Ver Versão Completa : Estalo no jimny
Prezados colegas;
Meu Jimny HR 2011 com 35.000 Km originais está com um problema que não consigo resolver...
Tenho um estalo que parece ser originado bem no meio do carro, SOMENTE QUANDO DOU RÉ ACELERANDO MAIS FORTE OU ESTOU EM RUA COM DESCIDA ÍNGREME E ACIONO A RÉ PARA ESTACIONAR. Após, o estalo acontece novamente quando subo a guia rebaixada para estacionar na garagem (parece que algo volta para o lugar e, se andar para frente em 4x2, ou 4x4, não faz mais. O caso só acontece quando dou ré e após pouco andar para frente o estalo acontece como se fosse algo voltando para o lugar. O estalo não é alto e não é metálico, mas não gosto de nenhum barulho como esse.
Fora essas condições, não ouço mais o estalo. Se andar 5.000 Km para frente, não há problemas.
Levei ao mecânico e, fizemos um reaperto geral de toda a suspensão, incluindo ao calços (versão HR), e o estalo continuou. Tiramos o cardan traseiro, aparentemente perfeito e desmontamos a cruzeta, colocando graxa nova... Tudo em vão ...
Alguém já teve essa experiência para me ajudar a solucionar ?
O mecânico desconfia do cardan intermediário (acima da caixa de transferência), mas para desmontá-lo a mão de obra é mais cara e, se ainda não for ele ? Pois ele é selado (sem cupilhas) e, somente a troca da peça inteira ou retífica resolverá neste caso. Mas gastar dinheiro e continuar com o estalo é muito desperdício.
Lembrem-se, o carro tem 35.000 Km originais.
Obrigado !
tmgoulart
28/09/2015, 19:09
O meu faz o mesmo barulho qd dou ré. Guardo oJipe de ré e todos os dias qd subo a rampa da minha garagem acontece... Creio ser cardan ou diferencial, mas eu nem ligo, já considero normal.
O seu também é HR e com baixa Km ? Vamos ver se alguém que já teve o problema e resolveu nos ajuda .
Obrigado.
Ivo Paris
28/09/2015, 22:12
Troquei o óleo do diferencial recentemente e parecia normal, sem limalhas ou sinal de desgaste.
Levei em Rib Preto quando ainda estava na garantia e disseram que era normal. Tentaram repetir com um zero e até rolou um estalo, só que com menor intensidade.
Em limeira, já fora da garantia, disseram ser coisa do diferencial, mas que precisaria desmontar pra checar folga e medidas e não senti muita confiança.
Ao que parece o tal "tec" é realmente no conjunto traseiro e só ocorre com inversão do sentido do torque com mais intensidade, em situação normal de uso não ocorre. Se fosse simplesmente folga na engrenagem do diferencial aconteceria toda vez que tira o pé ou acelera.
Já levei em oficina de cardã, e o mesmo não apresenta folgas. As oficinas aqui da cidade não conhecem o carro suficiente para saber se é normal ou não, mas a suspeita também é de que o barulho vem do conjunto traseiro. Até me perguntaram se esse jimny não tinha um sistema positraction, igual algumas caminhonetes. Talvez seja uma característica dos HR.
Quem sabe é alguma fixação, suporte, coxim, algum parafuso mal apertado, não sei. mas a impressão é que é mesmo atrás, no diferencial ou algum semi-eixo, mas só vou mexer nisso se piorar ou tiver certeza absoluta de que é um defeito.
Troquei o óleo do diferencial recentemente e parecia normal, sem limalhas ou sinal de desgaste.
Levei em Rib Preto quando ainda estava na garantia e disseram que era normal. Tentaram repetir com um zero e até rolou um estalo, só que com menor intensidade.
Em limeira, já fora da garantia, disseram ser coisa do diferencial, mas que precisaria desmontar pra checar folga e medidas e não senti muita confiança.
Ao que parece o tal "tec" é realmente no conjunto traseiro e só ocorre com inversão do sentido do torque com mais intensidade, em situação normal de uso não ocorre. Se fosse simplesmente folga na engrenagem do diferencial aconteceria toda vez que tira o pé ou acelera.
Já levei em oficina de cardã, e o mesmo não apresenta folgas. As oficinas aqui da cidade não conhecem o carro suficiente para saber se é normal ou não, mas a suspeita também é de que o barulho vem do conjunto traseiro. Até me perguntaram se esse jimny não tinha um sistema positraction, igual algumas caminhonetes. Talvez seja uma característica dos HR.
Quem sabe é alguma fixação, suporte, coxim, algum parafuso mal apertado, não sei. mas a impressão é que é mesmo atrás, no diferencial ou algum semi-eixo, mas só vou mexer nisso se piorar ou tiver certeza absoluta de que é um defeito.
Prezado Ivo,
Grato pela resposta.
Vamos verificar então. Se descobrir uma solução, te aviso.
Agora se for vício ou defeito de peça desde a fabricação, temos direito à troca em garantia, mesmo já tendo expirado. Basta acionarmos o pequenas causas, pois pelo que verifico, parece ser esse o caso.
O mecânico que fez o serviço em meu Jimny, trata outros 4x4 e tem experiência na área, mas infelizmente não descobrimos de onde origina especificamente o estalo.
Concordo com VC. Somente arrumarei quando tiver certeza do que é.
MARCANGIANE
29/09/2015, 08:31
Mande verificar as borrachas da carroceria e o freio de mão,o meu 2010 fazia um estalo e era a sapata travando no tambor.
Mande verificar as borrachas da carroceria e o freio de mão,o meu 2010 fazia um estalo e era a sapata travando no tambor.
As borrachas aparentemente não são, pois verifiquei e apertei TODAS (Penso em ser aquelas 2 pastilhas pretas acima de cada calço, que parecem ser de poliuretano ou nylon, pois o estalo é característico, não parece ser metálico), inclusive retirei os 2 faróis e apertei o parafuso com calço que encontra-se debaixo do farol. Após o reaperto das borrachas, as encharquei de silicone e, o barulho continua.
O barulho não vem dos tambores traseiros. Parece ser de calço do lift original, mas ainda não descobri.
Obrigado pela ajuda.
Estou quase desmontando o munhão para verificar os rolamentos. O barulho parece vir do munhão...
Estou quase desmontando o munhão para verificar os rolamentos. O barulho parece vir do munhão...
O meu começou a estralar quando o volante estava todo virado e fazendo manobras. Era o rolamento do pino do munhão, que estava quebrado (135.000 km). Custa R$35,00 reais mais ou menos aqui na minha cidade da NSK que é primeira linha. Se for trocar já troca os 4 por garantia!! O código dele é 30302. Boa sorte.
