Ver Versão Completa : Jimny - Gasolina Podium - desempenho e outras observaçoes
Sassagudo
24/11/2015, 23:06
Boa noite amigos.
Estudando o motor do Jimny para tirar uns HP´s a mais notei o seguinte: fiz testes com diversas marcas de gasolina, comum e aditivada. Com todo cuidado de esvaziar ao máximo o tanque ao trocar de marca e só medir depois de uns dois tanques iguais para evitar mistura.
Não notei grande variação no consumo embora minha preocupação fosse o torque/aceleração num mesmo percurso. A aditivada da Shell pareceu-me mais estável e de menor consumo. Mas é uma impressão subjetiva.
Na moto uso Podium e faz muita diferença. Marcha lenta estável e melhor arrancada. Consumo bem menor mas, só pelo ganho de consumo, nunca justificou a diferença de preço. Uso como um cuidado a mais.
Mas no Jimny, com a Podium não notei a mesma diferença que noto na moto. Até pq a taxa de compressão do M13A do Jimny está longe da taxa da moto. Normal até aí.
Mas aconteceu algo muito estranho: o Jimny tem dois catalisadores, um pequeno logo no coletor de escapamento e o outro, o principal, mais adiante, perto do câmbio. Pois bem, a temperatura do chão do carro, perto da alavanca de câmbio subiu muito com a Podium. Mas muito mesmo. O carro ficou desconfortável e uma garrafa de água no porta treco entre os bancos quase dava para fazer chá... claro que era o catalisador muito mais quente cumprindo sua função. Evitava parar o carro em cima de mato seco.
Ou seja, a injeção não está se adaptando tão bem quando deveria. Os bicos deveriam abrir menos e, consequentemente, o consumo melhorar. Ou se colocarmos mais ar no motor, tipo compressor, teríamos um ganho de potência.
Para não deixar dúvidas, alternei entre Podium e Shell diversas vezes para confirmar.
Minha pergunta aos colegas: alguém já usou Podium e notou alguma diferença de desempenho? Alguém que tenha usado a Podium notou esse aquecimento? Algum comentário sobre alguma marca ou percepção de qualidade de combustível?
Grato,
marcelo_henrique
25/11/2015, 09:40
Usei dois tanques com pódium e premium na Tracker e não houve qualquer mudança no desempenho ou consumo.
O benefício desses combustíveis de alta octanagem é a queima mais lenta resultando em menos resíduos.
Abasteço há anos num posto sem marca, o mais barato da cidade, e nunca tive problemas com meus carros, nem senti diferença quando uso gasolina de marca em viagens, tipo grid.
Acredito que a confiança no posto é muito mais importante que a bandeira do posto ou griff do combustível.
Sem se esquecer do teor de álcool em nossa gasolina. Creio que isto sim afete negativamente o consumo do jimny.
Essas gasolinas premium também tem álcool?
Sassagudo
25/11/2015, 17:50
Sem se esquecer do teor de álcool em nossa gasolina. Creio que isto sim afete negativamente o consumo do jimny.
Essas gasolinas premium também tem álcool?
Tem álcool sim. Por força de lei qualquer gasolina, menos de aviação (AvGas), tem um percentual de álcool definido em lei/portaria etc. Uma forma de vender álcool pelo preço de gasolina.
A Podium nao contribui para o Jimny, assim como não contribui para nenhum carro com motor pequeno. só pra veiculos V8 ou com outro motor de alto rendimento. Ele é uma gasolina de alta octangem, assim como o colega falou, motores grande precisam deste tipo de gasolina e isso sim faz o consumo deles cair, justificando o maior valor da gasolina. Para o JImny uma boa adtivada já basta.
Claudio_Koseki
25/11/2015, 18:39
Acho que a Podium ajuda motores com alta taxa de compressão. Justamente por não detonar fora do ponto ideal, geralmente antes. Não sei exatamente a partir de qual taxa de compressão a Podium ajudaria (o Jimny é 9.5:1), mas ela em tese, ajudaria até mesmo o Celtinha VHC (12.6:1) Não sei se no Jimny, pela taxa de compressão ser normal, ajudaria. Talvez, pela Podium ter menos enxofre.
Tem álcool sim. Por força de lei qualquer gasolina, menos de aviação (AvGas), tem um percentual de álcool definido em lei/portaria etc. Uma forma de vender álcool pelo preço de gasolina.
Então como o motor do jimny não é flex, qualquer dessas "gasosas" não ajudarão muito. Pelo menos é o que eu acredito.
Adquiri um Jimny HR 2012 semana passada fiz uma viagem de uns 550 km, somente asfalto, transito razoavel e peguei um engarrafamento, para e anda, de uns 40 minutos +/-, ele fez uma média geral de 12 km/l. Está bom? Pode melhorar ou é isso mesmo? Um abraço.
Sassagudo
26/11/2015, 19:14
Adquiri um Jimny HR 2012 semana passada fiz uma viagem de uns 550 km, somente asfalto, transito razoavel e peguei um engarrafamento, para e anda, de uns 40 minutos +/-, ele fez uma média geral de 12 km/l. Está bom? Pode melhorar ou é isso mesmo? Um abraço.
Aparentemente está bom. Na média do que consigo. Mas alguns detalhes importantes:
1 - Qual foi velocidade média? O Jimny tem a mesma aerodinâmica de um tijolo. E a resistência do ar NÃO é linear com a velocidade.
2 - Qual a medida dos pneus? O velocímetro do Jimny é ajustado para os pneus maiores. Os 205/70 de muitos, inclusive o meu, dão diferença para mais na distância percorrida e na velocidade, parecendo que o consumo é melhor do que o real.
