Ver Versão Completa : Toyota Bandeirante Cummins 4BT inside
Arranca Toco
17/11/2015, 17:12
Boa tarde amigos,
Sou novo aqui no fórum, este é meu primeiro post e por muitas e muitas vezes tenho estudado os posts e realizações feitas nas viaturas dos amigos toyoteiros e confesso que tem me ajudado muito a decidir o futuro do meu Arranca Toco 1965.
Este ano ele completa seu Cinquentenário aniversário 50°, posso dizer com muito orgulho que ele está na família desde o primeiro dia que saiu da concessionária dirigido por meu avô, o Sr. Hélio até então ser passado ao meu pai, e hoje se encontra comigo com o manual de instruções e nota fiscal toda amarelada hehehe.
As aventuras que este danado e eu passamos são impagáveis, simplesmente o melhor veículo que já tive, não desmerecendo outros jipes e camionetes mas "O pequeno Arranca Toco" e eu temos uma relação desde meus 12 anos e já aguentou muito desaforo do PR ao MT e até hoje ainda aguenta...
Nestes últimos anos fui acalentando o sonho de reformar este danado, e hoje finalmente ao completar seu 50° aniversário chegou a hora... Como algumas peças e acessórios foram caindo no meu colo no decorrer dos anos fui ficando mais e mais entusiasmado ainda com a reforma...
Mas desta vez chegou o principal, "o coração".
Após várias reflexões e pesquisas sobre motores Mercedes OM314 e 364LA, 14B, MWM X10, X12, Sprint 4cc e 6cc, Perkins Q20, Maxion S4 e Cummins 4BT resolvi:
Optar pelo Cummins 4BT Euromec 2008, um motor que me agradou muito por causa do torque monstruoso de 56Kgmf e por ser compacto.
Aí vem a dúvida:
Será possível instala-lo com o conjunto da Band? O conjunto vai aguentar a "borrachada"???
Com a ajuda de vocês gostaria de estar realizando este desafio e trocando experiências com este projeto da melhor forma possível!!!
Abraços a todos e mãos a obra!!!!
Bem vindo ao Fórum.
Acompanhando o post, esse vai dar o que falar. Aproveito e sugiro a colocação de algumas fotos do Arranca Toco
Abraço e muita sorte na empreitada, eu diria que tudo em tese é possível, sendo o principal encontrar o meca para fazer as adaptações necessárias, encontrando o resto flui.
Boa tarde amigos,
Sou novo aqui no fórum, este é meu primeiro post e por muitas e muitas vezes tenho estudado os posts e realizações feitas nas viaturas dos amigos toyoteiros e confesso que tem me ajudado muito a decidir o futuro do meu Arranca Toco 1965.
Este ano ele completa seu Cinquentenário aniversário 50°, posso dizer com muito orgulho que ele está na família desde o primeiro dia que saiu da concessionária dirigido por meu avô, o Sr. Hélio até então ser passado ao meu pai, e hoje se encontra comigo com o manual de instruções e nota fiscal toda amarelada hehehe.
As aventuras que este danado e eu passamos são impagáveis, simplesmente o melhor veículo que já tive, não desmerecendo outros jipes e camionetes mas "O pequeno Arranca Toco" e eu temos uma relação desde meus 12 anos e já aguentou muito desaforo do PR ao MT e até hoje ainda aguenta...
Nestes últimos anos fui acalentando o sonho de reformar este danado, e hoje finalmente ao completar seu 50° aniversário chegou a hora... Como algumas peças e acessórios foram caindo no meu colo no decorrer dos anos fui ficando mais e mais entusiasmado ainda com a reforma...
Mas desta vez chegou o principal, "o coração".
Após várias reflexões e pesquisas sobre motores Mercedes OM314 e 364LA, 14B, MWM X10, X12, Sprint 4cc e 6cc, Perkins Q20, Maxion S4 e Cummins 4BT resolvi:
Optar pelo Cummins 4BT Euromec 2008, um motor que me agradou muito por causa do torque monstruoso de 56Kgmf e por ser compacto.
Aí vem a dúvida:
Será possível instala-lo com o conjunto da Band? O conjunto vai aguentar a "borrachada"???
Com a ajuda de vocês gostaria de estar realizando este desafio e trocando experiências com este projeto da melhor forma possível!!!
Abraços a todos e mãos a obra!!!!
Sergio c
17/11/2015, 19:33
Bem vindo ao Fórum, esse motor Cummins 4BT é original de qual caminhão ou camionete?
cara sou apaixonado nesse motor, mas... acho que e muito motor pra pouco carro, a nao ser que vc coloque caixa 4 marchas sincro, eixos modernos ou seja mude completamente a mecânica da band...
Múcio Luiz
17/11/2015, 22:29
Passando para dar as boas vindas e assinar o tópico. Acompanhando.
Esse motor é original das F-350 e F-4000, certo? Quanto custa um motor desses? Sabe quanto ele pesa também?
ROCKINRIO
17/11/2015, 22:37
Bem vindo Arranca Toco.
Este empreitada vou acompanhar de perto. Como sugeriu o Inner, posta fotos, muiiitas fotos.
Felicidades.
hercilio.neto
17/11/2015, 23:02
Motorzaço.
Quem sabe se coubesse o power train todo.
Mas o mais prático, seria a atualização com motor 14B e câmbio de 5 marchas.
Prático em termos, pois essa modernização passa inevitavelmente pela troca dos eixos, munhões, inclusão de barra estabilizadora, amortecedor de direção e freios a disco na dianteira.
Julio Militão
18/11/2015, 00:08
Eu iria com o 364 turbinado.
T.Azevedo
18/11/2015, 00:29
É um senhor motor. Os da f350 são mais mansos não tem tanto torque.
Partilho do pensamento do Dudu, vai ter que fazer muito up grade para ficar um conjunto show. O cummins gira muito parecido com o 364, embora seja mais "liso" pra subir giro.
Eu iria de 364 ou mesmo 14b aguenta muito e é mais elástico.
Mas nada é impossível, so pra alimentar as ideias, procure no YouTube por Land Cruiser FJ40 cummins conversion :twisted:
Boa sorte na empreitada!!!
Arranca Toco
18/11/2015, 12:16
Obrigado pelo apoio Inner, acho que estou com uma equipe afinada para realização deste projeto. Encontrei um pessoal da "Velha Guarda" todos amigos meus e de meu pai da época de escola, soldadores e torneiros ainda queimando um pouco de "gasolina azul" hehehehe... O jipe chegou ontem de MS, estamos preparando a oficina no PR para começar a demolição... Temos516737 muito trabalho a ser feito... Fé em Deus que a gente chega lá! Forte abraço!!!!
Arranca Toco
18/11/2015, 12:20
Bem vindo ao Fórum, esse motor Cummins 4BT é original de qual caminhão ou camionete?
Olá Sérgio, o motor é original sim, foi retificado, está todo Standard me parece pertencer ao Cargo ou a F-350.516738
Arranca Toco
18/11/2015, 12:25
cara sou apaixonado nesse motor, mas... acho que e muito motor pra pouco carro, a nao ser que vc coloque caixa 4 marchas sincro, eixos modernos ou seja mude completamente a mecânica da band...
Olá Dudu, também acho muito motor pra este veículo, porém acredito que o conjunto que possuo de conta do recado, pelo menos assim espero rsrsrsrs A band apesar de antiga, possui várias peças modernas, como cambio 4 marchas reduzido e diferenciais alongados com caixa satélite, coroa e pinhão moderno. Como se trata de adaptar o negócio é arriscar e ver no que da hehehehe....
Arranca Toco
18/11/2015, 12:25
Bem vindo Arranca Toco.
Este empreitada vou acompanhar de perto. Como sugeriu o Inner, posta fotos, muiiitas fotos.
Felicidades.
Obrigado pelo apoio companheiro!!!!! Fotos em breve!!!!
Arranca Toco
18/11/2015, 12:30
Passando para dar as boas vindas e assinar o tópico. Acompanhando.
Esse motor é original das F-350 e F-4000, certo? Quanto custa um motor desses? Sabe quanto ele pesa também?
Múcio, este motor é da linha Ford sim, mas não sei dizer qual veículo, provavelmente do Ford Cargo 815, pois possui compressor de ar. Segundo a ficha técnica no site cummins, ele pesa entre 320 e 340 quilos, praticamente o mesmo do motor OM314.516743
Arranca Toco
18/11/2015, 12:38
Motorzaço.
Quem sabe se coubesse o power train todo.
Mas o mais prático, seria a atualização com motor 14B e câmbio de 5 marchas.
Prático em termos, pois essa modernização passa inevitavelmente pela troca dos eixos, munhões, inclusão de barra estabilizadora, amortecedor de direção e freios a disco na dianteira.
Olá Hercílio, aprendi muito com seus posts ultimamente, desde já vai meu agradecimento. Tive esta idéia de optar pelo cummins quando vi em um artigo criado pelo Kim que fez o mesmo com um Jipe Engesa. Não me contentando, peguei meu carro e fui até Paranavaí-PR pra ve-lo de perto. O jipe dele é enorme, ficou muito forte, a tal ponto dos diferenciais não suportarem. Levando em consideração as várias dicas e experiencias obtidas atraves dos companheiros aqui presentes é que pretendo fazer da melhor forma e obter o melhor resultado.
Arranca Toco
18/11/2015, 12:39
É um senhor motor. Os da f350 são mais mansos não tem tanto torque.
Partilho do pensamento do Dudu, vai ter que fazer muito up grade para ficar um conjunto show. O cummins gira muito parecido com o 364, embora seja mais "liso" pra subir giro.
Eu iria de 364 ou mesmo 14b aguenta muito e é mais elástico.
Mas nada é impossível, so pra alimentar as ideias, procure no YouTube por Land Cruiser FJ40 cummins conversion :twisted:
Boa sorte na empreitada!!!
Opa, obrigado pela dica colega!!!!!
Arranca Toco
18/11/2015, 12:49
516744
Iniciando a demolição,parafuso por parafuso, muita ferrugem, podres e muito serviço a ser feito. Se não fosse pelo fato da família ser a primeira dona, nunca em sã consciencia eu iria fazer uma reforma desta magnitude, porém ele tem um valor sentimental muito grande pra mim. Vai ficar caro, isso eu não tenho dúvidas mas o importante é ficar na família por mais algumas gerações.
Olá Dudu, também acho muito motor pra este veículo, porém acredito que o conjunto que possuo de conta do recado, pelo menos assim espero rsrsrsrs A band apesar de antiga, possui várias peças modernas, como cambio 4 marchas reduzido e diferenciais alongados com caixa satélite, coroa e pinhão moderno. Como se trata de adaptar o negócio é arriscar e ver no que da hehehehe....
manda bala, mas nao esqueca de fotografar e detalhar todas as etapas do acoplamento desse motor na caixa ..
Arranca Toco
18/11/2015, 18:01
516781516782516783516784516785516786516787
Fotos da desmontagem e situação do Arranca Toco.
pedrofarmacia
18/11/2015, 18:17
sucesso no seu projeto, parabéns...
hercilio.neto
18/11/2015, 21:22
Bela história e belo projeto.
Vou acompanhar com atenção.
T.Azevedo
18/11/2015, 21:50
Olá Sérgio, o motor é original sim, foi retificado, está todo Standard me parece pertencer ao Cargo ou a F-350.516738
Interessante que esse é apenas turbo...
Não faço ideia qual Ford pertencente, eu acreditava que todos 8-150 e 8-140 eram TDI depois que saiu o X10 da linha em 2005/6.
Interessante que esse é apenas turbo...
Não faço ideia qual Ford pertencente, eu acreditava que todos 8-150 e 8-140 eram TDI depois que saiu o X10 da linha em 2005/6.
esse deveria ser intercooler, apenas ligaram direto
Sergio c
19/11/2015, 08:46
Arranca toco, e tu já imaginou como vai fazer a flange p adaptar o câmbio da band nesse motor Cummins?
E como ficaria o eixo piloto e a embreagem?
Arranca Toco
19/11/2015, 13:05
Arranca toco, e tu já imaginou como vai fazer a flange p adaptar o câmbio da band nesse motor Cummins?
E como ficaria o eixo piloto e a embreagem?
Ultimamente tenho pensado muito nisso Sergio, na verdade até quando estou dormindo penso nisso hahahahaha, mas antes preciso retirar o cambio do jipe e fazer algumas comparações em relação a todo conjunto powertrain e chassi.
Tenho certeza de que terei de aumentar o eixo piloto, isto é fato, fazer uma flange entre a capa seca e o cambio com chapa de medidas entre 5/8 e 1"(polegada) de espessura, analizar o entalhado do eixo piloto do cambio 4M com o disco de embreagem do cummins pra saber se vai encaixar, medidas da ponta do eixo piloto do cambio 4M para com o volante do motor cummins, tipo de embreagem a ser empregada, capa seca e anti-capa seca corretas etc...
Mas tudo isso ainda está na teoria, acredito que irá muito mais além...
Adaptações exigem paciência, tempo e muita mas muita boa vontade e dedicação pra fazer tudo isso acontecer de verdade hehehehehehe. "Vai virar um tira e põe".
Realmente esta empreitada será uma das mais difíceis que já fiz, mas irei até o fim, mesmo que precise construir outro jipe.
"Agora é matar ou morrer!" kkkkkkkkkkkkkkkkk
Arranca Toco
19/11/2015, 15:25
Achei melhor os meninos prodígios iniciarem a fazer alguns dos muitos acessórios que vão ser confeccionados para o Arranca Toco enquanto o desmontamos. Enquanto isso vou quebrando a cabeça com o projeto, planilhas, custos, desenhos, cambio, motor e agregados que posteriormente teremos que dar uma atenção muito especial.
Aproveitei um Santo Antonio de uma S10 pra fazermos uma nova gaiola, viga "U" de 5 polegadas que dará espaço a um para choque de impulsão modelo asa delta com suporte e mesa para guincho, e um quebra-mato estilo europeu seguem algumas fotos:
516904516905516906516907516908516909516910
pedrofarmacia
19/11/2015, 15:33
este parachoque, você aproveitou o que estava nele? estou querendo fazer um deste para mim. tem as medidas?
Diogo_Vargas
19/11/2015, 16:29
Show a reforma. Estou acompanhando...
Um palpite, prenda teu santo antônio num local mais firme, tipo no chassi, pois preso no caixote na hora que virar vai entortar tudo e não vai fazer a função de proteger.
Sobre a embreagem quando o pessoal troca a caixa de 4 marchas para 5, usa disco de acordo com a caixa (ranhura do piloto) e platô de acordo com o volante (motor). Tenta medir se o disco da Band é o mesmo diâmetro que é usado no Cummins.
Vai postando fotos.
Boa empreitada.
Abraço.
Arranca Toco
19/11/2015, 16:31
este parachoque, você aproveitou o que estava nele? estou querendo fazer um deste para mim. tem as medidas?
Olá Pedro, o parachoque que estava nele foi descartado, estava todo torto. Comprei uma viga "U" largura de 5 polegadas, ela é um pouco mais espessa que o parachoque original toyota e o comprimento total é 1,40 de ponta a ponta.
Espero ter ajudado....abraços
pedrofarmacia
19/11/2015, 16:38
Olá Pedro, o parachoque que estava nele foi descartado, estava todo torto. Comprei uma viga "U" largura de 5 polegadas, ela é um pouco mais espessa que o parachoque original toyota e o comprimento total é 1,40 de ponta a ponta.
Espero ter ajudado....abraços
ajudou demais, valeu. estou numa reforma de uma também 1964.
Arranca Toco
19/11/2015, 16:40
Show a reforma. Estou acompanhando...
Um palpite, prenda teu santo antônio num local mais firme, tipo no chassi, pois preso no caixote na hora que virar vai entortar tudo e não vai fazer a função de proteger.
Sobre a embreagem quando o pessoal troca a caixa de 4 marchas para 5, usa disco de acordo com a caixa (ranhura do piloto) e platô de acordo com o volante (motor). Tenta medir se o disco da Band é o mesmo diâmetro que é usado no Cummins.
Vai postando fotos.
Boa empreitada.
Abraço.
Ola Diogo,
Obrigado pela dica, o Santo Antonio será preso em vários pontos da carroceria, ainda faltam fazer os reforços da caçamba, ainda está em fase de construção, irá virar uma gaiola inteiriça, se o prender no chassi acredito que vai passar muita vibração pra cabine. Referente a embreagem vou me lembrar da sua dica, assim que desmontar o danado estarei conferindo imediatamente. Valeu pela força!!!!!!
Arranca Toco
19/11/2015, 16:44
ajudou demais, valeu. estou numa reforma de uma também 1964.
Opa maravilha, sucesso companheiro!!!!!
516924 na minha opinião a aparência externa do carro deveria ser mantida o mais original possível, esse quebra mata vai esconder a beleza principal desse carro que e a frente...
T.Azevedo
20/11/2015, 00:35
De hoje em diante vai dormir assim ahahahahaha
516925
Sergio c
20/11/2015, 06:59
T Azevedo, essa é boa kkkkkkkk
Arranca Toco
23/11/2015, 13:07
O fim de semana foi bem produtivo, conseguimos terminar a gaiola de reforço do bruto. A carroceria foi reforçada interna e externamente. Aproveitei e ja deixei pronto os suportes para estepe e galão tambem que copiei de uma Hilux que vi quando estive em Cuiabá-MT. Utilizamos chapa em aço carbono espessura 3/16 para suportes, canos com parede 2mm de 2,5 polegadas e viga "U" 3 Polegadas com espessura 3/16.
Antes eu tinha um problema sério com os retrovisores, não me davam uma visibilidade satisfatória, então resolvi inovar fazendo um suporte e coloca-los virados para cima como nos caminhões. Optei por usar os retrovisores da fiorino, gostei da proporção e design.
517108517109517110517111517112517113517114517115
Sergio c
23/11/2015, 13:45
Andou bastante a reforma hehehe, vai ficar muito boa a band...
Arranca Toco
24/11/2015, 15:35
A reforma não para, estamos a todo vapor...
Desenvolvemos um suporte de mesa para o Guincho, em viga "U" de 3" espessura 5/8 e suporte para fixação do Rolete do guincho. Ficou fácil de montar e desmontar, seguro e bem discreto.
Os toyotas antigos não tem uma ponta de chassi traseira muito agradável de se ver, não tem acabamento e a lataria fica sobrando, então um de nossos amigos deu a idéia de fazer um bigodinho no chassi contornando junto com a lataria, achei a sugestão interessante e coloca-mos em prática. Também servirá como suporte para um para barro lameiro que estamos prestes a confeccionar, além de servir como reforço lateral caso o Arranca Toco venha a tombar hehehehe
Seguem as fotos....
517271517272517273517275517274517276
Coisa fina! Parabéns pelo trabalho!! A toyota vai ficar mais pesada do que já é... kkkkk
Abração!
Arranca Toco
24/11/2015, 17:31
Coisa fina! Parabéns pelo trabalho!! A toyota vai ficar mais pesada do que já é... kkkkk
Abração!
Obrigado colega. Certamente ficará 150KG mais pesada, porém o motor dará conta do recado sem problemas.
