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  • #1
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    Freio Elétrico...




    Olá amigos, boa tarde, preciso da ajuda de vcs...
    Tenho uma indústria de reboques, e estou querendo fazer um reboque tipo quinta roda para mim...
    Para quem não sabe o que é um quinta roda:

    (foto da internet...)



    Ele vai pesar vazio uns 1.000 a 1.200 kgs e vai transportar uns 600 a 1000 kgs de carga que seriam: ou a minha gaiola de trilha dentro dele, ou um reboque de 2 cavalos para ir nos rodeios onde vou para vender reboques, ou 3 cavalos, se assim um possivel comprador de um modelo igual queira...
    Já faço a muito tempo nos meus reboques de 2 cavalos, freio hidráulico inercial automático com freios a disco no reboque. Tranquilo...

    Faço reboques assim: São os que mais vendem aqui na minha região, Rio Grande do Sul
    -20150313_171913.jpg-img-20141113-wa0001.jpg

    Esse aqui eu fiz para meu uso pessoal...

    -r4.jpg

    E este aqui para uma fabrica de piscinas... Ele carrega 10 piscinas e tem freio a ar, com cuicas, já que ele é puxado por caminhão...

    -1.jpg

    Mas neste reboque quinta roda, que vou emplacar com PBT de 3.500 kgs, preciso de bem mais freio do que isso...
    Preciso do tal de freio elétrico!
    Ele está a venda por mais ou menos R$ 10.000,00 importado da Alemanhã, tal e tal...
    Como funciona? Mais ou menos assim: Na camionete vai um modulo que lê a pressão que está sendo aplicada nos freios, converte isto em um sinal eletrônico e aciona a bomba elétrica/hidráulica lá traz no reboque e atua nos freios do reboque com mais ou menos pressão, conforme escolha feita lá na frente, dentro da camionete, no painel, onde tem um potenciômetro premitindo escolher o quanto vc quer que o freio do reboque atue... Na teoria é simples... Já na prática... Bom, já tenho os freios instalados como eu disse a disco no reboque... Reboque esse que vai ser mais ou menos assim:


    Preciso da ajuda de vcs para as seguintes questões:

    Consegui uma bomba elétrica, de direção elétrica, que nem sei de que carro é...:
    -bomba-eletrica.jpg
    Coloquei uma trena de 3m perto, para vcs terem uma idéia de tamanho...
    Bom, agora começam as questões:

    1- Com que pressão trabalha uma bomba de direção elétrica de um carro?
    2- com que pressão trabalha o sistema de freio de uma S-10 por exemplo?
    3- se eu colocar oleo hidráulico no sistema de freio vai contaminar/estragar os reparos de freio das pinças?
    4- se eu colocar fluido de freeio na bomba hidráulica, vai estragar a bomba?

    Esses são pontos, dados que preciso ter em mãos antes de continuar... Depois tem MUUUUUUUUUITA coisa ainda para desvendar, como por exemplo que tipo de sensor colocar na linha de freio da camioneta para "lêr" a pressão do freio...
    Esse sensor pode me informar em sinal elétrico, ou tem que ser eletrônico???
    Como fazer a bomba dar a pressão desejada, eletricamente, ou com solenoide hidráulica???
    Mas isso é para depois...
    Um leão por dia tá bom...
    Quem puder ajudar, agradeço.

    Não estou querendo aqui fazer propaganda dos meus produtos, para isso tem o local apropriado aqui no fórum, só coloquei ali meus feitos para vcs verem que vou fazer mesmo, de um jeito ou de outro, não é uma idéia de um dia talvez... O chassis tá pronto, tá feito, o engate da camioneta também, a bola 75mm também:-bola-75mm.jpg
    Ou seja: vai sair!!!

    Enfim, tem a area especifica para anúncios, sei disso.
    O objetivo aqui é pedir mesmo ajuda para quem entende... Fico no aguardo. Obrigado.

    Ronaldo.

    Top Reboques.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -quinta-roda.jpg  
    4X4 Brasil Razão: fotos a mais.

  • #2
    Boa tarde Ronaldo

    Que empreitada vc pegou rs.
    Vamos por partes.
    De qual carro vc pegou está bomba?
    Ela é somente dois fios msm? Se for, a princípio ela n tem controle de rotação (o que no teu caso pode ser bom ou ruim, dependendodo jeito que vc vai fazer o controle)

    Sobre o fluido ali na direção, tem que ser o fluido específico pra ela :/, colocar óleo de freio normal iria danificala. Até se tu colocar óleo de direção normal nela, já estraga, tem que ser óleo para direção eletro-hidraulica (bem carinho por sinal rs). (Pelo menos, todas eletro bombas que vi até hoje de carros tem esse princípio, são chatas pra óleo).

    Para monitorar a pressão da linha, Sensores usados na indústria iriam te cair bem, da pra olhar nessas empresas que automatizam processos industriais.

    Sobre o valor certinho da pressão, n faço idéia, mas n deve ser muita pressão eu acho.

    Vc já pensou em partir por outro caminho pra acionar o freio atrás?
    Da pra montar um cilindro mestre lá atrás e colocar um servo motor ( o servo motor é um motor elétrico que basicamente sabe a posição que está e consegue girar com precisão) e um sensor que vai medir a posição do pedal do freio lá na frente. Ia tornar o sistema mais simples e barato.

  • #3
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    Hummmmm. Servo motor deve ser o que eu conheço por motor de passo... Interessante a idéia...
    E o fluido então é especifico para direção elétrica, é??? Hummmm, tenho que levar isso em consideração...
    Pois é, comecei mal, peguei uma bomba que não sei do que é...
    Obrigado aí, se puder contribui mais ainda agradeço...
    Gostaria de ficar no sistema bomba mais modulo, por que o sistema importado é assim, mas nada me obriga...
    Valeu mesmo...

