PDA

Ver Versão Completa : Freio Elétrico...

Ronaldo Máquinas
15/11/2015, 15:14
Olá amigos, boa tarde, preciso da ajuda de vcs...
Tenho uma indústria de reboques, e estou querendo fazer um reboque tipo quinta roda para mim...
Para quem não sabe o que é um quinta roda:
http://www.fthr.com/%7E/media/FeatherliteCMS/Images/Rotator%20Images/Horse/Gooseneck/Featherlte-Gooseneck-Horse-Trailer-06.jpg
(foto da internet...)

Ele vai pesar vazio uns 1.000 a 1.200 kgs e vai transportar uns 600 a 1000 kgs de carga que seriam: ou a minha gaiola de trilha dentro dele, ou um reboque de 2 cavalos para ir nos rodeios onde vou para vender reboques, ou 3 cavalos, se assim um possivel comprador de um modelo igual queira...
Já faço a muito tempo nos meus reboques de 2 cavalos, freio hidráulico inercial automático com freios a disco no reboque. Tranquilo...

Faço reboques assim: São os que mais vendem aqui na minha região, Rio Grande do Sul
516458516466

Esse aqui eu fiz para meu uso pessoal...

516467

E este aqui para uma fabrica de piscinas... Ele carrega 10 piscinas e tem freio a ar, com cuicas, já que ele é puxado por caminhão...

516471

Mas neste reboque quinta roda, que vou emplacar com PBT de 3.500 kgs, preciso de bem mais freio do que isso...
Preciso do tal de freio elétrico!
Ele está a venda por mais ou menos R$ 10.000,00 importado da Alemanhã, tal e tal...
Como funciona? Mais ou menos assim: Na camionete vai um modulo que lê a pressão que está sendo aplicada nos freios, converte isto em um sinal eletrônico e aciona a bomba elétrica/hidráulica lá traz no reboque e atua nos freios do reboque com mais ou menos pressão, conforme escolha feita lá na frente, dentro da camionete, no painel, onde tem um potenciômetro premitindo escolher o quanto vc quer que o freio do reboque atue... Na teoria é simples... Já na prática... Bom, já tenho os freios instalados como eu disse a disco no reboque... Reboque esse que vai ser mais ou menos assim:
http://www.fthr.com/%7E/media/FeatherliteCMS/Images/Rotator%20Images/Horse/Gooseneck/Featherlte-Gooseneck-Horse-Trailer-06.jpg

Preciso da ajuda de vcs para as seguintes questões:

Consegui uma bomba elétrica, de direção elétrica, que nem sei de que carro é...:
516472
Coloquei uma trena de 3m perto, para vcs terem uma idéia de tamanho...
Bom, agora começam as questões:

1- Com que pressão trabalha uma bomba de direção elétrica de um carro?
2- com que pressão trabalha o sistema de freio de uma S-10 por exemplo?
3- se eu colocar oleo hidráulico no sistema de freio vai contaminar/estragar os reparos de freio das pinças?
4- se eu colocar fluido de freeio na bomba hidráulica, vai estragar a bomba?

Esses são pontos, dados que preciso ter em mãos antes de continuar... Depois tem MUUUUUUUUUITA coisa ainda para desvendar, como por exemplo que tipo de sensor colocar na linha de freio da camioneta para "lêr" a pressão do freio...
Esse sensor pode me informar em sinal elétrico, ou tem que ser eletrônico???
Como fazer a bomba dar a pressão desejada, eletricamente, ou com solenoide hidráulica???
Mas isso é para depois...
Um leão por dia tá bom...
Quem puder ajudar, agradeço.

Não estou querendo aqui fazer propaganda dos meus produtos, para isso tem o local apropriado aqui no fórum, só coloquei ali meus feitos para vcs verem que vou fazer mesmo, de um jeito ou de outro, não é uma idéia de um dia talvez... O chassis tá pronto, tá feito, o engate da camioneta também, a bola 75mm também:516475
Ou seja: vai sair!!!

Enfim, tem a area especifica para anúncios, sei disso.
O objetivo aqui é pedir mesmo ajuda para quem entende... Fico no aguardo. Obrigado.

Ronaldo.

Top Reboques.

guga100
15/11/2015, 18:27
Boa tarde Ronaldo

Que empreitada vc pegou rs.
Vamos por partes.
De qual carro vc pegou está bomba?
Ela é somente dois fios msm? Se for, a princípio ela n tem controle de rotação (o que no teu caso pode ser bom ou ruim, dependendodo jeito que vc vai fazer o controle)

Sobre o fluido ali na direção, tem que ser o fluido específico pra ela :/, colocar óleo de freio normal iria danificala. Até se tu colocar óleo de direção normal nela, já estraga, tem que ser óleo para direção eletro-hidraulica (bem carinho por sinal rs). (Pelo menos, todas eletro bombas que vi até hoje de carros tem esse princípio, são chatas pra óleo).

Para monitorar a pressão da linha, Sensores usados na indústria iriam te cair bem, da pra olhar nessas empresas que automatizam processos industriais.