Atualmente ela está com 1.550 KG segundo a aferição da balança de nossa empresa e mesmo assim acho ela muito leve principalmente na traseira quando está no barro, muitas vezes quando estamos nos pântanos da fazenda levamos um saco de areia pra por atrás na caçamba pra melhorar a aderência. Por isso todo este calculo do peso a mais. AbraçÃo!
pedrofarmacia
24/11/2015, 18:08
como diz o mineiro o trem lá vai rápido, parabéns.
pedrofarmacia
24/11/2015, 18:11
arranca toco, você não consegue tirar uma foto de como é preso os pedais da sua band, para eu comparar com os meus? estou achando que fizeram uma adaptação no meu.
Sergio c
25/11/2015, 10:25
Só 1550kg? Muito leve!!
Também achei pouco, pois para a band fechada vai mais o teto, portas de metal e o curvão, sendo que a fechada passa dos 2.000kg.
Arranca Toco
25/11/2015, 13:09
arranca toco, você não consegue tirar uma foto de como é preso os pedais da sua band, para eu comparar com os meus? estou achando que fizeram uma adaptação no meu.
Olá Pedro, vou ver se consigo tirar uma foto e te mando, andei buscando na net e encontrei esta, são iguais aos meus pedais. O seu está muito diferente?
517364
Arranca Toco
25/11/2015, 13:20
Também achei pouco, pois para a band fechada vai mais o teto, portas de metal e o curvão, sendo que a fechada passa dos 2.000kg.
Olá Sérgio, realmente tambem achei muito leve o Jipe capota Lona, ele corre bem pra caramba, o ponteiro sempre colado no painel, se ela estivesse no ring estaria inscrita na categoria "peso pena" hahahahahaahaha...
Andei fuçando no manual e tirei uma cópia.Segundo ele pesa apenas 1500KG. Porém o Jipinho já está com pneus maiores mas foi retirado todas aquelas lâminas de molas a mais, se eu não me engano ele tinha 14 molas em cada feixe, está sem capota, sem portas e sem o peso dos freios a tambor que ele tinha nas 4 rodas. Aliviou um monte de parafernalhas desnecessárias.
Também achei pouco quando o pesamos aqui no pátio, por isso insisto na necessidade de colocar "um peso nas costas" dele.
Segue a foto cópia do manual:
517365
Arranca Toco
25/11/2015, 14:26
Preparando para alocação do computador de bordo e instrumentação.
Mestre "Japonês" nosso cientista louco mandando bala....
Fizemos um aumento do painel, o atual estava muito raquítico.
517369517370517371517372517373517374
pedrofarmacia
25/11/2015, 15:30
Olá Pedro, vou ver se consigo tirar uma foto e te mando, andei buscando na net e encontrei esta, são iguais aos meus pedais. O seu está muito diferente?
517364
Segue as fotos do suporte onde vai os pedais.
517376517377
Arranca Toco
25/11/2015, 15:45
Segue as fotos do suporte onde vai os pedais.
517376517377
Realmente está bem diferente. A parede que divide o cofre do motor com a carroceria já foi alterada. O que pretende fazer? Minha opinião neste caso é o seguinte:
1 - Com algumas horas de trabalho pode-se voltar tudo novamente ao original, mas esta tarefa levará uma certa paciência para faze-lo, é meio chatinho. Certamente vai ter de refurar os locais onde irão passar os pinos dos pedais e acionamento dos burrinhos e o local para fixa-los.
2 - Como eram os pedais do jipe antes da desmontagem? Funcionavam bem? Dependendo da situação poderia mante-los da forma em que se encontram, trabalhando em melhorar apenas a regulagem de altura dos pedais e acionamento dos mesmos para um funcionamento ainda melhor.
Cesar
pedrofarmacia
25/11/2015, 15:52
Realmente está bem diferente. A parede que divide o cofre do motor com a carroceria já foi alterada. O que pretende fazer? Minha opinião neste caso é o seguinte:
1 - Com algumas horas de trabalho pode-se voltar tudo novamente ao original, mas esta tarefa levará uma certa paciência para faze-lo, é meio chatinho. Certamente vai ter de refurar os locais onde irão passar os pinos dos pedais e acionamento dos burrinhos e o local para fixa-los.
2 - Como eram os pedais do jipe antes da desmontagem? Funcionavam bem? Dependendo da situação poderia mante-los da forma em que se encontram, trabalhando em melhorar apenas a regulagem de altura dos pedais e acionamento dos mesmos para um funcionamento ainda melhor.
Cesar
funcionava bem, porém a posição deles não era boa.
Arranca Toco
27/11/2015, 14:20
Portas ao estilo Americano Rock Crawler e suporte de galão e estepe. Segundo os meninos da equipe toda esta reforma está sendo uma terapia... Não tem um dia em vou dormir sem pensar em tudo isto kkkkkkkkkkkkkkkkk ta sendo tudo muito bom......
517463517464517465517466517467517468517469517470
Arranca Toco
27/11/2015, 14:22
funcionava bem, porém a posição deles não era boa.
Seria interessante mudar a posição, mas antes verifique se acaso não seria melhor fazer pelos pedais ao invés de mexer em toda regulagem, quem sabe.....
Arranca Toco
27/11/2015, 14:43
Alguém ai ja comprou ou fez alargadores de paralamas acima de 4cm?
Só estou encontrando alargadores de borracha, queria algo mais imponente pro Arranca Toco...
Diogo_Vargas
27/11/2015, 15:20
Alguém ai já comprou ou fez alargadores de para-lamas acima de 4cm?
Só estou encontrando alargadores de borracha, queria algo mais imponente pro Arranca Toco...
Já que está realizando um belo trabalho em chapa, já alarga os para-lamas dianteiros na chapa mesmo e atrás faz em lata um alargador no formato da caixa de roda. Depois de pintado vai ficar show.
Uma pena que já fez o suporte de estepe, conheço uma família que partiu em uma Band longa para dar a volta ao mundo e o suporte de estepe e galão é nada menos que um towbar pra ele ser puxado em caso de pane. Com pinos de um lado e uma bola de reboque do outro, segue a foto.
517473
Abraço e acompanhando.
hercilio.neto
27/11/2015, 21:03
Já que está realizando um belo trabalho em chapa, já alarga os para-lamas dianteiros na chapa mesmo e atrás faz em lata um alargador no formato da caixa de roda. Depois de pintado vai ficar show.
nos paralamas traseiros dá pra adaptar o alargado do Mercedes 709. É em chapa de aço estampado.
Na frente poderá alargar os paralamas originais.
Em tempo: Belo trabalho nas soldas. Tá ficando muito bom.
Arranca Toco
29/11/2015, 18:41
Obrigado pela dica amigos, acho que terei de fabricar mesmo, pois não encontro nada em fibra ou coisa do gênero. Abraços
Arranca Toco
05/12/2015, 13:11
Bom, depois de pesquisar muito sobre os alargadores pra Band e me frustando por não encontrar nada acima dos 4cm de largura resolvemos fabricar um conjuntinho.
Os traseiros ficaram com 10cm de largura e os dianteiros com 8cm e o mais legal, podem ser retirados a qualquer hora pois são parafusáveis. A tarefa de construí-los foi hercúlea, levaram muitas horas medindo e fazendo o "tira e põe" mas no final deu tudo certo.
Aproveitamos a ocasião e instalamos o Snorkel também, este porém é em fibra.
Segue as fotos para apreciação de todos...
517963517964517965517966517967517968517969
Sergio c
05/12/2015, 15:24
Ficaram ótimos esses alargadores, só tem que desviar das árvores heheheheh
hercilio.neto
05/12/2015, 22:32
Ficou bem bacana mesmo.
Vai pintar os alargadores da mesma cor do jipe, ou será preto?
Alguns companheiros alargaram o paralama dianteiro segmentando a peça longitudinalmente e soldando uma tira de lata entre as partes.
Me pareceu um trabalho mais fácil do que confeccionar alargadores de metal.
517974
Sergio c
06/12/2015, 11:58
Ficou bem bacana mesmo.
Vai pintar os alargadores da mesma cor do jipe, ou será preto?
Alguns companheiros alargaram o paralama dianteiro segmentando a peça longitudinalmente e soldando uma tira de lata entre as partes.
Me pareceu um trabalho mais fácil do que confeccionar alargadores de metal.
517974
É uma boa idéia tb essa Hercílio, manten a originalidade e não tem parafusos para enferrujar na junção do alargador com o paralama.
T.Azevedo
06/12/2015, 13:25
As vezes depois de pintado ficará bom
Arranca Toco
06/12/2015, 16:41
Ainda não sei de que cor pintar, provavelmente será preto, prata, grafite ou coisa do genero, depois da carroceria pronta decidiremos a cor que melhor o destacará...
Acreditem não vale a pena fazer este serviço, pois vão muitas, repito, muitas horas de trabalho. Terei de colocar debruns ainda pra manter um bom acabamento nas peças.
A melhor forma é fazer como o Hercílio indicou na foto, mantendo a longitudinalidade da peça.
hercilio.neto
06/12/2015, 18:46
Dá pra ver que é muito trabalhoso, mas o resultado ficou top.
Certa vez, vi uma Band de lona cujos paralamas dianteiros foram feitos a partir de uma armação de tubos dobrados e recobertos com lata. Muito bacana também, ficou num formato bem parecido com o original.
T.Azevedo
06/12/2015, 19:56
Isso é gosto pessoal...mas uma jóia como essa sua quanto mais limpo o visual mais bonito fica. Não precisa de alargador na minha opinião.
No máximo aquele discretos de borracha só pros guardas não encher o saco
Arranca Toco
10/12/2015, 11:26
Foi dado início a desmontagem completa. Muitos podres no assoalho e ferrugem pra KCT!
É quase certeza que teremos de refazer todo a chapeamento do assoalho incluindo as caixas dos paralamas traseiros, tá muito judiado, não é pra menos, este jovem senhor tem 50 aninhos de idade e aguentou muitoooooooo!!!!!!!!
Enquanto desmontamos os paralamas e retiramos toda a parafernália de acessórios, resolvi fazer uma tampa traseira nova pro Arranca Toco, aproveitando o emblema Toyota original juntamente com as dobradiças, a atual estava empenada e não iria compensar reformá-la. Esta porém, ficou original com espessura 3/16.
As antigas lanternas traseiras MB também sofreram alteração. Irão dar espaço aos marmitões acrílicos do FORD Cargo 819.
Após a separação da carroceria com o chassi, creio na próxima semana, daremos início ao vai e vem de oficinas de Funilaria e Mecânica do conjunto.
Já estou preparando o bolso pois a cassetada vai ser doída hahahahahahaha.........
518276518277518278518279518287
Arranca Toco
10/12/2015, 11:44
Aproveitando a deixa quero apresentar minha mais nova aquisição. "A Graciosa".
Encontrei em um sítio perto de Mandaguaçu - PR. Paguei R$8.000,00 nesta Toyotinha 1968 Pick up longa reformada mas toda original, ta a coisa mais linda hehehee....funciona tudinho e o melhor, já está com o motor OM364 La que é a coisa mais linda de ver funcionando, o que foi suficiente pra ir ao banco e bater o martelo na compra kkkkkkkk........ estou muito satisfeito!!!!!!
518289518291518292
Diogo_Vargas
10/12/2015, 12:12
Show a reforma Arranca Toco.
Bah essa sua nova aquisição foi ótima, muito barata...
Acompanhando.
Abraço.
Parabéns pela compra, só o motor já vale o que você pagou!
Abs
Caramba! Que belo achado. 8 mil foi de graça! Só o motor já vale isso!
Abrass.
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas:
mais uma linda aquisição.
faça mais fotos
Sergio c
10/12/2015, 18:31
Essa compra foi um presente do Papai Noel hehehehehe
hercilio.neto
10/12/2015, 23:48
Amigo,
Parece que o o amortecedor tem um coilover.
Você poderia detalhar como foi adaptado?
518341
Arranca Toco
11/12/2015, 07:42
Amigo,
Parece que o o amortecedor tem um coilover.
Você poderia detalhar como foi adaptado?
518341
Exatamente Hercílio, eu diria que está mais pra amortecedor dianteiro do Gol bola que pra Coilover heheheheh....
Esta foi a solução mais econômica e eficaz que encontrei pra resolver de uma vez o problema do jipe passarinhar na estrada.
Com os pneus 33X12,5 R15 já muda muito a direção, depois inventei de passar as molas por cima do eixo diferencial aí piorou de vez, o jipe a 80 KM/h não parava na pista. Este sistema resolveu 100% meu problema, porém o jipe ficou mais durinho na frente por ter 2 amortecedores em cada roda. Acredito que em jipes do ano 81 pra cima não tenha este problema pois as molas são mais macias e um pouco mais longas podendo adaptar sem problemas e no meu caso acredite se quiser, as molas são originais e curtas é um tremendo "queixo-duro". Assim que desmontar por completo vou encaminhá-lo a uma oficina especializada em molejos pra saber o que pode ser feito pra tornar esta suspensão mais confortável, ela ainda tem muitas lâminas a mais no feixe de molas.
Agora aos detalhes: Se achar conveniente este sistema, o ideal seria cortar uma volta de cada mola do Gol pra que a frente do jipe não fique mais alta do que a traseira, assim ele entrará melhor nas curvas. O suporte inferior desse "coilover" no meu caso foi soldado diretamente no diferencial e a parte superior foi feito um suporte em barra chata 1/2 polegada parafusado ao chassi que por sua vez ficava parafusado na parte de cima do amortecedor.
Elmer_Jeep
11/12/2015, 12:19
Exatamente Hercílio, eu diria que está mais pra amortecedor dianteiro do Gol bola que pra Coilover heheheheh....
Esta foi a solução mais econômica e eficaz que encontrei pra resolver de uma vez o problema do jipe passarinhar na estrada.
Com os pneus 33X12,5 R15 já muda muito a direção, depois inventei de passar as molas por cima do eixo diferencial aí piorou de vez, o jipe a 80 KM/h não parava na pista. Este sistema resolveu 100% meu problema, porém o jipe ficou mais durinho na frente por ter 2 amortecedores em cada roda. Acredito que em jipes do ano 81 pra cima não tenha este problema pois as molas são mais macias e um pouco mais longas podendo adaptar sem problemas e no meu caso acredite se quiser, as molas são originais e curtas é um tremendo "queixo-duro". Assim que desmontar por completo vou encaminhá-lo a uma oficina especializada em molejos pra saber o que pode ser feito pra tornar esta suspensão mais confortável, ela ainda tem muitas lâminas a mais no feixe de molas.
Já que vc não tem receio com adaptação pesada, instale os feixes da 95 em diante, passe os jumelos pra trás da roda e utilize amortecedores pressurizados, a absorção de impactos melhora muito, sem a necessidade de amortecedores ou molas extras.
O "passarinhar" é cáster fora de medida, basta deixar com 5 a 7 graus positivos que acaba com o problema.
Outro detalhe, instale o amortecedor de direção na barra longa.
[]'s
lucciano amaral
11/12/2015, 15:09
parabens pela empreitada, showw de bola, vou acompanhar o topico
Arranca Toco
12/12/2015, 12:44
Já que vc não tem receio com adaptação pesada, instale os feixes da 95 em diante, passe os jumelos pra trás da roda e utilize amortecedores pressurizados, a absorção de impactos melhora muito, sem a necessidade de amortecedores ou molas extras.
O "passarinhar" é cáster fora de medida, basta deixar com 5 a 7 graus positivos que acaba com o problema.
Outro detalhe, instale o amortecedor de direção na barra longa.
[]'s
Olá Elmer, vc diz o feixe da toyota pick up ou jipe? Se não me engano o feixe da pick up é mais longo não é? Quanto a montar o feixe invertido faz um pouco de sentido sim, ele pode ficar bem mais macio, ai teria de mudar a posição do suportes também não é? De qualquer forma vou verificar com o pessoal das Molas Germani daqui de Maringá, são experts no assunto, estão no ramo a mais de 40 anos.
Quando o jipe passarinhava, o caster já havia sido alterado, tive de alterar inclusive o xime cortando e girando 0,5cm para trás, mas acho que foi pouco...
Já copiei em relação a barra de direção, vou acrescentar um amortecedor pra ver se resolve e aproveitar e trocar os terminais de direção pelo do caminhão Chevrolet D-60 que são maiores, os da Toyota estão estourando muito rápido, não venço ficar trocando.
Abraços e obrigado pela dica companheiro!!!!
Arranca Toco
12/12/2015, 13:20
Ontem a tarde tive uma bela surpresa ao chegar em casa...
Finalmente chegaram os novos sapatinhos do Arranca Toco.
Saem de cena as Rodas de ferro Daytona 15 X 8" off set -25 e pneus ressecados e dão entrada os Pneus Adventuro 33X12,5 R15 e rodas de liga 15 X 10" Fortwheel off set -44.
Comprei com o vendedor Rodner do site Gama4x4, tive um ótimo atendimento, o produto chegou em 10 dias.
518424518425518426
Sergio c
12/12/2015, 13:33
Que bela compra Arranca Toco......
Arranca Toco
12/12/2015, 13:41
Minha esposa nem suspeita, mas se ela soubesse a vontade que eu estava de dormir esta noite com estas rodas dentro da garagem hahahahahahahahahaahah, fui pelo menos umas 10 vezes pra ver se os pneus estavam lá, tou igual uma criança quando ganha o brinquedo desejado, é tudo novidade!!! kkkkkkkkkkkkkkkk
hercilio.neto
12/12/2015, 15:49
Cara, sua Band vai ficar uma beleza. Essas rodas são lindas.
CILTON/CLILTON
15/12/2015, 16:01
O grande problema de equipar Bands, é que ficam muito bonitos e chamam a atenção mesmo de todos, inclusive os meliantes, então a proteja bem, para não ser surpreendido.
Arranca Toco
26/12/2015, 22:19
Aproveitando o restinho de ano que me sobrou, adiantei o que deu pra poder dar andamento do projeto.
Finalmente a carroceria foi separada do chassi, fui aproveitando a deixa e levei o cacareco pra dar um banho de solupan, assim fica mais fácil verificar como está a situação do conjunto.
Ao chegar do lava jato, fomos adiantando a parte de chapeamento do assoalho, praticamente tudo podre, incluindo as travessas de reforço que ficam embaixo da carroceria. Trocamos a travessa principal e as caixas dos paralamas traseiros e fizemos uma nova caixinha para receber a bateria. Praticamente a parte de chapeamento foi concluída, agora é aguardar a virada do ano e mandar a carroceria aos cuidados do funileiro.
Nesse meio tempo, a empresa entra em recesso mas já vou me organizando pro ano que vem pra dar uma atenção especial ao chassi e em todo conjunto powertrain incluindo a estrela do projeto, o Motor Cummins 3.9.
Pelo jeito vou começar o ano de cabeça quente, visto que já passei horas e horas desse restinho de ano analisando, medindo e comparando as muitas variáveis na adaptação, tanto do motor, quanto do cambio e diferenciais. Vai dar um belo trabalho sem dúvida e vou sonhar muitas noites com tudo isso, mas com jeitinho ele vai encaixar na jabiraca hehehehe....
519059519060519061519062519063519064519065519066
Arranca Toco
28/12/2015, 12:45
Já estou adiantando as compras dos acessórios para o Arranca Toco pela net. Hoje chegaram os 12 Relógios de instrumentação de bordo que solicitei através do site DELBRAS.
