PDA

Ver Versão Completa : Meu 1º kart cross

Otavio Pegoraro
15/10/2015, 20:24
Abri esse topico para mostrar algumas fotos de como está ficando meu kart cross, não são detalhadas as fotos mas da para se ter uma noção, estou com problemas em tempo e orçamento mas nada que até o fim do ano eu não resolva.
Espero ajudar e ser ajudado em duvidas e sistemas que possam ser falhos e eu não saiba por falta de experiência.
O projeto dele é o que rola por ae, motor sahara 350cc.

Att Otavio Pegoraro
Estudante de Engenharia Mecânica
51434851434951435051435151435251435351435451435651 4357

Otavio Pegoraro
15/10/2015, 20:28
Agora estou confeccionando o sistema de freios e o eixo.
No sistema de freio usarei pinças ( não lembro de que moto), flexivel do monza adaptado, tubo rigido do fusca, e pistão da falcon.
No eixo mandei usinar 2 pontas de homocinética, para poder fixar os cubos, e fazer os rasgos de chaveta, as 2 flanges estavam prontas mas fui ver os rasgos de chaveta e as peças estavam mortas, ai a empresa que fez vai ter que refazer.
O restante é bem parecido com muitos projetos.

Busatto10
15/10/2015, 20:51
Ta ficando maneiro, parabens aehh

JUNIOR FERRAREZE
15/10/2015, 21:44
Blz Otavio Pegoraro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/103163-otavio-pegoraro/) está ficando mt legal o seu kart, motorzão:curtir: projeto bem executado, aproveitou até a torneirinha do reservatório, pelo que vejo usou cubo e manga do chevette mt bem projetado tbm, compartilha as fotos aqui, estamos juntos nessa tecnologia...... abraço!

Flávio Cadore
15/10/2015, 21:52
Agora estou confeccionando o sistema de freios e o eixo.
No sistema de freio usarei pinças ( não lembro de que moto), flexivel do monza adaptado, tubo rigido do fusca, e pistão da falcon.
No eixo mandei usinar 2 pontas de homocinética, para poder fixar os cubos, e fazer os rasgos de chaveta, as 2 flanges estavam prontas mas fui ver os rasgos de chaveta e as peças estavam mortas, ai a empresa que fez vai ter que refazer.
O restante é bem parecido com muitos projetos.

Otávio, seja bem vindo ao Fórum...
O flexível de Monza ( ou qualquer outro ) não funciona com cilindro mestre de moto porque a mangueira incha e falta fluído. A solução é usar mangote de moto ou um outro cilindro mestre maior e aumentar a alavanca do pedal de freio.

SIGGA Reparação Automotiv
16/10/2015, 06:48
Ué, eu montei o meu assim tbm: cilindro mestre traseiro da falcon, flexível de Monza, caninho de freio do fusca, flexível do Monza novamente, e por fim a pinça de freio da twister. E deu freio sim. Pelo menos nos testes que eu fiz em baixa velocidade, mas oq o Flávio disse faz sentido. Vou verificar se o freio vai ficar "borrachudo" quando começar a andar.

Flávio Cadore
16/10/2015, 12:36
Ué, eu montei o meu assim tbm: cilindro mestre traseiro da falcon, flexível de Monza, caninho de freio do fusca, flexível do Monza novamente, e por fim a pinça de freio da twister. E deu freio sim. Pelo menos nos testes que eu fiz em baixa velocidade, mas oq o Flávio disse faz sentido. Vou verificar se o freio vai ficar "borrachudo" quando começar a andar.

Milagre! milagre! Hehhehehe

Depende também do quanto o cilindro mestre tem de volume a mais. Eu já instalei mangote de qualidade duvidosa em motos e fiquei a tarde sangrando o sistema para chegar a conclusão que o problema estava no mangote, foi só comprar um original e resolver o problema ( neste caso não dava freio, nada, nada).
Eu geralmente eu uso pinça de Agrale que é dupla, vai mais fluído e o cilindro mestre pode estar no limite da capacidade.