O meu começou a estralar quando o volante estava todo virado e fazendo manobras. Era o rolamento do pino do munhão, que estava quebrado (135.000 km). Custa R$35,00 reais mais ou menos aqui na minha cidade da NSK que é primeira linha. Se for trocar já troca os 4 por garantia!! O código dele é 30302. Boa sorte.
Grato pela resposta !
Também tirei o link da suspensão dianteira e traseira, lubrificando as borrachas e recolocando, sem sucesso. Também retirei a barra panhard dianteira e lubrifiquei as borrachas, sem sucesso. O estalo continua.
Vamos lá... Qualquer hora vou descobrir. Agradeço dicas !
Ivo Paris
07/10/2015, 22:28
O barulho parece ser do conjunto traseiro
Tenho um Jimny HR...e o meu dava estalos ao manobrar. Fui direto no munhão,era ele. Original...a graxa é muito grossa e perde a lubrificação no rolamento superior que oxida, e desgasta e depois ate parte. Troquei os rolamentos dos dois lados e coloquei um graxa boa, com bissulfeto de molibidenio. Ficou show. Esse é um problema que todo jimny vai da, vale a pena tentar.
Se for verificar comece pelo munhão do lado do motorista, ele sempre da problema primeiro nos jimnys e samurais e também é o mais fácil de abrir.
boa sorte
Também tirei o link da suspensão dianteira e traseira, lubrificando as borrachas e recolocando, sem sucesso. Também retirei a barra panhard dianteira e lubrifiquei as borrachas, sem sucesso. O estalo continua.
Vamos lá... Qualquer hora vou descobrir. Agradeço dicas !
O meu Jimny também começou a apresentar uns estalinhos quando acelero (um na ida e outro na volta da aceleração). Geralmente acontecem depois de algum tempo de uso, quando o motor já está bem quente. O que será isso?
O barulho parece ser do conjunto traseiro
Prezados colegas, ESTALO SANADO pelo Daniel Simon. :master:
O problema do meu jipe e provavelmente o mesmo problema dos colegas é no disco da T-CASE (caixa de transferência), que conecta com o cardã traseiro.
Vamos tentar explicar:
1- É necessário retirar o cardan traseiro (o problema não é o cardan), o qual é fixado num DISCO acoplado à T-CASE. O DISCO em questão é o que fornece a força motriz para o cardan traseiro.
2- Esse disco (que possui uma espécie de engrenagem de 26 estrias em seu interior e só sai com saca polia) deve ter um torque nos parafusos de 60 Nm (Tem que apertar com cambão para chegar nesse torque), acredito que não estava nem com 20 Nm e saiu sem qualquer resistência. Problema este diagnosticado como falha de aperto de fábrica. OS JAPAS falharam ...
3- RESULTADO: SE DEIXAREM ESSE ESTALO ACHANDO QUE É NORMAL DO CARRO, PODERÃO CONDENAR SUA T-CASE, pois a engrenagem trabalhará com uma certa folga mínima pela falta de aperto correto e, ao longo do tempo irá aumentar mais a folga nas estrias, deixando a manutenção MUUIITO mais cara.
4- PARA NÃO OCORRER NOVAMENTE: Os parafusos foram apertados segundo o torque recomendado de fábrica (60Nm), e a peça "colada" para evitar que os trancos do dia a dia ocasionem possível folga novamente na peça.
5- Para a solução, foi necessário retirar a T-CASE e fazer o serviço em bancada.
6- Não usem ferramenta pneumática, pois não chega nem perto do torque necessário.
ESPERO TER AJUDADO !
E, QUANDO OUVIREM DA CONCESSIONÁRIA QUE O ESTALO É NORMAL .... NÃO EXISTE ESTALO QUE SEJA NORMAL ...
:safari-rig:
Ótimo post, nunca tive esse problema, mas escuto isso de muita gente. O que tem no meu é uma vibração que acontece nas marchas mais altas em torno de 1700 rpm. Vibra o carro todo, até os vidros traseiros. Já me acostumei, pois é desde novo.
Ótimo post, nunca tive esse problema, mas escuto isso de muita gente. O que tem no meu é uma vibração que acontece nas marchas mais altas em torno de 1700 rpm. Vibra o carro todo, até os vidros traseiros. Já me acostumei, pois é desde novo.
Prezado Thix, ligue para o Daniel Simon, pois ele com certeza lhe atenderá bem e dará seu primeiro parecer por telefone mesmo.
Comigo foi assim. Expliquei os sintomas e ele solicitou que fizesse alguns procedimentos de reaperto geral para tentar sanar. Como não resolveu, marquei com ele para a semana seguinte e, com o Jimny "in loco" e um estetoscópio, o Daniel descobriu o defeito em menos de 15 min.
Não o conhecia, mas agora apesar de morar longe, só levarei o carro nele para manutenção.
Infelizmente são " mosca branca de olhos azuis" mecânicos igual ele.
Até na oficina do Universo 4x4 eu levei e não descobriram o defeito.
Abraço.
cara, pois é, talvez até tenha solução. só queria saber se alguém mais já reparou isso no seu Jimny ou se é só o meu.
abs
Prezado Thix, ligue para o Daniel Simon, pois ele com certeza lhe atenderá bem e dará seu primeiro parecer por telefone mesmo.
Comigo foi assim. Expliquei os sintomas e ele solicitou que fizesse alguns procedimentos de reaperto geral para tentar sanar. Como não resolveu, marquei com ele para a semana seguinte e, com o Jimny "in loco" e um estetoscópio, o Daniel descobriu o defeito em menos de 15 min.
Não o conhecia, mas agora apesar de morar longe, só levarei o carro nele para manutenção.
Infelizmente são " mosca branca de olhos azuis" mecânicos igual ele.
Até na oficina do Universo 4x4 eu levei e não descobriram o defeito.
Abraço.
Ivo Paris
21/10/2015, 10:07
Você tirou fotos?
Precisa mesmo retirar a T-CASE para reapertar? Não dá para fazer isso por baixo do carro travando a T-CASE COM 4x4 acionado?
Vou tentar revisar o meu.
FFGKING, esses estalos acontecem ao engatar a tração ou reduzida ? Quando engata e desengata sempre tem estalo de acoplar ou desacoplar.Ou é um barulho rodando
Prezados colegas, ESTALO SANADO pelo Daniel Simon. :master:
O problema do meu jipe e provavelmente o mesmo problema dos colegas é no disco da T-CASE (caixa de transferência), que conecta com o cardã traseiro.
Vamos tentar explicar:
1- É necessário retirar o cardan traseiro (o problema não é o cardan), o qual é fixado num DISCO acoplado à T-CASE. O DISCO em questão é o que fornece a força motriz para o cardan traseiro.
