazer adaptação.

Nesse ponto quem comentou negativamente sobre a Souza Ramos embarcou em uma furada.

O meu é 2009/2010 Japonês e coloquei amortecedor de direção.

Não resolve o Shimmy, talvez melhore um pouquinho, mas em dois aspectos o amortecedor fez diferença para mim:

1. O volante dá muito menos trancos em buracos ou quando passamos sobre terreno pedregoso e os pneus "abanam" menos quando saem do chão.

Vantagem: Os meus braços (Bursite, tendininite, etc...) sempre agradecem.

Desvantagem: O volante "copia" menos as imppefeições do terreno e fica um pouco mais difícil "sentir"no volante o lugar certo de passar (p.ex. uma vala ou terreno pedregoso)

2. Dá uma "falsa" sensação de segurança e melhor dirigibilidade no asfalto e por conta disso e até me acostumar, acabei dirigindo muito mais rápido em asfalto do que antes.

Mas no frigir dos ovos acho que é uma ótima melhoria que fiz no carro.

Osman

NelsonB
14/02/2016, 21:37
Galera, o meu HR 2011, made in jp, e não veio nenhum amortecedor de direção...

Caraca.....Até nisso a Souza Ramos economizou e a Suzuki não falou nada?

mario de paula pinto
15/02/2016, 21:08
Bem ,quem me deu essa informação foi o Marco Tulio Chefe (?) de oficina da via natsu ag nossa senhora do carmo?bh. Ele ainda comentou que nessa época eles não tinham o problema do Shimi.Perdão se fui na conversa.

Ogg
15/02/2016, 21:48
Mensagem completa segue abaixo

Ogg
15/02/2016, 22:16
Bem ,quem me deu essa informação foi o Marco Tulio Chefe (?) de oficina da via natsu ag nossa senhora do carmo?bh. Ele ainda comentou que nessa época eles não tinham o problema do Shimi.Perdão se fui na conversa.

Rapaz, ou esse chefe de oficina é muito desinformado ou é um tremendo mentiroso, e ainda por cima denigre a representação brasileira da marca da qual é funcionário. Inacreditável!

Agora, falando sobre diferenças entre os Jimny japoneses e os brasileiros tenho dois comentários que já fiz em outros posts:

1. O Volante do Jimny Japonês é mais macio, parece ser feito com um material mais acolchoado.
O Volante do Nacional é de material duro.
Descobri isso um dia em que estava em uma capotaria consertando meu banco que rasgou e tinha um outro Jimny colocando revestimento no volante. Perguntei o porque e o dono me disse que achava muito duro. Quando fomos comparar o meu com o dele verificamos a diferença.

2. A talvez única peça brasileira nos Jimnys japoneses vendidos no Brasil era o suporte do extintor de incêndio (Como no Japão não é obrigatório, o Jimny original não tem nem local para colocar um).

Pois bem, o suporte que a Souza Ramos usou para colocar o extintor é muito fraco e muita gente que faz trilha e anda em lugares onde há muita trepidação se deparou com a quebra desse suporte e, como o mesmo não faz parte do projeto original, não existe na relação de peças e por isso nem código tem.

O setor de peças da concessionária onde tentei comprar outro ficou na maior saia justa pois como não há número de código da peça, não tinham como encomendar outro.

Acabei mandando soldar e reforçar em um ferreiro e ficou muito melhor do que o original.

Felizmente hoje em dia não é mais obrigatório mas como já está lá, deixei ficar.

Osman

mario de paula pinto
16/02/2016, 18:13
Bem ,eu acreditei ,pois tava falando não apenas para mim,mas tinha mais gente presente,inclusive mecânico.
Da próxima que eu for lá toco no assunto de novo e vamos ver se ele repete.FDP. E eu todo bobão repetindo asneira...rs

jorgeffn
16/02/2016, 19:32
Bem ,eu acreditei ,pois tava falando não apenas para mim,mas tinha mais gente presente,inclusive mecânico.
Da próxima que eu for lá toco no assunto de novo e vamos ver se ele repete.FDP. E eu todo bobão repetindo asneira...rs

Mario.... vou te falar que o melhor seria evitar de voltar lá viu! a não ser que for para trocar o Jimny por um novo...

abs!