Otavio Pegoraro
16/10/2015, 12:49
o flexível é bem curto, se der problema eu troco, tenho o de moto também mas ai tenho que soldar e adaptar.
Obrigado pelas considerações de todos.
As mangas dianteiras são do chavete, pois achei que são as mais fáceis de se adaptar no projeto sem ter que usar olhal ( futura melhoria), o reservatório de combustível resolvi usar por gravidade e ficou bom, apenas mudei a torneira de lugar e coloquei um tubo com tampão de PVC e uma mangueirinha para respiro.
eu estou fazendo o projeto em uma oficina longe daqui, mas quando eu puder eu bato mais fotos, tenho também algumas no celular que esta com meu pai e irei fazer upload das mesmas.
abaixo foto do sistema de freio.
514396514397514398

Otavio Pegoraro
19/10/2015, 19:51
vou subir esse post no forum pois procuro sugestões e dicas obrigado.

JUNIOR FERRAREZE
20/10/2015, 21:48
Blz Otavio Pegoraro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/103163-otavio-pegoraro/) estou acompanhando seu tópico, na parte de freio a principio irei usar um kit xing ling novo de titan no qual já comprei e pensando se for o caso comprar burrinho de acionamento de embreagem, no qual este tem uma só saída de fluído, pois meu freio será um disco somente na traseira, e usar tubo de metal para fluido ok, no mais estou colhendo informação em outras opções......

Otavio Pegoraro
14/12/2015, 17:11
Depois de um tempo esperando meu eixo ficou pronto, vou anexar algumas fotos, fiz algumas modificações em relação ao projeto mas manti as medidas, estou com duvidas se a chaveta tem q preencher o rasgo inteiro e se a mesma tem q ser temperada, quem ja tem experiência poderia me dar uma solução, obrigado! segue abaixo algumas fotos do eixo com as peças e do resto do kart q to montando ainda...
51854351854451854551854651854751854851854951855051 8551
desculpe a posição das fotos, maioria ficou virada...

Flávio Cadore
14/12/2015, 18:48
Não precisa temperar a chaveta, geralmente a chaveta é mais macia do que o eixo assim gasta a chaveta e não o eixo.
A chaveta não precisa preencher o canal inteiro mas vai depender também do projeto. Não sei como vc vai fazer.
E o freio como ficou?

Otavio Pegoraro
14/12/2015, 20:07
como chegou hj, não fui fazer o suporte do freio pois dependia do eixo. Vou começar a mexer amanha, para tentar acabar ate o fim do ano

JUNIOR FERRAREZE
14/12/2015, 23:33
Otavio Pegoraro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/103163-otavio-pegoraro/) está andando o projeto, mt bom mesmo, compartilha com a galera ok!

Otavio Pegoraro
15/12/2015, 18:45
Hoje a tarde rendeu, fiz o suporte do freio, coloquei o eixo e flanges, coloquei a correia, coloquei o amortecedor traseiro que comprei recondicionado e esta estourado -.-', a mola ficou muito mole também, acho que irei colocar uma mais forte. Amanha eu coloco os amortecedores dianteiros e começo a desmontar para pintura, espero acabar semana que vem se tudo der certo '-' abaixo fotos não muito detalhadas
518612518613518614

Flávio Cadore
15/12/2015, 19:39
Otavio, já que vc é estudante de engenharia fique sabendo que o projeto da direção desse kartcross não está correto. Hehehehe
Procure no google por Ackerman.
Quando os braços da direção ficarem na frente do eixo eles devem ser virados para fora e não para dentro como está no projeto.
Veja estes desenhos.

JUNIOR FERRAREZE
15/12/2015, 20:52
Flávio Cadore (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/1158-flavio-cadore/) me diga qual seria o efeito que causaria com os braços errado?

Flávio Cadore
15/12/2015, 21:32
O menos pior é o desgaste acentuado dos pneus, vai cantar pneu na curva, na curva a roda vai segurar o carro e em baixa velocidade pode arrastar uma roda se o erro for grande.
Numa pista o carro que estiver certo vai contornar a curva melhor.
É que geralmente não tem espaço mas só virando os braços para trás fica bem melhor.

OBS: Nas caminhonetes, a grande maioria está "errada" porque para colocar no grau certo o braço pega no pneu e aí eles dão um jeitinho e colocam +/- certo. Eles colocam na frente porque caso contrário o setor pega no motor. É só olhar uma D20 manobrando para ver o arraste de uma roda.

