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Ver Versão Completa : Wrangler JK - Dúvida sobre D44



Fernando.cesar
02/10/2015, 19:14
Pessoal,

boa noite. Como todos sabem as concessionárias Jeep aqui no Brasil são um lixo. Não consegui com eles nem saber qual a relação de diferenciais do meu JK 09.

Agora estou com um problema e gostaria da ajuda de vocês: preciso trocar o óleo dos diferenciais, mas não sei se o Dana 44 do meu JK veio ou não com trac-lock (LSD).

Pelo que vi no manual, pode ou não ter trac-lock. O óleo indicado para os diferenciais é o 80W90 API GL-5. Mas o manual diz que se tiver trac-lock é necessário um aditivo além do óleo. Liguei em concessionárias aqui em SP e eles não sabem de nenhum aditivo. Fiz algumas pesquisas pelo Google e alguns dizem que o Molykote serve. Alguém consegue me confirmar isso?

Tentei cadastrar meu JK no site da Chrysler dos EUA para conseguir informações sobre o setup dele, inclusive alguns membros aqui do fórum conseguiram fazer o cadastro e descobriram até a relação dos diferenciais.

Mas pelo jeito o site mudou, porque agora eles exigem um endereço americano, e se não encontram o veículo com esse endereço não deixam adicionar o Jeep pelo chassi. No meu caso, sei até o vin number dele, mas não consigo informação nenhuma.

Agradeço quem conseguir me ajudar na questão do trac-lock e do aditivo caso seja necessário. Muito obrigado!!! Abraços!!!

homerohermida
03/10/2015, 01:17
Primeiro levante uma roda traseira. Faça girar com as mãos. Se girar livremente, não tem track-lock. Se girar pesado, com muito esforço, tem. O oleo usado em Danas 44 (Troller) com track-lock é o 85w140 LS e sem nenhum aditivo.

RcPM
03/10/2015, 05:44
Concordo com a sua opinião sobre as concessionárias.

Para saber o que tem no teu JK vá no site: (não precisa cadastro)
http://www.jeep.com/webselfservice/jeep/index.html
Clique em Equipment Listing
Informe o VIN code e pronto.

O diferencial traseiro do meu está definido assim:
* Anti-Spin Differential Rear Axle

Fernando.cesar
03/10/2015, 09:04
Homero, muito obrigado pela ajuda!!!

RcPM, valeu a dica: consegui achar a lista. O meu tb é anti-spin e a relação é 3.73. Então tem trac-lock, certo? Vou usar nele o óleo sugerido pelo Homero.

Homero, então D44 com LSD pode ser esse óleo sem medo?
Obrigado novamente! Abraços!!!

P.S. RcPM, a cor do seu jeep é meu sonho de consumo. É o gecko green, certo?

RcPM
03/10/2015, 16:58
Homero, muito obrigado pela ajuda!!!

RcPM, valeu a dica: consegui achar a lista. O meu tb é anti-spin e a relação é 3.73. Então tem trac-lock, certo? Vou usar nele o óleo sugerido pelo Homero.

Homero, então D44 com LSD pode ser esse óleo sem medo?
Obrigado novamente! Abraços!!!

P.S. RcPM, a cor do seu jeep é meu sonho de consumo. É o gecko green, certo?

Não, é o Commando Green

Gustavo D
03/10/2015, 20:23
Homero, muito obrigado pela ajuda!!!

RcPM, valeu a dica: consegui achar a lista. O meu tb é anti-spin e a relação é 3.73. Então tem trac-lock, certo? Vou usar nele o óleo sugerido pelo Homero.

Homero, então D44 com LSD pode ser esse óleo sem medo?
Obrigado novamente! Abraços!!!

P.S. RcPM, a cor do seu jeep é meu sonho de consumo. É o gecko green, certo?

Olá Fernando,

Só um relato que talvez ajude: O manual do proprietário da Ranger 3.0 do meu irmão especifica o óleo SAE 75W90 API GL5 EP 1,52l + aditivo Sturaco 7098 0,08l. Não encontramos nem o óleo nem o aditivo, e após pesquisar na internet, vimos que muitas pessoas utilizavam o 85W140 LS, mesmo óleo que uso no diferencial traseiro do troller. E que também poderia usar o 85W140 (sem LS) + aditivo sturaco, na proporção correta. Coloquei o 85W140 LS no diferencial traseiro dele, e ficou perfeito. Assim como vários relatos que li, ele já está pra trocar novamente o óleo (completando 40 mil km que é o relatado no manual da ranger) e nunca houve estalos, ruídos ou qualquer coisa que pudesse indicar um óleo incorreto.

