PDA

Ver Versão Completa : Câmbio 5m X Cx embreagem X desempenho

_Caco_
31/10/2015, 14:30
Caros
Meu jipe 314S está com câmbio de 5 marchas, mas o desempenho final na estrada está bem abaixo do esperado: pra chegar nos 100km/h ele tem de estar com o pé quase no motor.
Li nos toyoteiros um comentário de alguém que afirmou ter tido problema semelhante e resolvido trocando a caixa de embreagem e eixo principal do 14b pela do OM. Diz q o eixo principal do mercedes é maior.
Lendo o que consegui encontrar por aqui, imagino que caixa de embreagem seja na realidade o disco, e que o eixo principal maior seja o com as estrias grossas, características do mercedes. Mas se for isso, não consigo imaginar como poderia afetar no desempenho final, pois desde que ela não patine, a rotação do motor seria repassada ao câmbio independente do eixo de transmissão.
É isso ou estou perdendo algo? Há alguma sugestão para melhorar o desempenho do Pé de Pano (ele não tem turbo, mas estou falando da velocidade final; e sei q alongar a relação tbm ajudaria, mas tenho certeza q há algum problema nesse desempenho baixo mesmo sem alongar pelos relatos daqui).

Sergio c
31/10/2015, 18:44
Caco, essa troca seria para quem coloca a caixa de 5M, oriunda de um motor 14B, que usa o eixo piloto com estrias finas, mas em nada afeta a velocidade final, o que muda a velocidade é se tu instalar a caixa de 5m, aí sim tu ganha uma marcha para velocidades maiores. Um abraço.

Sergioporto
31/10/2015, 19:26
Pode ser relação de coroa e pinhão.Já vi quando é trocada caixa seca para quatro marchas sincronizadas ,ela fica um pouco xoxa. Pode ser ,não digo que seja.

felix
31/10/2015, 19:44
caco,qual o ano da band.ja revisou filtros/ar/oleo,curso do pedal,bomba injetora/bicos.
sem alimentação nao tem velocidade,revisa tudo antes de mexer no cambio.
se etiver tudo em ordem na parte de alimentação/filtro e pra chegar a 100km facil.
faça o teste sempre na reta,porque na curva....a coisa pega

hercilio.neto
31/10/2015, 21:14
Caros
Meu jipe 314S está com câmbio de 5 marchas, mas o desempenho final na estrada está bem abaixo do esperado: pra chegar nos 100km/h ele tem de estar com o pé quase no motor.
Caco,
qual a medida dos pneus?

_Caco_
31/10/2015, 23:27
Hercílio, os pneus são 31x10x15, e recapados ainda, ou seja, devem estar equivalentes a um 33 desgastado. Portanto não são eles os limitantes.
Sérgios, o Pé de Pano é 89/90, com o 314S. O câmbio não é original nela, e não sei como vejo se era do 14b ou 364, mas como do 364 é mosca branca, estou supondo q seja do 14b.
Félix, bomba e bicos ainda não mexi, mas o resto está tudo revisado, inclusive a transmissão desmontada e trocado as engrenagens gastas. Ela não solta fumaça nenhuma no escape, e tem bom torque. Mas talvez esteja de fato precisando de revisão na alimentação.
Obrigado pelas dicas!

Francisco Bicalho
01/11/2015, 08:02
caco,qual o ano da band.ja revisou filtros/ar/oleo,curso do pedal,bomba injetora/bicos.
sem alimentação nao tem velocidade,revisa tudo antes de mexer no cambio.
se etiver tudo em ordem na parte de alimentação/filtro e pra chegar a 100km facil.
faça o teste sempre na reta,porque na curva....a coisa pega

É isso mesmo, mande regular as válvulas também, mas, sobretudo revisar a BI e mandar abrir o débito fará uma boa diferença. Outra coisa que ajuda é usar um diesel de qualidade como o Podium da Petrobras. E um aditivo como o Max Diesel ou melhor ainda o Power Diesel, ambos da Bardahl dão um plus a mais na performance. O 314S reguladinho anda muito bem.

adauto
01/11/2015, 09:12
aproveitando o topico, na minha band curta 87, com motor MB314, com cambio original, depois que coloquei pneus 33, ela ficou mais "pesada", nas subidas, em compensação ganhou em retas, anda facil, a 100km/h.
caro amigo Caco a sua com cambio 5m, era pra estar bem mais "elastica", vê qual relação coroa/pinhão vc tem ai

Inner
02/11/2015, 00:33
Eu troquei a caixa a pouco tempo e o eixo era estria fina, a única adaptação foi a utilização do disco de embreagem do 14B no mais tudo ficou MB. Melhorou o consumo o ruído quanto a velocidade percebi que a 4ª ficou um pouco mais longa e a quinta também mais no geral na estrada a quinta faz um enorme diferença.

