Conectar

Ver Versão Completa : Manutenção corretiva na Ranger XLT 4.0 v6 99 Gasolina/GNV

jardels
11/10/2015, 21:09
Caros amigos do fórum,

Amanhã começo a fazer a manutenção de minha Ranger XLT 4.0 v6 99 - desta vez, não por prazer, mas por necessidade. Não encontro um mecânico sequer (nem ruim) para executar os serviços necessários para que eu possa, ao menos, vistoriá-la e, posteriormente, trabalhar com ela.

Em princípio, seguirei os tutoriais postados pelo Lincoln Bustamante (Parabéns pela iniciativa, Lincoln!). Vou postar aqui o rol de necessidades e minha evolução (ou não;).

Problemas:

1. Não tenho nenhum histórico do veículo. A não ser que estava parado a algum tempo (a pessoa que me vendeu trocou as velas, os cabos e a bateria - comprou para fazer negócio).

2. O kit GNV foi quase todo condenado pela GAZCAR, em Bonsucesso:
(a). Trocar o conjunto elétrico;
(b). Reparo no redutor de pressão;
(c). Regulagem no sistema, como um todo (só faltou o cilindro e miudezas).

Nota: Como o funcionamento na gasolina também esta prejudicado, eles aconselharam ver primeiro esta parte, depois o Gás.

3. Tanto na gasolina quanto no GNV o desempenho está deplorável, apesar de rodar. Na gasolina o desempenho está pior que no gás. No GNV, na lenta, fica oscilando de 800 a 1500 rpm. Na gasolina, oscila um pouco mas fixa em mais ou menos 1000 rpm.

4. Em decorrência dos fatos citados, tem que ter muito cuidado para não deixar o carro morrer.

5. Na gasolina quase sempre acende o "Check Engine".

6. Até ontem, pela manhã, o ar estava gelando. Depois de 50 km, parei o carro por meia hora, liguei o carro e o AR não deu mais às caras (um calor de 40, no Rio).

7. Voltando para casa, após 150 km rodados, começou a cantar uma sinfonia de grilos na roda dianteira, do lado do motorista, como se fosse metal com metal (parei o carro, me agachei e não vi nada que chamasse atenção).

8. O limpador do para-brisa não funciona.

9. O esguicho de água, idem.

10. O freio de estacionamento também não está segurando muito.

Bom estes são os problemas mais graves. Conto com a ajuda de vossas excelências!

Ps.: Lincolnjb, alguma dica inicial? Vinicius Hauagge (que tens uma viatura igual a minha), alguma dica?

Citei o Lincoln porque ele escreveu o tutorial; e o Vinicius, pela caranga dele, igual a minha (não lembro de outros com o mesmo carro - com certeza tem), mas espero ajuda de todos que puderem.

Grande abraço,

Jardel

Moisés S.M
13/10/2015, 11:46
Tem alguns tópicos no site referente a Ranger 4x4 v6 cd 99 gnv com motor de 162cv.Fiquei com uma durante 4 anos e meio,rodei uns 100 mil km com ela,tive varios problemas,inclusive de perda de força.Todos postados no site.
Mas vou t dar algumas dicas:
A minha era manca na gasolina,ao ligar se fosse arrancar com ela ela dava umas engasgadas.
Troquei a Bomba de combustível,num carro 99 mesmo se estiver boa troca,ainda mais se for original.Aproveitei e troquei o filtro de combustível e o regulador de pressão de combustível que fica junto a flauta dos bicos,estava com a membrana rasgada,e vazando combustível.Bicos injetores tmbm é bom fazer uma limpa.Tive que trocar 2,pois os mesmos trancaram e foi uma tragedia.
Minha Ranger falhava tanto no gnv quanto na gasolina.Troquei,velas,cabos e não resolveu.O problema era bobina.
Tambem tive problema no limpador,a solução foi trocar a chave que regula o limpador e o pisca pisca,não é uma peça cara e tu acha no ML.
O freio de estacionamento tmbm deu pau.Se olhar atras dos tambores traseiros vera que tem espaço pra colocar uma chave e regular o mesmo,só que se apertar de mais pode travar as rodas,sempre é bom fazer a regulagem com as rodas de trás levantadas.Na minha durou um mês,dpois tive que trocar as lonas e os tambores traseiros,ficou 100%.
Barulho de metal na roda,tmbm tinha esse problema,pastilhas de freio no final da vida útil ou a chapa do disco dianteiro raspando no disco.
Check engine é uma merda,sempre acende.Se acende na gasolina passa no escâner.
Se o carro morre,não segura a lenta,olha o atuador da marcha lenta.Coisa que pode fazer em casa,desmonta ele e limpa com um descarbonizador,se o problema continuar coloca um novo.É normal ligar a Ranger pela primeira vez e a lenta subir até uns 2500 giros e descer devagar até esquentar o motor,depois disso ela tem que estabilizar,se em cada pisada vc der o giro tiver dificuldade de voltar,pode trocar o atuador que o problema é ele.
Ranger é uma caminhonete extremamente chata,se não estiver com a parte elétrica em ordem é dor de cabeça.
Eu já tive umas 9 então conheço bem.Essa ultima que eu to é 2009.Já troquei a bobina dela,velas,filtros etc..Pois a mesma estava falhando.Te recomendo usar sempre peças originais ou de marca conhecida,pois se colocar coisa paralela vai ter dor de cabeça.
Abs!

jardels
13/10/2015, 19:45
Grandes ensinamentos, Moisés!

