Conectar

Ver Versão Completa : Jeep Willys 1962

Páginas : 1 [2]

Rodrigo-ce
18/10/2016, 21:01
Marcelo como tem andado as novidades na área de solda?
Tenho acompanhado as invenções do cj.

Meccano
18/10/2016, 21:38

QUÊ? SOLDA? ai Marcelo, acompanha esse processo pra gente ver direitinho!
Abss!

Marcelo Oyarzábal
18/10/2016, 21:48
Marcelo,

A bitola dos Toyota é maior que dos CJ e menor que das F-75, o que é bom!
Se for da moderna, o traseiro já é flutuante e o dianteiro com freio a disco, isso sai muito mais barato que qq Up nos eixos Dana...

Segue informação que tenho de pesquisas anteriores:

wms F-75 1524mm
wms Rural 1447mm
wms Band 1415mm(dianteiro)1400mm (traseiro)

tem nesses links aqui:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/1937-bitola-de-eixos-furacao-de-rodas-banco-de-dados-2.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/40666-medidas-eixo-traseiro-f75-e-rural.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/17263-erro-ao-colocar-molas-da-band-2.html#post244763

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/37038-ajuda-instalacao-de-eixos-de-rural-no-cj-5-a.html

Boa sorte!

T+

Que maravilha, amanhã vou ler tudo com calma, muito obrigado.

Marcelo Oyarzábal
18/10/2016, 21:52

Rodrigo, dei uma praticada na elétrica, até que tá soldando mas longe da solda bonita, já vi que é prática. Fiz o cambao conforme o modelo que você passou e rodei 80 km puxando o willys e andou bem, revisei bem, nada de trincas por enquanto. Comprei os cabos da tig, agora vou comprar o agonia e quero começar a praticar, pretendo fazer a gaiola do jeep usando esta solda. Quando sair melhor o acabamento posto fotos, vou fazer os rock sliders também. Um abraço

Marcelo Oyarzábal
18/10/2016, 21:54
QUÊ? SOLDA? ai Marcelo, acompanha esse processo pra gente ver direitinho!
Abss!

Meccano, por enquanto é cola não é solda hahaha, tô praticando, comprei os cabos pra tig e quero praticar em chapas finas e tubos, quero fazer a gaiola do willys e os rock sliders em breve. A solda em inox também me interessa, mais adiante quero fazer caixas pra organização.

Um abraço

Rodrigo-ce
19/10/2016, 21:06
Rodrigo, dei uma praticada na elétrica, até que tá soldando mas longe da solda bonita, já vi que é prática. Fiz o cambao conforme o modelo que você passou e rodei 80 km puxando o willys e andou bem, revisei bem, nada de trincas por enquanto. Comprei os cabos da tig, agora vou comprar o agonia e quero começar a praticar, pretendo fazer a gaiola do jeep usando esta solda. Quando sair melhor o acabamento posto fotos, vou fazer os rock sliders também. Um abraço

Muito bom Marcelo saber que aos pouco tem dado certo.
O gás faz muita diferença na hora da solda e a regulagem da máquina. Talvez na tua região tenha muita opções de gás.
Procure ler muito sobre o tipo adequado gás que ira usar.
Uma dica: se inscreva no clube da oficina. É um site que tem no you tube, eles trabalham com reformas de carro e podem te passar as referências do gás mais indicado para o teu projeto.

titanium
20/10/2016, 07:07
O problema é achar eixos de Rural ou F75, tão pedindo um absurdo, ta complicado as monstrificações hahaha. Não tenho motor pra tocar tanto eixo, surgiu uma mecanica completa de Band, seria o ideal, sabe a largura dos eixos?

Me parece que algo próximo de 1,30.... 1,40...

Veja:
537905

Substituir a sua mecânica por uma de Band é custoso.... mas pode compensar se a ideia for ficar com o jipe por muitos anos...
Podes, ainda, comprar a mecânica completa e outros itens vender... rsrsrs

Abraço!

Marcelo Oyarzábal
20/10/2016, 07:48
Muito bom Marcelo saber que aos pouco tem dado certo.
O gás faz muita diferença na hora da solda e a regulagem da máquina. Talvez na tua região tenha muita opções de gás.
Procure ler muito sobre o tipo adequado gás que ira usar.
Uma dica: se inscreva no clube da oficina. É um site que tem no you tube, eles trabalham com reformas de carro e podem te passar as referências do gás mais indicado para o teu projeto.

Bom dia.

O gás utilizado é o Argônio, ontem saiu errado o que escrevi por que o celular fica corrigindo e não me dei conta.
Gosto de assistir os vídeos da BrazilWelds esse outro não conhecia, vou começar a assistir antes de praticar, vou pegar duas chapas de retalho e começar a solda pra ver o que sai.