Agora, com relação ao 80W90, não sei te informar. Esse óleo é indicado para o diferencial dianteiro da ranger. Mas, tem gente que usa no traseiro com aditivo e disse não ter tido problemas também. De repente, são todos equivalentes mesmo. Se for o caso, mande um email para os fabricantes perguntando.

homerohermida
03/10/2015, 21:13
Homero, muito obrigado pela ajuda!!!

RcPM, valeu a dica: consegui achar a lista. O meu tb é anti-spin e a relação é 3.73. Então tem trac-lock, certo? Vou usar nele o óleo sugerido pelo Homero.

Homero, então D44 com LSD pode ser esse óleo sem medo?
Obrigado novamente! Abraços!!!

P.S. RcPM, a cor do seu jeep é meu sonho de consumo. É o gecko green, certo?
Já tive alguns Dana 44 com Track-lock e sempre usei este óleo. Foi em Jeep CJ-5, Rural e Troller. Zero problemas. Salvo alguma "especificidade especial" do Jeep JK, Dana 44 é Dana 44!

RcPM
03/10/2015, 21:26
Já tive alguns Dana 44 com Track-lock e sempre usei este óleo. Foi em Jeep CJ-5, Rural e Troller. Zero problemas. Salvo alguma "especificidade especial" do Jeep JK, Dana 44 é Dana 44!

Citando manual do JK 2013
Axle Differential (Rear) 226 RBI (Model 44) – We recommend you use MOPAR® Gear & AxleLubricant (SAE 80W-90) (API GL-5) or equivalent. For trailer towing, useMOPAR® Synthetic Gear & Axle Lubricant (SAE 75W-140). Modelsequipped with Trac-LokTM require an additive.

Fernando.cesar
03/10/2015, 21:46
RcPM, também gosto demais do Commando Green!!! E minhas cores favoritas são o Gecko Green e o Baja Yellow :-)

Gustavo, obrigado pela resposta. Estava preocupado porque vi que o 85W140 LS não é sintético, mas o D44 com LSD (trac-lock) é padrão, não tem diferença entre Ranger ou Wrangler. Então vou utilizar esse óleo mesmo. A Ranger do seu irmão tem LSD, certo?

Obrigado a todos pela ajuda!!!

Fernando.cesar
03/10/2015, 21:47
Citando manual do JK 2013
Axle Differential (Rear) 226 RBI (Model 44) – We recommend you use MOPAR® Gear & AxleLubricant (SAE 80W-90) (API GL-5) or equivalent. For trailer towing, useMOPAR® Synthetic Gear & Axle Lubricant (SAE 75W-140). Modelsequipped with Trac-LokTM require an additive.

Meu manual diz a mesma coisa, mas o problema é que ninguém conhece esse aditivo aqui....

Fernando.cesar
03/10/2015, 21:51
Já tive alguns Dana 44 com Track-lock e sempre usei este óleo. Foi em Jeep CJ-5, Rural e Troller. Zero problemas. Salvo alguma "especificidade especial" do Jeep JK, Dana 44 é Dana 44!

Homero, obrigado novamente!! Duvido que tenha alguma diferença. A Jeep deve comprar o D44 com LSD assim como a Troller ou a Ford, entre outros.

Gustavo D
04/10/2015, 03:34
RcPM, também gosto demais do Commando Green!!! E minhas cores favoritas são o Gecko Green e o Baja Yellow :-)

Gustavo, obrigado pela resposta. Estava preocupado porque vi que o 85W140 LS não é sintético, mas o D44 com LSD (trac-lock) é padrão, não tem diferença entre Ranger ou Wrangler. Então vou utilizar esse óleo mesmo. A Ranger do seu irmão tem LSD, certo?

Obrigado a todos pela ajuda!!!

Tem sim Fernando. E eu não usaria sem aditivo (ou sem ser LS). Não fiz o teste na Ranger do meu irmão, que é bem mais nova, mas no meu troller, com quase 10 anos de uso e mais de 130 mil km, o track-lock ainda está funcional. Fiz o teste levantando as rodas a pouco tempo e me impressionei com o resultado. Se colocar óleo sem o aditivo ou sem ser o LS, vai estalar tudo.

Fernando.cesar
04/10/2015, 10:44
Obrigado a todos pela ajuda. Vou comprar esse óleo 85w140 LS ( encontrei da Texaco ), e trocar. Vou comprar silicone para junta da Loctite e nem vou usar junta, vou usar apenas o silicone. Abraços