Foram comprados com o vendedor Rômulo, atendimento muito bom, já compro com ele a alguns anos. Todos os manômetros terão iluminação em led e seguem uma padronização de cor de fundo preto e aros pretos também.
Acabei passando em uma Auto peças aqui em Maringá e adquiri 4 amortecedores cofap turbogaz derivados da nova f4000.
Em vista dos amortecedores Rancho estes são bem mais em conta porém não oferecem regulagem e a qualidade também deve ser inferior mesmo sendo de uma marca de procedência, os Cofap são mais longos também em relação aos originais da Toyota, cerca de 60cm quando estão abertos, seria mais ou menos o tamanho de um amortecedor do caminhão MB 1113. Como a suspensão será toda retrabalhada resolvi arriscar.
519097519098
Sergio c
28/12/2015, 14:27
Arranca Toco, que referência é a desse amortecedores da Cofap? Eu estou de olho p comprar amortecedores novos, mas a referência do pessoal é o da Ranger Argentina, se não me engano é a GL 12343.
Arranca Toco
28/12/2015, 15:29
Arranca Toco, que referência é a desse amortecedores da Cofap? Eu estou de olho p comprar amortecedores novos, mas a referência do pessoal é o da Ranger Argentina, se não me engano é a GL 12343.
Olá Sergio, segue a referência do Cofap Turbogaz para F-4000: GL 13080.
Já vi algumas Bands com o amortecedor da Ranger, só elogios também!
hercilio.neto
29/12/2015, 01:08
É importante que o amortecedor seja de dupla ação, pois as molas rebatem forte e a Band acaba pulando e jogando todo mundo pra cima.
O da Ranger tem tamanho e olhais compatíveis com a Band.
Cod GL12343
Sergio c
29/12/2015, 08:36
Valeu pelas dicas Hercilio e Arranca toco, vou dar uma pesquisada.
Arranca Toco
02/01/2016, 11:03
Finalmente carroceria acertada e em viagem ao funileiro...
519380
Arranca Toco
02/01/2016, 11:19
Enquanto isso na oficina...
519381519382519383
Refizemos e reforçamos todas as travessas do Arranca Toco pra evitar qualquer tipo de torção, as antigas estavam bem deterioradas e com algumas partes podres.
Na ocasião encontrei nas minhas tralhas um cilindro de ar da Pa Carregadeira Michigan 55C que é idêntico ao do Caminhão MB 1113, e acabei instalando ao chassi visto que o motor que adquiri tem um excelente compressor de ar do Ford Cargo. Assim poderei usar várias ferramentas pneumáticas e até mesmo pra encher pneus e bater um ar na poeira de dentro do cock pit.
No bigodinho na ponta do chassi traseiro foi feito um reforço no caso do jipe vier a tombar e servirá tambem como suporte de um parabarro tipo lameiro que ainda estou por confeccionar.
Aproveitei o velho extintor e fiz uma engenhoca hehehe. Trata-se de um Snorkel para os diferenciais, cambio, e respiro do tanque de combustível, espero que de certo rsrsrsrs.
Arranca Toco
04/01/2016, 09:21
Bom dia amigos!
Esta semana daremos início a adaptação do Motor Cummins com o Cambio Toyota, enquanto vamos nos preparando para a empreitada vou falando um pouco a respeito do motor.
Trouxe-o esta manhã a oficina para os meninos da "velha guarda" analisarem de perto o que precisa ser feito.
519469519470
Tenho certeza de que assim como eu, muitos aqui estão curiosos e com muitas dúvidas então vou resumindo ao máximo e tentando explicar da melhor forma possível.
Adquiri este motor a alguns meses através de um site de compras e vendas (OLX). O vendedor era de Londrina (110 KM de Maringa) representante na empresa Tecnomotor especializados em bombas injetoras. O 4BT estava parado a alguns meses juntamente com um MWM X10 enorme de 4cc e um Cummins 6BT, então fiz uma proposta ao gerente da firma que aceitou a oferta de me entregar o motor retificado standard com 150CV com kits pistões da F-250 de 3 canaletas e com todos os acessórios para que eu pudesse adaptar da Band.
Segundo Junior (Tecnomotor), o Cummins é derivado de uma Retroescavadeira Case 580H, e disse ser o mesmo que equipa as F-350 e alguns modelos do Ford Cargo 815.
Antes mesmo de comprar o motor eu já havia visitado a Casa Ford auto peças em Maringá e conversado muito com o proprietario Gilberto expondo a situação de adaptação que eu estava prestes a fazer.
Ele me informou que este motor também equipou algumas F-250 me parece que as mais antigas e sanou muitas de minhas dúvidas por isso acabei decidindo optar pelo Cummins.
No 4BT que comprei do junior foi adicionado o motor de partida da F-250 assim como o alternador de 90Ah da mesma, anti capa seca do caminhão Cargo 815 que também equipa o VW 8-150, juntamente com o compressor de ar, volante e cremalheira todos derivados do caminhão Ford.
O carter teve de ser substituído por um mais "raso" veicular pra que evitasse contato com o diferencial dianteiro da Band e a bomba injetora Delphi (estacionária de uso agrícola) também teve de ser substituída por uma veicular nova da linha Bosch e os bicos injetores também.
A bomba de vácuo que vai acoplada no Bloco do motor até o Hidrovácuo através de uma mangueira também foi susbstituída por uma menor e a instalamos junto ao compressor de ar deixando o bloco livre e espaço suficiente para o compressor de ar poder trabalhar juntamente com a bomba de DH que também vai instalada no pé do compressor. Segue a foto:
519473
Gostei muito da concepção de poder utilizar todos estes equipamentos tocados diretamente pelas engrenagens do motor, fica bem prático e de fácil manuseio diminuindo bastante o espaço a ser utilizado. No instante que o funcionamos não tive dúvidas de que seria uma fera embaixo daquele capô azul, o sorriso foi até na orelha rsrsrsrsrs.
Assim o motor fica completo, ou pelo menos quase hehehehehehe...
Sergio c
04/01/2016, 11:32
Belo motor Arranca Toco, mas vai te dar um belo trabalho adaptá-lo na bandeirante. Sucesso nessa empreitada....
Elmer_Jeep
04/01/2016, 18:51
Sim, esse motor saiu nas primeiras F250 98/99 e continuou nos F350 e F4000 com bomba mecânica mesmo depois da norma Euro 4.
obs: cc é cilindrada cúbica.
[]'s
T.Azevedo
04/01/2016, 21:40
Temos uma f350 na roça dessas euro sei lá quanto das mais novas último modelo do 4bt, e o motor foi bem capado pra passar nas normas de emissões da época. Tem só 120 cv, bem mais amarrado que os antigos. Hoje ela e a 4000 vem com um 2.8 cummins que não sei dizer se presta ou não. Mas esse 4bt das ultimas é um senhor motor e gira bem parecido com o OM-364 da Band, porém mais "liso"
Arranca Toco
06/01/2016, 11:39
Conseguimos dar início a adaptação, realmente é um pouco trabalhoso, porém nada impossível,
Terei de substituir a anti capa seca, o volante e cremalheira do Ford Cargo 815, pois ficaria um conjunto comprido demais se mantivesse esta configuração, após a anti capa vai ainda a capa seca, está sim é enorme e ficaria muito desproporcional tendo que cortar inclusive partes da carroceria pra se ajeitar. Se a Band fosse Longa não me preocuparia tanto mas mesmo assim a capa seca é desconformada de grande hehehe. Vale lembrar que a Band só possui a capa seca que vai diretamente farafusada ao motor não existe esta anti capa seca. Segue fotos da Anti capa e do volante com a cremalheira desmontados:
519636519637519638
Após este probleminha fiz uma visita ao Gilberto da Casa Ford auto peças Maringá, ele gentilmente me emprestou uma capa seca da F-250 para que eu pudesse efetuar algumas medidas. A capa que ele me emprestou tem o tamanho compatível com a da Band, é cerca de 2cm menor de diametro que a que está acoplada ao OM314S.
519639519640
Arranca Toco
06/01/2016, 12:05
O fato da capa seca da F-250 ser menor já impede que eu possa usar o disco de embreagem da Bandeirantes, então adquiri um conjunto novo de Plato e Disco da mesma para motor Cummins. Dessa forma o Gilberto me orientou a colocar todo o sistema de embreagem da F-250 que por sinal é Hidráulico, e assim não ficará tantas adaptações, apenas entre o cambio e a capa seca.
519641
O Disco cummins serviu perfeitamente no entalhado do eixo do cambio 4 marchas da Band, não deixando folgas, inclusive levei o cambio até a Embremar para que o proprietário desse uma opinião a respeito, segundo ele posso ficar tranquilo. Não sei se posso dizer o mesmo do cambio de 5 marchas pois um de nossos colegas adaptou um desses no engesa também com Motor Cummins e me parece que teve de substituir por uma ponta da Silverado Diesel 6cc.
Meu problema foi resolvido em partes, pois eu ainda precisava da anti capa seca pra acoplar ao motor juntamente com um volante e cremalheira da F-250, estas peças o Gilberto não dispunha, apenas por encomenda e o preço iria as estrelas, então resolvi fazer um giro pelos desmanches em Maringá pra ver se encontrava algo e acho que tive sorte, aliás muita sorte pois estas peças são moscas brancas.
519642 519643
Fui encontrar nos confins de Sarandi-PR, o vendedor Valdinei ainda aceitou minhas peças como base de troca, então paguei apenas pela capa seca, o volante, cremalheira e anti capa saíram na faixa. Logicamente meus acessórios valiam muito mais do que os dele, porém meu problema agora ficou resolvido. Ufa!!!!
Aproveitei que estava no desmanche e adquiri 1 par de pinças da S10 2008 pro Arranca toco, o gerente da MH Toyota Maringá disse que é a mesma que equipa as Bands nesses kits que vendem pela net, mas a furação conforme comparei é totalmente diferente. Pro meu desprazer agora terei de rebolar pra fazer uma mudança nos suportes das pinças. A vida é assim mesmo, ganha-se uma e perde-se outras rsrsrrs
Logo depois fui correndo a Casa Ford e devolvi a capa seca emprestada ao Gilberto, mas acabei comprando o kit embreagem Hidráulica da F-250 com ele, e que pra minha alegria ele tinha um kit usado em excelentes condições. Não tive dúvida e bati o martelo na compra. hehehehehe
Agora o negócio é voltar ao projeto na oficina e por a mão na massa!!!
Elmer_Jeep
06/01/2016, 12:38
Apesar de usarem o mesmo pistão, reparo e pastilha, as pinças não são compatíveis. Os cavaletes são diferentes como vc já viu e a pinça da s10 é projetada pra um disco mais espesso, mesmo se vc refurar os cavaletes pra montar no suporte da toyota não vai dar freio porque os pistões precisam afastar muito pra alcançar o disco da band.
Se eu fosse vc tentaria devolver as pinças, já tive um jogo dessas no meu jeep e o pedal era baixo o tempo todo, usamos calços nas pastilhas mas não melhorou quase nada, o freio só ficou bom quando troquei pelas pinças próprias da Band.
[]'s
Arranca Toco
07/01/2016, 11:24
Apesar de usarem o mesmo pistão, reparo e pastilha, as pinças não são compatíveis. Os cavaletes são diferentes como vc já viu e a pinça da s10 é projetada pra um disco mais espesso, mesmo se vc refurar os cavaletes pra montar no suporte da toyota não vai dar freio porque os pistões precisam afastar muito pra alcançar o disco da band.
Se eu fosse vc tentaria devolver as pinças, já tive um jogo dessas no meu jeep e o pedal era baixo o tempo todo, usamos calços nas pastilhas mas não melhorou quase nada, o freio só ficou bom quando troquei pelas pinças próprias da Band.
[]'s
Olá Elmer,
Cara vc tem toda a razão, a pinça da S10 que comprei não consegue morder o disco da Bandeirante, fica distante pra kct! Me ferrei nesta compra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Vou ver se csg efetuar a troca mas acho que não vai dar pois fiz um negócio meio casado com o Valdinei do desmanche, mesmo assim vou persistir.
Tenho uma dúvida:
Este Kit freio original da Band serve apenas nas rodas 16 não é mesmo? Será que alguém aki já utilizou ou está utilizando os freios a disco da band montados nas rodas 15 polegadas?
Ta aí mais um probleminha que terei de enfrentar. Pois se não couber vou tentar ir atrás das pinças e discos da Hilux que são menores e compatíveis com a roda aro 15.
Se por acaso eu não conseguir trocar as pinças será que daria certo eu adaptá-las na traseira com os discos da S10? Estou ciente que eu teria que refurar os discos pra casar com o cubo da band. Deixo esta pergunta no ar pra quem souber responder......
ALVARO ANGELO
07/01/2016, 16:59
Olá Elmer,
Cara vc tem toda a razão, a pinça da S10 que comprei não consegue morder o disco da Bandeirante, fica distante pra kct! Me ferrei nesta compra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Vou ver se csg efetuar a troca mas acho que não vai dar pois fiz um negócio meio casado com o Valdinei do desmanche, mesmo assim vou persistir.
Tenho uma dúvida:
Este Kit freio original da Band serve apenas nas rodas 16 não é mesmo? Será que alguém aki já utilizou ou está utilizando os freios a disco da band montados nas rodas 15 polegadas?
Ta aí mais um probleminha que terei de enfrentar. Pois se não couber vou tentar ir atrás das pinças e discos da Hilux que são menores e compatíveis com a roda aro 15.
Se por acaso eu não conseguir trocar as pinças será que daria certo eu adaptá-las na traseira com os discos da S10? Estou ciente que eu teria que refurar os discos pra casar com o cubo da band. Deixo esta pergunta no ar pra quem souber responder......
Uso kit original com rodas 15 sem problemas.
Alvaro Angelo
Arranca Toco
07/01/2016, 20:34
Uso kit original com rodas 15 sem problemas.
Alvaro Angelo
Ola Ângelo, qual a tala das suas rodas? As minhas são 15X10, se eu optar por o freio original provavelmente terei que confeccionar um kit de alargadores também. Não sei se ficaria bom, mas até la vou amadurecendo a idéia, obrigado pela dica!
ALVARO ANGELO
07/01/2016, 20:46
Ola Ângelo, qual a tala das suas rodas? As minhas são 15X10, se eu optar por o freio original provavelmente terei que confeccionar um kit de alargadores também. Não sei se ficaria bom, mas até la vou amadurecendo a idéia, obrigado pela dica!
Amanhã vou medir e lhe passo o tamanho.
Alvaro Angelo
T.Azevedo
07/01/2016, 21:00
A minhas são 15 e tenho freio a disco nas 4 original da Band.
Se não me engano 15x8 o off set tem que ser no mínimo -25 ou -27
15x10 tem que ser -44 ou -47.
Arranca Toco
07/01/2016, 21:38
A minhas são 15 e tenho freio a disco nas 4 original da Band.
Se não me engano 15x8 o off set tem que ser no mínimo -25 ou -27
15x10 tem que ser -44 ou -47.
As suas rodas também são 15X10? Estou com off set -44 será que a roda entra sem pegar na pinça?
As minhas rodas são 15x10 com offset -44. Uso disco nas quatro rodas.
Abrass.
Arranca Toco
08/01/2016, 19:55
As minhas rodas são 15x10 com offset -44. Uso disco nas quatro rodas.
Abrass.
Vlw pela dica Nirlei, agora fico mais tranquilo hehehehe
Arranca Toco
08/01/2016, 20:10
A semana foi um pouquinho corrida, tive um contratempo com os freios mas nada anormal. Segue o andamento do Upgrade da Band:
519895519896519897519898519899
Na funilaria: Os acessórios já foram lixados e acertados com o fundo primer e estão prontos para a pintura. Na carroceria mais especificamente na parte do assoalho por debaixo e por cima foi lixado com escova copo na lixadeira retirando todos os vestígios antigos ficando só na lata e em seguida foi aplicado um tratamento anti corrosivo em excesso para evitar que a ferrugem avance, servindo principalmente para pontos que não foram alcançados na carroceria. A chapa ficou pretinha conforme o primeiro anexo da carroceria. Após a secagem de praticamente 24h aplicamos o emborrachamento e o fundo náutico Zarcão (foto 2) e por último a tinta semibrilho (foto 3). Ao total foram 4 camadas, ficou super grosso, espero que dure alguns anos hehehehe.....
Arranca Toco
08/01/2016, 20:39
O chassi foi enviado ao pessoal da Molas Germani (40 Anos) de Maringá, argumentei com Donizete (gerente) da possibilidade de uma suspensão um pouco mais macia e sem perder a robustez, e que não "arriasse" com o tempo como tenho visto acontecendo com alguns amigos Toyoteiros.
Conforme um dos amigos aqui do fórum sugeriu disse a eles da possibilidade de montarmos um feixe de molas invertido, pois o jeep é curto e dificilmente ficaria macio mesmo com novas molas, apesar que o aço usado de hoje em dia é mais mole que o da década de 60, mas isso não me passou muita segurança.
Segundo o catálogo de peças da Bandeirante já modernas que me mostraram, as Bands dos tipo Jipe originalmente vão com 5 molejos no feixe da frente e 5 no de trás. O meu estava com 6 na frente e 7 atrás.
Já nas toyotas modelo pick-up longa acrescenta-se 5 molejos na frente e 6 atrás por causa do tamanho entre eixo a capacidade de carga que tende a aumentar.
Dessa forma A Germani decidiu montar no jipe a suspensão dianteira com o feixe de molas invertidos traseiros derivados da Pick-up L-200 Triton e passamos o feixe que estava na dianteira para a traseira eliminando o existente. Os suportes das molas também forão alterados cerca de 10cm o dianteiro para frente e o traseiro para trás pois os molejos da Triton são mais compridos conforme mostra as fotos em anexo. Depois do jipe montado terei de retornar para fazermos alguns ajustes de altura.
519903519904519905
hercilio.neto
08/01/2016, 22:06
Arranca Toco,
A suspensão do seu jipe já era SPOA. Não sei como era o higt steel e quais os dispositivos anti wrap estava usando, mas é importante atentar para esses detalhes que agora serão mais afetados pelos feixes mais macios com menos lâminas e pelos pneus maiores.
Arranca Toco
09/01/2016, 11:59
Adaptação do Cambio Toyota 4 marchas junto a capa seca motor cummins:
519939
Confeccionamos a chapa adaptadora do cambio a capa seca. Ela tem 1 polegada de espessura e vai travada com 4 parafusos Aço M12 por dentro da capaseca, pois tem espaço de sobra e não atrapalha o garfo da embreagem. Por fora ficaram as roscas prontas pra alojar a caixa de cambio.
519940519941519947
O eixo piloto deverá sofrer um aumento de exatamente 4,75 cm pra chegar ao volante do motor. Assim que desmontar o cambio já levarei o eixo para usinar.
No cambio Toyota de 5 marchas a chapa é um pouco diferente, segue as fotos tiradas de um companheiro participante do forum que realizou esta empreita em um Engesa:
519942519943519944
No rolamento de embreagem da F 250 tivemos de fazer uma bucha para ficar compatível com a medida da moringa do Cambio, ficou bem casadinho.
519945519946
O cambio já se encontra em transporte ao mecanico, espero que não tenha nenhuma surpresa dentro dele na hora da revisão hahahahahahaah.
519948
Elmer_Jeep
09/01/2016, 12:21
Amigo, tudo bem que a empresa pode ter experiência com molas e etc, mas tá tudo errado aí.
