PDA

Ver Versão Completa : Vazamento / sumiço de agua FRONTIER 2009 XE

leotorres
13/10/2015, 09:14
Galera, vou tentar descrever os passos de tudo q aconteceu pra v se vcs podem me ajudar,

Viajei para o litoral, 120km, em um determinado trecho coloquei 170km/hr e tão logo o carro se amarrou e caiu a velocidade, axei estranho, reduzi e segui o percurso a 120km/hr.

A partir dai todas as vezes q ia ligar o carro ele dava um solo, isto aconteceu nos 2 dias q fiquei na praia. quando inicio a viagem de volta e ando uns 20km a temperatura sobe e preciso parar. o reservatorio estava quase vazio.. completo a agua e sigo viajando 80km tudo ok. paro por 2 hrs e ao sair novamente, ando mais uns 10km e o carro sobe novamente a temp. Espero esfriar, completo a agua e sigo. Fiz isso mais 2x ate concluir a viagem.

agora vamos as observações:

- notei pelo menos 1 vez q saiu fumaça branca ao ligar
- notei que toda vez q o motor era desligado e ligado novamente o carro nao andava muito e ja aquecia.
- sempre q parava com motor superaquecido "derramava agua pelo "suspiro" do reservatorio de agua.
- tirei a vareta de oleo e ta tudo normal, apenas oleo.
- não vi nenhum vazamento por mangueiras ou outros componentes do sistema
- to com o carro a 3 meses e noto q ele sempre soltou mais fumaça preta q as outras caminhonetes.

daqui a 2 dias vou levar ao mecanico mas gostaria de sugestoes para os possiveis problemas e nao chegar tao leigo na oficina.

obg

Glaicon
14/10/2015, 07:26
Provavelmente, você gerou super aquecimento do motor, trincando o cabeçote.
Com isto o motor está jogando compressão para o sistema de arrefecimento enquanto em funcionamento, fazendo transbordar água pelo reservatório de expansão.
Com o resfriamento do motor, parte da pressão retorna ao mesmo, levando junto um pouco de água, o que faz produzir fumaça branca ao ligar a viatura.
Ela pode até engasgar na hora de ligar, pois a pouca água que permanece nos cilindros atrapalha a queima do diesel.
Depois de expelir essa água, o funcionamento volta ao normal.
Como a trinca pode ser pequena, esse problema pode aparecer só quando a viatura é utilizada em rodovias.
No trânsito urbano pode nem aparecer, pois se dá pouco giro no motor.
Alguns mais otimistas acharão que pode ser só a tampa do radiador ou a junta do cabeçote.
Eu já sou mais Urubulino.:concordo:

leotorres
16/10/2015, 07:47
Provavelmente, você gerou super aquecimento do motor, trincando o cabeçote.
Com isto o motor está jogando compressão para o sistema de arrefecimento enquanto em funcionamento, fazendo transbordar água pelo reservatório de expansão.
Com o resfriamento do motor, parte da pressão retorna ao mesmo, levando junto um pouco de água, o que faz produzir fumaça branca ao ligar a viatura.
Ela pode até engasgar na hora de ligar, pois a pouca água que permanece nos cilindros atrapalha a queima do diesel.
Depois de expelir essa água, o funcionamento volta ao normal.
Como a trinca pode ser pequena, esse problema pode aparecer só quando a viatura é utilizada em rodovias.
No trânsito urbano pode nem aparecer, pois se dá pouco giro no motor.
Alguns mais otimistas acharão que pode ser só a tampa do radiador ou a junta do cabeçote.
Eu já sou mais Urubulino.:concordo:

Pois é, to axando o mais provável, já enviei o carro pra uma oficina e ele iniciaram os testes , logo logo vamos saber os prejuizos, depois passo aqui pra contar.
abcs

LucNeto
12/01/2017, 01:23
Pois é, to axando o mais provável, já enviei o carro pra uma oficina e ele iniciaram os testes , logo logo vamos saber os prejuizos, depois passo aqui pra contar.
abcs

Alguma news??