Sobre o valor certinho da pressão, n faço idéia, mas n deve ser muita pressão eu acho.

Vc já pensou em partir por outro caminho pra acionar o freio atrás?
Da pra montar um cilindro mestre lá atrás e colocar um servo motor ( o servo motor é um motor elétrico que basicamente sabe a posição que está e consegue girar com precisão) e um sensor que vai medir a posição do pedal do freio lá na frente. Ia tornar o sistema mais simples e barato.

Ronaldo Máquinas
15/11/2015, 21:30
Hummmmm. Servo motor deve ser o que eu conheço por motor de passo... Interessante a idéia...
E o fluido então é especifico para direção elétrica, é??? Hummmm, tenho que levar isso em consideração...
Pois é, comecei mal, peguei uma bomba que não sei do que é...
Obrigado aí, se puder contribui mais ainda agradeço...
Gostaria de ficar no sistema bomba mais modulo, por que o sistema importado é assim, mas nada me obriga...
Valeu mesmo...

Walter da Camper
15/11/2015, 21:57
Particularmente acho que um sistema elétrico tem muita complicação e pontos passíveis de falha para cumprir um função tão importante que é frear esse peso enorme atrás da caminhonete.
Eu, no seu lugar, estudaria uma forma de fazer um freio inercial, considerando que vc já domina essa tecnologia.
Pense em criar um sistema de molas entre a torre e o chassi do reboque. O movimento da torre em relação ao chassi acionaria um cilindro mestre.

Ronaldo Máquinas
16/11/2015, 08:30
516562Obrigado Walter, mas quando saiu a direção elétrica, também houve receio de parte de consumidores, até mesmo nas trilhas, pelo menos por aqui vejo muito a seguinte situação, pegar um motor injetado e tirar toda aquela "parafernalha" eletrônica e colocar o bom e velho carburador... Retrocesso... Não tem mais como andar para tráz... O freio inercial já é passado e inferior ao elétrico... Coloque trailer quinta roda no google imagens e veja quantos como esse da foto do meu anexo vai ter... Todos com o "pescoço" fixo, ou seja: para freio elétrico... A Dodge Ram importada de 2010 acima já vem com o engate elétrico, a espera para acionar a bomba... Obrigado mesmo assim... Mas o que eu preciso é da pressão dos circuitos hidráulicos e da compatibilidade dos fluidos... Ronaldo.

marcuspaulod20
23/11/2015, 13:29
Inercial num trailer de pbt de 3500kg não vinga mesmo,pois na descida freia,mas e se precisar parar em uma subida?
Sou louco pra fazer um trailer prancha com engate 5 roda pra uso meu no comercio e na fazenda.
Como ele seria usado com um bom peso e em estradas de terra,jamais poderia ficar sem freio pra trás,podendo causar até um acidente.
Freio elétrico achei muito distante da minha realidade.
O que pensei mas não amadureci a ideia por falta de com quem pensar junto foi o seguinte.
Um freio completamente hidraulico.
Como?
Um cilindro hidraulico que se liga ao pedal quando se usa o trailer comandando um cilindro servo próximo ao engate.
Dai liga o cilindro mestre do freio do trailer no cilindro servo próximo ao reboque.
O que teria que fazer é calcular diâmetro x curso dos cilindros pra conseguir maciez ou até mesmo usar um cilindro mestre com algum tipo de assistência hidraulica ou por vácuo.
Seria uma possibilidade ou muita bagunça?

Walter da Camper
23/11/2015, 16:28
Também tinha pensado em algo parecido, utilizando 2 cilindros mestres acionados pelo pedal assistidos por um hidrobooster que é bem melhor do que servo-freio à vácuo, mas nem cheguei a sugerir por causa do problema em ficar acoplando e desacoplando um circuito hidráulico sujeito a entrada de ar. Teria que fazer sangria a cada acoplamento.

Outra possibilidade é usar um circuito pneumático somente para a carreta, com um bomba de ar acoplada no motor da caminhonete e cuícas de caminhão no reboque. Aí teria que projetar um acionamento simultâneo no mesmo pedal para o circuito original da pickup e o ar comprimido para o reboque.

Inercial num trailer de pbt de 3500kg não vinga mesmo,pois na descida freia,mas e se precisar parar em uma subida?
Sou louco pra fazer um trailer prancha com engate 5 roda pra uso meu no comercio e na fazenda.
Como ele seria usado com um bom peso e em estradas de terra,jamais poderia ficar sem freio pra trás,podendo causar até um acidente.
Freio elétrico achei muito distante da minha realidade.
O que pensei mas não amadureci a ideia por falta de com quem pensar junto foi o seguinte.
Um freio completamente hidraulico.
Como?
Um cilindro hidraulico que se liga ao pedal quando se usa o trailer comandando um cilindro servo próximo ao engate.
Dai liga o cilindro mestre do freio do trailer no cilindro servo próximo ao reboque.
O que teria que fazer é calcular diâmetro x curso dos cilindros pra conseguir maciez ou até mesmo usar um cilindro mestre com algum tipo de assistência hidraulica ou por vácuo.
Seria uma possibilidade ou muita bagunça?

marcuspaulod20
23/11/2015, 20:40
Na verdade seriam 2 sistemas hidraulicos independentes.
O sistema da caminhonete com dois cilindros,um mestre e um servo.
O cilindro mestre da caminhonete acionaria um servo na carroceria que por sua vez acionaria o cilindro mestre do freio do reboque.
seria parafusar um cilindro ao outro entende?

