Ver Versão Completa : Tenho que escolher, 2" na suspensão ou na carroceria
jackblueyes
16/02/2006, 10:52
Olá,
Veja se alguém pode me ajudar, já li vários tópicos sobre isso mais ainda tenho dúvidas.
No momento, estou querendo preparar o vitara pra colocar pneus AT 235/75 R15, pra que esses pneus entrem sem problemas, vi que tenho que mexer um pouco no vitara.
Aí começam minhas dúvidas, o que resolve isso da melhor forma, colocar calços de 2" na suspensão (RC4x4) ou claços de 2" na carroceria.
Meu uso do carro é urbano diariamente, e vou começar a pegar umas trilhas de vez em quando.
Colocando o kit de 2" na suspensão, na RC4x4 me informaram que não precisa mexer em mais nada (molas, amortecedor, etc) já que meu vitara está original. Posso ficar tranquilo quanto a isso ou é melhor previnir alguma coisa (como o pivo por exemplo)?
As duas opções aumentam a altura do carro, e quanto ao vão livre, como fica?
Bom, quando decidir qual das duas coisas fazer, vou trocar os pneus para algum de uso misto, aí é uma outra dúvida, que diferença na prática existe de um pneu 225/75 R15 para um 235? Se ficar com o 225 vou perder o que?
Estou pensando no BF 235, mas me falaram muito bem do Firestone Destination AT. Segundo uma pessoa de dentro da Firestone/Bridgestone, esses pneus são feitos totalmente com tecnologia Bridgestone e nos testes de desenvolvimento do produto, quando comparados aos BF e companhia, tiveram um desempenho melhor na maioria das situações. São bem melhores que os Firestone FSR. Alguém está rodando com esse pneu Firestone Destination pra comentar?
Dados do Vitara: 97/97 1.6 8v canvas, câmbio automático e está original por enquanto.
Obrigado pela ajuda
[]'s Jack
Suspensão, com certeza!!! :concordo:
A vantagem do calço de suspensão é que ele aumenta o vão livre e de quebra, melhora o curso da suspensão, diferentemente do calço de carroceria!
ACHO que 1" na suspensão já é suficiente pra caber os 235 street (original cabe 225)... Não precisando mecher em mais nada! Só por os calços...
Com 2", se fosse eu, colocaria o calço no pivô também, pra não haver um desgaste acentuado!
Em relação aos pneus, com o 235, vai aumentar um pouco o vão livre também, mas a diferença não é grande entre o 225!
Eu partiularmente não gosto do calço de carroceria, pois ele não apoia todos os pontos como deveria, vai haver mais torção e futuramente trincas... :evil:
Essa é minha opinião! :concordo:
Não sei se vc leu, mas esses dois tópicos podem te interessar!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11034
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16391
[s] e boa sorte!!!
Luiz_akium
16/02/2006, 12:02
Jack.
Eu particularmente naum gosto dos calços de carroceria pelo mesmo motivo q é citado ai em cima :
Eu partiularmente não gosto do calço de carroceria, pois ele não apoia todos os pontos como deveria, vai haver mais torção e futuramente trincas...
Abraços
cristiano
16/02/2006, 13:08
Mas se o uso do Vitara for somente urbano, vale a pena os calços, pois é uma solução mais simples e barata... não tem que mexer em muita coisa.
O problema de adaptação é que uma coisa puxa a outra... o famoso JAQUE..
para o uso urbano melhor é mesmo naum mexer em nada e colocar pneus menores o 215 assim naum gasta nada os pneus sao mais em conta, mas se tem intensão em levantar pode começar pela suspensão.
Alexandre Chaves
16/02/2006, 17:41
Apesar de ter 2"+2" acho a suspensão prioritária, já que o benifício é imediato...
Agora 2"+2" fica show!
Sempre xuspixão primeiro até 2"....
calçar a lata só se realmente precisar...