Ogg
16/02/2016, 22:45
Complementando o assunto

O Samurai (o "Jimny" de antigamente) apesar de não vir com amortecedor de direção, já vinha com os pontos de fixação de fábrica. Era "plug and play", bastava comprar um compatível e colocar no lugar.

Agora, o Jimny não possui nem preparação para receber amortecedor de direção. Tem que fazer a maior gambiarra para colocar um. Eu que o diga.

scampos
17/02/2016, 09:27
Mario.... vou te falar que o melhor seria evitar de voltar lá viu! a não ser que for para trocar o Jimny por um novo...

abs!
Concordo, parei de ir lá quando meu carro voltou mais beberrão do que entrou, e porque mencionei que era para fazer rodízio dos pneus e o mecânico me olhou como se eu tivesse pedido a ele que dancasse rumba.

jorgeffn
17/02/2016, 10:52
Concordo, parei de ir lá quando meu carro voltou mais beberrão do que entrou, e porque mencionei que era para fazer rodízio dos pneus e o mecânico me olhou como se eu tivesse pedido a ele que dancasse rumba.

Sérgio... o meu eu levei só na primeira revisão....
mas para exemplificar a picaretagem desse povo... tem uma amiga que tem um Jimny (vermelho, igual ao seu) pneus originais... aí ele estava gastando demais os pneus dianteiros de forma desigual... e em todas as revisões lá na Css ela alinhava e balanceava... Peguei o carro dela ontem, levei em uma oficina de confiança... o carro estava totalmente desalinhado... nunca haviam feito rodízio.... ela quase perde dois pneus por causa disso. Agora, se os caras não conseguem alinhar um carro.... não dá para ter a mínima boa vontade com eles. Eu chego a duvidar se eles executam mesmo o serviço.... porque não é possível.. um alinhamento computadorizado não tem como errar...

desculpem desvirtuar o tópico... mas é que fico puto com as atitudes das Css...

abs!

scampos
17/02/2016, 14:12
mas para exemplificar a picaretagem desse povo... tem uma amiga que tem um Jimny (vermelho, igual ao seu) pneus originais... aí ele estava gastando demais os pneus dianteiros de forma desigual... e em todas as revisões lá na Css ela alinhava e balanceava... Peguei o carro dela ontem, levei em uma oficina de confiança... o carro estava totalmente desalinhado... nunca haviam feito rodízio.... ela quase perde dois pneus por causa disso. Agora, se os caras não conseguem alinhar um carro.... não dá para ter a mínima boa vontade com eles. Eu chego a duvidar se eles executam mesmo o serviço.... porque não é possível.. um alinhamento computadorizado não tem como errar...

abs!
Não me surpreende. Eu estou abrindo mão de quase um ano de garantia para não voltar lá. Segui sua sugestão Jorge, fui ao Leo Offroad. Gostei do serviço, e do preço.

NelsonB
17/02/2016, 16:39
JorgeFFN,

informo ao colega que infelizmente é mais comum do que deveria: a) Dizer que faz, cobrar, e não fazer!:freaking:
Outro ponto: Não tem equipamento high tech superplus tabajara, que faça a "mágica" de compensar um bom e honesto mecânico.
Esta semana, me aborreci em uma loja muito bem estruturada no RJ e sai com o carro desalinhado e aturar deselegância de gerente! Ninguém merece!

braços

abs!

jorgeffn
17/02/2016, 17:45
JorgeFFN,

informo ao colega que infelizmente é mais comum do que deveria: a) Dizer que faz, cobrar, e não fazer!:freaking:
Outro ponto: Não tem equipamento high tech superplus tabajara, que faça a "mágica" de compensar um bom e honesto mecânico.
Esta semana, me aborreci em uma loja muito bem estruturada no RJ e sai com o carro desalinhado e aturar deselegância de gerente! Ninguém merece!

braços

É complicado né Nelson.... e o pior.. parecem que estão nos fazendo favor... que o nosso dinheiro não vale nada...

uma das vantagens do mecânico que levo é que entende o que está fazendo... alinha, testa, olha a suspensão, vê se tá tudo em ordem.... como ele mesmo disse.. já alinhou muito jipe velho com barbante.... agora com a tecnologia.. é muito mais de boa para ele... hehehe

abs!