Glaicon
12/01/2017, 06:53
Alguma news??
É uma pena.
A pessoa abre o tópico, tenta-se ajudar e, depois, não retorna mais.
Por isso que sou da opinião que novato só poderia abrir tópicos depois de um determinado número de postagens, evitando esse tipo de situação.
Segue a vida.:concordo:

Sergio c
12/01/2017, 09:54
O usuário que abriu o tópico tem só dois posts, deveria ser como nas MP, só a partir dos 50 posts, no mínimo.

Brsthuarth
22/06/2017, 08:50
Bom dia.

Tenho uma Frontier Attack SV 4x4 13/14, abaixo vou relatar o acontecimento:

Em janeiro de 2017 estava subindo a serra do litoral paranaense quando notei que a temperatura subiu acima do normal, levei ao mecânico e depois de algumas verificações trocamos o radiador, pois o mesmo estava entupido (metadado radiador estava comprometido). Depois desta manutenção a caminhonete ficou 100%. Agora em junho de 2017, notei que a água do reservatório estava sumindo (coisa de 500ml por dia),aí achei a água misturada com o óleo do motor. De volta ao mecânico, fizemos a troca da junta, o teste do cabeçote (quente e frio) e o mesmo não apresentou trincas/fissuras, então foi feita a plaina e montado novamente. Faz uma semana e meia que peguei a caminhonete da oficina e a água ainda está baixando (tenho que completar todo dia), porém não acho essa vazamento em lugar nenhum, já levei lá outra vez, fizeram os testes de pressão e nada.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Sergio c
22/06/2017, 11:00
Mas a água continua se misturando com o óleo do motor ou está simplesmente baixando no reservatório?

enricof18
22/06/2017, 12:05
Verifiquem o vazamento de água pelo resfriador da EGR. Retirem o resfriador, ligue as mangueiras dele com ele fora da sua posição, coloquem pressão no reservatório e verifiquem se vai vazar água pelo resfriador, aonde ele vai no coletor de escape. Verifiquem também vazamento pela válvula EGR. Pra saber se está perdendo água pela junta do cabeçote, com o motor aquecido, coloquem pressão no reservatório e retirem as velas de aquecimento. Desliguem os bicos, depois de uma hora com pressão no sistema nessas condições, acione o motor de partida sem as velas de aquecimento e com os bicos desligados, se sair água pelos furos das velas de aquecimento, significa que está entrando água pra dentro dos cilindros pela junta ou por conta de empeno no cabeçote.

Brsthuarth
23/06/2017, 08:28
Bom dia Sergio.

Está simplesmente sumindo, não tem vazamento visível, não está misturando no óleo nem esta vazando para dentro da cabine.

Brsthuarth
23/06/2017, 08:31
Bom dia Enricof18

Achei bem interessante seu comentário, pesquisei bastante ontem sobre vazamentos no resfriador da EGR, inclusive vi que na Amarok é um problema bem comum. Vou verificar isso, pois a junta foi trocada e o cabeçote plainado, na sequencia posto o resultado.

Obrigado, abraço.

Sergio c
23/06/2017, 09:12
Tomara que seja ali mesmo o vazamento, bem mais fácil de reparar do que ter de abrir o motor. Se achar, retorne e poste a solução. Um abraço.
Bom dia Enricof18

Achei bem interessante seu comentário, pesquisei bastante ontem sobre vazamentos no resfriador da EGR, inclusive vi que na Amarok é um problema bem comum. Vou verificar isso, pois a junta foi trocada e o cabeçote plainado, na sequencia posto o resultado.

Obrigado, abraço.

Brsthuarth
27/06/2017, 10:58
Bom dia!

Sábado fiz uma inspeção visual no resfriador da EGR e achei dois pontos de vazamento. Ontem fui ao meu mecânico e resolvemos desconectar os tubos de entrada e saída de água do resfriador, vou rodar uns três dias assim pra ver como se comporta a água do reservatório, depois posto a conclusão.
Abraço.

Sergio c
27/06/2017, 11:38
Como dizem, acho que achou o furo da bala hehehe.

enricof18
27/06/2017, 13:06
Como opção, podem apenas isolar o resfriador, fazendo tampões com chapa de 2mm no formado das juntas do resfriador, assim o escape não passa mais por ele e vocês não vão mais perder fluido pelo resfriador. Vai ajudar a evitar carbonização no coletor de admissão e o visual fica original. Se realmente deu vazamento pelo resfriador do EGR, não precisa nem fazer esse teste e digo mais, foi ele o causador do aquecimento inicial que levou o serviço no cabeçote.