[]s
cristiano
17/02/2006, 08:53
para o uso urbano melhor é mesmo naum mexer em nada e colocar pneus menores o 215 assim naum gasta nada os pneus sao mais em conta, mas se tem intensão em levantar pode começar pela suspensão.
O problema é que como a medida 215 tem menos saída que a 235, acaba que muitas vezes o preço acaba se equiparando, fazendo com que as pessoas optem pelo 235.
Ao menos é esse o motivo que tem levado o pessoal daqui a colocar o 235 no Vitara...
($)cristiano,
Também estou no dilema dos pneus, já fiz a opção do 235 (BF) só naum sobrou tempo ($), e ainda tenho um pouco de borracha pra queimar nos meus 205 atuais, já coloquei 2" na suspensão, o problema é que esteticamente os pneus ficaram pequemos para o carro, mas logo mudo isso.
bom final de semana a todos.
comissoli
17/02/2006, 15:57
Óh dia, óh hora, óh vida!
Acho q este é o dilema de todo mundo que tem o primeiro jipe.
Eu já li centenas de opiniões e ainda não cheguei a um consenso sobre:
Colocando o kit da RC precisa mexer em amortecedor, mola, etc?
O Portugal diz que NÃO mas muita gente no fórum acha que SIM.
(amortecedor de suprema, mola de chevete, etc..)
Levantar a carroceria mexe menos q suspensão?
Aparentemente SIM, mas para um jipeiro legítimo q anda em trilha não parece fazer muito sentido NÃO ganhar altura livre do solo.
Como ainda sou MIRIM no fórum e preciso comer muita lama pra crescer e ficar forte, continuo com minhas dúvidas existenciais... :pensativo: mas mesmo assim vou por kit da RC. :D
Abs
comissoli,
Você pode colocar o kit de2" de suspensão e rodar com os 4 amortecedores e as 4 molas originais (juntamente com expaçadores e extensores).
Também não sei a diferença da mola calçada em 2" e a mola do chevette...
Mas pra mim, que estou com um kit de 1" na suspensão, assim que meu amortecedor traseiro "acabar", vou colocar a mola do chevette, com amortecedores de suprema (esse amortecedor tem mais curso que o original+extensor). Podendo assim, colar os calços traseiros no dianteiro (1+1=2 :putz: )... Economizando várias latinhas... hehe :concordo:
O lance é o calço do pivô, que o Portugal não recomenda, mas todo mudo que tem aprova e nunca quebrou!!! :pensativo:
A minha intensão será: calço de 2" na suspensão e pneus 225 recapado 3K ou Geninho (quase um 235)! :concordo:
[s] tentando ajudar, mas colocando mais algumas dúvidas na kbça do amigo!!! :mrgreen:
jackblueyes
19/02/2006, 16:29
É pessoal, também estou chegando a conclusão de que vale mais a pena o kit de 2" na suspensão, mas ainda fico na dúvida sobre se tenho que calçar o pivô também. Quem tem esse kit com e sem o calço di pivô, poderia dar seu depoimento?
Pneus aí vou de 235 (dúvida ainda entre o BF A/T e os Firestone Destination. Alguém pode opinar?
Como ficam no asfalto esses pneus 225 da 3K, tenho estabilidade e segurança? E o barulho é muito?
[]'s condusos de alguém que está iniciando no mundo off road...
comissoli
19/02/2006, 23:49
jackblueyes,
Tenho pesquisado bastante a questão dos pneus pois estou na mesma situação que vc.
Decidi colocar o kit da RC de 2" na suspensão da G.Vitara.
Quanto aos pneus vou por o Ernest da 3K 235/75R15 com espaçamento menor para o asfalto. Vale a pena trocar uma idéia com eles.
Se fosse comprar novo ficaria com o Buckshot Mudder da Maxxis. Veja tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=16767
Espero ter ajudado.
Abs
Como ficam no asfalto esses pneus 225 da 3K, tenho estabilidade e segurança? E o barulho é muito?