Spoa e inversão de jumelo não é coisa simples, se vc quer que seu carro não te dê dor de cabeça no futuro tem que ficar atento aos detalhes dessa adaptação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/519903d1452292849-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-2-94-.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/519904d1452292907-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-2-95-.jpg
A curvatura do chassi deve ser respeitada pra que o feixe fique nivelado. O suporte do jumelo está muito baixo e o suporte fixo muito alto. Isso prejudica o movimento correto da suspensão.
Outro problema que tem aí é essa cunha que instalaram pra tentar preservar o cáster, a cunha somada com o suporte do jumelo por baixo do chassi vai deixar o cardan dianteiro muuuuito inclinado, podendo estrangular as cruzetas e facilitando o desengate da estria.
Dê uma lida nas informações postadas aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/6309-feixe-de-molas-da-blazer-ou-s10-alguem-utiliza-algum-12.html#post2323329
Vá até o post #148 que vc entenderá porque precisa refazer os suportes.
[]'s
Arranca Toco
09/01/2016, 13:29
Amigo, tudo bem que a empresa pode ter experiência com molas e etc, mas tá tudo errado aí.
Spoa e inversão de jumelo não é coisa simples, se vc quer que seu carro não te dê dor de cabeça no futuro tem que ficar atento aos detalhes dessa adaptação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/519903d1452292849-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-2-94-.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/519904d1452292907-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-2-95-.jpg
A curvatura do chassi deve ser respeitada pra que o feixe fique nivelado. O suporte do jumelo está muito baixo e o suporte fixo muito alto. Isso prejudica o movimento correto da suspensão.
Outro problema que tem aí é essa cunha que instalaram pra tentar preservar o cáster, a cunha somada com o suporte do jumelo por baixo do chassi vai deixar o cardan dianteiro muuuuito inclinado, podendo estrangular as cruzetas e facilitando o desengate da estria.
Dê uma lida nas informações postadas aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/6309-feixe-de-molas-da-blazer-ou-s10-alguem-utiliza-algum-12.html#post2323329
Vá até o post #148 que vc entenderá porque precisa refazer os suportes.
[]'s
Ta tranquilo Elmer já conversei a respeito sobre algum desses detalhes com o pessoal aki. Já estão acostumados com este tipo de serviços em jipes, o problema é que ainda não coloquei o motor no chassi e muito menos consegui fazer um teste pratico. Em relação a cunha vc está correto porém só irei retira-la após a montagem completa do jipe, pois minha intenção é modificar novamente o xime e altura do focinho do diferencial. Não quero um jipe original, quero ele pra performance mesmo que tenha de reconstrui-lo novamente. Quando estiver montado voltará novamente aos meus amigos da Germani. Agradeço mais uma vez pela força, tem me auxiliado muito de verdade.... Quando estiver no jeito passarei novamente o feedback.
Abraços mestre!
:shock: Cuidado com essa suspensão homi!
O feixe está muito inclinado e o cáster foi pra casa do chapéu!
Abs
hercilio.neto
11/01/2016, 09:54
Arranca Toco,
A suspensão do seu jipe já era SPOA. Não sei como era o higt steel e quais os dispositivos anti wrap estava usando, mas é importante atentar para esses detalhes que agora serão mais afetados pelos feixes mais macios com menos lâminas e pelos pneus maiores.
Volto a insistir sobre a robustez do high steer e a necessidade de barra anti wrap inclusive no eixo dianteiro.
Esse tipo de interferência é complicada. Geralmente é necessário cortar as extremidades do eixo e rotacionar de forma que o focinho fique voltado para a direção do cardan sem afetar o caster.
hercilio.neto
11/01/2016, 10:07
Elmer,
Se for necessária a adoção de barra anti-wrap no eixo dianteiro, pode usar o jumelo para trás?
Elmer_Jeep
11/01/2016, 10:35
Elmer,
Se for necessária a adoção de barra anti-wrap no eixo dianteiro, pode usar o jumelo para trás?
Sem problema quanto à posição do jumelo, mas a ladder bar na dianteira é dispensável.
[]'s
Arranca Toco
12/01/2016, 07:50
Agradeço as dicas amigos, a suspensão passará ainda por uma outra etapa de upgrade assim que o jipe estiver montado, não está totalmente terminada, simplesmente aproveitei a ociosidade do chassi pra ir adiantando a suspensão, enquanto vamos executando o powertrain, estamos nos baseando na dianteira da F250 Maxpower e no Cargo 815 com feixes invertidos. Ao meu ver e pelas explicações da Germani vai ficar excelente. Em adaptações como está a segurança vem sempre em primeiro lugar! Mais fotos em breve.
Arranca Toco
15/01/2016, 12:57
Esta semana consegui adiantar muita coisa na reforma, cambio passou por uma revisão minuciosa e finalmente foi concluido mais esta etapa.
520289
Tive de trocar os 2 rolamentos dos eixos principais, os aneis sincronizados da terceira e quarta marcha (são iguais) que já estavam gastos e o jogo de roletes que também estavam com folga.
520293520294520295
Na primeira foto aparece o eixo principal já com sintomas de corrosão, pra não ter que trocá-lo pedi ao torneiro pra encher com solda Cromo duro.A MH Toyota Maringa me informou que quando aparece este tipo de sintoma no eixo pode acontecer dos roletes ficarem com folga e do cambio ficar com rangidos principalmente em rotações mais altas. Não chega a ser um problema grave, mas incomoda na maioria das vezes.
520296
O Eixo piloto foi usinado e sofreu um aumento de exatamente 4,75cm conforme já havia adiantado nos posts anteriores. Dessa forma ele consegue alcançar o volante do motor Cummins 4BT.
Em meio a desmontagem do cambio tive o desprazer de encontrar duas roscas que seguram o cambio ao coxim quebradas, só hávia 2 segurando e pelo jeito já devia estar assim a muito tempo. Este fato pode explicar o fato dos rolamentos principais estarem com avaria, podem ter sido forçados com todo o peso da caixa. A cada dia a Bandeirante me surpreende mais e mais, como é que aguentou funcionando todo este tempo?
520297
Não pensei duas vezes e enviei a carcaça do cambio a uma empresa especializada em soldas em ferro fundido. Resolveram o problema em um estalo. Assim que ficou pronto iniciamos novamente o processo de montagem da Caixa de Cambio e da T-case(Tração).
520298520299
Pedi ao mecanico que fizesse um furo pequeno na parede da carcaça que divide o cambio e a caixa de tração (T-case). No cambio 4 marchas o compartimento do cambio e da caixa de tração ficam separados, tendo que colocar óleo nos dois compartimentos, então o pessoal da MH Toyota sugeriu de fazer este furo ligando o lubrificante as duas caixas. Já é uma técnica que eles fazem a alguns anos sempre que precisam dar manutencão nas caixa de cambio. Fica rápido e prático na hora da troca.
Antes e o Depois do Eixo Piloto
520300520301
Dessa forma o cambio 4 marchas foi montado e aguarda o Vigário realizar o casamento entre ele o motor 4BT!
520302520303520304
CILTON/CLILTON
15/01/2016, 16:33
Esta semana consegui adiantar muita coisa na reforma, cambio passou por uma revisão minuciosa e finalmente foi concluido mais esta etapa.
520289
Tive de trocar os 2 rolamentos dos eixos principais, os aneis sincronizados da terceira e quarta marcha (são iguais) que já estavam gastos e o jogo de roletes que também estavam com folga.
520293520294520295
Na primeira foto aparece o eixo principal já com sintomas de corrosão, pra não ter que trocá-lo pedi ao torneiro pra encher com solda Cromo duro.A MH Toyota Maringa me informou que quando aparece este tipo de sintoma no eixo pode acontecer dos roletes ficarem com folga e do cambio ficar com rangidos principalmente em rotações mais altas. Não chega a ser um problema grave, mas incomoda na maioria das vezes.
520296
O Eixo piloto foi usinado e sofreu um aumento de exatamente 4,75cm conforme já havia adiantado nos posts anteriores. Dessa forma ele consegue alcançar o volante do motor Cummins 4BT.
Em meio a desmontagem do cambio tive o desprazer de encontrar duas roscas que seguram o cambio ao coxim quebradas, só hávia 2 segurando e pelo jeito já devia estar assim a muito tempo. Este fato pode explicar o fato dos rolamentos principais estarem com avaria, podem ter sido forçados com todo o peso da caixa. A cada dia a Bandeirante me surpreende mais e mais, como é que aguentou funcionando todo este tempo?
520297
Não pensei duas vezes e enviei a carcaça do cambio a uma empresa especializada em soldas em ferro fundido. Resolveram o problema em um estalo. Assim que ficou pronto iniciamos novamente o processo de montagem da Caixa de Cambio e da T-case(Tração).
520298520299
Pedi ao mecanico que fizesse um furo pequeno na parede da carcaça que divide o cambio e a caixa de tração (T-case). No cambio 4 marchas o compartimento do cambio e da caixa de tração ficam separados, tendo que colocar óleo nos dois compartimentos, então o pessoal da MH Toyota sugeriu de fazer este furo ligando o lubrificante as duas caixas. Já é uma técnica que eles fazem a alguns anos sempre que precisam dar manutencão nas caixa de cambio. Fica rápido e prático na hora da troca.
Antes e o Depois do Eixo Piloto
520300520301
Dessa forma o cambio 4 marchas foi montado e aguarda o Vigário realizar o casamento entre ele o motor 4BT!
520302520303520304
Já vou logo pedindo desculpas pela intromissão, mas com tantos melhorias e upgrades, não seria melhor, ter colocado uma caixa de 5 marchas ?
Pois com um motorzão desse, que terá uma força descomunal, ficará limitadíssimo, só com 4 marchas numa reta, e ele irá trabalhar muito forçado, pedindo marcha sem ter....
T.Azevedo
15/01/2016, 19:30
Moço furando assim interligados tu vai inundar a CT quando o câmbio tiver no nível. Não?
Acho que isso lhe trará constantes vazamentos no futuro.
Bom mas espera a opinião dos experts rsrs
T.Azevedo
15/01/2016, 19:32
Já vou logo pedindo desculpas pela intromissão, mas com tantos melhorias e upgrades, não seria melhor, ter colocado uma caixa de 5 marchas ?
Pois com um motorzão desse, que terá uma força descomunal, ficará limitadíssimo, só com 4 marchas numa reta, e ele irá trabalhar muito forçado, pedindo marcha sem ter....
Merece CP coniflex 12x35. Esse motor tem mesmo regime de giro do 364, o câmbio 4 marchas realmente vai ficar reduzido
Arranca Toco
16/01/2016, 13:10
Moço furando assim interligados tu vai inundar a CT quando o câmbio tiver no nível. Não?
Acho que isso lhe trará constantes vazamentos no futuro.
Bom mas espera a opinião dos experts rsrs
Não necessariamente T. Azevedo, tem o local correto a se fazer o furo de modo que o lubrificante fique nivelado entre as 2 caixas.
Esta dica partiu do Sr. Joao Lázaro daqui de Maringá, proprietário de 3 bands super originais, duas delas são picapes 4 marchas e adotam este sistema na caixa de cambio.
O Sr. Joao é super conhecido em Maringá por praticamente todos os toyoteiros, é um mecânico especializado em toda linha utilitária Toyota, principalmente nas Bands desde a década de 70. Acompanhou toda a evolução da linha e teve oportunidade de trabalhar inclusive na fábrica sob as linha de montagem.
Hoje trabalha na MH Toyota, o cara é uma enciclopédia ambulante, um verdadeiro ninja no departamento!!!! hehehehe.
Merece e muito meu respeito, me sinto super a vontade com os ensinamentos dele.
Quando ele me diz "vai tranquilo" que da certo eu vou mesmo, mas quando ele diz "vamos analisar" ai sou obrigado a rever meus conceitos. Experiência é tudo nesse mundo off road rsrsrsrsrsrs
Arranca Toco
16/01/2016, 13:28
Olá Cilton, você está coberto de razão companheiro, mas encontrar um cambio 5M de Band é como procurar agulha no palheiro.
No meu caso que faço algumas trilhas leves não me faz muita diferença pois utilizo marchas mais curtas e velocidade de cruzeiro normal pro motor poder trabalhar com folga.
Já na estrada o jipão cola o ponteiro no 120km, velocidade mais que suficiente pra uma Band que já é limitada por natureza hehehehe. Com certeza continuará sendo super reduzido como sempre foi mas agora mais do que nunca com a atenuante de ter um torque muito melhor, como um verdadeiro "Sansão".
O negócio é se adaptar ao conjunto e saber manter o pé no acelerador, pois todos nós sabemos do limite de nossas Bands, mas confesso que já pensei em um plano B alternativo em caso de quebra do powertrain, e se tiver que optar por este plano B aí a bricadeira vai ficar séria.....hehehehehehehe
Forte abraço
CILTON/CLILTON
16/01/2016, 14:21
Olá Cilton, você está coberto de razão companheiro, mas encontrar um cambio 5M de Band é como procurar agulha no palheiro.
No meu caso que faço algumas trilhas leves não me faz muita diferença pois utilizo marchas mais curtas e velocidade de cruzeiro normal pro motor poder trabalhar com folga.
Já na estrada o jipão cola o ponteiro no 120km, velocidade mais que suficiente pra uma Band que já é limitada por natureza hehehehe. Com certeza continuará sendo super reduzido como sempre foi mas agora mais do que nunca com a atenuante de ter um torque muito melhor, como um verdadeiro "Sansão".
O negócio é se adaptar ao conjunto e saber manter o pé no acelerador, pois todos nós sabemos do limite de nossas Bands, mas confesso que já pensei em um plano B alternativo em caso de quebra do powertrain, e se tiver que optar por este plano B aí a bricadeira vai ficar séria.....hehehehehehehe
Forte abraço
Eu falei isso por experiencia própria, meu pai comprou um Band jipinho, ano 88 com motor original, se não me engano 314, ai um tempo depois, trocamos o motor por um motorzão 364, mas continuamos com o cambio de 4 marchas, ele ficou muito valente, um foguete nas subidas, por ser 4 machas subia demais, mas nas retas era fogo, ele logo chegava em 100 e ficava pedindo macha, mas não tinha, então ele dava 110 ou 120, mas era espremendo muito o motor, por o mesmo trabalhar limitado por não ter a 5º marcha.
Era muito desagradável, o ronco do motor pedindo marcha... meu pai não quis trocar a caixa de marchas de 4 por uma de 5, então ficamos com ele assim mesmo.
Cilton/Clilton
Alongar a relação Coroa/Pinhão do diferencial ajuda bastante nesse caso
CILTON/CLILTON
17/01/2016, 10:36
Cilton/Clilton
Alongar a relação Coroa/Pinhão do diferencial ajuda bastante nesse caso
Companheiro obrigado pela dica, mas em 2004 meu pai o vendou, ele tinha um problema crônico no retentor da caixa de marcha, meu pai trocava hoje, com 15 a 20 dias depois, voltava a vazar óleo e ficava melando a garagem, ai ele foi desgostando e vendeu.
Arranca Toco
19/01/2016, 21:19
Companheiro obrigado pela dica, mas em 2004 meu pai o vendou, ele tinha um problema crônico no retentor da caixa de marcha, meu pai trocava hoje, com 15 a 20 dias depois, voltava a vazar óleo e ficava melando a garagem, ai ele foi desgostando e vendeu.
O meu diferencial já é alongado, estou curioso pra saber o resultado desta mistura! Hehehehe. Os diferenciais já estão na revisão, quando terminar postarei as fotos!
Arranca Toco
21/01/2016, 09:45
Revisão dos diferenciais:
Aparentemente estavam em perfeitas condições de uso, sem vazamentos e barulhos estranhos, mas como já está sendo feito uma reforma completa, pedi ao mecânico que os desmontassem pra aliviar a consciência.
520726520727
Pra minha sorte, realmente estavam em excelente estado de conservação, precisei trocar apenas os retentores do diferencial traseiro que já apresentavam sinais de ressecamento e o óleo dos diferenciais.
520734520735520736520761
Foi bem tranquilo esta revisão, agora o chassi já pode ir ao funileiro, que serei eu mesmo hahaha!
Falando um pouquinho sobre o motor e o cambio, finalmente fizemos o acoplamento das partes, a adaptação ficou ótima, sem folgas, justinha, e o garfo da embreagem foi regulado pelo mecânico.
Agora é esperar o chassi sair da pintura pra iniciarmos mais uma etapa da adaptação.
520762
Não sei se os amigos aqui presentes já ouviram falar no condicionador de metais Militec1, pois é, já utilizo este produto a alguns anos em toda frota da empresa, em meus carros de passeio, nas motos e equipamentos industriais, é um santo remédio hahahahaha.
Trata-sede um aditivo para ferro, aço e materiais metálicos em geral que protege as peças quando elas trabalham em condições extremas ou até mesmo normais reduzindo o atrito entre as partes criando uma camada protetora evitando o desgaste das peças. Este produto não se mistura ao óleo lubrificante, simplesmente ele gruda nas peças metálicas.
Segue o link caso alguém tenha dúvidas e que queira conhecer o produto.São vários vídeos no You Tube, fiquem a vontade pra escolher.
https://www.youtube.com/watch?v=LlXHwEinv6s
É de origem americana, muito usado em veículos e armas de guerra que possuem muito desgaste, o ruim é o preço de R$89,00 para um frasco de apenas 200ML.
520763520764
Prase ter idéia, tenho um equipamento de mineração equipado com 2 motores Scania 124 de 500cv cada, que juntos consomem o equivalente a 50 Litros Diesel/H em regime de rotação um pouco elevado, após a aplicação deste produto nos motores meu consumo caiu para exatos 39Litros Diesel/ H, ou seja, uma economia de 22%.
Não estou fazendo propaganda do produto, o que desejo é o melhor para minhas máquinas e equipamentos e quero compartilhar minha experiência com todos aqui do fórum.
Apliquei o Militec1 nos 2 diferenciais do Arranca Toco, na caixa de cambio e no motor, nos veículos da empresa muda até o barulho na hora do funcionamento pois sente-se um giro mais macio, principalmente nas partidas a frio, estas são as que mais desgastam os componentes internos!
Pra quem tiver curiosidade digo por experiência própria que o investimento vale a pena!
Cesar
pedrofarmacia
21/01/2016, 10:48
518277
Me tira uma duvida a lanterna que você vai usar na parte de trás é a do troller!?
Arranca Toco
21/01/2016, 13:38
Me tira uma duvida a lanterna que você vai usar na parte de trás é a do troller!?
Olá Pedro, o marmitão é exatamente o mesmo tamanho do Troller antigo, o que muda é apenas a lente da lanterna, optei usar as dos caminhões 3/4 tipo Cargo e VW acrílicas.
Sergio c
21/01/2016, 13:42
Arranca Toco, qual a proporção de mistura do Militec nos diferenciais e na caixa de câmbio????? Um abraço.
50ml para cada litro de óleo
Abs
Chagas Dias
21/01/2016, 15:44
Parabéns! Máquina está ficando show! Sucesso...
Sergio c
21/01/2016, 15:46
Abs
Obrigado Fband.
Arranca Toco
21/01/2016, 18:56
Abs
Está corretíssimo, aplica-se 25ml pra cada diferencial, 50ml pro cambio e um frasco pro motor, totalizando 2 frascos caso queira aplicar em todo conjunto mecânico.
