Ver Versão Completa : Atualização ou adaptação de DH da Band?
Guigo Pena
28/09/2015, 22:30
Amantes da Band,
Comprei recentemente uma Band 88 (MB314) de quatro marchas sincronizadas, chassis curto de capota de aço e estou iniciando as restaurações. Meu próximo passo será a instalação da DH no jipe e já li e conversei com muita gente, alguns mecânicos e outros jipeiros, e estou precisando de ajuda pra escolher se faço a atualização ou a adaptação. Como a atualização (peças originais, certo?) fica muito caro e já ouvi aqui no próprio chat do site alguns dizendo que a direção fica com um pouco de folga em velocidade cruzeiro, estou realmente pensando se o custo benefício vale realmente a pena. Caso opte fazer a adaptação, alguém poderia me indicar um mecânico que realmente entende do riscado e faça com capricho pra não precisar gastar futuramente com reparos, o que tornaria essa opção (adaptação) um problema e não uma solução. Cabe dizer aqui que não faço trilhas no bruto, pelo fundo do carro e de acordo com o último dono o jipe não fazia trilha....comprei por que pretendo usar a band para ter acesso e segurança às rampas de voo livre futuramente, além de que sempre fui apaixonado pela treme terra...
Bem, eu atualmente resido em Campos dos Goytacazes-RJ e aqui não consegui encontrar um mecânico que me passou confiança (só o Léo más ele não faz esse serviço). Sei que em Nova Friburgo é terra de bandeirante e acredito que deve ter mecânico com grande experiência no assunto, é bem longe daqui más tudo pelo bem maior!! Caso alguém conheça algum mecânico que faça o serviço em alguma cidade mais perto da minha, seria de grande ajuda!
Algum amigo poderia me ajudar com dicas (qual a melhor opção no meu caso) sobre as peças (setor de S10, opala, omega, qual a melhor bomba e tudo mais...) e principalmente um contato de um mecânico em Nova Friburgo que seja honesto e competente par que eu possa fazer o orçamento dos serviços.
Desculpa mais uma vez a invasão!
Abraço.
Guigo Pena.
Sergio c
29/09/2015, 08:34
Guigo, bem vindo ao forum e ao mundo das bands.
O que eu vi adaptarem em bands é o setor do Opala, colocado na frente da band, após a lata, onde vai aquele pino que sempre cria folga, eliminando esse pino e uma das barras de direção. Sai uma barra desse setor e vai direto para a roda direita.
Mas deve ter mais opções e o pessoal vai te dar mais dicas.
estyvybeykr
29/09/2015, 13:15
Amantes da Band,
Comprei recentemente uma Band 88 (MB314) de quatro marchas sincronizadas, chassis curto de capota de aço e estou iniciando as restaurações. Meu próximo passo será a instalação da DH no jipe e já li e conversei com muita gente, alguns mecânicos e outros jipeiros, e estou precisando de ajuda pra escolher se faço a atualização ou a adaptação. Como a atualização (peças originais, certo?) fica muito caro e já ouvi aqui no próprio chat do site alguns dizendo que a direção fica com um pouco de folga em velocidade cruzeiro, estou realmente pensando se o custo benefício vale realmente a pena. Caso opte fazer a adaptação, alguém poderia me indicar um mecânico que realmente entende do riscado e faça com capricho pra não precisar gastar futuramente com reparos, o que tornaria essa opção (adaptação) um problema e não uma solução. Cabe dizer aqui que não faço trilhas no bruto, pelo fundo do carro e de acordo com o último dono o jipe não fazia trilha....comprei por que pretendo usar a band para ter acesso e segurança às rampas de voo livre futuramente, além de que sempre fui apaixonado pela treme terra...
Bem, eu atualmente resido em Campos dos Goytacazes-RJ e aqui não consegui encontrar um mecânico que me passou confiança (só o Léo más ele não faz esse serviço). Sei que em Nova Friburgo é terra de bandeirante e acredito que deve ter mecânico com grande experiência no assunto, é bem longe daqui más tudo pelo bem maior!! Caso alguém conheça algum mecânico que faça o serviço em alguma cidade mais perto da minha, seria de grande ajuda!