Otavio Pegoraro
16/12/2015, 20:31
Então, não cheguei a reparar nisso, estava participando de um projeto da faculdade chamado fórmula SAE e não fiquei sabendo desse estudo de ângulo, sim existe o caster que é o ângulo com melhor dirigibilidade que é definido pela suspensão. No meu projeto eu coloquei um amortecedor de direção entre o chassi e um dos braços hoje para testes, vo pintar ele montar e fazer a eletrica pra posteriormente testá-lo, não me preocupo com erros pois sendo um projeto que somente o estrutural é pre definido.

Hoje encontrei problemas na suspensão, traseira que peguei do gol g1 cortei algumas voltas da mola pra encaixar bem, porém a mesma eh muito "mole" e o amortecedor deixa a desejar, terei que avaliar algum outro conjunto mais rígido, e na frente os monoshok de bross não funcionaram na balança na parte de dentro, ficaram com muito curso, não seguraram o kart no lugar, como fiz " orelhas para fixar, o parafuso não ficava em posição boa de manuseio, então coloquei por fora e quase no fim da balança que gerou uma rigidez muito alta, mais isso consigo controlar na pressão do amortecedor e talvez tirando um pouco de pressão da mola.

Otavio Pegoraro
26/12/2015, 13:54
Acabei até que emfim meu kart, depois de testes curtos achei alguns problemas que serão resolvidos ano que vem somente, pois esse ano já chega kkk, ainda não levei pra pista trilhas e afins pois tenho q arrumar meio de transporte.
Problemas encontrados:
Freio: Pistão da falcon, achei q tem muito poco curso. Suporte da pinça q eu fiz da uma leve torcida antes de começar a frear.
Suspensão traseira: Mola do gol g1 muito mole, comprei outra desconhecida e ficou boa, encaixou direito no amortecedor.
Correia: a balança tem um curso razoável então terei q fazer o esticador de correia, no 1 solavanco já caiu fora.
Suspensão dianteira: coloquei os monoshoks na posição errada e ficou bem dura, mais isso vou deixar assim e depois arrumo.
de resto ficou legal, só falta o teste na pista.
519004519005519006

https://youtu.be/8NYONrYIlbk

JUNIOR FERRAREZE
27/12/2015, 08:26
Parabéns Otavio Pegoraro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/103163-otavio-pegoraro/) ficou muito legal seu Kart Cross, alguns acertos vai fazendo no decorrer das pistas/trilhas , é assim mesmo, nós sempre vamos fazer alguma coisa porque gostamos de mexer, + vai compartilhando com a galera aqui do 4x4 brasil, porque ajuda muito essa galera que sempre está começando no Kart Cross Blz.....

Otavio Pegoraro
03/01/2016, 15:25
Nesse meu sistema de freio, que descrevi nos primeiros posts, se eu mudar o cilindro de freio da falcon para um de fusca, fica bom? esse cilindro de freio da falcon tem muito pouco curso e não freia muito bem.

JUNIOR FERRAREZE
03/01/2016, 18:20
Nesse meu sistema de freio, que descrevi nos primeiros posts, se eu mudar o cilindro de freio da falcon para um de fusca, fica bom? esse cilindro de freio da falcon tem muito pouco curso e não freia muito bem.

Otavio Pegoraro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/103163-otavio-pegoraro/) ,irei montar freio para a proxima semana, pois tive algumas dificuldades em adaptar peças, no sistema da moto, então surgiu uma idéia e irei fazer meio que cabo e hidráulico, como a distnacia é de + - 2mts até o disco, pelo que vejo tem que ter um reservatório de carro, pq o reservatório de moto a distância é mt longa e pode não dar freio ok.

A. Richard
04/01/2016, 19:21
Otavio Pegoraro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/103163-otavio-pegoraro/) ,irei montar freio para a proxima semana, pois tive algumas dificuldades em adaptar peças, no sistema da moto, então surgiu uma idéia e irei fazer meio que cabo e hidráulico, como a distnacia é de + - 2mts até o disco, pelo que vejo tem que ter um reservatório de carro, pq o reservatório de moto a distância é mt longa e pode não dar freio ok.

Galera, uma dica boa tambem, que eu uso e não encomoda e freia muito bem é usar o sistema todo da moto.
É uma dica boa !!