Um abraço

Marcelo Oyarzábal
20/10/2016, 07:51
Me parece que algo próximo de 1,30.... 1,40...

Veja:
537905

Substituir a sua mecânica por uma de Band é custoso.... mas pode compensar se a ideia for ficar com o jipe por muitos anos...
Podes, ainda, comprar a mecânica completa e outros itens vender... rsrsrs

Abraço!

Tita, obrigado pelas medidas, no sábado vou na garagem medir os eixos do jeep para comparar, eu precisava de 10cm mais largo, seria o ideal. Aqui já surgiu uma Band pick up motor 608 por 3.000,00 não prestava a carroceria nem gabine, ta em inventário e todos herdeiros assinam, mas não me animei por causa da papelada, gosto de ta tudo certo, agora ta surgindo outra barata, sem gabine e sem carroceria, longa, ano 92, motor mais moderno, eixo flutuante na traseira, esse é meu amigo, deve fazer barato também, documentos em ordem, pode ser a chance do willys ganhar a mecanica band, ainda sobra meus eixos, motor, caixas, da pra vender tudo por 4.000,00 aqui na região. Vamos ver o que da nos proximos dias. Será que fica bom o Willys com essa mecanica?

hercilio.neto
22/10/2016, 01:17
Há uns 15 anos vi no Português em SP, uma Rural com OM318.
O cara reclamava que tinha ficado muito pesada a frente.
Sei lá.

Marcelo Oyarzábal
24/10/2016, 08:45
Há uns 15 anos vi no Português em SP, uma Rural com OM318.
O cara reclamava que tinha ficado muito pesada a frente.
Sei lá.

Sr. Hercilio, tem razão, é bem pesado e o chassis do jeep não tem estrutura pra esse motor, só se reforçar ele por inteiro.

Marcelo Oyarzábal
24/10/2016, 08:50
esse final de semana instalei o desborbulhador e o tanque de água adaptado para gasolina de 42 litros, total gasto R$99,00

Parece que funciona bem o desborbulhador com retorno, é uma quantidade enorme de gasolina que retorna para o tanque, e não deve forçar a agulha do carburador que era o meu problema. Deixei ligado por vários minutos e não deu vazamentos, nem cheiro por enquanto.

1º Desborbulhador
2º Desborbulhador instalado
3º Gasolina retornando
4º Tanque instalado, mais ou menos 2 cm de altura do assoalho pra facilitar a limpeza

538104

538105

538106

538107

Rubens Linhalis
24/10/2016, 11:30
Muito bom. Como ficou a saída do tanque de gasolina?

Marcelo Oyarzábal
24/10/2016, 13:34
Muito bom. Como ficou a saída do tanque de gasolina?

Rubens, usei a torneira original, porém tirei ela e cortei o "pino" que tem dentro, que fecha a água. aí coloquei uma 3m na rosca pra não sair gasolina. Se não cortar o pino, transborda gasolina pela tampa, pois a mangueira não deixa a água/gasolina sair completamente, tirando o pino e enroscando bem a tampa não tem problema de vazamentos.

538112

538113

titanium
25/10/2016, 06:50
Ficou MUITO boa a instalação, Marcelo!!

Parabéns!

Aproveito para compartilhar um tópico aqui do Fórum com uma Base de Dados de dimensões de eixos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/1937-bitola-de-eixos-furacao-de-rodas-banco-de-dados.html

Abraços!

Marcelo Oyarzábal
02/11/2016, 19:52
Pessoal, documentos ok, transferência concluída. Voltei do Detran rodando e na chegada quebrou um dos braços de direção do setor original, como preciso voltar pra colocar as placas novas e o lacre, vou levar no cambao e depois arranco o sistema original de direção.
A configuração vai ser setor de gol este falta comprar, escamoteavel de S10 já está comigo ganhei de um amigo e volante da C10 que está comigo e comprei por R$40,00

538467
538468

Marcelo Oyarzábal
06/11/2016, 11:31
O jeep estava com uma roda inclinada, era os rolamentos do munhão.
Desmontei e vou trocar, o inferior estava quebrado e o superior marcado.
Preciso de algumas dicas sobre os calços, trocando os rolamentos tenho ou não que colocar calços? O calços tiram folga ou é para não apertar os rolamentos?

538619

538620

538621

titanium
06/11/2016, 12:11
O jeep estava com uma roda inclinada, era os rolamentos do munhão.
Desmontei e vou trocar, o inferior estava quebrado e o superior marcado.
Preciso de algumas dicas sobre os calços, trocando os rolamentos tenho ou não que colocar calços? O calços tiram folga ou é para não apertar os rolamentos?

538619

538620

538621

Salve Marcelo!