Algum amigo poderia me ajudar com dicas (qual a melhor opção no meu caso) sobre as peças (setor de S10, opala, omega, qual a melhor bomba e tudo mais...) e principalmente um contato de um mecânico em Nova Friburgo que seja honesto e competente par que eu possa fazer o orçamento dos serviços.
Desculpa mais uma vez a invasão!
Abraço.
Guigo Pena.
Guigo Pena Seja bem vindo "cabrunco" kkkkkk
Brincadeiras à parte, Cara ai em Campos tem um excelente mecânico amigo tambem aqui do forum e que brinca muito com as Bands.
Ele dificilmente passa por aqui mas tenho o contato dele comigo.
Rogério ou Roger campista se preferir, a oficina dele e proximo ao Shopping Estrada.
Na minha humilde opinião prefiro a DH original, porque alem de valorizar o veículo, na hora de repor alguma peça desgastada pelo tempo vc tem uma referencia do proprio veículo para procurar.
Talvez estarei no Farol de São Tomê no feriado do dia 12/10 , qualquer coisa marcamos e vc dá uma volta na minha Band que é DH original e já terá pelo menos um parâmetro para analisar melhor.
Forte Abraço.
Estevão
jsuttili
29/09/2015, 15:19
Na minha opinião....
A Dh original é cheio de barras, cria folga constantemente e é muittttooo cara.. na faixa dos 2500 (usado) mais mão de obra... Eu se fosse vc colocaria o setor de S10 que é bem robusto instalado lá na frente atras do parachoque é vc encontra facilmente por 500 a 600 reais ... e colocaria a bomba original do mercedes ou se quiser mais uma mais em conta coloca a do santana 100bar ( a diferença é q a do mercedes tem 1 rolamento a mais, por isso é mais resistente). Vai ter q adaptar a barra de direção.. comprando as cruzetas do uno ou outro qualquer... vc consegue facilmente economizar uns 1000 reias e não vai ter problema de folga tão cedo....
Eu tenho sistema original com setor de landau no mesmo lugar do original, a diferença é q a direção fica muitoooo leve... leve até demais.. hehe só não coloco o setor de S10 pois uso guincho mecânico biselli.. dai o setor não cabe lá na frente.. se não já teria substituído.... comprei faz 15 dias um kit desses pra por numa band q tava reformando... paguei 550 o setor s10 e 190 a bomba do santana (usados com garantia)... o suporte eu já tinha... resumindo.. gastei menos de R$1000 com tudo..
Guigo Pena
29/09/2015, 18:20
Grato pelas dicas Sérgio!Abraço.
Guigo Pena
29/09/2015, 18:25
Fala Estevão "Lamparão", kkkkkSe puder me passar o contato do mecânico pra poder combinar um orçamento, de qualquer forma vou procurar a oficina dele! Aonde vc reside? Infelizmente neste feriado estarei em MG...más seria uma boa andar numa com a DH original pra sentir a melhoria...Abração,Guigo.
estyvybeykr
29/09/2015, 21:37
Fala Estevão "Lamparão", kkkkkSe puder me passar o contato do mecânico pra poder combinar um orçamento, de qualquer forma vou procurar a oficina dele! Aonde vc reside? Infelizmente neste feriado estarei em MG...más seria uma boa andar numa com a DH original pra sentir a melhoria...Abração,Guigo.
Anota ae o zap dele (22)99983 1449
hercilio.neto
30/09/2015, 03:32
Guigo,
Estou com o Esteváo. A direção hidráulica original valoriza a Band, enquanto que a adaptação sempre suscitará dúvidas na hora da venda. Além do mais, é igual ao sistema original sem DH, que já tem na sua Band, então se você mantiver os terminais bem ajustados não acarreta tanto problema.
A adaptação do setor da S10 na ponta da longarina já é bem comum, mas tem que ser muito bem feita. Como exemplo, cito a CD do Elmer (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/137013-bj55lp2bl-toyota-bandeirante-cd-2001-a.html).
É importante planejar bem a adaptação para que o espaço utilizado pelo conjunto não inviabilize ouros upgrades como turbina e guincho.
