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Ver Versão Completa : roda livre demora engatar?



cipriani
08/12/2015, 15:03
então pessoal recentemente meu 4x4 me deixou na mao, então comecei do 0, e fui revisando itens, então sistema de vacuo esta ok,
o diferencial esta ok, tudo ok aparentemente mas o bicho nao engata na hora que mais preciso, hoje de manha desmontei as rodas livres e estavam repletas de graxa, nao sei se é normal, mas limpeis elas e pus um pouco de graxa, verifiquei o diafragma do vacuo e esta ok, montei de novo tudo certo, então macaquiei a camionete roda por roda (apenas as dianteiras) mas reparei que ao engatar a traçao 4x4 eu tive de girar o pneu para os lados tipo uma meia volta pra ca e uma meia volta pra lá, para sentir que a roda livre acoplou e travo, no outro lado, mesmo esquema!
então galera, voces que tem mais experiencia, o 4x4 da sportage deve ser ativado antes de entrar em um terreno que possivelmente atolará?
ou isso é um defeito da minha, pois creio que deveria acoplar de imediato sem precisar girar o pneu, no caso se eu chegar de atolar então nao fará diferencça engatar 4x4 por que a roda dianteira nao vai se movimentar, logo nao engatará, é isso mesmo gente?


abraços


sportage "curta" 2001 TDI

Djalma colombo
08/12/2015, 15:20
O ideal é você engatar antes de entrar em um terreno que apresenta dificuldades, a sua esta normal, e quando desengatar ande pelo menos uns 2 m de ré para ter certeza que desacoplou!

cipriani
08/12/2015, 19:46
O ideal é você engatar antes de entrar em um terreno que apresenta dificuldades, a sua esta normal, e quando desengatar ande pelo menos uns 2 m de ré para ter certeza que desacoplou!

obrigado pelo esclarecimento djalma!

rDuran
08/12/2015, 22:49
obrigado pelo esclarecimento djalma!


Isso mesmo, a roda livre, não importa se é a mecanica com dentes, ou a vacuo ou manual ela precisa que as 2 RODAS girem pelo menos meia volta para o acoplamento total. Depois que ta atolado já era, dificilmente vai conseguir acoplar,

Outra coisa, não se usa graxa em nenhum tipo de roda livre.

cipriani
09/12/2015, 17:36
Outra coisa, não se usa graxa em nenhum tipo de roda livre.

amigo rduran, quando desmontei as minhas rodas livres, elas estavam entupidas de graxa té transbordar, não sei que mecanico fez o serviço, que experiencia tinha na area, pelo jeito pouca, quando desmontei-as, limpei tudo e ao montar eu coloquei um pouco de graxa, mas tipo um dedo de graxa cada uma, sera que fiz mal?

EDuarte
10/12/2015, 08:13
Não se coloca "muita" graxa nas RLs a vacuo, nas manuais coloca graxa sim Rodrigo, esse papo da AVM em colocar apenas óleo é pra estragar mais rapido...rsss
As RLs estão girando constantemente, isso espalha o óleo e faz ela trabalhar seca.
Eis um exemplo, ja peguei varias assim, e nesse caso a limalha da RL misturou com a graxa do rolamento e o resultado foi que moeu os rolamentos e o cubo de roda tendo que trocar tudo, sem salvação, por sorte não caiu a roda como aconteceu comigo.
Ja era pra ter postado isso no grupo mas sempre esqueço.

518258518259
[]s
(DU)

Djalma colombo
13/12/2015, 22:35
Quando recuperei as minha coloquei graxa somente o necessario pra lubrificação, ta show agora!

cipriani
10/09/2016, 10:53
galera, seguinte, cansado de sempre que precisar do 4wd ele me deixar na mão, ( ontem tive de ser puxado por uma pampa:confused:)
hj cedo botei a mao na massa e fiz o seguinte, abri a roda livre original a vacuo ( a minha é uma tdi 2001 ) e simplesmenteinverti a posição da mola, ou seja, a roda livre esta sempre travada
eu sei que isso acareta em maior consumo d ecombustivel e sei que todo o conjunto esta sempre rodando
agora,
que mal isso pode fazer, eu jamais ando em 4wd em terrenos onde n posso usa-lo
apenas estradoes de terra ou pedra solta
tem algum mal grave em andar assim?
digo, posso quebrar algo do meu sistema?
a modificação é provisoria, pois dentro de no maximo 60 dias estarei com as avm, agora de momento não posso compra-las
posso quebrar a caixa central? as pontas de eixo? o cubo? a caixa?
ou nao devo me preocupar tanto?
fiz o teste apos a modificação e me senti como uma criança com um brinquedo novo, subia em tudo o que era barranco, estradas íngremes dignas de um 4x4