Velocidade media de 100/110 e os pneus são os originais, então quer dizer que ele fez menos km/l que eu calculei.
O pneu original do Jimny é na medida 205/70. No caso de uso do pneu 215/75 o diâmetro final será cerca de 5% maior fazendo com que o hodômetro marque uma quilometragem também 5% menor, a velocidade passa a ser real sem margem de erro.
O consumo do meu carro aumentou depois que o teor de álcool na gasolina foi para 27%.
Sobre consumo no tem bastante informação neste lugar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/2313-consumo-do-jimny-e-regulagens.html.
Valeu. Vou dar uma vasculhada por lá. Aproveitando o gancho voce(s) conhece(m) o pneu Michelin Latitude Cross?
O meu também aumentou o consumo em quase 10% com mais alcool na gasolina, e passou a bater pino no final da escala do contagiros.
Com um blend de 50/50 de Podium e comum, contornei a batida de pinos, mas o consumo agora não passa de 11 km/l - andando com educação.
O agravante, é que fiz lift da OME 40MM, o que tambem contribui para o aumento no consumo.
Pneus Yokohama Geolandar AT 215/70/15.
Sobre gasolinas :
A pódium é só para motor projetado para isso(O Jimny tem motor de carroça!),as demais tem baixíssimo teor de enxofre com a nova legislação,ou seja ,a comum tá ótima.
Sobre marcas :
A única a produzir é a Petrobras as outras só compram e revendem .
Gasolina Petrobras Podium A mais avançada tecnologia em combustíveis
A Gasolina Petrobras Podium, de alta performance, tem octanagem mínima de 95 unidades, medida pelo índice antidetonante (IAD), e até 30 mg/kg (ou ppm) de teor de enxofre. É a mais alta octanagem do mundo, superior às gasolinas super-premium européias, sendo comercializada exclusivamente em postos Petrobras.
A Gasolina Petrobras Podium é um combustível com ultra baixo teor de enxofre (UBTE), proporcionando menor impacto ambiental aos veículos atualmente em circulação e desde 2002 já era adequada às tecnologias de controle de emissões que serão introduzidas progressivamente nos veículos novos produzidos a partir de 2014. Mantém a eficiência energética do motor, evitando a formação de depósitos, além de aumentar a vida útil do lubrificante, reduzindo os custos de manutenção do veículo.
Qualquer veículo pode usufruir do desempenho insuperável da Gasolina Petrobras Podium, sobretudo os motores com alta taxa de compressão, com melhor aproveitamento da potência projetada, permitindo retomada de velocidade em menor tempo, o que garante ultrapassagens mais seguras.
O desenvolvimento da Gasolina Petrobras Podium seguiu os mesmos padrões tecnológicos utilizados pela Petrobras na elaboração de combustíveis para as pistas de corrida.
Gasolina Premium A Gasolina Premium tem octanagem mínima de 91 unidades, medida pelo índice antidetonante (IAD), e até 50 mg/kg (ou ppm) de teor de enxofre.
É a Gasolina Premium da Petrobras com ultra baixo teor de enxofre (UBTE ou S-50), proporcionando os mesmos benefícios da Gasolina Comum UBTE, com desempenho adequado aos veículos com alta taxa de compressão.
Gasolina Petrobras Grid Maior desempenho. Máxima eficiência
A Gasolina aditivada Petrobras Grid possui coloração esverdeada e a mesma octanagem da gasolina comum, 87 unidades, medida pelo índice antidetonante (IAD). É um combustível com ultra baixo teor de enxofre (UBTE ou S-50), com até 50 mg/kg (ou ppm).
Sua composição contém aditivos redutores de atrito, que reduzem o desgaste das peças, além de detergentes e dispersantes que garantem maior desempenho e máxima eficiência.
Saiba mais sobre a gasolina Petrobras Grid. (http://www.br.com.br/petrobrasgrid)
Gasolina Comum A Gasolina Comum possui octanagem mínima de 87 unidades, medida pelo índice antidetonante (IAD), e até 50 mg/kg (ou ppm) de teor de enxofre. É um combustível com ultra baixo teor de enxofre (UBTE ou S-50), desenvolvida para permitir a introdução de veículos com novas tecnologias em controle de emissões atmosféricas, e já reduz as emissões de gases no escapamento nos motores atuais de última geração.
Proporciona ainda para todos os motores movidos à gasolina baixa formação de depósitos em válvulas, bicos injetores e na câmara de combustão, proporcionando menor desgaste do motor, além de uma vida útil mais longa do lubrificante, mantendo a eficiência energética do motor.
As gasolinas aditivadas têm como base a Gasolina Comum. Conheça Petrobras Grid, a Gasolina Aditivada da Petrobras.
A Petrobras Distribuidora tem a maior rede postos oferecendo a Gasolina Comum e comercializa com exclusividade as gasolinas Petrobras Grid (IAD 87) e Petrobras Podium, de alta performance, com IAD 95 (a maior octanagem do mundo) e 30 mg/kg (ou ppm) de teor máximo de enxofre.
Ricardo Passoni
28/11/2015, 22:01
Meu pitaco de dono de uma Tracker , quando usava aditivada ou comum batia pino , e rodava a mesma km / l de hj . Custa mais caro custa e muito , mas parou de bater pino ( pre detonação ) so com uma vantagem dezem que a podium tem ainda 25% de alcool contra 27% das demais gasolinas . Ah se pudessemos ter gasolina com 10% so de alcool , a km/l seria muito melhor ..... Mas isso e uma longa historia rs,
Abraços