2- Esse disco (que possui uma espécie de engrenagem de 26 estrias em seu interior e só sai com saca polia) deve ter um torque nos parafusos de 60 Nm (Tem que apertar com cambão para chegar nesse torque), acredito que não estava nem com 20 Nm e saiu sem qualquer resistência. Problema este diagnosticado como falha de aperto de fábrica. OS JAPAS falharam ...
3- RESULTADO: SE DEIXAREM ESSE ESTALO ACHANDO QUE É NORMAL DO CARRO, PODERÃO CONDENAR SUA T-CASE, pois a engrenagem trabalhará com uma certa folga mínima pela falta de aperto correto e, ao longo do tempo irá aumentar mais a folga nas estrias, deixando a manutenção MUUIITO mais cara.
4- PARA NÃO OCORRER NOVAMENTE: Os parafusos foram apertados segundo o torque recomendado de fábrica (60Nm), e a peça "colada" para evitar que os trancos do dia a dia ocasionem possível folga novamente na peça.
5- Para a solução, foi necessário retirar a T-CASE e fazer o serviço em bancada.
6- Não usem ferramenta pneumática, pois não chega nem perto do torque necessário.
ESPERO TER AJUDADO !
E, QUANDO OUVIREM DA CONCESSIONÁRIA QUE O ESTALO É NORMAL .... NÃO EXISTE ESTALO QUE SEJA NORMAL ...
:safari-rig:
Prezado Thix, ligue para o Daniel Simon, pois ele com certeza lhe atenderá bem e dará seu primeiro parecer por telefone mesmo... Não o conhecia, mas agora apesar de morar longe, só levarei o carro nele para manutenção... Infelizmente são "mosca branca de olhos azuis" mecânicos igual ele.
Por favor, FFGKING, vc poderia informar o telefone e o endereço da oficina do Daniel Simon? Grato!
Você tirou fotos?
Precisa mesmo retirar a T-CASE para reapertar? Não dá para fazer isso por baixo do carro travando a T-CASE COM 4x4 acionado?
Vou tentar revisar o meu.
Prezado Ivo, boa noite.
Fui o "cobaia" deste tipo de defeito na mecânica do Daniel, pois ele informou ter visto situação parecida com Toyotas SW4 com mais de 200.000 Km.
Como não se sabia se havia algo solto dentro da T-CASE, a mesma foi aberta e revisada para não ficarmos na dúvida.
Com relação a sua pergunta... Fazer o procedimento com o 4x4 acionado para travar, infelizmente não tenho o conhecimento técnico se poderá danificar algo. Ligue para o Daniel, pois ele tratou o meu e agora ficou fácil e até mais barato para os próximos, pois provavelmente não será necessário abrir a T-CASE. Diga para ele que o Rogério do Jimny HR prata indicou, pois seu problema é o mesmo e ele poderá te orientar.
Não tenho fotos, pois o jipe ficou lá na oficina e só retornei para pegá-lo pronto.
Abraço e poste o seu resultado !
Prezado Barros,
Segue: 11- 5092-5423. Rua Michigan 930 - Itaim Bibi (próx. da Av. Santo Amaro).
Veja posts: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/59581-mecanico-em-sao-paulo-capital.html
FFGKING, esses estalos acontecem ao engatar a tração ou reduzida ? Quando engata e desengata sempre tem estalo de acoplar ou desacoplar.Ou é um barulho rodando
Prezado Esteban,
O estalo do engate do 4x4H e 4x4L, é 100% normal.
Veja o início do post que estenderá quando dá o estalo.
Na oficina fizemos da seguinte maneira:
Com o freio de mão puxado (bem puxado), engate a marcha ré e arranque com uma certa aceleração (sem retirar o freio de mão). Caso o seu Jimny também seja um "premiado", fará o estalo, o qual é completamente audível e parece ser originado do lado dianteiro direito do jipe, mas na verdade é na T-case.
Para confirmar, repita o procedimento para frente e também ouvirá o estalo.
Nota: se ficar com medo e arrancar sem aceleração mais alta, não fará estalo algum.
Abraço !
Prezado Barros,
Segue: 11- 5092-5423. Rua Michigan 930 - Itaim Bibi (próx. da Av. Santo Amaro).
Veja posts: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/59581-mecanico-em-sao-paulo-capital.html
Obrigado, meu caro! Olhei no Google Maps; jamais imaginaria que nesse endereço funciona uma boa oficina:
https://www.google.com.br/maps/place/R.+Michigan,+930+-+Itaim+Bibi,+S%C3%A3o+Paulo+-+SP,+04566-001/@-23.612667,-46.6886828,3a,75y,57.45h,72.33t/data=!3m7!1e1!3m5!1sUFgn2FtV6lwToyThBUs6tA!2e0!6s% 2F%2Fgeo2.ggpht.com%2Fcbk%3Fpanoid%3DUFgn2FtV6lwTo yThBUs6tA%26output%3Dthumbnail%26cb_client%3Dsearc h.TACTILE.gps%26thumb%3D2%26w%3D203%26h%3D100%26ya w%3D32.711937%26pitch%3D0!7i13312!8i6656!4m20!1m17 !4m16!1m6!1m2!1s0x94ce59d53819aa87:0x2b9c0e69b1724 d01!2sCondom%C3%ADnio+Edif%C3%ADcio+Marrocos+-+Alameda+Lorena,+1999+-+Jardim+Paulista,+S%C3%A3o+Paulo+-+SP,+01424-002!2m2!1d-46.6692931!2d-23.5609822!1m6!1m2!1s0x94ce50b7b620e857:0xa65e2631 36275f4e!2sR.+Michigan,+930+-+Itaim+Bibi,+S%C3%A3o+Paulo+-+SP,+04566-001!2m2!1d-46.6886375!2d-23.6126024!3e0!5i1!3m1!1s0x94ce50b7b620e857:0xa65e 263136275f4e!6m1!1e1
Obrigado, meu caro! Olhei no Google Maps; jamais imaginaria que nesse endereço funciona uma boa oficina:
https://www.google.com.br/maps/place/R.+Michigan,+930+-+Itaim+Bibi,+S%C3%A3o+Paulo+-+SP,+04566-001/@-23.612667,-46.6886828,3a,75y,57.45h,72.33t/data=!3m7!1e1!3m5!1sUFgn2FtV6lwToyThBUs6tA!2e0!6s% 2F%2Fgeo2.ggpht.com%2Fcbk%3Fpanoid%3DUFgn2FtV6lwTo yThBUs6tA%26output%3Dthumbnail%26cb_client%3Dsearc h.TACTILE.gps%26thumb%3D2%26w%3D203%26h%3D100%26ya w%3D32.711937%26pitch%3D0!7i13312!8i6656!4m20!1m17 !4m16!1m6!1m2!1s0x94ce59d53819aa87:0x2b9c0e69b1724 d01!2sCondom%C3%ADnio+Edif%C3%ADcio+Marrocos+-+Alameda+Lorena,+1999+-+Jardim+Paulista,+S%C3%A3o+Paulo+-+SP,+01424-002!2m2!1d-46.6692931!2d-23.5609822!1m6!1m2!1s0x94ce50b7b620e857:0xa65e2631 36275f4e!2sR.+Michigan,+930+-+Itaim+Bibi,+S%C3%A3o+Paulo+-+SP,+04566-001!2m2!1d-46.6886375!2d-23.6126024!3e0!5i1!3m1!1s0x94ce50b7b620e857:0xa65e 263136275f4e!6m1!1e1
Pois é. Moro meio distante da oficina, mas o cara resolve.