alexandrodorner
10/09/2016, 21:10
galera, seguinte, cansado de sempre que precisar do 4wd ele me deixar na mão, ( ontem tive de ser puxado por uma pampa:confused:)
hj cedo botei a mao na massa e fiz o seguinte, abri a roda livre original a vacuo ( a minha é uma tdi 2001 ) e simplesmenteinverti a posição da mola, ou seja, a roda livre esta sempre travada
eu sei que isso acareta em maior consumo d ecombustivel e sei que todo o conjunto esta sempre rodando
agora,
que mal isso pode fazer, eu jamais ando em 4wd em terrenos onde n posso usa-lo
apenas estradoes de terra ou pedra solta
tem algum mal grave em andar assim?
digo, posso quebrar algo do meu sistema?
a modificação é provisoria, pois dentro de no maximo 60 dias estarei com as avm, agora de momento não posso compra-las
posso quebrar a caixa central? as pontas de eixo? o cubo? a caixa?
ou nao devo me preocupar tanto?
fiz o teste apos a modificação e me senti como uma criança com um brinquedo novo, subia em tudo o que era barranco, estradas íngremes dignas de um 4x4
Boa noite Cipriani entao assim voce pode e deve usar a 4x4 em terrenos de baixa aderencia ex; estrada de terra em geral , lama , pedregulho , gelo , neve , porem como a spt nao tem diferencial central voce nao pode rodar no asfalto , em especifico asfalto seco , se rodar corre o grande risco de quebrar as omocineticas .

cipriani
11/09/2016, 06:40
Correto Alexandre eu so uso onde realmente posso usar
Mas minha dúvida em si é se existe algim problema maior em andar no dia a dia em 4x2 porem com as rl ttavadas sempre
Eu sei que todo o conjunto da caixa dianteira estará rodando mas isso dara problema a curto ou longo prazo?
Abraço galera
Ah oitra dúvida
Pra meu iso que n faço trilhas
Apenas volta e meia me atolo em alguma grama lisa
As svm automaticas seriam uma boa??

garboggini
12/09/2016, 08:57
Cipriani:
Se você pesquisar no fórum, verá que ainda não há consenso em deixar ou não as rodas livres originais sempre ligadas e trafegar em 4X2. Uns dizem que sim, outros que não. Os argumentos falam em aumento de consumo e desgaste prematuro dos componentes do diferencial dianteiro. As minhas estavam travadas há mais de 02 anos e nunca tive problemas. Agora uso a AVM manual, que é recomendada pela maioria dos foristas. Mas vamos ouvir os mestres do fórum, que podem falar com mais propriedade e conhecimento.

EDuarte
12/09/2016, 11:19
O unico inconveniente em deixar engatado direto é o degaste prematuro de todos os componentes da tração dianteira, desde as homocineticas até a t-case, ou seja, homocineticas, coroa e pinhão, rolamentos do diferencial e t-case, cruzetas do cardã e corrente da t-case, fora isso... sem problemas.

[]s
(DU)

Sergio c
12/09/2016, 14:29
Cipriani:
Se você pesquisar no fórum, verá que ainda não há consenso em deixar ou não as rodas livres originais sempre ligadas e trafegar em 4X2. Uns dizem que sim, outros que não. Os argumentos falam em aumento de consumo e desgaste prematuro dos componentes do diferencial dianteiro. As minhas estavam travadas há mais de 02 anos e nunca tive problemas. Agora uso a AVM manual, que é recomendada pela maioria dos foristas. Mas vamos ouvir os mestres do fórum, que podem falar com mais propriedade e conhecimento.
Dá um pouco mais de desgaste no conjunto da tração dianteira, mas é garantido que funciona quando se precisa. As camionetes novas agora praticamente todas não tem mais roda livre ou sistema a vácuo para acionamento das rodas dianteiras, o conjunto gira sempre 100%

cipriani
12/09/2016, 17:53
Muito obrigado a todos por me sanarem esta dúvida
Vou deixar elas travafas sempre daqui pra frente

cipriani
12/09/2016, 17:55
Aproveitando o tópico
Quando tirei as rodas livres percebi que nos dois lados os eixos tinham uma certa folga, isso é normal?
Abraço a galera do fórum

rDuran
13/09/2016, 11:40
Aproveitando o tópico
Quando tirei as rodas livres percebi que nos dois lados os eixos tinham uma certa folga, isso é normal?
Abraço a galera do fórum


Depende da folga, pra cima e pra baixo? ou pra dentro sentido diferencial?
Pra cima e pra baixo é normal, trocar os rolamentos agulha ajuda, mas continua com pouco folga ainda, a roda livre segura isso...

Agora a folga pra dentro você tem que usar um anel trava pra manter a ponta de eixo pra fora do cubo e alcançar na roda livre, senão irá desgastar os dentes.

cipriani
15/09/2016, 10:18
Depende da folga, pra cima e pra baixo? ou pra dentro sentido diferencial?
Pra cima e pra baixo é normal, trocar os rolamentos agulha ajuda, mas continua com pouco folga ainda, a roda livre segura isso...

Agora a folga pra dentro você tem que usar um anel trava pra manter a ponta de eixo pra fora do cubo e alcançar na roda livre, senão irá desgastar os dentes.


é pra cima e pra baixo mesmo, então esta tudo normal, valeu pelo esclarecimento
abraços