Eu uso atualmente 205... Têm uma estabilidade e frenagem muito boa no seco ou no molhado!!! O barulho no início é diferente, mas logo vc se acostuma... :concordo:
Quanto aos pneus vou por o Ernest da 3K 235/75R15 com espaçamento menor para o asfalto.
Meu próximo jogo de pneu vai ser também o Ernest com gomos mais juntos, com isso a durabilidade aumenta e o ruido deve diminuir... Mas eu devo ir de 225... Pra não precisar subir a carroceria... :concordo:
[s]
comissoli
06/03/2006, 16:00
mir000,
O pneu 225 recapado entra na GVitara com apenas 1" na suspensão?
Q informação que a RC4x4 me passou é que 235 MUD só com kit de 2". :pensativo:
PS - Abri um tópico na Frota para registrar a evolução da minha viatura:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=17379
:D
Acredito que sim!
Se o orignal cabe 225 street, acho que com 1" a mais deve caber os recapados!
Precisa ver com a loja o tamnho mais ou menos que o pneu ficará...
O 225 recapado deve ficar maior que 225, mas acredito que não chegue no 235 não...
E aí galera? Alguém sabe???
[s] no achismo! :mrgreen:
AlemãoRS
07/03/2006, 21:33
Sobre os calço de carroceria não apoiarem todos pontos originais, não é bem assim.
Acontece que quando se compra um kit pra elevar a carroceria, somente vem os calços para onde tem os parafuso que fixam a carroceria no chassis. Os demais pontos, que são calços de borracha, devem ser calçados também, assim se evita as trincas.
Mas respondendo a pergunta do tópico, vai certo com 2" na suspensão!
Léo Bacalhau
17/03/2006, 17:15
Estava com uma dúvida danada, ia colocar pneu Pirelli Scorpion Mud 30 x 9,5 e Kit 2"+ 2" que fica muito bonito, mas resolvi. Pois tenho um kit de 1", e vou colocar um Kit de 2" na suspensão e pneu Black–Star 215 Guyane justamente para evitar os calços na carroceria, (de que não sou muito fã) e pneu não muito grande p/ evitar desgastes nos rolamentos, embreagem etc... E os Mud tem um desgaste maior que os Black-Star, esta é a minha opinião....
Léo Bacalhau
18/03/2006, 00:48
Jackblueyes
Está foto não esta c/ o kit de 2" nem os pneus Black-Star, quando colocar tudo, te mando uma foto Só p/ vc dar uma olhada blz?
Léo Bacalhau,
Fala Léo Baca, blz???
Seus pneus são 215/75 ou 215/100???
Onde e por quanto comprou??? (pode responde por MP/email, se preferir)
Vai ficar animal!!!
[s] querendo aumentar 1" na suspensão também!!!
Léo Bacalhau
27/03/2006, 22:52
Fala Rafa blz ???
Os pneus são 215/80 mas no pneu vem 215 R15 100 ok. preço R$ 410.00 mais o frete.
VAI FICAR BACANA..........
Vai mesmo!!!
Quando instalar, coloca uma fotinha aê!!! E vamos pra trilha estreiar!!! :twisted:
[s]
Léo Bacalhau
09/05/2006, 23:29
E aí galera blz???
Rafael faltou vc na perdidas, mas faz uma força para ir no LUAU, blz?
Aí está as fotos, ficou show de bola na trilha :lol:
Fala Léo, blz???
Ficou show de bola seu Vitara!!! :mrgreen:
A Perdidas tava com umas valinhas pequenas, hein??? Lá é duka de mais!!! :twisted:
Quanto ao lual eu animo demais, mas não sei se vou poder... :cry:
[s]
Jeanilson
14/05/2006, 17:08
Acho que o pessoal já disse tudo.
Primeiro 2" na suspensão, depois, se necessário, coloca-se o body-lift.
Semana que vem já vou instalar o meu kit de suspensão... :dance:
[]'s elevados!
suspensao, claro. vai de calmini