O 1° mecânico falou que era pastilha de freio com folga...
O 2° mecânico falou que era a cruzeta do cardan traseiro... Foi retirada e lubrificada... E nada !
O 3° mecânico desmontou o link da suspensão do lado direito... Examinou... E nada...
O 4° MECÂNICO - O DANIEL ACERTOU EM MENOS DE 15 MIN. DE ANÁLISE.
Devido a isso, indico.
Nota: O 2° e 3° mecânicos são especializados em 4x4.
Abraço.
Prezado FFGKING, vou fazer a experiência e depois posto. Obrigado pela informação!
Abs
Prezado Esteban,
O estalo do engate do 4x4H e 4x4L, é 100% normal.
Veja o início do post que estenderá quando dá o estalo.
Na oficina fizemos da seguinte maneira:
Com o freio de mão puxado (bem puxado), engate a marcha ré e arranque com uma certa aceleração (sem retirar o freio de mão). Caso o seu Jimny também seja um "premiado", fará o estalo, o qual é completamente audível e parece ser originado do lado dianteiro direito do jipe, mas na verdade é na T-case.
Para confirmar, repita o procedimento para frente e também ouvirá o estalo.
Nota: se ficar com medo e arrancar sem aceleração mais alta, não fará estalo algum.
Abraço !
guilhermejcp
22/10/2015, 08:46
Pois é. Moro meio distante da oficina, mas o cara resolve.
O 1° mecânico falou que era pastilha de freio com folga...
O 2° mecânico falou que era a cruzeta do cardan traseiro... Foi retirada e lubrificada... E nada !
O 3° mecânico desmontou o link da suspensão do lado direito... Examinou... E nada...
O 4° MECÂNICO - O DANIEL ACERTOU EM MENOS DE 15 MIN. DE ANÁLISE.
Devido a isso, indico.
Nota: O 2° e 3° mecânicos são especializados em 4x4.
Abraço.
Não é à toa que o Daniel é considerado um dos melhores mecânicos de Suzuki do Brasil.
Ivo Paris
23/10/2015, 07:58
Pois é.
Vou ter que fazer esse reaperto. O sintoma é exatamente esse.
Duro é conseguir um dia livre para levar o carro até S Paulo. São 250km e mais tantos pedágios $$$$, fora encarar aquele trânsito.
Prezado Ivo,
Lembrando que terá que agendar um dia com o Daniel, explicando sua situação, pois a oficina dele está sempre cheia.
Poste o seu feedback após o reaperto.
Abraço.
tmgoulart
27/10/2015, 14:11
E eu que moro em Rio Grande - RS, e tenho o mesmo sintoma.... ir a SP é totalmente inviável, será que teria como fazer esse reaperto com a T-Case no lugar?
E eu que moro em Rio Grande - RS, e tenho o mesmo sintoma.... ir a SP é totalmente inviável, será que teria como fazer esse reaperto com a T-Case no lugar?
Já fizeram esta pergunta na pág. 2 e foi respondida...
Verifique.
Ivo Paris
22/11/2015, 23:33
Resolveu mesmo o problema? Não voltou mais o barulho?
Marquei de ir pra SP na oficina do Daniel na próxima 6a.
O problema é que eleme disse q o ideal seria esperar até o outro dia pra pegar estrada.
Rogério. Seu carro ficou pronto no dia?
Quanto ficou o serviço?
Já fizeram esta pergunta na pág. 2 e foi respondida...
Verifique.
Resolveu mesmo o problema? Não voltou mais o barulho?
Marquei de ir pra SP na oficina do Daniel na próxima 6a.
O problema é que eleme disse q o ideal seria esperar até o outro dia pra pegar estrada.
Rogério. Seu carro ficou pronto no dia?
Quanto ficou o serviço?
1- O problema foi resolvido por completo. Ficou perfeito. Inclusive participei do Jimny day em Brotas com reduzida ligada bastante tempo e está perfeito.
2- Meu carro ficou na oficina por 2 dias inteiros, pois o Daniel sabia que o barulho vinha da t- case, mais precisou desmontar e abrir a caixa para verificar se não havia problemas no interior da caixa. Como foi usado uma resina para não dar mais folga no local, a recomendação também foi de deixar o carro parado para a completa secagem do produto.
3- O valor cobrado foi R$ 450,00. Conforme informei, ele abriu minha t-case para isentar de problemas internos. Como agora o Daniel já sabe a raiz do problema, acredito que possa até ficar mais barato, pois não precisará desmontar a t-case.
Poste o feedback após o conserto.
Abraço.
Ivo Paris
23/11/2015, 14:09
Estava em Brotas sábado, e passei lá pelo evento, vi o último grupo saindo, mas como tinha combinado rafting com uma turma justamente nesse dia, acabei não participando da trilha.
Bom, vou lá na sexta, espero que dê certo, vou acabar tendo que dormir por lá pelo jeito.
Depois falo como ficou.
Estava em Brotas sábado, e passei lá pelo evento, vi o último grupo saindo, mas como tinha combinado rafting com uma turma justamente nesse dia, acabei não participando da trilha.
Bom, vou lá na sexta, espero que dê certo, vou acabar tendo que dormir por lá pelo jeito.
Depois falo como ficou.
Com relação a Brotas, não perdeu nada. Trilha muito fechada que segundo o organizador é pouco utilizada somente por motos. Trilha ótima para riscar tudo...
Também odeio fazer trilhas ligando lugar algum a lugar nenhum.
O segundo grupo que saiu, o guia se perdeu e não sabia onde era a trilha... Péssima organização. Foi ótimo para quem se contenta com uma tenda, vários jabás e um lanchinho.
Preferia ter feito rafting ou canyoning que seria muito mais prazeroso.
Abraço.
