Caros amigos do fórum,

Amanhã começo a fazer a manutenção de minha Ranger XLT 4.0 v6 99 - desta vez, não por prazer, mas por necessidade. Não encontro um mecânico sequer (nem ruim) para executar os serviços necessários para que eu possa, ao menos, vistoriá-la e, posteriormente, trabalhar com ela.

Em princípio, seguirei os tutoriais postados pelo Lincoln Bustamante (Parabéns pela iniciativa, Lincoln!). Vou postar aqui o rol de necessidades e minha evolução (ou não.

Problemas:

1. Não tenho nenhum histórico do veículo. A não ser que estava parado a algum tempo (a pessoa que me vendeu trocou as velas, os cabos e a bateria - comprou para fazer negócio).

2. O kit GNV foi quase todo condenado pela GAZCAR, em Bonsucesso:
(a). Trocar o conjunto elétrico;
(b). Reparo no redutor de pressão;
(c). Regulagem no sistema, como um todo (só faltou o cilindro e miudezas).

Nota: Como o funcionamento na gasolina também esta prejudicado, eles aconselharam ver primeiro esta parte, depois o Gás.

3. Tanto na gasolina quanto no GNV o desempenho está deplorável, apesar de rodar. Na gasolina o desempenho está pior que no gás. No GNV, na lenta, fica oscilando de 800 a 1500 rpm. Na gasolina, oscila um pouco mas fixa em mais ou menos 1000 rpm.

4. Em decorrência dos fatos citados, tem que ter muito cuidado para não deixar o carro morrer.

5. Na gasolina quase sempre acende o "Check Engine".

6. Até ontem, pela manhã, o ar estava gelando. Depois de 50 km, parei o carro por meia hora, liguei o carro e o AR não deu mais às caras (um calor de 40, no Rio).

7. Voltando para casa, após 150 km rodados, começou a cantar uma sinfonia de grilos na roda dianteira, do lado do motorista, como se fosse metal com metal (parei o carro, me agachei e não vi nada que chamasse atenção).

8. O limpador do para-brisa não funciona.

9. O esguicho de água, idem.

10. O freio de estacionamento também não está segurando muito.

Bom estes são os problemas mais graves. Conto com a ajuda de vossas excelências!

Ps.: Lincolnjb, alguma dica inicial? Vinicius Hauagge (que tens uma viatura igual a minha), alguma dica?

Citei o Lincoln porque ele escreveu o tutorial; e o Vinicius, pela caranga dele, igual a minha (não lembro de outros com o mesmo carro - com certeza tem), mas espero ajuda de todos que puderem.

Grande abraço,

Jardel