Pratico, simples e freia muito bem ! freio da tornado !

519522

A. Richard
04/01/2016, 19:32
Otavio, já que vc é estudante de engenharia fique sabendo que o projeto da direção desse kartcross não está correto. Hehehehe
Procure no google por Ackerman.
Quando os braços da direção ficarem na frente do eixo eles devem ser virados para fora e não para dentro como está no projeto.
Veja estes desenhos.

Os braços nunca devem ficar virado para dentro, o ideial é deixar o mais reto possivel, deixar uma boa cambagem na roda para fazer bem as curvas pois o diferencial é blocado, em carro esse sistema é correto pois usa diferencial livre.
Deixe reto amigo ! facilita suas curvas, vi que vc fez o piranha, quanto mais curto vc deixar o braço "minimo 8cm", digo o braço suporte do pivo da barra de direção, quanto mais curto, seu setor de direção responde com menos giro" .

Deixe reto ! nunca assim ! experiencia de kart hehehe

abraçao e sucesso no projeto !

A. Richard
04/01/2016, 20:22
Ai vai uma explicação simples que eu fiz em 3D para entender que o que esta certo esta errado para traçao 4x2 blocado.

COMPAREM A VERSÃO: BRAÇO RETO E BRAÇO ABERTO !

TODOS OS DOIS PROJETOS COM MESMO ANGULO DE GIRO DA DIREÇÃO !!!

519523 519524

foto da direita : a roda de fora da curva"esquerda" ela automaticamente freia por estar muito fechada, e a da direita a de dentro da curva ela tem pouca tração de curva tendencia a ir reto !!! ou seja, dificulta a sua pilotagem do seu kart!

Foto esquerda: roda da direita faz a tração da curva e a esquerda so acompanha ! braços retos da manga de eixo deixam a direção correta !

Otavio Pegoraro
04/01/2016, 22:50
Então eu fiz com cano mestre de freio do fusca, soh q adaptei a ponta soldando uma ponta de moto ( a rosca eh mais grossa), para caber no pistão da falcon, oque irei fazer agora eh trocar por um pistão de fusca e trocar o parafuso furado por um rosca fina, além de ter que refazer todo sistema de fixação do cilindro de freio q envolve corte solda e repintura.

Os karts de pista usam esse sistema que você quer implementar e eu já tinha pensado nisso, mas acho q espia em freio não é boa ideia, minha opinião.

Otavio Pegoraro
05/01/2016, 21:22
Outro questionamento, alguém viu ou fez um cambão para rebocar o kart, tenho uma carretinha emprestada mas não tem documento e inviabiliza.

Tava pensando em fazer um cambão, mas n tenho ideia da onde ele deve ser fixo no kart e essas coisas de pisca luz de freio e etc.

Não penso em transportá-lo em rodovias e oque eu o desloco são uns 200 metros na cidade mesmo o resto ja é fora.

Gomes Neto
06/01/2016, 21:25
Ai vai uma explicação simples que eu fiz em 3D para entender que o que esta certo esta errado para traçao 4x2 blocado.

COMPAREM A VERSÃO: BRAÇO RETO E BRAÇO ABERTO !

TODOS OS DOIS PROJETOS COM MESMO ANGULO DE GIRO DA DIREÇÃO !!!

519523 519524

foto da direita : a roda de fora da curva"esquerda" ela automaticamente freia por estar muito fechada, e a da direita a de dentro da curva ela tem pouca tração de curva tendencia a ir reto !!! ou seja, dificulta a sua pilotagem do seu kart!

Foto esquerda: roda da direita faz a tração da curva e a esquerda so acompanha ! braços retos da manga de eixo deixam a direção correta !

