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Ver Versão Completa : Manutenção corretiva na Ranger XLT 4.0 v6 99 Gasolina/GNV



jardels
11/10/2015, 21:09
Caros amigos do fórum,

Amanhã começo a fazer a manutenção de minha Ranger XLT 4.0 v6 99 - desta vez, não por prazer, mas por necessidade. Não encontro um mecânico sequer (nem ruim) para executar os serviços necessários para que eu possa, ao menos, vistoriá-la e, posteriormente, trabalhar com ela.

Em princípio, seguirei os tutoriais postados pelo Lincoln Bustamante (Parabéns pela iniciativa, Lincoln!). Vou postar aqui o rol de necessidades e minha evolução (ou não;).

Problemas:

1. Não tenho nenhum histórico do veículo. A não ser que estava parado a algum tempo (a pessoa que me vendeu trocou as velas, os cabos e a bateria - comprou para fazer negócio).

2. O kit GNV foi quase todo condenado pela GAZCAR, em Bonsucesso:
(a). Trocar o conjunto elétrico;
(b). Reparo no redutor de pressão;
(c). Regulagem no sistema, como um todo (só faltou o cilindro e miudezas).

Nota: Como o funcionamento na gasolina também esta prejudicado, eles aconselharam ver primeiro esta parte, depois o Gás.

3. Tanto na gasolina quanto no GNV o desempenho está deplorável, apesar de rodar. Na gasolina o desempenho está pior que no gás. No GNV, na lenta, fica oscilando de 800 a 1500 rpm. Na gasolina, oscila um pouco mas fixa em mais ou menos 1000 rpm.

4. Em decorrência dos fatos citados, tem que ter muito cuidado para não deixar o carro morrer.

5. Na gasolina quase sempre acende o "Check Engine".

6. Até ontem, pela manhã, o ar estava gelando. Depois de 50 km, parei o carro por meia hora, liguei o carro e o AR não deu mais às caras (um calor de 40, no Rio).

7. Voltando para casa, após 150 km rodados, começou a cantar uma sinfonia de grilos na roda dianteira, do lado do motorista, como se fosse metal com metal (parei o carro, me agachei e não vi nada que chamasse atenção).

8. O limpador do para-brisa não funciona.

9. O esguicho de água, idem.

10. O freio de estacionamento também não está segurando muito.

Bom estes são os problemas mais graves. Conto com a ajuda de vossas excelências!

Ps.: Lincolnjb, alguma dica inicial? Vinicius Hauagge (que tens uma viatura igual a minha), alguma dica?

Citei o Lincoln porque ele escreveu o tutorial; e o Vinicius, pela caranga dele, igual a minha (não lembro de outros com o mesmo carro - com certeza tem), mas espero ajuda de todos que puderem.

Grande abraço,

Jardel

Moisés S.M
13/10/2015, 11:46
Tem alguns tópicos no site referente a Ranger 4x4 v6 cd 99 gnv com motor de 162cv.Fiquei com uma durante 4 anos e meio,rodei uns 100 mil km com ela,tive varios problemas,inclusive de perda de força.Todos postados no site.
Mas vou t dar algumas dicas:
A minha era manca na gasolina,ao ligar se fosse arrancar com ela ela dava umas engasgadas.
Troquei a Bomba de combustível,num carro 99 mesmo se estiver boa troca,ainda mais se for original.Aproveitei e troquei o filtro de combustível e o regulador de pressão de combustível que fica junto a flauta dos bicos,estava com a membrana rasgada,e vazando combustível.Bicos injetores tmbm é bom fazer uma limpa.Tive que trocar 2,pois os mesmos trancaram e foi uma tragedia.
Minha Ranger falhava tanto no gnv quanto na gasolina.Troquei,velas,cabos e não resolveu.O problema era bobina.
Tambem tive problema no limpador,a solução foi trocar a chave que regula o limpador e o pisca pisca,não é uma peça cara e tu acha no ML.
O freio de estacionamento tmbm deu pau.Se olhar atras dos tambores traseiros vera que tem espaço pra colocar uma chave e regular o mesmo,só que se apertar de mais pode travar as rodas,sempre é bom fazer a regulagem com as rodas de trás levantadas.Na minha durou um mês,dpois tive que trocar as lonas e os tambores traseiros,ficou 100%.
Barulho de metal na roda,tmbm tinha esse problema,pastilhas de freio no final da vida útil ou a chapa do disco dianteiro raspando no disco.
Check engine é uma merda,sempre acende.Se acende na gasolina passa no escâner.
Se o carro morre,não segura a lenta,olha o atuador da marcha lenta.Coisa que pode fazer em casa,desmonta ele e limpa com um descarbonizador,se o problema continuar coloca um novo.É normal ligar a Ranger pela primeira vez e a lenta subir até uns 2500 giros e descer devagar até esquentar o motor,depois disso ela tem que estabilizar,se em cada pisada vc der o giro tiver dificuldade de voltar,pode trocar o atuador que o problema é ele.
Ranger é uma caminhonete extremamente chata,se não estiver com a parte elétrica em ordem é dor de cabeça.
Eu já tive umas 9 então conheço bem.Essa ultima que eu to é 2009.Já troquei a bobina dela,velas,filtros etc..Pois a mesma estava falhando.Te recomendo usar sempre peças originais ou de marca conhecida,pois se colocar coisa paralela vai ter dor de cabeça.
Abs!

jardels
13/10/2015, 19:45
Grandes ensinamentos, Moisés!