Está corretíssimo, aplica-se 25ml pra cada diferencial, 50ml pro cambio e um frasco pro motor, totalizando 2 frascos caso queira aplicar em todo conjunto mecânico.
Ai a conta não bate
kkkkkkk
É 50ml para cada litro de óleo mesmo. Na minha opinião, usaria no câmbio e diferenciais a bisnaga de molycote.
Militec só colocaria no motor.
Abs
Arranca Toco
22/01/2016, 17:44
Ai a conta não bate
Kkkkkkkk tem razão Fband e Dimasi, errei feio na proporção amigos, corrigindo: Aplica-se 50ml cada diferencial, 200ml no motor e em torno de 100 no cambio. São 2 frascos ao total. Desculpem meu equivoco hehehehe
Arranca Toco
22/01/2016, 23:10
Troquei a colméia do radiador que estava podre e com vazamentos. Foi substituída por uma de 4 canaletas para maior refrigeração.
Adquiri também o intercooler derivado do Ford Cargo 815 totalmente compatível com o radiador da Band.
520894
Radiador e Intercooler pré montados aguardando instalação definitiva:
520895
Arranca Toco
26/01/2016, 20:45
Dando prosseguimento a reforma, acabei levando o chassi e demais peças do bruto pro sitio pra poder trabalhar na pintura. Com a ajuda de um primo, conseguimos adiantar muito serviço.
Segue fotos de algumas peças:
521181521183521184521186
Lixamos o chassi todo com uma escova copo, retirando todo o excesso de sujeira e ferrugem. Em seguida apliquei o Zarcão de uso Naval, o mesmo que utilizei na carroceria e por fim a tinta semi brilho.
521177521178521179
Caixa DH do Dodge Dart revisada e já instalada ao chassi juntamente com o cilindro de ar.
Enquanto isso na funilaria: Vamos indo a passos de tartaruga, não tenho acompanhado ultimamente, as vezes 24h por dia é pouco pra conciliarmos as coisas.
Vai acabar atrasando uns dias, mas breve estará pronta...
521187521188521189521190
Hoje o chassi voltou a empresa para instalação do motor e cambio, os funcionários me cobram quase todos os dias pra trabalhar no jipe, estão mais anciosos do que eu, é muito bom ter a equipe empolgada e bem relacionada com o projeto.... hehehehehehe
521191
Até o final da semana deverá estar pronto se não houver contratempos...
hercilio.neto
26/01/2016, 21:27
Parabéns Cesar,
O Arranca Toco vai ficar top.
pedrofarmacia
27/01/2016, 10:29
olha o cachorro impressionado com o serviço.
parabéns...
pedrofarmacia
27/01/2016, 18:53
521320
Cesár acho que este que está precisando. Também vou ver se colocou na minha.
alexgira
28/01/2016, 00:18
Assinando e acompanhando...
Abraços!
Arranca Toco
28/01/2016, 10:36
521320
Cesár acho que este que está precisando. Também vou ver se colocou na minha.
Olá Pedro, obrigado pela ajuda amigo, este servirá perfeitamente mas será que não se encontra algo mais em conta em desmanches de carro? Talvez fique metade do preço encontrando uma usada em bom estado. Vou dar mais alguma pesquisada, se encontrar algo te informo!
Abraços
Cesar
pedrofarmacia
28/01/2016, 10:42
Olá Pedro, obrigado pela ajuda amigo, este servirá perfeitamente mas será que não se encontra algo mais em conta em desmanches de carro? Talvez fique metade do preço encontrando uma usada em bom estado. Vou dar mais alguma pesquisada, se encontrar algo te informo!
Abraços
Cesar
Beleza Cesar.
Aqui no fórum mesmo tem várias "receitas" para os limpadores..
Nesse tópico aqui estão algumas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/39609-limpador-do-parabrisa-da-band-3.html?highlight=limpadores+bandeirante
Entre elas usar o mecanismo do Fiat UNO, VW KOMBI.
Arranca Toco
28/01/2016, 17:17
[QUOTE=Maggion;2346897]Aqui no fórum mesmo tem várias "receitas" para os limpadores..
Nesse tópico aqui estão algumas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/39609-limpador-do-parabrisa-da-band-3.html?highlight=limpadores+bandeirante
Opa muito bom Maggion, acho que vou optar pelo do uno mesmo, obrigado pela dica companheiro!
Arranca Toco
29/01/2016, 11:32
Finalmente chegou o dia tão esperado por mim e pelos meninos da "velha guarda", a montagem do motor 4bt e cambio 4M Toyota sobre o chassi da Bandoca hehehehhe....
521388521471
Eu queria muito poder usar uma travessao do cambio do caminhão 1113 que tinha guardado no meu estoque, achei que ele serviria perfeitamente, pois os coxins casaram perfeitamente com a furação, largura e altura do motor.
521438521472
Infelizmente assim que unimos o conjunto novamente o travessão ficou bem em cima do diferencial dianteiro, cerca de 10cm de distancia dele, é muito pouco, acabaria encostando o diferencial na travessa assim que a suspensão começasse a trabalhar. :pensativo:
521460
Felizmente, nosso torneiro, o mestre Jair deu a idéia de confeccionarmos um outro tipo de suporte para o Arranca Toco. Este porém teve de ser totalmente diferente.
Tive de descartar a travessa e os coxins que estavam nela e adquiri um par de coxins dianteiros da F-4000, são menores mas deverão aguentar o batidão.
521391521475
O motor acoplado ao cambio, ficou cerca de 14cm mais comprido que que o OM314S, por causa da capa seca, anti capa seca e da chapa adaptadora do conjunto.
Se fosse utilizar o espaçamento que me restou o motor ficaria cerca de 5 cm do radiador, uma distancia muito curta, ai nao daria pra por a ventoinha ou a hélice de refrigeração. Tivemos de mover todo conjunto para trás cerca de 6cm pra sobrar espaço na frente pro radiador, intercooler e afins.
Preferimos ter que mexer na parte do suporte que segura a caixa de cambio movendo-a para trás e aliviando a frente do que interferir na barra da coluna de direção que já passava quase raspando no compressor de ar do motor e também na caixa de direção que esta proxima das colméias dos radiadores. Dessa forma o suporte que segura o cambio foi refeito, ficando mais reforçado ainda.
Pedi ao mecanico que acertasse novamente a embreagem do conjunto, pois tivemos um probleminha. Ela ficou super dura quando o cambio fora acoplado ao motor pela segunda vez.
Segundo Fabio (mecanico) o problema poderia ser no eixo piloto que ficou com a ponta cerca de 3mm maior.
Rapidamente, nos pusemos a fazer mais uma adaptação. Criamos uma flange com o formato exato da capa seca.
Dessa forma o Fabio pode monta-la tranquilamente e a embreagem esta super afinada. Ufa!!!
521455521477521461521464521465
Por ser uma questão de escolha, temos sempre os prós e os contras nas decisões.
Ao ganhar mais espaço na frente, automaticamente o cardã traseiro terá de sofrer uma diminuição cerca de 6cm e o cardã da tração dianteira sofrerá um aumento de 14cm (6cm + 8cm por causa da capa seca).
521456521480 521457521481521458521482
Outra variável que nos apareceu durante a montagem foi de deixar espaço pra por os parafusos dos paralamas na hora da montagem, estes sim é muito difícil e chato de colocar mesmo estando a mecanica original.
Pensando nisso os suportes tiveram de ser feitos na medida certa pra caber tudinho e uma coisa não atrapalhar a outra.
Felizmente o conjunto ficou em cima do pedido e não foi preciso fazer uma abertura no chassi pra passar estes benditos parafusos.
Mas sempre tem uma reação pra cada ação, ou seja, os prós e os contras conforme citei acima.
O POWERTRAIN (motor + cambio), foi obrigado a ficar 4cm mais baixo do que o original, não interferindo em nada em questão de espaço, teve de ser assim também por causa da carroceria do jipe, pois a curva do escape que sai do motor iria tocar na tampa superior que cobre o cambio na carroceria, aquela parafusavel. Ficaria ainda mais difícil se não pensasse em utilizar os coxins de carroceria de 2"polegadas. Pra não cortar a carroceria rebaixamos um pouco o conjunto.
521462
Ao todo forão adquiridos 10 coxins de carroceria 2"polegadas da F-1000. Tenho utilizado desde 2001. São excelentes e duráveis.
Diante de toda esta zona pra digerir estas informações também teve a parte boa.
Pra minha alegria este rebaixamento do conjunto vai aliviar a altura do focinho dos diferenciais, agora ficarão mais nivelados mesmo a suspensão sendo SPOA, estes 4cm vieram a calhar, ainda bem, vou dormir melhor de agora em diante!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Dessa forma o Powertrain se encontra montado sobre o chassi, e a cada dia vamos nos aproximando mais do objetivo.
521466
Como ninguém é de ferro e todos nós somos filhos de Deus, um churrasquinho pra galera caiu bem!!!! E hoje no cardápio é uma Pontinha de Peito hehehehehe
521467521468521469521470
Abraços amigos,
CONTINUA..........
..:shock:..:shock:..:shock:..:shock:muito bom..
eu ja usei secador de cabelo e ventilador p acelerar o fogo...
mais MAÇARICO e exagero...:shock::shock::shock::shock::shock:
Arranca Toco
29/01/2016, 11:49
..:shock:..:shock:..:shock:..:shock:muito bom..
eu ja usei secador de cabelo e ventilador p acelerar o fogo...
mais MAÇARICO e exagero...:shock::shock::shock::shock::shock:
hahahahahahahahahahahahha
Elmer_Jeep
29/01/2016, 13:13
Powertrain mais baixo melhora o centro de gravidade (além de diminuir os ângulos dos cardans).
Powertrain deslocado pra trás melhora a distribuição de peso entreeixos.
Sergio c
29/01/2016, 13:23
Bela empreitada Cesar...sucesso aí.
Arranca Toco
30/01/2016, 14:35
Obrigado pelo apoio amigos, tem sido de extrema importancia pra mim!
Segue mais alguns acessórios adquiridos:
521503Frescurinhas
521504Volante Personalizado 400mm
521505Novas Rodas Livres
521506Bancos do Chevrolet Cruze
521507Faróis de Manejo
hercilio.neto
31/01/2016, 14:16
Powertrain mais baixo melhora o centro de gravidade (além de diminuir os ângulos dos cardans).
Powertrain deslocado pra trás melhora a distribuição de peso entreeixos.
Sim Elmer,
Mas na Band curta, não vai fazer falta esses 14 cm de cardã?
Revi, são 6 cm.
Arranca Toco
05/02/2016, 10:09
521971521972
Finalmente Carroceria Finalizada:
521973
Azul New Holland
muito bonito esse azul da NEW HOLLAND..
vai ficar show!!
hercilio.neto
05/02/2016, 20:25
Linda a cor.
Sergio c
05/02/2016, 22:36
Nem dá p acreditar que vendo os retalhos que estava há pouco tempo essa lataria, agora já esteja com essa bonita pintura....
Arranca Toco
06/02/2016, 11:44
Obrigado amigos pelo incentivo, este projeto esta sendo baseado nas idéias de muitos companheiros daqui do fórum e eu só tenho a agradecer!!!!!
Mais alguns acessórios prontos...
522026522027522028522029
Nas Band`s antigas o hidrovácuo é ausente se eu não me engano até 79. Então durante os anos de uso acabei adaptando o Hidrovácuo do VW Santana, mas não ficou muito bom, pois o freio continuava duro.
Desta vez optei pelo Hidro da Toyota moderna, que equipa o 14B, espero que fique bom.
522030
Na parede que divide o cofre do motor com a carroceria, o reforço da carroceria 1965 é na vertical, já nas Bandeirantes modernas acima de 80, o reforço faz uma curva para poder alojar o Hidrovácuo. Segue exemplo:
522032Antiga 522033Moderna
Dessa forma, pra não cortar o reforço da carroceria pedi ao Jair (torneiro) que fizesse um alongador com a mesma furação da parede do cofre para assim poder alojar o Hidrovácuo da Band moderna sem problemas. Segue imagem:
522031
Agora é só aumentar o curso do pino de acionamento do pedal para que fique pronto...
Aproveitei a ocasião em que o Jair estava com a mão na massa, quer dizer, com a mão no torno hehehehhe e solicitei que ele fizesse um Kit de alargadores de roda pro Arranca Toco.
522034
Fizemos em Aço nodular com espessura de 5cm, assim que instalarmos as novas rodas veremos como ficará e se será necessário diminuir um pouco a largura deles.
No momento já vamos trabalhando na instalação da carroceria sobre o chassi.
Arranca Toco
12/02/2016, 22:36
Nos últimos dias não tive muito tempo de me dedicar aos posts da página, mas a montagem felizmente está progredindo. A carroceria já se encontra nivelada e presa ao chassi.
522489522490
A caixinha da bateria também recebeu um upgrade mas ainda continua no mesmo lugar.
522491522492
Jair, o nosso torneiro criou uma tubulação para o Intercooler sob medida, não gostei muito da estética, achei que poderia ter sido feito com um tubo curvo, mas a maioria do pessoal da oficina preferiu assim, então pra agrada-los um pouco deixei como está, afinal eles também são parte deste projeto. O importante é haver o mínimo de obstrução de ar possível para que tenha um bom funcionamento.
Aproveitei uma ventoinha eletrônica que tinha guardada pra fazer um teste na refrigeração do radiador, aparentemente tem todos os requisitos pra uma boa performance, se não for satisfatória aí partirei pra hélice viscosa.
522485522486522487522488
Fiz uns últimos acertos na oficina e decidi levar o Arranca Toco para o sítio, assim posso fazer a montagem com mais calma durante o fim de semana.
São vários detalhes que merecem a minha atenção, por isso vou aproveitar cada momento da transformação, registrando e curtindo toda esta terapia..... heheheheh
522483522484
pedrofarmacia
13/02/2016, 20:20
Ta ficando TOP:drool:, na parede corta fogo você vai revestir com alguma coisa? tipo manta asfáltica.
T.Azevedo
14/02/2016, 00:22
522571522572
Quanto mais suave o ângulo da curva melhor para passagem. Você vai perder um pouco com esses cotovelos aí.
Seu projeto ta ficando top e já tomou forma. Esses detalhes depois tu ajeita.
Parabéns!
Olha essa Toyota com motor cummins como o sujeito fez. É de um fórum da Austrália por isso ta tudo trocado de lado nas fotos.
Sergio c
14/02/2016, 08:50
Pois é Azevedo, é tudo invertido mesmo hehehe, pois a direção fica no lado direito dos veículos. O que impressiona é o tamanho da turbina na segunda foto.
Francisco Bicalho
14/02/2016, 09:48
Cesar
Vou dar dois pitacos. Chatos. Eu acho que 50 mm nos espaçadores de roda um pouco demais, quer dizer, abre a portinha pra dar merda. Tem gente que acha que não deve ser mais que os 38 mm que a AVM produz.
Com relação aos tubos no motor, os do radiador de água não fazem diferença se o joelho for em 90º ou não, mas nos do intercooler faz uma baita diferença se você fizer com um tubo curvo porque melhora muito o fluxo de ar e o carro anda muito mais. Pergunte a quem entende do assunto, como o Tounda.
Abraço e bom trabalho;
Chico
Francisco Bicalho
14/02/2016, 09:54
522571522572
Quanto mais suave o ângulo da curva melhor para passagem. Você vai perder um pouco com esses cotovelos aí.
Seu projeto ta ficando top e já tomou forma. Esses detalhes depois tu ajeita.
Parabéns!
Olha essa Toyota com motor cummins como o sujeito fez. É de um fórum da Austrália por isso ta tudo trocado de lado nas fotos.
Belíssima essa instalação dos tubos Tonha. Totalmente textbook. Como você mencionou, isso faz uma diferença e tanto. Quem montou esse motor sabe exatamente o que está fazendo. Eu bato nessa tecla sempre porque é uma parte muito importante na instalação de um esquema turbo/intercooler. Não é só instalar de qualquer jeito. Tem um 'jeito' certo, e isso faz muita diferença.
Abraço;
Chico
Arranca Toco
14/02/2016, 15:00
Ta ficando TOP:drool:, na parede corta fogo você vai revestir com alguma coisa? tipo manta asfáltica.
Oi Pedro, vou revestir apenas na parte de dentro da carroceria, no cofre vou deixar sem a manta, talvez coloque apenas algo em aluminio, da ultima vez que fiz no cofre não notei muita diferença, talvez porque o jipe é aberto.
Arranca Toco
14/02/2016, 15:48
Belíssima essa instalação dos tubos Tonha. Totalmente textbook. Como você mencionou, isso faz uma diferença e tanto. Quem montou esse motor sabe exatamente o que está fazendo. Eu bato nessa tecla sempre porque é uma parte muito importante na instalação de um esquema turbo/intercooler. Não é só instalar de qualquer jeito. Tem um 'jeito' certo, e isso faz muita diferença.
Abraço;
Chico
Olá amigos Chico e Azevedo, obrigado por dar uma luz aqui na cachola heheheeheh....estas fotos que o Azevedo postou me deixaram babando hehehehe, tenho muito caminho pela frente ainda, meu motor ainda está praticamente "pelado" hahahaha.
Eu já estava meio desapontado com o formato do cano do intercooler, acho que vou mesmo acabar modificando assim que funcionar o motor, pensa num cara que ta aguniado pra fazer esse trem soltar fumaça shuashuashuash.
Chico os alargadores dos pneus já foram feitos maiores justamente pensando em diminuí-los com a instalação das novas rodas, provavelmente eu deixe a traseira mais larga com 4cm e a dianteira com 3cm, pra ficar alinhado com os alargadores de paralamas.
A espessura deles também deverá variar de acordo com o tipo de freio que estou pretendendo usar, estou pensando em um Kit Original Bandeirante pra dianteira e um Kit Hilux D-4D na traseira, o importante é não encostar estas pinças na roda que é aro 15, é minha única preocupação.
Acabei fazendo um teste e aquisição prematura tempos atrás com a pinça da S-10 2008 no disco da Hilux, mas não deu muito certo por causa da pinça da GM que morde um disco bem mais espesso que o da Toyota.
522590Este sistema NÃO FUNCIONA!
Conforme Elmer me orientou, as pinças da S10 são identicas as da Band, mas só por fora, a furação não bate e o curso do pistão também é bem diferente uma da outra.
Então consegui efetuar a troca por todo Kit da Hilux D4D. Assim que retornar pra oficina vou bater um pouco mais a cabeça com estes freios e tentar colocá-los visto que já estão adquiridos.
522591522592522593
Abraços e muito obrigado pelas dicas!
Arranca Toco
14/02/2016, 15:58
Pessoal estou precisando substituir meu velho filtro de ar banhado a óleo por um com filtro de ar.
Tenho um filtro aqui do caminhão MB 1113 mas além de não caber no cofre irá ficar muito desproporcional por conta das saídas dele de 3,5 polegadas. Alguém pode me sugerir um filtro que sirva no cofre do jipe?
