Boa noite amigos.
Estudando o motor do Jimny para tirar uns HP´s a mais notei o seguinte: fiz testes com diversas marcas de gasolina, comum e aditivada. Com todo cuidado de esvaziar ao máximo o tanque ao trocar de marca e só medir depois de uns dois tanques iguais para evitar mistura.
Não notei grande variação no consumo embora minha preocupação fosse o torque/aceleração num mesmo percurso. A aditivada da Shell pareceu-me mais estável e de menor consumo. Mas é uma impressão subjetiva.
Na moto uso Podium e faz muita diferença. Marcha lenta estável e melhor arrancada. Consumo bem menor mas, só pelo ganho de consumo, nunca justificou a diferença de preço. Uso como um cuidado a mais.
Mas no Jimny, com a Podium não notei a mesma diferença que noto na moto. Até pq a taxa de compressão do M13A do Jimny está longe da taxa da moto. Normal até aí.
Mas aconteceu algo muito estranho: o Jimny tem dois catalisadores, um pequeno logo no coletor de escapamento e o outro, o principal, mais adiante, perto do câmbio. Pois bem, a temperatura do chão do carro, perto da alavanca de câmbio subiu muito com a Podium. Mas muito mesmo. O carro ficou desconfortável e uma garrafa de água no porta treco entre os bancos quase dava para fazer chá... claro que era o catalisador muito mais quente cumprindo sua função. Evitava parar o carro em cima de mato seco.
Ou seja, a injeção não está se adaptando tão bem quando deveria. Os bicos deveriam abrir menos e, consequentemente, o consumo melhorar. Ou se colocarmos mais ar no motor, tipo compressor, teríamos um ganho de potência.
Para não deixar dúvidas, alternei entre Podium e Shell diversas vezes para confirmar.
Minha pergunta aos colegas: alguém já usou Podium e notou alguma diferença de desempenho? Alguém que tenha usado a Podium notou esse aquecimento? Algum comentário sobre alguma marca ou percepção de qualidade de combustível?
Grato,