EDIT: Bloqueiem a entrada e a saída do resfriador!

Brsthuarth
28/06/2017, 14:15
eu lí em outros fóruns que as Frontiers a partir de 2013 não é recomendado o bloqueio do egr em função de um sensor de temperatura e do próprio dpf, já ouviram falar alguma coisa assim?

Fred Miranda
28/06/2017, 15:07
Eu tinha uma 2013 motor 190cv e fiz o isolamento da EGR sem problema nenhum. O que não pode é retirar o DPF do escapamento, pois há sensores que medem a diferença de pressão.
Na verdade não se pode retirar o DPF sem reprogramar a central. Reprogramando a central, a mesma não mais fará a leitura do DPF, podendo assim retirá-lo.

eu lí em outros fóruns que as Frontiers a partir de 2013 não é recomendado o bloqueio do egr em função de um sensor de temperatura e do próprio dpf, já ouviram falar alguma coisa assim?

Brsthuarth
28/06/2017, 19:13
segue abaixo um trecho do fórum que li sobre o bloquei do egr a partir das 2013:

Já o bloqueio da EGR nas Frontier YD25K3 (2012/13 em diante) não é recomendado, embora o princípio de funcionamento seja o mesmo, e teoricamente funcionaria da mesma forma que na YD25K2. O problema é que nesse modelo mais novo, há vários sensores após a turbina, são 3 de temperatura dos gases de escape e uma tomada de pressão entre o filtro DPF. O maior risco de bloqueio da EGR nesse modelo, é de queimar o sensor de temperatura EGT1, que fica logo após o turbocompressor. Esse sensor EGT1 já está no 4º modelo, pois antes queimava em situações normais de condução, quando a temperatura dos gases de escape se elevava a um patamar um pouco superior ao normal, como por exemplo, trafegar com o acelerador totalmente pressionado, ou com filtro de ar e/ou combustível sujos. Quando esse sensor EGT1 queima, a luz de injeção acende no painel e o veículo perde potência. Portanto, bloquear a EGR no modelo mais novo irá aumentar a carga térmica no sensor EGT1, o que pode provocar a queima desse sensor e posterior problema com perda de potência.
Sobre quem teve problemas com o filtro DPF, e recebeu da concessionária a notícia de que seu filtro DPF teria que ser trocado, em alguns casos, isso é realmente necessário. O filtro DPF pode ter entupimento quando rodamos com diesel sujo/contaminado, com filtro de combustível sujo, com filtro de ar sujo, quando um ou mais bicos injetores apresentam uma vazão acima do normal, quando rodamos com diesel comum, onde o certo era rodar com o diesel S50 ou S10 ou quando rodamos sempre com o motor frio, em trajetos curtos. Em todos os casos mencionados acima, há mistura rica, e com isso uma grande quantidade de fuligem é gerada pelo motor. Com isso, o filtro DPF vai se obstruindo cada vez mais, aumentando sua pressão interna, até um patamar onde a luz de injeção é acesa no painel e o veículo perde potência. Quem mede essa pressão, é um sensor que fica atrás do atuador do ABS, esse sensor recebe duas mangueiras que vão em duas tomadas de pressão do filtro DPF, uma antes dele, e a outra depois. Ou seja, esse sensor mede a DIFERENÇA DE PRESSÃO entre essas duas tomadas. Quando essa diferença de pressão sobe para um patamar acima do tolerável pela ECM, a luz de injeção é acesa e o veículo perde potência. O próprio veículo admite em certas ocasiões uma estratégia para limpar o filtro DPF, injetando combustível na fase de escape de cada cilindro, fazendo com que esse combustível "queime" junto com o carvão aglomerado no DPF, fazendo com que o mesmo seja desobstruído. Quando a obstrução é muito grande, é necessário fazer tal procedimento na concessionária com o auxílio do Scanner da montadora, onde o procedimento completo leva 75 minutos e é obrigatória a troca de óleo após esse procedimento. Em casos extremos, mesmo após duas ou três regenerações, o filtro não é desobstruído, e sua troca é necessária. Para evitar que o DPF seja obstruído, portanto, devemos abastecer o veículo sempre com diesel S10 ou S50, rodar sempre com filtros de ar e de combustível em perfeito estado, não trafegar em trajetos curtos que não sejam suficientes para elevar a temperatura do motor para seu patamar normal de trabalho.