Com relação a Brotas, não perdeu nada. Trilha muito fechada que segundo o organizador é pouco utilizada somente por motos. Trilha ótima para riscar tudo...
O segundo grupo que saiu, o guia se perdeu e não sabia onde era a trilha... Péssima organização. Foi ótimo para quem se contenta com uma tenda, vários jabás e um lanchinho.
Abraço.
Vc se refere à trilha do Jimny Day? Vc estava nesse segundo grupo? Participei do primeiro grupo, liderado pelo diretor de prova Roberto Gardano, e deu tudo certo. Mas, pela beleza do lugar, achei que passaríamos por trechos mais bonitos além de cruzar canaviais. Também percebi que, desde o evento de julho em Campos do Jordão, a Suzuki enxugou custos, principalmente na locação de espaços e na área de alimentação. Mas, ainda assim, é um belo evento que poucas empresas do setor oferece gratuitamente aos seus clientes.
jimyjimy
24/11/2015, 21:05
Participei do Suzuki Offroad Extreme no sábado e pedi o roteiro do Jimny Day para fazer no domingo. Fiz ela toda sozinho, não tive problema em me perder. As trilhas opcionais eram ótimas, em especial a que entrava num trecho de mata fechada. Esse foi o terceiro Jimny Day no ano que fiz e achei o melhor. E em todos tiveram isso de trechos ligando lugar algum a lugar nenhum, mas geralmente eram opcionais. Também tinham trechos que riscavam o carro. Considero que essas características que tornam o passeio legal. O desafio de passar pelos obstáculos e não ser somente um passeio que carros de outros segmentos também fariam.
Abs.
Abraço.
Vc se refere à trilha do Jimny Day? Vc estava nesse segundo grupo? Participei do primeiro grupo, liderado pelo diretor de prova Roberto Gardano, e deu tudo certo. Mas, pela beleza do lugar, achei que passaríamos por trechos mais bonitos além de cruzar canaviais. Também percebi que, desde o evento de julho em Campos do Jordão, a Suzuki enxugou custos, principalmente na locação de espaços e na área de alimentação. Mas, ainda assim, é um belo evento que poucas empresas do setor oferece gratuitamente aos seus clientes.
Sim, me refiro ao Jimny day. Estava no primeiro grupo, no Jimny prata atrás do Roberto Gardano e, estava conversando com ele aguardando o reagrupamento quando foi recebida uma ligação do guia do segundo grupo, informando que não achava o caminho. O Roberto o orientou a voltar do início e ligar novamente para mais detalhes de como proceder.
Pelo que deu a entender conversando com o Roberto, eles não tiveram muito tempo para a organização do trajeto (infelizmente)
, o qual foi indicado por trilheiros de moto.
Também concordo com VC em relação a cruzar canaviais num lugar onde com certeza existem trilhas mais bonitas. Faltou organização.
Abraço.
tmgoulart
26/11/2015, 16:15
Boa tarde Ivo, estou com o mesmo problema, só que moro em Rio Grande-RS, ficando inviável ir até SP. Se possível, favor verificar com o Daniel, se o procedimento de aperto pd ser feto com a T-case e cardan no lugar.
Se puderes compartilhar depois conosco, oque foi feito, o que foi re-apertado.... será de grande valia.
Prezados colegas;
Meu Jimny HR 2011 com 35.000 Km originais está com um problema que não consigo resolver...
Tenho um estalo que parece ser originado bem no meio do carro, SOMENTE QUANDO DOU RÉ ACELERANDO MAIS FORTE OU ESTOU EM RUA COM DESCIDA ÍNGREME E ACIONO A RÉ PARA ESTACIONAR. Após, o estalo acontece novamente quando subo a guia rebaixada para estacionar na garagem (parece que algo volta para o lugar e, se andar para frente em 4x2, ou 4x4, não faz mais. O caso só acontece quando dou ré e após pouco andar para frente o estalo acontece como se fosse algo voltando para o lugar. O estalo não é alto e não é metálico, mas não gosto de nenhum barulho como esse.
Fora essas condições, não ouço mais o estalo. Se andar 5.000 Km para frente, não há problemas.
Levei ao mecânico e, fizemos um reaperto geral de toda a suspensão, incluindo ao calços (versão HR), e o estalo continuou. Tiramos o cardan traseiro, aparentemente perfeito e desmontamos a cruzeta, colocando graxa nova... Tudo em vão ...
Alguém já teve essa experiência para me ajudar a solucionar ?
O mecânico desconfia do cardan intermediário (acima da caixa de transferência), mas para desmontá-lo a mão de obra é mais cara e, se ainda não for ele ? Pois ele é selado (sem cupilhas) e, somente a troca da peça inteira ou retífica resolverá neste caso. Mas gastar dinheiro e continuar com o estalo é muito desperdício.
Lembrem-se, o carro tem 35.000 Km originais.
Obrigado !
tirei as buchas do braço da suspensâo que seguram o diferencial pois elas tem uma capa de ferro que estalam em contato com o braço quando apresentam uma pequena folga, quase imperceptivel pelo mecânico: resolvi tirando as buchas originais e fazendo em uma casa de borracha feitas de pneu o braço fica em contato com a lona da bucha e não mais com a capa de ferro da bucha original! entendeu?
resolvido no meu!
Ivo Paris
28/11/2015, 14:56
Fui lá ontem.
O procedimento foi feuto com a tcase no lugar.
Returado cardan traseiro, precisa de uma ferramenta pra segurar a flange enquanto solta a porca do eixo. Também é preciso esgotar o óleo da caixa.
Depois foi passada trava química e apertado de novo a porca com bastante força. O manual técnico pede 130Nm.
O carro ficou um bom tempo parado e pra voltar pra casa tive cuidado para não inverter o torque e nem dar ré.
Está parado na garagem. Vou testar pra ver se era isso mesmo
Fui lá ontem.
O procedimento foi feuto com a tcase no lugar.
Returado cardan traseiro, precisa de uma ferramenta pra segurar a flange enquanto solta a porca do eixo. Também é preciso esgotar o óleo da caixa.
Depois foi passada trava química e apertado de novo a porca com bastante força. O manual técnico pede 130Nm.
O carro ficou um bom tempo parado e pra voltar pra casa tive cuidado para não inverter o torque e nem dar ré.
Está parado na garagem. Vou testar pra ver se era isso mesmo
Prezado Ivo,
Pegou no mesmo dia ?
Ficou bom ?
O Daniel fez um preço bom ?
Abraço.
Ivo Paris
01/12/2015, 07:08
Então
Cheguei cedinho e abri a oficina.
Foi feito o procedimento sem remocer a cx transferência do carro.
Precisa esgotar o óleo do diferencial é uma ferramenta especial pra travar a flange enquanto solta a porca.