Buenas pessoal, excelente discussão, adoro esse ponto.
Na realidade o que o Cadore falou procede, segundo o teorema de Ackerman os "braços" responçaveis pelo giro ou rumo da roda devem ficar para dentro (se colocados voltados para trás) e para fora (se colocados voltados para frente).
O porém é que no desenho que o A. Richard fez a roda de dentro não está mais esterçada que a de fora, o porque eu não sei.
No teorema de Ackerman a roda de dentro (na curva) esterça MAIS que a de fora e não como no desenho do A, Richard.
Desta forma a tração é a melhor possível, melhor inclusive que no caso dos braços retos como no primeiro desenho.
Esse video é para mim uma das melhores fontes de explicação de como funciona o sistema de direção e explica justamente isso, vale a pena!

https://www.youtube.com/watch?v=RR9HPBMuC_A

Gomes Neto
06/01/2016, 23:01
Bom galera, tentei ser o mais preciso possível, nesse desenho o teorema foi confirmado.
519766

A roda da direita foi girada exatos 30 graus em ambos os exemplos e o que acontece na da direita é resultado do comando da barra de direção (em rosa).
Os pontos em vermelho representam onde há o pivotamento (giro), as barras rosa são de tamanho idêntico em todos os desenhos, isso se confirma pelo raio da circunferência azul. Note que no desenho da direita a roda de dentro (na curva) esterça mais.

A. Richard
07/01/2016, 11:11
sim, entendo sim, mas isso se aplica a um carro, tração nao blocada amigos !

De uma procurada no famoso google, veja os barracuda, sidewinder, megalodon, st4, can am, yamaha entre outros.

Vira faz curva todos os dois normais, é claro, ja deixei nossos braços assim, para fora, e dificulta as curvas amigo.
Esse esquema se aplica a um carro, MAIS PESO, MENOS GIRO, DIFERENCIAL E TUDO MAIS "

Faça assim nesse esquema e um reto e me diga qual vira melhor ?

Deixar os braços retos, te da um angulo de giro superior a um carro.

Mas, cada um pensa de um modo.

Faça assim e dps me diga como fica " fico no aguardo.

A. Richard
07/01/2016, 11:18
Mas é sempre bom, essas temas para debater, é sempre um aprendizado a todos, isso é o 4x4 BR,

Dicas, debates e tudo mais, para ajudar e ser ajudado nos projetos.

Vamos nessa !

A. Richard
07/01/2016, 11:29
Galera, To vendendo meu Scorpion, por motivos de futura falta de espaço, estamos a iniciar talvez esse ano o projeto novo.
Se alguem tiver algum conhecido que esteja atras de um chassi completo, prontinho pra rodar, so colocar motor .

Tai ai !

Vendo KartCross Scorpion - " COMPLETO SEM MOTOR"
4 farois led 6500k
luz traseira freio led barra
pneus 19x9,50x8 e 16x6x8 Sun-f NOVOS
# Mais um estepe montado com aro e um pneu reserva dianteiro
caixa de direção buggy fapinha
balança dianteira com regulagem de CASTER em dupla A
balança traseira Trailing-Arms
tração traseira vw passat blocado com tulipas
coroa crf 450 corrente passo 520
lataria em pvc expandido adesivado
cambio barra com terminal rotular e mancal
4 amortecedores traseiro xl125
2 amortecedores dianteiros cb400
4 coolers 12v para resfriamento do motor, retificador e radiador
chassi modelo Scorpion CR4 " prototipo CROSSREISCH
https://www.youtube.com/user/KARASNALAMA (https://www.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fuser%2FKAR ASNALAMA&h=iAQGNABwXAQHDZ7okEkuoUtnoq_l4gFffNeyIKWyTo5T9mA&enc=AZM4nN_CXH0GDFnmyuzb6WO6vhh1Sc_DF5nR4XjWDwfMDN XxnQgdBKSmOHxZHnAGIXnbm1iLP8VGCXy5mkRxGdGoZ0UYLsIf tk0usZIwbQGtSjZSkzDnb92BR_fSFBAZELsBrYrMJR1oCcriJc IL10SSUodZEPbjdIz3esEXEbCTpu5DBGMJ2n-2ePlzHdkEK3qcSko3E6RlBGx2kl1zsNIV&s=1)
Valor KartCross completo SEM MOTOR . R$ 8.500,00 !!

519776519777519778519779519780519781519782

Otavio Pegoraro
09/02/2016, 20:43
pra quem acompanho ta ae o resultado
https://www.youtube.com/watch?v=Ea75pQASIUg&feature=youtu.be
trilha sonora não é essa ae por direitos autorais

JUNIOR FERRAREZE
09/02/2016, 21:13
Parabéns Otavio Pegoraro (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/103163-otavio-pegoraro.html) agora é só diversão! + vai postando videos e cometário pra ajudar a galera que esta começando ok.