E eu vou realmente precisar deles. Já fui em 4 mecânicos recomendados e eles foram uníssonos no discurso: "não mexo neste carro!"

Com as suas dicas e o tutorial do Lincoln terei que ir avançando paulatinamente para o perfeito funcionamento desta Ranger. Todos os sintomas citados por vc estão ocorrendo com a minha - inclusive com freio de estacionamento, que não está segurando nada.

Em princípio, a minha maior dificuldade é identificar a localização de alguns dos componentes citados, tanto nas suas dicas quanto as do Lincoln. Mas vou aprendendo aos pouquinho!

Grande abraço.

jardels
13/10/2015, 20:49
Caros,

Conforme combinado, vou postando a evolução dos problemas apresentados no início deste tópico.

1. Histórico:

13/10/15:

1.1 - Foi instalado o "Simulador de Sonda Lambda" - que não existia; no seu lugar havia um rele. Com isso, melhorou a marcha lenta;
1.2 - Uma inspeção visual na descarga constatou que o "Silencioso" está todo furado. Isto interfere diretamente na marcha lenta, no consumo e desempenho do veículo.

2. Kit GNV, condenado pela GAZCAR (Bonsucesso, RJ), com a instalação do simulador de lambda, foi possível regular a marcha lenta no gás. Não está 100%, mas melhorou bastante.

3. Quanto ao desempenho do carro, tanto na gasolina quanto no GNV, continua deplorável. Próximo passo: limpeza do TBI e bicos injetores.

4. Em função da instalação do dito simulador e regulagem no GNV, o carro não morre mais tão facilmente.

5. O Check Engine continua acendendo na gasolina.

6. O AC voltou a funcionar sozinho (mas vou verificar posteriormente).

7. Acho que descobri a causa da sinfonia de grilos que se apresentou e foi embora, no seu lugar ficou um batuque persistente (que parece vir da suspensão ou tração). O grilo parece ter vindo de uma engrenagem que fica no centro da roda, embaixo da calota. Vou mostrar as fotos.

514182514183
Alguém sabe do que se trata esta engrenagem?

Verei amanhã (14/10/15):

8. Limpador de para-brisa;

9. Esguicho;

10. Regulagem no freio de estacionamento;

11. Troca do silencioso.

Grande abraço a todos!

Jardel

Moisés S.M
13/10/2015, 21:00
Essa ai é a roda livre.Cubos do 4x4.Essas rodas livres funcionam a vácuo.Quando acionado o seletor de 4x4 no painel os cubos se acoplam a ponta do semi eixo da homocinetica.Procura no Google:Pituto roda livre da Ranger,tu vai entender do que se trata.Eu quase todo mês desmontava essa roda livre e limpava ela com wd40,saia muita sujeira.Fazia o mesmo com a ponta do semi eixo.Sempre brilhando e funcionando.

jardels
13/10/2015, 21:15
Essa ai é a roda livre.Cubos do 4x4.Essas rodas livres funcionam a vácuo.Quando acionado o seletor de 4x4 no painel os cubos se acoplam a ponta do semi eixo da homocinetica.Procura no Google:Pituto roda livre da Ranger,tu vai entender do que se trata.Eu quase todo mês desmontava essa roda livre e limpava ela com wd40,saia muita sujeira.Fazia o mesmo com a ponta do semi eixo.Sempre brilhando e funcionando.

Valeu Moisés!

jardels
15/10/2015, 23:17
Histórico:

13/10/15: O GNV melhorou após a instalação do simulador de lambda. Na gasolina, carece a limpeza do TBI e bicos injetores. Mas o carro parou de "morrer".

14/10/15: Foi recuperado o "silencioso". A marcha lenta melhorou sensivelmente, mas ainda não está 100%. Consumo e desempenho do veículo só será aferido quando fizer todas as regulagens necessárias.

14/10/15: Quebrou o rolamento da roda dianteira (lado do motorista) - estava a quase 100/h. Sem mais comentários.