  • #4
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    25/11/2011
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    Particularmente acho que um sistema elétrico tem muita complicação e pontos passíveis de falha para cumprir um função tão importante que é frear esse peso enorme atrás da caminhonete.
    Eu, no seu lugar, estudaria uma forma de fazer um freio inercial, considerando que vc já domina essa tecnologia.
    Pense em criar um sistema de molas entre a torre e o chassi do reboque. O movimento da torre em relação ao chassi acionaria um cilindro mestre.

  • #5
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    -freio-eletrico.jpgObrigado Walter, mas quando saiu a direção elétrica, também houve receio de parte de consumidores, até mesmo nas trilhas, pelo menos por aqui vejo muito a seguinte situação, pegar um motor injetado e tirar toda aquela "parafernalha" eletrônica e colocar o bom e velho carburador... Retrocesso... Não tem mais como andar para tráz... O freio inercial já é passado e inferior ao elétrico... Coloque trailer quinta roda no google imagens e veja quantos como esse da foto do meu anexo vai ter... Todos com o "pescoço" fixo, ou seja: para freio elétrico... A Dodge Ram importada de 2010 acima já vem com o engate elétrico, a espera para acionar a bomba... Obrigado mesmo assim... Mas o que eu preciso é da pressão dos circuitos hidráulicos e da compatibilidade dos fluidos... Ronaldo.

  • #6
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    Inercial num trailer de pbt de 3500kg não vinga mesmo,pois na descida freia,mas e se precisar parar em uma subida?
    Sou louco pra fazer um trailer prancha com engate 5 roda pra uso meu no comercio e na fazenda.
    Como ele seria usado com um bom peso e em estradas de terra,jamais poderia ficar sem freio pra trás,podendo causar até um acidente.
    Freio elétrico achei muito distante da minha realidade.
    O que pensei mas não amadureci a ideia por falta de com quem pensar junto foi o seguinte.
    Um freio completamente hidraulico.
    Como?
    Um cilindro hidraulico que se liga ao pedal quando se usa o trailer comandando um cilindro servo próximo ao engate.
    Dai liga o cilindro mestre do freio do trailer no cilindro servo próximo ao reboque.
    O que teria que fazer é calcular diâmetro x curso dos cilindros pra conseguir maciez ou até mesmo usar um cilindro mestre com algum tipo de assistência hidraulica ou por vácuo.
    Seria uma possibilidade ou muita bagunça?

  • #7
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Também tinha pensado em algo parecido, utilizando 2 cilindros mestres acionados pelo pedal assistidos por um hidrobooster que é bem melhor do que servo-freio à vácuo, mas nem cheguei a sugerir por causa do problema em ficar acoplando e desacoplando um circuito hidráulico sujeito a entrada de ar. Teria que fazer sangria a cada acoplamento.

    Outra possibilidade é usar um circuito pneumático somente para a carreta, com um bomba de ar acoplada no motor da caminhonete e cuícas de caminhão no reboque. Aí teria que projetar um acionamento simultâneo no mesmo pedal para o circuito original da pickup e o ar comprimido para o reboque.

    Citação Postado originalmente por marcuspaulod20 Ver Post
    Inercial num trailer de pbt de 3500kg não vinga mesmo,pois na descida freia,mas e se precisar parar em uma subida?
    Sou louco pra fazer um trailer prancha com engate 5 roda pra uso meu no comercio e na fazenda.
    Como ele seria usado com um bom peso e em estradas de terra,jamais poderia ficar sem freio pra trás,podendo causar até um acidente.
    Freio elétrico achei muito distante da minha realidade.
    O que pensei mas não amadureci a ideia por falta de com quem pensar junto foi o seguinte.
    Um freio completamente hidraulico.
    Como?
    Um cilindro hidraulico que se liga ao pedal quando se usa o trailer comandando um cilindro servo próximo ao engate.
    Dai liga o cilindro mestre do freio do trailer no cilindro servo próximo ao reboque.
    O que teria que fazer é calcular diâmetro x curso dos cilindros pra conseguir maciez ou até mesmo usar um cilindro mestre com algum tipo de assistência hidraulica ou por vácuo.
    Seria uma possibilidade ou muita bagunça?

  • #8
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    Na verdade seriam 2 sistemas hidraulicos independentes.
    O sistema da caminhonete com dois cilindros,um mestre e um servo.
    O cilindro mestre da caminhonete acionaria um servo na carroceria que por sua vez acionaria o cilindro mestre do freio do reboque.
    seria parafusar um cilindro ao outro entende?

  • #9
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    Boa noite. Com freio a ar, já fiz, esse para carregar 10 piscinas verde; aqui na região eles são bastante comuns. temos muitas fabricas de piscinas aqui...

    -r6.jpg Este aqui é fabricação minha, esta rodando o Brasil por aí... Puxado por um caminhão que já tem freio a ar, da marca Iveco, e que veio até com a espera na linha de ar, um "T" com uma tampinha... Aí é barbada...
    A questão é que não estou inventando nada, o freio elétrico já é uma realidade em reboques grandes, quinta rodas, o kit tem pra vender, só que custa mais de 10 contos, é um absurdo de caro!!! É dividido em 2 partes, uma bomba eletro/hidráulica que vai no trailer e custa 8.700 e um comando digital na camionete que custa 1.700... Nas Dodge RAM novas, já vem com a parte da camioneta, ORIGINAL! Então não é uma viagem, uma idéia... O sistema existe. E se eles fazem, temos que ter como fazer aqui também...

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