Brsthuarth
28/06/2017, 19:39
Enricof18, agora que notei, foi você que escreveu isso certo?

ary nunes
28/06/2017, 21:05
Salve pessoal,
Só faltou dizer para não rodar com o carro!!!! kakakaka.....

Ary
Nissan SL 2016
Defender 110 2004

enricof18
29/06/2017, 18:47
Enricof18, agora que notei, foi você que escreveu isso certo?

Sim, fui eu quem escreveu isso, e no mesmo tópico uns meses depois eu relatei que havia feito o teste numa K3 e havia dado certo. Não houve nenhuma alteração nos valores mesmo em regime severo. Hoje recomendo o isolamento da EGR em todos os modelos como alternativa à carbonização no coletor de admissão e problemas com perda de fluido de arrefecimento pelo resfriador.

Brsthuarth
30/06/2017, 07:06
Bom dia Enricof18, que bom, vou fazer o isolamento da egr. Com desvio da água que fiz na segunda a água do reservatório não baixou mais.
Posso utilizar uma chapa de alumínio para fazer os tampões?
Isolo na junta de saída pro escapamento e entrada no resfriador e também na saída do resfriador, certo?
Na entrada da valvula egr não precisa?

Sergio c
30/06/2017, 18:36
Na minha opinião não aconselharia alumínio, acho que com o tempo ele corroe. Quando fiz na minha usei aço inox.

Brsthuarth
01/07/2017, 17:59
Boa noite.
Fiz hoje o bloqueio do sistema EGR. Coloquei o tampão na junta que vem do escapamento antes de entrar no resfriador . Sai dar um teste e notei uma descarga de pressão quando tiro o pé do acelerador e quando o motor está cheio (a partir dos 2500 giros) a descarga é contínua , acredito que seja turbina, alguém sabe o que é?

enricof18
02/07/2017, 13:43
Boa noite.
Fiz hoje o bloqueio do sistema EGR. Coloquei o tampão na junta que vem do escapamento antes de entrar no resfriador . Sai dar um teste e notei uma descarga de pressão quando tiro o pé do acelerador e quando o motor está cheio (a partir dos 2500 giros) a descarga é contínua , acredito que seja turbina, alguém sabe o que é?

Se for um barulho mais agudo, é o escape saindo entre o tampão e a junta (se é que você colocou a junta também). Se for o caso, aperte mais as porcas que ligam o essa parte do tubo da EGR com o coletor de escape e não esqueça também de isolar o tubo na válvula EGR.

wanderson lima
22/09/2017, 00:21
boa noite caro colega, como que voce fez o bloqueio? eu tinha uma le 2009 e foi facil fazer, mas to com uma 2013 e nao sei, ela ta baixando agua anormal e a suspeita que seja EGR é grande...
Sim, fui eu quem escreveu isso, e no mesmo tópico uns meses depois eu relatei que havia feito o teste numa K3 e havia dado certo. Não houve nenhuma alteração nos valores mesmo em regime severo. Hoje recomendo o isolamento da EGR em todos os modelos como alternativa à carbonização no coletor de admissão e problemas com perda de fluido de arrefecimento pelo resfriador.

LucNeto
09/01/2018, 16:44
O usuário que abriu o tópico tem só dois posts, deveria ser como nas MP, só a partir dos 50 posts, no mínimo.