Julio Militão
03/11/2015, 00:01
Caros
Li nos toyoteiros um comentário de alguém que afirmou ter tido problema semelhante e resolvido trocando a caixa de embreagem e eixo principal do 14b pela do OM. Diz q o eixo principal do mercedes é maior.
Lendo o que consegui encontrar por aqui, imagino que caixa de embreagem seja na realidade o disco, e que o eixo principal maior seja o com as estrias grossas, características do mercedes. Mas se for isso, não consigo imaginar como poderia afetar no desempenho final, pois desde que ela não patine, a rotação do motor seria repassada ao câmbio independente do eixo de transmissão.
É isso ou estou perdendo algo? Há alguma sugestão para melhorar o desempenho do Pé de Pano (ele não tem turbo, mas estou falando da velocidade final; e sei q alongar a relação tbm ajudaria, mas tenho certeza q há algum problema nesse desempenho baixo mesmo sem alongar pelos relatos daqui).

Turbinar é a solução!

_Caco_
03/11/2015, 01:55
Turbinar é a solução!

Turbinar não aumenta a velocidade, só a aceleração. Meu problema não é o tempo pra chegar na final, mas a final em si.

hercilio.neto
03/11/2015, 08:07
Tudo indica ser a relação c&p.

Francisco Bicalho
03/11/2015, 08:46
Turbinar não aumenta a velocidade, só a aceleração. Meu problema não é o tempo pra chegar na final, mas a final em si.

A não ser que você instale uma Pratt & Whitney, Rolls Royce, ou General-Electric… ; ˆ )

Sergio c
03/11/2015, 08:56
Em termos aumenta sim Caco, uma serra que tu subiria a 60 por hora, com a turbina tu poderia subir a 80-90 por hora, agora, se for em reta, só com pneus maiores e C&P.

Dimasi
03/11/2015, 10:13
Não sei nos MB, mas no 14b o que limita a final em 5a é a falta de potência para vencer a resistência do ar. Uma original para nos 130 com folga de rotação. Turbinada já botei 160. Claro que não é velocidade de cruzeiro, mas uma folga para usar em ultrapassagens etc... para melhorar a vel de cruzeiro, só alongando mesmo.

hercilio.neto
03/11/2015, 10:53
Tudo indica ser a relação c&p.
Voce trocou somente o câmbio, ou mexeu na relação dos diferenciais?
Se trocou somente o câmbio, o desempenho em 4.ª marcha tem que ser idêntico ao do câmbio anterior, pois tanto no câmbio de 5 quanto no de 4 marchas a relação é a mesma.
Se a embreagem estiver patinando, vai queimar.

_Caco_
03/11/2015, 18:10
Hercílio, não sei se a relação foi trocada, já peguei com câmbio de 5m. A embreagem não está patinando, não.
Dimasi, o problema não é passar dos 130. O problema é chegar a 100km/h! Sei que o 314 é bem mais amarrado q o 14b, mas mesmo com relação original, câmbio 4m e pneu 31 vejo o pessoal dizer que dá pra levar a 100km/h. E tenho a 5a. marcha, então não pode ser tão difícil chegar aos 100km/h e impossível de passar disso numa descida leve e longa.

hercilio.neto
03/11/2015, 21:33
Neste caso só abrindo pra conferir a relação C&P.
O meu jipe tem motor OM364 e câmbio de 5 marchas originais. Com os pneus 33" chega fácil nos 100 km/h e roda solto.
A turbina ajuda a empurrar, principalmente nas subidas.