Não entendo muito de willys mas o mais importante nesse serviço é deixar a coisa no "aperto" correto (torque).
O munhão não pode nem movimentar leve demais, nem pesado demais.

Com uma balança de peixe você consegue puxar e ver a resistência ao movimento... o lance é descobrir quanto de peso (resistencia) deve ter... estimo que algo em torno de 2kg... mas é bom confirmar com quem entende de fato! rsrsrs
:D

Abraço!

xibiu!!!
06/11/2016, 12:50
Meus caros.

Tô só acompanhando, e aprendendo...!
Abaixo mais algumas sugestões e dicas do colega Leopoldo sobre o assunto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1654-ajuste-dos-rolamentos-de-munhao-e-de-roda-1.html#post15026

abç.:concordo:

Meccano
06/11/2016, 15:02
É isso Tita! na Defender são dois kilos na balança. Tem que girar macio, mas sem folga.

Marcelo, esses calos na pista é a melhor prova de abuso no aperto mesmo, coisa de mecânico de trem!

Marcelo Oyarzábal
06/11/2016, 15:15
Salve Marcelo!

Não entendo muito de willys mas o mais importante nesse serviço é deixar a coisa no "aperto" correto (torque).
O munhão não pode nem movimentar leve demais, nem pesado demais.

Com uma balança de peixe você consegue puxar e ver a resistência ao movimento... o lance é descobrir quanto de peso (resistencia) deve ter... estimo que algo em torno de 2kg... mas é bom confirmar com quem entende de fato! rsrsrs
:D

Abraço!

Tita, obrigado pela dica, no pinhão eu fiz com a balança, no munhão achei que não precisava. Vou fazer com essa carga pra ver se fica justo. Obrigado.

Marcelo Oyarzábal
06/11/2016, 15:17
Meus caros.

Tô só acompanhando, e aprendendo...!
Abaixo mais algumas sugestões e dicas do colega Leopoldo sobre o assunto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1654-ajuste-dos-rolamentos-de-munhao-e-de-roda-1.html#post15026

abç.:concordo:

Xibiu, obrigado pela dica. Tento tento e não consigo me entender com a pesquisa do forum, poderia ser mais simples, tipo: Grupo, subgrupo e o nome da pesquisa, tem muita coisa lá e embaralha minha cabeça.

Um abraço

Marcelo Oyarzábal
06/11/2016, 15:18
É isso Tita! na Defender são dois kilos na balança. Tem que girar macio, mas sem folga.

Marcelo, esses calos na pista é a melhor prova de abuso no aperto mesmo, coisa de mecânico de trem!

Meccano, vou usar a balança, depois posto o resultado, agora vai demorar pra ficar pronto, por que juntei peças de 3 carros pra fazer o sistema de direção, setor de gol, escamoteável de S10 e direção de C10.

Um abraço

xibiu!!!
06/11/2016, 15:48
Xibiu, obrigado pela dica. Tento tento e não consigo me entender com a pesquisa do forum, poderia ser mais simples, tipo: Grupo, subgrupo e o nome da pesquisa, tem muita coisa lá e embaralha minha cabeça.

Um abraço

Fica tranquilo colega Marcelo.
Só quis com o meu post, ter a oportunidade de ajudar e cumprimentá-lo.

Marcelo Oyarzábal
06/11/2016, 18:25
Fica tranquilo colega Marcelo.
Só quis com o meu post, ter a oportunidade de ajudar e cumprimentá-lo.

Ok, com certeza.
Segue acompanhando que até final de semana que vem devo começar a adaptação do setor e coluna escamoteável.

Taisson Rodrigo Tosin
07/11/2016, 01:53
Tenho um javali bem destruido, tiraram traçao dele e algumas peças, estou pensando em colocar ele pra rodar, porem preciso de bastante peças, por acaso vc nao consegue algum contato pra mim pra compra uma band(só mecanica) dessas que vc comentou, bem barata? Quero adaprtar no java! Parabens pelos seus posts, abraç

Marcelo Oyarzábal
07/11/2016, 09:12
Tenho um javali bem destruido, tiraram traçao dele e algumas peças, estou pensando em colocar ele pra rodar, porem preciso de bastante peças, por acaso vc nao consegue algum contato pra mim pra compra uma band(só mecanica) dessas que vc comentou, bem barata? Quero adaprtar no java! Parabens pelos seus posts, abraç

Olá Taisson, já repassei as duas mecânicas para outros colegas.