522594
Francisco Bicalho
14/02/2016, 16:02
Cesar, outra coisa a se considerar é que a tubulação da turbina ao coletor de admissão, passando pelo intercooler idealmente deve ser em aço inox. Você não quer o interior do tubo oxidando e mandando pedaços de ferrugem para a admissão do seu motor (isso depois de passar por um filtro de ar...), portanto, se os tubos que você mostrou nas fotos forem de aço carbono ou ferro, não use eles, refaça o serviço em inox, e aproveite para usar curvas em vez dessas donras abruptas (e toscas), pronto, falei..
Em relação aos tubos do radiador de água, de novo, não tem problema os joelhos 90° ou ser de ferro, isso se você usilizar fluido viscoso como Paraflu 50/50 % com água.
Com relação ao filtro de ar, instale o original, seco, do Bandeirante com elemento MANN sem aquele miolo ridículo de feltro que a Toyota inventou e que não serve para nada além de roubar potência e aumentar o consumo.
chico
Arranca Toco
14/02/2016, 16:36
Cesar, outra coisa a se considerar é que a tubulação da turbina ao coletor de admissão, passando pelo intercooler idealmente deve ser em aço inox. Você não quer o interior do tubo oxidando e mandando pedaços de ferrugem para a admissão do seu motor (isso depois de passar por um filtro de ar...), portanto, se os tubos que você mostrou nas fotos forem de aço carbono ou ferro, não use eles, refaça o serviço em inox, e aproveite para usar curvas em vez dessas donras abruptas (e toscas), pronto, falei..
Em relação aos tubos do radiador de água, de novo, não tem problema os joelhos 90° ou ser de ferro, isso se você usilizar fluido viscoso como Paraflu 50/50 % com água.
Com relação ao filtro de ar, instale o original, seco, do Bandeirante com elemento MANN sem aquele miolo ridículo de feltro que a Toyota inventou e que não serve para nada além de roubar potência e aumentar o consumo.
chico
Mestre Chico, a tubulação é em aço carbono, só agora parei pra pensar nisso...
Realmente quando o motor começar a funcionar os tubos irão enferrujar por causa da umidade do ar que estará sendo sugada para o motor. Vou estar providenciando o quanto antes. Uma dúvida aqui: Além do aço Inox, será que poderia ser feito com aço galvanizado ou alumínio?
O radiador por ser colméia de cobre estará sendo tratado com fluído apropriado tipo Bardhall Radcool ou Paraflu, vou aproveitar e tentar colocar o tubo do radiador de água com outro material que não enferruje também, só pra garantir hehehehe.
Obrigado mais uma vez pelos seus préstimos companheiro, quebrou um galhão aki!!!
Cesar
Francisco Bicalho
14/02/2016, 17:50
Cesar, eu não faria os tubos em aço galvanizado porque cedo ou tarde ele pode enferrujar, principalmente se você circular em uma área onde haja maresia, mas acho que em alumínio funcionaria. Eu não sei se você encontra as curvas em alumínio com facilidade, mas em aço inox eu sei que encontra. O ideal é que elas sejam feitas em 3'.
hercilio.neto
14/02/2016, 17:57
Pessoal estou precisando substituir meu velho filtro de ar banhado a óleo por um com filtro de ar.
Tenho um filtro aqui do caminhão MB 1113 mas além de não caber no cofre irá ficar muito desproporcional por conta das saídas dele de 3,5 polegadas. Alguém pode me sugerir um filtro que sirva no cofre do jipe?
522594
Estou aqui com o mesmo dilema.
Gostaria de colocar essa carcaça do 1513, mas tenho duvidas se vai caber na posição original.
Francisco Bicalho
14/02/2016, 19:44
Hercilio, qual é a vantagem da carcassa do 1513? É para usar um elemento filtramte diferente?
E a peça é com cedilha ou dois esses?
T.Azevedo
15/02/2016, 01:17
Tem um ferrovelho em Linhares ES, que as vezes passo por lá.
O alemão arremata material das fábricas de sucos DelValle.
Só inox de parede grossa, infinitas curvas, abraçadeiras, parafusos etc. Perco a tarde na verdade ganho a tarde kkk igual menino no meio daqueles montes de material.
522649522650522651522651522652
Parque de diversão pra gente grande.
T.Azevedo
15/02/2016, 01:26
Quanto ao filtro eu não faço ideia quanto espaço sobrou ai pois teu motor é outro.
Na Band com motor Mercedes pessoal costuma colocar o do 710/912/914, o local mais barato que tem esse modelo é nessa loja. Tem outros modelos também nessa loja, inclusive chapéu (cúpula) pra caso queira fazer um snorkel.
http://www.lojapuroar.com.br/index.php?produto=337&t=PAC+11609+Filtro+de+Ar#prettyPhoto
hercilio.neto
15/02/2016, 23:48
Hercilio, qual é a vantagem da carcassa do 1513? É para usar um elemento filtramte diferente?
E a peça é com cedilha ou dois esses?
Exatamente, Chico.
Estou seguindo a tese que o filtro original da Band é subdimensionado e restringe a passagem de ar e já que (ou seria jack?) vou ter que trocar a caixa porque está corroída...
Na verdade a carcaça do 1513 é a mesma do 1113. De certo ficará superdimensionada, mas fico livre do problema. Apenas não quero uma caixa muito grande para não ocupar a passagem dos dutos do "futuro" intercooler.
hercilio.neto
16/02/2016, 00:13
Quanto ao filtro eu não faço ideia quanto espaço sobrou ai pois teu motor é outro.
Na Band com motor Mercedes pessoal costuma colocar o do 710/912/914, o local mais barato que tem esse modelo é nessa loja. Tem outros modelos também nessa loja, inclusive chapéu (cúpula) pra caso queira fazer um snorkel.
http://www.lojapuroar.com.br/index.php?produto=337&t=PAC+11609+Filtro+de+Ar#prettyPhoto
Tarcisio,
Foi nesse site que eu pesquisei.
Agora que você postou o link para a carcaça do MB 710 eu reparei que se trata do mesmo produto, pelo menos aparentemente.
veja a carcaça do 1113: http://www.lojapuroar.com.br/index.php?produto=321&t=PAC+11605SE+Carca%E7a+Sem+Elemento+de+Ar
Alguém sabe se essa válvula de descarga de pó pode ser usada com snorkel? ou tem que ser isolada?
Arranca Toco, desculpe o desvio do tópico.
T.Azevedo
16/02/2016, 00:23
Por foto parece mas o código é diferente...
Só na bancada da loja comparando os dois pra saber.
Francisco Bicalho
17/02/2016, 15:27
Tem um ferrovelho em Linhares ES, que as vezes passo por lá.
O alemão arremata material das fábricas de sucos DelValle.
Só inox de parede grossa, infinitas curvas, abraçadeiras, parafusos etc. Perco a tarde na verdade ganho a tarde kkk igual menino no meio daqueles montes de material.
522649522650
Parque de diversão pra gente grande.
Tonha, eu sei exatamente o que você está falando. Na serra de Petrópolis, uns 30 km da minha casa na Posse (estrada União e Indústria) tem um ferro velho pequeno, mas magnífico chamado Zimbrão, onde tudo é fascinante, algumas áreas perfeitamente organizadas, outras bagunçadas, mas todas cheias de coisas que me fascinam. Minha mulher diz que é a minha 'disnelândia', onde eu fico zanzando, garimpando, poucos lugares no mundo me fazem sentir mais feliz. Feliz que nem pinto no lixo. Lá também tem uma soca de tubos em inox de todas as medidas, com curvas de todo jeito, xepa de um incêndio na fábrica de cerveja Itaipava. Montei minha linha de admissão e de descarga toda em inox de 3". Nunca mais tenho que pensar no assunto.
Abraço;
Chico
Arranca Toco
19/02/2016, 19:39
Tarcisio,
Foi nesse site que eu pesquisei.
Agora que você postou o link para a carcaça do MB 710 eu reparei que se trata do mesmo produto, pelo menos aparentemente.
veja a carcaça do 1113: http://www.lojapuroar.com.br/index.php?produto=321&t=PAC+11605SE+Carca%E7a+Sem+Elemento+de+Ar
Alguém sabe se essa válvula de descarga de pó pode ser usada com snorkel? ou tem que ser isolada?
Arranca Toco, desculpe o desvio do tópico.
Olá Hercílio ta tranquilo amigo, também sou parte interessada no assunto hehehee.... olha eu tentei de todas as formas colocar o gigante filtro do MB 1113 no cofre, mas pra mim não deu, a posição pra trocar o elemento ficaria muito ruim tendo que retirar o filtro inteiro novamente e a tubulação Intercooler limita bastante o espaço.
Encontrei em um desmanche um filtro completinho do Jipe CBT Javali, me disseram que é o mesmo que equipa as f-1000 antigas, não sei se esta informação confere. Segue as fotos da instalação:
523023 523024
Arranca Toco
19/02/2016, 19:49
Tonha, eu sei exatamente o que você está falando. Na serra de Petrópolis, uns 30 km da minha casa na Posse (estrada União e Indústria) tem um ferro velho pequeno, mas magnífico chamado Zimbrão, onde tudo é fascinante, algumas áreas perfeitamente organizadas, outras bagunçadas, mas todas cheias de coisas que me fascinam. Minha mulher diz que é a minha 'disnelândia', onde eu fico zanzando, garimpando, poucos lugares no mundo me fazem sentir mais feliz. Feliz que nem pinto no lixo. Lá também tem uma soca de tubos em inox de todas as medidas, com curvas de todo jeito, xepa de um incêndio na fábrica de cerveja Itaipava. Montei minha linha de admissão e de descarga toda em inox de 3". Nunca mais tenho que pensar no assunto.
Abraço;
Chico
Pessoal, decidi refazer a tubulação intercooler em Inox mesmo e vou aproveitar a idéia do Chico e redimensionar todo o sistema de escapamento também, tudo em inox, pelo menos não esquento mais a cabeça. Esta semana visitei um ferro velho nas proximidades da empresa e adquiri alguns materias em inox e realmente, me senti como se estivesse em um parque temático com muitas atrações, são muitas opções kkkkkkkkkkkk.
Uma pergunta Chico, vc notou se há algum ganho significativo de potência utilizando escape em inox? Muda o barulho ou coisa desse tipo?
Arranca Toco
19/02/2016, 20:11
Aos poucos o Arranca Toco vai voltando a tomar forma, dessa vez foi a vez de instalar os alargadores de paralamas. Apliquei frisos de borracha pra dar um acabamento melhor, fiquei bastante satisfeito com o resultado.
523025523026523027523028
Adquiri também o reservatório de direção Hidraúlica do caminhão MB1113, é de 1 litro, tem filtro interno e acredito que não deixará o fluído esquentar tanto como nos reservatórios de 500ML.
Pedi a um dos meninos daqui da firma que me fizesse um suporte pra prender o reservatório ao cofre do motor e "voilá", já está instalado.
523029523030523031
A medida que vou montando a Band, vou deixando alguns arranhões em algumas partes do jipe, sem intenção é claro, mas quando estiver no jeito faço o retoque por completo em todas as partes afetadas.
523032523033
Finalizo com as artes de alguns toyoteiros e suas viaturas que me inspirarão a desenvolver este projeto, cada foto tem uma idéia que copiei com muito gosto, e estou aplicando na prática.
523034523035
T.Azevedo
19/02/2016, 20:35
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710544477-emblema-cummins-cromado-ford-dodge-_JM
T.Azevedo
19/02/2016, 20:35
Ta ficando show
Arranca Toco
19/02/2016, 20:37
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710544477-emblema-cummins-cromado-ford-dodge-_JM
Pensei nisso companheiro, mas achei o valor um pouco absurdo hehehe, quem sabe mais pra frente se der coragem heheheehehe
T.Azevedo
19/02/2016, 20:39
Sempre que preciso de motivação pra comprar algo supérfluo eu penso assim já matei um boi pro churrasco não vou economizar com palito. Ehehehehe.
Francisco Bicalho
20/02/2016, 10:52
Chico, vc notou se há algum ganho significativo de potência utilizando escape em inox? Muda o barulho ou coisa desse tipo?
Cesar, não é o material que determina a potência gerada pelo motor, mas o diâmetro dos tubos, e a forma da linha, com o mínimo de curvas, restrições, para o ar fluir com pouca turbulência. Quando troquei a minha descarga de 2.5" para 3" a diferença na performance foi grande e o consumo melhorou. Por acaso eu fiz em inox, porque eu tinha acesso a tubulação em inox, mas no seu caso, se for difícil achar tubos inox para a descarga, pode usar tubos normais, isso porque, em motores diesel não há risco de ferrugem na descarga. Eu não gastaria dinheiro em descarga inox, mas sim na admissão, inclusive porque a metragem dos tubos é bem menor. Também é importante evitar mangueiras sanfonadas que provocam muita turbulência. Cesar, eu digo isso, se você quiser, optimizar ao máximo o sistema e ter o maior ganho de potência e economia de combustível possível. Tem várias coisas que ajudam, como o uso de uma manta protetora de turbina e descarga que mantém a temperatura no cofre do motor mais baixa deixando mais ar frio (+ frio = + denso = + ar) entrar na admissão. https://www.spaturbo.com.br/loja/produto/kit-termico-2
Dê uma olhada nesses dois sites que falam bastante sobre o assunto:
http://www.trucktrend.com/diesel-power-magazine/
http://www.bankspower.com
Pena que o Tounda não esteja participando dessa postagem, porque ele é quem entende mesmo do assunto, e daria muitas dicas boas. Alô BOB FILHO, cadê você?!
Anexei algumas imagens da minha linha de admissão e de descarga.
Cesar, eu fui ao meu máximo na tentativa de melhorar o fluxo de ar, limando a boca do coletor para facilitar a entrada do ar, inclusive eu passei horas e horas polindo o interior do coletor de admissão para melhorar o fluxo de ar. não sei se você viu essa postagam que fiz ano passado, mas ela fala de bastante coisa. Um detalhe bobo foi que achei uma ponteira em inox de 4" com a curva perfeita para fazer uma gracinha que foi a boca em 4" isso aumentou o ronco um pouco, não muito em nível, mas o barulho ficou mais grave, enfim, as vezes rola uma viadagem e a gente não resiste a uma firula.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/148491-fluxo-de-ar-do-364-a.html
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
20/02/2016, 11:22
Cesar, dá uma olhada aqui: http://assets.bankspower.com.s3.amazonaws.com/test_reports/cummins/index.html
Arranca Toco
21/02/2016, 16:28
Cesar, não é o material que determina a potência gerada pelo motor, mas o diâmetro dos tubos, e a forma da linha, com o mínimo de curvas, restrições, para o ar fluir com pouca turbulência. Quando troquei a minha descarga de 2.5" para 3" a diferença na performance foi grande e o consumo melhorou. Por acaso eu fiz em inox, porque eu tinha acesso a tubulação em inox, mas no seu caso, se for difícil achar tubos inox para a descarga, pode usar tubos normais, isso porque, em motores diesel não há risco de ferrugem na descarga. Eu não gastaria dinheiro em descarga inox, mas sim na admissão, inclusive porque a metragem dos tubos é bem menor. Também é importante evitar mangueiras sanfonadas que provocam muita turbulência. Cesar, eu digo isso, se você quiser, optimizar ao máximo o sistema e ter o maior ganho de potência e economia de combustível possível. Tem várias coisas que ajudam, como o uso de uma manta protetora de turbina e descarga que mantém a temperatura no cofre do motor mais baixa deixando mais ar frio (+ frio = + denso = + ar) entrar na admissão. https://www.spaturbo.com.br/loja/produto/kit-termico-2
Dê uma olhada nesses dois sites que falam bastante sobre o assunto:
http://www.trucktrend.com/diesel-power-magazine/
http://www.bankspower.com
Pena que o Tounda não esteja participando dessa postagem, porque ele é quem entende mesmo do assunto, e daria muitas dicas boas. Alô BOB FILHO, cadê você?!
Anexei algumas imagens da minha linha de admissão e de descarga.
Cesar, eu fui ao meu máximo na tentativa de melhorar o fluxo de ar, limando a boca do coletor para facilitar a entrada do ar, inclusive eu passei horas e horas polindo o interior do coletor de admissão para melhorar o fluxo de ar. não sei se você viu essa postagam que fiz ano passado, mas ela fala de bastante coisa. Um detalhe bobo foi que achei uma ponteira em inox de 4" com a curva perfeita para fazer uma gracinha que foi a boca em 4" isso aumentou o ronco um pouco, não muito em nível, mas o barulho ficou mais grave, enfim, as vezes rola uma viadagem e a gente não resiste a uma firula.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/148491-fluxo-de-ar-do-364-a.html
Abraço;
Chico
Boa tarde amigo Chico,
Em primeiro lugar gostaria de parabenizá-lo pelo bonito cofre que me mostraste nas fotos, ficou incrível, de responsa!!!
Pra mim, ficou bem acessível encontrar os materiais em inox, tenho bastante também aqui na empresa, estou pensando desenvolver o sistema de escape um pouco diferente do comum e que dure digamos "pra sempre".
Eu também não resisto as vezes e gosto de fazer um "trupé", principalmente no centro da cidade hahahahaah.
O sistema de exaustão será todo de inox espessura entre 3 e 4 polegadas, com difusor em "Y" ativado por controle remoto, assim ele fará barulho quando eu quiser, ativando a função pelo botão com a ajuda de um motorzinho de vidro elétrico, copiei a idéia de uns sites e achei super fácil de fazer, segue um exemplo:
523151523152523153
A parte do silenciador ou abafador do jipe também será feita em aço inox, só preciso saber o espaço que terei disponível embaixo do jipe pra poder definir melhor o tamanho do abafador.
Vou procurar deixar o cano de descarga o mais reto possível e utilizar fitas termotape (lã de vidro) pra enrolar sobre o sistema de exaustão retendo melhor os gases dentro do cano pra assim obter um melhor rendimento na hora do funcionamento.
523154523155
As mangueiras do filtro de ar que utilizo, são corrugadas apenas por fora, dentro tem superfície lisa, próprio para o ar, mesmo assim tentarei evitar as dobras ao maximo pra ter um melhor fluxo de ar.
No caso do intercooler, andei analizando a sua situação com a minha. A saída de ar do motor OM364 é cerca de 1,5" polegada maior do que a do 4BT que é de "1 1/4" originalmente.
Vou passar a tubulação pra 2,5"Polegadas, já será um baita avanço até porque ele trabalhará apenas com 2 curvas em 90 graus em todo o sistema que é praticamente reto até a colméia do intercooler, acho que terá um fluxo de ar bem satisfatório.
No seu caso com o OM364 percebi que está trabalhando com 3 curvas, agora entendi porque você aumentou a bitola do cano pra 3", o lado que esta a entrada de ar no 364 é muito incomodo e acaba restringindo muito a circulação do ar, diferente do OM314 que é oposto.
Andei vendo o post e os links que me enviou, vou absorver o máximo dessas informações preciosas, desde o polimento do cano a se usar até limar a boca da tubulação, já percebi que são detalhes que fazem muita diferença na restrição do ar.
Mais uma vez obrigado mestre Chico!!!
Cesar
Arranca Toco
21/02/2016, 16:59
Hoje percebi que um dos equipamentos que tenho pode não suprir minha necessidade quando for usá-lo, trata-se do Guincho elétrico.
No final do ano passado minha esposa me presenteou com um guincho de presente, fiquei muito surpreso pela iniciativa dela que as vezes faz de tudo pra nos agradar, enfim achei sensacional e fiquei muito feliz.