E eu vou realmente precisar deles. Já fui em 4 mecânicos recomendados e eles foram uníssonos no discurso: "não mexo neste carro!"

Com as suas dicas e o tutorial do Lincoln terei que ir avançando paulatinamente para o perfeito funcionamento desta Ranger. Todos os sintomas citados por vc estão ocorrendo com a minha - inclusive com freio de estacionamento, que não está segurando nada.

Em princípio, a minha maior dificuldade é identificar a localização de alguns dos componentes citados, tanto nas suas dicas quanto as do Lincoln. Mas vou aprendendo aos pouquinho!

Grande abraço.

jardels
13/10/2015, 20:49
Caros,

Conforme combinado, vou postando a evolução dos problemas apresentados no início deste tópico.

1. Histórico:

13/10/15:

1.1 - Foi instalado o "Simulador de Sonda Lambda" - que não existia; no seu lugar havia um rele. Com isso, melhorou a marcha lenta;
1.2 - Uma inspeção visual na descarga constatou que o "Silencioso" está todo furado. Isto interfere diretamente na marcha lenta, no consumo e desempenho do veículo.

2. Kit GNV, condenado pela GAZCAR (Bonsucesso, RJ), com a instalação do simulador de lambda, foi possível regular a marcha lenta no gás. Não está 100%, mas melhorou bastante.

3. Quanto ao desempenho do carro, tanto na gasolina quanto no GNV, continua deplorável. Próximo passo: limpeza do TBI e bicos injetores.

4. Em função da instalação do dito simulador e regulagem no GNV, o carro não morre mais tão facilmente.

5. O Check Engine continua acendendo na gasolina.

6. O AC voltou a funcionar sozinho (mas vou verificar posteriormente).

7. Acho que descobri a causa da sinfonia de grilos que se apresentou e foi embora, no seu lugar ficou um batuque persistente (que parece vir da suspensão ou tração). O grilo parece ter vindo de uma engrenagem que fica no centro da roda, embaixo da calota. Vou mostrar as fotos.

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Alguém sabe do que se trata esta engrenagem?

Verei amanhã (14/10/15):

8. Limpador de para-brisa;

9. Esguicho;

10. Regulagem no freio de estacionamento;

11. Troca do silencioso.

Grande abraço a todos!

Jardel

Moisés S.M
13/10/2015, 21:00
Essa ai é a roda livre.Cubos do 4x4.Essas rodas livres funcionam a vácuo.Quando acionado o seletor de 4x4 no painel os cubos se acoplam a ponta do semi eixo da homocinetica.Procura no Google:Pituto roda livre da Ranger,tu vai entender do que se trata.Eu quase todo mês desmontava essa roda livre e limpava ela com wd40,saia muita sujeira.Fazia o mesmo com a ponta do semi eixo.Sempre brilhando e funcionando.

jardels
13/10/2015, 21:15
Essa ai é a roda livre.Cubos do 4x4.Essas rodas livres funcionam a vácuo.Quando acionado o seletor de 4x4 no painel os cubos se acoplam a ponta do semi eixo da homocinetica.Procura no Google:Pituto roda livre da Ranger,tu vai entender do que se trata.Eu quase todo mês desmontava essa roda livre e limpava ela com wd40,saia muita sujeira.Fazia o mesmo com a ponta do semi eixo.Sempre brilhando e funcionando.

Valeu Moisés!

jardels
15/10/2015, 23:17
Histórico:

13/10/15: O GNV melhorou após a instalação do simulador de lambda. Na gasolina, carece a limpeza do TBI e bicos injetores. Mas o carro parou de "morrer".

14/10/15: Foi recuperado o "silencioso". A marcha lenta melhorou sensivelmente, mas ainda não está 100%. Consumo e desempenho do veículo só será aferido quando fizer todas as regulagens necessárias.

14/10/15: Quebrou o rolamento da roda dianteira (lado do motorista) - estava a quase 100/h. Sem mais comentários.