At.

tuna
07/11/2016, 10:12

Um abraço

Marcelo, experimenta colocar sua pesquisa no google seguida de "4x4 brasil"

e veja que acontece:violao:

[]´s

Marcelo Oyarzábal
11/11/2016, 12:30
Pessoal obrigado pela ajuda no ajuste do munhao, deu 1 kg e não consigo mais justo que isso, troquei os dois rolamentos e não precisou de calço, colei as capas com loctite pra não ter risco de girar. Ficou uma dúvida, a bucha do semi eixo ela deixa o eixo 100% justo ou tem alguma folga ali? A minha trabalha com um pouco de folga.

titanium
11/11/2016, 19:41
Um cabelímetro de folga é o default! rsrsrs

Marcelo Oyarzábal
14/11/2016, 16:10
Um cabelímetro de folga é o default! rsrsrs

Então ta resolvido hahaha

Marcelo Oyarzábal
09/12/2016, 23:01
Pessoal, a garagem apertou, preciso modificar o Land Rover para viagens e acampamentos, tenho que me desfazer do Willys.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/159826-vendo-jeep-willys-r-17-000-00-a.html

Rodrigo-ce
09/12/2016, 23:57
Marcelo mandei a resposta daquele comentário do t4 para o teu e-mail porque tua caixa de mensagem do fórum está cheia.
Forte abraço.

Marcelo Oyarzábal
25/01/2017, 14:02
Pessoal, hoje vou começar a desmontar o sistema de direção original do Jeep, então se alguém precisar de alguma coisa, vai sobrar tudo, está tudo perfeito, inclusive a caixa de direção não tem folgas.
Preciso de ajuda, fotos, sugestões de colocar colocar o escamoteável da S10 no Jeep e do setor de Santana mecânico, tenho dúvida se a barra do setor vai pra roda direita ou esquerda, sendo que a esquerda seria maior que o da direita. No forum achei de tudo que é modelo, e quero que fique bom de andar, não pego asfalto, o Jeep é pra passear e trilhas leves e médias.

reslima
25/01/2017, 16:46
E aí Marcelo, tranquilo?
A barra que sai da caixa vai para o lado mais longe, nesse caso para a roda esquerda...
Vai postando fotos aí.
Abraço...
Renato S. Lima

tenho dúvida se a barra do setor vai pra roda direita ou esquerda, sendo que a esquerda seria maior que o da direita.

Marcelo Oyarzábal
25/01/2017, 17:10
E aí Marcelo, tranquilo?
A barra que sai da caixa vai para o lado mais longe, nesse caso para a roda esquerda...
Vai postando fotos aí.
Abraço...
Renato S. Lima

Renato, obrigado pelo retorno.
Hoje vou começar a desmontar, fiquei em dúvida sobre o escamoteável também, fui buscar hoje e é grande pro painel do jeep, vou colocar umas fotos pra ver as idéias que vão surgir.

Um abraço

reslima
26/01/2017, 08:22
Então Marcelo, sobre a coluna escamoteável de S10, lembro que um amigo aqui usou em um Javali, mas não reparei muito na adaptação na época, então não consigo te ajudar nisso. Mas assim que você colocar fotos aí, pessoal já da os pitacos.
Abs.
Renato S. Lima

Renato, obrigado pelo retorno.
Hoje vou começar a desmontar, fiquei em dúvida sobre o escamoteável também, fui buscar hoje e é grande pro painel do jeep, vou colocar umas fotos pra ver as idéias que vão surgir.

Um abraço

Marcelo Oyarzábal
03/02/2017, 21:34
Demorou mas começou. Suportes confeccionados e ponteados, agora é conferir o alinhamento e correr uma solda mig.
Essas orelhas que sobraram vão ser cortadas.

542987

542988

Marcelo Oyarzábal
13/02/2017, 21:58
Pessoal, só pra atualizar, o setor já está no lugar com os suportes soldado, hoje cortei o painel pra entrar o escamoteavel da S10, vamos ter que fazer um suporte com mancal no chassis pra pegar uma das barras da direção até o setor, por que vão ter 2 cruzetas, e a barra do meio vai precisar de apoio. Amanhã posto fotos.

Um abraço à todos.

Marcelo Oyarzábal
14/02/2017, 21:43
Fotos...

A coluna não vai ficar tão baixa, falta furar o painel e aparafusar o suporte, vai subir uns 8 centímetros.

543449

543450

543451

Rodrigo-ce
14/02/2017, 23:05
Marcelo o trabalho anda ficando uma beleza principalmente a solda.
Grande abraço.

Marcelo Oyarzábal
15/02/2017, 14:12
Marcelo o trabalho anda ficando uma beleza principalmente a solda.
Grande abraço.

Rodrigo, boa tarde.

A solda foi feita com a mig, levei para o torneiro, com o sistema de direção não posso arriscar minha solda ainda, até por que a Mig o acabamento é bem melhor né.
Hoje atualizo mais umas fotos.

Um abraço