Alguns dias atrás pesquisando a respeito e notei que o ideal para mim seria um guincho de 12.000lbs ou até 16.000lbs pra poder atender com eficiência caso viesse a precisar mesmo de uma mãozinha na hora do aperto.
O fato é que o modelo que possuo é de 8.500lbs, deve ser chinês, dos mais simples, mas decidi ficar com ele mesmo assim pra não magoar a patroa. Hoje pela manhã realizei a instalação dele sobre o chassi do jipe, achei que ficou bem bacana.
523167
A dúvida é:
Será que este guincho vai se sair bem na hora do aperto, digo no caso de encavalar em alguma trincheira ou coisa deste tipo? Algum companheiro aí já usou deste modelo?
Adaptação do Cambio Toyota 4 marchas junto a capa seca motor cummins:
519939
Confeccionamos a chapa adaptadora do cambio a capa seca. Ela tem 1 polegada de espessura e vai travada com 4 parafusos Aço M12 por dentro da capaseca, pois tem espaço de sobra e não atrapalha o garfo da embreagem. Por fora ficaram as roscas prontas pra alojar a caixa de cambio.
519940519941519947
O eixo piloto deverá sofrer um aumento de exatamente 4,75 cm pra chegar ao volante do motor. Assim que desmontar o cambio já levarei o eixo para usinar.
No cambio Toyota de 5 marchas a chapa é um pouco diferente, segue as fotos tiradas de um companheiro participante do forum que realizou esta empreita em um Engesa:
519942519943519944
No rolamento de embreagem da F 250 tivemos de fazer uma bucha para ficar compatível com a medida da moringa do Cambio, ficou bem casadinho.
519945519946
O cambio já se encontra em transporte ao mecanico, espero que não tenha nenhuma surpresa dentro dele na hora da revisão hahahahahahaah.
519948
Conheço aquela chapa de união cambio/capa seca!!!!
Arranca Toco
21/02/2016, 17:15
Conheço aquela chapa de união cambio/capa seca!!!!
Olá KIM!!!
Tudo bem?
Não nos conhecemos pessoalmente mas, sua fama te procede hehehehehe....
Conheci sua viatura "O Fuzileiro" através do Donivel de Paranavaí, ele é meu vizinho de Rancho no MS Porto São José!
Fiquei impressionado com o Engesa e aquele motorzão hehehehe.....
Antes de iniciar a reforma entrei em contato com o Donizete, pra saber detalhes da sua adaptação e ele gentilmente me cedeu algumas fotos heheheheheh....
Sergio c
21/02/2016, 21:36
Cesar, esse guincho é fabricado na China mas é muito bom. Se for uma atolada de leve, pode usá-lo sem problemas, mas ajudando coma tração p não judiar do guincho.
Agora, se for uma enterrada de cobrir os eixos, o bom seria vc comprar uma patesca, que praticamente dobra a força do guincho. Um abraço.
hercilio.neto
21/02/2016, 22:47
Se foi presente da patroa, instale o guincho com toda a cerimônia e elogie a iniciativa. Mas faça como o Sérgio sugeriu, use patesca.
Futuramente, dentro de suas possibilidades, instale um guincho mecânico e passe o guincho elétrico para o parachoque traseiro. Verá que será bem útil na trilha.
E não esqueça de demonstrar a ela o quanto esse guincho te ajuda.
iquemonteiro
22/02/2016, 08:18
Se foi presente da patroa, instale o guincho com toda a cerimônia e elogie a iniciativa. Mas faça como o Sérgio sugeriu, use patesca.
Futuramente, dentro de suas possibilidades, instale um guincho mecânico e passe o guincho elétrico para o parachoque traseiro. Verá que será bem útil na trilha.
E não esqueça de demonstrar a ela o quanto esse guincho te ajuda.
Ter uma patroa contaminada com a "febre jipeira" não tem preço, tem que cultivar sempre!!! E, como diz o ditado, "a voz da patroa é a voz de Deus" :-D . O jogo de rodas e pneus da minha foram escolhidos por ela, nem discuti... Só falei para ela que como passou uns "cadinhos" para fora do paralama (8cm para ser exato), tinha que comprar os alargadores de paralama, para não dar problema com a polícia. A resposta dela? "Ué, manda vir logo, então...":cool:.
Abraço e felicidades com seu brinquedo!
titanium
23/02/2016, 09:32
Se usar o guincho com patesca, ele será MUITO útil!
E, claro, como o mestre Hercilio falou, valorize a iniciativa da patroa em ter dado esse presente! Por que tens um exemplar (patroa) extremamente RARO em casa! kkkkkkkk
Muitas patroas iriam enforcar o cabra ao saber o preço do guincho! hahahaha
Abraços!
Arranca Toco
24/02/2016, 16:43
Cesar, esse guincho é fabricado na China mas é muito bom. Se for uma atolada de leve, pode usá-lo sem problemas, mas ajudando coma tração p não judiar do guincho.
Agora, se for uma enterrada de cobrir os eixos, o bom seria vc comprar uma patesca, que praticamente dobra a força do guincho. Um abraço.
Opa, obrigado pela dica amigos, vou pedir pros meninos daqui da firma fabricarem uma patesca no capricho, hehehhe...
Vou levar a patroa pra jantar este fim de semana e agradecê-la mais uma vez pela iniciativa de me presentear com o guincho rsrsrsrsrs, afinal ela também não vê a hora de pegarmos a estrada com este danado, está bem animada... hehehehe.... Forte abraço companheiros, mais atualizações em breve!!!!
Francisco Bicalho
26/02/2016, 06:54
Cesar, compre uma patesca de qualidade, pronta. Aproveita e compra logo o que os gringos chamam de recovery kit com uma ou duas patescas, cintas, cabos, corrente dupla e gancho, 3 ou 4 anilhas de qualidade, uma boa pá retrátil (tem umas que funcionam também como enxada) até um par de pranchas se você achar necessário. O HiLift também é importante se você for fazer trilhas muito pesadas; olha uns exemplos aqui: recovery kit for 4x4 (https://www.google.com.br/search?q=recovery+kit+for+4x4&client=safari&rls=en&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjshu-ekpXLAhXCUZAKHQl-AsQQsAQIHA&biw=1776&bih=1032)
Outra coisa importante é você instalar pontos de ancoragem no carro. Na frente é mole porque pode ser no parachoque, e atrás deve ser preso ao chassi. Veja as fotos dos pontos de ancoragem que fiz para o meu carro. É importante usar parafusos de aço forte. Tem gente que anda com as anilhas presas nos pontos de ancoragem, eu prefiro andar com elas dentro do carro por diversas razões: 1) Fica papagaiado 2) Nego rouba 3) Um convite para o carro ser roubado no reboque. E se você algum dia comprar um cambão, não ande com ele 24/7. Muitos Bandeirantes foram roubados porque com o cambão é fácil atrelar num pino bola e levar o carro.
Abraço;
Chico
pedrofarmacia
26/02/2016, 15:22
Cesar, tudo bem?
queria saber como que você fez o trinco da tampa traseira?
Arranca Toco
27/02/2016, 10:12
Cesar, compre uma patesca de qualidade, pronta. Aproveita e compra logo o que os gringos chamam de recovery kit com uma ou duas patescas, cintas, cabos, corrente dupla e gancho, 3 ou 4 anilhas de qualidade, uma boa pá retrátil (tem umas que funcionam também como enxada) até um par de pranchas se você achar necessário. O HiLift também é importante se você for fazer trilhas muito pesadas; olha uns exemplos aqui: recovery kit for 4x4 (https://www.google.com.br/search?q=recovery+kit+for+4x4&client=safari&rls=en&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0ahUKEwjshu-ekpXLAhXCUZAKHQl-AsQQsAQIHA&biw=1776&bih=1032)
Outra coisa importante é você instalar pontos de ancoragem no carro. Na frente é mole porque pode ser no parachoque, e atrás deve ser preso ao chassi. Veja as fotos dos pontos de ancoragem que fiz para o meu carro. É importante usar parafusos de aço forte. Tem gente que anda com as anilhas presas nos pontos de ancoragem, eu prefiro andar com elas dentro do carro por diversas razões: 1) Fica papagaiado 2) Nego rouba 3) Um convite para o carro ser roubado no reboque. E se você algum dia comprar um cambão, não ande com ele 24/7. Muitos Bandeirantes foram roubados porque com o cambão é fácil atrelar num pino bola e levar o carro.
Abraço;
Chico
Já adquiri um kit deste alguns anos atrás, só me falta a patesca mesmo. Não tenho costume de fazer trilhas muito pesadas não, somente em caso de necessidade, uso o jipe mais em áreas de varjão (Alagadas) em fazendas, nas pescarias, algumas pequenas expedições até o Pantanal MS, passando por dentro de rios, acabo pegando bastante estrada de terra também, as vezes rola uma vontade de fazer algumas manobras no barro na companhia dos amigos que também tem jipes e por aí vai.
Eu sou mais diversão, gosto muito de participar em eventos de caridade também em que vamos a mais áreas afastadas da cidade levando um pouco de alegria, alimento, roupas, brinquedos pra crianças as pessoas mais necessitadas, isso acaba me motivando ainda mais. hehehe
523559523560523561F523562523563
Fotos bem antigas de 10 anos atrás ou mais kkkkkkkkk
Quanto ao roubo, acho que todos nós estamos propícios, mas não facilito muito não, o jipe terá segredo na parte elétrica, rastreador e agora estamos instalando anti furto até na bomba injetora ainda mais pelo fato dele ser todo aberto hehehehehe, quando estou com ele, é muito difícil eu me distanciar mais de 200M dele, é meu xodó!!!! rsrsrsrsrss
Arranca Toco
27/02/2016, 10:25
Cesar, tudo bem?
queria saber como que você fez o trinco da tampa traseira?
Oi Pedro, eu usei 2 fechos semelhantes a este da foto, vc encontra até em casa de materiais de construção. Na próxima semana tiro uma foto e mando pra voce de como ficou ok...
523564
Arranca Toco
27/02/2016, 10:52
Dando andamento na reforma, no momento a Band segue internada na Auto Elétrica, acredito que deva ficar pelo menos 2 semanas por lá, tem uma parafernália de coisas pra instalar...
523565Motorzinho do limpador Fiat Uno com cachimbo alongado, servirá perfeitamente na parte superior do quadro do vidro.
Encontrei parte do chicote e a caixa de fusíveis do Hyundai HB20 no desmanche, com direito a sondas com avisos sonoros e tudo mais que tem direito, tudo passando pelo pós chave hehehehehe.....
523566523568523569
Pedi ao eletricista que blindasse os cabos e terminais, com conduítes e borrachas termorestringente pra evitar ao máximo o contato com a água.
Aproveitamos e retiramos o motor de partida e o alternador para uma revisão periódica.
Precisei trocar as escovas do motor de arranque e o rolamento do alternador, no mais ta tudo zerinho.
sem mais
Sergio c
27/02/2016, 23:20
Tomara que o eletricista ligue esses fios direitinho heheheh
pedrofarmacia
02/03/2016, 20:11
Oi Pedro, eu usei 2 fechos semelhantes a este da foto, vc encontra até em casa de materiais de construção. Na próxima semana tiro uma foto e mando pra voce de como ficou ok...
523564
Cesar, desculpe esta te cobrando, depois se tiver como mandar a foto. se quiser enviar no meu whatsapp é 37-98802-1123
Arranca Toco
03/03/2016, 11:27
Cesar, desculpe esta te cobrando, depois se tiver como mandar a foto. se quiser enviar no meu whatsapp é 37-98802-1123
Respondido no Zap Zap Pedrão, abraços!!!!!
Arranca Toco
05/03/2016, 11:33
Passando a atualização da semana:
Minha viatura ainda está na elétrica, com muitos fios a serem instalados, requer uma paciência de Jó!
Achei que o veria pronto esta semana mas realmente ainda tem muito a ser feito.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524159&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524160&stc=1
Apressado como sempre fui, tentei funcionar o motor depois de 8 meses parado com a ajuda do mecânico, fizemos de qualquer jeito puxando óleo direto do tanque já limpo e sem passar por filtros e racor, era muita ansiedade e eu precisava ouvir o som do motor roncando de qualquer jeito kkkkkkkkkkkkkkkk.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524161&stc=1
Enfim ele quase funcionou, infelizmente não foi do jeito que eu queria, descobrimos que a injetora estava fora do ponto, ficou falhando e fumaceando pela oficina toda, aí minha agonia aumentou ainda mais hahahahahahha
Fui correndo buscar o bombista para retirar a Injetora e regulá-la e aproveitei para tirar umas dúvidas com ele. Estava pensando em abrir mais os bicos, pra deixar o motor mais esperto mas ele me aconselhou a rodar pelo menos 20.000KM até o motor dar uma boa amaciada...
Felizmente a bomba só estava fora do ponto mesmo e após algumas partidas o Cummins finalmente RESSUSSITOU dando um tremendo ronco de boas vindas dentro da oficina e fazendo meu sorriso ir até na orelha hehehehehehe...
Assim que o jipe sair da elétrica vou me concentrar em substituir as tubulações do motor por aço inox conforme me orientou o companheiro Chico Bicalho, e instalar o restante dos componentes como, filtros, racor, cabos, mangueiras, etc...
Caso os amigos queiram ver o funcionamento do 4BT, o vídeo já está disponível no Link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=s4yETcVqTF4
Um abraço e bom final de semana a todos.
hercilio.neto
06/03/2016, 09:13
Maravilha.
Sergio c
06/03/2016, 10:38
Que ronco de motor, como disse o Hercílio, uma maravilha.....
pauloalberto
06/03/2016, 15:30
Magnífico!!!! Realmente está ficando lindo! Parabéns pela coragem e ousadia em substituir o motor por um Cummins.
E não é que ficou perfeito!! Vai ficar uma viatura exemplar e única!
Arranca Toco
11/03/2016, 16:37
Obrigado companheiros, estou só na ansiedade pra poder rodar com ele hehehehe.... mas ainda há muito a ser feito... por enquanto vou curtindo o momento de montagem rsrsrsrs.
Bom, o jipe já saiu da Elétrica, mas ainda ficou uns "gatos pingados" pra trás que terei de resolver mais tarde após a montagem completa da tapeçaria e outros acessórios.
Transportei novamente a Band para o barracão da empresa pra finalizar parte de escapamento e outros agregados.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524565&stc=1
Logo estará indo para a tapeçaria, então já estamos trabalhando na instalação e suportes dos novos bancos, inclusive nos traseiros também.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524567&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524568&stc=1
Aproveitei e já instalei as mangueiras do motor corretamente, incluindo os filtros e racor.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524570&stc=1
Notei que nesse curto espaço de tempo em que a tubulação do intercooler foi posta, já começou a apresentar sinais de ferrugem, nada bom para o motor, então a fabricamos novamente, mas desta vez em inox conforme já havia dito que faria nos post's anteriores.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524571&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524572&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524574&stc=1
Em breve irei substituir as abraçadeiras e mangueiras do Intercooler por novas, ainda não encontrei na cor vermelha. Segue a foto de como ficou o resultado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524575&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524576&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524577&stc=1
E por hoje é só, forte abraço a todos!
Elmer_Jeep
11/03/2016, 17:10
Agora o cofre ficou bonito!
Mangote de silicone vermelho vc encontra aqui
KEHL ® (http://www.kehl.ind.br/borrachas.php)
Utilizo essa marca no meu Jeep e na Band do meu pai, apesar de ser uma indústria eles fazem vendas diretas ao consumidor também.
[]'s
Elmer_Jeep
11/03/2016, 17:12
Detalhe, recomendo substituir as abraçadeiras também, na Kehl tem várias medidas e na época que comprei era o menor preço do mercado.
http://www.kehl.ind.br/images/fotos/normal/abracadeiras_inox_2.jpg
T.Azevedo
11/03/2016, 21:10
Agora sim Cezar ficou muito bom mesmo parabéns. Belo trabalho no cofre!!! Show da gosto de olhar.
hercilio.neto
11/03/2016, 21:59
Belo trabalho. Infinitamente superior ao anterior.
Francisco Bicalho
12/03/2016, 09:23
Agora o negócio ficou arrumado. Só pela ferrugem nos canos já era mais do que importante trocar tudo, e com os joelhos arredondados a coisa fica ainda melhor. Cesar, siga as dicas do Elmer. Aliás tem duas pessoas aqui no Fórum que eu ouço calado e aprendo sempre, o Elmer e o Felippe Tounda. Qualquer dica deles vale ouro. Parabéns pelo motor.
abraço,
chico
Arranca Toco
19/03/2016, 15:17
Belo trabalho. Infinitamente superior ao anterior.
Muito obrigado Hercílio, Tonha e Chico, o projeto era um sonho que acabou saindo do papel e que agora já virou realidade, todos os amigos aqui do fórum ajudaram a aperfeiçoá-lo ainda mais e eu só tenho agradecer por toda esta força!!!!!
Arranca Toco
19/03/2016, 15:28
Detalhe, recomendo substituir as abraçadeiras também, na Kehl tem várias medidas e na época que comprei era o menor preço do mercado.
http://www.kehl.ind.br/images/fotos/normal/abracadeiras_inox_2.jpg
Grande Elmer!!!
Muito obrigado pela indicação, já entrei em contato com a Kehl, no momento estou aguardando resposta da empresa, espero que não demorem a se pronunciar pois sou bem ansioso hahahahah. De qualquer forma tentarei contato na segunda por telefone também. Valeu muitoooooo a dica!!!!!!!
Rodando em Maringá estes dias acabei encontrando as tais abraçadeiras e adquiri um joguinho com 12 unidades em inox, vai ficar bem bacana quando instaladas hehehehehehe
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525125&stc=1
Aproveitando a ocasião, em breve estarei retornando ao Posto de molas Germani para terminar a suspensão da Band, se possível gostaria que me instruísse de como colocar o amortecedor de direção no Arranca Toco estou em dúvida quanto ao lugar e posição, quando tiver no jeito vou atualizando a situação.
Abraços chefe!
Arranca Toco
19/03/2016, 15:46
Vamos aos fatos da semana:
Infelizmente tive pouco avanço no quesito escapamento, acabei ficando atarefado esta semana com trabalhos de clientes e não pude dar muita atenção ao projeto, acredito que nos próximos dias já iremos finalizar as ponteiras e todo sistema de exaustão em inox para que eu possa enviar a Band novamente a Molas Germani.
Segue o modelo de difusor que estou fabricando e de como deverá ficar depois de pronto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525126&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525127&stc=1
Estamos elaborando o sistema de exaustão com 3" polegadas saindo do motor até o abafador, do abafador ao final da linha seguirá com 3,5"polegadas e por fim a ponteira em 4" polegadas. Espero que fique bom hehehehe.....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=525128&stc=1
Arranca Toco
10/04/2016, 18:40
Depois de 20 dias hibernado no MS e afastado da Band segue alguns avanços:
Tive um problema com a máquina TIG por alguns dias e o projeto infelizmente ficou parado no barracão.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526524-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-6-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-inside-6-.jpg
Após a TIG voltar ao normal, conseguir concluir a parte do escape do bichão, faltando apenas as abraçadeiras em Inox e o termotape para envolvê-lo agora.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526525-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-6-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-inside-8-.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526526-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-6-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-inside-7-.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526527-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-6-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-inside-11-.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526539&stc=1
O difusor do escape foi terminado também e ficou porreta!