O carro ficou parado depois até umas 14h. Aí peguei e dirigi até um shopping com muito cuidade, sem freio motor e sem engatae ré pra não inverter o sentido do torque.
Pefuei estrada na volta umas 8 da noite. Parei o carro em casa e só movimentei de novo domingo.
Pelo que testei até agora, o problema foi resolvido.
O Daniel manja! Se depender desse cara vamos ter suzuki por muitos anos.
Prezado Ivo,
Pegou no mesmo dia ?
Ficou bom ?
O Daniel fez um preço bom ?
Abraço.
Então
Cheguei cedinho e abri a oficina.
Foi feito o procedimento sem remocer a cx transferência do carro.
Precisa esgotar o óleo do diferencial é uma ferramenta especial pra travar a flange enquanto solta a porca.
O carro ficou parado depois até umas 14h. Aí peguei e dirigi até um shopping com muito cuidade, sem freio motor e sem engatae ré pra não inverter o sentido do torque.
Pefuei estrada na volta umas 8 da noite. Parei o carro em casa e só movimentei de novo domingo.
Pelo que testei até agora, o problema foi resolvido.
O Daniel manja! Se depender desse cara vamos ter suzuki por muitos anos.
Quanto pagou ?
Marcelo M.
10/12/2015, 10:00
Estou com um problema pareciso no meu Jimny 2011, 76mil km, mas o estalo aparece na maioria das vez quando estou de primeira marcha e desacelero bruscamente. Acontece também quando passo por lugares de irregularidades mas não sempre. Parece vim da roda dianteira direita, mas pode ser dó impressão...
Não percebo barulho usando o 4x4 ou em trilhas, apenas na cidade, velocidade baixa.
Alguém está passando por isso?
Ivo Paris
11/12/2015, 14:00
Para saber se é o problema no aperto da flange da caixa de transferência, você precisa parar o carro numa decida acentuada, engatar ré e sair soltando a embreagem um pouco mais rápido, essa inversão no torque do cardan vai fazer o barulho. Isso ocorre apenas na primeira inversão do torque.
Logo em seguida, se você sair forte de 1ª marcha, o torque do cardan inverte e você ouve o barulho novamente, sempre na 1ª inversão.
O barulho também pode acontecer na descida forte, se você estiver em 1ª marcha e tirar o pé do acelerador de uma vez, pois nesse caso, o embalo inverte o torque do cardã enquanto o motor tenta frear o carro.
Para saber se é o problema no aperto da flange da caixa de transferência, você precisa parar o carro numa decida acentuada, engatar ré e sair soltando a embreagem um pouco mais rápido, essa inversão no torque do cardan vai fazer o barulho. Isso ocorre apenas na primeira inversão do torque.
Logo em seguida, se você sair forte de 1ª marcha, o torque do cardan inverte e você ouve o barulho novamente, sempre na 1ª inversão.
O barulho também pode acontecer na descida forte, se você estiver em 1ª marcha e tirar o pé do acelerador de uma vez, pois nesse caso, o embalo inverte o torque do cardã enquanto o motor tenta frear o carro.
Ivo, quanto pagou no seu conserto no Daniel ?
Sei que o meu deve ter ficado mais caro pois a t case foi desmontada e fui o precursor a levantar e sanar o problema.
michellima
21/06/2016, 11:47
Prezados colegas,
Meu Jimny 14/15 com21. 000 km rodados está apresentando exatamente e nas mesmassituações os estalos descritos pelo colega FFGKING na postagem deabertura do tópico.
Pergunto aos colegasaqui de Fortaleza alguma indicação sobre mecânico aqui na cidade com conhecimento de Suzuki pra eu levar a viatura pra sanaro problema.
Antecipadamentegrato,
Michel Lima
mfdomingues
22/06/2016, 17:59
Prezados colegas,
Meu Jimny 14/15 com21. 000 km rodados está apresentando exatamente e nas mesmassituações os estalos descritos pelo colega FFGKING na postagem deabertura do tópico.
Pergunto aos colegasaqui de Fortaleza alguma indicação sobre mecânico aqui na cidade com conhecimento de Suzuki pra eu levar a viatura pra sanaro problema.
Antecipadamentegrato,
Michel Lima
Michel, seu carro tem muito baixo KM para ter esse tipo de estalo, mas vai saber neh. Você viu o passo a passo que o FFGKING colocou no tópico? Se eu fosse você pegava sua viatura e ia em uma boa oficina de pick ups e caminhões que trabalhe com diferenciais, levaria o passo a passo citado acima e pediria para eles darem uma olhada, mesmo sem conhecer suzukis não é dificil se mostrar para eles os paramétrios como por exemplo o torque necessário.
Olha ai o que ele postou:
ESPERO TER AJUDADO !
E, QUANDO OUVIREM DA CONCESSIONÁRIA QUE O ESTALO É NORMAL .... NÃO EXISTE ESTALO QUE SEJA NORMAL
FFGKING :master:e Marcelo M.,
tive um problema parecido com o HR 2011 há muito tempo (e até postei um video no fórum): No entanto só aparecia quando passava em sonorizadores!:pensativo: e era intermitente e depois desaparecia sozinho, mas ás vezes demorava muito. Só fazia barulho com o carro rodando e aparecia em 2H. Não conseguia fazer "aparecer" o barulho em Caxias do Sul, na antiga ccs Scapini, pq em Caxias não têm sonorzadores:freaking:.
No meu caso, isso era agravado pois os HR vinham com uma indicação de calibração excessiva, fazendo o pneu rodar muito mais duro, o que me levou a ter desgaste de outros componentes, como amortecedores (50km) e rolamentos (roda dianteira e munhão). Havia também um shimmy, que foi "empurrado pelas ccs" (na época, o discurso nas ccs era de que era do carro). No entanto, estes problemas (excesso de calibrageme shimmy e barulho qdo passava em sonorizadores) não aparentavam uma ligação....relatei À SZB e para minha surpresa, mesmo finda a garantia, me deram uma bela cortesia em peças e mão de obra. Mais do que $ (que não foi pouco:cool:), ganhei confiança na marca e na SZB:palmas:. ambém aconteceu do serviço ser feito numa ccs nova em Caxias do Sul, a Alpino, onde o atendimento é Sueco:palmas:. (a antiga, fechou).