Faltam:

5. O Check Engine continua acendendo na gasolina.

6. O AC voltou a funcionar sozinho (mas vou verificar posteriormente), mas não gela com o motor em funcionamento e o carro parado

7. Roda livre solta. Quebrou o rolamento desta roda

8. Limpador de para-brisa;

9. Esguicho;

10. Regulagem no freio de estacionamento;

Grande abraço a todos!

Diego schwantes
16/10/2015, 00:39
Jardels, visto os problemas apresentado, e expando para os demais, possuo um carro ano 2012, completo, e estava para trocar por uma ranger xlt V6 ano 2000, como saber se seria um bom negócio? Vi que o 4x4 de 2000 em diante é diferente, segundo um mecânico que conversei sobre as a diesel era melhor, sou novo no ramo e no site, aproveitei a brecha para ter uma consultoria, desde já agradeço a todos.

jardels
16/10/2015, 06:52
Diego,

Vou repetir o que o Edintrunder respondeu (e que concordo)num post semelhante: o que vale é o estado geral do veículo. "Um veículo mais novo e surrado não é bom negócio. Já um mais antigo, porém em excelente estado é melhor. O ideal seria um veículo mais novo em excelente estado".
Agora, em relação a Diesel ou gasolina, são propostas totalmente diferentes. No meu caso, eu prefiriria a Diesel, pela simplicidade. Mas não me arrependo de ter pegado à gasolina. O único problema é que não tinha o histórico do veículo. Isto,para mim, é de suma importância!

Espero ter ajudado,

Jardel

jardels
22/10/2015, 00:04
Como mencionado no post anterior, quebrei o rolamento, cubo e roda livre da minha Ranger (bela estréia). Consegui comprá-las hj, numa loja que só vende peças da Ford (Altese, na Penha, Rio de Janeiro).
Já comprei o rolamento montado no cubo e preparado para receber a roda livre.

Amanhã posto o resultado.

Em tempo:

514876

jardels
22/10/2015, 14:55
Caros,

Consegui um mecânico (no RJ) que, ao menos, conhece a roda livre da Ranger em questão. Já trocou o cubo com rolamento e roda livre, que já vieram montados.

Em tempo:
Quem puder listar os itens (se possível, em ordem de prioridade) para revisão deste modelo, incluindo o GNV. Do básico ao mais complexo. Pretendo percorrer todo o roteiro até a pickup ficar totalmente confiável.

Grande abraço,

Jardel

Chico 13
28/10/2015, 01:58
Acompanhando

jardels
01/11/2015, 00:33
Caros,

Aconteceu algo, no mínimo, estranho com a minha Ranger, hoje. Ao estacionar, desliguei o carro, o motor, aparentemente, desligou, retirei a chave, mas ficou algum motor funcionando (elétrico ou algo do gênero), não tinha o mesmo som do motor do carro, MAS, para minha surpresa, engatei a primeira - para evitar que o carro desça - e o carro queria sair. E esse motor só desligou porque soltei a embreagem, deu aquele solavanco e morreu. NÃO tenho a menor ideia pq isso aconteceu. Seria o arranque?

Alguém saberia responder?

Grande abraço,

Jardel

jardels
09/12/2015, 15:52
Caros,

Aconteceu algo, no mínimo, estranho com a minha Ranger, hoje. Ao estacionar, desliguei o carro, o motor, aparentemente, desligou, retirei a chave, mas ficou algum motor funcionando (elétrico ou algo do gênero), não tinha o mesmo som do motor do carro, MAS, para minha surpresa, engatei a primeira - para evitar que o carro desça - e o carro queria sair. E esse motor só desligou porque soltei a embreagem, deu aquele solavanco e morreu. NÃO tenho a menor ideia pq isso aconteceu. Seria o arranque?

Alguém saberia responder?

Grande abraço,

Jardel

Bom para dar andamento ao tema da Manutenção e esclarecendo o post anterior, o PROBLEMA foi o motor de arranque que travou ligado, mesmo depois que se desligou a chave. Resultado: virou pó! Só sobrou a carcaça. Custou R$ 680,00 para para troca do Rotor, Bendix e Automático - incluindo a mão-de-obra. Original não existe mais.

jardels
09/12/2015, 16:00
Caros,

Tenho outra braba para expor aqui e peço vossas opiniões: A pickup travou na tração 4x4 low (reduzida). Tive que andar cerca de 60 km (a 50 km/h) para trazê-la até ao mecânico. Que ainda não sabe o que fazer para destravar e prometeu dar uma olhada amanhã, quinta-feira.

Alguma sugestão?

Grande abraço,

Jardel

Bakada Eugênio
09/07/2016, 02:00
e ai jardel como resolveu ela travada do 4x4 ?

OBS :

Estou a procura da roda livre da ranger 99 4x4 ... ja tem um ano que tirei a homocinética imaginando que eu precisava comprar apenas uma porca !

Hoje descobri que preciso de uma roda livre e da calota ainda por cima !
Alguem pode me ajudar !?