Pois é... Só entrou no fórum para colher ajuda :-(

Carlos Vasconcelos
09/10/2018, 10:46
Bom dia Caminhoneteiros,

Pessoal já não sei o que fazer; troquei a tampa selada do radiador e a tampa com válvula do reservatório, ambas colocadas originais, coloquei pressão no sistema de arrefecimento e nada, não tem vazamentos, tirei a válvula termostática e a água continua baixando, nunca deixei ela esquentar. Amanhã cedo com ela fria vou encher o reservatório até a boca e dar na partida pra ver se vai jogar água fora. Alguém puder me ajudar ficarei muito agradecido.

sdbasso
12/03/2019, 00:44
Boa noite....
Não sou novo por aqui, sempre acompanho as postagens, mas essa é minha primeira postagem, pois "revirei" o grupo e não achei nada a meu favor....
Tenho uma Frontier 2008 SEL, 4X4, ela tá com 145.000km, só comprei ela pelo estado, pois está muito nova e o km original, pois procurava uma 2013 pra cima....
Emfim, muito feliz com ela.....Como lí aqui todos os defeitos dela, já de cara isolei a EGR, nas duas pontas e optei em trocar a válvula termostática dela, aparentemente estava boa, mas troquei igual.....Coloquei a original....Só que depois disso, começou a baixar agua, tipo 1litro a cada 500km, então levei em uma oficina que trabalha com caminhonetas, e de cara ele disse que seria a EGR, que passa agua por dentro dela, então tirou ela e colocou agua com pressão, realmente estava vazando, mas muito pouco, então isolou ela....Já pedi pra ver a bomba dagua e olhar o radiador, aí a bomba já tinha um pouco de folga, então colocou nova e o radiador estava uns 30% entupido, já aproveitei e mandei colocar novo.... Só que depois da troca, está baixando mais agua ainda, tipo 1 litro por semana, só andando na cidade e uns 100km por semana..... Olhei no óleo não está misturado agua, pois o nivel de óleo está normal e não tem bora na tampa nem na vareta....Ela não aquecia e nem aquece....Levei no mecânico de volta e ele não faz ideia de onde possa estar vazando, quer abrir o motor, mas sem ir pro óleo??? De manhã liga normal, não faz fumaça branca.... Então queria ajuda de vcs pra dar uma ideia de onde possa estar indo essa agua..... Que não é pouco coisa. Agradeço algum retorno.

luciano/SC
12/03/2019, 09:12
bom dia, amigo a minha é uma frontier 2009/2010 as vezes vaza agua pela tampa do rediador eu sempre olho o nivel de agua por ali e notei que quando nao colocava bem certinho a tampa ela vazava e uma outra vez foi por uma mangueira fina que tem do lado do motorista pra baixo da turbina que estava com a bracadeira que prende frouxa

sdbasso
12/03/2019, 10:50
Bom dia.....Tinha esquecido de comentar, as tampas troquei as duas tbm, coloquei original pra não ter problema.... E depois da mudança de radiador, tá com fluido no sistema, o que fica bem visível onde poderia estar saindo.... Nas tampas acredito que não seja.... Tinha um vazamento em 3 lugares, os quais já resolvi....Na mangueira que sai de cima do radiador, onde entra no motor e naquela fininha que vai pra turbina, todas ficavam sujas de verde.....Mas resolvi....Vou ver essa embaixo da turbina. Obrigado

enricof18
12/03/2019, 19:50
Uma pergunta: Se você isolou a EGR assim que comprou ela, como o mecânico chegou a conclusão que a água estava vazando pela EGR? Tava vazando por fora no trocador de calor? Não entendi essa parte.

Enfim, água baixando, você só vai descobrir onde é se fizer pressão no reservatório do radiador, e verificar se há vazamento externo, ou interno, pela junta do cabeçote por exemplo.

Se não há vazamento externo, com o sistema pressurizado, a EGR está isolada, e não mistura água no óleo, então essa água está sendo queimada nos cilindros, pode ser pela junta, ou alguma trinca. Pra matar a charada, coloque pressão no reservatório, pelo menos 1,5 bar de pressão, tire as velas aquecedoras, desligue os conectores dos bicos injetores e aguarde pelo menos uma hora. Após esse prazo, gire o motor de partida como se fosse ligar o motor, com alguém observando o motor. Se sair água pelo furo das velas aquecedoras, você vai ter que tirar o cabeçote, pois a água está entrando dentro dos cilindros.