Mas não ficou claro pra mim o problema do barulho em sonorizadores. Com a troca de peças, da suspa OME:euforico:e com a redução da calibragem dos pneus (e pneus novos) diminuiu muito a incidência do barulho. Neste meio tempo, alguém, em algum fórum que não lembro mais:oops:, falou em quando isso acontecer, acionar o 4x4, rodar um pouquinho e desngatar: Batata, funciona na hora! Mas fiquei tanto tempo sem ter o este problema, que teve uma vez que esqueci e demorei a lembrar e acionar o 4x4 e "desligar" o barulho. :putz:MAs lendo sua postagem, me veio a dúvida se algo pouco apertado não poderia estar por trás deste barulho. :pensativo:Vou ligar pro Daniel e levar sua postagem pra ccs Alpino, pq pode ajudar muita gente e quem sabe, checar este aperto.
braços
Nelson
Estou com um problema pareciso no meu Jimny 2011, 76mil km, mas o estalo aparece na maioria das vez quando estou de primeira marcha e desacelero bruscamente. Acontece também quando passo por lugares de irregularidades mas não sempre. Parece vim da roda dianteira direita, mas pode ser dó impressão...
Não percebo barulho usando o 4x4 ou em trilhas, apenas na cidade, velocidade baixa.
Alguém está passando por isso?
michellima
24/06/2016, 14:47
Prezado Domingues, pois é, o carro tem pouca quilometragem e sem uso severo para tal sintoma. mas como você falou.. vai saber. O caso é que ele apresenta o estalo tantas vezes quantas se movimente mais fortemente o carro em ré e apresenta novamente o estalo quando se movimenta pra frente. Depois disso pode-se rodar 5.000 km pra frente que ele não faz mais como falou o colega na abertura do tópico. Obrigado pela ajuda. Se daqui pra eu arrumar um tempo não descobrir um mecânico já com tarimba em Suzuki vou adotar sua dica. Abraço.
Michellima - Jimny 4Sport Vermelho BF MUD 215/75 (Homem de Ferro)
mfdomingues
24/06/2016, 21:33
Prezado Domingues, pois é, o carro tem pouca quilometragem e sem uso severo para tal sintoma. mas como você falou.. vai saber. O caso é que ele apresenta o estalo tantas vezes quantas se movimente mais fortemente o carro em ré e apresenta novamente o estalo quando se movimenta pra frente. Depois disso pode-se rodar 5.000 km pra frente que ele não faz mais como falou o colega na abertura do tópico. Obrigado pela ajuda. Se daqui pra eu arrumar um tempo não descobrir um mecânico já com tarimba em Suzuki vou adotar sua dica. Abraço.
Michellima - Jimny 4Sport Vermelho BF MUD 215/75 (Homem de Ferro)
A minha tem essa "característica" fica com folga no cardâ traseiro, quando peguei era muita mesmo, mas, agora regulei as cruzetas e engraxei bem que parou muito.
Uma vez antes de reparar isto parou em uma sequência de 5 semáforos, aqui perto da minha casa, um MB 1113, um volks que era guincho e eu. Parecia que era 12h na igreja, porque era sino para tudo e quanto era lado badalando, as tiazinhas da feira faziam até o sinal da cruz uma verdadeira noite de natal.
Abs e boa sorte ai.
igfortaleza
16/07/2016, 13:02
Prezados,
Tratando-se de estalos, estou com um problema. Possuo um Jimny 2011, 62.000KM rodados. Recentemente, troquei a embreagem. Após, tenho me incomodado bastante com alguns estalos. Tenho percebido, principalmente, quando dirijo em avenidas e tiro o pé do acelerador, momento em que ocorre um clique (pequeno estalo). Ocorre nas diversas marchas, mas tenho percebido especialmente na 3a e 4a, quando transito em avenidas e retiro o pé do acelerador.
Seria algo relacionado a algum dos problemas/soluções comentadas neste tópico?
tmgoulart
19/07/2016, 08:29
Prezados,
Tratando-se de estalos, estou com um problema. Possuo um Jimny 2011, 62.000KM rodados. Recentemente, troquei a embreagem. Após, tenho me incomodado bastante com alguns estalos. Tenho percebido, principalmente, quando dirijo em avenidas e tiro o pé do acelerador, momento em que ocorre um clique (pequeno estalo). Ocorre nas diversas marchas, mas tenho percebido especialmente na 3a e 4a, quando transito em avenidas e retiro o pé do acelerador.
Seria algo relacionado a algum dos problemas/soluções comentadas neste tópico?
Faz sentido ter relação sim, pois quando vc esta acelerando, a força vem no sentido motor -> caixa de marchas -> Tcase -> cardan -> diferencial..... e quando vc tira o pé, a força inverte, atuando o freio motor, e se tiver alguma folga em algum dos flanges, pode causar este estalo. O meu noto bastante, quando chego em casa, e uso marcha ré para subir a rampa da garagem, tipo c só dar ré no plano não chego a notar, mas se inverter a rotação, e forçar, ele estala tb.
FFGKING :master:e Marcelo M.,
tive um problema parecido com o HR 2011 há muito tempo (e até postei um video no fórum): No entanto só aparecia quando passava em sonorizadores!:pensativo: e era intermitente e depois desaparecia sozinho, mas ás vezes demorava muito. Só fazia barulho com o carro rodando e aparecia em 2H. Não conseguia fazer "aparecer" o barulho em Caxias do Sul, na antiga ccs Scapini, pq em Caxias não têm sonorzadores:freaking:.
No meu caso, isso era agravado pois os HR vinham com uma indicação de calibração excessiva, fazendo o pneu rodar muito mais duro, o que me levou a ter desgaste de outros componentes, como amortecedores (50km) e rolamentos (roda dianteira e munhão). Havia também um shimmy, que foi "empurrado pelas ccs" (na época, o discurso nas ccs era de que era do carro). No entanto, estes problemas (excesso de calibrageme shimmy e barulho qdo passava em sonorizadores) não aparentavam uma ligação....relatei À SZB e para minha surpresa, mesmo finda a garantia, me deram uma bela cortesia em peças e mão de obra. Mais do que $ (que não foi pouco:cool:), ganhei confiança na marca e na SZB:palmas:. ambém aconteceu do serviço ser feito numa ccs nova em Caxias do Sul, a Alpino, onde o atendimento é Sueco:palmas:. (a antiga, fechou).