Utilizei uma maquininha de vidro elétrico blindada para abrir a borboleta no cano.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526528-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-6-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-inside-17-.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526529-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-6-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-inside-18-.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526530-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-6-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-inside-19-.jpg
Arranca Toco
10/04/2016, 18:50
Na ocasião fui adiantando o banco traseiro da viatura, usei a estrutura de 50 anos, original dos bancos da frente do jipe para fazer o banco traseiro. Ao menos assim fica alguma coisa como recordação hsuahsuahsuahsuash....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526533-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-5-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-38-.jpg
Fiz um compartimento abaixo do assento para guardar ferramentas, macaco, cintas e umas cervejinhas também hehehehehe
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526536-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-6-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-inside-2-.jpghttp://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526537-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-6-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-inside-4-.jpg
No momento ainda falta adaptar as maquininhas do cinto de segurança que será abdominal.
O suporte do banco foi feito tipo engate rápido, de fácil desmontagem caso precise retirá-lo da carroceria do jipe.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/526538-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-6-toyota-bandeirante-fj40-cummins-4bt-inside-14-.jpg
Arranca Toco
10/04/2016, 19:14
Este final de semana levei o Arranca Toco pra dar uma volta de guincho, kkkkkkkkkk fui emplacá-lo e fiz as mudanças no documento...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526540&stc=1
Consegui fazer um parabarro lameiro com o que sobrou de algumas chapas INOX e de uma velha esteira de borracha pertencente a uma dala.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526541&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526542&stc=1
Pra finalizar segue uma foto do Arranca Toco com os novos sapatinhos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=526543&stc=1
Ta quase acabando, agonia ta a MILLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sergio c
10/04/2016, 21:40
Cesar, essa borboleta no escape é p quando queres um ronco mais forte ou é um freio motor hehehe Um abraço.
hercilio.neto
10/04/2016, 23:04
Noooosssaaaa!!!!!
Ficou linda de mais.
lucciano amaral
11/04/2016, 08:57
Linda demais mesmo, top
Parabéns pela dedicação e paciência na reforma! Não é fácil! Está ficando show! Na minha modesta opinião, eu eliminaria o quebra mato. Daria mais destaque à belíssima frente da viatura.
Abrass.
Arranca Toco
12/04/2016, 07:26
Cesar, essa borboleta no escape é p quando queres um ronco mais forte ou é um freio motor hehehe Um abraço.
Exatamente Sérgio, as vezes gosto de um barulho diferente principalmente quando estou no centro da cidade, então o escape ficará diretão, quando pego a estrada fecho a borboleta e ele roda mais macio hehehehe...
Arranca Toco
12/04/2016, 07:33
Parabéns pela dedicação e paciência na reforma! Não é fácil! Está ficando show! Na minha modesta opinião, eu eliminaria o quebra mato. Daria mais destaque à belíssima frente da viatura.
Abrass.
Obrigado pelo apoio amigos Hercílio, Luciano e Nirlei, realmente a reforma exige muito de nós mesmos e principalmente paciência!
Apesar de parecer quase pronto ainda passaremos por mudanças na suspensão, nos munhões, xime e por último os freios.
Estou indeciso sobre os freios a ar, acho que ficará perigoso mas ainda não descartei a idéia. Sugestões são bem vindas!!!!!!rsrsrsrsrsrsrs
fabiano r
12/04/2016, 07:38
Arranca Toco a Bando ficou um espetáculo! Parabéns!
Arranca Toco
12/04/2016, 08:45
Obrigado Fabiano! Estive olhando fotos de sua Band, muito linda tbm!!!!!
Arranca Toco
21/04/2016, 12:09
Finalmente chegaram os mangotinhos de silicone pro Intercooler, estes irao dar uma aparencia melhor ao cofre da Band.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527052-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-wp_20160416_09_42_59_pro.jpg
Iniciei tambem o processo de enrolar o termotape no cano de escape, por ser um material de fibra de vidro, me desculpem o trocadilho, mas este “ trem da uma coceira dos infernos”, mesmo usando luvas!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527054-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-2-.jpg
Esta semana, encaminhei o Arranca Toco novamente a oficina especializada em suspensao e o pessoal ja foi metendo a mao na massa.
Acredito que a adaptacao deva levar de 10 a 15 dias bem trabalhados, pois vamos mexer tambem no xime, adaptacao freios a disco e munhoes.
Como disse anteriormente, estou usando a suspensao traseira da pick-up L200 Triton na dianteira da Band e amortecedores Cofap TurboGaz da F4000.
Espero que fique um pouco mais macia e funcione tão bem quanto a antiga, pois a suspensao original de 50 anos era muito valente e praticamente inquebrável, mas me deixava com o corpo moído no fim do dia, kkkkkkkkkkkk...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527055-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-4-.jpg
Bom, ja de cara, tive que rebaixar ainda mais a caixa de cambio e o motor, alterando novamente todos os suportes do powertrain, para que os eixos cardãs pudessem ficar mais nivelados não fazendo as cruzetas trabalharem forçadas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527056-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-5-.jpg
Deu um trabalhão danado refazer tudo, mais esse é o preço que pagamos nas adaptações pesadas rsrsrsrs....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527057-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-6-.jpg
Atualizando as medidas, o Cummins 4BT e a Caixade Cambio 4M agora ficaram 10CM mais baixo e 8CM deslocados para trás em relação ao sistema original da Band quando era equipada com o MB 314S.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527058-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-12-.jpg
E assim o Arranca Toco segue internado novamente, espero que pela última vez....SQN shuahsuahsuahsua
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527059-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-10-.jpg
Continua.....
Abraços a todos e um Bom Fim Semana!
Cesar
alexgira
23/05/2016, 11:09
Fala César!
Cadê as novidades do Arranca Toco?
Abraços!
Alex
Arranca Toco
24/05/2016, 13:52
Fala César!
Cadê as novidades do Arranca Toco?
Abraços!
Alex
Boa tarde Alex,
O dono do Arranca Toco ficou meio "Dengoso" tempos atrás e agora passou por um pequeno intervento cirúrgico no joelho hahahaha, posso dizer adeus a minha carreira futebolística shuahsuashuashauhsau....
No mais a reforma continua fluindo mas a passos de Tartaruga...
Em breve vou postando as atualizações, no momento a Band está passando por instalações nos freios disco...
Forte abraço!
Arranca Toco
28/05/2016, 09:19
Seguindo com o upgrade praticamente 80% concluído, a vontade de por este bichão pra rodar ta a mil por hora rsrsrs...
Pedi ao torneiro que fizesse um apoio no capô para o quadro do parabrisa. Ele desenvolveu esta coisinha em inox, um luxo! hahaha
529365529366529367529368
Foi finalizado a parte da suspensão, achei que ficou bem macio, sem rangidos e pancadas bruscas na carroceria, porém vou ter que retirar novamente os feixes para arqueá-los um pouco mais deixando a nave mais alta.
A dianteira do jipe ficou 13cm mais baixa que a traseira. Pretendo baixar esta diferença pra 5cm. Quase não se percebe estes Cm a mais, mas mesmo assim não está totalmente do meu agrado.
529370
Os munhões foram desmontados e totalmente revisados e o xime foi cortado e girado 15 graus para trás.
529369
No lugar dos rolamentos que vão no xime já tenho usado a pelo menos 10 anos as buchas de bronze. Só agora começaram a aparentar desgaste nos olhais, então confeccionamos um conjuntinho novo.
529371529372
Os 4 alargadores passaram por uma redução de 5cm para 3,8mm pra terem rosca suficiente na hora de apertar as porcas das rodas. Se mantivesse os 5cm teria de aumentar o comprimento dos prisioneiros das rodas.
Aproveitei a ocasião adquiri e instalei o Kit freio disco original Bandeirante, porém me deparei com um enrosco.
529373529374
A pinça de freio ficou tocando levemente na roda na hora da montagem, cerca de 2mm.
Estou usando Rodas aro R15 e tala 10” com off set -44.
O jeito foi desbastar cerca de 0,5cm as costas da pinça com uma lixadeira para que entrasse sem problemas ficando cerca de 3mm distante da roda. Muitos colegas aqui usam rodas como as minhas e não precisaram fazer este feito, a minha não sei por que deu esta zebra!
529375529376
De qualquer forma, pra quem não quiser correr o risco, aconselho usar rodas aro 16 ou até mesmo aro 17 pra ficar uma adaptação sem transtornos nesse Kit Freio Original Varga Bandeirante.
529377529378
Arranca Toco
28/05/2016, 09:48
Já os freios traseiros optei pelo Kit da Hilux 2006 e forão moleza de adaptar. Tivemos apenas que desenvolver um suporte pra acoplar a pinça e “voilá”.
529380529381529382529383
Os cardãs também forão instalados sem problemas, juntamente com as novas Rodas Livres AVM, protetor do filtro Racor em inox e o escapamento em inox que está roncando fortíssimo, principalmente quando se abre a borboleta no difusor, parece um V8 SQN hahahaha....
529384529385529386529387529388529389
Notei que após cerca de 20 minutos com o motor funcionando o cilindro de ar abaixo da carroceria estaria recebendo pouco ar. Nos próximos dias deverá vir um mecânico para analisar o sistema de ar e talvez desmontar o compressor parcialmente para trocar alguns reparos. Vou aproveitar a vinda dele e já pedir pra passar toda fiação de fluido de freios, deixando o sistema já operante pronto para os testes.
529390
O motor até agora é só elogios, a cada dia vem superando mais minhas expectativas com um funcionamento excepcional até mesmo em dias de muito frio, é bater na partida e pegar. Meu antigo 314S já não me dava esta moleza kkkkkkk.
529391529392529393
Já na reta final o anseio de por a máquina na estrada é grande mas o tempo pra se dedicar é curto.
Pra próxima etapa vamos programando a tapeçaria, finalização e instalação de alguns componentes elétricos, consoles, etc...
Estarei providenciando muito em breve um novo vídeo do motor funcionando, espero que até lah o Arranca Toco já esteje rodando... só acho! shuahsaushuhau
Abraços
Cesar
Arranca Toco
29/05/2016, 15:33
Ou o upgrade deve ta muito bom ou ta muito ruim, os companheiros não dizem nada, nem um pitaco? hahahahahahaha
Arildo MT
29/05/2016, 15:51
Estão todos sem palavras, por isso o silêncio.
Denise Ávila
29/05/2016, 20:35
Tá todo mundo na Fenajeep kkkkkkk
Tenho uma pergunta. Por que foi necessário confeccionar um protetor para o filtro? Foi pelo fato do motor estar mais baixo?
Marcelo Oyarzábal
29/05/2016, 22:24
Esse tópido deveria ser movido para o frota 4x4, muito bom, vi hoje por "acaso" que entrei na seção Toyota Bandeirante.
Um abraço
hercilio.neto
29/05/2016, 23:55
Cesar
seu jipe está cada dia mais animal.
Uma pergunta:
Não cogitou utilizar os suportes do parabrisa originais da FJ40?
529467
Adrianwdr
30/05/2016, 04:16
Está linda demais, parece que saiu de um anime japonês futurístico.
A combinação da cor azul com os paralamas pretos ficou fod$
Parabéns pela empreitada
Guima-MS
31/05/2016, 17:26
Acompanhando :pipoca:
Arranca Toco
01/06/2016, 09:16
Muito obrigado amigos, agora fiquei mais aliviado hahahahha!!!!!
Arranca Toco
01/06/2016, 09:20
[QUOTE=hercilio.neto;2372955]Cesar
seu jipe está cada dia mais animal.
Uma pergunta:
Não cogitou utilizar os suportes do parabrisa originais da FJ40?
RESPOSTA:
Hercílio muito da hora este suporte, eu nem sabia que existia! Obrigado pelo apoio, suas sugestões são sempre bem vindas amigo! Forte abraço!
Arranca Toco
01/06/2016, 09:29
Tá todo mundo na Fenajeep kkkkkkk
Tenho uma pergunta. Por que foi necessário confeccionar um protetor para o filtro? Foi pelo fato do motor estar mais baixo?
Olá Denise, instalei aquele protetor para o racor, deixei mais baixo pra fácil acesso na hora de fazer a drenagem da água como nos caminhões. Pensei em colocá-lo no cofre, mas na hora de esgota-lo iria virar uma meleca caindo água com diesel em cima dos componentes do motor e chassi. Tive de fazer este protetor por conta do pneu, vai que acontece dele jogar alguma pedra na hora do funcionamento no copinho de vidro e quebrar!? Não quis arriscar hehehhe...
Aproveitando a ocasião, gostaria de parabenizá-la pelo esforço de estar sempre a disposição no Whatss e aqui no forum tirando nossas duvidas. Aprendi muito com seus posts e continuo aprendendo, eita mulher sabida no quesito Bandeirantes!!!! Uma verdadeira enciclopédia rsrsrsrsrsrs
Abraços!
lucciano amaral
01/06/2016, 13:19
Finalmente chegaram os mangotinhos de silicone pro Intercooler, estes irao dar uma aparencia melhor ao cofre da Band.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527052-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-wp_20160416_09_42_59_pro.jpg
Iniciei tambem o processo de enrolar o termotape no cano de escape, por ser um material de fibra de vidro, me desculpem o trocadilho, mas este “ trem da uma coceira dos infernos”, mesmo usando luvas!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527054-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-2-.jpg
Esta semana, encaminhei o Arranca Toco novamente a oficina especializada em suspensao e o pessoal ja foi metendo a mao na massa.
Acredito que a adaptacao deva levar de 10 a 15 dias bem trabalhados, pois vamos mexer tambem no xime, adaptacao freios a disco e munhoes.
Como disse anteriormente, estou usando a suspensao traseira da pick-up L200 Triton na dianteira da Band e amortecedores Cofap TurboGaz da F4000.
Espero que fique um pouco mais macia e funcione tão bem quanto a antiga, pois a suspensao original de 50 anos era muito valente e praticamente inquebrável, mas me deixava com o corpo moído no fim do dia, kkkkkkkkkkkk...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527055-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-4-.jpg
Bom, ja de cara, tive que rebaixar ainda mais a caixa de cambio e o motor, alterando novamente todos os suportes do powertrain, para que os eixos cardãs pudessem ficar mais nivelados não fazendo as cruzetas trabalharem forçadas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527056-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-5-.jpg
Deu um trabalhão danado refazer tudo, mais esse é o preço que pagamos nas adaptações pesadas rsrsrsrs....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527057-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-6-.jpg
Atualizando as medidas, o Cummins 4BT e a Caixade Cambio 4M agora ficaram 10CM mais baixo e 8CM deslocados para trás em relação ao sistema original da Band quando era equipada com o MB 314S.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527058-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-12-.jpg
E assim o Arranca Toco segue internado novamente, espero que pela última vez....SQN shuahsuahsuahsua
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/527059-toyota-bandeirante-cummins-4bt-inside-arranca-toco-7-cummins-inside-toyota-bandeirante-fj40-10-.jpg
Continua.....
Abraços a todos e um Bom Fim Semana!
Cesar
Amigo onde vc comprou esses mangotes de silicone para o intercoleer? obrigado
Arranca Toco
02/06/2016, 07:59
Bom dia Lucciano, nâo encontrei na cor vermelha aqui na minha cidade mas garimpando pela net encontrei no site mercado livre mas só liso tbm! Aquele mangotinho com a barriguinha deve ficar mais bonito dentro do cofre. O nome da empresa é ASLLAN, eles tem todas as medidas que vc precisar. Segue a foto:
529700529701
lucciano amaral
02/06/2016, 08:51
Arranca Toco, obrigado, vou procurar pela empresa
Arranca Toco
09/07/2016, 09:58
Bom dia amigos, retomando a reforma do Arranca Toco que ultimamente anda a passos lentos e dependendo de toques especiais e mágicos de mecânicos e eletricistas que andam mais "enrolados que namoro de cobra" andei meio ausente por não ter tantas novidades.
A Band já rodou por alguns dias mas voltou a oficina por problemas no compressor de ar que precisa de reparos.
No pouco tempo que estive com ela e a dirigi resumo da seguinte forma: Ficou EFICIENTE! rsrsrss
Até meu velho pai após ter dado uma voltinha com o jipe pareceu uma criança em volta do brinquedo... Ja está falando até em fazer um novo projeto para ele e eu fico muito satisfeito com tudo isso, realmente é uma terapia!!!! hahahahahahaha
Como prometido segue o Link de um novo vídeo que fiz com praticamente 90% concluído feito na garagem do sítio:
Toyota Bandeirante 1965 Cummins Inside FJ40 Arranca Toco Project 2 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=TZc5KsGNs_I)
Mais atualizações em breve...
Cesar
Sergio c
09/07/2016, 13:22
Continue firme no trabalho aí Cesar, show de band com esse motor e a restauração em geral.
Arranca Toco
29/09/2016, 15:55
Retornando ao tópico que já completou seu primeiro aniversário, o processo de afinamento da Bandoca parece ser interminável, felizmente sou eu mesmo que estou alinhando os detalhes pra ficar jóia mas o tempo pra concluí-la não está me favorecendo muito devido a correria do dia-a-dia.
Mas vamos a mais algumas alterações que foram feitas hehehe.
Dando uma volta na city durante estes dias bem quentes, a ventoinha elétrica que refrigera o radiador ficava acionando toda hora que passava dos 75° e depois não desligava mais, chegando até aos 90° de temperatura no centro da cidade.
Pra não judiar muito da ventoinha elétrica que uma hora ou outra iria acabar queimando, resolvi adaptar uma hélice e polia tocada diretamente pela força motriz do motor.
Fui a uma casa de acessórios e comprei uma hélice do motor Perkins 4cc, Polia 8PK e rolamento pra ela, ambos do MWM X10.
Desta forma adaptei um pequeno suporte pra acoplar o tensor da correia e o rolamento da polia e já fui partindo pra mais uma engenharia hahahaha.
536690536691
Agora quando vou dar partida no danado mudou até o barulho do motor ficando mais grave por causa da hélice virando um turbilhão de vento de arrepiar os cabelos, e quando o Cummins esquenta trabalha em um regime de 70° na estrada e no centro da cidade está atingindo 80° de temperatura em dias bem quentes. Aproveitei e coloquei também 2L de aditivo pra conservar e proteger melhor a temperatura no Radiador, este por sinal, ajuda e muito.
Para não me desfazer da ventoinha elétrica, passei ela pra frente do Intercooler, ficará de reserva caso a correia do motor arrebente, mas acho bem difícil acontecer.
536692536693
Encontrei encostado pela oficina um peito de aço veicular e resolvi inventar moda novamente kkkkkkkkkkkkkkkkk, criei um novo suporte pra ele na Band mas só vai servir pra enfeite mesmo.
536694536695536696536697
Em breve farei mais um vídeo para que os amigos tenham uma impressão de como ficou a rodagem. Mas é questão de tempo shuashuahsuashuashua
Forte abraço a todos!!!!!
Continua...
hercilio.neto
29/09/2016, 22:50
Cesar,
Embora a hélice tocada pelo motor consuma parte da potência, essa configuração é uma garantia de que não vai ter problema de ventilação no radiador.
Imagine uma subida de serra com um enorme congestionamento. O risco de ter uma pane na ventoinha elétrica é real.