Att.

enricof18
12/03/2019, 19:52
Sobre as tampas do radiador e do reservatório: No radiador, a tampa é sem a mola, lisa. No reservatório a tampa é com mola. Se colocar ao contrário, da problema, além da água não retornar pro reservatório, vai vazar pelo dreno do reservatório.

sdbasso
12/03/2019, 23:49
Quando peguei ela, de tanto ler as postagens no fórum, kkkkk, decidi em isolar ela, fiz isso com duas tampas de metal, nas duas "bocas" da EGR..... Aí quando troquei a valvula termostática e começou a baixar agua, coisa que antes não baixava, levei na oficina e de cara ele disse que tem um sistema onde circula a agua por dentro da EGR, aí retirou aquela parte que tem da EGR, onde tem as duas mangueira de agua, e colocou pressão com agua dentro, aí saiu algumas bolhas.... Por isso isolou.....

Mas esse vazamento para os cilindros, quando da partida nela não deveria sair a famosa fumaça branca???

De qualquer foram semana que vem vou levar novamente lá, e ver com ele pra fazer esse teste.

Obg

Uma pergunta: Se você isolou a EGR assim que comprou ela, como o mecânico chegou a conclusão que a água estava vazando pela EGR? Tava vazando por fora no trocador de calor? Não entendi essa parte.

Enfim, água baixando, você só vai descobrir onde é se fizer pressão no reservatório do radiador, e verificar se há vazamento externo, ou interno, pela junta do cabeçote por exemplo.

Se não há vazamento externo, com o sistema pressurizado, a EGR está isolada, e não mistura água no óleo, então essa água está sendo queimada nos cilindros, pode ser pela junta, ou alguma trinca. Pra matar a charada, coloque pressão no reservatório, pelo menos 1,5 bar de pressão, tire as velas aquecedoras, desligue os conectores dos bicos injetores e aguarde pelo menos uma hora. Após esse prazo, gire o motor de partida como se fosse ligar o motor, com alguém observando o motor. Se sair água pelo furo das velas aquecedoras, você vai ter que tirar o cabeçote, pois a água está entrando dentro dos cilindros.

Att.

sdbasso
12/03/2019, 23:50
Exato, está bem assim....Lí sobre isso, mas tenho o cuidado de não trocar....E como está com aditivo, se saísse pelo dreno eu teria percebido, pois onde pinga fica manchado de verde.

Sobre as tampas do radiador e do reservatório: No radiador, a tampa é sem a mola, lisa. No reservatório a tampa é com mola. Se colocar ao contrário, da problema, além da água não retornar pro reservatório, vai vazar pelo dreno do reservatório.

dummel
13/03/2019, 16:29
Exato, está bem assim....Lí sobre isso, mas tenho o cuidado de não trocar....E como está com aditivo, se saísse pelo dreno eu teria percebido, pois onde pinga fica manchado de verde.

Se nao tem vazamento aparente, muito provavel ser a junta. Faz logo o teste de pressao pra nao ter maiores problemas.

enricof18
13/03/2019, 19:57
Quando peguei ela, de tanto ler as postagens no fórum, kkkkk, decidi em isolar ela, fiz isso com duas tampas de metal, nas duas "bocas" da EGR..... Aí quando troquei a valvula termostática e começou a baixar agua, coisa que antes não baixava, levei na oficina e de cara ele disse que tem um sistema onde circula a agua por dentro da EGR, aí retirou aquela parte que tem da EGR, onde tem as duas mangueira de agua, e colocou pressão com agua dentro, aí saiu algumas bolhas.... Por isso isolou.....

Mas esse vazamento para os cilindros, quando da partida nela não deveria sair a famosa fumaça branca???

De qualquer foram semana que vem vou levar novamente lá, e ver com ele pra fazer esse teste.

Obg

Tá, mas se você isolou a EGR do jeito que você falou, mesmo que o trocador de calor da EGR estivesse com fissura interna, ela não iria baixar água, a não ser que a água vazasse para fora, ai você veria assim que botasse pressão no reservatório ou então veria o risco do aditivo onde houvesse o furo externo, por isso eu não entendi essa parte, mas tudo bem.

Se a água tiver entrando nos cilindros, pode ser que não solte fumaça branca se a quantidade de água que entra for pouca. Por isso o correto é fazer o teste de pressão e observar qualquer sinal de água saindo pelo furo das velas.