Faltam:

5. O Check Engine continua acendendo na gasolina.

6. O AC voltou a funcionar sozinho (mas vou verificar posteriormente), mas não gela com o motor em funcionamento e o carro parado

7. Roda livre solta. Quebrou o rolamento desta roda

8. Limpador de para-brisa;

9. Esguicho;

10. Regulagem no freio de estacionamento;


Grande abraço a todos!

Diego schwantes
16/10/2015, 00:39
Jardels, visto os problemas apresentado, e expando para os demais, possuo um carro ano 2012, completo, e estava para trocar por uma ranger xlt V6 ano 2000, como saber se seria um bom negócio? Vi que o 4x4 de 2000 em diante é diferente, segundo um mecânico que conversei sobre as a diesel era melhor, sou novo no ramo e no site, aproveitei a brecha para ter uma consultoria, desde já agradeço a todos.

jardels
16/10/2015, 06:52
Diego,

Vou repetir o que o Edintrunder respondeu (e que concordo)num post semelhante: o que vale é o estado geral do veículo. "Um veículo mais novo e surrado não é bom negócio. Já um mais antigo, porém em excelente estado é melhor. O ideal seria um veículo mais novo em excelente estado".
Agora, em relação a Diesel ou gasolina, são propostas totalmente diferentes. No meu caso, eu prefiriria a Diesel, pela simplicidade. Mas não me arrependo de ter pegado à gasolina. O único problema é que não tinha o histórico do veículo. Isto,para mim, é de suma importância!

Espero ter ajudado,

Jardel

jardels
22/10/2015, 00:04
Como mencionado no post anterior, quebrei o rolamento, cubo e roda livre da minha Ranger (bela estréia). Consegui comprá-las hj, numa loja que só vende peças da Ford (Altese, na Penha, Rio de Janeiro).
Já comprei o rolamento montado no cubo e preparado para receber a roda livre.

Amanhã posto o resultado.

Em tempo:

514876

jardels
22/10/2015, 14:55
Caros,

Consegui um mecânico (no RJ) que, ao menos, conhece a roda livre da Ranger em questão. Já trocou o cubo com rolamento e roda livre, que já vieram montados.

Em tempo:
Quem puder listar os itens (se possível, em ordem de prioridade) para revisão deste modelo, incluindo o GNV. Do básico ao mais complexo. Pretendo percorrer todo o roteiro até a pickup ficar totalmente confiável.

Grande abraço,

Jardel

Chico 13
28/10/2015, 01:58
Acompanhando

jardels
01/11/2015, 00:33
Caros,

Aconteceu algo, no mínimo, estranho com a minha Ranger, hoje. Ao estacionar, desliguei o carro, o motor, aparentemente, desligou, retirei a chave, mas ficou algum motor funcionando (elétrico ou algo do gênero), não tinha o mesmo som do motor do carro, MAS, para minha surpresa, engatei a primeira - para evitar que o carro desça - e o carro queria sair. E esse motor só desligou porque soltei a embreagem, deu aquele solavanco e morreu. NÃO tenho a menor ideia pq isso aconteceu. Seria o arranque?

Alguém saberia responder?

Grande abraço,

Jardel

jardels
09/12/2015, 15:52
Caros,

Aconteceu algo, no mínimo, estranho com a minha Ranger, hoje. Ao estacionar, desliguei o carro, o motor, aparentemente, desligou, retirei a chave, mas ficou algum motor funcionando (elétrico ou algo do gênero), não tinha o mesmo som do motor do carro, MAS, para minha surpresa, engatei a primeira - para evitar que o carro desça - e o carro queria sair. E esse motor só desligou porque soltei a embreagem, deu aquele solavanco e morreu. NÃO tenho a menor ideia pq isso aconteceu. Seria o arranque?

Alguém saberia responder?

Grande abraço,

Jardel

Bom para dar andamento ao tema da Manutenção e esclarecendo o post anterior, o PROBLEMA foi o motor de arranque que travou ligado, mesmo depois que se desligou a chave. Resultado: virou pó! Só sobrou a carcaça. Custou R$ 680,00 para para troca do Rotor, Bendix e Automático - incluindo a mão-de-obra. Original não existe mais.

jardels
09/12/2015, 16:00
Caros,

Tenho outra braba para expor aqui e peço vossas opiniões: A pickup travou na tração 4x4 low (reduzida). Tive que andar cerca de 60 km (a 50 km/h) para trazê-la até ao mecânico. Que ainda não sabe o que fazer para destravar e prometeu dar uma olhada amanhã, quinta-feira.

Alguma sugestão?

Grande abraço,

Jardel

Bakada Eugênio
09/07/2016, 02:00
e ai jardel como resolveu ela travada do 4x4 ?

OBS :

Estou a procura da roda livre da ranger 99 4x4 ... ja tem um ano que tirei a homocinética imaginando que eu precisava comprar apenas uma porca !

Hoje descobri que preciso de uma roda livre e da calota ainda por cima !
Alguem pode me ajudar !?