Ronaldo Máquinas
23/11/2015, 22:44
Boa noite. Com freio a ar, já fiz, esse para carregar 10 piscinas verde; aqui na região eles são bastante comuns. temos muitas fabricas de piscinas aqui...

517162 Este aqui é fabricação minha, esta rodando o Brasil por aí... Puxado por um caminhão que já tem freio a ar, da marca Iveco, e que veio até com a espera na linha de ar, um "T" com uma tampinha... Aí é barbada...
A questão é que não estou inventando nada, o freio elétrico já é uma realidade em reboques grandes, quinta rodas, o kit tem pra vender, só que custa mais de 10 contos, é um absurdo de caro!!! É dividido em 2 partes, uma bomba eletro/hidráulica que vai no trailer e custa 8.700 e um comando digital na camionete que custa 1.700... Nas Dodge RAM novas, já vem com a parte da camioneta, ORIGINAL! Então não é uma viagem, uma idéia... O sistema existe. E se eles fazem, temos que ter como fazer aqui também...

marcuspaulod20
25/11/2015, 13:07
Eu sei que não é uma viagem,conheço o sistema da Ram e sei que lá fora é muito usado.
A questão é a mesma que você levantou,custo.
E eu vou fazer isso em uma D20,que apesar de ser meu xodó,não é um carro de alto valor e é meu eu to me lascando pra mais uma gambiarra pois já tem umas 200 heheh
Fazer um projeto desse aqui no brasil pode sair mais caro do que comprar ele la fora.
Se é um projeto pra vender,realmente do jeito que eu quero fazer no meu carro acabada depreciando o serviço.
Eu realmente entendo zero de eletrônica,então pra tentar te dar ideias nesse projeto fica complicado hehe
Mas estou acompanhando e torcendo por um bom resultado.

Já que o tópico não é pra isso,me mande uma msg pessoal ou de preferencia e mail pra falarmos do engate e da bola.
Tenho interesse para o meu projeto.
marcuspaulonc@yahoo.com.br
Boa sorte amigo

Ronaldo Máquinas
29/11/2015, 19:25
Obrigado aí, amigo marcuspaulod20. Obrigado pela força, já te mando e-mail para negociarmos alguma coisa.
Já estou bem adiantado na questão "sensores" e já achei o mais dificil: Alguem que faça um circuito que "leia" a pressão do meu sistema de freio, através do sensor especial colocado na minha linha de freio, e transforme isso num sinal aproveitável para a minha solenóide hidráulica 12v e libere a pressão de saida da bomba de acordo com a demanda necessária...
Tá andando a coisa.
Abraços.

marcuspaulod20
09/12/2015, 20:32
já deu um adianto bom em.
Estou acompanhando de perto.

LeandroVaranda
23/01/2016, 11:19
Obrigado aí, amigo marcuspaulod20. Obrigado pela força, já te mando e-mail para negociarmos alguma coisa.
Já estou bem adiantado na questão "sensores" e já achei o mais dificil: Alguem que faça um circuito que "leia" a pressão do meu sistema de freio, através do sensor especial colocado na minha linha de freio, e transforme isso num sinal aproveitável para a minha solenóide hidráulica 12v e libere a pressão de saida da bomba de acordo com a demanda necessária...
Tá andando a coisa.
Abraços.
Já discuti esse mesmo tema em outro fórum.
Um modelo que achei bem interessante para a arte da caminhonete é um que se conecta na porta do escâner (aquela porta que o mecânico usa para ver os erros da central eletrônica do carro) e por essa porta consegue ler quanto de pressão está sendo usada nos freios e a velocidade do veículo.
Para o lado do reboque a bomba atua de acordo com a amperagem enviada por esse módulo. É interessante que seja gradativa (se pisar de leve no pedal mandar pouca amperagem, se pisar forte muita) para ficar mais confortável e não dar trancos, pelo que li, trabalham de 0 a 40A. Tem um sistema que tem até ABS.
http://www.direclink.com/abs.html
Pelo que li nos sites estrangeiros é o melhor sistema que está tendo no mercado, principalmente se aliado a freios a disco em todas as rodas.
Como é a primeira vez que vai fazer um reboque com esses freios, acho que seria interessante adquirir o sistema pronto nos EUA e ver como funciona. Para depois aprimorar e fazer o seu sistema.
Boa sorte com a sua empreitada. Espero ver um desses funcionando no Brasil.

FábioBananal
01/06/2016, 09:16
Bom dia. E aí tivemos alguma evolução do sistema elétrico de freios???