Inclusive, se tiver vela aquecedora com a ponta limpa, sem fuligem, ou com alguma mancha branca, é quase certo que entra água pros cilindros. A vela aquecedora tem que sair com a ponta totalmente preta, com uma camada fina de fuligem.

enricof18
13/03/2019, 19:59
Há outra possibilidade também, raríssima, peguei isso uma vez só. A água vazar pelo eixo da válvula EGR. Pra pegar isso, você tem que tirar a válvula, mas deixar ela com as mangueiras ligadas. Botar pressão no reservatório e observar se vaza pela válvula. Se sim, essa água vai pela admissão e chega nos cilindros.

sdbasso
13/03/2019, 22:54
Tbm pensei nisso, sobre a água sair pela EGR, mas como o mecânico tirou, e "disse" que era ali o problema, confiei....

O problema é que não é pouca coisa que tá baixando..... De ontem pra cá andei 50km, hoje já tive que completar com 500ml de água.

As velas posso ver amanhã, tiro elas.... A pressão só semana que vem, pois aqui na minha cidade ninguém trabalha com diesel, aí vou levar no mesmo lugar e pedir pra fazer isso.....

Mas ai pergunto, se tiver que abrir e trocar a junta, planar cabeçote..... Essa brincadeira tem uma média de valor muito caro?

Tá, mas se você isolou a EGR do jeito que você falou, mesmo que o trocador de calor da EGR estivesse com fissura interna, ela não iria baixar água, a não ser que a água vazasse para fora, ai você veria assim que botasse pressão no reservatório ou então veria o risco do aditivo onde houvesse o furo externo, por isso eu não entendi essa parte, mas tudo bem.

Se a água tiver entrando nos cilindros, pode ser que não solte fumaça branca se a quantidade de água que entra for pouca. Por isso o correto é fazer o teste de pressão e observar qualquer sinal de água saindo pelo furo das velas.

Inclusive, se tiver vela aquecedora com a ponta limpa, sem fuligem, ou com alguma mancha branca, é quase certo que entra água pros cilindros. A vela aquecedora tem que sair com a ponta totalmente preta, com uma camada fina de fuligem.

Potaba
18/06/2020, 10:07
Queria muito agradecer o Enricof18,um cara super gente,boa estava desesperado com uma frontier 2014 já tinha mexido pra caramba e não prestava,sumia água do radiador até queimou a junta do cabeçote isolou a EGR acabou o problema da camionete,o mecânico que trocou a junta do cabeçote não quis isolar ela do jeito nenhum,falando q os engenheiros estudou pra isso é realmente ela precisava dessa EGR pois se não precisasse seria uma economia muito GRANDE pra fabrica,aí tentei argumentar q seria pra poluir menos o meio ambiente mas foi em vão,aí liguei pro Enrico ele me explicou como fazer o isolamento da mesma PROBLEMA RESOLVIDO.
Vleu um abraço a tds.

Bigsd
26/06/2020, 09:41
Que interessante.... :chorandoderir:

Vez por outra esse assunto é retomado.
Segue um link bem interessante sobre o assunto:
Porque nao eliminar o EGR da Frontier? - Clube da Nissan Frontier (http://www.clubedanissanfrontier.com.br/viewtopic.php?f=17&t=83)

Original ela também funciona perfeitamente, sem gambiarras. :concordo:
Brasil...

José Antonio de Couto Net
04/07/2020, 14:31
Tbm pensei nisso, sobre a água sair pela EGR, mas como o mecânico tirou, e "disse" que era ali o problema, confiei....

O problema é que não é pouca coisa que tá baixando..... De ontem pra cá andei 50km, hoje já tive que completar com 500ml de água.

As velas posso ver amanhã, tiro elas.... A pressão só semana que vem, pois aqui na minha cidade ninguém trabalha com diesel, aí vou levar no mesmo lugar e pedir pra fazer isso.....

Mas ai pergunto, se tiver que abrir e trocar a junta, planar cabeçote..... Essa brincadeira tem uma média de valor muito caro?

Olá minha frontier 2010 estava com o mesmo problema demorei dois meses para encontrar o vazamento, estava vazando pelo suporte do filtro de óleo do motor, ali entra duas mangueiras de água para refrigeração como o suporte é invertido a água ficava retida no suporte, quando o carro estava parado não conseguimos ver onde estava vazando.