Francisco Bicalho
03/11/2015, 21:41
Hercílio, não sei se a relação foi trocada, já peguei com câmbio de 5m. A embreagem não está patinando, não.
Dimasi, o problema não é passar dos 130. O problema é chegar a 100km/h! Sei que o 314 é bem mais amarrado q o 14b, mas mesmo com relação original, câmbio 4m e pneu 31 vejo o pessoal dizer que dá pra levar a 100km/h. E tenho a 5a. marcha, então não pode ser tão difícil chegar aos 100km/h e impossível de passar disso numa descida leve e longa.

Caco, acho que matei a charada. O seu velocímetro não deve estar aferido para o pneu de 31". Ele normalmente é aferido para um diâmetro de pneu (original) muito menor, e quando você aumenta o diâmetro da banda de rodagem, não só o carro anda mais rápido, mas o velocímetro marca abaixo da velocidade real.

Faz um teste; chama um amigo que tenha um carro normal desses aí tipo Fiat, VW e vá para uma pista com ele e peça para ele ir exatamente a 100 km/h, veja quanto o seu velocímetro está marcando. Se estiver marcando abaixo, tipo 85/90 ta aí sua resposta. Se você quiser aferir, terá que levar num técnico em tacógrafos para botar uma redução como a da imagem anexada. Essa redução entra onde o cabo do velocímetro é fixado, e a ponta do cabo é conectada a ele, e as 3 engrenagens dentro dessa caixinha, quando bem aferidas corrige o erro do velocímetro com muita precisão. No meu caso tive que fazer uma mudança grande, porque troquei as relações e aumentei o diâmetro dos pneus. A minha preocupação em ter o velocímetro bem aferido é, primeiro para saber quando fazer a manutenção e troca de óleos e filtros, e também por conta dos pardais.

Abraço;
Chico

Dimasi
04/11/2015, 01:32
Conferir com velocímetro de carro de plástico tb não é uma boa , pois estes sempre marcam mais que a velocidade real. Entre 5 e 10%. O ideal é com gps. Tem vários aplicativos para smartfone bons.

_Caco_
04/11/2015, 02:52
Na real, essa velocidade que cito é a de gps, que tem erro muito pequeno.

Wanderband
04/11/2015, 17:55

Caco, quando você está a 80Km/h no GPS e em 4ª marcha, qual a RPM do seu motor? Acima de 2.000 R.P.M?

_Caco_
04/11/2015, 22:33
Caco, quando você está a 80Km/h no GPS e em 4ª marcha, qual a RPM do seu motor? Acima de 2.000 R.P.M?

Não tenho conta giros, mas certamente é acima de 2000rpm, considerando que a máxima é 3400. Na real, acredito que esteja lá perto de 2800: sem esgoelar mas perto do máximo da aceleração. E passando pra 5a nessa aceleração não bate em 100km/h, o que é compatível com o ganho de 15% do overdrive.

Wanderband
04/11/2015, 23:48
Não tenho conta giros, mas certamente é acima de 2000rpm, considerando que a máxima é 3400. Na real, acredito que esteja lá perto de 2800: sem esgoelar mas perto do máximo da aceleração. E passando pra 5a nessa aceleração não bate em 100km/h, o que é compatível com o ganho de 15% do overdrive.

Como o companheiro Hercílio falou, também estou achando que deve verificar o conjunto Corôa e Pinhão. Acho que a sua deve ser a curta, 9X37.

Sergio c
05/11/2015, 09:06
[QUOTE=_Caco_;2327874]Não tenho conta giros, mas certamente é acima de 2000rpm, considerando que a máxima é 3400.

Caco, os motores mercedes não passam de 2900 RPMs, mais que isso, só se mexer no motor, BI e outras coisas, mas não passa muito disso não. No contagiro de motor MB, a faixa vermelha começa nos 2.800 RPMs.

Francisco Bicalho
05/11/2015, 15:11

.... assim sendo, volto a minha sugestào da postagem #7

_Caco_
05/11/2015, 20:41
.... assim sendo, volto a minha sugestào da postagem #7

É, estou verificando todas as possibilidades antes, mas mesmo adiando vou ter q mexer na BI. Perguntei pro antigo dono sobre a relação, e ele disse q nunca havia mexido, e como era o 2o. dono e antes ela era da Embraer, creio que seja a original mesmo.
Então a única saída é a BI.
Obrigado pelas valiosas dicas de todos!