O Roger é uma ótima referencia, pudemos acompanhar aqui no fórum alguns trabalhos dele, como o Incrível Hulk do Vicente.
titanium
30/09/2015, 06:57
Eu adaptaria a do Opala/S10 na frente do chassi e acabaria com problemas de folga na direção....
:concordo:
Sergio c
30/09/2015, 09:05
Um problema que eu ouvi de um mecânico que o chassi na frente da band não foi projetado para receber a força de um setor de direção, o que, com o tempo, pode ocasionar rachaduras no chassi, sendo que onde o setor está colocado originalmente distribui a força por ele, e que aquele pino lá na frente, mais alguma folga, vai dissipando as pancadas que vem das rodas.
Se é verdade, eu também não sou engenheiro hehehehehehehheh
CAPT GOTTLIEB
05/10/2015, 10:05
513443 513444 513445 513446 513447 513448 513449 513450 513451 513452 513453 513454 513455 513456 513457
Foi adaptada DH marca ZF do Opala em Dezembro de 2013. Na época o JIPÃO era cinza e depois foi restaurado e pintado de amarelo Texas fosco, tipo camuflado do deserto. Direção hidráulica sem folgas e funcionando muito bem. Custo em Dezembro 2013 foi de R$ 800,00 (DH ZF Opala + Bomba) + R$ 200,00 mão de obra (Zona Leste - São Paulo - Capital). Esta DH cai direto em cima do Pitman e elimina 2 das 5 barras originais (menos folgas). Resultado estético incompatível para um carro comum, porém perfeitamente aceitável para um JIPÃO (versão civil de caminhão-militar compacto). Todavia é preciso ser bem feito e sem gambiarras. Já vi instalações semelhantes usando DH da S10, Dodge, etc. Como são parecidas funcionam muito bem, desde que bem instaladas. Quem desejar instalar futuramente um guincho precisa verificar muito bem as medidas e as posições das peças, pois da DH pode atrapalhar ou até impedir esta instalação. Boa sorte com seu JIPÃO.
Diego Silva 189
05/10/2015, 10:46
...............
Diego Silva 189
05/10/2015, 10:55
Ola amigos do forum .... tenho um band 83 carroceria de madeira , tenho ela a 8 anos , no primeiro ano de uso a terceira marcha nao engatava em velocidade alta, tinha quase q parar a camioneta pra engatar kkk.... eu ja sabia q era sincronizado . Ai foi trocado anel sincronizado da 3 e 4 marcha ... depois q abri o cambio da primeira vez ... nunca mais ela fico normal .... ela raspa mesmo 3 e 4 marcha ja troquei de mecanico umas 5 vezes , nunca mais voltou ao normal . Alguem sabe me dizer o que esta acontecendo ?? seraq é o mecanico ??ou peças de má qualidade ???
E outra coisa, eu nao judio dela, ando mais na cidade e rodovia, mas ando bastante, uns 2 mil km por mes .
Se alguem puder me ajudar fico agradecido
Desde ja obrigado !!
titanium
05/10/2015, 11:55
Um problema que eu ouvi de um mecânico que o chassi na frente da band não foi projetado para receber a força de um setor de direção, o que, com o tempo, pode ocasionar rachaduras no chassi, sendo que onde o setor está colocado originalmente distribui a força por ele, e que aquele pino lá na frente, mais alguma folga, vai dissipando as pancadas que vem das rodas.
Se é verdade, eu também não sou engenheiro hehehehehehehheh
Sergio,
Qualquer adaptação precisa de um "projeto", senão vira gambiarra.
Até mesmo a caixa de direção original faz o chassi mexer um pouco...
Instalar a caixa na ponta do chassi da Band é simples.. basta fazer um reforço no chassi, fechando ele com uma chapa por baixo do setor.
A desvantagem de adaptar o setor na frente é que numa batida um pouco mais forte pode danificar o suporte e o setor de direção...
Mas continuo achando que é o melhor Custo x Benefício para DH em Band.
BTIMHO.
Abraço
Tenho duas dúvidas nesta adaptação da DH do Opala na frente:
1 - o braço pitman é o do Opala também, certo?
2 - posso usar a bomba de direção do Opala também?
Obrigado
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