Mas não ficou claro pra mim o problema do barulho em sonorizadores. Com a troca de peças, da suspa OME:euforico:e com a redução da calibragem dos pneus (e pneus novos) diminuiu muito a incidência do barulho. Neste meio tempo, alguém, em algum fórum que não lembro mais:oops:, falou em quando isso acontecer, acionar o 4x4, rodar um pouquinho e desngatar: Batata, funciona na hora! Mas fiquei tanto tempo sem ter o este problema, que teve uma vez que esqueci e demorei a lembrar e acionar o 4x4 e "desligar" o barulho. :putz:MAs lendo sua postagem, me veio a dúvida se algo pouco apertado não poderia estar por trás deste barulho. :pensativo:Vou ligar pro Daniel e levar sua postagem pra ccs Alpino, pq pode ajudar muita gente e quem sabe, checar este aperto.
braços
Nelson
O relato do Nelson casou muito bem com um problema que ocorreu no meu por três vezes: a primeira na Estação Ecológica do Taim, logo após passar um sonorizador feito de trilho de ferrovia; a segunda foi na estrada de terra indo de São José dos Ausentes para o Pico do Monte Negro; e a terceira no último final de semana, na BR 265, em um sonorizador antes da ponte sobre o rio Capivari (próximo a Lavras). As duas primeiras ocorrências foram em janeiro, e na ocasião não recordava de ter lido nada a respeito, e rodei uns quilometros até o barulho (aparentemente vindo da roda dianteira esquerda) desaparecer. Neste fim de semana, quando o barulho começou, lembrei de ter visto algo no fórum. Parei o carro, acionei o 4X4L, dei uma ré, depois um pouco a frente, voltei pro 4X2, e... tudo voltou ao normal.
Será que posso continuar rodando assim mesmo, sem riscos de danos ao veículo?
Fica tranquilo Guima!
Quando vejo um sonorizador, ja vou tirando o pé....e se der, livro as rodas esquerdas, passando so com as da direita.
A vibração faz a tração querer engatar na dianteira esquerda.
Guimajc,
o meu desaparece só acionando o 4 high mesmo e aciono andando, sem parar. e Sim, o barulho parece ser do lado esquerdo. na dianteira. Leo BA, eu também tento tirar o pé, mas nas BR da vida é ph, pq os caminhoneiros não aliviam e ai ficamos entre a cruz e a caldeirinha, rsrsrsrrs
ainda não consegui falar com o mec. de sp....
braços
QUOTE=Leo BA;2382718]Fica tranquilo Guima!
Quando vejo um sonorizador, ja vou tirando o pé....e se der, livro as rodas esquerdas, passando so com as da direita.
A vibração faz a tração querer engatar na dianteira esquerda.[/QUOTE]
Guimajc,
tu é mineiro ou gaúcho? Veio a passeio aqui ao RS?
bçs
Guimajc,
tu é mineiro ou gaúcho? Veio a passeio aqui ao RS?
bçs
Nelson,
Sou paulista "perdido" nas Gerais há uns anos... Fui a passeio pro Sul. Foi uma baita viagem. Passei também por Rio Grande. Cidade muito bacana!
Fica tranquilo Guima!
A vibração faz a tração querer engatar na dianteira esquerda.
Leo, exatamente o que ocorre no meu. Vou desencanar!
mfdomingues
21/07/2016, 16:49
Guimajc,
o meu desaparece só acionando o 4 high mesmo e aciono andando, sem parar. e Sim, o barulho parece ser do lado esquerdo. na dianteira. Leo BA, eu também tento tirar o pé, mas nas BR da vida é ph, pq os caminhoneiros não aliviam e ai ficamos entre a cruz e a caldeirinha, rsrsrsrrs
ainda não consegui falar com o mec. de sp....
braços
QUOTE=Leo BA;2382718]Fica tranquilo Guima!
A vibração faz a tração querer engatar na dianteira esquerda.[/QUOTE]
Nelson, um off topic o Jimny possui diferencial central (full time) ou não (part time) pergunto, pois, se for part time não poderia andar traçado em asfalto, enfim, só duvida.
tmgoulart
21/07/2016, 17:29
Nelson, um off topic o Jimny possui diferencial central (full time) ou não (part time) pergunto, pois, se for part time não poderia andar traçado em asfalto, enfim, só duvida.[/QUOTE]
O Jimny não possui diferencial central, mas em linha reta não tem problemas, neste caso ele ligou e desligou... o problema é fazer curvas, porque a Tcase do Jimny manda a mesma rotação para os dois eixos, e isso vai fazer com que a roda traseira "patine" e no asfalto, devido a aderência isso irá forçar o conjunto...
me corrijam se eu estiver errado.
Guima, ai de vc que fale mal de Rio Grande kkk
mfdomingues
21/07/2016, 17:38
Nelson, um off topic o Jimny possui diferencial central (full time) ou não (part time) pergunto, pois, se for part time não poderia andar traçado em asfalto, enfim, só duvida.
O Jimny não possui diferencial central, mas em linha reta não tem problemas, neste caso ele ligou e desligou... o problema é fazer curvas, porque a Tcase do Jimny manda a mesma rotação para os dois eixos, e isso vai fazer com que a roda traseira "patine" e no asfalto, devido a aderência isso irá forçar o conjunto...
Guima, ai de vc que fale mal de Rio Grande kkk[/QUOTE]
Ah tah, não havia entendido que ele andou em linha renta, neste caso sei que não há problemas para força de arrasto a ser exercida no conjunto.
Guima, ai de vc que fale mal de Rio Grande kkk[/QUOTE]
Thiago, Rio Grande só foi dolorida pra mim. Depois de atravessar de São José do Norte, parei o Jimny em uma praça no centro, e fui a pé procurar um banco, em uma esquina (olhando pros lados pra ver se achava o banco) tropecei, ou melhor chutei, um bloco de concreto que estava sobre a calçada.
Só não caí no chão pois tinha um cabo de aço de um poste e sem ver apoiei nele. Falei tudo quanto era nome... Inchou e roxeou dois dedos do pé direito, e manquei por uns dias durante a viagem. Mas até hoje estes dedos doem um pouco se apoiar na ponta deles...
Lembranças de Rio Grande!!!
Mas as outras lembranças são muito boas!
MFDOMINGUES,
Não possui diff central como os defenders! Realmente não pode, mas ACHO que rodar um pouquito para desengasgar a catrakas das parafusetas, em linha reta (o grande problema é curva em tereno que o rodado não desliza) não pode ser tão ruim assim. ACHO!!!rsrsrsrsr
braços
prezados, muita massa isso: Eu sou um carioca, perdido no RS e com familha no RJ e MG!
quanto ao acidente EM RIO GRANDE: Engata a a 4x4, roda um pouquinho, toma uma pinga (não faça curvas, ande por molhes ou pule correntes) e já passa, ahahahahahaha
braços em todos!
prezados, muita massa isso: Eu sou um carioca, perdido no RS e com familha no RJ e MG!
quanto ao acidente EM RIO GRANDE: Engata a a 4x4, roda um pouquinho, toma uma pinga (não faça curvas, ande por molhes ou pule correntes) e já passa, ahahahahahaha
braços em todos!
Nelson, eu e minha esposa gostamos muito do RS e SC. Infelizmente, não tenho como ir profissionalmente pra essa região...
A parte mineira da sua família é de que região das Gerais?
Abraço,